sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Arns participa de Fórum de Autodefensoria das Apaes

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou nesta quinta-feira (15), em Curitiba, do 3º Fórum de Autodefensoria das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Estado do Paraná. Foto: JFOGURA

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou nesta quinta-feira (15), em Curitiba, do 3º Fórum de Autodefensoria das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Estado do Paraná. O encontro reúne representantes (audodefensores) dos alunos dessas instituições em 28 Conselhos Regionais das Apaes, para, durante dois dias, discutir temas como trabalho, família, envelhecimento, sexualidade, abuso e assédio sexual.
Arns disse que o evento é um importante espaço para discussões realizadas pelos alunos que frequentam as Apaes. “Estas discussões ajudam o governo do Estado a traçar políticas públicas”, afirmou. O Fórum é uma realização da Federação das Apaes em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e contou com representantes das secretarias de Estado da Saúde e da Família e Desenvolvimento Social. Durante o evento também será eleito o “casal da Autodefensoria do Paraná”.
Os autodefensores exercem um papel de representação dos alunos das Apaes, segundo Valdecir Scheneider, autodefensor do Paraná e aluno da Apae de Apucarana. “Fazemos um trabalho para mostrar aos alunos que temos que buscar coisas boas para a vida deles. Conversamos com os outros alunos para mostrar os seus direitos e deveres”, disse.
Ao final do encontro será elaborada a Carta de Curitiba, com propostas de políticas de atendimento a serem enviadas aos poderes públicos e outras instituições. A Carta ainda será apresentada no Congresso Nacional da Apaes, que acontece em novembro em Belém, no Pará. No sábado (17), os participantes visitam Morretes.
AUTODEFENSORIA – As Autodefensorias foram criadas nas Apaes para que os alunos expressem suas ideias, desejos e sentimentos, baseados em direitos e deveres das pessoas com deficiência mental e múltipla. “É um casal, acima de 16 anos, eleito pelos seus pares que fazem parte da diretoria da Apaes”, explicou Neuza Soares de Sá, vice-presidente da Federação das Apaes do Paraná.
As reivindicações dos alunos são formuladas e a Federação atua com os órgãos competentes para atendê-las. “Durante nossa trajetória de 56 anos sempre falamos por eles. Agora é o momento de mostrar à sociedade que eles são capazes, quebrando a cultura da indiferença e estimulando esses alunos, dentro das suas possibilidades, a exercer sua cidadania”, disse a vice-presidente.
No Paraná, são 327 Apaes e 13 coirmãs – entidades filiadas às Apaes que prestam serviços de atendimento especializados a cerca de 40 mil alunos com deficiência mental e múltipla.
Na abertura do evento houve apresentações musicais da Banda Entre Amigos, criada há seis anos na Apae de Marmeleiros

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aberta licitação para mais 6 km de Asfalto Cidadão

principal


Pavimentação





Prefeitura de Curitiba abriu seis concorrências nacionais para a pavimentação de mais de 6 quilômetros de ruas pelo programa Asfalto Cidadão em bairros das Administrações Regionais do Cajuru, Santa Felicidade, Pinheirinho, CIC, Boqueirão e Boa Vista.  Serão investidos R$ 3,6 milhões em pavimentação, para atender pedidos da população feitos em audiências públicas.  “Este programa leva asfalto para ruas de saibro, onde não circulam ônibus, acabando com a poeira e a lama em frente da casa”, afirmou o prefeito Luciano Ducci.
As empresas interessadas em participar da concorrência têm acesso ao edital pela internet (http://consultalicitacao.curitiba.pr.gov.br:9090/ConsultaLicitacoes)  ou diretamente na Secretaria Municipal de Obras Públicas, na rua Emílio de Menezes, 450, São Francisco. As seis concorrências nacionais serão abertas entre os dias 18 e 19 de outubro, quando as empresas deverão apresentar as propostas de preço e documentação na Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Os mais de 6 quilômetros de pavimentação vão atender regiões da cidade onda há anos o piso era de saibro. “É asfalto de qualidade que atende a demanda viária de vilas da cidade, onde não há circulação de veículos pesados. O novo pavimento traz dignidade para os moradores de regiões, que antes sofriam com atoleiros, em dias de chuva”, disse o prefeito.
A previsão é que concluída a licitação, até o fim deste ano, as obras iniciem para ser entregues em um prazo de 120 dias. Junto ao novo asfalto, haverá também obras de drenagem e sinalização, sendo que em algumas regiões está programada a colocação de calçadas.
 
Confira as ruas que serão asfaltadas
Rua Capitão João Ribas de Oliveira, entre as ruas Alceu Ferreira e Paul Cézanne – Cajuru - 90m
Rua Expedicionário Epitácio Peixoto de Morais, entre as ruas Araguaia e Delouds Zílio Homann – Capão da Imbúia - 125m
Rua Manoela de la Cruz Quintana, entre as ruas Catulo da Paixão Cearense e Cordilheira dos Andes – Cajuru - 85m
Rua Reginaldo Antonio Wacheski, entre a rua Rutildo Pulido e Final de Rua – Cajuru - 56m
Rua Desembargador Edison Nobre De Lacerda, entre as ruas Praxedes Silva Avelleda e Engenheiro Ronald Machado da Luz – Santa Felicidade - 450m
Rua Emílio Belloni, entre a rua João Menegusso e final de rua – Santa Felicidade - 60m
Rua João Volpe, entre as ruas Domingos Benatto e Astolpho Macedo Souza – Butiatuvinha - 300m
Rua Otto Willi Michaelis, entre o Contorno Norte e final de rua – Butiatuvinha -220m
Rua Vitória da Conquista, entre o antipó existente e o final de rua – Santa Felicidade - 55m
Rua Alexandre Naldoni, entre as ruas Arthur Martins Franco e Bernardo Meyer – CIC - 120m
Rua Professor Newton Stadler de Souza, entre as ruas José Mulaski Gebert e Doutor Paulo Bittencourt – Tatuquara - 163m
Rua Roberto de Oliveira, entre a rua Doutor César Pernetta e Travessa Dina Sfat – Tatuquara - 45m
Travessa Dina Sfat, entre as ruas Enette Dubard e Roberto de Oliveira – Tatuquara - 67m
Travessa Domingues Paulino Neto, entre a rua Ricardo Emílio Michel e o final de rua – CIC - 92m
Travessa Maria Leonardi Caiado, entre a rua Ricardo Emilio Michel e final de rua – CIC -112m
Rua André Ferreira Camargo (pavimentação), entre as ruas Octacyr Reinaldo  Mion e Antonio Floriano Filho - Xaxim - 200m
Rua Elza De Lara Zanelatto (pavimentação), entre a rua Guilherme Nievola e Final de Rua  - Xaxim - 81m
Rua João Alfredo Dilger (pavimentação), entre a rua Santo Bozzi e Final de Rua- Xaxim - 100m
Rua Octacyr Reinaldo Mion (pavimentação), 63,00 metros até a Rua Vitor Stec e  André Ferreira Camargo + 38,00 metros - Xaxim - 101m
Rua Vitor Stec (pavimentação), entre as ruas Octacyr Reinaldo Mion e Antonio Floriano Filho - Xaxim - 182m
Rua Professor Manoel De Oliveira Franco Sobrinho (pavimentação), entre a rua Delegado Bruno de Almeida e Final de Rua (Domingos Bruno do  Amaral) – Campo do Santana. 690m
Rua Vitor Stec (calçamento), entre as ruas Octacyr Reinaldo Mion e Antonio Floriano Filho - Xaxim - 364m
Rua Ada Macaggi, entre as ruas Guglielmo Marconi e José Lins do Rêgo – Bairro Alto - 320m
Rua Aurea Brittes De Oliveira, entre as ruas José Ribeiro de Cristo e Judith de Freitas Granato - Pilarzinho - 215m
Rua Bento Ribeiro, entre as ruas Ângelo Breseguello e Wilson Portugal Lobato – Bairro Alto - 350m
Rua Calixto de Jesus, entre as ruas Francisco Guilherme Bahr e Mariano Alves do Nascimento - Tingui - 70m
Rua Cora Coralina, entre as ruas Itaciano Marcondes + 75,00 metros e Pedro Kulik+ 130 m ( toda a extensão) – Santa Cândida - 370m
Rua José Lins do Rêgo, entre a rua Ada Macaggi e Rio Bacacheri – Bairro Alto - 100m
Rua Visconde de Abaeté, entre o Rio Bacacheri e Coronel Domingos Soares – Bairro Alto -100m
Rua Antônio Schiebel, entre as ruas Anne Frank e Carlos de Laet – Boqueirão - 238m
Rua Irati, entre as ruas Curupaitis e Pretextato Taborda Junior – Santa Quitéria - 630m

Richa anuncia a maior contratação de policiais já feita no Paraná

Governador Beto Richa autoriza a contratação de 2 mil novos policiais militares e 689 policiais civis.Curitiba, 141/09/2011.Foto: Orlando kissner / AENotícias


O governador Beto Richa autorizou, ontem,  a contratação imediata de 2 mil policiais militares e 695 policiais civis aprovados em concursos. É a maior contratação de policiais já realizada no Paraná. Richa determinou também que, a partir das novas contratações, sejam ativados dois novos batalhões da PM, em 180 dias: o Batalhão de Fronteira, com sede em Marechal Cândido Rondon, e o 22º Batalhão da Região Metropolitana de Curitiba, com sede em Colombo. O governador anunciou ainda implantação da primeira base descentralizada do Grupamento de Aviação Operacional, com sede em Foz do Iguaçu, e a implantação do comando regional da PM em Cascavel.
“Este é um primeiro passo para começarmos a blindar a nossa fronteira, que é a principal entrada de armamento pesado e de drogas no País. As medidas permitirão em breve grandes operações conjuntas com todas as forças de segurança do Estado e federais naquela região, onde já funciona o primeiro Gabinete de Gestão Integrada do País”, afirmou Richa.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, o novo Batalhão de Fronteira será uma unidade de elite, com 500 homens especialmente treinados e divididos em duas companhias, em Guaíra e em Santo Antônio do Sudoeste. O secretário disse que as medidas anunciadas por Richa representam o início das ações concretas previstas no programa Paraná Seguro. “O governador mostra a prioridade do governo e adota medidas fundamentais para a reestruturação das unidades responsáveis pela segurança pública, oferecendo condições de trabalho para a repressão da criminalidade e da violência, que são o maior desejo da população hoje”, disse Almeida César.
Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, a descentralização das forças policiais voltadas para a região de fronteira é extremamente importante, porque o Estado passa a cuidar melhor de uma área que exige muita atenção. “Ter um batalhão de fronteira, num modelo diferenciado, de operações especiais, com frações no Noroeste e no Sudoeste, junto com o comando regional de Cascavel e o grupamento aéreo fortalecendo Foz do Iguaçu, permite começar uma blindagem da fronteira do Paraná”, afirmou Scheremeta. “Vemos essa ação com muita satisfação, porque mostra a preocupação do governo Beto Richa em cumprir compromissos e principalmente dar à população além uma segurança efetiva”, afirmou.
As contratações autorizadas para a Polícia Civil representam 20% do efetivo atual. “Neste momento, apesar de todas as dificuldades financeiras que herdamos, conseguimos recompor o quadro da Polícia Civil em 20% e isso é uma grande conquista”, disse o governador. Richa lembrou que o Programa Paraná Seguro prevê a contratação, até 2014, de 8 mil policiais militares e 2.200 policiais civis (400 delegados, 600 escrivãos e 1.200 investigadores).
POLICIAIS NAS RUAS — A preparação de parte dos policiais aprovados nos concursos começa nos próximos dias, mas no caso da Polícia Civil, a contratação representa a colocação imediata de 700 policiais nas ruas.
“Vamos retirar 700 policiais dos serviços administrativos nas delegacias e colocá-los nas ruas, para investigar. Eles serão substituídos pelos novos contratados, que atuarão na área administrativa até que todos possam entrar para o curso de formação da Escola de Polícia, que de imediato deve receber 215 investigadores que estavam no serviço administrativo”, disse o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto. O quadro atual da corporação é de 3.563 policiais civis.
Entre os policiais civis a serem convocados, 667 serão investigadores, 25 escrivães e sete papiloscopistas. O edital da investigação de conduta dos aprovados está disponível no site da Polícia Civil: www.policiacivil.pr.gov.br. A publicação foi feita na tarde de terça-feira (13) e, na próxima semana, caso não haja recurso, os candidatos aprovados poderão ser chamados para se apresentar na Secretaria de Segurança Pública com a documentação necessária.
Ainda conforme Michelotto, todos os policiais formados e que trabalham no setor administrativo poderão atuar nas ruas, enquanto os estagiários fazem função burocrática. O delegado da Divisão de Infraestrutura, Benedito Gonçalves Neto, ressalta que 1,4 mil candidatos aprovados no concurso do ano passado também serão convocados para fazer o teste de aptidão física e outras fases da seleção. Dessa forma, assim que houver vaga na Escola Superior da Polícia Civil, eles poderão ser chamados a compor o efetivo.
A escola da Polícia Civil tem capacidade para 370 alunos, mas de acordo com o delegado-chefe, estão sendo feitas negociações com faculdades no interior do Estado para parcerias que irão acelerar o processo de formação dos policiais. As primeiras conversas estão ocorrendo com Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu.
MILITAR – Quanto à Polícia Militar, 275 policiais e 51 bombeiros aprovados no concurso em 2009 já passaram pelas quatro fases de avaliação. Eles poderão ingressar na Academia Policial do Guatupê nos próximos dias. O curso demora cerca de um ano. Os outros 1.725 policiais e 449 bombeiros serão convocados e passarão pelas fases de análise no processo. A previsão é de que o próximo grupo comece o treinamento nos primeiros meses de 2012. A capacidade da academia é de 2,5 mil alunos por ano.
A primeira fase do processo seletivo, após a aprovação dos candidatos nos concursos da PM, avalia a aptidão física, a segunda analisa a sanidade física e mental, e a terceira faz investigação documental e social. Depois disso, podem começa o treinamento. A PM conta hoje com 16.648 policiais.
O anúncio da contratação de policiais foi realizado no Palácio das Araucárias, na presença dos deputados estaduais Ademar Traiano, Elio Rusch, Mauro Moraes, Plauto Miro Guimarães e Valdir Rossoni, além de diversos comandantes da PM, delegados da Polícia Civil e outras autoridades.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Luciano Ducci confirma recursos para obras do metrô


principalO prefeito Luciano Ducci confirmou nesta quarta-feira (14) a proposta do governo federal de financiar a maior parte dos investimentos para a construção da primeira fase do Metrô de Curitiba. “Estamos muito perto de uma conquista histórica para a nossa população. O Metrô entre Pinheirinho/CIC Sul e o Centro vai atender 400 mil passageiros por dia”, disse Ducci.
 O custo estimado dos primeiros 14,3 km da obra é de R$ 2,2 bilhões. Junto ao governo federal, Curitiba pleiteia R$ 1,1 bilhão. O Governo do Estado deve investir R$ 300 milhões, da prefeitura e da parceria público-privada são mais R$ 650 milhões. Outros R$ 250 milhões são esperados através de isenção de ICMS.

Mobilidade

“O Metrô é uma solução à altura da população de Curitiba e uma prova da articulação dos curitibanos em todos os níveis, porque envolve Prefeitura, Governo do Estado, governo federal e sociedade civil, todos juntos, trabalhando neste importante projeto para a cidade”, disse Ducci.
Renovação - O prefeito adianta ainda que o metrô “é uma solução técnica que vem se somar à grande renovação do sistema de transporte de Curitiba”. Entre os avanços no setor, Ducci aponta a implantação do “Ligeirão no Boqueirão e no Pinheirinho e, mais adiante, no Santa Cândida; o novo Expresso no Eixo Centenário/Campo Comprido agora em outubro; os 557 novos ônibus que entram no sistema neste ano; e o ônibus híbrido elétrico que vem em 2012”.
O projeto do metrô de Curitiba está inscrito no PAC da Mobilidade. São pleiteados recursos para a primeira fase que liga a CIC ao centro da cidade. “Curitiba tem o melhor e mais adiantado projeto e também temos pouquíssimos casos para desapropriação de terrenos”, disse Ducci.
principal
Com 14,2 quilômetros de extensão, e 13 estações, desde a CIC-Sul a Rua das Flores, a primeira fase, chamada Linha Azul, está orçada em R$ 2,25 bilhões. A frota terá 18 trens, compostos de cinco carros cada, com capacidade para 1.450 passageiros. Cada trem tem capacidade equivale a um ônibus biarticulado.
Norte-Sul - O custo total do metrô curitibano é estimado em R$ 3,25 bilhões para 22,4 quilômetros em toda a sua extensão, desde o Terminal CIC Sul (no cruzamento do Contorno Sul com a BR 116) ao Terminal Santa Cândida, no Norte da cidade. Serão 21 estações para veículos compostos por cinco carros e capacidade para 1.450 passageiros.
A única desapropriação prevista será para a construção do complexo CIC-Sul, perto do Contorno Sul, perto da estação. No local ficará o pátio de manobra dos trens, as salas de controle e também áreas de manutenção.
O trajeto do metrô será por baixo da canaleta do ônibus expresso que liga o Sul ao Norte da cidade. E este é o grande diferencial do projeto de Curitiba, pois a canaleta desativada e transformada num grande corredor para pedestres e numa ciclovia, tendo ainda outro modal de transporte.

Metrô de Curitiba em números
Extensão: terá 22 km (3 Km em via elevada e 19 km subterrâneos)
Ligação: do Terminal CIC Sul ao Terminal Santa Cândida
Estações: 21 estações, espaçadas em média a uma distância de 1 quilômetro
Itinerário: A partir da BR, será sob a Rua André Ferreira Barbosa, numa extensão de 2Km até a Av. Winston Churchill, e por ela, sob a canaleta do ônibus expresso, até o Terminal Capão Raso; sempre sob a via, seguirá pela Av. República Argentina e Av. Sete de Setembro, até a Praça Eufrásio Correia. A partir da Praça, seguirá pela Rua Barão do Rio Branco e Riachuelo até a Av. João Gualberto e Av. Paraná, até o Terminal Santa Cândida.
Investimentos: Total: R 3,25 bilhões
Primeira fase - R$ 2,25 bilhões (do Pinheirinho a Rua das Flores / 13 estações, 14,2 Km)

terça-feira, 13 de setembro de 2011


Provopar inicia programa de qualificação de famílias de baixa renda


A Coordenadoria de Qualificação Profissional e Geração de Rendas do Provopar está realizando, desde o mês de agosto, na Estação das Artes, em Morretes, curso de gestão para um grupo de 20 artesãos, para melhorar e qualificar a produção de artesanato no Litoral do Paraná. O curso é o primeiro de uma série programada para gerar oportunidade de renda para famílias do Litoral e de outras regiões do Estado, especialmente em municípios de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Foto: ProvoparA Coordenadoria de Qualificação Profissional e Geração de Rendas do Provopar está realizando, desde o mês de agosto, na Estação das Artes, em Morretes, curso de gestão para um grupo de 20 artesãos, para melhorar e qualificar a produção de artesanato no Litoral do Paraná. O curso é o primeiro de uma série programada para gerar oportunidade de renda para famílias do Litoral e de outras regiões do Estado, especialmente em municípios de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
O curso em Morretes terá 96 horas/aulas. São seis módulos de 16 horas/aulas cada. O encerramento está programado para o mês de outubro, mas a equipe do Provopar pretende acompanhar o design dos produtos (projetos e produção) até sua aceitação pelo mercado.

Segundo a coordenadora Ana Maria Taques Ghignone, os cursos serão realizados ainda este ano em mais quatro cidades do Litoral: Antonina, Guaratuba, Matinhos e Paranaguá. “No ano que vem vamos atender o interior do Estado, em especial os municípios de baixo IDH”, disse.

Além da qualificação profissional, os cursos procuram despertar nas pessoas o espírito empreendedor. A meta é formar milhares de empreendedores no interior do Paraná, gerando emprego e renda. “O nosso objetivo é coordenar a execução de cursos de qualificação profissional para adolescentes, jovens e adultos, visando sua integração social e emancipação econômica, através da geração de renda”, afirmou Ana Ghignone.

O curso não será voltado apenas para os artesãos, como ocorre atualmente em Morretes. Ele faz parte de um projeto muito mais amplo, denominado “Meu futuro, meu negócio”, que busca criar oportunidades de geração de renda para famílias vulneráveis socialmente, que buscam a conquista da autonomia. Estas famílias são convidadas inicialmente a participar de ações de capacitação e qualificação, com objetivo de desenvolver as características empreendedoras pessoais.

“O despertar para novas possibilidades de crescimento e geração de trabalho e renda, através da criação de produtos artesanais e ou serviços, estimula a continuidade na ação. Dependendo do grupo, que é formado por representantes destas famílias, maiores de 16 anos, novos desafios são propostos, para que estejam preparados para as oportunidades que o mercado oferece”, destacou Ana Ghignone.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pesquisa mostra Beto Richa com 72,4% de aprovação

Administração estadual foi considerada ótima ou boa por 56,1% dos entrevistados, que já apontam melhorias nos serviços prestados pelo governo. 
(blog - Fabio Campana)
O  governo Beto Richa tem 72,4% de aprovação da população do Paraná, de acordo com pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (12) pelo jornal Gazeta do Povo, de Curitiba. A administração estadual foi avaliada como ótima ou boa por 56,1% dos
entrevistados. O levantamento mostra que, apesar do pouco tempo de governo, os paranaenses já sentiram melhorias nas áreas de segurança, saúde, pavimentação e educação.
“O resultado dessa pesquisa aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e mostra que estamos no caminho certo”, disse Beto Richa. “Serve também de estímulo para continuarmos em frente, trabalhando com muito vigor no cumprimento das metas do nosso plano de governo e atendendo aos anseios e  expectativas dos paranaenses”, afirmou o governador.
Segundo Richa, as áreas onde houve percepção de melhora pela população são as que ele considera prioritárias para a gestão. O governador ressaltou o lançamento do programa Paraná Seguro, que prevê o aumento do efetivo e
reaparelhamento das forças policiais, os investimentos na contratação deservidores e equipamentos para os hospitais regionais, além de equacionar graves problemas orçamentários da área de saúde.
Na educação, disse Richa, o vice-governador Flávio Arns faz um trabalho
exemplar na reestruturação das escolas e na busca da valorização dos
profissionais do magistério. Em relação às obras de infraestrutura o
governador afirma que vários projetos foram liberados neste início de
governo e que muitas obras ainda serão realizadas.
Para o deputado estadual Valdir Rossoni, vice-presidente do PSDB, o
resultado da pesquisa não surpreende. “Beto Richa é um ótimo
administrador. Realizou um excelente trabalho à frente da Prefeitura de
Curitiba e agora demonstra que sabe fazer também no governo do Estado.
Isso sem falar que neste início de governo o Beto teve que se preocupar em
pagar contas deixadas pelo antecessor. Tenho certeza que o índice de
aprovação subirá em breve”, afirmou o presidente da Assembleia  Legislativa.
O líder do governo no Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse
que a aprovação do governo Beto Richa simboliza o novo momento que o
Paraná vive. “Com o espírito agregador do governador Beto Richa, todos
notam que o Paraná está em processo de evolução contínuo. Novos
investimentos e uma perspectiva de futuro cada vez melhor atingem
diretamente a população e aquecem a economia. É um novo momento”, disse
Traiano.
FACEBOOK – Ao postar uma mensagem sobre o resultado da pesquisa no perfil
pessoal que mantém na rede social Facebook, o governador afirmou que é
perceptível a todos que o Paraná vive um novo momento – de respeito,
oportunidades e progresso. “Reflexo das medidas que adotamos até agora e
que trarão benefícios concretos para todos os segmentos e uma vida melhor
para as nossas famílias”, destacou. Richa afirmou ainda que os desafios
são grandes, mas a disposição para o trabalho é muito maior. “Vamos em
frente”, postou.
O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.652 pessoas, em 80 municípios do
estado, entre os dias 1º e 7 de setembro. A margem de erro informada foi
de dois pontos porcentuais.

Conserto de sapatos é feito como há 100 anos


principal

Mercado Municipal

Bastante comuns no século passado, quando os sapatos dominavam os pés masculinos e femininos, as sapatarias hoje em dia são estabelecimentos raros de se encontrar na cidade. A atividade sobrevive, no entanto, e ainda é possível trocar a sola daquele sapato favorito ou dar um retoque na bota predileta.
No Mercado Municipal de Curitiba, ponto gastronômico tradicional da cidade, esse serviço também pode ser encontrado. Desde o dia 10 de outubro de 1982, no Box 327 do Mercado, João Francisco de Jesus, de 59 anos, conserta sapatos, botas, tênis, jaquetas, bolas e outros materiais com couro. A sapataria Rápido Capricho fica perto da entrada C do Mercado Municipal, na rua da Paz. "Há 29 anos estou atendendo aqui neste mesmo ponto. Minha profissão toda vida foi esta", disse João Francisco.
O trabalho solitário exige bastante atenção e concentração. O silêncio da sapataria só é interrompido quando a máquina inglesa de costura, do tipo patente elástica, está em funcionamento. Vistoso, o equipamento chama a atenção de quem passa em frente à sapataria. "Essa máquina tem entre 80 e 100 anos. É uma raridade e funciona perfeitamente. É o meu braço direito, faço qualquer tipo de costura com ela", diz o sapateiro.
Quando não está na máquina, o trabalho é feito de forma artesanal no fundo da sapataria. Daí o acompanhamento é com as músicas vindas do pequeno rádio à pilha preso na parede. João Francisco trabalha das 7h às 17h. Depois deste horário, o sapateiro vira atleta. "Dia sim, dia não, vou correndo para Pinhais, onde moro. São 50 minutos de corrida", contou.
João Francisco participa de corridas de rua da Prefeitura de Curitiba. Nos anos de 2004 e 2005 ele participou das Maratonas de Curitiba. Atualmente, ele participa de corridas de 10 km. "A gente vai pegando idade e precisa cuidar da saúde", definiu, em forma, o sapateiro. Liziane Hauer é cliente antiga da sapataria Rápido Capricho. "Ele trabalha bem e o preço é bom", conta, ao pegar uma bota que estava no conserto.
Além de sapatos, nos corredores do Mercado Municipal também é possível encontrar uma loja de costura, cabeleireiro, barbeiro, relojoaria, tabacaria, loja de calçados, de celulares e de roupas japonesas.

Obras - O Mercado Municipal está passando pela maior obra de revitalização em seus 53 anos de existência. O local ganhará mais 18,6 mil metros quadrados. Após a conclusão das obras, prevista para o fim deste ano, a praça de alimentação passará de 600 para 1.350 lugares oferecendo mais conforto e comodidade para clientes e funcionários.
Além da reforma na praça de alimentação, outra frente de obras está construindo a nova entrada do Mercado Municipal, pela rua Sete de Setembro. Será erguida no local uma moderna fachada. No hall da nova entrada será feita uma arena para aulas-shows de gastronomia.
O piso superior da ala da rua General Carneiro, onde antes ficavam as salas de administração do Mercado, está sendo transformado em um mezanino para lanchonetes, com vista para as bancas de frutas e hortaliças. No fundo, estão sendo construídos banheiros exclusivos para funcionários e comerciantes. Os caixas-automáticos de bancos, hoje espalhados em diferentes pontos, ficarão em espaço comum, perto dos novos banheiros.

Funcionamento - O Mercado Municipal de Curitiba funciona das 7h às 18h de terça a sábado. Nas segundas-feiras o horário de funcionamento é das 7h às 14h e, aos domingos, das 7h às 13h, com a praça de alimentação aberta até as 15h. O Mercado fica na avenida Sete de Setembro, 1865.

domingo, 11 de setembro de 2011

Células de gordura podem ajudar cabelo a crescer

CALVÍCIE

Experimentos indicam que as células-tronco do cabelo são controladas pela gordura


Uma  equipe de pesquisadores da Universidade de Yale divulgou um estudo na última semana onde afirma ter descoberto um possível tratamento para reverter o possível problema de calvície.
Células de pele ricas em gordura teriam sido identificadas como fonte das substâncias necessárias para fazer o cabelo crescer. Experimentos realizados em camundongos, publicados na revista cientifica “Cell”, indicaram que as células-tronco do cabelo são controladas pela gordura.
Ao injetar um tipo específico de célula gordurosa, foi registrado um aumento significativo no crescimento de pelos nos camundongos. De acordo com os cientistas, houve um aumento de quatro vezes no número de células gordurosas em volta de um folículo de cabelo quando este começou a crescer.
Foram observados que os camundongos não conseguiam produzir estas células ricas em gordura. O cabelo normalmente cresce em ciclos, mas, nos animais com este problema, os folículos ficaram presos em um estágio inerte.
O estudo mostrou ainda que estas células produziram uma substância química  – um fator de crescimento derivado das plaquetas do sangue – cem  vezes mais do que as células em sua volta. Ao injetarem o fator de crescimento na pele dos camundongos com esse problema, o processo de crescimento dos folículos aumentou em 86%.
A equipe de pesquisa continua tentando identificar outras substâncias químicas que possam se envolver neste mesmo processo. Entretanto, não sabem se os mesmos processos químicos ocorrem com seres humanos. Pesquisas anteriores realizados com homens mostraram que partes calvas do couro cabeludo têm o mesmo número de células-tronco que as áreas com cabelo.
“Se nós conseguirmos fazer essas células gordas da pele ‘conversar’ com as células-tronco inertes na base dos folículos do cabelo, podemos conseguir fazer o cabelo crescer novamente”, afirmou a professora Valerie Horsley, de Yale.
O estudo indicou que as células ricas em gordura podem ter outras funções envolvendo células-tronco, tais como a formação de tumores ou a cura de ferimentos.

Asfalto novo em 77 km de ruas neste mês


principal
Estão previstas para este mês obras de pavimentação em 77 quilômetros de ruas em Curitiba. A Prefeitura está levando o asfalto novo para 74 ruas da cidade, acabando com saibro e substituindo o antipó.
“A Prefeitura tem investido na melhoria da malha viária da cidade, pensando na segurança de pedestres, motoristas e no conforto do transporte coletivo”, diz o prefeito Luciano Ducci. Somente em setembro, os investimentos em pavimentação somam mais de R$ 161 milhões, beneficiando diretamente moradores de 45 bairros da cidade.
São obras como a da Linha Verde Norte, onde está sendo construída uma nova marginal, ou a pavimentação da rua Eduardo Pinto da Rocha, que está acabando a lama nos dias de chuva e a poeira dos dias secos.

Antonio de Paula - Junto da recuperação do antipó, a Prefeitura está implantando asfalto novo em ruas importantes da cidade. Uma das áreas beneficiadas é a rua Desembargador Antônio de Paula, que cruza os bairros do Alto Boqueirão e Boqueirão, beneficiando 193 mil pessoas. Estão sendo recuperados 2.400 metros, entre a rua Francisco Derosso e a avenida Marechal Floriano Peixoto.
Outra obra de impacto na cidade é a pavimentação de 5,5 quilômetros da rua Eduardo Pinto da Rocha. A obra vai beneficiar a 137 mil moradores dos bairros do Umbará, Sítio Cercado, Ganchinho e Alto Boqueirão. A revitalização da rua foi aprovada pelos moradores da região.
O presidente da União das Associações dos Moradores e Clubes de Mães do Bairro Novo, Armando Ferreira, considera que a obra vai promover o desenvolvimento dos bairros. “Os moradores aprovaram esta obra e parabeniza a decisão do prefeito Luciano Ducci”, diz Ferreira, que representa 110 associações comunitárias.
Anel Viário - Também está em obras o Anel Viário, que prevê a revitalização do pavimento, das calçadas e a adequação da sinalização semafórica em 25 quilômetros de um conjunto de ruas, formando um anel ao redor do centro de Curitiba. O objetivo é melhorar a mobilidade e desafogar o trânsito em toda a região central.
Passando por oito bairros - Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde -, o Anel Viário vai ajudar a desafogar o trânsito na área central com deslocamentos mais seguros e contínuos. Os motoristas poderão até percorrer distâncias maiores, mas os tempos de deslocamentos serão menores e eles encontrarão mais fluidez. No sentido horário, o Anel Viário terá 11,6 quilômetros de ruas e no sentido anti-horário, outros 13 quilômetros.

Linha Verde - As ruas do binário Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, na região do Cristo Rei, estão ganhando nova rede de drenagem. As obras fazem parte da Linha Verde Norte, que está urbanizando a rodovia entre o Jardim Botânico e o avenida Victor Ferreira do Amaral , no Tarumã.
Outra frente de trabalho é da colocação novas galerias pluviais que estão sendo construídas ao longo da Linha Verde. O trabalho está concentrado nas vias marginais da rodovia e nas ruas que vão formar o binário Roberto Cichon/Agamenon Magalhães. 
Nesta etapa, as equipes estão preparando a via marginal que vai receber o fluxo de veículos que hoje transita na rodovia.
Esta obra não afeta o tráfego de que passa pela atual rodovia. Serão colocados ao longo da Linha Verde 5,5 quilômetros de nova rede de drenagem nas marginais da BR-116. Nesta etapa a Linha Verde Norte passa por seis bairros: Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã. As obras estão orçadas em R$ 52 milhões com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). 
Outras obras programadas são a transformação do antipó em pavimento definitivo, com obras da recicladora de asfalto nas regionais Santa Felicidade e Portão.

Investimento em pavimentação no mês de setembro: R$ 161,26 milhões
Números de ruas atendidas: 74 ruas
Extensão de ruas atendidas: 77.669,25 metros
Obras da recicladora: 23 ruas – 19 quilômetros