sábado, 11 de agosto de 2012

Qualidade no atendimento da TV paga preocupa agência reguladora

Agência registrou tendência de declínio do índice de qualidade do atendimento pessoal nos últimos três meses e promete cobrar com rigidez das prestadoras no segundo semestre
Considerando a expansão da base de assinantes do serviço de TV paga registrada no último período no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está satisfeita com a média de 80% no cumprimento das metas de qualidade, definidas pela resolução 411/2005. Mas a queda de dois dos índices de qualidade da prestação do serviço de TV por assinatura preocupa a agência, que promete rigidez.

O cumprimento do índice que mede o atendimento a solicitações de reparo, por exemplo, está com tendência de queda desde 2010, o que deve motivar a agência reguladora a emitir ofícios requerendo explicações e medidas das prestadoras de serviço. O atendimento, conforme resolução, deve ser feito em 24h em 90% dos casos e nenhum dos reparos devem ocorrer após 48 horas.

“Vamos cobrar com bastante rigidez no segundo semestre”, afirmou Rodrigo de Campos Conceição, responsável pela Gerência Operacional de Atendimento ao Assinante da Anatel, durante o congresso da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).

Outro ponto de alerta e que merece acompanhamento da agência é a tendência de queda no cumprimento ao índice de atendimento pessoal. Segundo a regra, o tempo de espera, quando do comparecimento ao centro de atendimento das prestadoras, não poderá ser superior a 20 minutos em 95% dos casos. Atualmente, 92% dos casos são atendidos dentro deste prazo.

Mas um dos maiores problemas da Anatel é a irregularidade no Índice de Ligações Atendidas. "Existe um problema de cumprimento e nós precisamos de um índice estável", afirma Conceição. Ele afirma que está chamando o mercado para que aponte um padrão. "Temos montado um grupo de estudo específico para buscar a estabilidade. Vou convocar as prestadoras para entender as especificidades do índice". A Anatel mantém um Plano de Ação com duas prestadoras de serviço na tentativa de melhorar o Índice de Ligações Atendidas. Segundo a regra, 85% das ligações devem ser atendidas em 20 segundos e 95% das ligações precisam ser feitas em 60 segundos.  

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

10 motivos para cuidar do Meio Ambiente



1. Estabeleça na sua vida padrões ambientais e metas diárias;
2. Confira se você tem desperdiçado matéria prima, a meta é encontrar meios para reduzir o uso;
3. Priorize a compra de produtos ambientalmente corretos, procure aqueles que sejam mais duráveis, recicláveis ou reutilizáveis;
4. Fale com as pessoas a sua volta sobre a importância de agirem de forma correta nas questões ambientais;
5. Participe da coleta seletiva do lixo, se na sua cidade ainda não há, ajude a implantar;
6. Procure diminuir ou evitar por completo, o uso de produtos tóxicos;
7. Verifique nos ambientes que você frequenta a possibilidade de riscos de acidentes ambientais e tome iniciativas para diminuir seus efeitos;
8. Avalie as vantagens das medidas ambientais adotadas, assim você estará sempre estimulado a fazer mais pelo meio ambiente;
9. Informe seus vizinhos dos problemas que eles possam estar causando à natureza;
10. Considere a possibilidade de dedicar parte do seu tempo para o trabalho voluntário ambiental, dando uma contribuição efetiva para a melhoria da vida do planeta.
O marco do problema da poluição foi a Revolução Industrial, trazendo consigo a urbanização e a industrialização (fonte O Diário)

Dicas para melhor relacionamento com o animal de estimação


Nossos Amigos Bichos merecem todo nosso amor e nosso respeito!

  • Família: um amigo deve levar só alegrias. Antes de levar um animalzinho para casa, tenha certeza de que ele não será motivo de discórdia e brigas. Caso contrário, todo mundo vai sofrer, principalmente ele.
  • Alimentação: um animal bem alimentado é um amigo feliz. Forneça alimentos apropriados, de acordo com a espécie e a idade do animal. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia, e os filhotes de quatro a seis vezes ao dia. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição. Recolha os restos de alimentos do comedouro do animal, evitando, assim a proliferação de ratos, baratas e formigas.
  • Higiene: o cão deve ter abrigo confortável, protegido do sol, da chuva e do vento. Para evitar algumas doenças, recomenda-se um banho por mês. Já os felinos são animais muito limpos e não precisam tomar banho frequentemente. E lembre-se: todo proprietário deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, nas calçadas e nos parques. É uma atitude de cidadania e obrigatória por lei.
  • Cuidados Médicos: seu amigo também precisa ir ao médico. Ao desmamar, ele deve visitar o médico veterinário para desverminar e receber as vacinas. Os filhotes devem ser vacinados com 2, 3 e 4 meses de idade, e os adultos anualmente, com vacina contra a raiva e doenças próprias da espécie. Providencie a vermifugação do seu animal seguindo as orientações veterinárias a esse respeito. E não se esqueça de levá-lo para fazer exercícios.
  • Atividades físicas: durante o passeio, utilize sempre coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas. Se o animal for bravo, utilize também a focinheira e evite agressões.
  • Castração: o animal castrado vive melhor e fica mais dócil. Todo proprietário pode levar seu animal para castração, seja ele macho ou fêmea, de raça ou não. Assim, você contribui para diminuir a superpopulação de animais na cidade.
  • Obs,Maltratar um animal, por qualquer motivo, além de cruel, é um crime que prevê penas de prisão e multa.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dicas para melhorar sua navegação pela internet

veja o vídeo e lei o resto do artigo (fonte: Tecmundo)








Internet é sinônimo de velocidade. Bom, nem sempre. Quem nunca sofreu com páginas lentas, vídeos que não carregam, downloads mais lentos que tartaruga, etc? O que nem todos sabem é que medidas simples podem ajudar você a melhorar esse quadro.
Neste artigo, o Baixaki ajuda você a manter sua internet mais estável, com menos ocorrências de lentidão e travamento. Você verá como pequenos ajustes no uso do computador em geral também influem diretamente em sua conexão. Então, mãos à obra.
A quantas anda sua conexão?
Para saber se sua conexão realmente está abaixo do que ela pode, primeiro você precisa saber o máximo que ela chega a alcançar. Para isso existe o Speedtest.net, serviço online e gratuito que obtém os picos de velocidade para download e upload em kbps, além de valores de ping.
Com as informações do Speedtest.net, então você tem melhor noção da real capacidade de sua conexão. Tenha em mente o fato que uma conexão de 10 MB não significa downloads de 10 MB. Leia este artigo e aprenda a interpretar estes valores corretamente.
]Leia também este artigo que ajuda a identificar problemas de conexão como cabeamento. É um bom primeiro passo para remediar a situação.
Navegador
O programa que você usa para navegar é o seu “veículo” pela internet. Não existe viagem sem um veículo bem cuidado, assim como é difícil aproveitar o máximo da internet sem um navegador em ordem.
Para começar, mantenha-o sempre atualizado. Os navegadores mais populares, como Explorer e Firefox, oferecem atualizações automáticas. Aproveite-as o quanto antes, não as deixe esperando.
Se você não sabe qual é o melhor navegador para você, aproveite e leia este comparativo, feito em 2010, com os mais populares.
Mantenha seu navegador sempre atualizado.

Janelas e abas
Se você é daqueles que adora muitas janelas do navegador abertas, repense. Quanto mais delas abertas, mais memória é consumida, e a conexão é comprometida. Prefira usar abas – ou seja, várias páginas abertas na mesma janela, separadas por abas – e, ainda assim, procure não exagerar na quantidade.
Complementos e add-nos
Os complementos para navegadores são muito úteis, mas cuidado para o seu não virar um “Pimp My Ride” da vida. Muitos complementos instalados ao mesmo tempo podem comprometer a navegação. Eles também podem entrar em conflito entre si e simplesmente impedir o navegador de funcionar.
A dica aqui é pensar em praticidade e abdicar do estilo. Considere os complementos realmente úteis para você, e não hesite em deixar de lado aqueles que somente enfeitam o navegador.
Manutenção e limpezaUm computador acumula arquivos inúteis e temporários com o tempo, algo absolutamente normal. Os problemas começam quando muita “sujeira” fica acumulada, o que compromete todas as áreas do PC, e a navegação pela internet não é exceção.
Mantenha sempre seu computador limpo. Isso é bom tanto para o uso geral quanto para a navegação.  O CCleaner é, disparado, a opção mais baixada e elogiada do Baixaki. Ele é extremamente eficiente para apagar arquivos inúteis a fim de impedir que se acumulem. De quebra, ele também limpa o registro do Windows.
Atente às configurações do CCleaner. Há opções específicas para limpeza do navegador que você usa, seja ele Explorer, Firefox, Chrome, Opera ou Safari. Marque tudo o que você deseja limpar.
Detalhe do CCleaner, que limpa o seu navegador também.
Outras opções para limpeza e manutenção do computador: Advanced SystemcareEasy CleanernCleanerPortinhoWise Disk Cleaner e TweakNow RegCleaner.
Cuidado com fragmentos
Certamente você já ouviu a expressão “desfragmentar HD”. O que acontece é que as informações salvas se espalham por ele, então ele precisa ir atrás delas, o que o deixa lento. Desfragmentar significa deixar as informações mais próximas, facilitando a leitura do disco e a busca por elas.
Mantenha sempre o seu HD desfragmentado e você verá que o desempenho da internet também melhora. Ótimas opções de desfragmentador: SmartDefragMyDefragDefraggler e UltraDefrag.
Navegador também fica “sujo”
browser também acumula muitos arquivos temporários que, com o tempo, tornam-se inúteis. São os famosos cache e cookies, armazenados para agilizar a navegação. Úteis, porém precisam ser limpos de vez em quando.
Qualquer navegador tem opções para você controlar o que deve ser armazenado e por quanto tempo. Quanto maior controle você tem, menores são as chances de o navegador ficar lento.
Configurações de arquivos temporários do Internet Explorer, como exemplo.

  • No Internet Explorer: acesse “Ferramentas”-“Opções da Internet”. Na aba “Geral”, em “Histórico de”, clique em “Configurações”.
  • No Firefox: acesse “Ferramentas”-“Opções”. No ícone “Privacidade”, defina como o navegador deve gerenciar histórico e arquivos temporários.
  • No Chrome: acesse o botão de personalização (ao lado da Barra de endereços) e clique em “Opções”. Na aba “Configurações avançadas”, clique em “Configurações de conteúdo” para gerenciar cookies e outros.
  • No Opera: acesse o menu “Configurações”-“Preferências”. Na aba “Avançado”, localize as opções de histórico e cookies entre os menus à esquerda.
Aproveite o assunto e leia este tutorial que ensina você a limpar o cache de seu navegador, seja ele Explorer, Firefox, Opera ou Chrome. Se isso não for suficiente, então talvez seja hora de resetar o seu navegador.
Leia este artigo que explica, passo a passo, como resetar o seu navegador, ou seja, voltar às configurações originais caso ele apresente problemas.
Vírus e lentidão, uma relação grudenta
A lentidão é um dos primeiros sinais de que um computador está infectado com algum tipo de malware, senão o primeiro. Logo, esteja sempre prevenido. Tenha um antivírus atualizado e escaneie o computador com frequência.
Vírus: eles comprometem sua navegação.
As opções gratuitas mais baixadas e elogiadas do Baixaki são: AVGAvast!AviraMicrosoft Security Essentials e ClamWin. Aproveite e leia este artigo com os resultados de um teste feito com vários antivírus gratuitos para você saber quais são os melhores.
Melhor do que utilizar um antivírus é usar um software que o complemente, como um anti-spyware. SpybotAd-AwareWindows DefenderSpyware Terminator e ComboFix são excelentes opções.
Spybot, excelente complemento para seu antivírus.
O uso desse tipo de programa deve ser semelhante ao do antivírus: mantenha-o atualizado e faça scans periódicos.
Memória, memória e memória
É importante que você saiba: o desempenho da internet está diretamente relacionado ao do computador, e a memória RAM é parte primordial desta relação. Quando sobrecarregada, a memória RAM deixa tanto máquina quanto internet lentas.
Mantenha-a limpa.Um dos fatores que mais sobrecarregam a memória de um computador é a quantidade de tarefas simultâneas. Logo, evite usar muitos programas juntos. Tenha apenas o essencial e confira o Gerenciador de Tarefas do Windows para saber mais detalhes sobre o que consome mais do processador e da memória.
A memória, assim como o disco rígido, acumula dados e informações que, com o tempo, comprometem sua eficiência. Então é extremamente benéfico mantê-la desfragmentada. A dica é usar um bom programa otimizador de memória, como RAM IdleRAMBoosterMinimemBySoft FreeRAM,MemoryCleaner e Free RAM Optimizer.
Turbinada
Se a sua conexão não aparenta ter problemas de lentidão, mas você quer mais, a dica é usar aceleradores como o Simple Net Speed, que tenta aumentar a velocidade dela. Se o seu negócio é downloads, uma opção é excelente para acelerá-los: Orbit Downloader. Ele agiliza, e demais, os downloads que você faz.
Orbit Downloader, um baita acelerador.
Outras opções de aceleradores de download: Download Accelerator PlusFree Download ManagerPuxa RápidoFlashGet e JDownloader.
Qualidade
De nada adianta ter conexão de ponta com equipamento mediano. Se você usa roteador, procure saber se ele suporta a velocidade da banda, por exemplo. Mantenha o firmware dele sempre atualizado.
O mesmo vale para seu computador. Equipamentos obsoletos não dão conta de banda larga.
Modem
Uma simples maneira de tentar melhorar sua conexão é resetar o modem. Tire-o da tomada, deixe-o assim por um minuto e ligue-o novamente. Se nada do que você leu aqui adiantar, a melhor opção é entrar em contato com seu provedor.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/conexao/4483-14-dicas-para-melhorar-sua-navegacao-pela-internet-video-.htm#ixzz232tjkSPY

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Saiba onde almoçar pagando apenas R$ 1 real, só em Curitiba mesmo!


Restaurantes populares



principal

A rede de restaurantes populares de Curitiba é opção para comer bem gastando pouco. O almoço a R$ 1 é oferecido nas unidades da Praça Rui Barbosa; no Sítio Cercado; CIC/ Fazendinha e Pinheirinho. Juntos, os quatro servem cinco mil refeições diárias.

Comida balanceada - Diariamente os restaurantes oferecem arroz e feijão, uma carne, uma salada, uma guarnição e uma sobremesa, geralmente uma fruta. Todas as refeições são balanceadas e feitas sob supervisão de nutricionistas. Os pratos campeões no gosto popular são feijoada, barreado, moqueca de peixe e peixe assado com legumes.

Cada almoço tem em média 1.350 calorias. Doce na sobremesa só é permitido, no máximo, três vezes por mês. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de três a quatro frutas por dia, o que também faz parte do cardápio dos restaurantes populares.

Garantia de origem - Todas as refeições são preparadas com produtos locais e da estação, plantados e colhidos em pequenas propriedades rurais a poucos quilômetros de distância de Curitiba.

Confira os endereços dos restaurantes populares
Restaurante Popular Matriz  
Endereço: Praça Rui Barbosa – Rua da Cidadania Matriz
Preço das refeições: R$ 1,00
Atendimento de 2ª a 6ª feira das 11h às 14h Regional Matriz
Restaurante Popular Pinheirinho
Endereço: Rua Marechal Rondon, 40 – (próximo ao terminal)
Preço das refeições: R$ 1,00
Atendimento de 2ª a 6ª feira das 11h às 14h Regional Pinheirinho
Restaurante Popular Sítio CercadoEndereço: Rua Mercúrio, 420
Preço das refeições: R$ 1,00
Atendimento de 2ª a 6ª feira das 11h às 14h Regional Bairro Novo

Restaurante Popular CIC/FazendinhaEndereço: Rua Raul Pompéia, 190 (próximo ao terminal Fazendinha)
Preço das refeições: R$ 1,00
Atendimento de 2ª a 6ª feira das 11h às 14h Regional CIC
 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Saiba os endereços das novas paradas para bicicletas


Ciclomobilidade




principal

Curitiba terá mais 26 paraciclos - estruturas para estacionamento de bicletas – em 21 diferentes locais da cidade. Os equipamentos terão capacidade total para comportar 300 bicicletas e serão distribuídos na área central e em pontos turísticos da cidade.

A instalação dos paraciclos seguirá projeto elaborado pelo Ippuc, após licitação que será realizada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. O edital está sendo preparado e deverá ser publicado nos próximos 30 dias. O investimento na implantação dos equipamentos será de R$ 106,6 mil.

Os novos paraciclos irão se somar aos oito já instalados em espaços públicos da cidade. Eles estão disponíveis nas praças Osório, Zacarias, Tiradentes e Leonor Twardowski (junto ao Café dos Estudantes, ao lado do Círculo Militar) e também nas sedes da Prefeitura, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal.  No total, podem receber até 80 bicicletas.

Os novos locais que abrigarão os paraciclos foram definidos com a participação da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, em reunião com técnicos do Ippuc. Os paraciclos ficarão em áreas com iluminação e visíveis pelo sistema de monitoramento das câmaras de vídeo da Guarda Municipal.

“A localização dos equipamentos junto a estes pontos oferecerá segurança aos ciclistas, que poderão se deslocar pela cidade com mais tranquilidade”, afirma o presidente do Ippuc, Clever Almeida.

De acordo com o projeto, os paraciclos são plataformas de concreto, cobertas de lajotas e uma faixa de pista tátil, com arcos de ferro galvanizado, pintura eletrostática e com 1,6 m de largura por 0,75 m de altura. Esta estrutura é utilizada para fixação de uma bicicleta de cada lado, presas pelo quadro e não pelas rodas.

A maior parte dos equipamentos tem cinco arcos, com exceção de dois, que ficarão em frente à Biblioteca Pública e no Parque Barigui, que terão 10 arcos cada um. Em locais mais movimentados haverá mais de um equipamento. Isso vai ocorrer nas praças Rui Barbosa e Santos Andrade, Passeio público, Parque Barigui e Museu Oscar Niemeyer, onde haverá dois conjuntos de paraciclos.

Confira a localização dos novos paraciclos
• Rua Riachuelo (cinco arcos);
• Trajano Reis, esquina com 13 de Maio (cinco);
• Trajano Reis, esquina com Paula Gomes (cinco)
• Marechal Deodoro, esquina com Marechal Floriano (cinco);
• Barão do Rio Branco, esquina com Travessa da Lapa (cinco);
• Marechal Deodoro, esquina com Conselheiro Laurindo (cinco);
• Praça do gaúcho (cinco)
• Biblioteca Pública do Paraná (10)
• Mercado Municipal / Rua da Paz (cinco);
• Praça Rui Barbosa (dois equipamentos com cinco arcos cada um);
• Praça Ouvidor Pardinho (cinco)
• Praça Carlos Gomes (cinco);
• Praça Santos Andrade / Correio (cinco);
• Praça Santos Andrade / Teatro Guaíra (cinco);
• Terminal Guadalupe (cinco);
• Rua Schiller, esquina com Itupava (cinco);
• Passeio Público (dois equipamentos com cinco arcos cada um);
• Parque Barigui / Casa Amarela (cinco);
• Parque Barigui / Salão de Atos (10);
• Bosque João Paulo II (cinco);
• Museu Oscar Niemeyer – estacionamento inferior (cinco);
• Musei Oscar Niemeyer – estacionamento superior (cinco);
• UTFPR / Shopping Estação (cinco)
• Arcadas de São Francisco (cinco)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cidade tem 95 pontos de troca de lixo reciclável por alimento


Câmbio Verde

Vejam aqui os pontos de troca do lixo reciclável pelos alimentos


principal

O Câmbio Verde, que troca lixo reciclável por frutas e verduras frescas, conta com 95 pontos na cidade.  A cada mês, 260 toneladas de lixo reciclável são trocados por 80 toneladas de alimentos, beneficiando milhares de famílias.
Além de reforçar a alimentação saudável da população, o programa incentiva o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável. A gerente do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gisele dos Anjos Ribas, explica que os locais de troca são definidos de acordo com a solicitação das próprias comunidades e a renda média per capita da região.
Na prática - A cada 15 dias, o caminhão do Câmbio Verde realiza a troca do lixo coletado pelos moradores por frutas e verduras frescas e da época. Cada quatro quilos de lixo reciclável são revertidos em um quilo de alimento. Óleo de cozinha usado também pode ser trocado. Cada dois litros depositados em garrafa pet são trocados por um quilo de frutas e verduras.
Uma comissão da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento também participa da ação. Com o apoio de nutricionistas, a população é orientada sobre a melhor forma de utilizar os alimentos. O objetivo principal é promover a alimentação saudável entre a população