sábado, 29 de março de 2014

Governo vai lançar aplicativo para consumidores avaliarem supermercados



imagem transparente

Avaliação dos consumidores vai gerar selo de qualidade para os supermercados Foto: Pedro Serra / Agência O Globo Até o fim deste primeiro semestre o consumidor poderá baixar em seu smartphone um aplicativo para avaliar a qualidade do serviço prestado por comércios e prestadores de serviços em todo país. As avaliações feitas por meio do app, desenvolvido numa parceria entre o Inmetro e a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), vão gerar posteriormente um selo de qualidade para os estabelecimentos, conta o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro. A iniciativa, que tem como objetivo reconhecer boas práticas, integra o Programa de Excelência em Serviços (Servir) e vai ser aplicada primeiramente ao setor de supermercados.

- O objetivo é proporcionar bem-estar aos consumidores, que poderão contribuir com opinião e por meio do selo ter um parâmetro de comparação entre os estabelecimentos para fazer a melhor escolha. Vamos dar reconhecimento aos estabelecimentos que adotarem as melhores práticas - explica Ribeiro.

No caso dos supermercados, o cliente poderá dar notas que vão de A, maior valor, a E, menor valor, a cinco quesitos: acessibilidade (questões arquitetônicas e estruturais ligadas ao conforto do consumidor, adaptação a portadores de necessidades especiais, existência de escadas rolantes, entre outros), atendimento (cordialidade, atenção, prestação de informações), rapidez (como lida com redução de filas, por exemplo), instalações (se a disposição e informações facilitam a busca de mercadorias) e variedade (quantidade e marcas suficientes de produtos).

Os demais segmentos do setor, como agências de viagens, transporte por táxis, hotelaria e salões de beleza, passarão a ser avaliados em fases seguintes do Servir, e terão critérios específicos. De acordo com o presidente em exercício do Inmetro, Oscar Ascerald, optou-se por iniciar o programa pelo setor de supermercados porque ele faz parte do dia a dia do consumidor:

- É um segmento facilmente assimilado e frequentado com assiduidade.
Segundo Ascerald, ainda não foi definida a metodologia e estabelecido prazo para a concessão do selo aos estabelecimentos. No entanto, explicou que os supermercados receberão relatórios do Inmetro com os resultados da avaliação feita pelos consumidores para que possam aprimorar o atendimento. Disse, ainda, que o programa vai dar divulgação aos estabelecimentos que tiverem as melhores médias de notas.

Na análise do vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, o programa trará benefícios tanto para os consumidores quanto para as empresas:

- Vamos ter um feedback direto dos nossos clientes, identificar onde estão as oportunidades de ganhar mercado, e eles poderão enxergar mais facilmente quais são as redes focadas em oferecer um melhor atendimento. O fato de o programa ser destinado a dar visibilidade às melhores práticas nos trouxe segurança, e por isso resolvemos aceitar o convite do governo.
Avaliadores terão de passar por capacitação

Para se tornar um avaliador, o consumidor terá de se inscrever e passar por uma capacitação on-line de cerca de 1h30 que será promovida pelo Inmetro. Para o presidente em exercício do instituto, este é o grande diferencial do Servir, com relação a outros programas de avaliação. Os voluntários farão um curso para se habilitar à condição de avaliador do programa. Nele, o consumidor responderá um questionário e vai ser orientado sobre o que deve ser observado ao dar notas aos estabelecimentos.
- A capacitação tem o objetivo de levar o consumidor a refletir sobre seu papel como cidadão, a adotar um comportamento ético e impessoal durante a avaliação. Ele terá de demonstrar que é observador e perceptivo e que tem determinação para chegar ao final da avaliação - explica Renata Bondim, chefe do Centro de Informação e Capacitação em Metrologia e Avaliação da conformidade (Cicma) do instituto.

De acordo com o secretário Ribeiro, a criação do programa é fruto de uma maior preocupação dos dois órgãos que, diante do crescimento expressivo da massa de consumidores no país, entendem ser cada vez mais urgente a valorização das relações de consumo:
- Não só pela ótica da proteção do consumidor, como também pela indução do setor produtivo na adoção de medidas que fortaleçam a confiabilidade, qualidade e a segurança nas relações com os consumidores.

Ribeiro acredita que a avaliação incentivará os estabelecimentos comerciais a buscar constantemente a excelência no atendimento ao consumidor.

Até o próximo dia 5, toda a sociedade pode contribuir por meio de consulta pública com sugestões e críticas sobre o programa, proposto na Portaria Inmetro nº 112, de 14/3/2014. O texto está disponível no endereço www.inmetro.gov.br. Sugestões e críticas podem ser enviadas no formato da planilha modelo, disponível na página www.inmetro.gov.br/legislacao/, para o e-mail diape@inmetro.gov.br.
Entenda mais sobre o Servir

- Qualquer consumidor pode participar, desde que se submeta ao treinamento que será oferecido pelo Inmetro e MDIC;
- O consumidor credenciado entrará no supermercado e indicará o endereço do estabelecimento no seu smartphone. A partir daí, poderá avaliar cada item, detalhando seus atributos;
- A avaliação do estabelecimento estará disponível. Basta que o usuário faça uma busca no aplicativo;
- Os estabelecimentos são avaliados em uma escala que vai de A a E, onde E é o menor valor.


Fonte: O Globo - Online

Consumo consciente traz felicidade mais duradoura


imagem transparente

Para especialista, é preciso diferenciar entre "necessidade" e "desejo" na hora das compras


Consumir pode trazer uma sensação de bem-estar. Traçar uma meta e conseguir comprar uma casa ou um carro, por exemplo, representa a concretização de um sonho, uma conquista feliz.
Entretanto, as compras devem ser bem planejadas e o consumo, consciente. Só assim você foge de dívidas e transforma sua felicidade em uma sensação duradoura.
Para a psicóloga Tatiana Zambrano Filomensky, coordenadora do grupo de tratamento a compradores compulsivos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e presidente da ONG Associação Viver Bem, o ato de comprar "gera apenas a sensação imediata e efêmera de prazer, sem considerar as verdadeiras condições de compra da pessoa, o que pode promover o endividamento excessivo".
— Essa maneira de consumir [excessivamente] não só afasta o consumidor da felicidade como pode trazer sofrimento.
Segundo Tatiana, na hora de fazer compras, os itens necessários devem ser separados do que representa apenas um desejo.
Um sapato em promoção pode ser atrativo, por exemplo. A aquisição dele pode se tornar inviável quando seu valor é somado a outras compras e despesas, como contas a pagar.
— O ato de comprar passa por uma decisão financeira, e é aqui que a atenção deve ser redobrada. 
Pense nisso!
 
 


Fonte: R7

Saiba controlar gastos durante viagens para aproveitar o pa



Quem não gosta de viajar, certo? São experiências únicas e uma maneira de fugir do cotidiano, conhecendo lugares e culturas diferentes.


Para o descanso ser completo, entretanto, é preciso fazer um planejamento financeiro para não ocorrer gastança além da conta (e do seu bolso).
É o que afirma a gerente de produtos do ViajaNet Ofertas, Mariana Mello.
A especialista dá quatro dicas para evitar dor de cabeça durante o passeio:
1- Guardar uma parte do salário
Separar uma quantidade que não prejudique as contas do mês é um dos primeiros passos. Estabelecer essa quantia e montar uma pequena poupança para viagens compõem a base do planejamento.
2- Controlar os gastos
Optar por atividades mais em conta, como cinema e casa de amigos, é o ideal para quem deseja juntar dinheiro. Além disso, escolher apenas um dia da semana para gastar em restaurantes, bares e baladas garante a conta mais recheada no final do mês.
3- Esvaziar o cartão de crédito
Antes de viajar, é importante esvaziar o cartão e pagar as contas para que elas não sejam somadas aos gastos de viagem. Essa atitude impede que as dívidas se multipliquem.
4- Parcelar ou pagar adiantado
Por último, pagar à vista é a melhor opção para gastos com passeios, hospedagem e passagem aérea. Parcelar para não sobrecarregar os gastos no mês é uma alternativa quando os valores de pagamento são altos.


Fonte: R7

Consignado impulsiona alta do crédito ao consumidor em fevereiro, diz CNC


imagem transparente


Consignado impulsiona alta do crédito ao consumidor em fevereiro, diz CNCSÃO PAULO - Levantamento do Banco Central do Brasil divulgado na-feira (26) aponta que a média diária de concessão de recursos destinados às pessoas físicas cresceu 3,6% em fevereiro na comparação com o mês anterior, já computados os ajustes sazonais.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o aumento ocorreu principalmente pelo crescimento de 23,3% do crédito consignado - linha de empréstimo que desconta direto da folha de pagamento.
Quando comparadas a fevereiro de 2013, as concessões registram expansão de 14,2%, com destaque para o crédito consignado, que teve crescimento de 27,9%, e para os recursos do cartão de crédito, que cresceu 15,8%. 
Em relação às perspectivas para o ano, a CNC estima que o crédito ao consumidor deverá fechar o período com crescimento nominal de 9% sobre 2013, com taxas de juros ao tomador atingindo 39,9% ao ano, observadas a atual previsão de evolução do PIB em 2014 de 1,7% e as expectativas da taxa básica de juros para dezembro do corrente ano, de 11% ao ano
“Apesar do crescimento de 9% previsto para este ano, descontada a inflação, o crédito ao consumidor deve crescer menos que no ano passado”, diz Fabio Bentes, economista da CNC.
A entidade projeta ainda que, conforme as previsões de variação do crédito às empresas de 2,5% e dos recursos direcionados para este ano, a relação crédito/PIB deverá encerrar 2014 em 57,3% - 1,5 ponto percentual maior que o atual índice de 55,8%.


Fonte: MSN.com

Curitiba: 321 anos

curitiba_321anos.jpg.jpg

Segue  programação de eventos em comemoração aos 321 Anos de Curitiba.

26/03/2014
Descrição: 11:00 Horas Sessão Solene dos 321 Anos de Curitiba
Local:Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Plenário

27/03/2014 
Descrição: 
20 horas- Reinauguração Do Palácio Rio Branco Com A Sessão Solene De Homenagem Aos 321anos De Curitiba E Entrega Dos Prêmios "CIDADE De Curitiba" E "CULTURA E Divulgação"
Local: Plenário - Palácio Rio Branco
R.Visconde De Guarapuava S/Nº

28/03/2014
Em comemoração ao aniversário da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba apresentará o concerto de abertura da temporada com a peça Missa Lord Nelson, de Joseph Haydn. Na sexta, 28 de março, as 20 horas na Capela Santa Maria e 29 de março, 18h30 na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A regência é de Luís Otávio Santos.

Manchetes dos jornais e capas das revistas deste sábado

Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Curitiba de A a Z
Folha de Londrina: Aluguéis terão reajuste de 7,3%, maior índice em 11 meses
O Diário (Maringá): Servidores decidem entre 5,5% ou greve
Diário dos Campos: OAB questiona taxa do lixo
Jornal da Manhã: Multinacional investirá R$ 86 milhões em PG
O Paraná: Consumidor vai às compras e inadimplência bate recorde
Gazeta do Paraná: Com Central de Leitos em greve, o que era ruim pode piorar
Jornal Hoje: Um microempreendedor desiste a cada dois dias
Gazeta do Iguaçu: Foz terá principais praças revitalizadas
Tribuna de Cianorte: Rio Ligeiro deve receber cinco hidrelétricas até o final de 2015
Umuarama Ilustrado: Movimento pede asfalto entre Goioerê e Iporã
Tribuna do Norte: Sanepar pode assumir gestão de consórcios de lixo no Vale
Jornais de outros estados
Globo: Tomada da Maré começa amanhã com blindados
Folha: Obama e Putin negociam saída para crise da Ucrânia
Estadão: Petrobrás leva 21 meses para abrir investigação sobre compra nos EUA
istoeCorreio: Perícia de piloto evita tragédia em Brasília
Valor: Cargill se une à Copersucar em trading global
Estado de Minas: Recorde de carros e atropelamentos
Zero Hora: Nova onda de incentivos beneficia indústria do RS
Capas de revistas:
CartaCapital: Especial Os 50 anos do golpe
Veja: Por que quando Dilma cai a bolsa sobe
IstoÉ: “O Golpe de 1964 destruiu minha família”
Época: 1964: o ano que não terminou

sexta-feira, 28 de março de 2014

America Airlines muda horário de voo de Curitiba para Miami


Veja como ficou a grade horária da companhia

|  Redação Bem Paraná


A American Airlines iniciou neste mês a operação noturna do voo Curitiba e Porto Alegre com destino a Miami. A frequência continua sendo diária e operada pela aeronave Boeing 767-300, configurada para 212 passageiros, em duas classes de serviço (28 assentos na Classe Executiva e 184 assentos na Classe Econômica).

O voo AA203 sai de Miami às 10h20, com chegada ao aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, às 19h45 do mesmo dia. O avião segue para o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 21h15, onde pousa às 22h35. O voo decola de Porto Alegre para Miami às 00h05, pousando no aeroporto de Miami às 08h15.
Voo**
Origem*
Destino*
AA203
Miami
10h20
Curitiba
19h45
AA203
Curitiba
21h15
Porto Alegre
22h35
AA203
Porto Alegre
00h05
Miami
08h15


* Todos os horários estão expressos em hora local.
** Em 18 de agosto, o voo AA203 volta a operar durante o dia em Curitiba e Porto Alegre.


Além do voo Curitiba/Porto Alegre – Miami, o 767-300 também realiza outras operações internacionais importantes da companhia, como Milão e Paris, a partir de Miami, por exemplo. No Brasil, a American opera regularmente voos para Miami com o mesmo modelo de aeronave, a partir do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, além de voos para Nova Iorque e Dallas, com saída do Rio.

Preocupada constantemente em oferecer uma experiência de viagem excelente e cada vez mais conforto aos passageiros, a American Airlines iniciou neste trimestre o retrofit das aeronaves Boeing 767-300, que passarão a contar com telas individuais de entretenimento de bordo na Classe Econômica, além de poltronas que reclinam como uma cama na Classe Executiva.

Safra de inverno do PR deve dobrar e atingir 4,2 mi de toneladas


Plantio de trigo é o carro-chefe das lavouras de inverno

|  ANPR

(foto: Divulgação/FAEP)
O plantio das culturas de inverno iniciou no Paraná e a expectativa é que o volume de produção possa atingir até 4,2 milhões de toneladas de grãos, quase o dobro da safra passada. No Estado, o plantio de trigo é o carro-chefe das lavouras de inverno, cuja área plantada está aumentando 23% e se as condições de clima forem favoráveis será colhida a maior safra já vista no Estado. A previsão de safra, incluindo as lavouras de inverno, foi divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. 

Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o clima é de otimismo no campo, apesar das frustrações de safra ocorridas no início deste ano por causa do calor excessivo e falta de chuvas. “O agricultor paranaense não desanima e ele vai buscar a compensação com as lavouras de inverno”, afirmou. 

Entre as lavouras de inverno e verão, o Paraná deverá colher uma safra total de 35,4 milhões de toneladas de grãos, uma redução de apenas 3% em relação ao volume colhido no ano passado que atingiu 36,3 milhões de toneladas. 

A área plantada com os grãos de inverno deverá crescer 15% passando de 1,3 milhão de hectares plantados no ano passado para 1,5 milhão de hectares que deverão ser ocupados esse ano. A cultura do trigo vai ocupar 1,2 milhão de hectares quase a totalidade da área. O restante será ocupado por lavouras de aveia, canola, centeio, cevada e triticale. 

Segundo o Deral, a maioria dos produtores que não plantou o milho safrinha, porque estava desestimulada pelo preço do grão no mercado, migrou para o plantio de trigo, cujo preço está mais atraente no mercado. O plantio de trigo está crescendo mais nas regiões Norte e Oeste do Estado. Em função desse crescimento de área, a safra pode atingir um volume de 3,6 milhões de toneladas, a maior produção que esse Estado já viu, disse o chefe da conjuntura do Deral, Marcelo Garrido. 

Conforme o relatório do Deral, o clima regularizou, as chuvas voltaram e as lavouras que estão em campo como soja, milho e feijão da segunda safra estão se desenvolvendo bem. O milho safrinha está com uma previsão de produção de 10 milhões de toneladas e o feijão da segunda safra poderá atingir um volume de 490,3 mil toneladas, cerca de 44% acima da safra colhida em igual período do ano passado que somou 339,3 mil toneladas. 

O plantio de soja safrinha superou as expectativas e a área plantada cresceu 38% no Estado, passando de 80.887 hectares para 111.868 hectares. A produção poderá atingir um volume de 211.135 toneladas, 62% acima do volume colhido no mesmo período do ano passado, que foi 130.135 toneladas. 

REAVALIAÇÃO - Passada a preocupação com a falta de chuvas do início do ano que prejudicou principalmente as lavouras de soja de verão, agora é hora de reavaliar a safra. E nessa reavaliação, com o avanço da colheita, o Deral está prevendo uma safra de 20,5 milhões de toneladas de grãos de verão. 

Conforme as pesquisas de campo, as perdas com a soja foram estancadas. Cerca de 79% da soja está colhida e o Deral confirma uma redução de 12% na safra que corresponde a uma queda de dois milhões de toneladas no volume de produção. A safra de soja, cuja estimativa inicial apontava para uma colheita de 16,5 milhões de toneladas, caiu para 14,5 milhões de toneladas, ainda uma grande safra, ressaltou o secretário Norberto Ortigara. 

O Deral confirma também redução para as lavouras de milho da primeira safra, mas em menor escala. A estimativa inicial apontava produção de 5,61 milhões de toneladas do grão e a estimativa atual revela que poderão ser colhidas 5,43 milhões de toneladas, uma redução de 185 mil toneladas. 

De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho, as perdas nas lavouras de milho foram mais acentuadas na região Norte do Estado. Mas elas foram compensadas pela produção de milho da região Sudoeste que foi acima das expectativas, com produtividade maior do que a projetada inicialmente. 

Por fim, as estimativas divulgadas nesta quinta-feira pela Secretaria da Agricultura levam em conta condições de clima normais durante o outono e inverno, o que é determinante para confirmação do plantio, condução das lavouras e colheita, afirmou o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), Francisco Carlos Simioni. 

Final de semana de aniversário tem reabertura da Pedreira, bolo gigante e festival de gastronomia

   |  Redação Bem Paraná


O final de semana de aniversário de Curitiba tem várias atrações pela cidade. Como parte da comemoração as principais atrações são a reabertura da Pedreira Paulo Leminski com o show de Roberto Carlos e uma grande festa no Parque Barigui com direito a bolo gigante de mais de meia tonelada.
A festa no Barigui tem início as 10 horas e tem entrada livre. Estão na programação brinquedos para as crianças e shows culturais. Os dois acessos para o interior do Parque Barigüi, tanto pela Rua Cândido Hartmann (rotatória) quanto pela entrada do Expo Renault, estarão fechados ao público neste sábado (29) devido à realização da festa de aniversário dos 321 anos de Curitiba. Já a reabertura da Pedreira com o show do Rei está marcada para as 21 horas. A prefeitura reforça que todas as ruas próximas à pedreira estarão fechadas para o tráfego de veículos. Dessa forma, a orientação para quem vai ao show é usar o transporte coletivo ou táxis. 
Outras atividades estão programadas para a comemoração dos 321 anos da cidade. A Camerata Antiqua apresenta o concerto de abertura da temporada nesta sexta-feira (28), às 20 horas, na Capela Santa Maria e amanhã, 18h30, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Às 9 horas de sábado, acontece ainda a inauguração do Parque Guairacá, na regional do Portão. Na noite de amanhã, a estátua do Homem Nu, na Praça 29 de Março vai ser objeto de uma performance digital para celebrar os 321 anos de Curitiba.
Nas regionais a programação de sábado é no Boqueirão o projeto Justiça nos Bairros e Circo da Cidade para as crianças do Alto Boqueirão. Na Praça Oswaldo Cruz tem Campeonato Brasileiro de Futsac a partir das 14h30.
Feira de gastronomia
À parte da comemoração oficial do aniversário, a partir de hoje Curitiba recebe o festival Brasil à La Carte. O evento, que ocorre no Expo Renault Barigui, até domingo (30). O objetivo, segundo os organizadores, é reunir desde os “chefs de fim de semana” até profissionais da área gastronômica, no mesmo local, para a troca de experiências.
Entre as atrações, haverá oficinas e as chamadas “aulas show” de gastronomia. O evento também servirá como lançamento de produtos e marcas no mercado de alimentação. Também está prevista a participação dos chamados “food trucks”, ou seja, negócios montados em veículos, para servir pratos de rua.
Para quem é apaixonado por cerveja, haverá ainda um concurso que vai premiar novos mestres cervejeiros, que têm como desafio a harmonização de sabores da bebida com pratos da culinária paranaense.
A feira fica aberta das 10h às 22h na sexta e no sábado e das 10h às 20h no domingo. Os ingressos para o Brasil à La Carte custam R$ 12 e há opção de meia-entrada, que podem ser adquiridos diretamente no Expo Renault Barigui, ou nos postos de venda credenciados. A lista completa está disponível na página do evento.

Campanha de vacinação contra H1N1 começa no próximo mês

Da Agência Estadual de Notícias


Começa no dia 22 de abril a Campanha de Vacinação contra a gripe em todo o Paraná. Neste ano, o grupo das crianças foi ampliado e abrange também as que têm entre 2 e 5 anos incompletos. Antes, apenas as crianças de seis meses a menores de dois anos recebiam a vacina.

As doses da vacina estarão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde do Paraná. “São 300 mil doses a mais neste ano para imunizar esta faixa etária entre 2 e 5 anos incompletos, que é mais suscetível a contrair a doença”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Outros grupos contemplados nesta campanha são gestantes, mulheres em pós-parto até 45 dias(puérperas), indígenas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde e população privada de liberdade. A expectativa é que 2.9 milhões de paranaenses sejam vacinados durante a campanha que termina no dia 9 de maio.
Ele informa que a vacinação deste novo grupo deve reduzir o número de internamentos e, consequentemente, de mortes pela doença. Em 2013, esta faixa-etária foi incluída ao término da campanha quando o Paraná recebeu doses extras por recomendação do Comitê de Infectologia do Paraná.
Clima
Devido às condições climáticas do estado, de inverno rigoroso, a campanha de vacinação foi adiantada para abril a pedido do Paraná. “Pedimos que a população contemplada procure as unidades de saúde já primeiros dias da campanha porque a vacina concede imunidade após 15 dias da aplicação”, enfatiza o superintendente.
O dia D de vacinação acontecerá no dia 26 de abril. “Vamos fazer uma grande mobilização neste dia com os municípios e queremos que a população participe”, destaca.
A vacina, que estará disponível na rede pública, protege contra os vírus mais circulantes no país (Influenzas A H1N1 e H3N2 e Influenza B), por isso todas as pessoas que se vacinaram no ano passado devem receber a dose novamente. A vacina é segura e só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.
Crônicos
Neste ano deverão ser vacinados aproximadamente 640 mil doentes crônicos, estimativa feita a partir da campanha do ano passado. “A vacina para este grupo reduz consideravelmente o risco de agravamento do quadro, caso o doente contraia o vírus da gripe”, explica Paz.
Para receber a dose, o doente crônico deverá comprovar que tem direito à vacina apresentando prescrição médica de indicação da dose ou receita do medicamento de uso contínuo utilizado em seu tratamento. Caso o paciente não tenha nenhum desses documentos, a orientação é que ele vá à unidade onde recebe tratamento e solicite ao profissional de saúde que verifique seu cadastro nos programas de acompanhamento do Sistema Único de Saúde.
Trabalhadores de saúde receberão a vacina nos serviços de saúde onde atuam. A vacina será ofertada apenas para os profissionais que atendem pessoas com suspeita de gripe. Para este grupo, será exigido um documento assinado pelo médico responsável pelo serviço a que o trabalhador está vinculado.
Gestante
Neste ano, as gestantes não precisam comprovar a gravidez, basta que ela mesma diga que está grávida. Ela terá a garantia da vacina independente do período da gestação. Já as mães que deram à luz pelo menos 45 dias antes da vacinação terão que apresentar a certidão de nascimento do recém-nascido.
Para os demais grupos basta a apresentação de um documento de identidade e, se possível, a carteira de vacinação. “A carteira de vacinação é um documento e deve ser apresentado no momento da vacina. Caso não tenha o documento, solicite ao profissional de saúde e mantenha-o atualizado”, ressalta Sezifredo.
Como nas campanhas anteriores, a vacina será aplicada em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças que nunca foram vacinadas, que receberão duas doses, sendo a segunda aplicação 30 dias após a primeira. “É importante que os pais coloquem em seu calendário esse retorno à unidade de saúde para a segunda dose da vacina”, reforça o superintendente.
Sezifredo enfatiza que os responsáveis têm o compromisso de levar as pessoas sem autonomia para receberem a vacina. “É essencial que as crianças, os idosos e os doentes crônicos sejam vacinados. Se houver dificuldade, seja no transporte ou no horário de vacinação, o responsável deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima e expor a situação”, explica o coordenador do programa Estadual de Imunização, João Luis Crivellaro.
Atendimento
A melhor forma de se proteger da gripe é praticar hábitos saudáveis, como manter os ambientes arejados e higienizar as mãos, sempre que possível.
Além disso, as pessoas com suspeita de gripe devem procurar atendimento médico o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. “Não se automedique. Procure atendimento médico e só utilize o medicamento indicado. O antiviral oseltamivir (tamiflu), por exemplo, está disponível gratuitamente nas unidades de saúde e pode ser retirado a partir da receita médica”, explica Sezifredo Paz.
A Secretaria da Saúde fez a distribuição de 16 mil tratamentos de oseltamivir para unidades de saúde e hospitais de referência. Outros 5 mil tratamentos estão em estoque no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).
Números
No ano passado 2.6 milhões de paranaenses foram imunizados durante a campanha. Durante o ano de 2013 foram registrados 1,7 mil casos de gripe e 61 pessoas morrem em consequência da doença. Em 2009, ano da pandemia de gripe, foram registrados 68 mil casos de gripe no estado e 338 mortes.

Norma vai prever risco de desabastecimento de remédios, estabelece Anvisa


Da Agência Brasil

Fabricantes de medicamentos terão que informar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com um ano de antecedência, a intenção de retirar do mercado produtos que possam levar a uma situação de desabastecimento. O objetivo, segundo a própria Anvisa, é permitir que as medidas necessárias sejam tomadas com antecedência para minimizar os impactos à população pela falta de um remédio.
anvisa-medicamentos-270314-bandab
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)
“Com isso, empresas que decidem interromper a produção de um medicamento, seja por motivos técnicos ou mercadológicos, deverão garantir o fornecimento regular do produto durante esse período”, informou a agência por meio de nota.
A obrigatoriedade abrange, por exemplo, produtos que não têm substitutos no mercado nacional e cuja retirada pode deixar pacientes sem o tratamento adequado. As situações de redução na fabricação ou na importação também deverão ser informadas com antecedência de 12 meses.
Pela norma, os casos imprevistos que possam levar ao desabastecimento deverão ser informados em até 72 horas a partir da constatação do problema. Ainda segundo a Anvisa, quando a retirada do mercado não representa risco de desabastecimento – medicamentos que possuem substitutos registrados e disponíveis no país -, o prazo permanece em seis meses.

Número de celulares no Brasil chegou a 272 milhões em fevereiro


Da Agência Brasil

número de linhas de celulares ativas no país chegou a 272,72 milhões em fevereiro deste ano. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), houve um acréscimo de 370 mil linhas no segundo mês do ano.
numero-celulares-270314-bandab
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
A teledensidade em fevereiro chegou a 134,97 acessos para cada grupo de 100 habitantes. As linhas pré-pagas continuam sendo a maioria (77,77%) e as pós-pagas representam 22,23% do total. A banda larga móvel totalizou 110,19 milhões de acessos. Desse total, os terminais 4G somavam 1,82 milhão.
Em fevereiro, a operadora Vivo liderava o mercado, com 28,62% de participação, seguida da TIM, com 27%; da Claro, com 25,28%; da Oi, com 18,47%; da CTBC, com 0,38%; da Nextel, com 0,19% e da Sercomtel, com 0,02%. A Porto Seguro, que opera como autorizada da rede virtual, registrou 0,04% de participação no mercado

Manifestante morre atropelado durante protesto por passarela na BR-277; pistas seguem fechadas

Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique/BandaB

(Fotos: Bruno Henrique)

Manifestantes fecham desde o início da manhã desta sexta-feira (28) os dois sentidos da BR-277, no KM 69, no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Os moradores querem a construção de uma passarela. Logo no início do protesto, um dos manifestantes de 42 anos foi atropelado por um carro e morreu na hora. O motorista não fugiu e ficou no local.
protestodentro
Corpo de manifestante morto durante o protesto (Foto: BH)
As duas pistas estão fechadas e não há previsão de quando serão liberadas. “Precisamos de uma passarela com urgência. No início da manifestação um rapaz morreu justamente atropelado, na pista sentido Litoral/Curitiba. Nós só vamos sair daqui se alguma autoridade vier conversar com a gente. Eles só nos procuraram em ano eleitoral”, afirmou Luciane, uma das organizadoras do protesto.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha a manifestação. De acordo com o agente Langue, pegar a BR-277 na manhã de hoje será um suicídio. “Tem que desviar pelo bairro, porque eles prometem ficar por aqui. Está difícil a negociação, porque o pessoal da Ecovia, que administra o trecho, não quer vir por temer a vida. O que sabemos sobre a passarela é que existe um projeto”, afirmou.
A Ecovia ainda não se manifestou sobre o protesto. A Banda B segue acompanhando a manifestação.

Manchetes dos jornais desta sexta-feira

Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Oposição formaliza CPI e governo ameaça retaliar Aécio e Campos
Bem Paraná: Curitiba, 321 anos
Jornal Metro: Curitiba, 321 anos
Jornal de Londrina: Sindicância investigerá Marco Zero; Câmara derruba CEI
Folha de Londrina: Tarifa de energia deve subir em índice superior a dois dígitos no Paraná
O Diário (Maringá): Advogada suspeita na morte do noivo é presa
Diário dos Campos: Beto Richa autoriza início das obras de viaduto no Los Angeles
Jornal da Manhã: MP instaura investigação contra docentes da UEPG
Tribuna do Interior: Pesquisar é preciso
O Paraná: Segunda ponte custará R$ 37 milhões a mais que o previsto
Gazeta do Paraná: Melhor não ficar doente, remédio está mais caro
Jornal Hoje: Recomendação da Promotoria sobrecarrega serviçis em UPAs
Gazeta do Iguaçu: Conselho reduz salários da Fundação de Saúde
Tribuna de Cianorte: Projeto de retirada de BHC recebe prêmio do Ministério da Agricultura
Umuarama Ilustrado: Samu Noroeste corre o risco de suspender atendimentos
Tribuna do Norte: Caso Emily
Será fim do mistério?
Jornais de outros estados
Globo: Avaliação na compra de Pasadena foi feita em 20 dias
Folha: Decisão do Supremo atrasará processo do mensalão tucano
Estadão: Governo quer ampliar foco de CPI para desgastar a oposição
Correio: Avança plano que ameaça o tombamento de Brasília
Valor: Cargill se une à Copersucar em trading global
Estado de Minas: Emprego garantido, mas sem estabilidade
Zero Hora: Popularidade de Dilma cai e bolsa tem maior alta no ano

quinta-feira, 27 de março de 2014

Campanha de vacinação contra H1N1 começa no próximo mês


Da Agência Estadual de Notícias
Começa no dia 22 de abril a Campanha de Vacinação contra a gripe em todo o Paraná. Neste ano, o grupo das crianças foi ampliado e abrange também as que têm entre 2 e 5 anos incompletos. Antes, apenas  as crianças de seis meses a menores de dois anos recebiam a vacina.
Vacina contra a gripe. Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)
Outros grupos contemplados nesta campanha são gestantes, mulheres em pós-parto até 45 dias(puérperas), indígenas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde e população privada de liberdade. A expectativa é que 2.9 milhões de paranaenses sejam vacinados durante a campanha que termina no dia 9 de maio.
As doses da vacina estarão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde do Paraná. “São 300 mil doses a mais neste ano para imunizar esta faixa etária entre 2 e 5 anos incompletos, que é mais suscetível a contrair a doença”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Ele informa que a vacinação deste novo grupo deve reduzir o número de internamentos e, consequentemente, de mortes pela doença. Em 2013, esta faixa-etária foi incluída ao término da campanha quando o Paraná recebeu doses extras por recomendação do Comitê de Infectologia do Paraná.
Clima
Devido às condições climáticas do estado, de inverno rigoroso, a campanha de vacinação foi adiantada para abril a pedido do Paraná. “Pedimos que a população contemplada procure as unidades de saúde já primeiros dias da campanha porque a vacina concede imunidade após 15 dias da aplicação”, enfatiza o superintendente.
O dia D de vacinação acontecerá no dia 26 de abril. “Vamos fazer uma grande mobilização neste dia com os municípios e queremos que a população participe”, destaca.
A vacina, que estará disponível na rede pública, protege contra os vírus mais circulantes no país (Influenzas A H1N1 e H3N2 e Influenza B), por isso todas as pessoas que se vacinaram no ano passado devem receber a dose novamente. A vacina é segura e só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.
Crônicos
Neste ano deverão ser vacinados aproximadamente 640 mil doentes crônicos, estimativa feita a partir da campanha do ano passado. “A vacina para este grupo reduz consideravelmente o risco de agravamento do quadro, caso o doente contraia o vírus da gripe”, explica Paz.
Para receber a dose, o doente crônico deverá comprovar que tem direito à vacina apresentando prescrição médica de indicação da dose ou receita do medicamento de uso contínuo utilizado em seu tratamento. Caso o paciente não tenha nenhum desses documentos, a orientação é que ele vá à unidade onde recebe tratamento e solicite ao profissional de saúde que verifique seu cadastro nos programas de acompanhamento do Sistema Único de Saúde.
Trabalhadores de saúde receberão a vacina nos serviços de saúde onde atuam. A vacina será ofertada apenas para os profissionais que atendem pessoas com suspeita de gripe. Para este grupo, será exigido um documento assinado pelo médico responsável pelo serviço a que o trabalhador está vinculado.
Gestante
Neste ano, as gestantes não precisam comprovar a gravidez, basta que ela mesma diga que está grávida. Ela terá a garantia da vacina independente do período da gestação. Já as mães que deram à luz pelo menos 45 dias antes da vacinação terão que apresentar a certidão de nascimento do recém-nascido.
Para os demais grupos basta a apresentação de um documento de identidade e, se possível, a carteira de vacinação. “A carteira de vacinação é um documento e deve ser apresentado no momento da vacina. Caso não tenha o documento, solicite ao profissional de saúde e mantenha-o atualizado”, ressalta Sezifredo.
Como nas campanhas anteriores, a vacina será aplicada em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças que nunca foram vacinadas, que receberão duas doses, sendo a segunda aplicação 30 dias após a primeira. “É importante que os pais coloquem em seu calendário esse retorno à unidade de saúde para a segunda dose da vacina”, reforça o superintendente.
Sezifredo enfatiza que os responsáveis têm o compromisso de levar as pessoas sem autonomia para receberem a vacina. “É essencial que as crianças, os idosos e os doentes crônicos sejam vacinados. Se houver dificuldade, seja no transporte ou no horário de vacinação, o responsável deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima e expor a situação”, explica o coordenador do programa Estadual de Imunização, João Luis Crivellaro.
Atendimento
A melhor forma de se proteger da gripe é praticar hábitos saudáveis, como manter os ambientes arejados e higienizar as mãos, sempre que possível.
Além disso, as pessoas com suspeita de gripe devem procurar atendimento médico o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. “Não se automedique. Procure atendimento médico e só utilize o medicamento indicado. O antiviral oseltamivir (tamiflu), por exemplo, está disponível gratuitamente nas unidades de saúde e pode ser retirado a partir da receita médica”, explica Sezifredo Paz.
A Secretaria da Saúde fez a distribuição de 16 mil tratamentos de oseltamivir para unidades de saúde e hospitais de referência. Outros 5 mil tratamentos estão em estoque no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).
Números
No ano passado 2.6 milhões de paranaenses foram imunizados durante a campanha. Durante o ano de 2013 foram registrados 1,7 mil casos de gripe e 61 pessoas morrem em consequência da doença. Em 2009, ano da pandemia de gripe, foram registrados 68 mil casos de gripe no estado e 338 mortes.