sábado, 20 de junho de 2009

Curitiba terá reforço na segurança



Mais 204 guardas municipais

Duzentos e quatro novos guardas municipais vão reforçar a segurança de Curitiba a partir da segunda quinzena de outubro. Ontem, sexta, no Salão de Atos do Parque Barigui, os novos profissionais participaram da aula inaugural do curso de formação da Guarda, aberta pelo vice-prefeito Luciano Ducci. Com o aumento do efetivo, a Guarda Municipal passará a ter 1.789 homens, o que representa um guarda para cada 1.000 habitantes – uma das melhores relações do país. O curso de formação tem 620 horas de duração e foco na filosofia da polícia comunitária.
"Estamos fazendo a nossa parte. Desde 2005, são 730 novos guardas municipais reforçando a segurança de Curitiba", destacou Ducci. O novo reforço faz parte de um total de 500 guardas municipais que integrarão a corporação até o fim de 2012. "Os demais 296 guardas serão chamados nos próximos anos. Serão cerca de 100 por ano", disse Itamar dos Santos, secretário municipal da Defesa Social. Segundo ele, mais de 12.000 candidatos participaram do concurso público.
Os novos guardas municipais vão compor o programa Nossa Vizinhança nos bairros de Curitiba, que prevê ações integradas nas áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente e lazer. "O curso de formação dá ênfase à filosofia da polícia comunitária. A carga horária nesse conceito foi triplicada com o objetivo de aproximar o agente da população", explicou Santos. A filosofia da polícia comunitária prevê que o cidadão conheça o guarda do seu bairro, que irá acompanhar a rotina dos moradores e identificar os problemas de segurança do local.
De acordo com o secretário da Defesa Social, a Prefeitura de Curitiba está investindo na melhoria da infraestrutura e em novos equipamentos. "Isso para proporcionar meios para que os guardas ofereçam um bom atendimento à população. Também investimos na reciclagem dos nossos agentes. Em quatro anos, foram mais de 90 eventos didáticos, entre cursos de capacitação e seminários", completou Santos, lembrando que todos os guardas municipais de Curitiba têm seguro de vida financiado pela Prefeitura.
Também prestigiaram a aula inaugural dos novos guardas o deputado federal Affonso Camargo; os vereadores João do Suco, Felipe Braga Côrtes e Tico Kuzma; e Elaine Rossi Ribeiro, diretora da Escola de Administração Pública, do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).