quinta-feira, 21 de maio de 2009

Um ano de monitoramento: prevenção e prisões


O maior número de ocorrências acontece na região central e está relacionado ao uso, porte e tráfico de drogas e outras substâncias ilícitas". Lembrou ainda que a Guarda Municipal já encaminhou à polícia mais de 130 pessoas flagradas com drogas nesse período.
A Prefeitura de Curitiba mantém 77 câmeras para monitoramento de segurança. As imagens são acompanhadas 24 horas por dia por guardas municipais. No Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (Cimec), na Praça Osório, que monitora a região central, atuam também policiais militares e agentes da Diretran e da Secretaria do Urbanismo.
Nas Ruas da Cidadania, o monitoramento é feito exclusivamente por guardas municipais, nos Núcleos Regionais da Defesa Social. Entre as ocorrências mais comuns registradas e atendidas pela Guarda Municipal e os outros órgão, aparecem casos de furtos ou roubos, pichação, porte ilegal de arma, vandalismo, exploração de crianças e adolescentes, tentativa de arrombamento, panfletagem pornográfica, entre outras. Foto: Maurilio Cheli/SMCS