sábado, 16 de agosto de 2014

Epidemia de ebola se alastra mais do que a capacidade de resposta, diz ONG


Da Agência Brasil


A epidemia do vírus ebola que atinge a África Ocidental está se alastrando e a situação se deteriora mais rapidamente do que a capacidade de resposta, advertiu hoje  uma responsável da organização Médicos sem Fronteiras (MSF). Joanne Liu, diretora da MSF, falou após uma visita de dez dias à região.
“Estamos perante uma total falência das infraestruturas”, disse Liu, considerando que, se a situação não for estabilizada na Libéria, nunca se estabilizará a região. “Trata-se apenas da ponta do iceberg”, advertiu a responsável da organização não governamental de prestação de cuidados médicos a pessoas contaminadas.
ebola1
(Foto: Divulgação Agência Brasil)
A MSF está presente nos três países mais afetados: Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa. A ONG tem na região 692 pessoas, incluindo 72 estrangeiros.
A doença, que se transmite por contacto direto com o sangue e fluídos corporais de pessoas ou animais infetados, causa graves hemorragias e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%. Esta é a primeira vez que se identifica uma epidemia de ebola na África Ocidental.
A epidemia de ebola já matou mais de mil pessoas, de um total de 1.849 casos de infecção, segundo balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os primeiros casos foram identificados em março, em áreas próximas a florestas do Sul da Guiné, com a morte de 59 pessoas. Especialistas não conseguiram identificar o vírus na origem do surto, cujos sintomas começaram a surgir seis semanas antes do resultados de exames, feitos na França

Curso de Formação de Oficiais da PM terá 60 vagas


Da AEN-PR


O Governo do Paraná autorizou a abertura de 60 vagas (40 para policiais militares e 20 para bombeiros militares) para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Paraná, para início em 2015.
O vestibular é realizado pela Universidade Federal do Paraná e é mais concorrido que o curso de Medicina, tradicionalmente o mais procurado, depois do CFO. Os aprovados estudarão na Academia Policial Militar do Guatupê, instituição de ensino superior da PM.
Das 40 vagas para policiais militares, pela determinação legal, quatro são para candidatos afrodescendentes. No caso do Corpo de Bombeiros, duas são destinadas a este público. O número de vagas foi fixado pelo Decreto Estadual de nº 11.881 de 14 de agosto de 2014.
Os interessados devem se inscrever pelo site da Universidade Federal do Paraná (www.nc.ufpr.br) entre os dias 22/08 a 19/09. A prova será em novembro e os aprovados passam a frequentar o curso, que dura três anos, no início de 2015.
Após o período de formação eles são declarados aspirantes da Polícia Militar do Paraná, na qual está inserido o corpo de Bombeiros. O CFO é um dos únicos cursos superiores que o aluno recebe bolsa auxílio durante todo o período de formação.

Benefício que contempla mães trabalhadoras na limpeza de Curitiba contempla bebê 2 mil


Da Redação/BandaB
Fotos: Juliano Cunha – Banda B


O benefício Natalidade, que contempla as trabalhadoras da limpeza de todo o Paraná com R$ 750 por cada recém-nascido, entregou nesta sexta-feira (15) o cheque de número 2 mil referente ao pagamento. De acordo com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco), este é um direito de todos os trabalhadores que trabalham para empresas de asseio e conservação.
Ao todos serão 70 pais e mães receberam o benefício no último mês. O valor é garantido em Convenção Coletiva de Trabalho desde 2012. O setor que recebe é formado principalmente por serventes, copeiras, varredores, ascensoristas, garis, jardineiros e auxiliares de serviços gerais.
O Siemaco foi o primeiro sindicato do Brasil a implantar o pagamento do Benefício Natalidade e em dois anos de aplicação já foram pagos cerca de R$ 1,5 milhão para 1.995 famílias. Pais que têm filhos gêmeos, recebem o valor em dobro.
Segundo o Sindicato, o Benefício era uma antiga reivindicação da categoria formada 70% por mulheres de baixo poder aquisitivo e com média de 3 filhos por família. “O valor é pago aos novos pais e mães com o objetivo de contribuir com o bem-estar da família na chegada de um novo bebê”, explica Manassés Oliveira, presidente da entidade laboral.
Para comemorar às 2 mil famílias beneficiadas com o auxílio, o Siemaco reúne em sua sede mães e pais que receberão os cheques e participarão de uma confraternização no Sindicato. O pagamento é feito aos trabalhadores em parcela única e para receber basta que o funcionário de asseio entregue a certidão de nascimento no próprio setor de recursos humanos de sua empresa

Manutenção afeta abastecimento de água em Almirante Tamandaré


  |  ANPr

A Sanepar informa que, na próxima segunda-feira (18), um serviço de manutenção pode afetar o fornecimento de água nos bairros Arvoredo, Belisária, Bom Fim, Botiatuva, Cercadinho, Colégio Santa Gabriela, Colonial, Jardim Central, Lamenha Pequena, Mato Dentro, Monte Santo, Paraíso, Prado, Recanto do Papagaio, São Francisco, São José, São Miguel, Sumidouro, Tanguá, Tranqueira, Varova e Vila Formosa, em Almirante Tamandaré. O serviço começa às 8 horas. A normalização do abastecimento está prevista para a madrugada da terça-feira (19).
Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Acompanhe mais informações pelo Twitter e Facebook.
Serviço: Abastecimento será afetado nos bairros Arvoredo, Belisária, Bom Fim, Botiatuva, Cercadinho, Colégio Santa Gabriela, Colonial, Jardim Central, Lamenha Pequena, Mato Dentro, Monte Santo, Paraíso, Prado, Recanto do Papagaio, São Francisco, São José, São Miguel, Sumidouro, Tanguá, Tranqueira, Varova e Vila Formosa, em Almirante Tamandaré
Data e horário: Segunda-feira – 18 de agosto – a partir das 8 horas
Volta à normalidade: Terça-feira –19 de agosto – durante a madrugada

STF nega estender cotas raciais em concursos públicos


Ministra sugeriu cotas não apenas para concursos do Executivo, mas para todos os poderes

  |  Folhapress


SEVERINO MOTTA BRASÍLIA, DF - 
A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia negou um pedido feito pelo Instituto de Advocacia Racial e Ambiental que queria estender para os poderes Legislativo e Judiciário regras válidas para o Executivo sobre cotas raciais em concursos públicos.
De acordo com uma lei sancionada neste ano, 20% das vagas de concursos públicos da administração pública federal, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista da União devem ser reservadas para negros.
Para o instituto, a lei, para ser constitucional, deveria valer para todos os poderes, e não somente para o Executivo. Devido a isso, enviou ao STF um mandado de segurança para tentar ampliar a regra. De acordo com a ministra Cármen, o mandado de segurança não é um instrumento jurídico capaz de promover as alterações que o Instituto de Advocacia pediu ao STF. Segundo ela, uma ação que discute a constitucionalidade da lei seria o mecanismo mais adequado. Por isso, negou o pedido

'Prazo de Marina é terça-feira', diz Jarbas Vasconcelos

  |  Folhapress


DANIEL CARVALHO RECIFE, PE -
 Dissidente do PMDB nacional, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) cobrou do PSB que Marina Silva seja anunciada já na terça-feira (19), no programa eleitoral, como candidata à Presidência no lugar de Eduardo Campos (PSB-PE), morto em um acidente aéreo na última quarta-feira (13).
"O caso de Marina não dá para esperar. O prazo de Marina não é de dez dias. O prazo de Marina é terça-feira, dia 19. Ela já tem que aparecer como candidata. Era uma pessoa de absoluta confiança de Eduardo", afirmou Vasconcelos após visitar a viúva de Campos na manhã deste sábado (16).
Para o senador, o partido precisa vencer a "corrida de obstáculos" inicial e também já anunciar o candidato a vice. "Política tem lógica. A lógica é ascender Marina para se resolver isso", afirmou. "O meu prazo é terça-feira, o prazo da racionalidade. Marina é fato consumado", afirmou.
CANDIDATA
O PSB superou as divergências internas e selou acordo para lançar Marina Silva à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos. Ela concordou com a inversão da chapa e deverá ser anunciada oficialmente na próxima quarta-feira (20). O novo presidente da sigla, Roberto Amaral, prometeu a Marina que ela não precisará permanecer no partido caso seja eleita.
O PSB agora discutirá a indicação do novo vice na chapa presidencial. O deputado gaúcho Beto Albuquerque, hoje candidato ao Senado, é o mais cotado para a vaga. Marina declarou que guardará dele a imagem de "alegria" e "sonhos".
Campos morreu em um 13 de agosto, mesmo dia da morte do avô, o também ex-governador Miguel Arraes (1916-2005). Campos deixa mulher, Renata Campos, e cinco filhos, o mais novo nascido em janeiro. "Não estava no script", disse Renata.


Manchetes dos jornais e das capas de revistas deste sábado


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Marina diz que aceita concorrer à Presidência no lugar de Campos
Folha de Londrina: Atividade econômica cai em junho e País entra em ‘recessão técnica’
O Diário (Maringá): Área urbana cresce 13,7 milhões de m²
Diário dos Campos: PG tem a quinta melhor média salarial do Paraná
Jornal da Manhã: PG deve retomar voos comerciais em três meses
Tribuna do Interior: 11,7 mi no social
O Paraná: Mortes aumentam 43% nas rodovias federais do Paraná
Jornal Hoje: Haitianos lotam a Polícia Federal para regularização
Gazeta do Iguaçu: Fábrica de medicamentos vai gerar 2.000 empregos em Foz
Diário do Noroeste: Dos 3.980 pacientes na fila para exame, apenas 157 fizeram recadastramento
Tribuna de Cianorte: Datafolha: Beto Richa pode vencer já no primeiro turno
Tribuna do Norte: Bandidos assaltam banco em Arapongas
Jornais de outros estados
Globo: Marina e PSB já discutem condições para a candidatura
Folha: PSB e Rede fazem acordo, e Marina será candidata
Estadão: Marina dá aval ao PSB para encaminhar candidatura
Correio Braziliense: PSB fecha com Marina e discute nome de vice
Estado de Minas: Caixa-preta sem resposta
Zero Hora: Índice do BC eleva temor de recessão
24e75ac5-c1c2-4c29-92ae-8cdeec8a6bb1Capas de revistas:
CartaCapital: Eduardo Campos 1965 – 2014
Veja: Não vamos desistir do Brasil
IstoÉ: O legado de Eduardo Campos
Época:  Eduardo Campos 1965 – 2014

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Detran autoriza emissão de laudo para sistema GNV

 |  AEN

Uma portaria que permite a emissão online do laudo para inspeção anual do sistema de alimentação de combustível de Gás Natural Veicular (GNV), por parte de Instituições Técnicas Licenciadas pelo Denatran, foi assinada ontem, quinta-feira (14), pelo diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad. 

Atualmente, a Instituição Técnica Licenciada emite o laudo em papel e o usuário precisa se deslocar até uma unidade do Detran para validar o serviço. O Certificado de Segurança Veicular (CSV) também deixará de ser impresso e vai constar no sistema do órgão de trânsito. A possibilidade de cadastro online traz uma série de benefícios para o usuário e para o Departamento. 

“Além da responsabilidade ambiental porque evita o uso do papel, a tecnologia poupa tempo do usuário que deixa de ter que enfrentar filas e agiliza o trabalho interno do Detran. Por ano, 40 mil cidadãos vão deixar de comparecer ao atendimento presencial para realizar este tipo de serviço”, ressalta Marcos Traad. 

As instituições cadastradas terão acesso à chave do Departamento e poderão registrar o laudo online realizado após a vistoria no veículo que possui sistema GNV original de fábrica. 

O objetivo do fornecimento da chave é fazer o cadastramento e manutenção dos laudos de Certificado de Segurança Veicular (CSV) de veículos automotores no Paraná para renovação anual.

Excesso de sal mata mais de 1,6 milhão de pessoas no mundo


Consumo diário de sal no mundo foi, em média, 3,95 gramas por pessoa, quase o dobro dos 2 gramas recomendados pela OMS.

   |  Agência Brasil
O excesso de sal mata mais de 1,6 milhão de pessoas por ano em todo o mundo, mostra trabalho do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Tufts, alertando que, em média, é consumido quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Há evidências de que o consumo de altos níveis de cloreto de sódio aumentou a pressão arterial, o que é um grande risco para as doenças cardiovasculares e um acidente vascular cerebral, disse Darius Mozaffarian, presidente do departamento e principal autor do estudo, publicado no New England Journal of Medicine. De acordo com o trabalho, "os efeitos do excesso de sal sobre as doenças cardiovasculares em todo o mundo, por idade, sexo e país, não tinham sido estabelecidos até agora".
O consumo diário de sal no mundo foi, em média, 3,95 gramas por pessoa, quase o dobro dos 2 gramas recomendados pela OMS.

Anvisa já autorizou 37 pedidos de importação do canadibiol


 |  Agência Brasil


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, desde abril deste ano, 37 dos 59 pedidos de importação de medicamentos a base de canabidiol (CBD).
Segundo a Anvisa, os demais pedidos incluem dois oriundos de ações judiciais, nove com pendência de documentação e seis que foram protocolados recentemente e estão em análise. O prazo médio das liberações, de acordo com o órgão, é de uma semana.
A agência reforçou que, no Brasil, a importação de medicamentos sujeitos a controle especial sem registro no país, por pessoa física, é possível por meio de pedido excepcional de importação para uso pessoal.
“Havendo esse pedido formal, acompanhado de prescrição médica, laudo médico e o termo de responsabilidade, a Anvisa analisará a possibilidade de autorizar a aquisição.”
Ainda de acordo com a Anvisa, o pedido de excepcionalidade é necessário porque medicamentos sem registro no país não contam com dados de eficácia e segurança registrados. Nesse caso, cabe ao profissional médico a responsabilidade pela indicação do produto, especialmente na definição da dose e das formas de uso.
Para dar início ao pedido excepcional de importação para uso pessoal, é necessário enviar uma solicitação ao gabinete do diretor-presidente da agência e apresentar os seguintes documentos originais:
♦ Prescrição médica contendo obrigatoriamente nome do paciente e do medicamento, posologia, quantitativo necessário, tempo de tratamento, data, assinatura e carimbo do médico (com CRM).
♦ Laudo médico contendo CID e nome da patologia, descrição do caso, justificativa para uso de medicamento não registrado no Brasil, em comparação com as alternativas terapêuticas já existentes registradas pela Anvisa.
♦ Termo de responsabilidade assinado pelo médico e paciente/responsável legal.
♦ Formulário de solicitação de importação excepcional de medicamentos sujeitos a controle especial preenchido e assinado pelo paciente ou responsável legal.
Para dar celeridade ao processo, a Anvisa ressaltou que uma cópia eletrônica da solicitação deverá ser encaminhada para os seguintes e-mails: gadip.assessoria@anvisa.gov.br; med.controlados@anvisa.gov.br e uniap@anvisa.gov.br.

Após medalha na matemática, Brasil se destaca em astronomia


Alunos do ensino médio conquistaram medalha de prata em prova por equipe na 8a Olimpíada de Astronomia e Astrofísica

 |  Agência Brasil

Alunos brasileiros conquistaram medalha inédita em olimpíada de astronomia (foto: Divulgação/Portal da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica)
Na mesma semana em que Artur Ávila Cordeiro de Melo, matemático brasileiro, conquistou a Medalha Fields, o Brasil teve outra conquista na área de ciências exatas, protagonizada por alunos do ensino médio. Cinco estudantes conquistaram a medalha de prata em prova por equipe na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, conquista inédita no país. O evento, que terminou no último domingo (10), ocorreu na cidade de Suceava, na Romênia. O grupo brasileiro também obteve, nas provas individuais, duas medalhas de bronze e três menções honrosas.
A equipe desembarcou hoje (14) no Brasil, após viagem de 30 horas. “Essa competição tem nível muito elevado, e os alunos brasileiros se destacaram”, diz o coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, Eugênio Reis, que acompanhou os estudantes. Segundo ele, “esses jovens que voltam com a medalha mostram para os demais que isso é uma coisa possível; que basta se dedicar, que se tem chance”.
Ao todo, participaram da olimpíada 208 estudantes, de 39 países. O Brasil é um dos países que participa da Olimpíada desde a primeira edição. A prova de equipe varia a cada ano, e a elaboração fica a cargo do país que sedia o evento. Na última edição, os grupos tiveram 90 minutos para calcular a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide, em rota de colisão com a Terra, e salvar o planeta.
Para as contas, puderam usar apenas objetos contidos em uma caixa: réguas, massa de modelar, barbante e papel milimetrado. A medalha de ouro ficou com o Canadá e a de bronze com a Lituânia.
A preparação dos estudantes vem desde o ano passado, com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, voltada para estudantes de escolas públicas e particulares. No ano passado foram 800 mil inscritos em todo o país. Os participantes que se destacaram foram convidados a continuar estudando.
Os selecionados passaram por várias etapas, que incluíram uma prova presencial. Além dos cinco estudantes que participaram da competição internacional, foram escolhidos cinco para participar da competição latino-americana, que será no Uruguai, de 10 a 16 de outubro. Haverá também cinco suplentes. Os finalistas tiveram aulas, participaram de oficinas e de observações astronômicas.
“Foi uma experiência indescritível”, sintetiza Felipe Vieira Coimbra, de 16 anos, que acabava de entrar em casa quando conversou com a Agência Brasil. Ele é aluno do segundo ano do Instituto Dom Barreto, em Teresina (PI). O colégio particular está entre as notas mais altas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como astronomia não está no currículo escolar, Felipe diz que todo o estudo que teve foi por conta própria, com livros e apostilas usadas em universidades.
Além da medalha de prata, o jovem carrega no currículo duas medalhas de ouro na Olímpíada Brasileira de Física. Ele diz que prefere não restringir os planos para o futuro, mas adianta que pretende seguir na área de exatas e cogita o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) como objetivo. “Na escola, é quase um clichê, as exatas são as matérias menos populares. Mas não sou o único no Brasil, tem muita gente que se destaca, o Artur é um exemplo”.

Curitiba vive o Motorshow 2014



BemParana
Começa amanhã a 3ª edição do Curitiba MotorShow, um dos maiores encontros em duas rodas do Brasil. O local é o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Mas hoje, acontece a primeira atração oficial do evento: o TrackDay In (www.trackdayin.com.br), onde os apaixonados por carros e velocidade podem pisar fundo no acelerador na pista de Pinhais.
Entre as atrações no sábado e domingo estão shows em duas e quatro rodas; o 3º Encontro Internacional de Hot Rods Confraria do Hot; Corrida Rústica Super Night Run; Drift RC’S; Encontro de Miniaturas Espaço DIECAST; Rei da Pista; Desafio 201 Hot Rods e Muscle Cars; Show FreeStyle, Exposição de Carros, Motos e Customizados; Campeonato Dub Style 101% Eventos; Etapa EMMA Brasil; Business Day e Rock’n Race Festival. As novidades deste ano ficam por conta do Concurso Pinup Contest e da Gincana de Clubes.

"O Curitiba Motorshow vem para se consolidar como um dos principais eventos do Brasil, proporcionando a geração de negócios para as empresas participantes e atraindo milhares de pessoas. O público presente poderá viver experiências únicas, uma vez que a paixão pelo universo a motor é um dos principais elementos que encontramos no evento", comenta Rafael Casagrande, da 3 Sport Entertainment - empresa responsável pela organização do CMS.

Pelo menos mil câmeras vigiam Curitiba, dia e noite


Trânsito, estações-tubo, terminais, parques e praças: monitoramento em tempo integral

BemParana

Equipamentos se espalham cada vez mais em Curitiba (foto: Foto: Luiz Costa/SMCS (arquivo))
Quem quiser dar uma “espionada” por Curitiba agora tem mais uma opção. Criado com o objetivo de auxiliar o dia a dia da população, mostrando as condições climáticas e de trânsito de diversas regiões cidade em tempo real, o site VejoaoVivo conta com 48 câmeras espalhadas pela Capital, e que estão disponíveis 24 horas por dia no site. Elas se juntam a outras mil câmeras que já monitoram Curitiba dia e noite, no trânsito e na segurança.
Somente o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), controla 711 câmeras nas ruas, estações-tubo e terminais urbanos da cidade. Oitenta e nove deles estão em pontos estratégicos e ajudam no monitoramento do trânsito, além de 44 paineis que ajudam com informações aos motoristas. Os demais equipamentos do SIM estão nas estações e terminais.

Já a Guarda Municipal monitora várias regiões da cidade a partir de 106 câmeras em parceria com a Polícia Militar. As câmeras cobrem boa parte da região Central, além de pontos em alguns bairros de Curitiba.
Contudo, a quantidade de câmeras que vigiam a cidade é ainda maior. O Governo do Estado recebeu formalmente o Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), utilizado pelas forças de segurança pública durante a Copa do Mundo, em Curitiba. A entrega foi formalizada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na quarta-feira. O CICC é dedicado às ações de videomonitoramento e radiocomunicação.
Mas, por questões estratégicas, a Polícia Militar não divulga a quantidade de equipamentos instalados na Capital, porém, o CICC era responsável pelo monitoramento por meio de mais de mil câmeras em toda a cidade, integradas a outros sistemas da Capital.

Site — O site VejoaoVivo conta com 48 câmeras em Curitiba, mas o número deve aumentar até o final do ano, já que a empresa pretende instalar mais de 1.000 câmeras por todo o país, sendo que Curitiba é considerada estratégica para o processo de expansão do site.
No ar desde o início de 2012, o VejoaoVivo conta hoje com mais de 800 pontos com câmeras instaladas em mais de 90 cidades do país.

Datafolha: Richa 39%, Requião 33% e Gleisi 11%


Da Folha de S.Paulo, em reportagem de Estelita Hass Carazzai
Richa e Requião dividem liderança na disputa pelo governo do Paraná
O atual governador Beto Richa (PSDB) e o ex-governador Roberto Requião (PMDB) dividem a liderança na corrida pelo governo do Paraná, mostra pesquisa Datafolha concluída nesta quarta-feira (13).
Richa está à frente de Requião: tem 39% das intenções de voto, contra 33% do peemedebista. Considerando a margem de erro, porém, de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Em terceiro lugar aparece Gleisi Hoffmann (PT), com 11%.
Bernardo Piloto (PSOL) e Ogier Buchi (PRP) têm 1% cada. Túlio Bandeira (PTC), Geonísio Marinho (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não alcançaram 1%.
Os indecisos somam 10%, e brancos ou nulos, 5%. O levantamento foi realizado entre terça e quinta-feira, com 1.226 entrevistas em 46 cidades do Paraná.
Com a liderança ameaçada pelo ex-governador, Richa elegeu Requião como seu principal alvo neste início de campanha, deixando de lado a petista Gleisi.
O tucano vem afirmando que tem “várias balas de prata” contra Requião, que foi seu antecessor e governou o Estado entre 2003 e 2010. Em seus discursos, fala da “truculência” e da “falta de diálogo” do peemedebista, conhecido pela contundência de opiniões.
Porém, ainda que com alta rejeição (de 27%, segundo o Datafolha), Requião vem ganhando votos de eleitores insatisfeitos com o governo Richa, que passou por dificuldades financeiras e congelou obras e promoções de servidores.
O candidato do PMDB tem dito que vai fazer o Paraná “voltar a ter governo”, e chama Richa de “preguiçoso” e de “garoto bronzeado”. Pela língua afiada, tem conquistado eleitores descrentes com a gestão do tucano.
Hoje, a rejeição de Richa já se iguala à de Requião, considerada a margem de erro: 23% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum.

Manchetes dos jornais desta sexta

Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Marina Silva enfrenta dilema interno no PSB para sair candidata
Bem Paraná: Pelo menos mil câmeras vigiam Curitiba dia e noite
Jornal Metro: PSB espera enterro de Campos para decidir
Jornal de Londrina: Kireeff anuncia cortes para evitar rombo de R$27 mi
Folha de Londrina: Copel tem lucro líquido de R$ 831 milhões no semestre
O Diário (Maringá): Área urbana cresce 13,7 milhões de m²
Diário dos Campos: Décimo terceiro salário injetará R$ 218 mi em PG
Jornal da Manhã: Câmara segura projeto de encampação dos terminais
O Paraná: Unificação de tarifas gera ameaça à zona trinacional
Gazeta do Paraná: Cettrans já prevê tarifa de R$ 3,00 no fim do ano
Jornal Hoje: Parcela do 13° injeta R$ 27 mi na economia
Gazeta do Iguaçu: Lutador que matou filho em SP é preso em Foz
Diário do Noroeste: Prazo para recadastrar exames médicos acaba hoje
Tribuna de Cianorte: Trio é preso em Cianorte com 78,6 kg de maconha
Tribuna do Norte: Sobrecarga na Justiça Federal
Jornais de outros estados
Globo: PT pressiona para rachar o PSB de Eduardo Campos
Folha: Família de Eduardo Campos quer candidatura de Marina
Estadão: Mesmo sem consenso, PSB deve dar apoio à candidatura de Marina
Correio Braziliense: Aliados do PSB fazem pressão a favor de Marina
Valor: PSB deve indicar Marina mas exigirá compromisso
Estado de Minas: Falta explicação, falta definição, sobram dor e saudade
Zero Hora: Busca por respostas entre os destroços

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Appa intensifica alerta para o vírus Ebola nos Portos do PR


|  Appa

A Anvisa, em Paranaguá, fará na próxima segunda-feira (18) uma reunião para tratar com mais detalhes sobre o tema com toda a comunidade portuária local. No entanto, a Appa optou por se adiantar e ampliar a divulgação sobre a doença, com o intuito de garantir a segurança de quem trabalha na atividade.
Segundo o diretor-presidente, Luiz Henrique Dividino, apesar do controle sanitário ser de responsabilidade da Anvisa (em relação às pessoas) e ao Vigiagro/ Ministério da Agricultura (quanto à carga), esse trabalho de propagação da informação é fundamental em situações como a que se apresenta, em relação à doença.
“Para operar pelos portos paranaenses, os navios devem estar com a documentação e situação sanitária de acordo com as exigências desses órgãos. A nossa contribuição está sendo em divulgar os comunicados das agências nacionais e dados sobre o vírus e a transmissão para evitar que esse contato dos trabalhadores locais com os tripulantes do navio, que podem vir dessas regiões africanas mais afetadas, seja porta de entrada para o Ebola”, afirma.
Contato - Até julho, os portos do PR receberam 1.393 navios – 34 de carga geral, 405 de contêineres, nove de derivados de petróleo, 260 de outros granéis líquidos, 586 e granéis sólidos e 99 de veículos (Ro-Ro). Considerando que, em média, cada navio traz 20 tripulantes, são 27.860 trabalhadores de diversas origens que passaram por aqui, nos sete primeiros meses deste ano.
Esses tripulantes podem chegar a descer do navio e sair do porto (dependendo da liberação da Polícia Federal e do tempo de operação do navio) e ainda têm contato com os trabalhadores locais – Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) – que também vão a bordo durante as operações.
De acordo com o Orgão Gestor da Mão de Obra nos Portos do Paraná (Ogmo-PR), sempre e em qualquer operaçõe portuária pelo menos um TPA vai a bordo do navio (na faina de vigia). No caso das operações dos veículos, pode passar de 50 essa quantidade de trabalhadores locais que vão a bordo e acabam tendo contato com a tripulação. Nas principais operações, que são as de granéis sólidos, em média três TPAs embarcam para trabalhar por período (de seis horas).
Comunicado - O vírus já foi declarado epidemia no oeste da África e emergência pública sanitária internacional, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde, a Secretaria de Portos (SEP) e a Anvisa vêm mantendo o alerta para os portos brasileiros.
De acordo com a Anvisa, entre as ações em embarcações afetadas (com tripulante que tenha transitado nos últimos 30 dias nas áreas afetadas (principalmente na Nigéria, Serra Leoa, Libéria e Guiné, e que apresente febre), estas devem ser mantidas em fundeio, sendo o desembarque do doente a maior prioridade. Somente equipe de atendimento médico e remoção deverá ir a bordo. Além disso, as agências marítimas devem seguir orientações dadas pelo Posto da Anvisa quanto ao Plano de Limpeza e Desinfecção (PLD), lavagem de roupas de cama, gerenciamento de resíduos do atendimento à bordo. É obrigatório informar imediatamente a equipe da Anvisa qualquer ocorrência de novos casos suspeitos a bordo.
Ao capitão do navio, em caso de algum tripulante apresentar os sintomas, e que tenha circulado nos últimos 30 dias nas regiões africanas já citadas, a Anvisa orienta que se notifique a situação imediatamente às autoridades de saúde brasileiras e que se isole o doente na cabine, oferecendo todo suporte de água e alimentação necessários. Orienta-se ainda que apenas um tripulante designado (médico ou outro designado) passe a se comunicar e servi-lo até sua remoção ou liberação conforme instruções das equipes de saúde no solo. Seguir as recomendações locais da autoridade sanitária quanto à limpeza, retirada de resíduos, etc.
Nos portos paranaenses não chegou até agora nenhum navio nestas condições. Na próxima segunda-feira (18), às 14h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), a Anvisa Paranaguá vai realizar uma reunião mais detalhada com a comunidade portuária local.
Vírus – Como divulga a OMS, o Ebola é uma febre hemorrágica letal. O vírus, altamente contagioso, é transmitido pelo contato com fluidos como sangue, saliva, sémen ou fezes e não pelo ar. São sintomas da doença, a febre, dor de cabeça, diarreia, vômitos, fraqueza, dores nas articulações e músculos, dor de estômago e falta de apetite.
Entre as atitudes de prevenção que podem ser adotadas estão a comunicação imediata – em caso de sintomas suspeitos; a propagação das informações, como a Appa vem fazendo; a auto proteção (principalmente com o não compartilhamento de utensílios e, se houver alguma suspeita de infecção, até com o uso de equipamentos como luva, máscaras); lavar constantemente as mãos; não comer carne de caça ou sem origem certa.

Sul do Paraná pode amanhecer com geadas nesta sexta-feira


   |  AEN

A massa de ar frio que provocou temperaturas negativas em várias cidades do Sul do País progride lentamente para o Oceano. Mas o deslocamento pode levar até dois dias e a previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de que o Sul do Paraná amanheça com geadas nesta sexta-feira (15). 

De acordo com o meteorologista, Lisandro Jacobsen, o fenômeno pode ocorrer nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina. “A temperatura fica mais baixa em Palmas, General Carneiro e São Mateus do Sul até parte da região da Lapa. A temperatura deve chegar bem próxima do zero, em torno de 1°C a 2°C”, afirmou. 

Na capital, nesta sexta-feira, há possibilidade e chuvas no final da tarde, com temperaturas que variam de 7° a 16°C. 

Para o fim de semana, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas em todo Estado, especialmente na região Sul. No Norte e Oeste, a temperatura deve ser mais elevada, chegando a 24°C no fim de semana. 

NEVE – Segundo o Simepar, é preciso muita umidade e bastante frio para nevar. “Apesar dessa massa de ar frio ser bastante intensa, faltou a umidade necessária para isso acontecer”, destaca Jacobsen. “Neste ano, tivemos apenas um episódio de neve no Sul do país, enquanto no ano passado tivemos vários episódios”, completou.

Quatro perguntas sobre o impacto da morte de Campos na corrida eleitoral


Brasileiros assistem a reportagens na TV sobre morte de Campos (Reuters)
Acidente com Cessna do candidato gerou choque e injetou incertezas na corrida eleitoral
A morte do ex-governador pernambucano Eduardo Campos gera uma série de incertezas para a corrida eleitoral deste ano - talvez as mais relevantes delas, neste momento, se a ex-senadora e presidenciável Marina Silva, vice na dobradinha, continuará na disputa e passará à cabeça da chapa para disputar o pleito.
Marina, que terminou as eleições de 2010 com 19% dos votos, é creditada por aportar uma parte importante do apoio dos eleitores à candidatura do PSB. Campos ocupava o terceiro lugar na disputa, atrás da presidente Dilma Rousseff (PT) e do senador Aécio Neves (PSDB).
Por outro lado, analistas ouvidos pela BBC Brasil apontam que ela não circula com a mesma desenvoltura por círculos ideológicos diferentes, incluindo setores influentes do ponto de vista do financiamento de campanha.
A ex-senadora ainda não indicou o que pretende fazer.
Para explorar os diferentes cenários, elaboramos algumas perguntas sobre os possíveis impactos da morte de Campos para a disputa eleitoral.

Quem pode assumir o lugar de Campos na chapa?

Segundo a legislação eleitoral, o partido de Campos poderá escolher outro candidato em até dez dias. A candidatura terá de ser respaldada pelas direções dos partidos que se coligaram com o PSB na disputa à Presidência: PHS, PRP, PPS, PPL e PSL.
O candidato poderá ser do PSB ou de qualquer um desses partidos, desde que todos estejam de acordo. Entre os nomes mais cotados está o da ex-senadora Marina Silva, atual vice da chapa. Marina se filiou ao PSB após a Justiça Eleitoral rejeitar a criação de seu partido, a Rede Sustentabilidade.
Campos e Marina (Reuters)
Cabia a Campos harmonizar posições divergentes entre a vice e o PSB
No entanto, a relação entre Marina e dirigentes do PSB é delicada. Cabia a Campos harmonizar posições divergentes entre a vice e o PSB.
Se por um lado a morte de Campos a torna a candidata natural do PSB para a disputa, por outro, unificar o partido – e as demais siglas da coalizão – em torno de seu nome será um grande desafio.
Marina pode, ainda, abrir mão da disputa. A ex-senadora ainda não disse qual será sua posição.

Para onde vão os eleitores dele?

Na última pesquisa do Ibope, divulgada na semana passada, Campos aparecia com 9% das intenções de voto. Segundo analistas, seus votos não têm um herdeiro óbvio – nem mesmo se Marina Silva assumir a cabeça da candidatura.
Apesar da aliança com Marina, muitos dos seguidores de Campos expressam reserva com a vice.
"Campos circula melhor que a Marina entre os eleitores, porque não tem um discurso associado a dois perfis de eleitor muitos distintos: o evangélico e o ambientalista", diz Silvana Krause, professora de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Por outro lado, caso se candidate, Marina poderia recuperar votos de eleitores que a apoiaram em 2010, mas planejavam votar em Dilma ou Aécio em 2014. A ex-senadora terminou em terceiro lugar naquela eleição, com 19% dos votos.
Para Krause, os eleitores de Campos que não aderirem a uma eventual candidatura de Marina deverão se dividir entre Dilma e Aécio pelos seguintes critérios: a petista deve herdar os votos de eleitores de centro-esquerda, preocupados com políticas sociais, enquanto o tucano ficará com os votos dos eleitores antipetistas, com perfil mais conservador.

Qual será a posição dos doadores da candidatura do PSB?

Marina Silva (AFP)
Marina é vista com reserva pelos empresários do agronegócio
Bem relacionado com empresários, Campos havia recebido até agora R$ 8,2 milhões em doações para a disputa de 2014, segundo a primeira parcial divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dilma recebeu R$ 10,1 milhões, e Aécio, R$ 11 milhões.
A morte dele lança dúvidas sobre a capacidade do PSB de manter o fluxo de doações.
As três empresas que até agora mais doaram para Campos são do ramo do agronegócio: a Atasuco, fabricante de sucos e aromas, doou R$ 1,5 milhão, a JBS, maior produtora de carnes do mundo, doou R$ 1 milhão, e o mesmo valor foi doado pela Cosan, gigante do setor de açúcar e biocombustíveis.
Caso Marina assuma a cabeça da chapa, é improvável que empresários do agronegócio mantenham o nível de doações, já que a candidata é vista pelo setor com reserva.
Com menos doações, uma eventual campanha de Marina teria de ser mais modesta.

De que forma a morte afeta as coligações do PSB nos Estados?

Segundo a cientista política Silvana Krause, da UFRGS, as alianças costuradas por Campos para eleições estaduais não deverão ser alteradas, mesmo que Marina assuma a cabeça da chapa.
Em busca de nacionalizar sua campanha, Campos aliou-se a candidatos de outros partidos em disputas para governos estaduais. As negociações geraram atritos com Marina, que rejeitava alianças com partidos não alinhados ideologicamente com a candidatura.
Em nota divulgada em junho, a Rede Sustentabilidade, grupo político de Marina incorporado pelo PSB nesta eleição, anunciou que a ex-senadora só participaria de atividades de candidatos a governos estaduais apoiados pela Rede.
A Rede ainda não disse se a morte de Campos altera esse quadro.
Para Krause, a tendência é que, caso assuma a candidatura do PSB, Marina só busque o apoio de candidatos cujas alianças ajudou a negociar.