sábado, 11 de fevereiro de 2012

Luciano Ducci: Avenida das Torres terá até cinco pistas e ciclovia


Copa do Mundo


A determinação partiu do prefeito Luciano Ducci que
está melhorando  a mobilidade urbana  de Curitiba, 
 preparando a cidade para a Copa do Mundo 2014
A Avenida das Torres (Comendador Franco), principal ligação viária entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais, será remodelada. Com mais faixas de circulação, novas calçadas, iluminação e uma ciclovia, o projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Copa) que financiará também parte de um viaduto estaiado e de uma trincheira ao longo da avenida.

A obra na avenida das Torres será feita em etapas. Faz parte da primeira delas o trecho viário entre o cruzamento da rua Maurício Nunes Garcia até a Linha Verde, onde estará ainda a trincheira da rua Guabirotuba. Logo mais à frente, o viaduto estaiado, no cruzamento da rua Coronel Francisco H. dos Santos.

No primeiro trecho, com cerca de aproximadamente 1,2 quilômetros, a avenida das Torres no sentido bairro passará de três para cinco faixas de rolagem, incluindo os acessos. No sentido centro, da Linha Verde até a trincheira da rua Guabirotuba serão quatro faixas.

Da Linha Verde até a divisa com São José dos Pinhais a avenida continuará com três pistas de cada lado. Num trecho menor, da estação da Copel até a rua Baltazar Carrasco dos Reis, nos dois sentidos a via passará de duas para três faixas.

Ciclovia - Além de novas faixas de circulação viária, toda avenida, até a divisa com São José dos Pinhais, passará por uma completa requalificação, incluindo uma ciclovia com conexão metropolitana. Prevista no Plano Diretor Cicloviário do Ippuc, a ciclovia será feita nos dois lados da avenida, com sentidos opostos, totalizando 20 quilômetros de infraestrutura cicloviária.

A nova ciclovia ficará ao lado das calçadas, que também serão refeitas com novo padrão de piso antiderrapante e medidas que atendem as normas de acessibilidade. Calçadas e faixa de ciclovia terão largura mínima de 1,5 metro, ideal para o sentido único. A iluminação também será refeita ao longo da avenida.

Viaduto e trincheiras – Um viaduto e duas trincheiras facilitarão as transposições em pontos estratégicos da avenida. O viaduto suspenso por 21 cabos de aço passará por cima da avenida no cruzamento com a rua Francisco H. dos Santos.

Os cabos, 10 de um lado e 11 no sentido contrário, serão ancorados num pilar de 69 metros de altura. O tabuleiro do viaduto terá 25 metros de largura com quatro faixas de circulação, duas em cada sentido da via. Além das pistas, o viaduto terá ciclovia nas duas laterais para o trânsito seguro de ciclistas e pedestres.

O novo viaduto vai melhorar a ligação viária entre os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim, Uberaba e Jardim das Américas, Cajuru e BR 277, beneficiando cerca de 300 mil moradores dos seis bairros, além de turistas.

Trincheiras - As duas trincheiras, uma na rua Chile e outra na Guabirotuba, estão localizadas no bairro Jardim Botânico, e são importantes para a complementação do binário Chile/Guabirotuba. A primeira trincheira está quase pronta e a Guabirotuba foi licitada com previsão de inicio das obras no primeiro semestre desse ano.

A trincheira permitirá que a rua Guabirotuba passe por baixo da avenida das Torres. Sem essa interrupção, o binário Chile/Guabirotuba terá maior fluidez.  A obra é importante também para interligação entre os bairros Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças.

A trincheira Guabirotuba terá cinco metros de altura e 9 metros de pista, calçada para pesdestre com 2 metros de largura. Serão duas faixas de veículo sentido Jardim Botânico. A Rua Guabirotuba chegará com três faixas até a trincheira, mas uma delas deriva para o acesso à avenida das Torres, sentido aeroporto/São José dos Pinhais. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Produção industrial do Paraná teve o maior crescimento do País em 2011


A produção da indústria do Paraná cresceu 7 % em 2011 e registrou o melhor resultado entre as regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice ficou bem acima da média nacional (0,3 %). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (7).


Das 14 atividades pesquisadas pelo IBGE, 11 tiveram aumento de produção no Paraná, com ênfase para caminhões, cabos de fibra ótica, gasolina, diesel, metais e madeira. O crescimento anual foi determinado principalmente pelo desempenho da indústria paranaense nos dois últimos trimestres de 2011.
No terceiro trimestre, a produção do setor cresceu 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No quarto trimestre, o desempenho foi ainda melhor: crescimento de 15,1% – enquanto, na média nacional, a produção da indústria caiu 2%. O segundo semestre fechou com crescimento de 12,2% no Paraná – novamente o melhor resultado do País e muito acima da média nacional (- 1%).

Considerando apenas o mês de dezembro, o aumento na produção industrial paranaense foi de 23,5%, impulsionado pelos ramos de veículos automotores e de edição/impressão.
O presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Gilmar Mendes Lourenço, disse que o comportamento positivo do parque fabril estadual pode ser explicado por três fatores: a capacidade de resistência do setor privado à orientação macroeconômica restritiva predominante no País entre outubro de 2010 e julho de 2011; o forte poder de resposta da indústria regional às medidas de flexibilização monetária implantadas pelo Banco Central a partir de agosto, principalmente na área de juros e crédito, visando minimizar os efeitos da crise internacional; e a melhoria do clima de negócios no Paraná.

“Houve um arranjo institucional entre o governo e os demais atores sociais, o que recolocou o Estado nos planos e na agenda dos investidores internacionais e nacionais”, afirma Lourenço. Ele lembra que mais de R$ 9 bilhoes em projetos industriais já foram anunciados como decorrência do programa Paraná Competitivo.
Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, os números “comprovam a força e a diversificação do nosso parque industrial e o bom momento para negócios restabelecido pelo governo Beto Richa”. “Temos hoje um governo que trabalha junto com a iniciativa privada pelo desenvolvimento do Paraná, com a geração de empregos e renda”, afirmou.

Confira o levantamento completo no seguinte endereço:
ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/00000007443602102012365407616435.pdf

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Prefeitura instala 21 câmeras do Sistema Integrado de Mobilidade


Anel Viário


principalA Prefeitura termina nesta semana a implantação das 21 câmeras no Anel Viário. Os equipamentos fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que está entre as obras de infraestrutura de Curitiba para a Copa do Mundo de 2014.
Nesta primeira etapa, as câmeras de monitoramento de tráfego foram instaladas ao longo dos 25 quilômetros de ruas que circundam o Centro da cidade.
Já foram instaladas 18 câmeras, em postes de 15 metros de altura em diferentes pontos da cidade. O Anel Viário já conta com 12 quilômetros de asfalto novo e 36 km de calçadas novas sendo feitas com piso antiderrapante, rampas de acesso e infovia.
Pelos dutos subterrâneos por onde passarão os cabos de fibra ótica que permitirão a comunicação entre os diferentes equipamentos tecnológicos previstos no projeto.
Nos 25 quilômetros de ruas do Anel Viário, os motoristas terão 14 painéis de mensagens variável com orientações de trânsito e informações das condições de tráfego, e 190 semáforos definidos tecnicamente como adaptativos, que modificam automaticamente os tempos (verde, vermelho e amarelo) de acordo com o fluxo de veículos no cruzamento.
CCO - Todos os equipamentos estarão interligados à Central de Controle Operacional (CCO) que entrará em funcionamento na Urbs até o fim do semestre. Na CCO, técnicos de trânsito e transporte vão compor um núcleo de comando de operações on line, com monitoramento das ruas através de equipamentos e softwares específicos.
O Anel Viário é um conjunto de ruas que estão sendo preparadas pela Prefeitura para compor um grande binário que contornará o centro da cidade, permitindo deslocamentos em mão única entre bairros contornando a área central.
São trechos de 23 ruas que estão sendo revitalizadas pela Prefeitura com obras de drenagem, nova pavimentação, calçadas, sinalização, iluminação e paisagismo, além do aparato tecnológico que vai melhorar a mobilidade urbana em todo o trecho, com reflexos também no entorno.
Várias destas ruas já estão prontas, como a Julio Perneta que depois vira Desembargador Motta, com sentido bairro-centro e trecho da Brigadeiro Franco, que depois vira Tenente João Gomes da Silva, com sentido centro-bairro.
Em vários outros pontos da cidade, as obras andam em ritmo acelerado, como acontece com as calçadas na Ubaldino do Amaral e as obras de drenagem para posterior pavimentação na Engenheiros Rebouças.
Trânsito Melhor - Passando por oito bairros - Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde -, o Anel Viário vai ajudar a desafogar o trânsito na área central com deslocamentos mais seguros e contínuos, beneficiando diretamente 90 mil usuários do transporte coletivo, além de motoristas, pedestres e moradores dos bairros.
Os motoristas poderão até percorrer distâncias maiores, mas os tempos de deslocamentos serão menores e eles encontrarão mais fluidez. No sentido horário, o Anel Viário terá 11,7 quilômetros de ruas e no sentido anti-horário, outros 13 quilômetros.
No sentido horário, são as ruas Roberto Barrozo, Aristides Teixeira, Comendador Fontana, Nicolau Maeder, Mauá, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, Omar Sabbag, Engenheiros Rebouças, Brigadeiro Franco, e Tenente João Gomes da Silva.
No sentido anti-horário, as ruas Júlio Perneta, Desembargador Motta, Iguaçu, Buenos Aires, Brasílio Itiberê, Omar Sabbag, Ubaldino do Amaral, 7 de Abril, Alberto Bolinger, Augusto Severo, Campos Sales, Lysimaco Ferreira da Costa, Domingos Nascimento, Teffé e João Antoniassi.

LISTA DE CFTVs - ANEL VIÁRIO 
1RUA ARUA B
2AV. SILVA JARDIMRUA DES. MOTTA
3AV. VISCONDE DE GUARAPUAVARUA BRIGADEIRO FRANCO
4AV. VICENTE MACHADORUA BRIGADEIRO FRANCO
5RUA BRIGADEIRO FRANCORUA PADRE AGOSTINHO
6RUA DES. MOTTARUA MARTIM AFONSO
7RUA BRASILIO ITIBERERUA JOÃO NEGRÃO
8RUA BRASILIO ITIBEREAV. COMENDADOR FRANCO
9RUA ENG. REBOUCASRUA CONS. LAURINDO
10AV. IGUACUAV. MARECHAL FLORIANO PEIXOTO
11RUA UBALDINO DO AMARALAV. VISCONDE DE GUARAPUAVA
12RUA SETE DE ABRILRUA AMINTAS DE BARROS
13RUA MAUARUA AMANCIO MORO
14RUA CAMPOS SALESRUA AUGUSTO SEVERO
15RUA LYSIMACO FERREIRA DA COSTAAV. CANDIDO DE ABREU
16RUA DES. MOTTAAV. MANOEL RIBAS
17RUA 15 DE NOVEMBRORUA JOSE DE ALENCAR
18RUA UBALDINO DO AMARALRUA ITUPAVA
19RUA ROBERTO BARROZORUA MATEUS LEME
20RUA 15 DE NOVEMBRORUA UBALDINO DO AMARAL
21RUA DR. ROBERTO BARROZOAV. DES. HUGO SIMAS
22RUA BRIGADEIRO FRANCORUA BRASILIO ITIBERÊ

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bola Cheia inicia atividades de 2012 no fim de semana

principal
O programa Bola Cheia iniciará as atividades de 2012 nesta sexta-feira (10) e sábado (11) nas nove regionais da cidade. O Bola Cheia promove atividades esportivas, culturais e educativas para em escolas e centros de esporte e lazer, das 21h à 1h, às sextas-feiras e sábados. Além do incentivo ao esporte e aos hábitos saudáveis de vida, o programa orienta crianças e jovens sobre os perigos do uso de drogas.

A adesão ao programa, coordenado pela Secretaria Antidrogas Municipal, aumenta ano a ano. Em três anos, foram mais de 140 mil atendimentos. Em 2008, no início do Bola Cheia, 16.502 jovens participaram das atividades. O número subiu para 27.361 em 2009, para 41.210 em 2010 e chegou a 55.787 em 2011.

"O Bola Cheia estimula é uma das principais ferramentas utilizadas pelo Município para a prevenção ao primeiro contato com as drogas. O programa será ampliado de modo a atender todas as regiões da cidade, principalmente em áreas de maior vulnerabilidade social”, afirma o secretário Antidrogas de Curitiba, Hamilton Klein.

Os interessados em participar do Bola Cheia podem buscar maiores informações pelo telefone (41) 3250-7705 ou através do site da Secretaria Antidrogas: (www.antidrogas.curitiba.pr.gov.br).

Acompanhe o crescimento do Bola Cheia
Ano 2008200920102011
Nº de Participantes16.50227.36141.21055.787


Conheça os locais de atividades:

Centro de Educação Integral Maestro Bento Mossurunga - Rua Cap. Roberto Lopes Quintas,198 - Boqueirão

Centro de Educação Integral do Expedicionário – Rua Baldur Magnus Grubba, 2031 – Portão

Escola Municipal Profº Darcy Ribeiro - Rua Enette Dubard, 90 - Pinheirinho

Escola Municipal Anita Gaertner - Rua Padre Stanislau Piasecki, 1037 – Santa Felicidade

Centro de Educação Integral Maria Marli Piovezan - Rua Velcy Bolívar Grando, 155 - Cajuru

Centro de Educação Integral Bela Vista do Paraíso - Rua Antônio Antoniacomi, 13 - Boa Vista

Centro de Educação Integral Carlos Drummond de Andrade - Rua Jandaia do Sul, 50 - Bairro Novo

Centro de Esporte e Lazer Plínio Tourinho - Rua Engenheiros Rebouças, 00 - Matriz


Escola Municipal Sidônio Muralha - Rua Lodovico Kaminski, 3460 - CIC


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fernanda Richa entrega 25 novos centros de assistência social

A secretária de Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, entrega ainda em fevereiro mais 25 centros de referência de assistência social no Estado. “Nos próximos anos vamos investir fortemente na ampliação da rede de Cras em todo o estado. Nossa proposta é garantir que as famílias paranaenses tenham acesso a serviços de qualidade e a programas sociais, independente da distância ou perfil de cada região”, disse Fernanda Richa.

Os Cras são voltados para a prestação de serviços e programas da proteção social básica, entre eles o cadastro único e a concessão de benefícios, tais com Bolsa Família, ProJovem e Tarifa Social. No Paraná, já são 535 centros e até 2014, Fernanda prevê mais 100 novos centros.
As 25 novas unidades serão entregues nas cidades de Pinhal de São Bento, Ribeirão Claro, Santa Tereza do Oeste, São Pedro do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, São Tomé, Tapejara, Terra Boa, Terra Roxa, Ubiratã, Andirá, Arapoti, Boa Ventura de São Roque, Braganey, Corumbataí do Sul, Fênix, Guaíra, Guairaçá, Jesuítas, Luiziana, Mandaguaçu, Mercedes, Munhoz de Melo, Nova Santa Barbara e Paranavaí. No ano passado, foram entregues os de Fazenda Rio Grande, Campo Largo e Janiópolis
A secretária de Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, entrega ainda em fevereiro mais 25 centros de referência de assistência social no Estado. “Nos próximos anos vamos investir fortemente na ampliação da rede de Cras em todo o estado. Nossa proposta é garantir que as famílias paranaenses tenham acesso a serviços de qualidade e a programas sociais, independente da distância ou perfil de cada região”, disse Fernanda Richa.

Os Cras são voltados para a prestação de serviços e programas da proteção social básica, entre eles o cadastro único e a concessão de benefícios, tais com Bolsa Família, ProJovem e Tarifa Social. No Paraná, já são 535 centros e até 2014, Fernanda prevê mais 100 novos centros.
As 25 novas unidades serão entregues nas cidades de Pinhal de São Bento, Ribeirão Claro, Santa Tereza do Oeste, São Pedro do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, São Tomé, Tapejara, Terra Boa, Terra Roxa, Ubiratã, Andirá, Arapoti, Boa Ventura de São Roque, Braganey, Corumbataí do Sul, Fênix, Guaíra, Guairaçá, Jesuítas, Luiziana, Mandaguaçu, Mercedes, Munhoz de Melo, Nova Santa Barbara e Paranavaí. No ano passado, foram entregues os de Fazenda Rio Grande, Campo Largo e JaniópolisA secretária de Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, entrega ainda em fevereiro mais 25 centros de referência de assistência social no Estado. “Nos próximos anos vamos investir fortemente na ampliação da rede de Cras em todo o estado. Nossa proposta é garantir que as famílias paranaenses tenham acesso a serviços de qualidade e a programas sociais, independente da distância ou perfil de cada região”, disse Fernanda Richa.

Os Cras são voltados para a prestação de serviços e programas da proteção social básica, entre eles o cadastro único e a concessão de benefícios, tais com Bolsa Família, ProJovem e Tarifa Social. No Paraná, já são 535 centros e até 2014, Fernanda prevê mais 100 novos centros.
As 25 novas unidades serão entregues nas cidades de Pinhal de São Bento, Ribeirão Claro, Santa Tereza do Oeste, São Pedro do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, São Tomé, Tapejara, Terra Boa, Terra Roxa, Ubiratã, Andirá, Arapoti, Boa Ventura de São Roque, Braganey, Corumbataí do Sul, Fênix, Guaíra, Guairaçá, Jesuítas, Luiziana, Mandaguaçu, Mercedes, Munhoz de Melo, Nova Santa Barbara e Paranavaí. No ano passado, foram entregues os de Fazenda Rio Grande, Campo Largo e JaniópolisA secretária de Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, entrega ainda em fevereiro mais 25 centros de referência de assistência social no Estado. “Nos próximos anos vamos investir fortemente na ampliação da rede de Cras em todo o estado. Nossa proposta é garantir que as famílias paranaenses tenham acesso a serviços de qualidade e a programas sociais, independente da distância ou perfil de cada região”, disse Fernanda Richa.

Os Cras são voltados para a prestação de serviços e programas da proteção social básica, entre eles o cadastro único e a concessão de benefícios, tais com Bolsa Família, ProJovem e Tarifa Social. No Paraná, já são 535 centros e até 2014, Fernanda prevê mais 100 novos centros.
As 25 novas unidades serão entregues nas cidades de Pinhal de São Bento, Ribeirão Claro, Santa Tereza do Oeste, São Pedro do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, São Tomé, Tapejara, Terra Boa, Terra Roxa, Ubiratã, Andirá, Arapoti, Boa Ventura de São Roque, Braganey, Corumbataí do Sul, Fênix, Guaíra, Guairaçá, Jesuítas, Luiziana, Mandaguaçu, Mercedes, Munhoz de Melo, Nova Santa Barbara e Paranavaí. No ano passado, foram entregues os de Fazenda Rio Grande, Campo Largo e Janiópolis

Ducci licita primeira etapa dos 500 km de asfalto


do blog do Fabio Campana

A prefeitura de Curitiba abriu ontem - segunda - feira,  quatro licitações da primeira etapa da pavimentação de mais de 500 km de asfalto nas oito grandes regiões da cidade: Boqueirão, Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, CIC, Pinheirinho e Santa Felicidade. O prefeito Luciano Ducci já adiantou que pretende começar, ainda em fevereiro, grande mutirão de asfalto pelo Boqueirão. “Vamos pavimentar mais de 500 km de asfalto novo em todas as regionais, a começar pelo Boqueirão”, disse Ducci. Na região, a previsão é pavimentar 150 ruas num total de 80 km de asfalto. O investimento nesta primeira etapa das licitações supera R$ 85 milhões.

Luciano Ducci, ao lado do Goverandor Beto Richa, destaca integração das cidades da RMC

Habitação
principal
O prefeito Luciano Ducci participou ontem, 6, da entrega dos títulos de posse de imóveis para 1.189 famílias das cidades de Campina Grande do Sul, Pinhais e São José das Pinhais, na Grande Curitiba, e destacou a integração das prefeituras e do governo do Estado nas ações desenvolvidas na região metropolitana. "Essa questão da habitação tem que ser tratada de forma integrada. Tudo o que é feito na região metropolitana reflete também em Curitiba. A união de forças do governo estadual e da Prefeitura facilita ações na capital e região, principalmente essa questão fundiária", disse Ducci.
Os títulos foram entregues pela Cohapar às famílias que foram aseentadas, nas três cidades, pela Cohab entre 1995 e 1997,  por meio de uma parceria com o governo estadual. “Depois de muito tempo, estamos garantindo tranquilidade e segurança para essas famílias. É um resgate social, que foi possível graças ao bom entendimento com os municípios”, disse o governador Beto Richa que participou do evento.

Os títulos de cessão de posse entregues pelo governo estadual são uma forma de garantir segurança aos beneficiados enquanto aguardam as matrículas e escrituras definitivas dos imóveis. Os documentos definitivos serão emitidos quando as administrações municipais aprovarem a divisão dos lotes. A previsão é que sejam entregues até o final do ano.

O prefeito de Campina Grande do Sul, Luiz Carlos Assunção, também falou da importância de parcerias com a Prefeitura de Curitiba para o desenvolvimento da região metropolitana. "Esse alinhamento traz avanços para todos os municípios, como a integração do transporte coletivo", afirmou.

Integração metropolitana - A integração entre Curitiba e grande região também foi destacada pelo secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Horácio Monteschio. "Todas as ações desenvolvidas na região metropolitana estão integradas. Temos uma parceria com a Cohapar e identificamos áreas de ocupação de risco em Curitiba e região", disse o secretário.

Os prefeitos de Pinhais, Luizão Goulart, de Colombo, J. Camargo, de Quatro Barras, Loreno Tolardo, de Campo Largo, Edson Basso, os deputados estaduais Cleiton Kielsen, Mauro Moraes e Alexandre Curi, vereadores e secretários municipais também participaram da solenidade de entrega dos títulos de posse.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Corrida de rua: Circuito Regional e Meia Maratona Noturna em 2012

principal
O calendário oficial de corridas de rua de Curitiba para 2012 contará com aproximadamente 65 provas, um aumento de 18 corridas em comparação a 2011. Entre as grandes novidades para este ano estão o Circuito Regional de Corrida pela Paz, o Circuito Subway Day Run e a Meia-Maratona Noturna, que será realizada na Virada Esportiva, em setembro.

“Novamente trabalhamos o calendário de corridas de rua no objetivo de trazer provas de qualidade e com diversas modalidades de percursos, buscando estimular a participação dos atletas de alto rendimento e amadores”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

O secretário destacou a inclusão do Circuito de Corrida pela Paz, que acontecerá de maneira descentralizada nas nove regionais administrativas da Prefeitura e contará com percursos de5 km para corrida e 2,5 km para caminhada.

“A descentralização das corridas era uma grande preocupação da Prefeitura. Com este circuito, levamos as corridas até a população, oferecendo provas com percursos acessíveis a todos, resultando em um maior incentivo e adesão a prática de atividade física e esportiva”, destacou Marcello Richa.

Um dos esportes que mais cresce no país, as corridas de rua movimentam hoje mais de R$ 1 bilhão por ano. No Brasil, são mais de 600 provas, que resultam em um investimento total estimado em R$ 50 milhões. Curitiba tem se destacado dentro do cenário de corridas de rua, com um crescimento de aproximadamente 10% de corredores ao ano. Para 2012, com a realização de 65 eventos oficiais, a expectativa é contar com aproximadamente 115 mil inscritos para as provas.

A abertura oficial do calendário de corridas de rua da cidade acontecerá, pelo quinto ano consecutivo, com a realização da Corrida de Revezamento Entre Parques. A prova acontecerá no dia 14 de fevereiro e terá um percurso de 23.414 metros. A prova conta com 2.000 atletas inscritos divididos em 610 equipes.

Novidades – Um dos principais destaques para 2012 é a adesão da Corrida e Caminhada da Medula Óssea, que acontecerá no dia 04 de março e terá percurso de 5km. Além da prática de atividade física e saudável, a prova visa incentivar e disseminar informações sobre a doação de medula.

Outra novidade em 2012 será a realização da primeira Meia Maratona Noturna de Curitiba. A prova acontecerá na madrugada dos dias 1ª e 2º de setembro, em comemoração a Virada Esportiva, e a expectativa é que três mil pessoas participem da corrida de 21 km.

“Conseguimos ampliar bastante o número de corridas esse ano, mantendo as principais provas e novidades do calendário do ano passado, como a Meia Maratona de Inverno e o Circuito das Estações Adidas, e adicionando novas provas que atendam as demandas dos corredores de nossa cidade”, disse o diretor de Esporte da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Daher.

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude ressalta que o Calendário de Corridas de Rua ainda não foi fechado, podendo ocorrer mudanças nas datas das provas. Confira abaixo a previsão de provas de corridas de rua para 2012 em Curitiba:

Calendário de Corridas de Rua Curitiba 2012
Prova
Data
Corrida de Revezamento Entre Parques
12/02
Corrida e Caminhada da Medula Óssea
04/03
Corrida da Mulher
11/03
Campeonato SMELJ de Corrida de Rua – 1ª Etapa
18/03
Circuito de Corrida pela Paz - Regional do Bairro Novo
01/04
Circuito das Estações Adidas - Outono
01/04
Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias - Etapa Copel
15/04
9ª Corrida do Exército
15/04
8ª Corrida Noturna Unimed Curitiba
21/04
Maratona de Revezamento Parque Náutico
22/04
Circuito de Corrida pela Paz - Regional Pinheirinho
29/04
5ª Corrida do Rebouças – 1ª Etapa
29/04
Campeonato Infantil de Corridas SMELJ – 1ª Etapa
06/05
Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias - Etapa SESI
06/05
Volta de Santa Felicidade – 2ª Edição
13/05
Circuito Subway Day Run – 1ª Etapa
20/05
Circuito de Corrida pela Paz - Regional Portão
27/05
10ª Corrida do Artilheiro
03/06
10 Milhas Parque Náutico
03/06
Campeonato Infantil de Corridas SMELJ – 2ª Etapa
03/06
Campeonato SMELJ de Corrida de Rua – 2ª Etapa
17/06
Meia Maratona de Inverno
24/06
Circuito das Estações Adidas - Inverno
01/07
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Boqueirão
01/07
Track & Field Run Series – Shopping Mueller
08/07
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Boa Vista
22/07
Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu
29/07
II Corrida da Esperança
05/08
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Tatuquara
05/08
16º Prova Pedestre PMPR
19/08
Campeonato SMELJ de Corrida de Rua – 3ª Etapa
19/08
Circuito SESC Caminhada e Corrida de Rua 2012
26/08
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Santa Felicidade
26/08
Circuito das Estações Adidas - Primavera
02/09
Campeonato Infantil de Corridas SMELJ – 3ª Etapa
02/09
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Cajuru
02/09
IX Corrida de Rua da Polícia Civil do Paraná
16/09
Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias - Etapa Bosch
23/09
Circuito de Corrida Caixa 2012
30/09
Meia Maratona Noturna de Curitiba
01/09
Campeonato SMELJ de Corrida de Rua – 4ª Etapa
14/10
Fila Night Run
20/10
Maratona de Revezamento Noturno Parque Barigui
20/10
Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias - Etapa Volvo
21/10
Campeonato Infantil de Corridas SMELJ – 4ª Etapa
21/10
Corrida do Material Bélico
28/10
Corrida do Graciosa Country Club
11/11
Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco
11/11
Maratona de Curitiba
18/11
Circuito de Corrida pela Paz – Regional CIC
25/11
Circuito SESC Caminhada e Corrida de Rua 2012
25/11
17ª Corrida do Parque Tingui
02/12
Circuito das Estações Adidas - Verão
02/12
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Matriz
02/12
Circuito da Lua Cheia 2012 – Parque Tingui
11/01
08/02
07/03
04/04
09/05
06/06
04/07
01/08
29/08
26/09
31/10
28/11