sábado, 5 de abril de 2014

Acordo quer acelerar remoção de pacientes com planos de saúde no Mundial

 |  Folhapress


Por Flávia Foreque
BRASÍLIA, DF,(Folhapress) - A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) firmou esta semana acordo com 32 operadoras de planos de saúde para liberação mais rápida de leitos do SUS durante os jogos da Copa do Mundo.
Torcedores beneficiários de planos e que precisem de atendimento do SAMU nos estádios ou arredores do local serão direcionados para a rede hospitalar privada, por meio de um telefone específico a ser criado pelas empresas. A linha direta valerá entre 12 de junho e 13 de julho nas cidades sede dos jogos.
O diretor-presidente da ANS, André Longo, disse que essa remoção será feita apenas após primeiro atendimento no local e estabilização do paciente. Ele ponderou que a previsão é de uma baixa demanda por serviços médicos.
"Segundo dados da Fifa, são em torno de 4 a 6 pacientes em eventos de 100 mil pessoas. (...) Apesar de não esperarmos que tenhamos grandes impactos na Copa do Mundo no sistema de saúde, precisamos ter sempre aquela orientação de que é melhor prevenir do que remediar", resumiu.

Forças Armadas iniciam ocupação do Complexo da Maré


Complexo passará a ter 400 militares do Exército e da Marinha policiando suas vias 24 horas por dia

|  Folhapress

Após permanecerem por uma hora e 15 minutos nos acessos ao complexo da Maré, os 2.500 militares entraram por volta das 6h50 no conjunto de favelas da Maré.  Com um efetivo de 2.500 militares, a Força de Pacificação realiza na manhã de hoje a ocupação do complexo de favelas da Maré, na zona norte do Rio. Todos os carros e motos que saem do complexo de favelas são parados pelos militares. 
Militares encontraram em uma viela no parque União, uma das favelas da Maré, dois carros com pneus furados a bala.  De acordo com os soldados, os veículos foram colocados no local para dificultar o acesso à comunidade. Os dois veículos são roubados.
Os 2.050 paraquedistas e 450 fuzileiros navais deixaram a Vila Militar, na zona oeste do Rio, por volta das 2h30, e às 5h30 ocupavam todos os acessos das quinze favelas que compõem o complexo. Dois caminhões, com 22 militares cada, aguardam a ordem do comando da operação para entrar no complexo pela Vila dos Pinheiros, onde às 8h está previsto o hasteamento da bandeira nacional.

Para a operação, batizada de São Francisco, a Marinha dispõe de 12 veículos blindados e um helicóptero MH-16 Seahawk. Uma das quatro pistas da avenida Brasil, que passa junto ao complexo, que estava bloqueada para o tráfego desde as 5h30, foi liberada por volta das 7h.
A movimentação dos militares, no entanto, não atrapalha o cotidiano dos moradores, que saem para trabalhar normalmente, passando ao lado dos veículos militares. Segundo os moradores, a noite na Maré foi tranquila.
A primeira fase da ocupação está prevista para se encerrar no dia 31 de julho. Na ocasião, o governo federal e o governo do Rio farão uma avaliação da necessidade de estender a operação até as eleições.
O Complexo da Maré passará a ter 400 militares do Exército e da Marinha policiando suas vias 24 horas por dia.
A cada dia, 1.600 homens se revezarão em turnos de 6 horas, um aumento significativo se comparado com os 300 policiais militares que se revezaram durante a semana nas 15 favelas do complexo.  Como a escala de trabalho dos policiais militares prevê turnos de 24 horas de trabalho e 72 horas de folga, na prática, a cada dia, havia na favela 75 PMs.
Desde ontem, militares do Exército já fazem um levantamento na favela. Neste primeiro momento da ocupação, as buscas vão se concentrar em casas que eram utilizadas por traficantes de drogas. Os militares já sabem quais locais eram usados, até a semana passada, pelo traficante Marcelo dos Santos, o Menor P, preso há uma semana pela Polícia Federal.
De acordo com o levantamento, o criminoso teria uma casa como sua academia de ginástica e dormia em outros barracos na favela Vila dos Pinheiros, uma das 15 comunidades que formam a Maré. Não é de hoje que os militares investigavam a comunidade. Menor P foi paraquedista expulso do Exército e aplicava treinamento militar aos homens de sua facção.
Um guarda municipal, informante do Exército, foi assassinado pelo grupo de Menor P, no ano passado.
Ainda de acordo com informações, o armeiro da quadrilha seria um ex-fuzileiro naval. Ou seja, tiveram treinamento nas duas forças de elite que ocupam agora a favela.  Os 450 fuzileiros que ocuparão a Maré foram chamados a participar da missão por conhecerem o complexo, que ocuparam nas eleições de 2010.
"Estamos usando toda a experiência adquirida nas ocupações anteriores. Acho que tudo será tranquilo, já que a Polícia Militar está há uma semana lá", afirmou o general José Carlos de Nardi, chefe do Estado Maior das Forças Armadas.

Paraná amplia tratamento odontológico para deficientes


Grande vantagem é a possibilidade de realizar uma série de procedimentos odontológicos em um curto período de tempo

|  AEN

Centro Hospitalar de Reabilitação (CHR), em Curitiba, começou a oferecer tratamento odontológico para deficientes físicos e mentais (foto: Venilton Küchler/SESA)
O Centro Hospitalar de Reabilitação, em Curitiba, já oferece tratamento odontológico para deficientes físicos e mentais. Pacientes de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral poderão ser atendidos no hospital e contarão com a retaguarda de equipe multiprofissional, centro cirúrgico e anestesia geral.
São ofertados procedimentos clínicos, como extrações de dentes, restaurações e profilaxia dentária, mas que devem ser realizados em ambiente hospitalar por conta do perfil dos pacientes. A estrutura do centro cirúrgico permite a aplicação de anestesia geral, o que dá mais segurança aos profissionais de saúde e ao próprio paciente.
A dentista Fernanda Pavan, coordenadora do serviço no hospital, explica que a grande vantagem é a possibilidade de realizar uma série de procedimentos odontológicos em um curto período de tempo. “Atenderemos pacientes que não conseguem controlar seus impulsos. Por isso, a anestesia geral facilita o trabalho do dentista e evita possíveis acidentes durante o tratamento”, afirmou.
Apesar do atendimento ser feito em centro cirúrgico, não é necessária a internação do paciente. A recuperação é rápida e a pessoa pode ser liberada no mesmo dia.
Quem já passou por todo esse processo foi Adilson Lunardon, de 56 anos. Ele teve meningite na infância e hoje convive com sequelas motoras e mentais que dificultam o cuidado com a saúde bucal. A irmã do Adilson, Rosângela do Rocio Soares, conta que ele sofria muito com os dentes cariados e por isso foi encaminhado para o tratamento no Centro Hospitalar de Reabilitação. “Meu irmão chorava bastante por causa da dor e era difícil encontrar profissionais que atendessem ele”, relatou.
Adilson foi encaminhado pelo Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente (Craid), de Curitiba, onde fez todo o acompanhamento pré-operatório, com exames e consultas. Segundo a dentista da unidade, Michelle Abboud, a maioria dos casos pode ser atendida no ambulatório do Craid, mas existem situações, como a de Adilson, em que o procedimento com anestesia geral é o mais indicado.
Estima-se que o Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente tenha cerca de 30 pacientes nesta mesma situação. Com a abertura do novo serviço no Centro Hospitalar de Reabilitação, a expectativa é que essa fila seja reduzida significativamente nos próximos meses. Nesta primeira fase, o hospital atenderá dois pacientes por semana. No futuro, o objetivo é ampliar essa capacidade para 15 pacientes por semana.
Rede – A ampliação do tratamento odontológico para deficientes é uma das estratégias da Rede de Saúde Bucal, lançada na quinta-feira (03), em Londrina, pelo secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. O coordenador da divisão de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde, Leo Kriger, explica que a rede vai organizar o fluxo de atendimento dos pacientes a partir da estruturação de serviços de referência em todas as regiões do Estado. “Queremos garantir assistência adequada a todas as demandas da população na área de saúde bucal”, ressaltou.
Atualmente, o tratamento odontológico para deficientes está disponível no Hospital Regional do Sudoeste (Francisco Beltrão), no Zona Sul de Londrina e no Hospital Municipal de Ponta Grossa. A intenção é implantá-lo também em Maringá e Cascavel, além de mais um serviço em Londrina.
Referência – A equipe do Centro Hospitalar de Reabilitação é treinada pelo dentista Alcion Abreu Júnior, referência na área. Ele faz parte da equipe que realiza os procedimentos cirúrgicos odontológicos no Hospital Regional do Sudoeste há quatro anos. “Fomos pioneiros neste tipo de serviço e agora queremos expandir essa experiência de sucesso para todo o Paraná”, disse.
Desde a implantação do serviço, mais de 700 cirurgias odontológicas já foram realizadas, com uma média de 18 a 22 procedimentos por mês. O hospital é referência para uma população de 750 mil pessoas de 42 municípios da região.

CNI defende corte de gastos públicos para conter inflação


Da Agência Brasil

inflacao-030414-bandab
(Foto: Arquivo/ Agência Brasil)
Provocada pela resistência da inflação em cair, a nova alta da taxa Selic – juros básicos da economia – eleva os custos para o setor produtivo, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em comunicado, a entidade voltou a defender o corte de gastos públicos para ajudar a conter os preços sem a necessidade de novas elevações nos juros. Em reunião encerrada hoje (2), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu elevar a Selic de 10,75% ao ano para 11% ao ano.
Na avaliação da CNI, a contenção do ritmo de crescimento das despesas do governo ajudaria a segurar a inflação sem impor custos exclusivamente ao setor produtivo. “Isso [a desaceleração dos gastos públicos] minimizaria os efeitos negativos da alta dos juros na atividade industrial. A opção única pelo incremento da Selic para tentar trazer o IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo] para o centro da meta faz com que os custos do ajuste recaiam integralmente no setor produtivo”, criticou a entidade.
Segundo a confederação, o IPCA, índice oficial de inflação, acumulado em 12 meses está próximo ao teto da meta, de 6,5%, para 2014. Para a CNI, as pressões inflacionárias continuam fortes por causa de fatores que não dependem exclusivamente dos juros, como o fim da desoneração da tarifa de energia, o repasse atrasado da alta do dólar para os preços e a resistência dos preços dos serviços.
“O IPCA encontra-se sistematicamente acima da meta, e as previsões para o ano se deterioraram desde a última reunião do Copom. As expectativas apontam para um IPCA em torno de 6,30% em 2014, valor muito próximo ao teto do objetivo definido pelo governo, de 6,50%”, destacou a CNI.

Médicos organizam protestos para o Dia Mundial da Saúde


Da Agência Brasil

Médicos de vários estados irão protestar contra abusos e omissões que afetam tanto a saúde pública quanto a suplementar, que é formada pela rede credenciada de planos de saúde. Será na segunda-feira, Dia Mundial da Saúde. No Pará e em São Paulo, haverá suspensão do atendimento ambulatorial nas redes pública e privada. Serão mantidos os serviços de urgência e emergência. Para a capital paulista está prevista também uma campanha de doação sangue, com posto de coleta na Associação Paulista de Medicina.
No Rio, a suspensão ocorrerá no período da manifestação, marcada para a Cinelândia. A área que trata dos pacientes com câncer manterá os serviços. No Acre, um ato público em frente ao Palácio Rio Branco irá mostrar a necessidade de mais investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Minas Gerais, os médicos farão uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Estado. A categoria tem marcada uma audiência com parlamentares após o protesto.
Para o setor público, os manifestantes vão pedir reajuste da Tabela SUS e a aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular Saúde+10, que determina a aplicação de 10% da receita bruta da União na saúde. Os médicos querem também a criação de uma carreira pública, nos moldes da carreira de juízes, na qual o profissional começa a trabalhar em cidades menores e, conforme evoluem na carreira, vão sendo transferidos para cidades maiores. No caso da saúde suplementar, a reivindicação é pela recomposição da tabela de pagamento, o fim da intervenção das operadoras na autonomia profissional.

Ipea volta atrás e diz que 26% e não 65% apoiam ataque a mulheres

Agência Brasil


naomereçoserestuprada
Foto: Banda B
Após até a presidente Dilma Rousseff se comover, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou nesta sexta-feira (4) que errou ao divulgar no último dia 27 que 65,1% dos brasileiros concordam inteiramente ou parcialmente com a frase “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. De acordo com o instituto, o percentual correto é 26%. O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Rafael Guerreiro Osório, pediu exoneração do cargo assim que o erro foi constatado, informou o instituto.
Na ocasião, o instituto tinha anunciado que 42,7% concordaram totalmente com a afirmação e 22,4%, parcialmente. Porém, residentes no Sul e Sudeste, jovens e pessoas com educação média e superior, apresentam menores chances de concordar com a afirmação.
Os demais números, como o que 58,5% acredita que o número de estupros no país seria menor “se as mulheres soubessem como se comportar” continuam valendo.
“Vimos a público pedir desculpas e corrigir dois erros nos resultados de nossa pesquisa”, retratou-se a entidade, em nota. “Com a inversão de resultados entre as duas questões, relatamos equivocadamente, na semana passada, resultados extremos para a concordância com a segunda frase, que, justamente por seu valor inesperado, recebeu maior destaque nos meios de comunicação e motivou amplas manifestações e debates na sociedade ao longo dos últimos dias”.
A jornalista Nana Queiroz, criadora da frase, chegou a ser ameaçada após o início dos protestos. “Amanheci de uma noite conturbada. Acreditei na pesquisa do Ipea e experimentei na pele sua fúria. Homens me escreveram ameaçando me estuprar se me encontrassem na rua, mulheres escreveram desejando que eu fosse estuprada”, relatou Nana, em sua página em uma rede social. A presidenta Dilma Rousseff chegou a manifestar apoio à campanha e à jornalista.

Manchetes dos jornais e capas das revistas deste sábado

Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Ipea admite erro e diz que 26% acham que roupa justifica ataque
O Diário (Maringá): União pagará multa por atrasar empréstimo ao PR
Diário dos Campos: Álvaro e João Carlos deixam cargos para disputar eleições
capa_gazetadopovoJornal da Manhã: Presídio aguarda Judiciário para diminuir superlotação
Correio do Cidadão: Soja toma espaço do milho na safrinha
Tribuna do Interior: Acordo com ressalvas
O Paraná: Prazo para abrir empresas no Paraná cairá de 60 para 5 dias
Gazeta do Paraná: Na segunda não tem consulta para planos
Jornal Hoje: Justiça é acionada para decidir preço do ônibus
Gazeta do Iguaçu: PTI completa 10 anos de integração e conhecimento
Diário do Noroeste: Para Cristovam, políticos e governo se comportam como ‘avestruz’
Tribuna de Cianorte: Supremo manda União liberar empréstimo sob pena de multa
Umuarama Ilustrado: Richa cria 25º Batalhão da Polícia Militar em Umuarama
Tribuna do Norte: Copa frustra setor de confecções
Jornais de outros estados
Globo: Ex-diretores dizem que Ipea perdeu o foco
Folha: Fornecedores da Petrobras pagaram R$ 35 mi a doleiro
Estadão: Ipea admite erro em pesquisa sobre ataque a mulher de roupa curta
Correio: Governo volta a incentivar a compra de carros no país
Estado de Minas: Inflação salga tira-gosto
Zero Hora: O reencontro
Capas de revistas:
CartaCapital: Quem é capaz de mudanças?
Veja: Como o PT está afundando a Petrobras
IstoÉ: A cura do amor
Época:Propina na Petrobras

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Anvisa proíbe venda de suplementos proteicos para atletas



Da Agência Brasil


Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada ontem (3) no Diário Oficial da União, proíbe a distribuição e a comercialização, em todo o território nacional, do produto Suplemento Proteico para Atletas sabor Chocolate Brigadeiro, marca Body 100% Whey – Body Nutry de Alimentos, data de validade 15/05/2015, fabricado por Indústrias Body Nutry de Alimentos Ltda.
De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz apresentou resultados insatisfatórios para ensaios de carboidratos e proteínas. Foram detectadas quantidades de carboidratos superior e de proteínas inferior, em mais de 20%, em relação aos valores declarados no rótulo do produto. Também foi detectada a presença de Theobroma cacao (cacau), amido de Zea mays (milho) e fécula de Manihot utilissima (mandioca), ingredientes não declarados na lista de ingredientes do produto.
Outra resolução da Anvisa, publicada também hoje no Diário Oficial da União, proíbe a distribuição e a comercialização, em todo o território nacional, do produto Suplemento Proteico para Atletas sabor Baunilha, marca Super Whey 100% Pure – IntegralMedica (validade 1º/03/2015), fabricado por Integralmédica SA Agricultura e Pesquisa.
De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz apresentou resultado insatisfatório para o ensaio de carboidratos, por ter sido detectada quantidade superior, em mais de 20%, em relação ao valor declarado no rótulo do produto.

Novas diretrizes para cursos de medicina incluem estágio obrigatório no SUS


Da Agência Brasil

Após meses de discussão, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou ontem as novas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina, com a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da carga horária do estágio obrigatório, em regime de internato, ocorra no Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica e em serviço de urgência e emergência. O documento segue agora para o ministro da Educação, Henrique Paim, a quem caberá analisar e homologar as diretrizes.
novas-diretrizes-medicina-030414-bandab
(Foto: Divulgação)
As novas diretrizes aprovadas pelo CNE incluem ainda uma avaliação nacional dos estudantes de medicina a cada dois anos, que será obrigatória e classificatória para os programas de residência médica. A previsão é que a avaliação comece em um prazo de dois anos após a aprovação da medida e seja aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Inep é uma autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As mudanças foram apresentadas pelo conselho e discutidas em audiência pública no dia 26 de fevereiro com a participação de entidades que representam estudantes de medicina, médicos e instituições de ensino e também integrantes dos ministérios da Saúde e da Educação.
Segundo o conselheiro da Câmara de Educação Superior Arthur Roquete de Macedo, a expectativa é que o Ministério da Educação aprove rapidamente o documento. “Tenho absoluta convicção de que o ministério vai homologar as diretrizes que foram aprovadas hoje no conselho em um prazo relativamente curto. Elas são importantes e consolidam alguns avanços que ocorreram nas diretrizes de 2001, abrem perspectivas para que novos aprimoramentos ocorram, como resultado do avanço da medicina no Brasil, do atendimento do SUS, das transformações sociais e do avanço tecnológico que vai ocorrer”, disse ele.
A reformulação das diretrizes dos cursos de medicina foi motivada pela Lei 12.871/2013, que instituiu o Programa Mais Médicos. Um dos objetivos do programa – aumentar o número de vagas na residência médica – foi incluído nas novas diretrizes. O documento aprovado hoje prevê que, até o final de 2018, os programas de residência médica devem ofertar vagas em número igual ao de egressos dos cursos de graduação em medicina do ano anterior.
Pela resolução aprovada, a duração do curso de medicina ficou confirmada em seis anos. Ao criar o Mais Médicos, o governo cogitou ampliar a duração para oito anos.
Para o conselheiro Arthur Roquete, as mudanças permitem a humanização da formação do médico, sem prejuízo da formação técnica. Ele acredita que o SUS terá capacidade de absorver o trabalho dos médicos que terão de cumprir 30% do estágio obrigatório no sistema. “O SUS já tem oferecido, de forma crescente, a possibilidade de estágios [para alunos] dos cursos de medicina”, disse Roquete, que considera importante os estudantes terem formação condizente com a realidade da medicina praticada no país. “A proposta é que o SUS vá aumentando essa capacidade de absorção”, acrescentou.
Os cursos de medicina em funcionamento têm prazo de um ano, a partir da data de publicação da resolução do CNE, para aplicar as determinações às turmas abertas após o início de sua vigência. Os estudantes matriculados antes da aprovação das novas diretrizes podem optar por concluir o curso com base nas diretrizes anteriores ou nas novas.

Procon encontra diferenças de quase 117% nos ovos de Páscoa


Da AEN

A pesquisa realizada pelo Procon Paraná, entre os dias 24 a 28 de março, apontou diferenças de quase 117% entre os produtos de Páscoa. A maior diferença encontrada é do Ovo Classic ao Leite, n° 15, 240g, Nestlé, cujos preços variam de R$ 12,91 a R$ 27,98, representando uma diferença de R$ 15,07 de um estabelecimento para outro, apontando uma variação de 116,73% entre o menor e maior preço.
ovos de pascoa
Foto: Divulgação
Outra diferença significativa está no Ovo Serenata de Amor ao Leite, n° 12, 130g, Garoto, que foi encontrado com preços entre R$ 9,90 a R$ 19,79, com uma variação de 99,90%,
Entre os bombons a maior variação de preço foi constatada no Bon o Bon Original, pacote, 195g, Arcor, com a variação de 64,76%, com os preços entre R$ 6,98 a R$ 11,50.
A pesquisa apontou que nos tabletes a maior variação de preço é do Tablete Shot Branco, 170g, Lacta, diferença de 59,13%, mínimo R$ 3,45 e máximo R$ 5,49.
A diretora do Procon, Claudia Silvano, lembra da importância de se fazer um planejamento prévio de quanto se pode e se pretende gastar com as compras de Páscoa. Além disto, é importante fazer uma pesquisa de preços, pois como apontam os dados da pesquisa a diferença nos vários estabelecimentos é realmente significativa.
A pesquisa abrangeu 217 itens, das marcas Arcor, Ferrero, Garoto, Kinder, Lacta e Nestlé, e foi realizada em 10 estabelecimentos comerciais de vários bairros de Curitiba.

Decretos regulamentam valet park e uso de calçadas pelo comércio


Da SMCS

Depois de muitos anos de espera por uma regulamentação, Curitiba passa a ter normas estabelecidas para o uso de recuo frontal por estabelecimentos particulares, como bares e restaurantes, e uma nova regulamentação para serviços de valet park. Os decretos que regulam as duas atividades foram assinados ontem, quinta-feira (03) pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Eles darão segurança aos empreendedores e aos usuários. Na mesma cerimônia, Fruet designou membros para compor o Conselho Municipal de Urbanismo para o exercício de 2014.
decreto-030414-bandab
(Foto: Maurilio Cheli/SMCS)
O decreto 309 regulamenta a Lei Municipal n.º 12.136, de 28 de março de 2007, que dispõe sobre normas para a prestação de serviço de condução, manobra e guarda de veículos, conhecido como valet park, no município de Curitiba. Ele substitui o decreto 630 de 2010, sendo mais amplo. Dentre as novidades, estabelece responsabilidades tanto para a empresa prestadora do serviço, quanto para o estabelecimento contratante e para o estacionamento utilizado para guarda dos veículos.
Além disso, determina que o projeto apresentado pelo prestador de serviço deve obedecer o espaço livre de 2 metros para passagem de pedestres na calçada, sem qualquer obstáculo, além de estabelecer metragem de totem ou guarda-sol utilizado na frente do estabelecimento conveniado. O decreto anterior não permitia colocação de totens ou guarda-sol.
As empresas que operam este serviço deverão estar licenciadas pelo Município de Curitiba, o alvará de funcionamento deverá ser exposto publicamente e em local visível aos consumidores e o serviço só será emitido após aprovação do serviço pelas secretarias municipais de Trânsito (Setran) e Urbanismo.
A nova regulamentação continua vedando o uso da via pública para estacionamento de veículos; colocação de qualquer material destinado a reservar vagas, assim como proíbe o uso de bem público que limite o tráfego de veículos, seja com cones, cavaletes, caixotes, ou material similar, sem a aprovação de projeto e autorização da Secretaria Municipal de Trânsito e emissão da licença pela Secretaria Municipal do Urbanismo.
“Temos que compreender a dinâmica da vida urbana, incentivar o empreendedorismo e ao mesmo tempo é essencial que possamos exercer nosso poder de fiscalização. Esse decreto do valet park dá segurança para o prestador de serviço e para o usuário também”, comentou Fruet.
Qualquer irregularidade detectada na prestação dos serviços de valet park, inclusive as questões relacionadas ao código de defesa do consumidor, poderão ser objeto de registro de ocorrência lavrado por agente fiscalizador, ou de denúncia.
No caso de descumprimento das normas previstas, a empresa prestadora do serviço de valet, assim como o estabelecimento contratante, serão notificados para regularizarem as irregularidades em dez dias. Caso a advertência não seja observada, será aplicada, para ambos, a multa de R$ 1 mil, a ser dobrada em caso de persistência da infração.
O secretário municipal de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, lembra que a fiscalização pelo poder público não era amparada juridicamente pela falta de um decreto que detalhasse a autorização da atividade e responsabilizasse todos os envolvidos. “Trabalhamos diante de uma realidade que já existia na cidade, conversando com entidades do setor, com a Câmara Municipal e, como resultado desse diálogo agora temos uma regulamentação bem definida”, disse Cordeiro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, apenas duas empresas são hoje licenciadas pela Prefeitura para exercer a atividade, apesar de o valet park ser um serviço prestado por dezenas de empresas. A nova legislação vai aumentar o controle desta atividade.
Ocupação de recuo frontal
O decreto 308 trata de uma situação comum na cidade há muitos anos, mas até agora não regularizada: o uso de recuo frontal de restaurantes, bares e lanchonetes, dentre outros tipos de comércio. Pelo decreto, pode ser permitida a cobertura e o fechamento do recuo frontal obrigatório em estabelecimentos que estejam regularizados, seja com alvará de construção, certificado de conclusão da obra, alvará de funcionamento do comércio, entre outros documentos.
A cobertura pode ter altura máxima de 3,50 metros, deverá ser translúcida ou transparente, podendo ser tolerado toldo. A estrutura de sustentação deverá ser em material leve, como ferro, aço, alumínio, PVC ou madeira de fácil remoção Desta forma, não é permitido cobertura opaca em telhas cerâmicas, alumínio, fibrocimento ou similares.
O projeto de implantação para utilização temporária do recuo frontal deverá ser submetido à Secretaria Municipal do Urbanismo. Opcionalmente, a área do recuo frontal obrigatório poderá ser utilizada apenas para colocação de mesas com guarda-sóis, obedecido o padrão estabelecido pelo decreto.
A autorização temporária será dada por prazo de um ano, podendo ser renovada por mais um ano.
“É uma realidade na cidade e a partir de agora estamos determinando um padrão mínimo estético, que leva em consideração o clima da cidade, incentivado de forma equilibrada a ocupação do espaço público”, disse o prefeito.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seção Paraná (Abrasel-PR), Marcelo Woellner Pereira, conta que os dois decretos foram escritos com a opinião das entidades de classe e que por isso resultam em regras que agradam ao setor. “Esses decretos são bons para os proprietários e devem agradar também aos nossos clientes. O do valet park dá mais segurança a todos e o do recuo é um reconhecimento de que a cidade evoluiu e que as pessoas gostam de ocupar essas espaços”, disse.
Participaram da cerimônia de assinatura dos decretos o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, os vereadores Jonny Stica, Felipe Braga Côrtes, Pier Petruzziello,Chico do uberaba, Mauro Ignácio e Serginho do Posto, e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana.

Schumacher mostra sinais de consciência e de despertar, diz agente


Do Portal Público


O antigo campeão de Fórmula 1 Michael Schumacher está tendo momentos de consciência e sinais de acordar do coma induzido a que foi submetido, após o grave acidente que sofreu enquanto esquiava em uma estância nos Alpes Franceses, em Dezembro.
reuters
(Foto: Reuters)
Em um comunicado enviado esta sexta-feira (4) à comunicação social, a agente de Schumacher afirma que o quadro clínico do ex-piloto está em professo. “Continuamos otimistas”, reforçou Sabine Kehm na sua nota, acrescentando que o alemão mostra, agora, “momentos de consciência e de despertar”, mais de três meses depois de ter sofrido ferimentos graves na cabeça. Segundo a agente, a família de Schumacher não pretende avançar com mais pormenores sobre o estado de saúde do antigo campeão de F1.
Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, está internado num hospital francês de Grenoble desde Dezembro, depois de ter sofrido um acidente quando esquiava fora dos limites de uma pista numa estância de Meribel. O alemão bateu com a cabeça em uma pedra o que lhe provocou lesões cranianas graves.

Globo prepara novas produções dramatúrgicas para 2015



A Globo vai continuar investindo pesado em dramaturgia. Se neste ano a rede conta com diversas estreias, como “A Teia”, que encerrou temporada, “Doce de Mãe”, “A Segunda Dama” e “Os Experientes”, para 2015 vem mais novidades. A emissora escalou “Inconfidência”, escrita por Geraldo Carneiro e com direção de Daniel Filho, como parte das comemorações por seus 50 anos. A ideia é que o projeto tenha entre 10 e 12 episódios.

Manchetes dos jornais desta sexta

Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Risco de racionamento de energia elétrica vai até 2015
Bem Paraná: Paraná é um dos campeões em criação de emprego para a Páscoa
Jornal Metro: Valet tem que ter seguro e vaga em estacionamento
Jornal de Londrina: Plano Diretor manterá 32 áreas de exceção
Folha de Londrina: PF desarticula quadrilha que agia em oito Estados
O Diário (Maringá): Inscrito na dívida ativa terá crédito negativado
Diário dos Campos: Safra de inverno pode dobrar a produção
Jornal da Manhã: Região assegura R$ 8,3 mi em recursos federais
Tribuna do Interior: Onda de violência
O Paraná: Dnit promete licitar em 60 dias duplicação da BR-163
Gazeta do Paraná: Quem fizer Medicina, ‘vai passar pelo SUS’
Jornal Hoje: Prefeitura recebe ultimato para zerar fila em Cmeis
Gazeta do Iguaçu: Itaipu já repassou US$ 9 bi em royalties
Diário do Noroeste: “Condições de trabalho nas lavouras de mandioca causam vergonha”, diz procurador
Tribuna de Cianorte: Mais de dois mil contribuintes já prestaram contas ao Leão
Umuarama Ilustrado: Richa reforça segurança na região com novas ações
Tribuna do Norte: A doença do medo
Jornais de outros estados
Globo: Doleiro e ex-diretor teriam contas conjuntas
Folha: Consumidor pagará custos extras da luz em 2015 e 2016
Estadão: ‘Oposição só quer tumultuar’, diz novo ministro sobre a CPI
Correio: Congresso ganha mais e produz cada vez menos
Valor: Eletrobras perde R$ 19 bi por renovar concessões
Estado de Minas: Ônibus fica 7,5% mais caro
Zero Hora: De cadeia no Paraguai, traficante comandava quadrilha no Estado

quinta-feira, 3 de abril de 2014

DER prevê liberação da Estrada da Graciosa em 60 dias com estrutura provisória

Redação BandaB com AEN


graciosa
Estrada está totalmente bloqueada – Foto: Cellina Lima de Lara
O Departamento e Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) estima que dentro de 60 dias seja liberado o tráfego da Estrada da Graciosa (PR-410), no Litoral do Estado. A rodovia foi destruída por causa das fortes chuvas do dia 13 de março e, nas primeiras vistorias, a previsão de liberação era de seis meses. Agora, o DER mudou o prazo e anunciou uma liberação parcial para daqui a dois meses. O prazo de liberação total permanece para setembro. Ontem, as empresas começaram a ser convidadas para executar os projetos e obras para restaurar a rodovia. O convite será feito em forma de caráter definitivo – dispensável de licitação – em função do grau emergencial.
De acordo com o DER, neste primeiro momento, será feita uma estrutura definitiva de concreto em meia pista, no km10, para que veículos leves possam trafegar dentro de 60 dias. “Essa medida emergencial possibilitará que moradores e comerciantes, que estão isolados, possam transitar pelo local. Além de retomar o turismo da região por meio da reabertura dos comércios”, disse o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior.
A estrutura, que terá 3,5 metros, será feita em concreto devido as condições do solo e alteração da rocha. Com isso, o tráfego para os usuários ficará mais seguro e evitará que futuros desmoronamentos possam ocorrer no local. A medida atende orientações de geólogos da Mineropar e de representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
A restauração total da rodovia tem previsão para ser finalizada até setembro deste ano. A estimativa é que sejam investidos R$ 5 milhões em projetos e obras. Além da ação emergencial, as equipes estudam a colocação de muros nas encostas do km12, onde ocorreu desabamento da barreira, e obras complementares. Os muros vão evitar que as pedras do morro desabem novamente.
Interdição
Até que a liberação do tráfego de meia pista seja feita, a rodovia continuará totalmente interditada. A operação é para que as equipes possam trabalhar na construção da estrutura. Até lá, os usuários que queiram chegar a Morretes deverão usar a rodovia BR 277.
Drama
No dia 25 de março, a reportagem da Banda B foi até a Estrada da Graciosa e conversou com comerciantes e moradores da região. O que se viu foi um cenário de abandono. O comércio está praticamente sem movimento e as cidades de Morretes e Antonina são as mais afetadas.
“Só estou aqui para os produtos não mofarem, porque nenhum carro passa. Estamos abandonados”, afirmou a comerciante Iolanda Barbosa da Costa, de 85 anos à Banda B.

Maioria do STF vota contra doação de empresas privadas a campanhas eleitorais

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da proibição de doações de empresas privadas para campanhas políticas. Por 6 votos a 1, os ministros entenderam que as doações provocam desequilíbrio no processo eleitoral. Apesar da maioria formada, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Não há prazo para o julgamento ser retomado.

Japão emite alerta de tsunami após tremor no Chile

  |  Folhapress

SÃO PAULO, SP,(Folhapress) - O Japão lançou hoje um alerta de tsunami após o terremoto de magnitude 8,2, com epicentro no oceano Pacífico, que sacudiu o Chile na noite de ontem, causando pelo menos seis mortes. 
A Agência Meteorológica Japonesa advertiu que um tsunami, com ondas de até um metro de altura, poderia atingir as regiões costeiras do leste do Pacífico.
As primeiras ondas poderiam alcançar o norte de Hokkaido às 5h (17h de hoje em Brasília) e, uma hora depois, o distrito de Fukushima, que foi devastado pelo tsunami de 2011, indicou a agência de notícias Kyodo.
O serviço meteorológico pediu que a população local deixe a região litorânea imediatamente, apesar de prever que as ondas não causem grandes estragos.
A agência americana tinha emitido após o terremoto no Chile um alerta de tsunami para Chile, Peru e Equador, assim como um aviso para Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua e El Salvador. Os litorais mais próximos do epicentro, no entanto, já não correm mais risco de ser atingidos por ondas gigantes.
As equipes do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) mediram em um primeiro momento o tremor com magnitude 8,0, mas depois aumentaram para 8,2.
O terremoto provocou seis mortes e mais de 900.000 pessoas chegaram a abandonar suas casas na terça-feira à noite nas costas do Chile, de 4.329 quilômetros, pelo risco de tsunami. Os moradores começaram a retornar depois de passar cerca de oito horas afastados de suas residências.

BC confirma apostas e sobe o juro básico, a Selic, para 11% ao ano


   |  Folhapress

BRASÍLIA, DF, e SÃO PAULO, SP, 2 de abril (Folhapress) - O Banco Central confirmou as principais apostas de mercado e subiu hoje o juro básico, a taxa Selic, em 0,25 ponto percentual, para 11% ao ano. Foi o nono aumento seguido da taxa e na mesma intensidade do último, feito em fevereiro, que havia sido menos intenso que os anteriores.
A decisão de hoje foi unânime.
A perspectiva de analistas de nova alta de juros se baseava no cenário de inflação elevada. O IPCA, índice oficial de inflação, acumula alta de 5,68%. A meta oficial é de 4,5%, com teto de 6,5%. De acordo com pesquisa mais recente do Banco Central com economistas, a projeção é que o IPCA encerre o ano em 6,3%.
A elevação da Selic é um instrumento usado pelo governo para conter o consumo, uma vez que o crédito (tanto empréstimos em instituições financeiras quanto parcelamentos em lojas, por exemplo) fica mais caro. E, com menos demanda, a inflação tende a ceder.
Perspectivas
Analistas ouvidos pela reportagem não são unânimes quando se fala em uma nova elevação da Selic. De acordo com o comitê de acompanhamento macroeconômico da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), a alta desta quarta-feira foi a última da taxa básica até o final do ano, embora a inflação permaneça pressionada.
"A impressão que passa é que o aumento dos preços reflete um choque de commodities agrícolas, que manterá a inflação pressionada ao longo do ano. Não faz sentido aumentar os juros se o que está pressionando a inflação é o preço de soja, café", diz Fernando Honorato, vice-presidente do comitê.
Outros analistas, porém, acreditam em nova alta de 0,25 ponto percentual na reunião de maio do Copom. É o caso de Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho do Brasil.
"Em virtude das incertezas envolvendo o cenário inflacionário prospectivo, simplificadas pela recente deterioração dos dados de inflação, o Banco Central não encerrará oficialmente o ciclo de alta de juros neste momento", afirma, em relatório.
Nicolas Tingas, economista-chefe da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), também vê a Selic em 11,25% até o fim do ano. Mas não descarta novas altas da taxa básica.
"Há uma questão importante da elevação do nível de inflação em um caráter mais permanente. Essa alta de maio seria a última do primeiro semestre, mas não descarto que o BC observe o comportamento da inflação no terceiro e quarto trimestre para voltar a atuar, após as eleições", afirma.

Procon proíbe venda de ovos de Páscoa por suposto bullying


|  Agência Estado
A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio suspendeu a venda e determinou a apreensão dos ovos de Páscoa Bis Xtra+Chocolate, fabricados pela Mondelez Brasil com a marca Lacta. Para o órgão, a campanha publicitária do produto e a mensagem transmitida em sua embalagem incentivam a discriminação entre crianças e adolescentes. A embalagem do produto contém a frase "Personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo". Os adesivos oferecidos junto com o produto incluem expressões como "morto de fome", "nerd" e "nervosinho". 

Por meio da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio (Procon-RJ), a secretaria determinou que as vendas do ovo ficarão suspensas até que a mensagem em sua embalagem seja alterada e deixe de conter textos de incitação ao bullying. "A Páscoa possui uma mensagem de paz e confraternização e essa campanha manda sacanear os outros? Quem elaborou essa campanha é sem noção", acusa a secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

Deputados paranaenses vão à Brasília por empréstimos


Parlamentares têm audiência com secretário do Tesouro Nacional para tratar de bloqueio ao Paraná

   |  Ivan Santos/Bem Paraná

Deputado Tadeu Veneri: líder do PT diz que reunião vai tirar questão à limpo (foto: Valquir Aureliano)
Um grupo de deputados federais e estaduais do Paraná se reúne na próxima quarta-feira, em Brasília, com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para tratar do suposto bloqueio dos empréstimos pedidos pelo Estado no governo federal. A audiência foi aprovada a partir de requerimento apresentado pelo deputado federal Fernando Francischini (Solidariedade) na comissão de Fiscalização da Câmara. Mas deputados estaduais, entre eles o líder do PT na Assembleia Legislativa, Tadeu Veneri, e Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), além do líder do governo Beto Richa, Ademar Traiano (PSDB), também devem participar do encontro.
A intenção é descobrir de vez porque a União não deu aval para a liberação de créditos de cerca de R$ 2,8 bilhões negociados pelo Paraná com instituições financeiras internacionais e nacionais. O governador Beto Richa (PSDB) e seus aliados dizem que o dinheiro não sai por perseguição política e interesse eleitoral do PT da senadora e pré-candidata de oposição ao governo do Estado, Gleisi Hoffmann, em prejudicar a atual administração. O PT rebate afirmando que os recursos não são liberados porque o Estado não cumpre exigências como o limite de gastos com pessoal e o investimento mínimo em saúde.
Na segunda-feira, Romanelli – que retornou à Assembleia há duas semanas depois de três anos como secretário do Trabalho do governo Richa – anunciou a intenção de propor a abertura de uma Comissão Especial de Investigação para apurar os motivos do suposto bloqueio federal contra as operações de crédito negociadas pelo Estado. O PT reagiu acusando o peemedebista de promover um “factoide”, e anunciando a intenção de apoiar a CEI para tirar a limpo a história. O próprio Romanelli admitiu que a comissão não teria poderes para convocar Augustin, já que pelo regimento interno da Assembleia, os deputados só tem autoridade sobre gestores estaduais ou municipais. Diante disso, ele apresentou requerimento fazendo um convite para que o secretário viesse à Casa. Como isso também era improvável, os próprios parlamentares petistas ajudaram a articular a audiência em Brasília.
“Provamos que o diálogo sempre é muito importante para que possamos avançar.  O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin deve fazer uma radiografia da situação do Paraná e do país. Discutiremos de forma técnica o por quê do bloqueio aos empréstimos Vamos expor a posição do Legislativo paranaense porque é inegável que uma ‘mão invisível’ impede a liberação dos empréstimos”, disse o peemedebista.
Romanelli insistiu na tese de que o Paraná é discriminado pela União. “O estado do Maranhão, por exemplo, recebeu empréstimos que somam cerca de R$ 4 bilhões. O Maranhão acaso tem uma situação fiscal melhor do que o Paraná? Obviamente que não, mas obteve através do Poder Judiciário liminares que viabilizaram os empréstimos”, apontou.
O líder do PT rebateu afirmando que o encontro vai tirar a questão a limpo. “O mais provável é que se conclua que essa ‘mão invisível’ está do outro lado do Centro Cívico, no próprio governo”, disse Veneri.