sábado, 24 de outubro de 2009

Programas da Prefeitura qualificam 35 mil jovens por ano



Programas da Prefeitura de Curitiba, como Liceus do Ofício, Lapidando Talentos e Comunidade Escola, qualificam, treinam e promovem atualização profissional para mais de 35.000 jovens curitibanos por ano. São cursos de informática, eletrônica, design, moda, gastronomia e idiomas, entre outros, oferecidos em todas as regiões da cidade, gratuitos ou com mensalidades subsidiadas.

Um dos programas mais bem-sucedidos é o Liceus de Ofícios, coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS). Pelos cursos oferecidos nos 27 Liceus mantidos pela FAS passaram 56.000 pessoas em 2008. Até setembro desde ano já são 39 mil participantes, metade delas jovens de 16 a 29 anos. Os Liceus oferecem 114 cursos de curta e média duração divididos em 15 áreas: desenvolvimento de habilidades e competências, conservação e zeladoria, informática, administrativa, corte e costura, gastronomia, moda e beleza, industrial, eletricidade, turismo e hotelaria, prestação de serviços, artes mobiliárias, construção civil, comércio, artes e design. Todas as atividades são gratuitas.

Pesquisa feita em 2008 mostrou que 94% dos participantes aprovam os cursos realizados, 56% disseram ter um aumento de renda após a conclusão do curso e 65% afirmaram que os cursos ajudaram muito na hora de conseguir um emprego.
Sidmara Leineker de Oliveira, de 23 anos, está fazendo vários cursos no Liceu voltados para área de beleza. "Estou fazendo o curso de cabeleireiro que tem seis meses de duração. Junto faço outros mais curtos como o de maquiagem e designer de sobrancelhas. O meu objetivo é depois de terminar o curso trabalhar em salões para obter experiência, para um dia ter meu próprio negócio".

Lapidando Talentos
Pesquisa da Agência Curitiba de Desenvolvimento, feita em parceria com a seção regional da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Informática, detectou uma grande carência de profissionais na área de informática. Para suprir essa demanda, a Prefeitura criou o projeto Lapidando Talentos, que oferece cursos de capacitação técnica a jovens que cursam o terceiro ano do ensino médio. O custo médio do curso é de R$ 320 mensais. Para participar, os jovens passam por um processo de seleção e os aprovados pagam apenas 20% desse valor, em torno de R$ 63. O restante é bancado por empresas patrocinadoras e por parcerias, como as firmadas com a Faculdade Spei e o Sebrae PR.

A formação completa dura seis meses, em 186 horas-aula. As matérias envolvem informática, linguagem de programação, inglês técnico, comportamento empresarial, marketing pessoal e postura no mercado de trabalho. Ao final do curso, o aluno é habilitado como Programador em nível trainee. Dos 48 formandos da primeira turma, em setembro, 23 apresentaram um trabalho final e já saíram do curso empregados.

O estudante Alexandre Gonçalves dos Santos Tokimasa, um dos formandos, conta que chegou ao curso sem saber enviar um e-mail. "Eu era músico e mudei de atividade. Enfrentei muitas dificuldades e dei muito trabalho aos professores. Mas consegui um emprego na área e tenho a possibilidade de crescer na empresa, graças ao Lapidando Talentos e à minha persistência", diz Alexandre.

Para o executivo Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da empresa do setor da tecnologia da informação FBtis, uma das patrocinadoras do programa, a qualificação dos jovens é funamental. "É de extrema importância para o mercado de trabalho. O jovem deve ver os cursos como oportunidades que devem ser aproveitadas, tanto para seu crescimento profissional como também para o pessoal", afirma Schiavini.

Comunidade Escola
Lançado em 2005, o programa Comunidade Escola abre as escolas municipais nos fins de semana para atividades de lazer, cultura, esportes e, também, cursos, palestras e oficinas. São 79 escolas participantes, em 25 bairros das regiões mais carentes de Curitiba. São oferecidos, gratuitamente, cursos nas áreas de artesanato, gastronomia, beleza, prestação de serviço, informática e, desde outubro, inglês e espanhol. A carga horária é de 20 a 90 horas-aula. Em 2008 foram 575 mil participações nos cursos para jovens de até 18. Em 2009, até setembro, já são 418 mil participações na mesma faixa etária. A estudante
Priscila Rafaela Grossi fez o curso de bijouteria. "Com o que aprendi estou montando peças e oferecendo para as amigas".

Necessidades Especiais
Os jovens com necessidades especiais também recebem atenção especial da Prefeitura para a capacitação e sua inserção no mercado de trabalho. A Rede Municipal de Ensino desenvolve programas que atendem alunos das escolas municipais de Educação Especial Helena Antippof, no Boqueirão, Ali Bark no Seminário, e Tomaz Edison de Andrade Vieira, no Capão Raso.

De acordo com a coordenadora de Atendimento às Necessidades Especiais da Secretaria Municipal da Educação, Iaskara Maria Abrão, a meta de inclusão de 2009 já foi superada. A intenção era empregar 124 pessoas até o fim do ano. Porém, já em setembro, 132 estudantes já haviam sido inseridos no mercado de trabalho.

Clique nos links abaixo para conhecer os programas e ver lista de cursos, locais e inscrições:

LICEUS DE OFÍCIO

LAPIDANDO TALENTOS

COMUNIDADE ESCOLA