terça-feira, 28 de abril de 2015

Veja histórias de brasileiros que estavam no Nepal durante o tremor


Alguns já contataram as famílias, mas outros permanecem desaparecidos.
Embaixadora do Brasil diz que está difícil entrar em contato com brasileiros.

Do G1, em São Paulo

No momento em que um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o Nepal neste sábado (25), muitos brasileiros estavam no país.
O tremor foi o mais violento dos últimos 80 anos no país e deixou mais de 5 mil mortos. Alguns brasileiros já fizeram contato com as famílias e estão em segurança, mas outros ainda permanecem desaparecidos.
Um tremor secundário de 6,7, que ocorreu a 10 km de profundidade, também foi sentido no Everest, onde provocou novas avalanches.
O Itamaraty informou que recebeu informações sobre 96 brasileiros que estavam no Nepal durante o terremoto. Nenhum deles sofreu ferimentos, segundo as informações mais recentes do governo federal.
A Embaixada do Brasil em Katmandu "segue mobilizada para prestar o apoio necessário aos cidadãos brasileiros que se encontram no país", informou o ministério. Um centro de atendimento a brasileiros também foi estabelecido no aeroporto da capital do Nepal.
Veja brasileiros que ainda não foram encontrados e relatos de sobreviventes:

Adriana Faina, Uberlândia, Nepal (Foto: Alessandra Faina/Divulgação)Adriana Faina é de Uberlândia
(Foto: Alessandra Faina/Divulgação)
Adriana Faina
A mineira de Uberlândia Adriana Faina, de 37 anos, está entre os turistas que não sabem quando voltarão ao Brasil. Ela fez um vídeo minutos após o terremoto, que emocionou a família. Ela foi ao Nepal com um grupo de 19 pessoas para fazer trekking.




Grupo de paranaenses viajou para fazer trilha a pé no Nepal (Foto: Ana Wanke / Arquivo Pessoal)Grupo de paranaenses viajou para fazer trilha a pé
no Nepal (Foto: Ana Wanke / Arquivo Pessoal)
Ana Wanke
paranaense Ana Wanke, que coordena uma expedição no Nepal, disse que o grupo de 20 brasileiros sentiu os tremores, mas está em segurança. O grupo havia viajado para fazer uma trilha de 130 km até a cidade de Pokara, distante cerca de 200 quilômetros da capital do país.



Anternor vive no Nepal há 8 anos (Foto: Benedito Santos / Arquivo Pessoal)Antenor vive no Nepal há 8 anos
(Foto: Benedito Santos/Arquivo Pessoal)
Antenor Aparecido dos Santos
missionário Antenor Aparecido dos Santos, de Mogi das Cruzes (SP), vive no Nepal há 8 anos. Por causa do terremoto, está isolado em uma área de montanhas com um grupo de fiéis, mas passa bem e conseguiu entrar em contato com a família.




Aurélio Magalhães no Monte Everest (Foto: Aurélio Magalhães / arquivo pessoal)Aurélio Magalhães no Monte Everest
(Foto: Aurélio Magalhães / arquivo pessoal)
Aurélio Magalhães
Aurélio Magalhães, de Marília, interior de São Paulo, está em Katmandu e conseguiu mandar uma mensagem para a família avisando que estava em segurança.





Beatriz El-Bainy
A moradora de Cabo Frio (RJ) Beatriz El-Bainy está no Nepal desde 25 de fevereiro em missões evangélicas. No Facebook, ela relatou dificuldades de se comunicar com o Brasil, mas afirmou estar bem e ajudando como socorrista. A jovem e outros quatro integrantes do grupo estão abrigados na embaixada brasileira.

Camila Matiello Redins, de 32 anos, passava férias em Katmandu (Foto: Camila Matiello/ Arquivo Pessoal)Camila Matiello Redins, de 32 anos (Foto: Camila
Matiello/ Arquivo Pessoal)
Formada em Desenho Industrial, Camila estava de férias no Nepal desde o dia 16 de abril, realizando o sonho antigo de conhecer o país.
"No momento do terremoto eu estava fora da cidade, em um parque florestal, a mais ou menos 200 km. Eu estou bem. Quando eu soube, eu pensei, via isso tão longe e aqui a última vez que aconteceu isso foi há 80 anos", contou a jovem por telefone.

Carlos Santalena durante a viagem ao Nepal (Foto: Arquivo Pessoal/ Carlos Santalena)Carlos Santalena durante a viagem ao Nepal
(Foto: Arquivo Pessoal/ Carlos Santalena)
Carlos Santalena
Um grupo de oito turistas e dois guias de Campinas (SP), Carlos Santalena e José Eduardo Sartor Filho, estavam no Nepal durante o terremoto. Todos estão bem, e os turistas já começaram a voltar do passeio.




Daniel é voluntário em um orfanato em Katmandu (Foto: Arquivo pessoal)Daniel é voluntário em um orfanato em Katmandu
(Foto: Arquivo pessoal)
Daniel Faria Ribeiro
A família de Daniel Faria Ribeiro, de 31 anos, ficou aliviada após receber notícias do paulista que trabalha como voluntário num orfanato de Katmandu. O pai, Julio Cesar Ribeiro, que mora em Sorocaba (SP), conta que o filho foi morar na Ásia em janeiro e, desde quinta-feira (23), não tinha feito contato. Agora, sabe-se que ele está bem.



Brasileiros no Nepal (Foto: Reprodução/TV TEM)José Pasqualini mora na ásia há três anos
(Foto: Reprodução/TV TEM)
José Pasqualini Menezes
O jovem, de 26 anos, saiu de Sorocaba há três para morar na Ásia. Ele estava no Nepal a passeio e, no momento do tremor de sábado, fazia uma trilha no Himalaia. Somente na madrugada desta segunda-feira (27) ele conseguiu fazer contato com a família, que mora em votorantim (SP), para avisar que está bem.



Brasileiros no Nepal (Foto: Reprodução/TV TEM)Camile postou depoimento em rede social após o
terremoto (Foto: Reprodução/TV TEM)
Camile Guarino Porto
Moradora de São Roque (SP), a jovem de 28 anos faz trabalho voluntário em Katmandu, capital do Nepal e uma das cidades mais afetadas pelo terremoto. Logo depois do terremoto, ainda assustada, ela deu um depoimento nas redes sociais sobre o medo que passou (veja o vídeo).
"Tudo treme. A casa parece que vai cair em cima de você. Você ouve as pessoas gritando. Você escuta o barulho das coisas caindo. Eu só tenho que agradecer a Deus por não ter acontecido nada comigo", diz na gravação.

Edgar viajou para Nepal no dia 25 de fevereiro (Foto: Reprodução/Rede social)Edgar viajou para Nepal no dia 25 de fevereiro
(Foto: Reprodução/Rede social)
Edgar Garcia
seminarista Edgar Garcia, de 26 anos, também estava no Nepal e passou momentos de pânico durante o terremoto. Ele já falou com a mãe por telefone e passa bem. A casa onde morava desabou.




Reporter Clayton Conservani no Nepal (Foto: Reprodução/Globonews)Reporter Clayton Conservani no Nepal
(Foto: Reprodução/Globonews)
Equipe da Globo
equipe do "Planeta Extremo", da Globo, está na região atingida pelo terremoto. No grupo, estavam os repórteres Carol Barcellos e Clayton Conservani. A equipe estava a caminho de Katmandu quando o tremor aconteceu e está em segurança.



Gerente de agência de turismo registrou estragos provocados pelo terremoto em Katmandu, capital do Nepal (Foto: Fábio Thimoteo / Arquivo Pessoal)Gerente de agência de turismo registrou estragos
provocados pelo terremoto em Katmandu, capital
do Nepal (Foto: Fábio Thimoteo / Arquivo Pessoal)
Fabio Thimoteo
O paranaense Fabio Thimoteo, gerente de uma agência de Foz do Iguaçu (PR), estava em Katmandu na hora dos tremores e registrou em vídeo o momento em que algumas crianças eram socorridas. Ele já saiu do Nepal e está na Índia, em segurança.




Gustavo Junqueira
jornalista Gustavo Junqueira, de Ribeirão Preto, estava em uma loja no Templo dos Macacos, em Katmandu, quando o terremoto começou. Ele foi um dos últimos a conseguir sair da loja, mas está bem.

 Ivam Ciríaco (Foto:  Ivam Ciríaco)Ivam Ciríaco, no Nepal (Foto: Ivam Ciríaco)
Ivam Ciríaco
Após sobreviver ao terremoto, o músico brasileiro Ivam Ciríaco, de 29 anos, enfrenta agora o medo de falta de água e comida. Segundo ele, os supermercados não abriram nesta segunda. Ivam diz que a situação "está muito tensa" e "os tremores não param".




Mogiana e a família querem voltar do Nepal (Foto: Renata Rubilar/arquivo pessoal)Mogiana e a família querem voltar do Nepal
(Foto: Renata Rubilar/arquivo pessoal)
Kelly, Marcelo e Pedro Bevilacqua
Uma família de Mogi das Cruzes está empenhada em conseguir recursos para trazer do Nepal um casal e seu filho recém nascido. Kelly Piñeiro Bevilacqua, de 42 anos, vive no país desde 2009 com o marido Marcelo.
Há 15 dias, ela deu à luz um menino, que ganhou o nome de Pedro. “Eles estão voltando por causa do Pedro, meu sobrinho", conta a irmã de Kelly, a jornalista Renata Rubilar que vive em Mogi das Cruzes. Kelly e Pedro são missionários religiosos.

Manuel Tenório manteve contato com a esposa no último sábado, antes do terremoto (Foto: Arquivo pessoal)Manuel Tenório manteve contato com a esposa no
último sábado, (Foto: Arquivo pessoal)
Manuel Tenório
O analista do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que estava desaparecido depois de um forte terremoto no Nepal, no sábado (25), entrou em contato com a família nesta segunda-feira (27). De acordo com parentes, Manuel Ursino Tenório de Azevedo Junior, de 52 anos, informou que conseguiu comprar passagem de retorno para o Brasil e deve chegar até o final da semana.


Marcelo Fernandes
O missionário baiano Marcelo Fernandes, que mora com a mulher e dois filhos em Katmandu, capital do Nepal, disse que está vivendo de forma improvisada na garagem de casa após o terremoto de magnitude de 7,8 atingir o país no sábado (25). Parte da casa dele foi destruída pelo tremor. A garagem é a única estrutura segura onde a família pode se abrigar.

Mariana Malaguti Uchôa está em local afetado por terremoto (Foto: Reprodução/GloboNews)Mariana Malaguti Uchôa está em local afetado por
terremoto (Foto: Reprodução/GloboNews)
Mariana Malaguti Uchôa
brasileira Mariana Malaguti Uchôa, de 26 anos, está na região atingida pelo terremoto e conseguiu entrar em contato com a família apenas no domingo (26) por e-mail. Ela estava na cidade de Pokhara no momento dos tremores.




Marcelo Gama chegou ao aeroporto de Vitória, espírito santo, nesta segunda-feira (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Marcelo Gama chegou ao ES nesta segunda-feira
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Marcelo Gama
empresário Marcelo Gama, de Vitória, no Espírito Santo, estava em Katmandu com um grupo de turistas sul-americanos, cinco deles brasileiros. Ele visitava um ponto turístico no momento do terremoto, mas não se feriu.
Na noite desta segunda (27), o empresário desembarcou em Vitória. Emocionado, ele disse que nasceu 'de novo'.


Hóspedes de hotel em Katmandu dormem na rua após terremoto que atingiu o Nepal neste sábado (Foto: Mercedes Berlin/Divulgação)Hóspedes de hotel em Katmandu dormem na rua
(Foto: Mercedes Berlin/Divulgação)
Mercedes Berlin
empresária do setor de turismo Mercedes Berlin, de Brasília, está no Nepal e disse que o terremoto causou pânico e deixou um rastro de destruição na capital, Katmandu. No país há dois dias junto com a irmã e sócia, Gabriela, ela disse que viu pessoas feridas nas ruas.



Danielle (à esquerda) e Monique estão desaparecidas desde a manhã deste sábado (25). (Foto: Reprodução/ Facebook)Danielle (à esquerda) e Monique estavam no 
Nepal no terremoto (Foto: Reprodução/ Facebook)
Monique Corrêa Santos e Danielle Sulamita Pio
A fisioterapeuta carioca Monique Corrêa Santos estava em Katmandu com uma amiga, Danielle Sulamita Pio, no momento do terremoto. A embaixada conseguiu falar com elas e tranquilizou a família no Brasil neste domingo.
Os familiares se emocionaram ao verem, nesta segunda-feira, entrevista das amigas no Jornal Nacional. "Foi como se tirasse uma tonelada de cima de mim", disse o pai de Danielle, Marcos Pio. "Diria que eu renasci", acrescentou.

Produtor cultural maranhense Nelson Piquet (Foto: Reprodução / TV Mirante)Produtor cultural maranhense Nelson Piquet
(Foto: Reprodução / TV Mirante)
Nelson Piquet
produtor cultural maranhense Nelson Piquet viajava a passeio em Katmandu, no Nepal, quando ocorreu o terremoto. Ele conseguiu deixar o país e está na Tailândia.





Brasileiro tranquilizou família por meio de rede social (Foto: Reprodução/Facebook)Brasileiro tranquilizou a família pela internet
(Foto: Reprodução/Facebook)
Nilton Duarte Lima
O gerente comercial Nilton Duarte Lima, de 38 anos, usou o Facebook para tranquilizar a família, que mora em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ele disse que sofreu escoriações, recebeu atendimento médico, mas não precisou ser hospitalizado.




Casal estava de férias na Índia antes de presenciar terremoto no Nepal (Foto: Arquivo pessoal)Casal gaúcho já está na Índia após tremor
(Foto: Arquivo pessoal)
Patrícia Marques e Fábio dos Santos
O casal gaúcho Patrícia Marques e Fábio dos Santos estava de férias no Nepal e postou um relato no Facebook dizendo que conseguiu "escapar" com vida da capital Katmandu.
Eles ficaram mais de um dia acampados em uma área aberta do aeroporto da capital do país asiático. Na mensagem, Fábio também agradece por ter se "safado" das consequências do tremor. "Pessoal, finalmente conseguimos 'escapar' de Kathmandu, depois de 33 horas acampados na área aberta do estacionamento do aeroporto e lutando para conseguir lugar em qualquer voo que saísse de lá. Agora, estamos num hotel em Delhi. Para todo mundo que torceu pelo nosso retorno sãos e salvos, obrigado. As energias positivas de vocês certamente ajudaram a gente a nos safar desta".

Rafael registrou trilhas feitas pelo Nepal e postou no Facebook (Foto: Arquivo pessoal)Rafael registrou trilhas feitas pelo Nepal
(Foto: Arquivo pessoal)
Rafael Freitas
Há mais de um dia sem contato, Denise Ribeiro aguarda com angústia notícias do filho Rafael Freitas, gaúcho de Porto Alegre que está com os amigos visitando o Nepal. A última vez que falou com o filho foi logo após o primeiro tremor de terra. "Ele diz que está num lugar seguro, mas não sei até que ponto isso é só para me tranquilizar", diz a mãe.



Rosier Alexandre (Foto: Rosier Alexandre/Arquivo Pessoal)O montanhista Rosier Alexandre escalava o Everest
(Foto: Rosier Alexandre/Arquivo Pessoal)
Rosier Alexandre e Davi Saraiva
O montanhista cearense Rosier Alexandre foi resgatado por um helicóptero, na madrugada desta segunda-feira, no monte Everest. Segundo informações da mulher dele, Danúbia Pereira, o filho do casal, Davi Saravia, também estava no Nepal esperando o fim da escalada do pai. Os dois devem seguir agora para um vilarejo próximo, onde vão ficar pelos próximos dias.


Sérgio Sepúlveda viajou ao Nepal na companhia do amigo Juba Tenório, que está sumido (Foto: Sérgio Sepúlveda/Arquivo pessoal)Sérgio Sepúlveda voltou do Nepal no sábado
(Foto: Sérgio Sepúlveda/Arquivo pessoal)
Sérgio Sepúlveda
O baiano Sérgio Sepúlveda deixou o Nepal rumo ao Brasil no mesmo dia do terremoto, por causa de uma infecção intestinal. Ele viajava com o amigo Manuel Tenório, que permanece desaparecido.




A estilista Simone Nascimento fez o úlitmo contato com a família em BH no sábado  (Foto: Arquivo pessoal/ Sylvia Nascimento)A estilista Simone Nascimento fez o úlitmo contato
com a família em BH no sábado
(Foto: Arquivo pessoal/ Sylvia Nascimento)
Simone Nascimento
Após dias de ansiedade, sem contato com a filha Simone Nascimento, que está a passeio no Nepal, a comerciante Sylvia Nascimento, moradora de Belo Horizonte, informou ao G1 que a filha mandou uma mensagem na madrugada desta terça-feira(28). Sylvia disse que o contato foi feito pela internet, por meio do grupo de apoio que atende as vítimas do terremoto na região. Segundo ela, a filha avisou que voltará ao Brasil assim que possível.

Mapa: terremoto no Nepal (620px) (Foto: Arte/G1)