quarta-feira, 1 de abril de 2015

Latinhas são os objetos mais perigosos da vida doméstica


Pesquisa do Inmetro mostra os produtos que podem causar problemas à saúde e à segurança do consumidor

Acidentes com embalagens metálicas são as mais comuns dentro do lar. É a constatação de uma pesquisa inédita divulgada, ontem, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Segundo a pesquisa feita entre o fim do ano passado e o início deste, os acidentes com embalagens metálicas representaram 14,6% do total.
De acordo com os resultados encontrados, os registros com embalagens de lata superam os relatos com fogões (11,5%) e escadas domésticas (3,8%). Porém, quando classificados por Grupos de Produtos, eletrodomésticos, com 23,8%, despontam como o que apresentam maior risco à saúde e à segurança do consumidor, ficando Embalagem em segundo (19,2%) e Utensílio doméstico, com 13,1%, a seguir.
Segundo a Pesquisa Nacional, do total de acidentes registrados pela Pesquisa, 27,7% deles levaram as vítimas a procurar atendimento médico, e 16,2% dos consumidores tiveram de se ausentar no trabalho. Das lesões relatadas, as principais foram cortes (33,5%) e queimaduras (19,6%).
A Pesquisa do Inmetro sobre Acidentes de Consumo integra a ação de aprimoramento do Sinmac. Um acidente de consumo ocorre quando um produto ou serviço prestado provoca dano ao consumidor, mesmo quando utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso fornecidas pelo fornecedor.
"A exemplo do que já existe em países como os EUA, o grande desafio do Brasil é ser capaz de quantificar o impacto dos acidentes de consumo no sistema de Saúde. Naquele país são gastos, anualmente, cerca de US$ 1 trilhão com o tratamento de vítimas de acidentes de consumo, o que corresponde, aproximadamente, a metade do PIB do Brasil. O Sinmac pode dar uma grande contribuição", complementa Paulo Coscarelli, assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro.
“Estes dados representam uma realidade que vamos acompanhar de perto, por meio de pesquisas pontuais, como forma de avaliarmos ações de melhoria mais rapidamente. A criação e aperfeiçoamento de regulamentos técnicos, a realização de campanhas de conscientização e interações com o setor produtivo com o objetivo tornar os produtos mais seguros e competitivos são algumas destas ações”, relatoa Coscarelli.

Produtos que lideram as estatísticas
Embalagens metálicas 14,6%
Fogões 11,5%
Escadas domésticas 3,8%

Ranking por grupos de produtos
Eletrodomésticos 23,8%
Embalagens 19,2%

Utensílios domésticos 13,1%