sábado, 25 de abril de 2015

Menina que estava desaparecida na Lapa é encontrada com vida em cidade vizinha


BandaB/Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento
A polícia prendeu o padrasto na quinta-feira (Foto: Antônio Nascimento - Banda B)
A polícia prendeu o padrasto na quinta-feira (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

A adolescente de 14 que estava desaparecida há oito dias na Lapa, na região metropolitana de Curitiba, foi encontrada no começo da tarde desta sexta-feira (24) em São Mateus do Sul. De acordo com a mãe, Maria Aparecida do Amaral, a polícia acabou de fazer o comunicado e mais informações sobre o paradeiro devem ser reveladas nas próximas horas. Ela foi encontrada por um professor, que relatou que ela estava sozinha caminhando em direção à cidade vizinha.
“Eu ainda não sei onde ela estava, estou indo encontrar neste momento. É muita alegria, eu só tenho a agradecer todos, nem sei o que dizer. Meu coração de mãe sempre disse que ela estava viva. Eu pedi tanto para Nossa Senhora e ela nem sabia que amanhã é o meu aniversário, foi um presente antecipado”, disse.
Ela mora com a família na localidade de Faxinal dos Dias, a 28 quilômetros do centro do município, e o padrasto foi preso suspeito de ser responsável. Ele tem 27 anos e está detido na Delegacia da Lapa. De acordo com as investigações, a garota sofria abusos sexuais do padrasto desde os 10 anos. O suspeito, porém, nega as acusações.
Banda B tentou novo contato com a Delegacia da Lapa para obter novas informações, mas até o fechamento desta reportagem não havia obtido sucesso.
O desaparecimento
A menina desapareceu na madrugada de quinta-feira (16) enquanto a mãe, que é auxiliar de serviços gerais e faz turnos por escalas, trabalhava. O irmão mais novo e o padrasto dormiam quando ela sumiu, de acordo com a primeira versão. Após a queixa de desaparecimento, a Polícia Civil do município passou a investigar e recebeu informações importantes de testemunhas próximas da garota.
Segundo esses depoimentos, a menina contou a algumas amigas que estava sendo abusada pelo marido da mãe há anos e que, inicialmente, aos 10 anos, pensava que era uma forma de demonstrar carinho. As amigas contaram para os investigadores que os abusos eram frequentes e que ela era ameaçada por ele.
“Ele ameaçava a menina dizendo que se ela contasse alguma coisa para alguém ia matar a mãe, o irmão e ela também. O plano dela era sair de madrugada e ir até a casa de uma amiga para então ligar para a polícia. Suspeitamos que ele tenha visto ela tentando fugir”, disse o investigador Elias Gomes da Costa em entrevista à Banda B. A Polícia Civil solicitou a prisão temporária, que tem duração de 30 dias.