sábado, 28 de março de 2009

Guarda Municipal trabalha pela Segurança Pública


Preocupado com o aumento da violência em Curitiba, o vereador Francisco Garcez afirmou que a participação da Guarda Municipal no combate a criminalidade é uma realidade hoje na Capital paranaense muito bem recebida pela população, "apesar da obrigação constitucional deste tipo de ação ser do Estado".
Agora a Guarda Municipal de Curitiba deve disponibilizar informações sobre os dados da segurança pública na página da prefeitura da cidade até a metade do ano, segundo informação do comandante da Guarda Municipal, coronel Itamar dos Santos.

A população terá acesso a detalhes do levantamento da atuação dos guardas. Será possível, por exemplo, saber qual o bairro que sofre mais com pichação ou com a depredação do patrimônio público.

Segundo o coronel, as informações sobre a violência, como roubos e assassinatos, não farão parte deste levantamento porque são atendidos pela policiais Militar e Civil, subordinadas ao Governo do Paraná

sexta-feira, 27 de março de 2009

Um banho de competência administrativa:













Contratos de Gestão





O prefeito Beto Richa e todos os secretários e presidentes de órgãos do Município assinam, nesta sexta-feira (27), os Contratos de Gestão — documentos elaborados para cada área da administração municipal, que trazem as metas e o detalhamento de todos os programas e projetos que deverão ser executados neste ano. Os contratos foram baseados no Plano de Governo para o período 2009/2012, registrado em cartório. “Este é um instrumento moderno usado não apenas na iniciativa privada, mas também em governos estaduais. Ao assinarmos os contratos de gestão, estamos assumindo compromissos com uma gestão mais eficiente, com a cidade e com os curitibanos. Serei vigilante para que as metas sejam cumpridas. Temos um compromisso com a qualidade do serviço público”, afirmou Richa.

Curitiba completa 316 anos neste domingo

Parabéns, gente de Curitiba!

A Capital de todos os paranaenses completa, neste domingo, 316 anos de fundação. As atividades programadas pela Prefeitura, que começaram no início do mês, seguem até o dia 29 de março. A programação inclui inaugurações de equipamentos, entrega do Paço Municipal restaurado, na Praça Generoso Marques, recreação, passeio ciclístico, uma grande festa no Parque Barigui, rally, atividades nas Regionais, atrações culturais e esportivas e bolo gigante. Neste final de semana, a festa será nos bairros. No sábado (28), estão programadas atividades na Rua da Cidadania do Pinheirinho
(ao lado do terminal de ônibus); Boqueirão (Rua da Cidadania, ao lado do terminal de ônibus do Carmo), Matriz (calçadão da Rua XV), Boa Vista (Parque do Bacacheri) e Portão (Rua da Cidadania da Fazendinha). A programação do dia do aniversário (domingo, 29) começará com a largada, às 8h30,
no parque Barigui, do Rally da Inclusão, organizado

quinta-feira, 26 de março de 2009



Curitiba é 49.º entre as cidades com maior influência global



O sotaque “leite quente” caminha, aos poucos, para conquistar o mundo. Em um ranking com 65 cidades de países emergentes com maior influência no mercado global, Curitiba aparece na 49.º posição. O levantamento, feito pela operadora de cartões Mastercard e divulgado ontem, é dominado pela China, que tem 15 centros comerciais de relevância mundial. Do Brasil são outras quatro cidades, todas na frente de Curitiba. Mas a capital paranaense conquistou um feito não compartilhado por outras de porte semelhante, como Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.
O Índice Mastercard de Mercados Emergentes 2008 foi criado com a intenção de avaliar e comparar o desempenho das cidades em diferentes funções que interligam os mercados e o comércio no mundo inteiro. Foram considerados oito tópicos, subdivididos em cerca de cem indicadores. Curitiba teve melhor desempenho no tópico de segurança, que leva em conta segurança pessoal, liberdades civis dos indivíduos, ocorrência de desastres naturais e ambiente social. Neste aspecto, a cidade ocupa a quarta posição, dentre todas as 65.