quarta-feira, 29 de abril de 2015

Menina de onze meses engole moeda e há três dias espera por cirurgia dentro de UPA


BandaB/Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


A pequena Sara Ramos Pereira, de onze meses, vive um drama desde o último dia oito de abril, quando engoliu uma moeda de dez centavos que está alojada em seu estômago e só sairá por meio de uma intervenção cirúrgica. O problema é que ela está há três dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, esperando que a central de leitos abra uma para vaga. Na manhã desta terça-feira (29), a mãe Talita Ramos Pereira, de 26 anos, fez um apelo à Banda B.
Saradentro
Sara precisa de uma vaga no SUS para fazer cirurgia (Foto: Arquivo Pessoal)
“Sei do compromisso da Banda B com a comunidade e acredito que com vocês ajudando talvez alguém consiga abrir uma vaga. A Sara está correndo contra o tempo, porque existe o risco da moeda ir até o intestino e causar algo grave. Será que vão esperar a minha pequena ficar pior? Ela já está sentindo muita dor”, questionou a mãe, revoltada com o descaso na saúde pública.
Talita explicou, de forma cronológica, como tudo aconteceu. “Meu marido deixou a moeda no sofá e em questão de segundos ela acabou engolindo uma. Logo em seguida viemos até aqui na UPA e, pelo Raio-X, a médica disse que sairia pelas fezes. Nós demos mamão e iogurte, mas nada disso adiantou. Agora voltamos e outra doutora disse que só vai sair por meio de cirurgia”, lamentou.
Banda B entrou em contato com a Central de Leitos, do Governo do estado, que afirmou que a responsabilidade é da prefeitura de Curitiba. A assessoria da prefeitura de Curitiba, por sua vez, retornou nesta manhã, após a exibição da reportagem, informando que uma vaga no Hospital Pequeno Príncipe abriu para Sara.
“Espero que vocês, autoridades da cidade, que tem o poder, ajudem a minha família. É só isso que peço. São três dias de espera já”, concluiu a mãe.
Atualização
Após reportagem da Banda B, a mãe de Sara informou que foi disponibilizada uma vaga no Hospital Pequeno Príncipe, no qual a menina deverá passar por procedimento cirúrgico. Ainda após a reportagem, representantes do Incigap (Instituto Cirurgia Gastroenterologia), clínica particular localizada no Água Verde, se disponibilizou a ajudar Sara.