sexta-feira, 25 de julho de 2014

Vale dos Dinossauros mostra a Terra milhões de anos antes do homem


O novo atrativo do Foz do Iguaçu Park Show, onde também funciona o Museu de Cera Dreamland, foi inaugurado ontem


  Redação Bem Paraná, com assessoria

(foto: Divulgação)
O mais novo atrativo de Foz do Iguaçu reproduz o mundo de milhões de anos atrás, quando aqui viviam espécies gigantescas, que até hoje fascinam cientistas e leigos. O Vale dos Dinossauros, inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (17), faz parte do Foz do Iguaçu Park Show, onde também funciona o Museu de Cera Dreamland.
Entre as 20 espécies que “vivem” no Vale dos Dinossauros está o Tiranossauro Rex, com altura de um prédio de quatro andares e 23 metros de comprimento, da boca à cauda. O T. Rex, como é mais conhecido, viveu há mais de 65 milhões de anos.
Todos os animais do Vale dos Dinossauros produzem sons e têm movimentos robóticos – eles movimentam a cauda e os braços, abrem a boca e mexem os olhos. Para o público – o atrativo já recebe visitantes desde o último final de semana –, a sensação é de viajar no tempo ou, no mínimo, de estar no cenário de um filme de Hollywood.
Há quem se assuste e quem demore a acreditar que um dia esses animais dominaram a Terra. Mas todos ficam fascinados, principalmente as crianças. Máquinas fotográficas e celulares registram tudo.
No meio da vegetação há não apenas dinossauros adultos, mas também filhotes e até alguns ainda dentro de ovos (os dinossauros, como qualquer réptil, botavam ovos). É uma surpresa a cada volta da trilha que percorre todo o espaço.
Os ingressos para visitar o Vale do Dinossauro custam R$ 40 (adultos). Idosos, moradores da região (com comprovante) e estudantes pagam R$ 20. Crianças entre 7 e 12 anos, R$ 25. Menores de 7 anos e deficientes físicos não pagam.
Os mesmos valores são cobrados para quem visita o Museu de Cera Dreamland. Mas quem quer conhecer os dois atrativos tem desconto – para adultos, R$ 70. Crianças de 7 a 12 anos, R$ 50. Idosos, moradores da região (com comprovante) e estudantes, R$ 40.
Personalidades de cera
O Museu de Cera Dreamland, inaugurado no dia 13 de junho, conta com 80 personalidades em tamanho real, em 16 cenários diferentes. Para as crianças, há o cenário “kids”, onde estão Bob Esponja, Chapolin e Homer Simpson, entre outros personagens.
O público pode curtir ídolos da música como Michael Jackson, Madonna, Frank Sinatra, Beyoncé, Justin Bieber e Elvis Presley; astros de Hollywood, desde John Wayne e Marilyn Monroe até Tom Cruise, passando por Arnold Schwarzenegger, Leonardo di Caprio e Robert Pattinson, o vampiro da saga Crepúsculo. Tem ainda George Clooney, Giselle Bündchen, Steve Martin e, de bicicleta, Mr. Bean, o personagem criado pelo ator britânico Rowan Atkinson. Sem contar as autoridades, como a presidente Dilma Roussef, o presidente Barack Obama e dois papas, Bento 16 e Francisco.

Chuva de meteoros terá seu ápice a partir deste fim de semana

BemParana
Desde o dia 18 de julho, é possível ver no céu a chuva de meteoros Delta Aquarídeas. Com pico esperado para os dias 27 e 28 de julho, o fenômeno acontece uma vez por ano e ainda tem poucas certezas sobre sua formação. O fenômeno poderá ser acompanhado amanhã no Planetário do FTD Digital Arena, localizado no Câmpus Prado Velho da PUCPR, às 16 horas.
“Na atividade de Planetário Digital — que será realizada também no dia 2 de agosto —, o visitante terá a oportunidade de ver a Chuva de Meteoros Delta Aquarídeas que, segundo a NASA, é o resultado da passagem do cometa 96P/Machholz próximo à órbita da Terra. O cometa passou e deixou seu rastro de poeira. Quando a Terra se aproxima desta região no universo, os meteoros se aproximam do planeta e, a partir do atrito com a atmosfera, começam a queimar formando raios luminosos no céu, conhecidos como estrelas cadentes. Ou seja, temos uma chuva de meteoros”, explica o físico e professor de Astronomia João Carlos Oliveira, responsável pelas atividades de Planetário Digital no FTD Digital Arena.
O espaço contempla uma tela em formato de cúpula, com 14 metros de diâmetro e sete metros de altura, e tem capacidade para 120 pessoas, com lugares para portadores de necessidades especiais. A chuva de meteoros é formada a partir da constelação de Aquarius, próximo à estrela Delta, a quarta estrela mais brilhante dentro da constelação, e pode ser vista a olhos desarmados em algumas regiões do planeta. Na atividade de Planetário Digital o participante terá a oportunidade de ver exatamente como ela acontece.
As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.

Curitiba testa sistema de semáforo para pedestres com mobilidade reduzida

|  SMCS


Idoso deve usar o cartão de isento para que tempo de semáforo seja maior para travessia (foto: Divulgação/Assessoria)
A Prefeitura de Curitiba está testando um dispositivo que amplia a segurança para que pessoas com mobilidade reduzida atravessem os cruzamentos semaforizados da cidade. Trata-se de uma tecnologia que aumenta o tempo de abertura dos semáforos para pedestres mediante o uso do cartão transporte de idoso e de pessoa com deficiência, emitidos pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). O objetivo é contribuir para reduzir o número de acidentes envolvendo esses grupos, que estão entre as principais vítimas do trânsito urbano. O projeto piloto está em curso num semáforo do bairro Alto da Glória.
O sistema, desenvolvido pela empresa Dataprom, funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que pode ser acionada pelos cartões da Urbs. Ao identificar o cartão, o semáforo abrirá por mais alguns segundos além do programado, permitindo uma travessia mais segura. O tempo de abertura será de 20% a 30% maior do que o tempo de semáforo normal em Curitiba, que considera a velocidade média do pedestre de 1m/s. No semáforo do projeto-piloto, será considerada a velocidade média do pedestre de 1,2m/s, no mínimo.
“Nossa intenção é garantir a segurança dos pedestres nos cruzamentos de trânsito em Curitiba, principalmente dos idosos, que são as maiores vítimas de acidentes fatais com pedestres no trânsito da cidade. Precisamos urgentemente mudar esse quadro”, afirma a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.
O primeiro cruzamento a receber os equipamentos de teste é o das ruas Amâncio Moro, Agostinho Leão Júnior e Ubaldino do Amaral, em frente à Igreja do Perpétuo Socorro, no bairro Alto da Glória. Atualmente, estão habilitados a usar o equipamento 176.133 portadores do cartão de idoso da Urbs e 13.397 portadores do cartão de pessoa com deficiência. Os cartões que não são utilizados há mais de um ano precisam ser atualizados na Urbs para a utilização nos semáforos.
Aprovado
A novidade foi aprovada por idosos que frequentam a região – onde o movimento é grande principalmente nas quartas-feiras, quando durante todo o dia acontecem as novenas do Perpétuo Socorro. “Acho a ideia ótima. As pessoas têm dificuldades para atravessar por aqui, têm receio de passar e ser atropeladas por um carro ou moto”, diz Marlene Tanner Miller, 69 anos. Muitas vezes, ela e o marido João Enio, com receio de atravessar a rua, iam até a Avenida João Gualberto para pegar o biarticulado da linha Santa Cândida-Capão Raso. “Agora podemos atravessar a rua com segurança para ir até o ponto do Hugo Lange, que é outro lado da rua”, diz Miller, 71 anos.
“Este cruzamento é bem movimentado. Vem carro dos três lados e é bem difícil para atravessar. O tempo do semáforo era curto e obrigava a gente a passar quase correndo. A gente precisa mesmo de um tempo maior para atravessar”, diz Iracema Vasques, 69 anos, que tem dificuldades para andar porque já fez cirurgia na coluna.
Acidentes
Segundo dados do projeto Vida no Trânsito, 40% dos pedestres mortos em acidentes nas ruas da cidade em 2012 eram idosos. Em 2013, esse percentual caiu, mas ainda permaneceu alto: 35%. Para reduzir o número de acidentes, no último trimestre de 2013 a Secretaria Municipal de Trânsito realizou uma pesquisa inédita com pedestres idosos em vários cruzamentos do centro de Curitiba, determinando velocidade e tempos médios de travessia. Os dados serviram de base para o aumento de tempo dos semáforos de pedestres em diversos cruzamentos da cidade.
Os testes da nova tecnologia de utilização dos cartões da Urbs têm duração inicial de 30 dias e poderão ser estendidos a outros cruzamentos da capital. Os estudos também serão encaminhados para a comissão de novas tecnologias da Setran, que tem como participantes técnicos da secretarias e representantes de universidades convidadas.
“Vamos avaliar essa tecnologia para, futuramente, implementarmos o sistema nos cruzamentos de grande fluxo de pessoas e diminuirmos o risco de atropelamentos dos idosos. São alguns segundos imperceptíveis para os condutores de automóveis, mas vitais para a segurança dos pedestres”, informa Cassiano Novo, diretor da Escola Pública de Trânsito da Setran.

Dia do motorista: superando o medo de dirigir

   |  AEN


Nesta sexta-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Motorista. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) entende que dirigir é uma conquista importante, que requer habilidade e responsabilidade. Com o trânsito cada vez mais violento e números crescentes de acidentes e mortes, muitos condutores precisam confrontar o medo e ansiedade na hora de pegar o volante. Por isso, o Detran preparou dicas e histórias para ajudar a trabalhar as emoções durante a direção.
Para a equipe da Divisão Médica e Psicológica do Departamento, um dos primeiros passos para vencer o medo é identificar a causa do problema, o que está impedindo a pessoa de dirigir e gera sofrimento. Os motivos podem ser diversos, como insegurança ou algum evento traumático.
“Muitas vezes, o motorista sabe como proceder, no entanto, o nervosismo, e a ansiedade comprometem a capacidade de decisão. Por isso, é importante se trabalhar aos aspectos emocionais que são necessários desde os exames práticos de direção, aos candidatos a primeira habilitação, até aos mais experientes”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
INEXPERIÊNCIA - O fator emocional está entre as principais causas de reprovação nos testes práticos de direção. “É muito comum perceber os candidatos mais ansiosos, que fizeram as aulas nas autoescolas e teoricamente estão bem preparados. Os que conseguem controlar o emocional alcançam o objetivo”, conta a chefe da Banca da Examinadora de Curitiba, Alessandra Plantes, que é examinadora há sete anos.
Segundo ela, além da baliza, os candidatos nervosos erram mais em não observar regras de ultrapassagem ou de mudança de direção, não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinaliza-la incorretamente e não usar direito o cinto de segurança. São frequentes também os erros de interromper o funcionamento do motor sem razão após o início da prova e fazer conversão com imperfeição.
A estudante Caroline Quadros Cordeiro, de 21 anos, foi aprovada após três tentativa e conta como a mudança de postura durante o teste fez a diferença. “Na terceira vez eu estava mais calma. Eu achava, até então, que dirigir era uma coisa automática, que eu fazia tudo sem pensar. Até que eu resolvi respirar fundo e pensar antes de cada movimento”.
PERFIL – Mas o medo e o nervosismo ao volante não estão presentes só nos motoristas menos experientes. O sentimento pode atingir pessoas em diferentes contextos, mesmo depois da conquista da CNH. Segundo um estudo realizado pelo Centro de Psicologia Especializado em Medos (CPEM), com sede na capital paranaense, as pessoas que tem fobia de dirigir são em sua maior parte mulheres, em uma faixa etária entre 30 e 45 anos.
De acordo com o CPEM, as dificuldades mais frequentes dos motoristas depois de habilitados são: achar que o carro é que domina o processo, o medo de que o carro volte em uma rampa, sensação de que vai ter pouco espaço para passar, trocar de faixa, manobrar e estacionar.
Há quatro anos, a advogada Alana Belz, hoje com 31 anos, sobreviveu a um acidente de carro, no qual perdeu sua mãe e marido. Somente com auxílio de profissionais especializados e um ano depois do ocorrido decidiu passar pelo processo de capacitação de direção conquistar a CNH.
“Hoje não tenho trauma de dirigir, mas tenho um pouco de medo do trânsito, seja como passageira ou como motorista, geralmente em estradas ou perto de veículos grandes, como caminhões e ônibus”, revela.
Os motoristas habilitados que lutam contra o nervosismo não possuem muita prática ou que abandonaram a direção há muito tempo podem contar com aulas de aperfeiçoamento em Centros de Formação de Condutores credenciados ao Detran, onde apontam suas dificuldades e montam um pacote de aulas a fim de trabalhar e superar cada uma delas.
Confira dicas do Detran Paraná para quem tem medo do volante:
- Controle a ansiedade: Existem exercícios específicos que ajudam nesse sentido, como relaxamentos, ioga, meditação, atividade física;
- Entenda que dirigir é uma habilidade e pode ser desenvolvida: O treino frequente auxilia a desenvolver e possibilita, progressivamente, maior confiança;
- Procure ajuda: Existem psicólogos especialistas no tratamento do medo de dirigir. Dependendo do evento traumático que a pessoa sofreu, pode ser indicado a psicoterapia.
- Invista em direção defensiva: Existem autoescolas que oferecem serviços diferenciais para quem já dirige e que, além de psicólogos, oferecem aulas práticas de direção defensiva, para ajudar motoristas com medo do que os outros possam fazer no trânsito.

Depois da chuva de quinta-feira, dia amanheceu gelado em Curitiba

Redação Bem Paraná
O dia amanheceu com os termômetros marcando 7ºC em Curitiba. Mas em outras cidades do Paraná, as mínimas foram de 4,4ºC em União da Vitória, 4,7ºC em Entre Rios e 4,8ºC em Foz do Areia. Curitiba teve mínima de 7,2ºC, conforme os registros do Instituto Tecnológico Simepar.
Hoje, o vento gelado deixa a sensação térmica mais baixa, inclusive à tarde em todas as regiões. O fim de semana será de bastante frio em todo o Sul do Brasil. Até o começo da próxima semana, as temperaturas em Curitiba ficam baixas.
As máximas ficam entre 15 e 16 graus e a variação das mínimas também não alcançam os 10ºC.

Cidades do Oeste promovem Caminhadas na Natureza neste domingo


Da Agência Estadual de Notícias

caminhada
(Foto: Divulgação/ AEN)
Os municípios de Barbosa Ferraz, no Centro-Oeste do Paraná, e Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Estado, recebem neste domingo (27) o projeto Caminhadas Internacionais na Natureza. Em Barbosa Ferraz, acontecerá o Circuito Cachoeira São Joaquim-Engenho Velho, que terá 10 quilômetros de percurso. Em Santa Terezinha de Itaipu, será realizado o Circuito do Colono, com percurso de 11 quilômetros.
“Já realizamos outras caminhadas na região, mas está será a primeira feita em Barbosa Ferraz”, diz Jairo de Quadro, do escritório regional da Emater no município. O percurso programado passará por trilhas de mata nativa, áreas de farinheiras e de cultivo de erva-mate, fontes de água mineral, barragens agroindustriais e cachoeiras do Rio São Joaquim, além de propriedades da agricultura familiar e de apicultura.
“Teremos quatro pontos de apoio no caminho, com a orientação de técnicos da Emater e do Sesc. A Secretaria Municipal de Saúde também estará presente nestes pontos para fazer exames de pressão arterial e atendimento aos caminhantes”, explica Jairo de Quadros, que prevê a participação de 400 pessoas no evento.
A concentração acontecerá a partir da 7h da manhã, na Igreja do bairro São Joaquim. Às 7h30 será servido café da manhã colonial (opcional). Às 8 horas os participantes farão o alongamento e sairão para a caminhada às 8h30.
Circuito e Festa do Colono 
Em Santa Terezinha de Itaipu a caminhada acontecerá em conjunto com a tradicional Festa do Colono, realizada desde 2006. O Circuito do Colono, com 11,5 quilômetros, será feito entre os municípios de Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu, passando nas proximidades do Parque Nacional do Iguaçu.
“Além das matas nativas e lavouras, outra atração do percurso será margear o Rio Tamanduá, com trechos sinuoso, passando por propriedades rurais dos dois municípios”, diz a engenheira agrônoma Lúcia Elaine de Freitas Cação, do escritório regional da Emater em Santa Terezinha de Itaipu. Um grupo de ciclistas também percorrerá o Circuito do Colono.
A caminhada começa às 8 horas, com término previsto pro volta do meio-dia. Depois, será servido um churrasco preparado pelos membros da Comunidade de Aparecidinha, que também auxiliam na Festa do Colono, que seguirá até a noite com várias atrações.
As inscrições para a caminhada poderão ser feitas no Ponto de Apoio Principal, que fica na sede da Comunidade Rural de Aparecidinha. No local haverá um breve aquecimento, com orientação de profissionais de Educação Física.
As Caminhadas Internacionais na Natureza no Paraná contam ainda com apoio das respectivas prefeituras das cidades onde acontecem os circuitos, da organização não governamental Anda Brasil, do Grupo de Turismo e Produção Associada, e Turismo Rural na Agricultura Familiar – Rede Traf.
Serviço 
6ª Caminhada Internacional na Natureza (Santa Terezinha do Itaipu) 
Circuito do Colono – 11,5 quilômetros
Data: 27/07 (domingo)
Concentração para ônibus: Comunidade Rural de Aparecidinha – Festa do Colono – divisa Foz do Iguaçu e Santa Terezinha, à partir das 8h
Início da caminhada: 8h30
Opções
Almoço rural: a partir, das 12h (churrasco servido no Barracão da Comunidade Rural de Aparecidinha).
Informações e inscrições: (45)3541-1058, escritório regional da Emater; (45) 3526-0915, ou nos endereços eletrônicos lolisandabrasil@gmail.com, e www.ecobooking.info
1ª Caminhada Internacional na Natureza (Barbosa Ferraz) 
Circuito Cachoeira São Joaquim-Engenho Velho,
Data: 27/07 (domingo)
Ponto de encontro: Comunidade São Joaquim, estrada São Joaquim/Ourilândia.
Opções
Café da manhã rural: a partir das 7h (R$ 6 por pessoa)
Almoço rural: a partir das 12h (R$ 16 por pessoa)

Destroços de avião da Air Algerie são encontrados no Mali, diz presidente


Redação com a Reuters

O presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, afirmou,ontem que os destroços de um avião da companhia aérea espanhola Swiftair operado pela Air Algerie foram localizados no deserto ao norte do país.
“Acabo de ser informado que os destroços foram encontrados entre Aguelhoc e Kidal”, disse Keita durante uma reunião de líderes políticos, religiosos e da sociedade civil em Bamako. Ele não deu mais detalhes sobre o caso.
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(Imagem ilustrativa)
O avião, com 110 passageiros e 6 tripulantes a bordo, fazia voo de Ugadugu, em Burkina Fasso, no oeste da África, para a capital da Argélia, Argel.
Avião desaparecido
A Swiftair informou que perdeu o contato o avião na manhã de hoje. “O avião caiu”, disse um representante da agência argelina de aviação à Reuters.
“Posso confirmar que o avião caiu”, disse ele, sem dar mais detalhes sobre o paradeiro da aeronave ou as causas do acidente.
“Os serviços de navegação aérea perderam o contato com um avião da Air Algérie que voava nesta quinta-feira de Uagadugu a Argel, 50 minutos após a decolagem”, anunciou a companhia aérea, cujas informações foram divulgadas pela APS, agência estatal de notícias da Argélia. A empresa afirmou ainda que ativou seu plano de emergência.
A empresa comunicou em uma nota postada em seu website que o avião decolou de Burkina Fasso, país da costa oeste da África, à 1h17, pelo horário local, e deveria ter aterrissado em Argel, capital da Argélia, às 5h10, horário local, mas não chegou a seu destino. O avião é um modelo McDonnell Douglas MD-83.

Manchetes dos jornais desta sexta


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Emprego na indústria perde participação após a crise
Bem Paraná: Curitiba se firma como capital nacional da criação de games
Jornal Metro: Para ONU país evoluiu, mas governo reclama
Jornal de Londrina: 46 mil caçambas de resíduos sufocam Iguapó
Folha de Londrina: Brasil apresenta tímido avanço no ranking de IDH
O Diário (Maringá): Cursos técnicos oferecem 3,3 mil vagas em Maringá
Diário dos Campos: Ponta Grossa implementará usina de tratamento de lixo
Jornal da Manhã: Entidades definem hoje o futuro da Av. München
Tribuna do Interior: Troca de comando
O Paraná: Mesmo em crise, prefeituras conseguem antecipar o 13°
Gazeta do Paraná: Baixar preço da gasolina vai custar caro ao governo
Jornal Hoje: Cassação de prefeito e vice vai a julgamento
Gazeta do Iguaçu: Novas trilhas do parque vão custar R$ 12 mihões
Diário do Noroeste: Índice de infestação do mosquito é considerado alto em Paranavaí
Tribuna de Cianorte: Detran: ação educativa recicla atitudes negativas n trânsito
Umuarama Ilustrado: Mototaxistas reivindicam a regulamentação da profissão
Tribuna do Norte: Ligações clandestinas
Jornais de outros estados
Globo: Israel diz que o Brasil é irrelevante e criador de problemas
Folha: Israel reage a crítica e diz que Brasil é ‘irrelevante’
Estadão: Israel diz que Brasil é ‘anão diplomático’ e governo reage
Correio: Israel e Brasil abrem guerra diplomática
Valor: BC deve manter juro, mas aliviar aperto no crédito
Estado de Minas: Seca sem fim
Zero Hora: Diplomacia também em conflito

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Fabricante de cigarros é condenada a pagar R$ 53 bilhões a viúva de fumante



Da BBC Brasil
Um tribunal da Flórida condenou a segunda maior fabricante de cigarros dos Estados Unidos a pagar uma indenização de US$ 23,6 bilhões (R$ 53 bilhões) à viúva de um fumante que morreu de câncer de pulmão.
Além da indenização, a RJ Reynolds Tobacco Company, que fabrica o cigarro Camel, terá de desembolsar outros US$ 16,8 bilhões (R$ 38 bilhões) em danos compensatórios.
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(Foto: Reuters)
Cynthia Robinson processou a empresa em 2008, reivindicando uma indenização pela morte de seu marido, em 1996.
A RJ Reynolds criticou a decisão e afirmou que irá recorrer da sentença.
Durante as quatro semanas de julgamento, os advogados da viúva argumentaram que a empresa foi negligente ao não informar os consumidores sobre os perigos do cigarro.
Segundo eles, foi por causa disso que o marido de Robinson, Michael, contraiu câncer de pulmão.
De acordo com os advogados, Michael tornou-se um “viciado” e, apesar de inúmeras tentativas, nunca conseguiu abandonar o cigarro.
“A RJ Reynolds correu um risco calculado ao fabricar cigarros e vendê-los aos consumidores sem informá-los sobre seus malefícios”, afirmou o advogado de Robinson, Willie Gary.
“Esperamos que esse veredicto envie uma mensagem a RJ Reynolds e a outras grandes fabricantes de cigarro de modo que elas parem de colocar a vida de pessoas inocentes em perigo”, acrescentou o advogado.
Em comunicado, o vice-presidente da RJ Reynolds afirmou que “o veredicto vai além do reino da razoabilidade e da equidade, e é completamente inconsistente com a evidência apresentada”.
Se a condenação for mantida, a indenização paga a Robinson será a maior em um caso individual desmembrado de uma ação coletiva movida na Flórida.
Outros casos similares resultaram em indenizações menores depois que a mais alta corte do Estado americano julgou que, para dar entrada no processo, fumantes (ou suas famílias) precisavam apenas comprovar que contraíram doenças por causa do vício no cigarro.

Tratamento de Aids do Brasil salva mais que média global



Desde a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2000, as mortes por HIV/Aidse tuberculose no Brasil caíram a taxas maiores do que a média global, indica um estudo divulgado nesta terça-feira.
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(Foto: ThinkStock)
Além disso, o número anos de vida salvos graças ao acesso a tratamento e prevenção ficou acima do registrado em países em desenvolvimento, segundo a pesquisa.
De acordo com o relatório, publicado na revista científica The Lancet e divulgado na Conferência Internacional sobre Aids, que ocorre em Melbourne, na Austrália, as mortes em decorrrência do HIV no Brasil caíram a uma taxa anual de 2,3% entre 2000 e 2013, maior do que os 1,5% registrados globalmente.
Nos casos de mortes por tuberculose, a taxa anual de queda foi de 4,5% desde 2000, acima da média global de 3,7%. No cálculo dos anos de vida salvos graças ao acesso a terapia antirretroviral, programas para prevenir a transmissão do HIV de mãe para filho e a promoção do uso de camisinhas, o Brasil atinge um índice de 0,37, em uma escala que vai de 0,07, para países em pior situação, até 0,49, em países muito ricos.
“O desempenho do Brasil está acima do registrado em outros países em desenvolvimento, que foi de 0,28 a 0,35″, disse à BBC Brasil um dos co-autores do estudo, Paulo Lotufo, professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário da USP.
De acordo com o estudo, entre 1990 e 2003, mais de 230 mil anos de vida foram salvos no Brasil graças ao acesso à prevenção e tratamento. De 2004 a 2008, foram mais de 450 mil anos. E de 2009 a 2013, quase 682 mil anos.
Em todo o mundo, foram 20 milhões de anos de vida salvos desde 1990, mas o autor principal do estudo, Christopher Murray, alerta que a qualidade dos programas de tratamento e prevenção do HIV/Aids ainda tem grandes variações de acordo com a região do planeta e diz que ainda há muito a ser feito para avançar no combate à doença.
Objetivos do Milênio
O estudo foi conduzido por um grupo internacional de cientistas e coordenado pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) da Universidade de Washington, nos EUA. Com a análise do Global Burden of Disease 2013 (Carga Global de Doenças) é possível verificar a incidência e mortalidade por HIV, tuberculose e malária em 188 países de 1990 a 2013.
Segundo os pesquisadores, o ritmo do declínio global no número de mortes e infecções das três doenças passou a ser mais forte a partir de 2000, com a adoção dos Objetivos do Milênio por governos ao redor do mundo. O objetivo número 6 é combater a propagação dessas doenças e garantir acesso universal ao tratamento. O prazo para o cumprimento dos objetivos vai até 2015.
“A única coisa que acho que o Brasil não irá cumprir é em relação a mortalidade materna”, diz Lotufo. “(Dos outros Objetivos do Milênio) O Brasil está alcançando tudo. O que significa que está cumprindo com a obrigação. Nada mais que isso.”
No Brasil, as mortes em decorrência do HIV caíram de um pico de mais de 17 mil em 1996 para pouco mais de 10 mil em 2013, sendo 7.912 mortes de homens e 2.305 de mulheres.
Globalmente, no pico da epidemia, em 2005, o HIV causou 1,7 milhão de mortes. A incidência global de HIV atingiu seu ponto mais alto em 1997, com 2,8 milhões de novas infecções. Desde então, vem declinando. Em 2013, foram 1,3 milhão de mortes e 1,8 milhão de novas infecções em todo o mundo.
“O que chamou mais a atenção no Brasil, que já começou com os dados da Unaids divulgados na semana passada, foi que a incidência da doença está estável”, afirma Lotufo.
“A mortalidade caiu bem, mas estamos temos uma situação de estabilidade em relação a novos casos”.
Tuberculose e malária
Os cientistas concluíram que o sucesso no combate ao HIV também teve impacto positivo sobre a luta contra a tuberculose. Depois de aumentar globalmente a uma taxa anual de 0,4% entre 1990 e 2000, a incidência global da doença começou a cair a uma taxa de 1,3% até 2013.
A maior rapidez e eficácia no tratamento tem reduzido a duração de infecções por tuberculose globalmente. No entanto, os pesquisadores alertam que o envelhecimento da população levará a um número maior de casos e mortes.
No Brasil, 4.184 homens e 1.604 mulheres morreram vítimas da doença no ano passado.
No caso da malária, de 2000 a 2013 o Brasil reduziu a taxa de mortalidade em uma média de 9,2% ao ano, com 71 mortes em 2013.
Em termos globais, a epidemia de malária teve seu pico no início dos anos 2000, com 232 milhões de casos em 2003 e 1,2 milhão de mortes em 2004. Em 2013, foram 164,9 milhões de casos e 854.566 mortes por malária no mundo.
Segundo outro co-autor do relatório, Alan Lopez, da Universidade de Melbourne, além de documentar o impressionante progresso no combate às três doenças, o estudo representa um alerta de que ainda há muito o que fazer. “HIV, tuberculose e malária ainda causam cada uma cerca de 1 milhão de mortes por ano no mundo”, salienta.

Atividade da construção civil completa sete meses consecutivos em queda


Da Agência Brasil

O indicador de nível de atividade da construção civil brasileira alcançou 44,5 pontos em junho, de acordo com a sondagem do setor, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse foi o sétimo mês consecutivo em que o indicador ficou abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que revela queda na atividade. O indicador de número de empregados também mostrou redução no quadro de trabalhadores, ao ficar em 45,3 pontos.
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(Foto: Divulgação/ EBC)
Conforme a pesquisa, o indicador de evolução do nível de atividade em relação ao usual para o mês ficou em 41,7 pontos, o menor da série histórica iniciada em dezembro de 2009.  A utilização da capacidade de operação caiu 1 ponto percentual em relação a maio e alcançou 69% em junho.
A retração da atividade compromete a situação financeira das empresas. No segundo trimestre do ano, o indicador de margem de lucro operacional ficou em 41,4 pontos e o de situação financeira recuou para 45,1 pontos, ambos abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que demonstra a insatisfação dos empresários, de acordo com a CNI.
O indicador de acesso ao crédito alcançou 37,9 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa a dificuldade da facilidade para obtenção de financiamentos. Para a CNI, a dificuldade de acesso ao crédito se disseminou pela indústria da construção.
A pesquisa informa ainda que cresceram as dificuldades das empresas com a inadimplência dos clientes e com os juros elevados. Entre os principais problemas enfrentados pelo setor, as menções sobre a inadimplência dos clientes aumentou de 15,7% no primeiro trimestre para 21,4% em junho. As indicações sobre a elevada taxa de juros subiram de 18% para 22,5%. Mas o principal problema do setor, com 46,9% das respostas, continua sendo a elevada carga tributária, seguida da falta de trabalhador qualificado, com 34,2% das menções.
O indicador de expectativa sobre a evolução do nível de atividade para os próximos seis meses ficou em 51,2 pontos e o de expectativa em relação a novos empreendimentos, em 50,3 pontos. Os indicadores de compras de insumos e de matérias-primas e de evolução do número dos empregados ficaram levemente abaixo dos 50 pontos.

Após trocarem farpas, Lula e Alckmin são homenageados


  |  Folhapress

Lula e Alckmin em 2003 (foto: Marcello Casal Jr/ ABr)
GUSTAVO URIBE, ENVIADO ESPECIAL PALMITAL, SP - 
Uma semana depois de trocarem farpas sobre a crise de desabastecimento de água no Sistema Cantareira, um dos temas com potencial para pautar as eleições estaduais deste ano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dividiram tribuna de honra nesta quarta-feira (23), durante inauguração de uma nova fábrica da multinacional Tereos, no interior paulista.
Os ex-adversários na disputa presidencial de 2006 foram os principais homenageados na cerimônia e por quase uma hora sentaram-se lado a lado, separados por apenas uma cadeira de distância, na qual estava sentado o CEO do Grupo Tereos, Alexis Duval. No palco, trocaram poucos olhares ou palavras. O tucano cumprimentou o petista depois que o ex-presidente discursou e depois dele ter recebido a homenagem. No final, posaram para uma foto, mas não chegaram a engatar uma conversa.
Na sexta-feira (18), o ex-presidente criticou o PSDB pelo risco de escassez de água em São Paulo. No dia seguinte, em nota, o governador afirmou, sem citar o petista nominalmente, que disputa política se faz com "respeito" e "educação" e que os "líderes políticos deveriam dar o exemplo". Na sala das autoridades, antes do início da cerimônia, os dois se trombaram na mesa do café. Eles de cumprimentaram e falaram rapidamente sobre amigos em comum, sem se alongarem. O petista foi embora do evento antes do tucano.
Em entrevista de imprensa, minutos depois da saída do ex-presidente, o governador não poupou o governo federal de críticas e culpou o Palácio do Planalto pelas dificuldades financeiras na Santa Casa de São Paulo. Ao final, foi breve sobre a presença do petista na cerimônia. "Foi uma alegria rever aqui o presidente", concluiu.

Blindagem de carros cresce no Paraná


Pesquisa da Abrablin revela que em 2013 mais de dez mil veículos receberam a proteção no País

   |  Ana Ehlert/BemParana

Oficina de Curitiba blinda em média 20 carros por mês (foto: Valquir Aureliano)
A criminalidade, especialmente no interior do Paraná, é um dos responsáveis pelo aumento na procura por blindagem de carros no Estado. “O interior, por conta do agronegócio, impulsionou em 30% a demanda por blindagem de carros zero e em 30% na demanda pela blindagem de carros usados”, explica Marco Aurélio Senko, proprietário da empresa de blindagem automotiva MS Blindados, de Curitiba. Atuando no mercado do Paraná desde 2001, Senko conta que por mês são 10 carros zero e 10 carros usados que recebem blindagem. 
Os carros mais utilizados para blindar são o Tiguan, da Volkswagen, e Evoque da Land Rover. A média de preços chega a R$ 55 mil e o carro costuma ficar com 160 quilos a mais com as placas de blindagem, que garantem a segurança de quem está dentro do carro contra qualquer tipo de armamento de mão. A modalidade oferecida pela empresa é a nível 3 A, que precisa de autorização do Exército Brasileiro para ser realizada, por se tratar de material bélico.
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) revela que o número de carros blindados no país bateu recorde pelo quarto ano consecutivo. Em 2013, 10.156 veículos receberam a proteção. O número é 21,13% maior que em 2012, quando 8.384 carros foram blindados. Em 2011 e em 2010 foram blindados, respectivamente, 8.106 e 7.332 carros. A pesquisa contou com a participação de 31 blindadoras associadas à entidade e que representam 70% da produção total de veículos blindados no país.
Para o presidente da Abrablin, Laudenir Bracciali, “a sensação de insegurança cada vez maior em todo o país é o fator principal que explica o aumento da procura pelo serviço. Com medo diante da violência urbana, muitos cidadãos, inclusive, substituem o investimento em um modelo de carro mais luxuoso por um modelo um pouco mais simples, mas com a segurança da blindagem”, afirma.
Empresários do setor concordam e ressaltam a necessidade de o cidadão buscar alternativas de proteção. “A blindagem automotiva cresceu consideravelmente no país porque tem ocupado o buraco na segurança deixado pela falta de ações efetivas de combate à criminalidade por parte do setor público”, afirma Fábio Rovêdo de Mello, diretor da Concept Blindagens, sediada em São Paulo.
“A estabilidade no preço do serviço ao longo dos últimos dez anos também foi mais um fator que impulsionou o setor”, diz o executivo da empresa que blindou cerca de 750 carros em 2013.
No ranking divulgado pelo levantamento com os estados que mais blindaram veículos em 2013, São Paulo lidera, com pouco mais de 63,04%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 12,18%. Os outros três estados que compõem o “Top 5” são do Nordeste: Pernambuco (6,37%), Ceará (5,94%) e Bahia (2,84%).
Os quase 10% restantes do universo blindado estão distribuídos por estados de todas as regiões brasileiras: Amazonas, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. “Essa distribuição ilustra que a insegurança é um sentimento geral, não mais regionalizado, como acontecia há alguns anos”, diz Bracciali.

Avião desaparece no Norte da África no 3º acidente aéreo em menos de uma semana

Redação Bem Paraná com informações do jornal Bom Dia Brasil
A companhia aérea Air Algérie perdeu contato nesta quinta-feira (24) com um de seus aviões 50 minutos após ele decolar de Uagadugu, capital de Burkina Faso. O voo AH5017 havia partido em direção a Argel, capital argelina, mas não pousou conforme previsto. Segundo a companhia aérea espanhola Swiftair, dona do avião, estavam a bordo 110 passageiros e seis tripulantes. A empresa declarou que também não consegue contato com a aeronave, um McDonnell Douglas MD-83.
Este é o terceiro acidente aéreo em menos de uma semana. No dia 17 de julho, a queda do avião da Malaysia Airlines, atingido por um míssil na Ucrânia, matou 298 pessoas. Nesta quarta-feira, um avião da TransAsia Airways que tentava aterrar de emergência em Taiwan deixou um saldo de 48 mortos e 10 feridos.
"Os serviços de navegação aérea perderam o contato com um avião da Air Algérie que voava nesta quinta-feira de Uagadugu a Argel, 50 minutos após a decolagem", anunciou a companhia aérea, cujas informações foram divulgadas pela APS, agência estatal de notícias da Argélia. A empresa afirmou ainda que ativou seu plano de emergência.
A Swiftair informou em nota que o avião partiu à 1h17, no horário local (22h17 em Brasília), e deveria ter pousado na Argélia às 5h10, mas não chegou a seu destino.
A trajetória do voo AH5017 não estava imediatamente clara.
Uma fonte anônima da Air Algérie citada pela agência francesa de notícias AFP disse que "o avião não estava longe da fronteira algeriana quando foi pedido à tripulação que fizesse um desvio por causa da baixa visibilidade e para evitar o risco de colisão com outra aeronave na rota Argel-Bamaco [capital de Mali]".
Burkina Faso fica ao sul da Argélia, e suas capitais estão distantes em uma linha quase reta passando pelo Mali --o norte do país enfrenta conflitos envolvendo islâmicos ligados à Al Qaeda e separatistas Tuareg.

Morreu Ariano Suassuna


Ariano-Suassuna-escritor-completa-80-anos
 O escritor paraibano Ariano Suassuna morreu ontem, às 17h28m, aos 87 anos, vítima de uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana. Ele estava internado no Real Hospital Português, em Recife, Pernambuco, desde segunda-feira, depois de sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico. O autor passou por uma cirurgia de emergência, acabou entrando em coma e não resistiu. Integrante da Academia Brasileira de Letras, Suassuna teve seis filhos e 15 netos. Defensor da cultura popular brasileira, era um dos maiores dramaturgos do país, além de autor de romances e poemas.
No dia 21 de agosto do ano passado, ele foi atendido no mesmo hospital por causa de um infarto, “com comprometimento cardíaco de pequenas proporções”. Uma semana depois, passou mal e voltou a ser internado, sendo submetido a uma arteriografia para corrigir um aneurisma que vinha lhe provocando fortes dores de cabeça.

Manchetes dos jornais desta quinta


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Com economia estagnada, brasileiros poupam menos
Bem Paraná: Contrabando provoca evasão de R$ 755 milhões no Paraná
Jornal Metro: Apreensão de contrabando cresce 22% no 1º semestre
Jornal de Londrina: “Troco” no parquímetro pode custar até R$ 500 mil
Folha de Londrina: Receita Federal arrecada 22% menos em junho no Paraná
O Diário (Maringá): Contribuintes devem R$ 108 milhões de IPTU
Diário dos Campos: Condor inaugura hoje hiper de R$ 40 milhões
Jornal da Manhã: VCG vai à Justiça contra ameaça de nova greve
Tribuna do Interior: Tolerância zero
O Paraná: Falha em sistema atrasa cadastro rural no Paraná
Gazeta do Paraná: Cascavel em alerta com a contaminação pela KPC
Jornal Hoje: Apreensões cresceram 133% somente este ano
Gazeta do Iguaçu: Foztrans ativa 12 radares para coibir a imprudência
Diário do Noroeste: Falta de vagas na Santa Casa preocupa diretor do hospital
Tribuna de Cianorte: Indústria fica no prejuízo com mudança da data do aniversário
Umuarama Ilustrado: Acordo põe fim à greve nos coletivos urbanos de Umuarama
Tribuna do Norte: Havan de Arapongas inaugura em outubro
Jornais de outros estados
Globo: TCU isenta Dilma e culpa ex-diretores da Petrobras
Folha: TCU condena 11 executivos da Petrobras por refinaria
Estadão: TCU responsabiliza Gabrielli e mais 10 por perda em Pasadena
Correio: O quixote brasileiro
Valor: Política e produção explicam escalada de ação da Petrobras
Estado de Minas: Galo é dono da América
Zero Hora: Invasão de Gaza investigada pela ONU