sábado, 14 de junho de 2014

Jovem francês morre afogado ao tentar cumprir ‘desafio’ no Facebook



Um jovem francês, de 19 anos, morreu afogado ontem em Béganne, no noroeste da França, ao tentar cumprir um “desafio” no Facebook, fato que virou moda e se espalhou pela rede social na França, informou nesta sexta-feira a promotoria.
“O jovem se afogou após se atirar na água com sua bicicleta ao cumprir o desafio ‘Á l’eau ou au resto’ (no Facebook)”, indicou o porta-voz da promotoria, Igor Souchu, que qualificou a prática como uma “brincadeira dramática e estúpida”.
A prática do “À l’eau ou au resto” (À água ou ao restaurante, em livre tradução) consiste no cumprimento de um curioso desafio, no qual uma pessoa deve registrar um mergulho nas águas de um lago, rio, piscina ou mar – em algumas ocasiões com pretextos humanitários ou caridosos.

Tecnologia 3G teve picos de tráfego e congestionamento na abertura da Copa


Da Agência Brasil

Os torcedores que foram ao jogo de abertura da Copa do Mundo na Arena Corinthians, o Itaquerão, ontem, fizeram 135 mil ligações de telefonia celular e mais de 1 milhão de comunicações de dados, incluindo envios de e-mails, fotos e mensagens multimídia. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), na partida entre Brasil e Croácia, a maior concentração foi na tecnologia 3G, que teve picos de tráfego e congestionamentos momentâneos.
celular
(Foto: Divulgação)
Das 13h às 20h foram feitas 857 mil comunicações na tecnologia 3G e o pico de conexões à internet ocorreu entre as 14h30 e as 15h30, um pouco antes e durante a cerimônia de abertura. O uso da rede de dados se manteve em níveis elevados até o início da partida, às 17h. Na tecnologia 4G, foram registradas 285 mil comunicações de dados das 13h às 20h, o que representou 26% do tráfego total de dados. No Itaquerão, que tem 68 mil lugares, a cobertura indoor (formada por rede de fibras ópticas e 337 antenas) foi reforçada com 22 antenas móveis na área externa.
“A rede para chamadas telefônicas apresentou desempenho satisfatório, mesmo nos momentos de pico. O maior volume de ligações ocorreu entre as 13h e as 15h, demostrando um comportamento típico dos usuários em grandes eventos, em que o uso do celular para ligações de voz se dá de forma mais intensa na chegada ao local, enquanto o uso de dados é mais elevado no início do espetáculo”, avalia o SindiTelebrasil.
O Itaquerão é um dos seis estádios da Copa que não contam com estrutura de internet sem fio (wi-fi) pra os jogos do mundial, por falta de acordo entre as empresas de telefonia e as administrações dos estádios. Segundo o SindiTelebrasil, apesar do prazo de dois meses para a instalação de equipamentos, considerado curto, a infraestrutura de cobertura indoor montada pelas prestadoras no estádio permitiu o uso intenso dos serviços de telefonia e de conexão à internet móvel.
As operadoras de telefonia móvel também instalaram a cobertura indoor nos demais estádios que sediam os jogos da Copa do Mundo. Ao todo, 4.738 antenas fazem parte da infraestrutura interna de telefonia móvel e banda larga instalada, resultado de parcerias com as prestadoras Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo, que fizeram projeto único, com investimentos de R$ 226 milhões.
Os equipamentos das empresas ficam instalados em uma sala da qual parte uma rede de fibras ópticas que levam o sinal até pequenas antenas distribuídas ao longo de cada estádio para garantir cobertura nas arquibancadas, camarotes, vestiários, corredores, praças de acesso e estacionamentos internos. Para o atendimento da área externa dos estádios durante os dias dos jogos são usadas ainda 144 antenas móveis, numa média de 12 por estádio.

Curitiba monta posto médico avançado na Arena da Baixada

Da SMCS


A Prefeitura de Curitiba instalou um Posto Médico Avançado da Arena da Baixada, que servirá de referência para atendimento em situações de saúde envolvendo torcedores e que ocorrerem na área externa do estádio e proximidades da Arena. São duas barracas, com toda estrutura e equipamentos, além de três ambulâncias do Samu, para atender os casos de urgência e emergência durante os dias de jogos na capital paranaense.
Para atender aos torcedores, a Secretaria de Saúde de Curitiba está no local com equipes formada por dois médicos, dois enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem que ficarão de plantão nos dias de jogos. As atividades começam sempre seis horas antes dos jogos e só encerram os trabalhos quanto todas as situações já tiverem sido atendidas ou encaminhadas, dependendo da gravidade de cada caso.
Um posto com a mesma estrutura foi montado na Fan Fest, na Pedreira Paulo Leminski.
Quem necessitar de atendimento médico deve acionar o Samu, pelo telefone 192.

Primeiro jogo da Copa em Curitiba terá 150 guardas municipais ao entorno da Arena


Da SMCS

Aproximadamente 300 guardas municipais irão atuar diretamente nesta segunda-feira (16), dia do primeiro jogo da Copa do Mundo em Curitiba. A partida entre as seleções do Irã e da Nigéria acontecerá às 16 horas, no estádio da Arena da Baixada.
guarda-municipal
Aproximadamente 300 guardas municipais irão atuar diretamente no dia do primeiro jogo da Copa do Mundo. em Curitiba. (Foto: Divulgação)
“Cerca de 150 guardas irão compor o esquema de segurança ao entorno do estádio”, disse o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho. O foco principal são as praças Ouvidor Pardinho e Oswaldo Cruz, além dos pontos de Vistoria Veicular (PVV).
Outros 80 guardas, divididos em turnos, atuam diretamente na área da Fan Fest, que está sendo realizada na Pedreira Paulo Leminski, no bairro Pilarzinho. “Nos parques próximos à Pedreira, como o Tanguá e o São Lourenço, também estamos com o nosso efetivo reforçado”, disse o diretor.
Na segunda-feira, 30 guardas municipais estão destacados para atuarem no efetivo de motocicletas, com o objetivo principal de escoltas de autoridades e seleções. Há ainda servidores escalados para atuar no Comando de Defesa de Área (CDA), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e nos caminhões de controle móvel.
Treinamento
Desde o início do ano passado, um total de 385 guardas municipais de Curitiba participaram de 24 treinamentos em áreas diversas, visando o mundial. Eles estão preparados para atuar, em parceria com outras forças de segurança.
“O maior legado que ficará para Curitiba na área de segurança será a perfeita integração entre as várias forças”, disse Frederico. A Guarda Municipal compõe a Comissão Estadual de Segurança e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge), criada pelo Ministério da Justiça em 2012, que reúne 45 instituições com o objetivo de criar protocolos de ação para a Copa do Mundo.
O grupo destacado da Guarda Municipal de Curitiba para atuar diretamente no mundial já passou por treinamentos de Gerenciamento de Crise, Planejamento Operacional, Policiamento em Estádio de Futebol, Segurança a Dignatário e Escolta, Batedores e Segurança de Dignatários, entre outros.

Chuvas que percorrem região central do Paraná prometem avançar para a Grande Curitiba



Da Redação

A chuva que percorre a região central do Paraná mantém todo o estado em alerta na tarde deste sábado (14). Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as ocorrências de precipitação são altas nos rios que desaguam nas grandes bacias hidrográficas paranaenses. No interior, as chuvas já marcaram presença.
alagamento
Há uma semana, as chuvas fortes causaram alagamentos em cidades de todo o estado. Dessa vez, precipitação deve vir com menos intensidade. (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)
A frente fria que se desloca pelo Oceano Atlântico mantém o eixo sobre as regiões, o que deixa o tempo instável em todo o estado. Pela madrugada e manhã deste domingo (15), as chuvas devem ficar concentradas sobre a região Sudeste, Sul e Centro-Sul do Paraná. No decorrer da tarde, com o deslocamento do eixo, as chuvas vão atingir as demais localidades do estado, principalmente para a Grande Curitiba. Apesar de menor intensidade das precipitações, não está descartada a possibilidade da ocorrência de temporais isolados.
No decorrer de amanhã, são esperados também momentos com intensidades moderadas e acompanhadas de descargas elétricas. Em Curitiba, a previsão é de que os termômetros fiquem entre os 12°C e 19°C. Em Rio Negro e União da Vitória, no sul, esses números devem chegar aos 11°C e 17°C. Em Foz do Iguaçu a temperatura vai ficar entre os 14°C e 22°C e em Paranaguá 16°C e 21°C.
Na noite passada, voltou a chover nas regiões oeste e sudoeste do Paraná, uma semana depois da enchente que deixou 147 cidades do estado em situação de emergência. Em Foz do Iguaçu, no oeste, choveu 46,6 milímetros (sendo que a média mensal de chuva na região é de 137,4 milímetros) das 21h às 5h, de acordo com a Somar Meteorologia. Com a chuva, alguns bairros da cidade registram alagamento.

ProUni tem 50% a mais de inscritos que em 2013; maioria é negra e mulher


Da Agência Brasil

O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 653.992 inscritos, segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O número representa um aumento de 50% em relação à mesma edição de 2013, quando 436.941 se candidataram. As inscrições terminaram na quarta-feira (11). O resultado da primeira chamada será divulgado no domingo (15), no site do ProUni.
prouni
(Foto: Divulgação)
Os cursos preferidos foram as engenharias, com 166.807 inscrições. Administração recebeu 137.515, seguido por direito (119.447), ciências contábeis (61.169) e pedagogia (56.250).
As mulheres foram maioria, 384.063 candidatas (59% do total). A maior parte dos candidatos é negra, 62,6%, 409.527 inscritos. Os brancos representam 34,9%; amarelos, 2,4%. Apenas 0,1%, 853 candidatos, declararam-se indígenas.
De acordo com o MEC, o programa atraiu os jovens: 392.329 (60%) dos inscritos têm entre 18 e 24 anos; 98.828 (15%), de 25 a 30 anos e 71.952 (11%), menos de 17 anos. Apenas 4% têm mais de 40 anos (26.102).
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.
O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial.
Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas, 28% a mais que no mesmo período do ano passado. As bolsas para engenharias quase dobraram, serão 12.362 nesses cursos. Os demais favoritos estão entre as maiores ofertas: administração (13.168), direito (7.887) e pedagogia (7.725).
Veja abaixo o cronograma do ProUni:
Resultado da primeira chamada: 15 de junho
Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
Resultado da segunda chamada: 4 de julho
Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho
Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho

Manchetes dos jornais e capas das revistas deste sábado


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Quase a metade de União da Vitória ainda está embaixo d’água
Folha de Londrina: Justiça autoriza compartilhamento de provas com CPIs da Petrobras
O Diário (Maringá): Um terço da região ainda utiliza lixão
Diário dos Campos: Rangel quer terceirizar a München
Jornal da Manhã: Mesa Executiva leva Aliel à Corregedoria da Câmara
Correio do Cidadão: Vamos doar vida!
Tribuna do Interior: Multas à vista
O Paraná: União privilegia sem-terra e deixa agricultores no caos
Gazeta do Paraná: “Educação se aprende em casa”, diz Lula para defender Dilma
Jornal Hoje: Comerciantes ainda têm dúvidas sobre projeto
Gazeta do Iguaçu: Mais de 100 jornalistas cobrem seleção da Coreia
Diário do Noroeste: Em uma iniciativa histórica, Paranavaí consegue garantir 100% de cobertura do Saúde da Família
Tribuna de Cianorte: Confecção: redução do ICMS prorrogada por mais 2 anos
Umuarama Ilustrado: Lotérias não precisam de segurança igual aos bancos
Tribuna do Norte: Sanepar rebate críticas e mostra investimentos
Jornais de outros estados
Globo: Empresas irrigaram conta de doleiro na Suíça
Folha: Belo Monte deve atrasar geração de energia em um ano
Estadão: Dilma diz que não se deixará ‘intimidar por xingamentos’
Correio: Bem-vindo Willkommen bienvenido bienvenue
Estado de Minas: Estamos juntos!
epoca_capaZero Hora: O voo da Holanda
Capas de revistas:
CartaCapital: Jogo amado, negócio sujo
Veja: Hino Neymar vaia
IstoÉ: Brado retumbante
Época: Neymar: o craque que une o Brasil

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Protesto em Paris reúne mais pessoas do que em Curitiba

Enquanto em Curitiba manifestação reuniu 218 pessoas, em Paris foram cerca de 300 manifestantes

  |  Redação Bem Paraná
Enquanto a bola já começou a rolar dentro de campo, fora dele os manifestantes ainda lutam por seus direitos, sempre bradando “Não vai ter Copa”. E se em Curitiba o protesto realizado ontem, quinta-feira (12), reuniu 218 pessoas, em Paris, na França, foram 300 pessoas, que protestaram a algumas dezenas de metros da embaixada do Brasil.

Na Capital paranaense, os manifestantes marcharam pacificamente pela Rua XV de Novembro, passando pela Monsenhor Celso, em direção ao Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, Centro histórico da Capital Paranaense. Já na capital francesa, a manifestação aconteceu na Cours Albert I, a rua da embaixada brasileira. Os manifestantes criticaram os gastos bilionário com a realização da Copa do Mundo e gritaram palavras de ordem em solidariedade aos metroviários demitidos após a greve em São Paulo.
"Da mesma forma que o Carnaval ajudou a greve dos garis no Rio, a proximidade da Copa tornou mais fortes as reivindicações dos metroviários de São Paulo. As demissões dos grevistas são escandalosas", disse a professora brasileira Daniela Cobet, militante do NPA (Novo Partido Anticapitalista da França).

A maioria dos manifestantes era de ativistas franceses. O protesto reuniu sindicatos de esquerda, comunistas, grupos anarquistas, movimentos de luta por moradia e em prol dos direitos indígenas e ecologistas.

"É um absurdo que um país que ainda tem tanta injustiça social gaste bilhões em um Mundial de futebol. Estamos aqui porque somos solidários ao que vem acontecendo no Brasil, com as pessoas que estão indignadas por não ter transporte, saúde e educação de qualidade."

Bloqueador não oferece proteção total contra câncer de pele, diz estudo



Um estudo britânico recém-publicado faz um alerta para quem acha que, usando protetor solar, está totalmente protegido do câncer de pele.
protetor-solar
(Foto: Divulgação)
Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, não se deve confiar apenas no bloqueador como forma de prevenção de melanomas – um tipo maligno de câncer de pele.
“Os resultados ressaltam a importância de combinar o uso do protetor solar com outras medidas para proteger a cútis, como o ato de usar chapéus e roupas folgadas, além de ficar na sombra nos horários de sol forte”, afirma o professor Richard Marais, principal responsável pelo estudo.
Publicada na revista Nature, a pesquisa feita em animais revelou detalhes sobre como os raios UV deixam as células epiteliais mais suscetíveis ao câncer.
É sabido que a exposição ao sol é um dos principais fatores de risco desse tipo de câncer de pele.
Mas ainda havia poucos detalhes sobre o mecanismo molecular pelo qual os raios UV prejudicam o DNA em células da pele.

Em encontro com Dilma, Bachelet diz que esta é a “Copa das Américas”


Da Agência Brasil

Ao se reunir na manhã de ontem (12) com Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, disse à colega brasileira que esta é “a Copa das Américas”. Segundo a assessoria da Presidência, Dilma ficou impressionada com a informação, dada pela presidenta chilena, de que uma caravana com mil veículos atravessou a Cordilheira dos Andes para participar do evento.
bachelet
(Foto: Arquivo/Roberto Stuckert/Presidência da República)
Michelle Bachelet contou ainda que muitos desses chilenos se desfizeram de bens para custear a viagem e assistir aos jogos. Segundo ela, os torcedores que vieram na caravana contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, de agentes consulares e da aduana brasileiros. Ela estima que 40 mil chilenos venham ao Brasil para participar do evento.
Dilma comentou que o Chile ficou em um grupo difícil, pois terá que enfrentar as seleções da Espanha e da Holanda ainda na primeira fase. Já a presidenta chilena disse que espera que a seleção de seu país não tenha de enfrentar o Brasil nas oitavas de final, um confronto possível. Ela destacou ainda que “hoje é um dia muito especial para estar no Brasil”.
Após a reunião, as duas, que foram torturadas pelos regimes militares instalados em seus países, assinaram o Memorando de Entendimento para o Intercâmbio de Documentos para Esclarecimento de Graves Violações aos Direitos Humanos. A partir desse documento, será possível a troca de informações sobre cidadãos brasileiros presos no Chile e de chilenos presos no Brasil durante os períodos de ditadura militar.
Depois do encontro, as duas partiram para São Paulo, onde assistirão à abertura da Copa junto a presidentes de outros países.

Com exoesqueleto, paraplégico chuta bola antes do jogo entre Brasil e Croácia


Da Agência Brasil

A partida inaugural da Copa do Mundo, disputada neste momento entre Brasil e Croácia na Arena Corinthians, o Itaquerão, foi marcada por um grande momento da ciência. Pouco antes do jogo ter início, em uma das laterais do campo, o jovem paraplégico Juliano Pinto usou umexoesqueleto para chutar bola e marcar o início da Copa do Mundo no país.
exoesqueleto3
(Foto: Reprodução)
O equipamento foi desenvolvido pela equipe do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Foram poucos minutos de apresentação no estádio e apenas alguns segundos de transmissão pela TV, mas Nicolelis comemorou o momento pelo Twitter: “We did it” (Nós conseguimos, em inglês), escreveu o cientista na rede social.
A cerimônia de abertura da Copa foi acompanhada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) Joseph Blatter. Em duas ocasiões, ainda antes do começo da partida, Dilma foi alvo de críticas e gritos ofensivos dos torcedores. Na primeira, a presidenta foi ofendida no encerramento da cerimônia de abertura. Em seguida, pouco antes do início do jogo, voltou a ouvir críticas da arquibancada. Dilma nem o presidente da Fifa fizeram discursos hoje na Arena Corinthians.
No entanto, a Fifa divulgou um comunicado conjunto, assinado por eles e pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e enviado à imprensa por e-mail, em que eles pedem aos governos, à sociedade civil, à comunidade do futebol e aos torcedores que promovam a paz e combatam toda forma de discriminação durante e após a Copa do Mundo.
“Hoje nos empenhamos não só pela vitória no esporte, mas pela vitória da paz. O Brasil, as Nações Unidas e a Fifa gostariam de dividir uma mensagem de paz, tolerância e respeito pelos direitos humanos. Unidos pelo espírito coletivo com os jogadores, árbitros e torcedores do mundo todo, juntamos nossas vozes para lutar contra todas as formas de discriminação e a favor do respeito mútuo, independentemente de gênero, raça, origem étnica, orientação sexual, religião ou classe. Estes são valores universais e anseios que nos comprometemos a continuar a promover nesta Copa do Mundo da Fifa e além dela”, diz a mensagem, assinada conjuntamente pelas três autoridades.
O jogo de abertura da Copa é acompanhado hoje por milhares de pessoas, que lotam a Arena Corinthians e enchem o estádio nas cores verde e amarelo. Do lado direito do estádio, principalmente na arquibancada provisória, um grande grupo de torcedores croatas também assistem ao jogo.

Globo tem pior audiência da história com a Seleção em Copas


MSN

Copa do Mundo ainda é um bálsamo de audiência para quem os direitos de transmissão. Mas com cada vez mais oferta, quem antes tinha números massacrantes agora vê esse quinhão diminuir. Na estreia do Mundial, na partida entre Brasil e Croácia, a Globo marcou 35,1 pontos na Grande São Paulo. Já a Band, 9,1. Se por um lado foi a maior audiência da Globo desde fevereiro, nas primeiras semanas da novela ‘Em Família’, o jogo foi também o menor ibope de um jogo do Brasil em Copa do Mundo transmitido pela emissora carioca.

Depois de virada sobre a Croácia, Felipão elogia apoio da torcida na estreia


Por João Guilherme Pellanda/BandaB
Depois da virada, Felipão elogiou torcida e jogadores (Foto: Divulgação/Brasil 2014
Depois da virada, Felipão elogiou torcida e jogadores (Foto: Divulgação/Brasil 2014)
Depois da vitória sobre a Croácia de virada, por 3 a 1, na tarde de ontem, quinta-feira (12), Felipão exaltou o comportamento da torcida presente na Arena Corinthians. Em coletiva de imprensa, o técnico da seleção brasileira afirmou que os torcedores foram os principais responsáveis por fazer com que seus jogadores não se abalassem diante do primeiro gol dos adversários, logo no início do jogo.
Se havia algum histórico de falta de apoio da torcida paulista com a seleção, isso acabou – pelo menos para Felipão. “Se existia alguma história, algo que dizia que há 2, 10, 15, 20, 40 anos a torcida de São Paulo não torcida de forma tão efusiva pela Seleção, não existe mais”, disse.
O técnico, que costuma ter uma relação conturbada com a torcida brasileira, dessa vez não poupou elogios. “Quem mais está de parabéns são os torcedores que aqui estavam. Foi maravilhoso, fantástico, inacreditável, diferente de tudo o que poderiam imaginar esse apoio que recebemos em São Paulo”.
As palavras positivas de Felipão foram também para seus comandados que, mesmo jovens, souberam ter a calma necessária para reverter o placar. “Nossos jogadores foram excelentes no sentido de mudar o resultado, com a juventude que possuem, assimilar e iniciar o campeonato mundial com a pressão que existe dentro de casa e levando gol”, elogiou.
O próximo desafio do Brasil nesta Copa do Mundo é contra o México, na próxima terça-feira (17), às 16h. A partida será disputada no Castelão, em Fortaleza. Fechando a primeira fase, a seleção tem pela frente a equipe de Camarões, dia 23, no Mané Garrincha, em Brasília.

Manchetes dos jornais desta sexta

Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Neymar
Bem Paraná: Vitória Brasil devora Croácia na estreia
Jornal Metro: 4 gols brasileiros
Jornal de Londrina: Estreia digna de Oscar
Folha de Londrina: MPF amplia investigação sobre envio de dinheiro ao exterior
Diário dos Campos: Brasil joga mal, mas vence
Jornal da Manhã: Audiência na Acipg debate o transporte hoje
Correio do Cidadão: 3 x 1 Passo 1: OK!
Tribuna do Interior: Chegou a hora
O Paraná: Violência afasta turistas do Brasil e agências do Oeste sofrem prejuízos
Gazeta do Paraná: Civil prende ‘PM’ com 255 quilos de maconha
Jornal Hoje: Erro técnico faz Município perder dinheiro para reformas
Gazeta do Iguaçu: Museu de Cera será aberto ao público hoje
Diário do Noroeste: Gols saíram “mascados”, diz Neymar após vitória
Tribuna de Cianorte: Neymar dá esperança ao hexa
Tribuna do Norte: Vitória suada
Jornais de outros estados
Globo: Uma vitória sofrida
Folha: Brasil abre a Copa com gol contra, virada e vaia a Dilma
Estadão: Brasil é favorito em Copa contestada
Correio: Adeus
Valor: Empresas veem cenário incerto e mantêm hedge
Estado de Minas: O anjo japonês
Zero Hora: Vitória

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Vacina contra coqueluche para gestantes será oferecida na rede pública



Agência Brasil

A vacina tríplice acelular (DTPa), que protege contra o tétano, a difteria e a coqueluche, será disponibilizada para gestantes na rede pública de saúde até o fim deste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose será oferecida de forma gratuita e preferencialmente a partir da 27ª semana de gestação.
O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal. A expectativa da pasta é que 3 milhões de brasileiras sejam beneficiadas com a medida.
A imunização contra a coqueluche já é oferecida para crianças na rede pública. O esquema vacinal começa com a pentavalente, administrada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses. A criança recebe ainda dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro reforço deve ser administrado aos 15 meses e o segundo aos 4 anos.
Dados do governo indicam que até o dia 10 de maio foram registrados no Brasil 1.762 casos de coqueluche. O número indica uma redução de 40% nos casos, quando comparado ao mesmo período de 2013 (2.943). O ministério informou que acompanha, em conjunto com estados e municípios,  todos os casos suspeitos e confirmados da doença no país.

Aplicativo vai ajudar população a identificar dinheiro falso


Da Agência Brasil

O Banco Central (BC) lançou hoje (11) o aplicativo Dinheiro Brasileiro, que fornece informações sobre os elementos de segurança do real. Também foi lançada a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira. Os aplicativos para celular e tablet estão disponíveis em português, inglês e espanhol e podem ser baixados gratuitamente na App Store e na Google Play Store.
dinheiro-falso
(Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Para usar o aplicativo Dinheiro Brasileiro é preciso aproximar a cédula da câmara do aparelho. O aplicativo indica onde ficam os elementos de segurança para que a população brasileira ou turista estrangeiro possa verificar se a nota testada é verdadeira. Segundo o BC, a ideia é que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida, pois o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas.
Segundo o chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney Figueiredo Filho, esse tipo de iniciativa segue uma tendência internacional. Há aplicativos como esse no México, no Japão e na zona do euro. “Achamos por bem trazê-lo para o Brasil, aproveitando o momento em que turistas vêm para a Copa do Mundo”, disse.
Este ano, até maio, foram recolhidas 132,3 mil notas de real falsificadas. A de R$ 100 da segunda família foi a mais copiada, com 37,7 mil unidades. A orientação do BC para quem recebeu uma cédula falsificada, sem perceber, é entregá-la a um banco.
Hoje, o BC também divulgou a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, criado no ano passado. A ferramenta para dispositivos móveis, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira, tem agora novas funcionalidades. O aplicativo permite a identificação de 13 mil pontos de atendimento cadastrados, sendo que desse total, 10 mil são caixas eletrônicos. Esses dados de pontos de atendimento são atualizados pelas próprias instituições financeiras.
O aplicativo também faz a conversão de mais de 160 moedas diferentes e mostra o histórico das cotações. Outra novidade é que o usuário pode consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado nas operações de câmbio nas instituições desejadas. O VET reúne, em um único indicador, a taxa de câmbio, o tributo incidente e as tarifas eventualmente cobradas.
O VET, no entanto, é baseado na média de valor oferecido pela instituição financeira com dados do mês anterior. Ou seja, não é exatamente o valor que será cobrado do cliente na hora da compra da moeda. Entretanto, o chefe adjunto do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do BC, Augusto Ornelas Filho, considera que a informação serve de referência para quem vai comprar ou vender a moeda no banco ou na casa de câmbio. “[Isso] não dá garantia para o cliente que for ao banco, mas ele vai ter a referência para argumentar.”

Estudo nos EUA liga carne vermelha a risco de câncer de mama



Comer muita carne vermelha no início da vida adulta pode aumentar ligeiramente o risco decâncer de mama, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos.
carne-vermelha
(Foto: Thinkstock)
Pesquisadores de Harvard dizem que substituir a carne vermelha por uma combinação de feijões, ervilhas e lentilhas, aves, nozes e peixe pode reduzir o risco da doença em mulheres mais jovens.
Mas especialistas britânicos pedem cautela, dizendo que outros estudos não mostraram ligação clara entre carne vermelha e câncer de mama.
Pesquisas anteriores demonstraram que a ingestão de grande quantidade de carne vermelha e processada provavelmente aumenta o risco de câncer de intestino.
Os novos dados vêm de um estudo realizado nos Estados Unidos acompanhando a saúde de 89 mil mulheres com idades entre 24 a 43.
A equipe, liderada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, analisou a dieta de quase 3 mil mulheres que desenvolveram câncer de mama.
“Ingestão elevada de carne vermelha no início da idade adulta pode ser um fator de risco para o câncer de mama”, eles relatam na revista British Medical Journal.
Os próprios cientistas de Harvard, porém, descreveram o risco como “pequeno”.

Copa do Mundo começa hoje em meio a expectativas e manifestações


Agência Brasil
copa dia
Chegou o dia!! – Foto: EBC
Depois de 64 anos, o Brasil volta a sediar a Copa do Mundo. A partida de abertura será realizada hoje (12) na Arena Corinthians, em São Paulo, entre as seleções do Brasil e da Croácia. O jogo está marcado para as 17h (horário de Brasília). Ao todo, 64 partidas serão disputadas ao longo da competição, que segue até o dia 13 de julho. Para chegar aos estádios, os torcedores deverão estar atentos às diversas mudanças no trânsito. Em cada uma das 12 cidades-sede foi adotado um esquema diferente para uso do transporte público e estacionamento de carros particulares. Com as diversas mudanças no entorno das arenas, entidades que defendem os direitos de quem tem mobilidade reduzida estão preocupadas com o acesso aos locais dos jogos. Chegar ao estádio com facilidade e segurança pode ser um desafio para quem quiser acompanhar os jogos do Mundial. Cada cidade definiu um esquema próprio de feriados e horários de trabalho durante os dias de jogos. De acordo com a Lei Geral da Copa, os estados, o Distrito Federal e os municípios que sediarão os eventos podem declarar feriado ou ponto facultativo nos dias das partidas. Há ainda aquelas cidades que optaram por mudar o horário do expediente em dias de jogos. Dentro do estádio, o torcedor deve estar atento às diversas restrições impostas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Nas arenas não será possível entrar com tablets nem com mochilas ou sacolas grandes. Durante as partidas do Mundial, também não será permitida a entrada com instrumentos que produzam som excessivo, tais como megafones, sirenes, vuvuzelas e, inclusive, a caxirola. Cerca de 3,7 milhões de turistas – entre eles, 600 mil estrangeiros – são esperados no Brasil durante o período do evento. A estimativa do Ministério do Turismo é que eles deixem em território nacional cerca de R$ 6 bilhões. Para conhecer melhor o país, o turista pode usar aplicativos para smartphones que trazem dicas de passeios e roteiros. O visitante também pode ter acesso a informações sobre os principais pontos turísticos, telefones úteis e roteiros alternativos nas 12 cidades-sede com as dicas publicadas pela Agência Brasil nas últimas semanas. A Copa do Mundo mexeu ainda com os calendários escolares. Em pelo menos sete das 12 cidades-sede, o recesso do meio do ano foi antecipado para junho, e os estudantes terão 30 dias de folga. Para o Mundial, o país também se preparou em termos de segurança. Foram montados centros integrados nacionais e regionais para monitorar a situação nas cidades-sede. Com investimento de R$ 1,9 bilhão, a operação de segurança e defesa conta com 157 mil agentes da segurança pública e das Forças Armadas. Policiais estrangeiros também estarão no Brasil. Eles não terão poder de polícia, mas poderão auxiliar os cidadãos de seus países em caso de necessidade. Além de agentes dos 31 países que vão participar do Mundial, serão enviados policiais de mais 15 países convidados. O Ministério da Saúde vai monitorar situações de emergência pública registradas durante a Copa por meio de um centro nacional de operações com base em Brasília. O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs) foi ativado no dia 28 de maio e segue em funcionamento até 23 de julho. Nas cidades-sede, cerca de 10 mil profissionais de saúde da rede pública, capacitados pelo ministério, estarão atuando durante o Mundial. Na expectativa para a Copa, crianças, jovens e adultos encontraram na troca e na coleção de figurinhas uma maneira de entrar no clima do Mundial. Em várias capitais, pontos de troca atraíram a atenção dos brasileiros e o encontro nesses locais virou programa de domingo para as famílias. Apesar do clima de festa em alguns lugares, o sentimento dos brasileiros está dividido quando o assunto é Copa do Mundo. Muitos sentem uma mistura de ansiedade e animação com a proximidade dos jogos e com o evento no território brasileiro. Entretanto, a indignação e a insatisfação com os gastos feitos pelo governo para a realização do evento não são ignoradas. Para o período do Mundial, movimentos sociais planejam protestos e mobilizações. Eles criticam os gastos com a construção e reforma de estádios, a isenção fiscal concedida à Fifa e demais empresas ligadas à promoção do Mundial, os despejos e as remoções decorrentes de obras para a Copa, a proibição do trabalho de ambulantes nas proximidades dos estádios, o aumento da exploração sexual de crianças e adolescentes (que estarão mais vulneráveis durante o evento devido ao período de férias) e o processo de expulsão das populações de rua de áreas nobres das cidades. Em documento, a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) convoca a população a se manifestar durante os jogos do campeonato: “Estar nas ruas durante a Copa do Mundo é um ato de fortalecimento da democracia e de um novo modelo de país que avance na participação direta do povo e na construção de políticas públicas efetivas em favor da justiça e igualdade social”. Nos últimos meses, esses movimentos intensificaram a agenda de protestos e fizeram manifestações nas cidades-sede, cobrando dos governos que priorizem o investimento em políticas sociais e deem respostas às denúncias de violação de direitos humanos. Para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, entretanto, o clima de festa durante o campeonato reduzirá as manifestações no país. O governo federal defende que a Copa deixará legados, como a melhoria na infraestrutura das cidades e o incremento no turismo, e trará ganhos econômicos para o Brasil. Segundo o Ministério do Turismo, na Copa das Confederações, em junho do ano passado, os estrangeiros gastaram, em média, R$ 4.854 durante os 14,4 dias em que permaneceram no Brasil.

Leite cru estragado do RS era vendido no Paraná; marca Polly está no alvo do MP gaúcho


Da Redação/BandaB

A Confepar Agro-Industrial Cooperativa Central, fabricante de leite UHT e derivados da marca Polly com sede em Londrina, é investigada por comprar milhões de litros de leite cru estragado para comercializar no Paraná. A denúncia é do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). O volume total do produto levado do Estado pode chegar a 7,3 milhões de litros por mês. No ano passado, a mesma cooperativa havia sido acusada pelo MP gaúcho de comandar um esquema de adulteração de leite naquele estado. Até o momento quatro pessoas foram presas durante a ação. Todas do Rio Grande do Sul. No Paraná, uma pessoa está com mandado de prisão decretado.
bandableite2
Leite estragado apreendido no RS (Foto: MP-RS)
A investigação faz parte da sexta etapa da Operação Leite Compen$ado VI, desencadeada com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Receita Estadual e da Brigada Militar. A operação investiga a fraude no leite enviado para a Confepar Agro-Indústria Cooperativa Central, com sede no Paraná. Após mais de seis meses de investigações, ficou comprovado que a Cooperativa adquiria leite fraudado ou em deterioração no Rio Grande do Sul.
Segundo revelou o Promotor Mauro Rockenbach, somente em dois dias de fiscalização do Mapa, 60 amostras de leite foram consideradas impróprias para o consumo. De acordo com ele, o destino de todo esse produto era o estado do Paraná e nenhuma carga foi comercializada no Rio Grande do Sul. “É importante salientar que a Confepar sabia que estava recebendo produto impróprio para o consumo. O que observamos é que essa cooperativa entrou no RS há, aproximadamente, 18 meses para realizar uma concorrência criminosa, pagando um valor maior pelo litro do leite e cooptando rotas de produtores que antes forneciam para outras indústrias”, frisou.
Os quatro presos são o responsável pela captação no posto de resfriamento da Confepar no município de São Martinho (RS), Fernando Júnior Lebens; o Presidente da Cooagrisul, Alcenor Azevedo dos Santos; e o transportador de leite Diego André Reichert. Eles foram detidos nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (11). No início desta tarde foi preso Cleomar Canal, um dos sócios da Transportes Três C, de Ibirubá, também no RS. Ele já foi denunciado pela mesma prática delituosa na primeira fase da Leite Compen$ado, em maio de 2013, mas o processo ainda não foi julgado.
Quatro pessoas foram presas até o momento (Foto: MP-RS)
Quatro pessoas foram presas até o momento (Foto: MP-RS)
O Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho destacou que a partir de agora a unidade de resfriamento da Confepar em São Martinho atuará em regime especial de fiscalização imposto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Alcindo Bastos também revelou que segundo o que foi apurado pelo Ministério Público, o produto adquirido no Rio Grande do Sul pela Confepar vem sendo utilizado para produção de leite e derivados da marca Polly no estado vizinho. “Nosso trabalho continua e, enquanto houver qualquer tipo de alteração na matéria-prima do leite, seguiremos agindo”, finalizou.
Nota da Confepar
Em nota, a Confepar reiterou que é “terminantemente contra qualquer tipo de adulteração no leite”. A cooperativa londrinense também afirmou que “sempre prezou pela qualidade dos produtos, fazendo diariamente todas as análises, por mais de 32 anos, garantindo assim a qualidade final dos produtos da marca Confepar.” A cooperativa destacou também que sempre colaborou com as investigações do Ministério Público do Rio Grande do Sul e se colocou à disposição da promotoria para esclarecimentos.