sábado, 12 de julho de 2014

TSE divulga estimativa do tempo de propaganda de candidatos à Presidência

Agência Brasil


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou  a estimativa de tempo que os 11 candidatos à Presidência da República terão no horário eleitoral no rádio e na televisão, que começa no dia 19 de agosto. Os números serão apresentados aos partidos em audiência pública na quarta-feira (16). Após as coligações tomarem conhecimento da minuta, o plano de divulgação definitivo será colocado em votação no plenário do tribunal.
Segundo os dados, a coligação Com A Força do Povo, da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), terá 11 minutos e 48 segundos. A coligação Muda Brasil, do candidato Aécio Neves (PSDB), ficou com quatro minutos e 31 segundos. Eduardo Campos (PSB), da Coligação Unidos pelo Brasil, terá um minuto e 49 segundos.
O restante do tempo no rádio e na TV ficou dividido entre o PSC, do Pastor Everaldo (um minuto e oito segundos); PV, de Eduardo Jorge (um minuto e um segundo); PSOL, da candidata Luciana Genro (51 segundos), e Eymael, do PSDC (47 segundos). Os candidatos Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) terão 45 segundos para expor suas ideias.
O bloco de 20 minutos que será destinado aos que disputam a Presidência da República foi dividido de acordo com o número de partidos e coligações que registraram candidaturas ao cargo e a suas representações na Câmara dos Deputados.
O TSE definirá a primeira ordem de exibição dos programas em sorteio no dia 5 de agosto. Nos programas seguintes, a ordem seguirá o critério de rodízio. Caso a disputa vá para segundo turno, o bloco de 20 minutos será dividido de forma igualitária entre as coligações.

Câmara fará ‘esforço concentrado’ de votações a partir de segunda-feira


Da Agência Brasil

Câmara dos Deputados fará um esforço concentrado de votações na próxima semana, a partir de segunda-feira (14). O presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), está chamando os deputados para estarem em Brasília para a sessão de votações marcada para as 18h daquele dia.
camara-deputados
(Foto: Valter Campanato/ABr)
Um dos primeiros itens a serem apreciados deverá ser o requerimento para votação em regime de urgência do projeto de decreto legislativo que pretende sustar os efeitos do decreto do governo que institui a Política Nacional de Participação Social – PNPS e o Sistema Nacional de Participação Social – SNPS. Antes, os deputados pretendem votar a Medida Provisória 641, que altera a Lei 10.848, que trata de comercialização de energia elétrica e normas sobre os leilões para o setor.
De acordo com o secretário-geral da Mesa Diretora da Câmara, Mozart Vianna, o presidente da  Casa já decidiu que, se não houver recesso parlamentar a partir do dia 17 próximo, a Câmara fará sessões de votações nas duas últimas semanas do mês de julho. O recesso parlamentar depende de aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O próprio presidente da Comissão Mista de Orçamento, onde tramita a proposta, deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), já admitiu que não há possibilidade de aprovar a LDO neste mês.
Na pauta de votações da próxima semana estão projetos como o que trata do direito de resposta ou retificação do ofendido por matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social, o que dispõe sobre a liberdade de imprensa, de opinião e de informação, disciplina a responsabilidade dos meios de comunicação, e ainda o projeto de decreto legislativo que aprova a indicação de Bruno Dantas Nascimento para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Também constam da pauta de votações as emendas à proposta de emenda Constitucional (PEC) que institui o Orçamento Impositivo para as emendas parlamentares e a PEC que garante proventos integrais ao servidor que se aposentar por invalidez.
O Congresso Nacional tem sessão convocada para terça-feira (16), às 19h, para apreciação de mais de 20 vetos presidenciais a projetos de lei aprovados pelo Poder Legislativo.

Pessoas com doenças graves poderão sacar FGTS, prevê projeto


Redação/BandaB 
O projeto do senador Pedro Taques (PDT-MT) permite o saque do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for acometido por doença grave (PLS 198/2014). A legislação atual (Lei 8.036/1990) prevê que apenas os que se encontram em estágio terminal podem sacar o dinheiro do fundo.
Na justificação da proposta, o senador afirma que “não é consonante com a dignidade da pessoa humana, exigir-se que o trabalhador chegue a um estágio terminal de saúde para ter direito a sacar o saldo de sua conta no FGTS e tentar uma sobrevida, impedindo que busque um tratamento de saúde que melhor lhe satisfaça antes que chegue ao referido estágio”.
Entre as dificuldades enfrentadas pelo trabalhador e sua família durante o tratamento, em sua justificativa, o senador lembra os gastos elevados com medicamentos que, em muitos casos, não se encontram disponíveis na rede pública de saúde. Nesse sentido, a alteração proposta “vai ao encontro do dever do Estado de implementar políticas que objetivem a melhoria da saúde e dignidade da população”, explica Pedro Taques.
O parlamentar observa, ainda, que a medida pode significar até mesmo garantir as condições para a recuperação ou a estabilidade da saúde, a depender da doença e do estágio em que se encontra. Caberá ao regulamento estabelecer os casos de doenças graves que possibilitarão o saque do FGTS.
A matéria aguarda designação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde terá decisão terminativa.
FGTS
O FGTS foi criado na década de 1960 com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Mensalmente, os empregadores são obrigados a depositar, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8% da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração comissões, gorjetas, gratificações, etc e a gratificação de Natal (13º salário). Os recursos constituem uma poupança vinculada do trabalhador.
O projeto do parlamentar amplia os casos hoje previstos em lei para o saque dos recursos do fundo: situação de restrição de renda enfrentada pelo trabalhador; obtenção de recursos para financiar a casa própria; ou situação de estágio terminal.
Também pode ser feito o saque dos recursos do FGTS nos casos de término de contrato por prazo determinado; culpa recíproca ou força maior; rescisão por extinção da empresa; gravidade decorrente de desastre natural por chuva ou inundação; aposentadoria; suspensão total do trabalho avulso por 90 dias ou mais; morte do titular da conta; idade igual ou superior a 70 anos; portadores do vírus da Aids e em casos de câncer; contas inativas ou vinculadas ao FGTS sem depósito por pelo menos três anos seguidos.

Comentarista da Band, Osmar de Oliveira morre aos 71 anos


   |  Folhapress



Doutor Osmar: corintiano ilustre (foto: Divulgação)
Morreu no início da noite de ontem, sexta-feira (11),  em São Paulo o médico e comentarista da TV Bandeirantes Osmar de Oliveira, aos 71 anos. Osmar fazia um tratamento para combater um tumor na próstata, e estava internado no Hospital A.C Camargo em estado grave.
Em entrevista ao portal da Bandeirantes, o irmão de Doutor Osmar, como era conhecido o comentarista, explicou o que ocorreu. "A parada cardíaca aconteceu depois de uma complicação de uma hemorragia. Há um mês, ele estava no quarto e tentou se levantar. Com esse acidente, a sonda se prendeu e afetou a bexiga" disse César de Oliveira.
No jornalismo esportivo, Doutor Osmar iniciou a carreira em um jornal de Sorocaba, no interior paulista. Além da Band, passou por várias emissoras de televisão como Gazeta, Manchete, SBT e Globo. Corintiano fanático, escreveu também para os extintos Jornal Coringão e Revista do Corinthians. A família ainda não informou detalhes sobre o velório e o sepultamento.
Osmar também atuou como médico ortopedista. Osmar se formou em Jornalismo e Medicina. Ele dá nome ao Instituto Osmar de Oliveira, que fica em São Paulo, voltado ao atendimento em ortopedia, fisioterapia e medicina esportiva. Osmar trabalhou no departamento médico do Corinthians, além de passagem pelo São Bento.

Paraná tem sábado sem chuva, mas com frio


|  Redação Bem Paraná

Neste sábado áreas de instabilidade se organizam mais ao sul na altura do Uruguai. Segundo o Simepar, no Paraná o tempo não muda, mas as temperaturas apresentam ligeira elevação para o período da tarde, por conta da presença de sol na maioria das regiões do Estado. Não há previsão de chuvas significativas no Sul do país, Mato Grosso do Sul e na maior parte do Sudeste, mas na faixa leste que vai do Rio Grande do Sul ao Sudeste do Brasil, a nebulosidade fica bastante variável e há condições de chuviscos ocasionais.
No decorrer da madrugada e nas primeiras horas do dia a nebulosidade é o fator predominante do tempo na faixa leste do Sul e Sudeste do Brasil. Nas demais área o céu segue com poucas nuvens. Ao longo do período sem o aquecimento solar as temperaturas sofreram um declínio, comparadas com o período diurno do dia anterior. Segue um mapa com os valores mínimos das temperaturas registradas até o momento, os dados são das estações meteorológicas do Simepar e INMET. Observa-se que as regiões serranas tem os menores valores de temperatura.

Inscrições do Vestibular de Inverno da Unicentro encerram nesta segunda-feira


São 434 vagas para os 37 cursos de graduação ofertados pela instituição. As provas serão aplicadas nas cidades de Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis.

 |  AEN

O período de inscrições para o Vestibular de Inverno 2015 da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) encerra-se nesta segunda-feira (14). São 434 vagas para os 37 cursos de graduação ofertados pela instituição. As provas serão aplicadas nas cidades onde há campi da Unicentro - Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis.
As inscrições devem ser feitas no site da universidade. O candidato preenche a ficha de inscrição e em seguida imprimir o boleto bancário para pagar a taxa, no valor de R$ 100. As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de agosto e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 19 de setembro.
Nos dias de prova os candidatos devem apresentar o documento de identidade original e entregar ao fiscal da sala o requerimento de inscrição assinado, com uma foto 3×4 colorida e recente, e a fotocópia da carteira de identidade coladas nos campos indicados na folha.
O candidato escolhe a cidade na qual deseja realizar a prova no momento da inscrição. De acordo com o edital, o ensalamento será divulgado a partir do dia 12 de agosto no site do Vestibular, lá também está disponível o regulamento completo do processo seletivo.
Dois novos cursos- A partir do Vestibular de Inverno 2015, a Unicentro passará a ofertar mais dois cursos de graduação. Os novos cursos, aprovados na última reunião dos Conselhos Superiores da Unicentro, são decorrentes da transformação da licenciatura em Ciências Biológicas, que passa a ser oferecido também na modalidade bacharelado e da licenciatura em Matemática, que passa a oferecer também, o curso de Matemática Computacional.
O curso de Ciências Biológicas terá 30 vagas e será em período integral, enquanto o curso de Matemática Aplicada e Computacional ofertará 40 vagas e será somente no período matutino.

Postos da Urbs abrirão neste sábado para facilitar aquisição do cartão transporte


Para adquirir o cartão, é necessário somente apresentar documento de identidade com foto e CPF

   |  SMCS


A partir deste sábado (12) os postos fixos de atendimento ao público da Urbs ficarão abertos também aos sábados, das 8h30 às 12 horas, facilitando a aquisição do cartão transporte. E a partir de segunda-feira (14) o cidadão terá mais três endereços para fazer o cartão transporte – nos postos volantes que funcionarão nos terminais Cabral e Santa Felicidade e na Travessa Nestor de Castro.
O cartão transporte será necessário, a partir do próximo dia 1º de agosto para utilização de 62 linhas de ônibus convencionais (que ligam bairros sem passar em terminais, na cor amarela) e alimentadores (que ligam bairros a terminais e na cor laranja). São linhas que operam com micro-ônibus não têm cobrador.
Os estudos para a universalização do cartão transporte foram iniciados no começo do ano passado. O objetivo é ampliar o uso do cartão, hoje utilizado por 55% dos 1,1 milhão de passageiros pagantes por dia. A universalização do cartão representa segurança para usuários e trabalhadores do sistema, na medida em que reduz o volume de dinheiro nos ônibus, terminais e estações, diminui custos de operação e traz mais comodidade ao usuário, que não precisa se preocupar com o troco – o que também agiliza a operação.
Postos de atendimento
Os postos fixos de atendimento ao público funcionam na Área de Fiscalização e Cadastro da Urbs, na ala ferroviária da Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz (na Praça Rui Barbosa), Boa Vista (perto da Unidade de Saúde 24 Horas), Boqueirão (no Terminal do Carmo), Pinheirinho (Terminal Pinheirinho) e Portão/Fazendinha (no Terminal Fazendinha). Eles funcionam nos dias úteis das 8h30 às 17h e, a partir de agora, também aos sábados, das 8h30 às 12h.
Os postos volantes atenderão ao público de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e, aos sábados, das 8h30 ao meio dia. No Cabral e Santa Felicidade os postos volantes funcionarão nas guaritas da fiscalização destes terminais. Já na Travessa Nestor de Castro, o atendimento será feito em um posto instalado em uma Kombi, devidamente caracterizada, e que estará estacionada próximo à estação-tubo perto da esquina com a Rua Barão do Serro Azul.
Fazer o cartão transporte é um processo rápido, grátis e fácil. O cartão é feito na hora mediante apresentação de documento de identidade com foto e CPF, não sendo obrigatória a apresentação de comprovante de residência. Para ter um cartão não é preciso morar em Curitiba e não é necessária fotografia.
O cartão precisa ser solicitado pelo próprio usuário ou com autorização específica com firma reconhecida em cartório. No caso de menores de 18 anos os pais ou responsáveis podem fazer o cartão dos filhos apresentando sua documentação pessoal e documento de identificação original do menor.
O cartão usuário – que é feito nos postos fixos da Urbs e nos postos volantes – é gratuito. Em caso de roubo ou extravio, a segunda via custa o equivalente a cinco passagens o que, atualmente, representa R$ 13,50.
Uso exclusivo
Com as medidas de modernização, a Urbs cumpre decisão judicial que proíbe que motoristas façam a cobrança da passagem mesmo com o ônibus parado no ponto. O prazo dado pela Justiça termina no próximo dia 4 de agosto.
A necessidade de cartão transporte para pagamento de passagens do transporte coletivo existe em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil, onde a exigência vale para todo o sistema, não apenas para um grupo de linhas.
Em Curitiba, a medida está sendo possível com o início do processo de modernização do cartão transporte que permitirá a ampliação do acesso ao cartão e à recarga de créditos já a partir de 1º de agosto, com a possibilidade de aquisição do cartão avulso que poderá ser comprado e carregado em 23 bancas de revistas e jornais da cidade. Até o fim do ano, Curitiba terá também o cartão pré- pago que será oferecido em pontos comerciais da cidade.

Fora da disputa pela taça, Brasil e Holanda se enfrentam em Brasília


Com um histórico empatado em copas do mundo – três vitórias para cada lado, cinco empates e 15 gols para cada seleção –, a seleção que sair vencedora da partida passará a ter vantagem em relação à outra

   |  Agência Brasil

Neymar na chegada à Brasília: apesar de contusão, atacante acompanhará partida junto com os demais atletas (foto: Ricardo Stuckert / CBF)
Não será apenas o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014 que estará em jogo na partida de hoje (12), que será disputada às 17h entre Brasil e Holanda no Estádio Nacional de Brasília. Com um histórico empatado em copas do mundo – três vitórias para cada lado, cinco empates e 15 gols para cada seleção –, a seleção que sair vencedora da partida passará a ter vantagem em relação à outra.
A partida será apitada pelo argelino Djamel Haimoudi. Para o Brasil, ela servirá para amenizar, ainda que minimamente, a derrota por 7 x 1 para a Alemanha, que disputará a final amanhã (13) contra a Argentina. Já os jogadores da Holanda querem sair desta Copa invictos – a partida contra a Argentina na semifinal terminou empatada e o time europeu foi eliminado após perder na disputa de pênaltis.
Outro fator que motiva os jogadores holandeses é a despedida de seu técnico, Louis Van Gaal, que apesar de, em um primeiro momento, ter desdenhado a disputa pelo terceiro lugar, pediu a seus jogadores uma vitória ante ao Brasil como presente de despedida. Após a Copa, ele assumirá o cargo de técnico do time inglês Manchester United.
Em entrevista coletiva ontem (11), Van Gaal disse que os jogadores holandeses "estão tristes porque tinham confiança de que seriam campeões", mas que isso não tirou a motivação por uma vitória na disputa deste sábado.
O zagueiro brasileiro Thiago Silva, que volta ao time após cumprir suspensão na partida da semifinal, pediu respeito ao adversário. “Temos que honrar a camisa da seleção acima de tudo. É outro adversário de muita qualidade, que não chegou na final por falhas na penalidade e tem todo nosso respeito”, disse, durante entrevista coletiva também realizada ontem.
Na mesma entrevista, o técnico do Brasil, Luiz Felipe Scolari, sinalizou que fará mudanças na estrutura tática da equipe. “Vou mexer em uma duas posições daquele time que iniciou contra a Alemanha, até porque tem jogadores que jogaram pouco ou nem jogaram. Uma substituição vou fazer porque entendo que um jogador em determinada posição será bom”.
É a quarta vez que a seleção brasileira disputará o terceiro lugar em uma Copa do Mundo. A primeira foi em 1938, após ter perdido para a Itália nas semifinais pelo placar de 2 x 1. O terceiro lugar veio com uma vitória por 4 x 2 diante da Suécia, com dois gols de Leônidas que terminou como artilheiro daquele mundial (7 gols no total).
Em 1974 o Brasil ficou em segundo lugar no quadrangular da segunda fase da Copa e disputou o terceiro lugar com a Polônia, de quem perdeu por 1 x 0, terminando a Copa na quarta posição. Em 1978, com a Copa sendo disputada nos mesmos moldes da Mundial anterior, o Brasil perdeu no saldo de gols para a Argentina e ficou em segundo lugar no grupo, perdendo a chance de disputar o título. O terceiro lugar foi conquistado com uma vitória sobre a Itália por 2 x 1.
Já para a Holanda, esta será a segunda vez do time em uma disputa pelo terceiro lugar de uma Copa do Mundo. A primeira foi em 1998, após ter sido eliminada nas semifinais pelo Brasil em disputa de pênaltis. Derrotados pelo placar de 2 x 1 pela Croácia, acabaram o campeonato na quarta posição.

Manchetes dos jornais e capas das revistas deste sábado


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Amarga despedida
Folha de Londrina: Taxa de inadimplência cresce 4,39% em junho
O Diário (Maringá): Investimento por aluno varia 100% na região
Diário dos Campos: PM interrompe reunião e motoristas cogitam greve
Jornal da Manhã: Acidentes elevam taxa de mortes violentas em PG
Tribuna do Interior: Haja reclamação
Correio do Cidadão: Regina confirma projeto de apoio a projeto de construção de novas instalações
O Paraná: Criminalidade migra para as pequenas cidades do Oeste
Gazeta do Paraná: Pelo 3º lugar e pela honra, Brasil volta a campo, hoje
Jornal Hoje: Metade dos cascavelenses a um passo da obesidade
Gazeta do Iguaçu: Taxa de homicídio em Foz caiu 60% em 8 anos
Diário do Noroeste: Prefeitura vai fazer nova licitação para uso dos barracões do extinto IBC
Tribuna de Cianorte: Vendas só em 2015
Umuarama Ilustrado: Servidor é flagrado com drogas em Umuarama
Tribuna do Norte: Sem autorização para funcionar
Jornais de outros estados
Globo: OMS Indica droga anti-Aids até para gay não infectado
Folha: Copa eleva número de turistas no país em 132%
Correio: Esquenta o debate sobre como mudar o futebol no Brasil
Estado de Minas: Jogo empatado
Zero Hora: Consagração dos camisa 1
Capas de revistas:
CartaCapital: Copa futebol e política
Veja: Vai sobrar pra ela?
IstoÉ: Acredite no Brasil
Época: Belo Horizonte, 8 de julho de 2014

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Em dois dias, ebola mata 21 pessoas e infecta outras 44 na África

 Folhapress


O surto de ebola que assola a África Ocidental causou 21 mortes e infectou outras 44 pessoas nos últimos dois dias, segundo a última apuração realizada pela Organização Mundial da Saúde e divulgada nesta sexta-feira (11). A situação é mais preocupante na Libéria e em Serra Leoa. O primeiro registrou 32 novos casos e 15 mortes, enquanto o segundo teve 11 novas infecções e 4 mortes. Já na Guiné apenas um novo caso foi detectado, mas outros dois infectados morreram.
"Na Guiné, a tendência da epidemia evidencia uma redução da transmissão viral na comunidade, com apenas um caso registrado nos últimos dias", disse a OMS em comunicado. Os números acumulados até o momento são de 888 contágios e 539 mortes. Destes, 409 casos e 309 mortos foram na Guiné, 142 infecções e 88 mortes na Libéria e 337 casos e 142 mortos em Serra Leoa. Além disso, foi estabelecido um Centro de Coordenação Epidêmico em Conacri, a capital da Guiné, para coordenar e harmonizar o apoio técnico oferecido aos países afetados e a prevenção nas nações vizinhas.
A doença -que é transmitida através do contato direto com o sangue e os fluidos corporais de pessoas e animais infectados- causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%. A OMS ativou a Global Alert and Reponse Network (Goarn) -uma rede formada por agências internacionais, governos, universidades, e outras entidades- e solicitou especialistas de diversas áreas que possam viajar aos três países para tentar conter o surto da doença. Esta é a primeira vez que uma epidemia de ebola é identificada e confirmada na África Ocidental, uma vez que os surtos surtos anteriores ocorreram sempre na África Central. Os países da região entraram em acordo para criar um fundo de combate a doença.

Reduzir consumo diário de álcool diminui doença coronária, mostra estudo


"Esses resultados sugerem que a redução do consumo de álcool, mesmo sendo o consumo diário baixo a moderado, é benéfico para a saúde cardíaca", conclui o estudo

   |  Agência Brasil

A redução do consumo diário de álcool diminui os riscos de doença coronária, de pressão arterial elevada e ajuda a perder peso, mostra estudo publicado nesta sexta-feira (11) no British Medical Journal. Ao contrário dos conselhos que muitos médicos dão aos pacientes, de que um copo ou dois de álcool por dia é bom para o coração, a pesquisa vai em sentido oposto e diz que essa medida "passa da marca".
O trabalho foi feito por pesquisadores que se basearam em 50 estudos sobre hábitos de consumo de bebidas alcoólicas e sua relação com a saúde em mais de 260 mil europeus.
Os especialistas deram atenção especial às pessoas que tinham uma variante de um gene chamado ADH1B e correm menos risco de alcoolismo. O novo estudo apurou que os indivíduos com essa variante genética bebiam 17% menos por semana e tinham 78% menos probabilidade de ir bebendo ao longo do dia. Paralelamente, mostravam um risco 10% mais baixo de doença coronária, além de pressão arterial e índice de massa corporal mais baixos.
"Esses resultados sugerem que a redução do consumo de álcool, mesmo sendo o consumo diário baixo a moderado, é benéfico para a saúde cardíaca", conclui o estudo.
No entanto, o assunto não é consensual, visto que outros especialistas têm alertado para o fato de que os consumidores com a variante genética podem ter outros fatores de saúde que influenciem a diminuição dos riscos causados pela bebida.

Inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos fecha junho em 0,35%

Em junho, as menores taxas foram registradas nos grupos de despesas alimentação e transporte

   |  Agência Brasil
O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação da cesta de compras de famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou taxa de 0,35% em junho, segundo números divulgados nesta sexta-feira (11). O porcentual está acima do observado pela inflação média de todas as faixas de renda (IPC-BR), que foi 0,33% em junho. No entanto, está abaixo do IPC-C1 registrado em maio (0,58%).
O indicador também acumula taxas de 4,05% no ano. No período de 12 meses, o índice ficou em 6,02% – inferior ao observado pelo IPC-BR (6,55%).
Em junho, as menores taxas foram registradas nos grupos de despesas alimentação (0,08%) e transportes (-0,09%). Entre os produtos que mais contribuíram para essas taxas estão as reduções de preços das tarifas de ônibus (-0,22%) e das hortaliças e legumes (-8,52%).
Os demais grupos de despesas tiveram as seguintes taxas: educação, leitura e recreação (0,94%), vestuário (0,74%), habitação (0,61%), saúde e cuidados pessoais (0,56%), comunicação (0,37%) e despesas diversas (0,27%).

Final da Copa do Mundo não terá chuva em Curitiba



O mesmo vale para o jogo do Brasil, neste sábado, segundo a previsão do Simepar


 |  Redação Bem Paraná


 A final da Copa do Mundo, neste domingo (13), entre Alemanha e Argentina, não terá chuva. Ao menos em Curitiba. O mesmo vale para a decisão do terceiro lugar, neste sábado (12), entre Brasil e Holanda. Ao menos é essa a previsão do Instituto Meteorológico Simepar.
Para o sábado, o Simepar prevê nebulosidade variável durante todo o dia. Não há previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar entre 10ºC (mínima) e 17ºC (máxima). Isso em Curitiba. A decisão do terceiro lugar será em Brasília.
No domingo, Curitiba terá um céu com poucas nuvens e temperaturas variando entre 11ºC e 19ºC. Se a previsão do Simepar se confirmar, será nesse clima que o curitibano vai acompanhar a decisão da Copa do Mundo, entre alemães e argentinos. Isso na Fan Fest prevista para a capital paranaense. O jogo será no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Em tempo: nesta sexta-feira (11), o dia terá nebulosidade variável e temperaturas de 8ºC (mínima) e 16ºC (máxima).

Manchetes dos jornais desta sexta


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Dívida de aposentados em crédito consignado chega a R$ 71 bilhões
Bem Paraná: Curitiba dá primeiro passo para ônibus “sem dinheiro”
Jornal Metro: Capítulo final
Jornal de Londrina: 63 candidatos de Londrina tentam vaga no Legislativo
Folha de Londrina: Diagnóstico tardio dificulta tratamento do câncer infantil
O Diário (Maringá): Candidatos de Maringá calculam gastar R$ 80 mi
Diário dos Campos: Bom Jesus imterrompe obra da UTI pediátrica
Jornal da Manhã: Sindicato promete dia de mobilização no transporte
Correio do Cidadão: Mapa da violência | Campo Mourão é o 10º em homicídios de jovens no Paraná
Tribuna do Interior: Hermanos na final
O Paraná: Samu aciona Justiça para cobrar dívida de municípios
Gazeta do Paraná: Agora, governo já admite intervenção no futebol
Jornal Hoje: Arrecadação do EstaR tem aumento de 38%
Gazeta do Iguaçu: Campanha esquenta: Gleisi e Richa em Foz
Diário do Noroeste: Lideranças se organizam contra a corrupção eleitoral
Tribuna de Cianorte: Massacre alemão afeta comércio de camisetas
Umuarama Ilustrado: Tropeço da seleção derruba os preços dos televisores
Tribuna do Norte: Crime ambiental
Jornais de outros estados
Globo: Suspeito de chefiar a máfia dos ingressos está foragido
Folha: Para Dilma, futebol tem de mudar; Aécio critica uso da Copa
Estadão: Governo quer ‘intervenção indireta’ no futebol
Correio: Após vexame, governo quer intervir no futebol
Valor: Sócios vendem ações da Oi e descumprem regra da fusão
Estado de Minas: Hora de viajar
Zero Hora: “Nosso futebol foi apenas regular”

quinta-feira, 10 de julho de 2014

DER libera meia pista da Estrada da Graciosa nesta quinta

   |  ANPr


(foto: Franklin de Freitas)
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) libera às 10h desta quinta-feira (09) a meia pista da Estrada da Graciosa, permitindo o trânsito de veículos. Para organizar o fluxo de carros, foi instalado um semáforo, que vai permitir a circulação e evitar acidentes no local. A conclusão total do trecho da rodovia, que desmoronou em março por causa das fortes chuvas, será finalizada em setembro deste ano.
“Foi liberado o trânsito, antes mesmo da conclusão da ponte, para ajudar a população do Litoral e promover o comércio local. Por isto, o motorista deve prestar atenção quando passar pela região”, alerta o superintendente do DER-PR, Gilberto Loyola.
As equipes contratadas pelo DER concluíram 16 pilares, 36 vigas, de 10 metros cada, e lajotas para sustentar a nova travessia. Ainda serão concluídos os guarda-corpos, sistema de drenagens e murros de sustentação de outros pontos da Estrada da Graciosa. O Governo investiu nesta obra R$ 2,6 milhões e mais R$ 400 mil no projeto.
CONCLUSÃO – A previsão é que a restauração total da estrada seja concluída até setembro. A estimativa de investimento é de R$ 5 milhões em projetos e obras. Além da ação emergencial, as equipes estudam a colocação de muros nas encostas do quilômetro 12, onde ocorreu desabamento da barreira, e obras complementares. Os muros vão evitar que as pedras do morro desabem novamente e sustentar o sistema de drenagem.

Especialista recomenda atenção aos sintomas da chikungunya

Parecida com a dengue, febre chegou ao Brasil com militares e missionários que voltaram do Haiti

  |  Agência Brasil
Parecida com a dengue e com o mesmo vetor da doença que virou problema de saúde pública no Brasil, a febre chikungunya chegou ao país principalmente por militares e missionários brasileiros que voltaram de missão no Haiti. A especialista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Jois Ortega, diz que as pessoas não devem ficar alarmadas com a doença, mas sim atentas.
Febre, dores nas articulações, mal-estar, sintomas já conhecidos por muitos brasileiros, também fazem parte da infecção pelo vírus causador da febre. Segundo Jois, as dores nas articulações costumam ser mais intensas na febre chikugunya, mas normalmente a doença é mais branda do que a dengue. Desde o começo do ano foram confirmados 20 casos de chikungunya, todos com origem fora do país.
Segundo a infectologista, o Brasil tem condições de fazer o diagnóstico laboratorial da doença e está atento à sua entrada. “É importante que as pessoas procurem o médico se sentirem os sintomas depois de uma viagem. É importante também que o médico pergunte se o paciente saiu do país. A circulação da chikungunya no Brasil ainda pode ser barrada, mas é preciso muita atenção”.
A doença é causada por um vírus do gênero Alphavirus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti, transmissor da dengue, e o Aedes albopictus os principais vetores. Passados os sintomas, o paciente deixa de transmitir a doença para os vetores.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, é raro um paciente morrer em decorrência da doença. A mortalidade é menos frequente que nos casos de dengue. O tratamento é feito para combater os sintomas.
Desde 2004, o vírus foi identificado em 19 países. Porém, só no fim de 2013 foi registrada a transmissão dentro de países mais próximos do Brasil, como os do Caribe, e em março de 2014, na República Dominicana. Até então, só a África e a Ásia tinham a circulação do vírus.
Em 2010, o Brasil registrou três casos importados da doença, e o Ministério da Saúde passou a acompanhar a situação do vírus causador da febre chikungunya, orientando as secretarias de Saúde sobre o diagnóstico.

Interessados já podem solicitar isenção da taxa de inscrição da UEL

  |  AEN


O prazo para solicitar a isenção ou desconto do preço público de inscrição do Vestibular 2015 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai até 25 de julho. A taxa do Vestibular 2015 é de R$ 118,00. Podem requerer o benefício estudantes que frequentaram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio completo na rede pública.
As inscrições podem ser feitas por meio do Número de Identificação Social (NIS), cadastro oferecido pela Caixa Econômica Federal às pessoas com direito a projetos sociais. Caso o candidato não seja contemplado pelo NIS, ele poderá solicitar a isenção por meio de processo de análise socioeconômico do Serviço de Bem-Estar à Comunidade da UEL.
Após o preenchimento do formulário, o candidato deve imprimi-lo e providenciar as fotocópias dos documentos necessários, que constam na lista anexa ao formulário. Serão aceitas somente fotocópias legíveis, sem a necessidade de autenticá-las.
VALORES – Para ter direito à isenção, o candidato não poderá ter renda familiar per capita superior a R$ 1.086,00. Para desconto de 50%, a renda per capita deve ficar entre R$ 1.086,01 e R$ 1.207,00. Para desconto de 30% a renda per capita deve ser entre R$ 1.207,01 e R$ 1.315,00.
Para participar da seleção, os interessados podem preencher o formulário de isenção, disponível nos sites www.uel.br/sebec e www.cops.uel.br
A UEL divulgará as listas dos isentos e dos demais beneficiados com descontos em 1º de setembro de 2014, a partir das 17h, nos sites também nos sites www.uel.br/sebec e www.cops.uel.br.
CRONOGRAMA – As inscrições para o Vestibular 2015 da UEL estarão abertas de 11 de agosto a 11 de setembro. A Prova de Habilidades Específicas de Música será em 28 de setembro. A primeira fase será em 2 de novembro, com uma novidade. Para passar à segunda fase, o aluno terá que acertar pelo menos 15 das 60 questões, e não mais 18.
As provas da segunda fase do vestibular serão em 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro. O resultado será divulgado em 15 de janeiro de 2015. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço www.cops.uel.br.

Unila abre inscrições para preencher vagas ociosas em 15 cursos

|  Redação Bem Paraná, com assessoria


A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas ociosas em 15 cursos de graduação. O prazo termina no dia 21 e o ingresso – nas modalidades transferência, complementação de estudos ou aproveitamento de diploma - é para o segundo semestre letivo. Podem participar da seleção tanto estudantes brasileiros como estrangeiros.
Segundo o edital 048/2014, alunos de instituições públicas terão prioridade e a lista com o nome dos estudantes selecionados será divulgada no dia 6 de agosto. Os aprovados deverão fazer a matrícula entre os dias 11 e 13. Cada candidato pode requerer vaga para um único curso.
A transferência é a modalidade destinada ao ingresso de estudantes com registro ativo em outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, que deseja migrar para curso de mesma natureza na Unila. Já a complementação de estudos destina-se ao graduado que possui diploma, devidamente registrado, e busca obter outra habilitação no curso em que colou grau.
O aproveitamento de diploma é voltado ao graduado que possui diploma e tem a intenção de adquirir formação em outro curso superior.

Educação de Jovens e Adultos abre inscrições em todo Paraná


  |  ANPr


A Secretaria de Estado da Educação está com matrículas abertas para jovens e adultos que querem voltar a estudar. Os interessados devem procurar as escolas estaduais que oferecem cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também os Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). As inscrições podem ser feitas até 1º de agosto.
As matrículas são feitas em quatro períodos do ano. Os períodos servem principalmente para os alunos novos, pois os que já cursam a EJA têm a vaga garantida. “Já foram realizadas duas etapas de matriculas neste ano. Este é o terceiro período e pedimos a colaboração de toda a sociedade para a divulgação e chamamento dessas pessoas que precisam concluir a educação básica”, disse a coordenadora da EJA no Paraná, Márcia Dudeque.
A oferta dos cursos de EJA acontece no ensino fundamental, para pessoas com no mínimo 15 anos; e no ensino médio, para quem tem 18 anos ou mais. Embora exista idade mínima para matrícula, não há limite para o atendimento. Ou seja, atende também idosos interessados em concluir os estudos.

Selecionados no ProUni têm até amanhã para comprovar dados


Esta edição do programa ofereceu 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos

   |  Agência Brasil

Amanhã (11) é o último dia para que os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovem as informações prestadas na hora da inscrição. Os estudantes deverão apresentar, entre outros, documento de identificação, comprovante de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio.
Uma lista completa com a documentação necessária está disponível na página do ProUni. Também na página do programa é possível consultar a lista dos selecionados, disponível desde a última sexta-feira (4).
O candidato pode verificar na internet o horário e o local em que deve comparecer para comprovar as informações. Caso perca o prazo, ele é automaticamente retirado do processo.
O ProUni oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a bolsa parcial.
Esta edição do programa ofereceu 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos. Quem não foi selecionado, poderá participar da lista de espera nos dias 21 e 22.

Manchetes dos jornais desta quinta


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: ¡Hola! ¿Qué tal?
Bem Paraná: Copa “afunda” comércio de Curitiba
Jornal Metro: Eles chegaram
Jornal de Londrina: Devassa em financeras acha contratos em branco
Folha de Londrina: Paraná contabiliza 8 assassinatos por dia no primeiro trimestre
O Diário (Maringá): Apenas 19% das obras do PAC estão prontas
Diário dos Campos: Protesto do transporte acaba e prisão
Jornal da Manhã: Tetra Pak investe outros R$ 150 milhões em PG
O Paraná: Burocracia trava obras e gera multas a municípios
Gazeta do Paraná: Sindicatos prometem retomar os protestos
Jornal Hoje: Parecer libera pagamento de 14º a agentes de saúde
Gazeta do Iguaçu: Motoristas e cobradores de Foz param no dia 5
Diário do Noroeste: Rampas de acesso não podem criar obstáculos nas calçadas, alerta Prefeitura
Tribuna de Cianorte: Volume de doação de sangue precisa aumentar 30% no PR
Umuarama Ilustrado: A humilhação continua. Argentina vai à final
Tribuna do Norte: Voos em alta
Jornais de outros estados
Globo: Arruda se torna ficha-suja e continua candidato
Folha: ‘O trabalho não foi de todo ruim’, diz Felipão
Estadão: Dilma tenta se descolar de fracasso da seleção
Correio: Do baile alemão ao tango argentino
Valor: China mostra interesse em leilões de ferrovias
Estado de Minas: É preciso saber perder
Zero Hora: Los hermanos contra Alemanha