quinta-feira, 9 de julho de 2009

Agenda Beto Richa, quinta, 9 de julho

Audiência pública no Pinheirinho
10h – 12h, na Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. Rua João Malta de Albuquerque, 341 – Pinheirinho
Entrega de casas para famílias da Vila Parolin
17h – Rua João Fagundes Machado, esquina Felício da Costa Vieira - Parolin
Começa reassentamento de famílias da Vila Parolin
O prefeito Beto Richa participa nesta quinta-feira (9) da primeira etapa de reassentamento de famílias da Vila Parolin. Serão transferidas para casas e sobrados 50 famílias que hoje moram em situação de risco na margem do rio Vila Guaíra. O reassentamento será o primeiro de um total de 677 que acontecerão até meados do ano que vem, em função do projeto de urbanização da vila, que é uma das mais antigas ocupações irregulares da cidade.
A transferência das famílias começa pela manhã. A visita do prefeito Beto Richa ao local está marcada para as 17h. Ele conversa com alguns moradores reassentados, visita as casas novas e depois participa de uma reunião com a comunidade no barracão da Associação de Moradores local.
Para esta primeira etapa de reassentamento serão liberadas 22 casas e 28 sobrados. As construções foram feitas na vizinhança da vila, em áreas que estavam livres e foram adquiridas pelo município para integrar o projeto. As casas estão localizadas na rua Assis Figueiredo, e os sobrados, com dois quartos, na esquina das ruas Brigadeiro Franco e Plácido e Silva.
As famílias sairão de dois pontos da margem do rio. Um deles é próximo à rua João Fagundes Machado e outro fica nas imediações da rua Lamenha Lins. As casas dos reassentados serão demolidas para evitar uma nova ocupação. Depois, quando a margem do rio estiver liberada, será feita a recuperação ambiental da faixa de preservação permanente.
O projeto de urbanização da Vila Parolin está sendo executado de forma gradativa, com a construção de casas para reassentamento destinadas a famílias que vivem na margem do rio Vila Guaíra, em pontos de adensamento excessivo ou de obstrução de ruas. O reassentamento é feito à medida que as casas ficam prontas.
As obras de urbanização ocorrerão na fase final do projeto e incluem demarcação topográfica; execução das redes de drenagem pluvial e iluminação pública; organização do sistema viário; pavimentação de ruas; recuperação habitacional em unidades com precariedade; execução de instalações hidráulico-sanitárias nos domicílios que não contam com este benefício. A intervenção na vila inclui ainda obras recuperação ambiental, projetos de educação ambiental e trabalho social com a comunidade