sábado, 28 de novembro de 2009

Eleição do Conselho Tutelar será neste domingo, dia 29


Acontecerá neste domingo (29) a eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Curitiba, nas nove Regionais da Prefeitura (veja abaixo os locais de votação).

Todos os eleitores da capital poderão votar no candidato de sua região, das 8h às 17h. Para isso, basta apresentar a carteira de identidade e o título de eleitor.

A eleição será coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), com apoio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente e do Ministério Público Estadual.

"Será um dia importante e democrático, quando a população poderá eleger seu representante no conselho", disse a presidente do Comtiba, Marilene Bizzi Gonçalves.

O Conselho Tutelar é um órgão independente do poder público, criado a partir da regulamentação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, com a missão de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes do país. Cada cidade brasileira deve manter uma ou mais unidades do Conselho.

O órgão, que atua em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), recebe denúncias e reclamações em relação à violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes e a situações de violação do ECA.

Além de meninos e meninas, o Conselho atende os pais, solicita serviços públicos na área de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.

O Conselho também fiscaliza entidades e programas de atendimento a crianças e adolescentes e pode aplicar medidas de proteção quando os direitos são violados, além de encaminhar denúncias para os órgãos competentes, como o MP, a Defensoria Pública e o Juizado da Infância e da Juventude.

Eleição do Conselho Tutelar
Domingo, 29 de novembro - das 8h às 17h
Mais informações: (41) 3250-7918 ou (41)3250-7927


--------------------------------------------------------------------------------

Locais de votação nas Regionais:

Bairro Novo
Escola Municipal Bairro Novo do CAIC
Rua Pastor Valdomiro Bileski, 71 - Sitio Cercado

Boa Vista
Escola Municipal Ricardo Krieger
Rua Maria Geronasso do Rosário, 346 - Boa Vista

Boqueirão
Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo
Rua Carlos de Laet , 4130 - Boqueirão

Cajuru
Escola Municipal Durival de Britto e Silva
Rua Emília Bertolini, 44 - Cajuru

CIC
Escola Municipal Otto Bracarense Costa
Rua Desembargador Cid Campelo, 4.061 - Cidade Industrial

Matriz
Ceebja Paulo Freire (antigo Colégio da Polícia Militar)
Rua Almirante Gonçalves, 1.423 - Rebouças

Pinheirinho
Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira
Rua: Leon Nicola, s/n - Pinheirinho

Portão
Escola Municipal Papa João XXIII
Rua Itacolomi, 700 - Portão

Santa Felicidade
Escola Municipal Vinhedos
Rua Zem Bertapelle, 55 - Santa Felicidade

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Maratona de Curitiba teve recorde de 5.350 participantes



O gaúcho Claudir Rodrigues e a queniana Jacqueline Chebor venceram a 13ª Maratona de Curitiba, que reuniu o número recorde de 5.350 participantes. Eles repetiram a dobradinha de 2008. Foi a terceira vitória consecutiva de Jacqueline, com o tempo de 2 horas, 49 minutos e 36 segundos. O tricampeão Rodrigues marcou o tempo de 2 horas, 20 minutos e 15 segundos. Ele também venceu a Maratona de Curitiba em 2005. Os curitibanos melhor colocados foram Rosângela Gavinski e Dione D'Agostini, 4º e 6 º lugares na maratona feminina.

Claudir Rodrigues e Jacqueline Chebor receberam, cada um, o prêmio de R$ 12 mil, pago com o valor arrecadado com as inscrições. O prefeito Beto Richa entregou as premiações e destacou a importância e a organização do evento. "A maratona é uma tradição na cidade e está consolidada dentro do calendário nacional de eventos esportivos, com atletas de outros estados e do exterior. É a prova de que Curitiba tem toda a maturidade para organizar eventos de grande porte dentro do cenário esportivo."

Decisão no quilômetro 37

A prova masculina foi decidida no quilômetro 37, quando Rodrigues ultrapassou Musenduki Ikoki, da Tanzânia, que participou pela primeira vez da Maratona e terminou em segundo lugar, com 2 horas, 21 minutos e 8 segundos. "O nível técnico estava muito alto, tanto que a prova demorou pra ser definida", disse Rodrigues.
Seis atletas disputavam as primeiras colocações da prova masculina até o quilômetro 37. A partir daí, os dois primeiros colocados passaram a imprimir um ritmo forte. Rodrigues conseguiu abrir 300 metros de vantagem e definiu a prova. Em terceiro lugar ficou Elias Rodrigues Bastos, de Sorocaba (SP), com 2 horas, 23 minutos e 47 segundos.

Curitibana não resistiu a ataque da queniana

Na maratona feminina, até a metade da competição, seguiam na disputa quatro atletas. Depois, a queniana Jacqueline ultrapassou a curitibana Rosângela Gavinski da Silva, que foi ficando para trás. "Foi uma ótima prova, com um ótimo nível técnico e, felizmente, consegui vencer mais uma vez. No próximo ano, quero estar no podium de novo", disse Jacqueline.
A segunda colocada, a goiana Janete Gomes Barbosa, começou a despontar no quilômetro 39, e chegou com o tempo de 2 horas, 51 minutos e 22 segundos. Foi a primeira prova de Janete em Curitiba. "É claro que estou muito satisfeita com resultado, por ser a primeira vez que corro aqui. A organização me impressionou", disse Janete. Em terceiro lugar ficou a maringaense Ilda Alves dos Santos, com 2 horas, 52 segundos e 4 segundos. Em 2008, Ilda foi a segunda colocada na competição.

Corrida de 10 km

O paulistano Jailson Araújo dos Anjos, da cidade de Franco da Rocha, foi o primeiro colocado na prova dos 10 quilômetros, com o tempo de 31 minutos e nove segundos. Na categoria feminina, a vitória foi de Joziane da Silva Cardoso, de Concórdia, Santa Catarina, que liderou de ponta a ponta a prova e fechou o percurso com o tempo de 37 minutos e 12 segundos.

Estreante venceu na categoria cadeirantes

O atleta Eduardo Aparecido França, de São José dos Pinhais, venceu a Maratona na categoria cadeirante. Ele conquistou o primeiro lugar com o tempo de 2 horas, 26 minutos e 16 segundos. Com 31 anos, foi a primeira participação de França na Maratona de Curitiba. "A organização, muito boa, permitiu me concentrar apenas na prova, sem falar no incentivo das pessoas em todo o trajeto", disse França. Na categoria cadeirante feminina, Irinelda Rodriguez da Silva cruzou a linha de chegada com o tempo de 3 horas, seis minutos e 42 segundos.
Participaram da cerimônia de premiação o secretário municipal de esportes Rudimar Fedrigo, o assessor especial do Ministro dos Esportes Ricardo Gomyde, os vereadores Tito Kusma e Algaci Tulio, o superintendente da secretaria municipal de esportes Angelo Batista, o diretor da secretaria de esportes Celso Swaf e o vice-presidente da Unimed Curitiba Antonio Carlos Küster.

MARATONA MASCULINA
1º - Claudir Rodrigues (SP)
2º - Musenduki Ikoki (Tanzânia)
3º - Elias Rodrigues Bastos (SP)

MARATONA FEMININA

1º - Jacqueline Jerotich Chebor (Quênia)
2º - Janete Gomes Barbosa (GO)
3º - Ilsa Alves dos Santos (Maringá)

CORRIDA 10 km MASCULINA

1º - Jailson Araújo dos Santos
2º - Antonio Pedro da Silva Sales
3º - Claudenir da Silva Cardoso

CORRIDA 10 km FEMININA
2º - Joziane da Silva Cardoso
2º - Adriana Sutil da Costa
3º - Lídia Karwowski