terça-feira, 21 de julho de 2009

Ampliação de estações-tubo agiliza operação do Inter 2

Até o fim deste ano, os usuários da Linha Direta Inter 2 serão beneficiados com um atendimento mais eficiente e rápido, graças à ampliação das estações-tubo no itinerário percorrido pelos ônibus articulados.

Os trabalhos de ampliação estão sendo executados nas estações-padrão que ficam perto da Assembléia Legislativa, no Centro Cívico; na rua Teffé e também na Praça da Bandeira, ambas no bairro Pilarzinho. A capacidade de embarques e desembarques, nestas estações, aumentará em aproximadamente 30%.

O benefício estende-se também às estações maiores do Xaxim, Salgado Filho, Colégio Militar, Praça das Nações e Agrárias. Nesse caso, a capacidade de embarque e desembarque será de 80% a 100% maior que atualmente. As estações-tubo serão também ampliadas nos terminais Capão da Imbuia, Cabral, Hauer, Campina do Siqueira, Capão Raso e Portão, todos servidos pela linha Inter 2.

"As obras, além da ampliação propriamente dita das estações-tubo, incluem ainda a reconstrução das calçadas dos entornos de cada unidade, a instalação de rampas de acesso e de elevadores para facilitar o deslocamento de pessoas deficientes, a substituição de catracas, de vidros, luminárias, comunicação visual e a completa recuperação das estruturas metálicas", explica a gestora da Área de Mobilidade da Urbanização de Curitiba S/A (URBS), arquiteta Olga Prestes.Olga disse ainda que os trabalhos nas estações e terminais são feitos de forma a não prejudicar a circulação de passageiros nesses locais.

O gestor de Operação de Transporte da URBS, Luiz Filla, diz que as adaptações feitas nos terminais e nas estações-tubo em fase de ampliação, atendem à legislação federal que garante maior mobilidade e acessibilidade aos deficientes. "Curitiba sempre esteve na dianteira, com relação a esse problema, e os deficientes sempre mereceram destaque porque representam uma parcela interessante de usuários".

Diariamente 2,3 milhões de usuários utilizam o sistema de transporte. Desse total, em média mil passageiros são cadeirantes, enquanto outros 1,5 mil usam muletas para seus deslocamentos. O índice de usuários com deficiência física é de 0,1%, em relação ao número total de passageiros.

A reforma das estações faz parte de um conjunto de melhorias na linha do Ligeirinho Inter 2, a mais movimentada do sistema, com cerca de 80 mil passageiros por dia. Em janeiro, o prefeito Beto Richa entregou 14 ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, substituindo 14 ônibus comuns com capacidade para 110 passageiros.



Melhorias -

A Linha Inter 2 tem 70 ônibus e até o fim deste ano, 40 deles serão articulados. Isso significará um aumento de 31% na oferta de lugares na linha. A reforma nas estações vai permitir que os articulados possam abrir as três portas o que representará além de mais lugares, maior rapidez no embarque e desembarque.

O Ligeirinho Inter 2 tem um percurso circular cobrindo a cada viagem 38 quilômetros em 12 bairros da cidade, passando por Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.