sábado, 2 de agosto de 2014

Não há casos suspeitos de ebola no Brasil, diz governo

  |  Folhapress


O Ministério da Saúde afirma não ter registrado nenhum caso suspeito de ebola no Brasil até o momento. E diz ser muito pouco provável que alguma pessoa doente chegue ao país. Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do ministério, classifica como "nervosismo" e "boato" suspeitas levantadas até agora entre pessoas que vieram da África com algum tipo de sintoma -os sintomas do ebola podem não ser específicos, como febre, dor muscular e diarreia.
"Não teve caso suspeito no Brasil, é boato. Nenhum preenche os critérios", diz o secretário. Barbosa afirma que o governo não alterou a rotina da vigilância sanitária diante do surto na África. Diz, no entanto, que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reforçou, com os aeroportos internacionais, a necessidade de seguir os protocolos para identificar e encaminhar pessoas eventualmente doentes aos hospitais de referência.
Segundo ele explica, a orientação é para que as próprias companhias aéreas informem aos aeroportos sobre a existência de algum passageiro doente -com suspeita de ebola ou qualquer outra doença, como é a prática. Nesses casos, continua, o avião pousa em uma área remota, e a pessoa é encaminhada a um hospital de referência.
VIAGENS AOS PAÍSES AFETADOS
Pelo menos até o momento, o governo brasileiro não emitiu nenhuma recomendação para que brasileiros adiem viagens aos países que passam pelo surto do ebola. Em sua página, o ministério recomenda apenas que brasileiros com viagens para Libéria, Guiné e Serra Leoa evitem "qualquer contato com sangue ou fluidos corporais de pessoas doentes". E lembra que profissionais da saúde no Brasil que identifiquem eventuais viajantes internacionais vindos dos países citados com sintomas do ebola devem notificar, imediatamente, as secretarias municipal e estadual e o Ministério da Saúde.
Ainda segundo Barbosa, o governo não identificou nenhum caso, até agora, de missionários brasileiros com intenção de visitar as áreas afetadas. Como ajuda aos três países afetados pelo surto do ebola, o ministério encaminhou 14 kits com medicamentos e materiais de saúde. Cada kit pode tratar até 500 pessoas durante três meses

Gaza tem 50 mortos durante noite de ataques; mortes passam de 1.600

   |  Folhapress


As operações israelenses na faixa de Gaza se intensificaram durante a noite de sexta (1º) para sábado (2), especialmente na cidade de Rafah, no sul do território palestino. Os bombardeiros mataram ao menos 50 pessoas durante a noite. Os moradores de Gaza relataram que a última noite foi "horrível", com barulho constante de drones e explosões. Na manhã deste sábado, houve uma nova série de ataques de mísseis contra Israel. Mais de cem pessoas morreram após a quebra do cessar-fogo na sexta. O número de palestinos mortos chega a 1.650 desde o início da operação militar israelense, em 8 de julho. Do lado de Israel, 63 pessoas morreram. Os militares israelenses estão à procura de um soldado que, segundo as Forças de Defesa de Israel, foi capturado na região de Rafah na sexta de manhã. O Hamas nega tê-lo sequestrado. NEGOCIAÇÕES O presidente do Egito, Abdel Fatah Al-Sisi, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, disseram hoje que a proposta de cessar-fogo sugerida pelo Egito é "a única possibilidade para sair da crise" em Gaza. O Egito apresentou em julho uma proposta de cessar-fogo seguida de negociações entre os dois lados no Cairo, com mediação egípcia. Está prevista para hoje a chegada ao Cairo de uma equipe de negociadores palestinos, que inclui representantes do Hamas. O grupo palestino havia se negado a participar de conversas de paz.

Pagamento do licenciamento anual começa na segunda-feira

 |  ANPr


Começa na segunda-feira (04) o calendário de pagamento do Licenciamento Anual – exercício 2014. Os proprietários de veículos emplacados no Paraná devem verificar a data de vencimento, determinada de acordo com o dígito final da placa. A cobrança é de competência do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e o calendário segue até o fim de novembro.
Para os veículos com placas com dígito final 1 e 2, o licenciamento deve ser quitados até agosto. Já para as placas que terminam com dígito 3, 4 e 5, o vencimento ocorre em setembro e para as que possuem final 6, 7 e 8, o prazo expira em outubro. Em novembro, o prazo termina para placas com dígitos 9 e 0.
“Os proprietários devem ficar atentos ao prazo para pagamento do Licenciamento Anual conforme o dígito final da placa. Quem for flagrado circulando com o veículo em condição irregular pode sofrer as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro”, alerta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
COBRANÇA – A Guia de Recolhimento no valor de R$ 64,21 – fixado para todos os veículos – é encaminhada ao endereço do proprietário. Pendências referentes a multas e atrasos de Imposto Sobre Circulação de Veículos Automotores (IPVA) e DPVat serão incluídos na guia e devem ser quitados junto com o Licenciamento Anual.
A tabela completa com as datas de pagamento e a consulta sobre a situação do veículo estão disponíveis no site www.detran.pr.gov.br.
PAGAMENTO – O licenciamento deve ser pago nas instituições bancárias credenciadas junto Detran – Banco do Brasil e Sicredi. Correntistas do Banco do Brasil podem efetuar o pagamento com o número do Renavam no caixa do autoatendimento.
Não correntistas devem seguir o passo a passo no caixa automático:
1º Apertar a tecla entra e selecionar a opção consulta
2º Selecionar protocolo para pagamento on-line
3º Selecionar taxas Detran do Estado do Paraná
4º Selecionar licenciamento anual / DPVAT
5º Digitar número do Renavam
6º Escolher a opção de pagamento do licenciamento e retirar o protocolo para pagar na agência ou banco conveniado
Após o pagamento do Licenciamento Anual – e de outros débitos, se houver – o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo será enviado para o endereço cadastrado no Detran. Por isso, é importante manter os dados atualizados.
LEGISLAÇÃO – O documento de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), de porte obrigatório e na forma original, só é emitido após a quitação do Licenciamento Anual e demais débitos.
Quem for flagrado com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. A multa é de R$ 191,54 e a penalidade é de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Como medida administrativa, o proprietário tem o veículo apreendido.

Candidato à Presidência faz caminhada no Calçadão da XV neste sábado


Da Redação/BandaB
aecio-neves
(Foto: Divulgação/ EBC)
O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) vem a Curitiba neste sábado (2) realizar uma caminhada pelo calçadão da rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. O governador do Paraná Beto Richa vai acompanhá-lo durante a saída às 9h30 da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita.
No trajeto, Beto e Aécio vão conversar com as pessoas.  Eles querem ouvir a população para elaborar os projetos para o estado. “Estamos unidos com Beto Richa pelo futuro do Paraná e nossa missão é bem maior que simplesmente vencer a eleição”, disse Aécio.

Brasileiro anda cada vez menos de ônibus, diz associação de transporte


Da Agência Brasil

Balanço divulgado hoje (1º) pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) contabiliza que, em 2013, 175 milhões de passageiros deixaram de usar ônibus nas novecapitais mais populosas do país (Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo). Ou seja: 560 mil passagens deixaram de ser vendidas a cada dia, na comparação com o ano anterior.
onibus
(Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)
Isso corresponde a uma redução de 1,4% no número de passageiros transportados, entre 2013 e 2012. Esse percentual sobe para 30% se o recorte for entre 1995 e 2013. De acordo com a NTU, essa queda se deve, principalmente, à migração das pessoas para os transportes individuais motorizados e ao alto custo do diesel, repassado ao valor da tarifa.
Na opinião do presidente da NTU, Otávio Cunha, não é a má qualidade do transporte público o que tem resultado nessa diminuição da demanda por ônibus – e na consequente migração das pessoas para os automóveis. “É a baixa demanda o que tem resultado na má qualidade do transporte público”, garante.
A baixa qualidade do transporte tem, segundo ele, suas explicações. “Em primeiro lugar, faltou ao governo federal o estabelecimento de políticas públicas de transportes. Falta inteligência para pensar o transporte e também investimento e capacitação profissional”, disse ele.
O resultado dessa falta de políticas públicas para o setor, acrescenta o presidente da NTU, “é a queda da velocidade operacional, o aumento do custo dos insumos e a competição com transporte individual. [Nesse cenário,] a velocidade média das viagens caiu em 50% nos últimos dez anos, passando de 25 quilômetros por hora (km/h) para 12 km/h”, completou.
Segundo o diretor administrativo da NTU, “as pessoas colocam o empresário como vilão por tentar aumentar a tarifa, mas nós tentamos aumentar a tarifa apenas para manter o mesmo nível do transporte público. As empresas fazem o que podem na gestão interna. O que acontece é que a crise está muito mais motivada pela falta de políticas públicas”.
Apesar da crítica, a diretoria da NTU avalia que os recentes investimentos feitos em infraestrutura para mobilidade já começam a apresentar resultados.
“Os corredores [exclusivos para transporte público] recentes darão melhorias significativas ao transporte. A partir de 2016 veremos resultados muito significativos. Rio de Janeiro, Belo Horizonte já têm demonstrado aceitação [por parte da população]. Esses corredores obrigarão [a construção de] novos corredores que vão atrair mais demandas. Todas cidades que migraram para esse tipo de política já colheram resultados, e os investimentos feitos reverterão a situação atual”, argumentou Cunha.
Cunha citou uma pesquisa do Datafolha relativa às reivindicações feitas pela população durante o período de manifestações. “Segundo essa pesquisa, 53,7% querem melhorias no transporte público e 40,5% querem a redução da tarifa. Isso demonstra a importância que esse serviço tem para a população”.
A fim de melhorar a qualidade do transporte público, de forma a atrair mais passageiros, a NTU apresentou oito propostas. Em geral, defendendo subsídios para que a tarifa não seja paga em sua totalidade pelo usuário.
Entre os pontos defendem a priorização do transporte coletivo nas vias; a elaboração de planos diretores, planos de mobilidade urbana por todos municípios, e de uma política de mobilidade. Ressaltam a importância de haver participação de representantes da sociedade civil organizada, bem como de conselhos municipais nessas discussões, a fim de definir qual é o serviço esperado e os valores de tarifa e de subsídios a serem pagos.
De acordo com a NTU, os subsídios ao serviço poderia ser pago por meio de fundo com recursos dos combustíveis, distribuídos aos municípios de forma proporcional à população. Outro ponto defendido pela entidade é a implantação de redes de transporte modernas, integradas, multimodais, racionais e de alto desempenho.

Estradas que ligam Curitiba aos litorais do PR e de SC serão bloqueadas durante o fim de semana


Da Redação/BandaB

As estradas que ligam Curitiba aos litorais do Paraná e de Santa Catarina terão pontos de interdição no fim de semana, o que pode deixar o tráfego lento entre os dias 2 e 3. O primeiro bloqueio acontece no sábado, na rodovia PR-508, a Alexandra-Matinhos, que também terá interdição parcial entre o km 28 e km 29, devido a obras. A BR-277, por sua vez, terá obras de manutenção do pavimento entre o km 18 (Morretes) e o km 5 (Paranaguá), sentido Paranaguá com interdição de uma pista.
santacatarina
Foto: Divulgação Autopista
No domingo Matinho recebe a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Triathlon Olímpico. A largada será na Praia Mansa de Caiobá às 8h, com a prova de natação e o término, com a prova de corrida, às 12h00. Para a realização do evento, a pista sentido Matinhos estará interditada, entre o km 31 e o km 14. No sentido oposto, o tráfego fluirá por mão dupla até o término da competição.
Na BR-376, a Autopista Litoral Sul irá realizar uma operação especial para reforço estrutural de viga na obra da ponte sobre o Rio Pirizal, no km 674,8, em Guaratuba.  Para a realização dos trabalhos, todas as faixas da pista Santa Catarina serão bloqueadas no km 662, no posto da Polícia Rodoviária Federal, das 6h30 às 8h30 de domingo.
Durante o procedimento, a alternativa de acesso à Santa Catarina será via BR-116. A concessionária orienta aos usuários para se programarem e procurarem horários alternativos para viajar.
Além da obra na ponte sobre o Rio Pirizal, a concessionária realiza outras duas obras de reforço e alargamento na BR-376, sobre os Rios Imbira, km 679,1, e Quiriri no km 680,4 – todas na região de Guaratuba.
Segundo o Simepar, o fim de semana será com sol. A estimativa da concessionária Ecovia é de que mais 60 mil veículos circulem nos dois sentidos da BR-277 entre sexta-feira (1) e domingo. Para o litoral, o dia mais movimentado será sábado, com previsão de 14 mil veículos, com pico de movimento entre 11h e 13h. O domingo deve ter cerca 15 mil veículos no sentido Curitiba, com picos de até 1,8 mil carros/hora entre 16h e 20h.

Rede social mais acessada do mundo, Facebook cai e usuários usam outros meios para reclamar


Da Redação/BandaB

Rede social mais acessada do mundo, com mais de 1,3 bilhões de usuários, o Facebook caiu e deixou milhares de pessoas sem serviço no começo da tarde desta sexta-feira. Instrumento de trabalho para muitos, os usuários aproveitaram outras redes, especialmente o Twitter para reclamar.
facebookfora
Foto: Reprodução
Todos que acessavam o Facebook pelo computador no Brasil, encontravam uma página de erro e um pedido de desculpas. Já no aplicativo para smartphones, a linha não atualizava e a mensagem “Erro ao carregar o feed de notícias” apareceu.
No Twitter as brincadeiras e reclamações tomaram conta. Entre os usuários do microblog, alguns reclamavam do fato dele ser um instrumento de trabalho importante nos últimos anos, outros aproveitavam para brincar: “Facebook caiu, quero ver você viver sem seus amigos árabes que curtem suas fotos”.
O Facebook ainda não esclareceu o motivo da queda.

Manchetes dos jornais e das capas das revistas deste sábado


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Candidatos homens, brancos e com curso superior são maioria
Jornal de Londrina: Economia preocupa indústria e comércio
Folha de Londrina: Copa do Mundo potencializa Crise da indústria brasileira
O Diário (Maringá): Explosão de disjuntor causa apagão de 5h
Jornal da Manhã: Procon aciona construtoras e indústria por casas mal feitas
Tribuna do Interior: Hora de amamentar
O Paraná: Estímulo à importação causa perda incalculável a trituradores
Gazeta do Paraná: No começo da campanha, dinheiro não é problema
Jornal Hoje: Dois novos casos de Aids a cada trêsdias
Gazeta do Iguaçu: Saúde conclui relatório da intervenção no hospital
Diário do Noroeste: Sobram vagas de emprego na Agência do Trabalhador
Tribuna de Cianorte: Voto feminino é maioria
Umuarama Ilustrado: Acusado de estupro é preso em casa ao lado da esposa em Umuarama
Tribuna do Norte: Arapongas deve ganhar subdivisão policial
Jornais de outros estados
Globo: Produção da indústria cai em 21 de 26 setores
Folha: Carros puxam pior queda da indústria em 5 anos
Correio Braziliense: Comércio abre nova onda de liquidações
Valor: Mercados esperam solução rápida para crise argentina
Estado de Minas: Velhos problemas de volta à Savassi
Zero Hora: Torres que dividem Torres
Capas de revistas:
CartaCapital: Gaza: tensão no limite
Veja: Fraude CPI da Petrobras
IstoÉ: Os polêmicos remédios para emagrecer
Época: Gordura sem medo

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

OMS anuncia fundo para combate ao Ebola

  |  Agência Brasil


A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje  a criação de um fundo de US$ 100 milhões para combater o surto do vírus Ebola na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné. O fundo, que será criado amanhã (1º), é uma resposta às 729 mortes causadas pela doença nos três países africanos – 57 delas em apenas quatro dias. Ontem (30), a Comissão Europeia havia anunciado a doação de mais 2 milhões de euros para a luta contra a epidemia
Em comunicado, a diretora-geral da organização, Margaret Chan, disse que a escalada do surto de Ebola e a ameaça persistente que representa requerem da OMS, da Guiné, da Libéria e de Serra Leoa elevar a resposta a um novo nível. "E isso vai exigir mais recursos, perícia médica, preparação e coordenação regional”, afirmou.
A Guiné já registrou 460 casos (336 confirmados, 109 prováveis, 15 suspeitos) e 339 mortes e a Libéria, 329 (100 confirmados, 128 prováveis, 101 suspeitos) e 156 mortes. A Nigéria teve somente um registro (caso de provável morte pela doença, ainda por confirmar) até o momento. Em Serra Leoa, de 533 casos notificados, 473 foram confirmados, 38 considerados prováveis e 22 suspeitos). Houve 233 mortes.
Dirigentes da OMS continuam a manter discussões com os doadores, parceiros do desenvolvimento e organizações internacionais para acelerar a resposta ao atual surto de Ebola. O foco da discussão, segundo a OMS, está centrado na necessidade de implementar rapidamente recursos humanos e financeiros adicionais que ajudem a travar a transmissão e, consequentemente, o surto da doença.
A OMS e seus parceiros, como o Instituo Pasteur e outros mantêm a parceria com o Centro de Coordenação Sub-Regional para o Surto do Ebola, na Guiné, para acelerar o controle da epidemia. A comunidade internacional já começa a se preocupar com a extensão do surto como um perigo real. Ontem (30), o governo britânico fez reunião de emergência para avaliar a ameaça.
A doença, transmitida por contato direto com sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, causa hemorragias graves. A taxa de mortalidade chega a 90%.

Universidade na Rússia abre 20 vagas para estudantes da região Sul


Seleção dos candidatos pode ser feita até 8 de agosto. As vagas são para graduação e pós-graduação.

 Redação Bem Paraná, com assessoria

Após reunião dos BRICS, realizada em Fortaleza, o intercâmbio entre os países pertencentes ao bloco foi reforçado, inclusive no segmento de educação. Prova disso, é que a Universidade Estatal de Moscou (MSU), na Rússia, abriu o processo de inscrição, por meio da Aliança Russa, para a seleção de 20 estudantes brasileiros que desejam cursar a faculdade fora do país. As vagas são para graduação e pós-graduação e as inscrições vão até 8 de agosto, sendo que o embarque acontece em duas etapas: setembro de 2014 e fevereiro de 2015.
Entre os incentivos para os candidatos das vagas está a relação custo-benefício de ensino, com valores inferiores aos praticados no Brasil, e a oportunidade de estudar em uma das 100 melhores universidades do mundo. Além disso, os interessados em iniciar a graduação poderão escolher um dos 128 cursos disponíveis nas 39 faculdades da MSU, enquanto alunos de pós-graduação terão a possibilidade de especializar-se em 18 ramos de ciências e humanidades, em 168 áreas diferentes. Outro incentivo para os estudantes são os diversos tipos de cursos acadêmicos e trabalhos de pesquisa que a universidade oferece, sendo grande parte deles realizados em museus, ou a bordo de navios científicos.
Localizada na capital Moscou, a MSU é reconhecida por sua excelência no ensino acadêmico e investigação científica, além de ser considerada a melhor universidade do país. Em seus mais de 250 anos de história, a Universidade teve 11 ganhadores do Prêmio Nobel, entre professores e alunos. Do ponto de vista da engenharia, o campus da Universidade de Moscou é um sistema extremamente complexo, com área útil de 1 milhão de metros quadrados espalhados em 1.000 edifícios. Além disso, a MSU conta com residências-dormitório que abrigam mais de 12 mil alunos e um total de 5 mil professores em seu quadro de educação.
INSCRIÇÕES E IDIOMA
O candidato interessado em estudar na Universidade Estatal de Moscou passa por um processo seletivo avaliado pela MSU e administrado pela Aliança Russa, que inclui reunião com os pais, análise de histórico escolar e currículo, tudo para garantir que o aluno se encaixe no perfil da faculdade.
Para ter acesso à instituição o estudante investe, aproximadamente, entre R$ 7.000 e R$ 12.000 por ano em despesas entre curso e moradia – valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil. O custo cobrado é simbólico devido à política de incentivo a estudantes estrangeiros adotada pelo governo russo. O investimento inclui também direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária.
Apesar de ter suas aulas ministradas em russo, o aluno que não tem conhecimento do idioma não deve se preocupar, já que a Aliança Russa oferece a opção do estudante frequentar a Faculdade Preparatória por nove meses antes do período letivo. Lá, eles aprendem todos os termos técnicos necessários para o aprendizado, além de um curso completo da língua.
Os interessados devem se inscrever pelo site www.aliancarussa.com.br ou pelo telefone (11) 4551-3836.
ESTUDO RECONHECIDO
Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, no recolhimento da documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga, inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.
Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.

Estácio Curitiba recebe inscrições para pós-graduação


Dezoito cursos, em especialização e MBA, começam novas turmas

  |  Redação Bem Paraná, com assessoria

O constante aprimoramento e atualização profissional são requisitos básicos para manter-se no mercado de trabalho deste século 21. Independente da área de atuação, é cada vez mais evidente que já não basta ter uma boa formação básica para garantir uma carreira profissional de sucesso. Atenta para esta realidade, a Faculdade Estácio Curitiba procura sempre ampliar o leque de ofertas e os meios de impulsionar carreiras e fazer a diferença na vida de seus alunos.
Seja na formação, em pós-graduações como especialista ou fazendo um MBA, no modelo presencial ou no EAD (Ensino à Distância), a Estácio tem várias opções e um corpo docente preparado para encarar os desafios junto com os alunos.
Na próxima semana, 18 novos cursos de pós-graduação no modelo EAD iniciam suas turmas na Faculdade Estácio Curitiba. Todas as informações estão disponíveis no site da instituição e ainda é possível inscrever-se.
"Muitas áreas precisam de um profissional com maior conhecimento, o que muitas vezes só é adquirido em uma pós-graduação, já que, em geral, as graduações são mais generalistas", pondera Aleksandra Gomes da Silva, coordenadora de Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás e Engenharia de Segurança da Estácio Curitiba. "O profissional com uma pós-graduação tem melhores colocações, seus salários são em média 60% a mais que um graduado", completa ela.
Com a chegada dos cursos à distância, as opções aumentaram e ficou mais fácil a atualização profissional para quem tinha dificuldade com agenda. "Profissionais que antes não tinham a chance de realizar devido a vida corrida, o pessoal de vendas, obras, por exemplo, ganharam mais oportunidades", diz Aleksandra.
Tanto nos cursos presenciais quanto nos EAD existe a opção de Especialização e MBA. "A diferença é que a especialização é focada em uma área específica direcionada para o mercado de trabalho. Já o MBA (Master Business Administration) é voltado para área de negócios e gestão empresarial, com carga horária de no mínimo 360h", esclarece a coordenadora.
Bons professores também fazem toda a diferença nesta hora e o corpo docente da Estácio Curitiba tem preparação teórica e a vivência profissional. "A maioria tem mestrado e doutorado na área de atuação, e em alguns cursos já estamos com o convênio com a Harvard Business Publishing. E este convênio se estenderá a todos os cursos em poucos anos", observa Aleksandra. Outro diferencial, é o fato de o Grupo Estácio estar em quase todos os estados da Federação, possibilitando ao aluno, em caso de mudança de residência, transferir seu curso para outra unidade mais próxima.
Serviço:
Inscrições abertas para pós- graduação presenciais e EAD.
Informações: www.estacio.br. Ou ainda pelo telefone: (41) 3592-2701 e no email: comercial.ctba@estacio.br.
Cursos EAD com inscrições abertas na Estácio Curitiba
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS ESPECIALISTA
DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO E DIREITO PREVIDENCIÁRIO
DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
FINANÇAS
GESTÃO DA SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
GESTÃO DE PROJETOS
GESTÃO EMPRESARIAL
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
MARKETING
PETRÓLEO E ENERGIAS
POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
RESPONSABILIDADE CIVIL E DIREITO DO CONSUMIDOR
DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO E DIREITO PREVIDENCIÁRIO
DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO
Cursos presenciais:
DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL
ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Sobre a Estácio
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 44 anos no país. A instituição possui cerca de 4,5 mil funcionários, corpo docente de 8 mil professores e quase 400 mil alunos matriculados. Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 20 estados e no Distrito Federal. Com um total de 80 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), educação corporativa e cursos de extensão. A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais, ferramentas que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos e proporcionam as melhores soluções para as empresas e seus colaboradores.

UEPG abre nesta sexta as inscrições para o PSS 2014


|  AEN


A partir desta sexta-feira (1º) a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebe inscrições para o Processo Seletivo Seriado – PSS 2014. Até 1º de setembro, os interessados deverão acessar a página do concurso (www.cps.uepg.br/pss). As provas serão aplicadas em 23 de novembro, em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama, conforme opção do candidato no momento da inscrição.

Como modalidade de seleção alternativa, o PSS se desenvolve de maneira gradual, sistemática e cumulativa. O aluno é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio, por meio de provas denominadas PSS I, PSS II e PSS III. Na última etapa do processo (PSS III), o opta por um dos 38 cursos ofertados pela instituição. Para este ano, são 490 vagas (correspondente a 25% do total de vagas para ingresso na graduação).

Para a inscrição (ou renovação da inscrição, no caso do PSS II e PSS III), o candidato deverá acessar o sistema disponibilizado pela Comissão Permanente de Seleção (CPS), órgão responsável pelos concursos e processos seletivos da UEPG, no endereço www.cps.uepg.br/pss. O primeiro passo é, obrigatoriamente, realizar o download do Manual do Candidato. O estudante deverá informar o nome do colégio (conforme se encontra cadastrado no INEP, disponibilizado pelo sistema da CPS) em que está matriculado em 2014, bem como o número do seu CPF (ou do pai; responsável pelo candidato; ou responsável pela inscrição).

Após o preenchimento dos dados pessoais, deverá imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição em qualquer local integrado ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária, até 2 de setembro. A taxa está fixada em R$ 40, para o PSS I; R$ 30, para o PSS II; e R$ 20, ao PSS III.

Na ficha de inscrição, o candidato deverá colar no local indicado uma fotocópia do documento oficial de identificação. Apenas na ficha de inscrição do PSS III, deverá também colar uma foto 3x4, recente (a imagem pode ser enviada em arquivo pela internet, quando da efetivação da inscrição). A ficha precisa ainda ser assinada pelo candidato (ou pelo responsável), devendo ser apresentada para ingresso no local de prova.

Alunos de escola pública em situação de carência econômica familiar podem ter isenção da taxa de inscrição, benefício limitado a 10% do total de alunos inscritos de cada colégio público no PSS do ano imediatamente anterior ao do atual exercício. Os critérios para indicação desses alunos devem ser estabelecidos pelo próprio colégio, que tem até 20 de agosto, para entregar à CPS, a relação de alunos beneficiados, tornada pública em edital próprio pelo próprio colégio.

MUDANÇAS - Conforme divulgado em dezembro de 2013, a partir de deste ano, o PSS, passa por uma série de mudanças definidas a partir de discussões com os representantes da rede pública e privada de ensino e aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEPG. De acordo com o coordenador-geral da CPS, Ivo Mario Mathias, as alterações visam atender às Diretrizes Curriculares do Paraná (2008) e atualizar o conteúdo programático do ensino médio, incluindo disciplinas como Filosofia e Sociologia e novos gêneros textuais para a prova de Redação.

De acordo com o coordenador-geral da CPS, a forma de composição das provas, com conteúdo programático aprovado pelo CEPE, passa a vigorar a partir de 2014 (PSS I), para os candidatos do triênio 2014/2016, e assim sucessivamente, reforçando que o PSS é um processo com duração de três anos. Para os candidatos do PSS II e III, triênios 2012/2014 e 2013/2015, permanecem os conteúdos programáticos em vigência, aprovados pelo CEPE em 2009, com exceção da Redação, que inclui novos gêneros textuais e a Literatura, que passa a ter novas obras literárias.

Especificamente em relação ao PSS I, dentro do novo conteúdo programático, a prova passa a ter questões referentes às disciplinas de Sociologia e Filosofia, cuja inclusão obrigatória no currículo do Ensino Médio da Rede Pública foi instituída pela Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. A Redação passa a contar com novos gêneros textuais para a produção de texto, como comentários em blog, crônicas jornalísticas, narração escolar e relato autobiográfico. Na disciplina de Literatura, serão cobradas as leituras da obras “Melhores Poemas”, de Cláudio Manoel da Costa; e “Cartas Chilenas”, de Tomáz Antônio Gonzaga. O PSS I terá 60 questões, com sistema somatório.

No PSS II (40 questões, somatório), serão exigidas as leituras dos livros “Noite na Taverna”, de Alvarez Azevedo; e “O Alienista”, de Machado de Assis. Na Redação, os candidatos deverão atender a gêneros textuais como carta do leitor, notícia, texto de opinião dissertativo argumentativo e resumo.

Já no PSS III (50 questões, somatório), na disciplina de Literatura as obras serão: “Recordações do escrivão Isaías Caminha”, de Lima Barreto; “O aprendiz de feiticeiro”, de Mário Quintana; “O grande mentecapto”, de Fernando Sabino; “Quase memória, quase romance”, de Carlos Heitor Cony; e “Amor e outros contos”, de Luiz Vilela. Na prova de Redação, os vestibulandos deverão atender aos gêneros carta de reclamação, carta resposta à reclamação, texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia e resumo.

Mais informações em www.cps.uepg.br/pss 

Termina hoje prazo de matrícula dos selecionados no Sisutec


Candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi encaminhado, o local, horário e procedimentos para a matrícula

|  Agência Brasil

Hoje (1º) é o último dia para que os selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) façam a matrícula nas instituições. A lista dos aprovados está disponível site do Sisutec. O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi encaminhado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.
Nesta edição, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e do Sistema S. A segunda chamada será divulgada na terça-feira (5), e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.
O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo ocorre duas vezes por ano.

70% das cidades do Paraná conseguem se livrar de lixões


Neste fim de semana termina o prazo para que os municípios tivessem resolvido a política de resíduos sólidos

   |  Rodolfo Luis Kowalski especial para o Bem Paraná

Questão da destinação do lixo é um dos principais problemas das cidades (foto: Franklin de Freitas)
Termina neste fim de semana o prazo para que os municípios brasileiros acabem com os lixões a céu aberto, cumprindo a meta estabelecida em 2010 pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). No Paraná, muitas cidades não conseguirão cumprir com o prazo, mas ainda assim, há motivos para se comemorar. É que de 65% a 70% dos municípios do Estado cumpriram ou estão perto de conseguir cumprir com a lei, enquanto no Brasil apenas 39,5% das cidades contam com destinação adequada dos resíduos sólidos.
“A situação do lixo teve avanços nos últimos anos por conta da exigência da legislação. O pessoal foi se mexendo e resolvendo, mas uma grande parcela dos municípios paranaenses ainda não conseguiu acabar com os lixões”, afirma o prefeito de Pinhais e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).
Em 2011, uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) apontou que os lixões estavam presentes em  45% das cidades paranaenses. Dois anos depois, um levantamento feito pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apontou que eram apenas 23,33% dos municípios que ainda utilizavam lixões a céu aberto para depositar os resíduos, ou seja, 93 dos 399 municípios do Estado. O estudo do IAP ainda diagnosticou que a maior parte das cidades que ainda depositam seus resíduos em áreas inadequadas são pequenas, em geral com menos de 20 mil habitantes.
Para resolver o problema, muitos se consorciam e/ou encaminham os dejetos para aterros controlados, que não são os locais mais adequados, mas são melhores que o lixão.
“Normalmente, os municípios que ainda tem lixões são de pequeno porte e encontram dificuldades para se consorciar. Eles não têm condições de contratar um engenheiro ambiental, um arquiteto e um biólogo para cuidar da situação do lixo. Então, para conseguir isso, eles se consorciam para cuidar da gestão compartilhada. O problema maior, portanto, é a falta de capacidade operacional dos pequenos municípios, que inviabiliza resolver 100% do passivo”, aponta Carlos Garcez, coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Luizão Goulart aponta ainda a escassez de dinheiro disponível para os municípios e a pobreza da própria população de algumas cidades como outra dificuldade a ser superada para se extinguir definitivamente os lixões. “A maior dificuldade é o preço. Fica muito caro transportar e depositar o lixo. Além disso, um aterro sanitário demanda tecnologia, um gasto a mais para cumprir a destinação dos resíduos. Não temos quase nada de apoio para conseguir recurso, estamos nos virando por nossa conta. Alguns prefeitos, porém, tem dificuldade para cobrar a população que é mais pobre. Em Pinhais, custa R$ 6 milhões por ano cuidar do lixo e temos que cobrar isso da população. Para alguns municípios, a situação é mais difícil”, diz.

Manchetes dos jornais desta sexta


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo:  Novos leitos vão zerar falta de vagas em UTI ainda neste ano
Bem Paraná: No PR ,70% das cidades cumprem prazo para se livrar de lixões
Jornal Metro: 72% pretendem comprar presentes para Dia dos Pais
Jornal de Londrina: Economia preocupa Indústria e Comércio
Folha de Londrina: Marqueteiros planejam campanha sem ‘ataques gratuitos’
O Diário (Maringá): Uso de celular em aula agora é proibido por lei
Diário dos Campos: Safra de grãos cai 16% na região
Jornal da Manhã: Assaltos fecham postos de combustíveis de madrugada
Tribuna do Interior: No fio da navalha
O Paraná: Crise econômica no País frustra vendas no Paraná
Gazeta do Paraná: Brasil será um ‘desafio’ para empresas em 2015
Jornal Hoje: Conselho tutelar apura novo sumiço de criança
Gazeta do Iguaçu: Requião diz que fará revolução na saúde
Diário do Noroeste: Autoridades preocupadas com risco de uma nova epidemia de Dengue
Tribuna de Cianorte: Região tem 70% dos municípios atendidos por aterros sanitários
Umuarama Ilustrado: Moradores vão ajudar na escolhe da nova obra no Poliesportivo
Tribuna do Norte: Um acidente com morte por semana na PR4444
Jornais de outros estados
Globo: Israel e Hamas aceitam cessar-fogo por 72 horas
Folha: Ação de SP na crise da água equivale a racionamento
Estadão: TCU aponta falhas em projetos do governo
Correio Braziliense: A saga de meninos que venceram o abandono
Valor:Mercados esperam solução rápida para crise argentina
Estado de Minas: Indústria estacionada
Zero Hora: O lixão ainda vive

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Agora é oficial. Ministro Joaquim Barbosa está aposentado


  |  Agência Brasil
A aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa foi publicada nesta quinta-feira,31, no Diário Oficial da União. Em sua última sessão como presidente do STF, no dia 1º de julho, Barbosa disse que deixava a Corte de forma tranquila e com a “alma leve”.
Em maio, ele anunciou que se aposentaria antecipadamente em julho, após 11 anos como ministro da Corte. Barbosa tem 59 anos e poderia continuar na Corte até a aposentadoria compulsória, em 2024, quando completa 70 anos.
Ele foi o primeiro negro a presidir o STF e ocupou a presidência da Corte e do Conselho Nacional de Justiça desde novembro de 2012. O ministro foi indicado à Suprema Corte em 2003, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Amanhã (1º) ocorre a eleição do novo presidente do Tribunal. Pela tradição do órgão, os ministros devem escolher o presidente interino e atual vice-presidente, Ricardo Lewandowski, por ser o integrante mais antigo que ainda não presidiu o colegiado.

Comércio eletrônico cresce 26% no primeiro semestre


Faturamento chegou a R$ 16 bilhões, e deve fechar o ano com mais de R$ 35 bilhões

BemParana

O comércio eletrônico brasileiro registrou faturamento de R$ 16 bilhões no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o final do ano, a previsão é atingir uma receita de R$ 35 bilhões, um resultado que será 21% superior ao registrado em 2013, alcançando 104 milhões de pedidos. Estes são alguns dos principais dados do 30º relatório WebShoppers, divulgado ontem pela E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico.
“O e-commerce está conseguindo atrair cada vez mais o consumidor brasileiro, que se mostra mais e mais interessado em aproveitar as facilidades e os atrativos oferecidos por este canal”, afirma o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti. “Promoções, variedade de produtos, entrega em casa e com frete grátis, além do poder de decisão da compra pela pesquisa em diversas lojas virtuais e a mobilidade são alguns dos fatores que vêm contribuindo para que o consumidor feche a compra pela Internet”, acrescenta.

Neste primeiro semestre, o número de pedidos chegou a 48,17 milhões contra 35,54 milhões nos seis primeiros meses de 2013. Já o tíquete médio ficou em R$ 333,40. Um dos fatores responsáveis por este crescimento nas vendas é, segundo o relatório, a entrada de novos consumidores no varejo online, que, até junho, foi de 5,06 milhões. No total, 25,05 milhões de consumidores fizeram compras pela Web no primeiro semestre. Até o final de 2014, a E-bit prevê que as lojas online brasileiras alcancem 63 milhões de consumidores únicos, que já realizaram pelo menos uma compra pela Internet.
A Copa do Mundo ajudou a elevar o volume de vendas do comércio eletrônico, como aconteceu nas últimas edições do evento. No entanto, apenas 11% dos entrevistados disseram ter sido motivados a comprar algum produto por causa do Mundial. No período que antecedeu a competição, foi verificado um considerável aumento de vendas de aparelhos de TV e produtos correlatos ao evento, como camisas de time e bolas de futebol.

Campeões de vendas online

Moda e Acessórios                                     18%

Cosméticos e Perfumaria/Saúde                 16%

Eletrodomésticos                                       11%

Livros/Assinaturas e Revistas                      8%

Telefonia/Celulares                                     7%

Informática                                                7%


Manchetes dos jornais desta quinta


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: China já responde por 28% das exportações do Paraná
Bem Paraná: Esquema de Jogo do Bicho fatura R$ 400 mil por dia em Curitiba
Jornal Metro: Análise nas regionais reduz prazo para liberar alvarás
Jornal de Londrina: Meta do ensino integral terá que ser revista
Folha de Londrina: Presidenciáveis prometem a empresários priorizar a reforma tributária
O Diário (Maringá): Estado avalia três alternativas para cadeia da 9ª SDP
Diário dos Campos: PG começa construção de nova cadeia pública
Jornal da Manhã: PG encerra semestre com superávit de R$ 37 milhões
Tribuna do Interior: Exportações em alta
O Paraná: Ação criminosa ameaça mata atlântica no Paraná
Gazeta do Paraná: Defesa vai pedir exame de sanidade mental
Jornal Hoje: Tragédia no zoológico
Gazeta do Iguaçu: Fozhabita quer acabar com venda clandestina de casas
Tribuna de Cianorte: Leilão com data marcada
Umuarama Ilustrado: Umuarama está perto de ter a coleta do leite materno para doação
Jornais de outros estados
Globo: Sem acordo com fundos, Argentina entre em calote
Folha: Argentina não fecha acordo e entre em calote da dívida
Estadão: Argentina não fecha acordo; negociador fala em calote
Correio Braziliense: Preço 135% maior obriga ministério a suspender licitação
Valor: Estados fazem proposta para acabar com guerra fiscal
Estado de Minas: O passado ressurge
Zero Hora: Um novo calote para a Argentina