segunda-feira, 30 de março de 2015

Agentes prometem parar por quatro dias a partir de hoje em protesto por mais um assassinato





/BandaB/Redação*

Os agentes penitenciários do Paraná fazem uma mobilização na manhã desta segunda-feira (30), em frente do Complexo Penitenciário de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, para protestar contra a execução de mais um servidor penal e por segurança no Sistema Penitenciário. Além da mobilização, a categoria também definiu fazer paralisação por três dias para estabilizar o clima de tensão e insegurança dentro dos estabelecimentos penais.
A mobilização foi marcada após o Agente Cleverson Curupana, 38, ser encontroado morto na tarde deste sábado (28) no bairro Rio Verde, em Colombo, com tiros na cabeça. De acordo com a Polícia Militar, um veículo passou atirando contra Curupana. Este já é o segundo agente assassinado somente neste mês. No último dia 16, dois homens invadiram o Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava e executaram Marcelo Pinheiro, 31, com três tiros, durante o serviço.
“O governo sucateou as unidades prisionais e o reflexo da omissão ultrapassou todos os limites. Os problemas estão indo além das diversas rebeliões que aumentaram consideravelmente no ano passado. Estamos assistindo uma sequência de atrocidades ocorrendo nas penitenciárias e também fora delas e as ameaças contra a vida dos trabalhadores estão se concretizando”, explica Petruska Sviercoski, vice-presidente do SINDARSPEN.
Ainda segundo Petruska, os estabelecimentos penais vão amanhecer fechados nesta segunda-feira (30) e só retornarão às atividades normais na quinta-feira (02). “As unidades estão instáveis e inseguras para trabalhar. Os agentes estão temerosos com tantas ocorrências contra a vida dos servidores. Precisamos de segurança e por isso os procedimentos como escola, visitas, trabalho, pátio de sol, entre outros, ficarão prejudicados”, afirma.

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) ainda não se manifestou sobre o movimento dos agentes.