domingo, 19 de julho de 2009

Curitiba deveria ser a capital da diversidade, diz Minc




Curitiba tornou-se nesta sexta-feira (17) sede mundial do Instituto LIFE, primeira certificadora internacional de biodiversidade. O lançamento do LIFE ? sigla em inglês de Leasting Initiative For Earth (Iniciativa Duradoura pela Terra) ? na cidade aconteceu no Salão de Atos do parque Barigui, com a presença do prefeito em exercício, Luciano Ducci, e dos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do Planejamento, Paulo Bernardo.

O Instituto LIFE é uma instituição do terceiro setor, resultado da união de esforços da Fundação Avina, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e a empresa Posigraf. "É uma honra Curitiba ter sido escolhida para sediar uma iniciativa inovadora e tão importante para nosso futuro", destacou Ducci.

O ministro Carlos Minc disse que o terceiro setor não dever ser o único responsável por reverter situações de degradação ambiental. "Essa iniciativa de certificação traz também o setor privado para esta responsabilidade, que é de todos nós e que agrega valor aos negócios", afirmou.

Minc elogiou também as ações da Prefeitura de Curitiba em relação ao meio ambiente, como as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal, que envolve incentivos de ganho financeiro na preservação de áreas naturais urbanas. "Essa é uma iniciativa que deve ser copiada por outras cidades", destacou. "Por essas e outras iniciativas, Curitiba merece ser a capital mundial da biodiversidade.

A Certificação LIFE é uma ferramenta pioneira internacionalmente, e foi desenvolvida para reconhecer, medir e qualificar as ações adotadas pelas empresas em prol da conservação da biodiversidade. Segundo os fundadores, a certificação é uma resposta às decisões da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, para envolvimento do setor produtivo em ações pró-biodiversidade.

Os primeiros pilotos da certificação LIFE serão feitos nas empresas O Boticário, Posigraf e MPX Energia. A meta dos fundadores é de que a certificação seja implementada mais fortemente em 2010. "As empresas que assumirem esse compromisso estarão na vanguarda de uma tendência que não tem mais volta. E essa iniciativa nasce com o apoio da cidade de Curitiba, que sempre protagoniza ações inovadoras", destaca o presidente do Conselho do Instituto LIFE, Clóvis Borges.

Além dos ministros e do prefeito em exercício, participaram do lançamento o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, o empresário Miguel Krigsner e autoridades estaduais.