quinta-feira, 30 de abril de 2015

Professores decidem o futuro da greve nesta quinta-feira



Redação Bem Paraná


A APP-Sindicato deve realizar na noite desta quarta-feira (29) uma reunião para marcar uma Assembleia que decidirá os rumos do movimento grevista (se a greve continua ou se ela acaba). Segundo informou a assessoria de comunicação da APP, o Comando de Greve também irá avaliar os incidentes de hoje, a “Batalha da Assembleia”, que deixou centenas de professores feridos – pelo menos 150 professores foram atendidos na sala da Guarda Municipal, dentro do prédio da Prefeitura de Curitiba.

Muitos professores ainda estão no Centro Cívico ajudando os colegas feridos na Prefeitura e aguardando o fim da sessão na Assembleia Legislativa do Paraná. Assim que a sessão terminar, os manifestantes irão até a sede da APP e farão a reunião para definir a data da assembleia e também quais serão as medidas tomadas a partir de agora.

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, a tendência é que a Assembleia seja marcada para amanhã.

Em nota divulgada no final da tarde de hoje, a direção estadual da APP-Sindicato repudiou a ação policial contra os professores e demais manifestantes e garantiu que continuará lutando pela melhoria da educação no estado. Confira abaixo a nota na íntegra.

A direção estadual da APP-Sindicato repudia toda a ação policial usada contra a nossa categoria - e os demais companheiros(as) servidores(as) do Estado - nesta trágica quarta-feira, 29 de abril, bem como nos dias que antecederam a votação do projeto de lei 252/2015. Neste dia, que entrará para a história como uma data a se lamentar, o governo do Paraná ultrapassou todos os limites. Da civilidade, da moralidade, da humanidade. O execrável exemplo de abuso de autoridade - protagonizado pelo governador Beto Richa e pelo secretário de Segurança Pública Fernando Francischini – é uma mancha deplorável na história do nosso Estado.
Centenas de policiais foram deslocados(as), de todas as regiões, para a capital, apenas com o intuito de garantir a votação, na Assembleia Legislativa do Paraná, de uma proposta que poderia ter encontrado consenso, mas que pela ganância e incompetência do governador, teve sua discussão atropelada. A polícia, em uma obediência cega e cruel, atirou milhares de balas de borrachas, bombas de gás e jatos de água em pessoas que protestavam contra um projeto que coloca em risco suas aposentadorias. O futuro suado de cada um de nós, servidor e servidora do Paraná.
E assim, neste dia, apesar da resistência pacífica e heróica dos(as) servidores(as) estaduais, a tramitação do projeto do governo continuou. Ao custo de sangue e lágrimas de centenas de trabalhadores(as). E isto, sim, é de lamentar e repudiar. Além de não podermos entrar e nos manifestar na Casa do Povo, fomos expulsos violentamente das ruas. É um desrespeito ao Estado Democrático de Direito. É o retorno de uma ditadura insana, na qual a vaidade e o projeto personalista do senhor governador se sobrepõe ao de milhares de trabalhadores e trabalhadoras.
Mas a direção estadual da APP-Sindicato continuará fazendo o seu papel, de organização e liderança, para que a nossa categoria renasça, mais uma vez, dessa tragédia e permaneça na luta por uma educação pública de qualidade e por respeito aos(às) trabalhadores(as) do Paraná.