sábado, 1 de maio de 2010

Mais de 5 mil vagas de emprego neste fim de semana na praça Osório

O Dia Internacional do Trabalho, neste sábado 1.º de Maio, será marcado pela 2.ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba na capital. A feira vai até domingo (2), na praça Osório, das 9h às 17h. O evento terá a participação de 52 empresas e serão ofertadas mais de 5 mil vagas de emprego e outras 3 mil para cursos de capacitação e qualificação profissional, graduação e pós-graduação. A feira é promovida pela Prefeitura de Curitiba e as inscrições serão gratuitas.

No ano passado, 64 mil pessoas passaram pela feira, nos dois dias do evento. "Nossa expectativa é atender mais de 70 mil pessoas neste fim de semana. A feira é uma oportunidade de reunir no mesmo local empresas que têm emprego para oferecer e pessoas que procuram uma vaga. Esse é um papel que o poder público pode e deve desempenhar, como agenciador de empregos, oferecendo oportunidades de melhoria de vida", diz Paulo Bracarense, secretário municipal do Trabalho e Emprego.

Um culto ecumênico, às 8h30, irá marcar o início da feira e o atendimento ao público começa às 9h. Serão instaladas 40 barracas na praça Osório para receber empresas de recursos humanos e intermediação de mão de obra, instituições de qualificação profissional, entidades sindicais, empresas de telemarketing e supermercados, além de secretarias e outros órgãos municipais. Instituições de ensino também participarão do evento.

Quem for à feira em busca de oportunidades de emprego deve levar documentos pessoais, como carteiras de identidade e de trabalho, CPF, título de eleitor e, se quiser, um currículo para deixar com as empresas. Além das vagas de emprego, as pessoas que forem a 2.ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba poderão conhecer cursos de capacitação profissional, cursos de qualificação, programas de saúde do trabalhador e serviços de empregabilidade da Prefeitura.

Também estarão disponíveis serviços de auxílio de preenchimento de currículos e confecção de carteiras de trabalho para quem ainda não possui o documento, além de pedidos para segunda via da carteira.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Curitiba recebe na Suécia prêmio de cidade mais sustentável do mundo

Curitiba recebeu, ontem, em Estocolmo, Suécia, o prêmio de cidade mais sustentável do mundo, o Globe Award Sustainable City. "É um reconhecimento que deve ser estendido a cada morador que contribui para tornar a Curitiba uma cidade sustentável. O prêmio aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em planejar e implantar ações que integrem o meio ambiente ao desenvolvimento urbano e social", afirmou o prefeito Luciano Ducci.

O carro-chefe para a escolha de Curitiba foi o programa Biocidade, um sistema de gestão que reúne esforços das diferentes áreas da administração municipal para combater as perdas da biodiversidade no meio ambiente urbano, compatibilizando o desenvolvimento da cidade com a conservação da natureza.

O prêmio foi entregue ao secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, que representou o prefeito Luciano Ducci na cerimônia no Museu Nórdico de Estocolmo. "A integração é o principio máximo da natureza e da sustentabilidade. Com o Biocidade procuramos imitar esse conceito, conectando as ações de cada área do município ao meio ambiente", disse Andreguetto.

O júri avaliou itens como preservação de recursos naturais; bem-estar e relação social nas cidades; inteligência e inovação nos projetos e programas; cultura e lazer; transporte; confiança no setor público e gerenciamento financeiro e patrimonial.

A eleição de Curitiba foi unanimidade entre os jurados que avaliaram ações e programas de várias cidades do mundo. A capital paranaense concorreu ao prêmio com cidades como Sydney, na Austrália; Malmö, na Suécia; Murcia, na Espanha; Songpa, na Coreia do Sul; Stargard Szczecinski, na Polônia.

O objetivo do prêmio é destacar cidades com excelência em desenvolvimento urbano sustentável e torná-las exemplos positivos para outras cidades. Em janeiro, a cidade ganhou o Sustainable Transport Award, em Washington, pela implantação da Linha Verde, que também está integrada ao conceito do Biocidade.

"Curitiba apresentou um plano holístico sólido que integra todos os recursos estratégicos conectados com inovação e sustentabilidade futura", disse Jan Sturesson, presidente do comitê de jurados do Globe Award.

O júri é formado por Jan Sturesson, do World Economic Forum, na Suécia; Lawrence Bloom, membro do Programa Ambiental da ONU; Marilyn Hamilton, fundador da Integral City Meshworks Inc.; C. S. Kiang, professor da Universidade de Pequim; Carlos Arruda, diretor de realações internacionais Fundaçao Dom Cabral.Curitiba apresentou o Biocidade na Conferência Mundial de Sustentabilidade Globe Forum, evento paralelo a premiação. A cidade também ganha dois anos como membro especial do Globe Forum, em 2010 e 2011, e destaque nas Conferências que acontecerão em Dublin, em novembro de 2010, e em Gdansk, em 2011.

Conheça o Biocidade: WWW.biocidade.curitiba.pr.gov.br.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Prefeitura inicia transferência de famílias da margem do Rio Atuba



A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) retirou (ontem) da Vila Higienópolis, ocupação irregular às margens do rio Atuba, as cinco primeiras famílias que sofreram com inundações provocadas pelas chuvas deste fim de semana. As famílias foram reassentadas no Moradias Faxinal, construído no bairro do Santa Cândida.

A relocação das famílias da margem do Atuba está sendo feita em caráter emergencial, já que as chuvas da semana passada agravaram a condição das casas que estão na faixa não edificável do rio. A transferência foi determinada pelo prefeito Luciano Duccci para prevenir novas ocorrências nos pontos mais vulneráveis da ocupação.

Nesta terça-feira (27), mais 25 famílias serão transferidas para o Moradias Faxinal. A previsão é completar, até o fim da semana, 61 reassentamentos. Em maio, serão mais 38 relocações.

A operação de transferência das famílias, coordenada pela Cohab, teve a participação da Administração Regional Boa Vista, da Fundação de Ação Social e da Secretaria Municipal da Saúde. A Prefeitura colocou à disposição dos moradores caminhões e ajuda de mão de obra para a mudança e também forneceu alimentação para as famílias.

O aposentado Djalma dos Santos e sua mulher Luíza Lima dos Santos foram um dos primeiros moradores a deixar a Vila Higienópolis e chegar à casa nova no Moradias Faxinal. Eles estavam há 12 anos na beira do rio e, segundo Luíza, viveram um pesadelo na última sexta-feira (23), quando a água do rio subiu e chegou quase na altura da cintura. "Foi terrível. Fomos levantando as coisas para salvar nossos pertences", contou ela, quando ainda estava na ocupação.

O motorista Marco Rodrigo Guedes e sua mulher Bruna, grávida de oito meses, também não quiseram esperar. Com 22 anos, ele nasceu e foi criado na Vila Hiegienópolis, mas disse que não sentirá saudades do lugar. "Até que enfim, tenho uma casa decente", falou.

Outro morador antigo da Vila, o pedreiro Hélio Alves Ramos, também estava satisfeito com a mudança, depois de viver 32 dos seus 40 anos de vida na área. Com a mulher Dilma e dois filhos, ele conta que não tinha sossego. "A gente vivia sempre alerta. Era só ameaçar chuva e já ficávamos com medo", lembrou. A mesma história é contada pela diarista Vera Aparecida Pinheiro dos Santos, que desde manhã contava as horas que faltavam para a mudança. "Estou muito nervosa, pois não quero mais ficar aqui", dizia ainda na Vila, enquanto carregava o caminhão.

O reassentamento da margem do rio Atuba beneficia um total de 415 famílias, das Vilas Higienópolis 1, 2 e 3 e Paraíso. O empreendimento Moradias Faxinal, destino dos reassentados, está localizado na estrada das Olarias e conta com infraestrutura completa, com redes de água, esgoto, drenagem, luz, iluminação pública, pavimentação. As casas têm até três quartos. A obra significa um investimento de R$ 8,7 milhões, bancada com recursos da Prefeitura e financiamento do programa Pró-Moradia, do governo federal.

As casas onde as primeiras 61 serão reassentadas estavam prontas, mas a entrega das unidades dependia de uma estação elevatória de tratamento de esgoto, obra da Sanepar que deve ficar pronta em meados do próximo mês. Para permitir a transferência imediata das famílias, a Cohab adotou uma solução alternativa de esgoto, com fossa séptica, que funcionará provisoriamente, até que a estação de tratamento seja concluída.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Caminhão Destino Brasil vem a Curitiba na quinta-feira



Curitiba será a próxima parada do caminhão Destino Brasil, projeto itinerante apoiado pelo Ministério do Turismo para mostrar os melhores lugares para se viajar no país. O caminhão chegará à cidade na próxima quinta-feira (29) e ficará estacionado na praça Santos Andrade até sexta-feira (30). No sábado (1) e domingo (2) passará para o parque Barigüi.

O veículo é equipado com sala de cinema 3D com capacidade para 36 pessoas. Na tela, será exibido um filme, com cinco minutos de duração, com dicas sobre lugares diferentes e curiosos, destinos de aventura e romantismo e com boas opções gastronômicas.

O visitante também poderá descobrir os encantos dos 65 principais destinos do Brasil, entre eles, Curitiba, acessando informações em telas de plasma sensíveis ao toque.

Curitiba faz parte do grupo dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro desde 2007. O estudo é realizado pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Ministério do Turismo e do Sebrae e reúne os centros com potencialidade para oferecer atendimento turístico de qualidade e alcançar níveis de competitividade internacional.

"A Prefeitura trabalha para o desenvolvimento sustentável do turismo em Curitiba e para estimular atividades inerentes ao setor, com ações de fomento, promoção e divulgação do produto turístico curitibano. Esse trabalho já é reconhecido em todo o país e levou a cidade a conseguir se destacar como destino indutor", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

A entrada para visitar o caminhão Destino Brasil é gratuita e a programação será dividida em duas etapas. A primeira é direcionada aos profissionais do turismo, nos dias 29 e 30, das 9h às 19h, na praça Santos Andrade, mas a comunidade também pode aproveitar para conhecer o caminhão.

A segunda etapa é destinada somente à comunidade, nos dias 1 e 2, das 9h às 19h, no Parque Barigui.
Ao visitarem o caminhão, os profissionais do turismo também terão orientações para fazer parte do Cadastur - Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo, desenvolvido pelo Ministério do Turismo.

Cidades - O caminhão Destino Brasil iniciou sua trajetória por Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Passou ainda pelas cidades gaúchas de Gramado e Porto Alegre; por Florianópolis, Balneário Camboriú e Joinville, em Santa Catarina; e por Maringá e Londrina, no Paraná.

Depois de Curitiba, seguirá para o Estado de São Paulo até completar mais de 100 dias de viagem por 18 cidades de seis Estados. A estimativa de público visitante é de 98 mil consumidores.


SERVIÇO
Caminhão Destino Brasil

Praça Santos Andrade (para profissionais de turismo e público geral)
Data: dias 29 e 30 de abril
Horário: das 9h às 19h

Parque Barigui (público geral)
Data: dias 1 e 2 de maio
Horário: das 9h às 19h

domingo, 25 de abril de 2010

Programa Biocidade gera desenvolvimento urbano com sustentabilidade ambiental

Desde 2007, Curitiba desenvolveo programa de Biodiversidade Urbana - Biocidade, um sistema de gestão que reúne os esforços das diferentes áreas da administração municipal para combater as perdas da biodiversidade no meio ambiente urbano, compatibilizando o desenvolvimento da cidade com a conservação da natureza.

O programa garantiu a Curitiba o prêmio Globe Award Sustainable City, de cidade mais sustentável do mundo. O prêmio será entregue na próxima semana em Estocolmo, Suécia. A premiação é organizada pelo Globe Forum. Curitiba concorreu com Sydney, na Austrália; Malmö, na Suécia; Murcia, na Espanha; Songpa, na Coreia do Sul; Stargard Szczecinski, na Polônia.

O programa Biocidade é inovador porque tem uma visão integrada da ação ambiental, colocando o meio ambiente na agenda de todos os setores e todos os projetos da administração. Esse é o grande diferencial de Curitiba", afirma o prefeito Luciano Ducci.

Os objetivos principais do Biocidade são resgatar, manter e valorizar a flora nativa e pesquisar novas espécies de plantas regionais com potencial ornamental. "Nossa meta é produzir e reintroduzir essas espécies nas áreas de preservação, arborização de ruas, parques e praças, jardins e quintais", destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

Pesquisa - No Jardim Botânico, a Prefeitura instalou dois novos instrumentos que contribuem para a recuperação da biodiversidade. Um deles é uma estufa para estudo do ciclo da vida, dos hábitos de crescimento, dos padrões de desenvolvimento e dos métodos de propagação das espécies da flora nativa de potencial ornamental, e também de espécies ameaçadas de extinção.

Simultaneamente, a Prefeitura montou um Jardim Demonstrativo, no Jardim Botânico, para estimular os visitantes a valorizarem as plantas ornamentais nativas. Com uma área de 600 metros quadrados, o jardim expõe aos visitantes 80 plantas ornamentais nativas. A maioria das espécies que estão no jardim é de Curitiba e região. Algumas plantas que estão no Jardim podem ser encontradas no mercado.

O Jardim Demonstrativo e a estufa não são os únicos elos entre o Biocidade e a população. Diferentes ações educativas foram feitas pela Prefeitura para aprofundar a percepção dos cidadãos sobre a importância das espécies nativas para o ecossistema urbano, levando a sociedade a valorizar o meio ambiente como patrimônio natural.

Parques Particulares - Outro mecanismo criado pela Prefeitura para promover a preservação e conservação de espécies da flora nativa são os incentivos fiscais como a Lei da Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal. Estas reservas pertencem ao Sistema de Unidades de Conservação e são equivalentes a um parque particular. Atualmente, a cidade conta com três RPPNMs, que somam 27.600 metros quadrados de floresta perpetuamente protegidas.

A flora nativa também é foco especial do Viva Barigui - Planejamento Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Barigui, que abrange a terça parte do território do município. Além de preservar e recuperar a integridade da bacia, ordenando a ocupação do solo e despoluindo as águas, esse Plano conservará a paisagem regional e as suas áreas verdes.

O Viva Barigui também está propiciando a criação de novas unidades de conservação e de lazer na bacia do rio, possibilitando a implantação da Via Parque, avenida que terá a função de consolidar o Parque Linear do Barigui e delimitar concretamente a área de preservação, impedindo ocupações irregulares ao longo dos 45 quilômetros que o rio percorre em Curitiba.

Além das três RPPNs, que estão localizadas na bacia do Barigui, a Prefeitura implantou o parque Cambuí e estuda a criação de novos parques e áreas de lazer que ajudem a preservar ou a recuperar as margens do rio.

O Biocidade também está presente nos programas de habitação popular da cidade, hoje voltados para realocação de famílias que vivem perto de rios e córregos. No Barigui, por exemplo, até 2011 serão transferidas 1.124 famílias, 750 ainda em 2009. As transferências já começaram com 43 famílias que saíram da Vila Nova Barigui para o Moradias Aquarela.

Com a saída das famílias, a Secretaria do Meio Ambiente recupera as margens dos rios com vegetação nativa e implanta equipamentos de lazer para evitar invasões. O mesmo está acontecendo em outras bacias hídricas da cidade.

Transporte - A Linha Verde, novo corredor de transporte da cidade, está diretamente conectada ao Biocidade. Seis, dos 14 ônibus da linha Pinheirinho-Carlos Gomes, estão rodando com biocombustível puro (B100). Medições técnicas mostraram um índice de opacidade (emissão de fumaça) 25% menor e redução de 19% de óxido de nitrogênio, e uma redução de 30% nas emissões de monóxido de carbono (CO).

Pouco a pouco, a população vê crescer um parque entre os bairros Pinheirinho e Parolin, no trecho inicial da Linha Verde. Cinco mil mudas de árvores de 22 espécies nativas, escolhidas entre tipos ornamentais e frutíferos, foram plantadas ao longo da Linha Verde. A maior concentração de árvores é ao lado das estações e plantio mais espaçado nos canteiros paralelos às pistas de circulação de ônibus e automóveis.

As cinco estações de embarque e desembarque da Linha Verde contam com um sistema de climatização que funciona com consumo mínimo de energia e produz um resfriamento no interior dos tubos, oferecendo mais conforto aos usuários do novo corredor de transporte da cidade. O "sistema evaporativo", como é conhecido o tipo de climatização tem baixo custo de instalação e manutenção e é considerado ambientalmente correto.

O funcionamento é acionado por um botão, no interior do tubo. O mecanismo de refrigeração do ar é alimentado por energia elétrica, mas consome apenas um décimo da energia necessária para o funcionamento de um aparelho de ar condicionado.
Outra vantagem em relação a estes aparelhos é que, usando a água para provocar o resfriamento do ar, não há danos ao meio ambiente. O ar condicionado convencional usa fluidos que agridem a camada de ozônio.

A preocupação ambiental em Curitiba é assim: vai do menor detalhe, como a climatização de uma estaca-tubo, até a implantação de grandes parques. Mas o que realmente faz a diferença é o engajamento do cidadão nessa causa", afirma o prefeito Luciano Ducci.

Curitiba estuda problemas e soluções das mudanças climáticas

Curitiba instalou no fim de 2009, o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas. Composto por representantes da sociedade como universidades, organizações não governamentais e do setor produtivo, o novo Fórum discute estratégias de médio e longo prazo que adapte o planejamento urbano da cidade às mudanças provocadas pelo aquecimento global, respeitando o desenvolvimento local e a cultura da população.

Curitiba também fez o primeiro estudo no Brasil que mostra a importância das florestas urbanas no combate às mudanças do clima. O levantamento que envolveu a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS) demonstrou que as florestas públicas e particulares da cidade têm 1.16 bilhão de tonelada de carbono estocado em sua biomassa (galhos, troncos, folhas e raízes), o que representa 4,25 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO²) a menos no ar. O CO² é um dos principais gases do aquecimento global, e é retirado do ar pelas plantas, principalmente pelas árvores.

Para se ter uma ideia do benefício das florestas para Curitiba, 4,2 milhões de toneladas de CO² são a quantidade liberada por cerca de 1 milhão de veículos circulando durante um ano e meio nas ruas da cidade.

Além de conhecer a quantidade de poluição que é retirada do ar pelas áreas verdes, a cidade saberá, ainda em 2010, o quanto suas atividades socioeconômicas contribuem para o aquecimento global. A pesquisa que já começou está analisando desde as emissões de gases pelas frotas de veículos, indústrias, comércio, até as atividades agropecuárias. As principais emissões são por dióxido de carbono (CO²), metano (CH4), Ozônio (O3) e outros