sexta-feira, 21 de março de 2014

Ibope: Dilma seria reeleita no 1º turno


Ibope: com 43% Dilma seria reeleita no 1º turno

Na primeira pesquisa feita pelo instituto em 2014, presidente obtém até 43% das intenções de voto; Aécio e Campos registram 15% e 7%
Do Estadão:
A primeira pesquisa Ibope deste ano revela um quadro de estabilidade: Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 43% das intenções de voto, o mesmo índice que foi registrado em novembro de 2013, data do levantamento anterior. O tucano Aécio Neves oscilou um ponto porcentual para cima, de 14% para 15%, e Eduardo Campos (PSB) se manteve com 7%.
Em outro cenário analisado pelo Ibope, em que os nomes de cinco “nanicos” são incluídos na lista apresentada aos entrevistados, Dilma, Aécio e Campos aparecem, respectivamente, com 40%, 13% e 6%. Somados, os demais candidatos ficam com 4%. Ou seja, mesmo assim, a representante do PT tem mais eleitores que a soma dos adversários (40% a 23%) – condição necessária para vencer no primeiro turno.
Em um eventual segundo turno, Dilma também seria vitoriosa. Contra Aécio, sua vantagem seria de 27 pontos porcentuais (47% a 20%). Em uma disputa direta com Campos, a distância chegaria a 31 pontos (47% a 16%).
Apesar do favoritismo da candidata do governo, a maioria (64%) do eleitorado afirma esperar que o próximo presidente “mude totalmente” ou “muita coisa” na próxima gestão.
Apenas 32% esperam continuidade “total” ou de “muita coisa”.
O Ibope perguntou somente aos entrevistados que desejam mudanças se estas devem ser promovidas com Dilma ou com outra pessoa na Presidência. Nesse caso, a presidente tem apoio de apenas 27%. Outros 63% afirmam que querem mudar o País com outro governante.
Quando todo o universo de entrevistados é consultado, o resultado é diferente. Diante da pergunta “quem tem mais condições de promover as mudanças de que o País ainda necessita?”, Dilma aparece com 41%, com larga vantagem sobre Aécio (14%) e Campos (6%).
O Ibope também testou cenários em que Marina Silva é listada como candidata, no lugar de Eduardo Campos – apesar da possibilidade remota de que a chapa do PSB seja alterada até a eleição. Em uma eventual disputa entre Dilma, Aécio e Marina, as intenções de voto são de 41%, 14% e 12%, respectivamente. Marina vem perdendo terreno nas simulações desde outubro, época em que era a preferida de 21% do eleitorado.
Em um eventual segundo turno entre a atual presidente e a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata a presidente pelo PV, Dilma venceria por 45% a 21%.
O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 e 17 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 31/2014.

Demanda por voos domésticos cresce 11,2 % em fevereiro


Da Agência Brasil

A demanda por voos domésticos cresceu 11,2% em fevereiro em comparação a igual mês do ano passado, somando 6,040 milhões de passageiros, segundo levantamento divulgado ontem (20) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base nos dados das quatro maiores empresas brasileiras do setor: TAM, Gol, Azul e Avianca.
demanda-voos-domesticos-200314-bandab
(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Em janeiro, foi registrado recorde de passageiros em voos domésticos: 7,053 milhões. A oferta de lugares registrou queda de 0,5% e a taxa de ocupação subiu 8,5 pontos percentuais, chegando a 80,6%.
O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, observou que o dinamismo no setor é reflexo do desempenho econômico. “Cresce sempre duas vezes mais do que o PIB [Produto Interno Bruto]”, apontou.
Na avaliação de Sanovicz, o resultado de fevereiro – mês, tradicionalmente, mais fraco por ter menos dias úteis – pode estar associado aos eventos corporativos que vem sendo antecipados por causa dos jogos da Copa do Mundo, em junho e julho, e das eleições, em outubro. Um levantamento mais preciso, no entanto, só deve ser divulgado em três meses ou no início do próximo semestre.
Em relação à participação de mercado no mês analisado, a TAM teve a maior parcela (37,86%), seguida pela Gol (36,83%), Azul (16,91%) e Avianca (8,39%).
Quanto aos voos internacionais, houve recuo de 6,2% na quantidade de passageiros transportados, totalizando 5,4 milhões de pessoas. Para Eduardo Sanovicz, os dados sinalizam que os consumidores estão optando por rotas mais curtas e econômicas por causa do câmbio. Em vez de viajar, por exemplo, para os Estados Unidos, os turistas estão preferindo viagens dentro do próprio continente.

Falta de sono pode provocar perda de neurônios, diz pesquisa

Da BBC Brasil


falta de sono pode ter consequências mais sérias do que se imaginava, como a perda permanente de neurônios, revela um novo estudo feito por cientistas americanos.
sono
(Foto: AP)
Em camundongos, a falta prolongada de sono levou à morte de 25% de certas células do cérebro, destaca a pesquisa, publicada na revista científica The Journal of Neuroscience.
Cientistas responsáveis pelo estudo acreditam que se o resultado for semelhante em humanos, seria inútil tentar “compensar” as horas de sono perdidas.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Mudanças em regras eleitorais estão prontas para votação no plenário do Senado

Da Agência Brasil

Depois de serem aprovadas  ontem (20) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, estão prontas para ir à votação no plenário da Casa duas propostas de emenda à Constituição (PECs) que alteram regras eleitorais. A primeira é a PEC 73/201 que obriga a renúncia, seis meses antes do pleito, dos chefes do Executivo que se candidatem à reeleição.
senado-200314-bandab
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)
A exigência de afastamento consta de substitutivo do senador Luiz Henrique (PMDB-SC). A proposta original determinava a desincompatibilização do presidente, do governador e do prefeito como condição para a candidatura à reeleição, mas para o relator da matéria na comissão, senador Luiz Henrique (PMDB-SC) a redação poderia dar margem a interpretações de que esse afastamento não seria definitivo.
Na avaliação do catarinense, “a reeleição introduziu um viés quase insuperável em favor da continuidade da administração”. Além disso, a dificuldade de distinção entre os papéis de candidato e de mandatário produz um favorecimento incompatível com um processo eleitoral realmente democrático, ainda que o governante-candidato aja de boa-fé e não abuse do poder que detém.
Outro texto aprovado é a PEC 38/2007 impede o terceiro mandato dos chamados prefeitos itinerantes. Esses políticos costumam mudar de domicílio eleitoral no último ano do segundo mandato para tentar um terceiro mandato em município vizinho.
No relatório, apesar de ter concordado com a necessidade de uma norma para acabar com essa prática, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) foi contrário à perda de mandato, proposta pelo autor nesses casos. Para Raupp, a mudança de domicílio eleitoral está prevista em lei e, por isso, não pode motivar a perda de um mandato. Para ele, o que fere a Constituição “é a perpetuação no poder e o apoderamento de unidades federadas para a formação de clãs políticos ou hegemonias familiares”.
Para acabar definitivamente com a brecha na legislação atual, ele propõe incluir parágrafo ao Artigo 14 da Constituição para prever que presidente da República, governadores, prefeitos “e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente, vedado o terceiro mandato consecutivo, ainda que em circunscrição diversa”.
Por sugestão do senador José Pimentel (PT-CE), a CCJ aprovou uma emenda que deixa explícita a proibição de terceiro mandato apenas para o mesmo cargo. “Se não for feita essa modificação, governadores que cumpriram dois mandatos no Executivo não poderão concorrer ao Senado, por exemplo”, ponderou Pimentel.

Caminhadas na Natureza acontecem em três cidades do Paraná no fim de semana


Da Agência Estadual de Notícias

Três Caminhadas Internacionais na Natureza acontecem neste fim de semana no Paraná. No sábado (23), em Balsa Nova, município da Região Metropolitana de Curitiba, a caminhada será noturna. No domingo (23), as caminhadas serão em Salgado Filho, no Sudoeste do Estado, e em Siqueira Campos, na região Norte.
caminhada-natureza-200314-bandab
(Foto: SEAB)
Em Balsa Nova, a caminhada noturna tem saída prevista para as 19 horas. Os organizadores do Circuito Luar do Puruña pedem que os participantes levem lanterna e garrafa de água, que poderão ser reabastecidos nos três pontos de apoio do circuito. Como São Luiz do Purunã é uma região serrana, a orientação é que o caminhante leve também agasalho.
O início da caminhada será na Escola Estadual Donozor. O percurso de 10 quilômetros passará por estradas rurais e matas nativas da região. No final do trajeto, na Capela próxima à Escola Donozor, haverá também uma feira com artesanato e produtos da agricultura familiar.
No domingo, em Siqueira Campos, a 313 quilômetros de Curitiba, será realizado o Circuito Bom Jesus. “É a nossa primeira participação oficial no projeto Caminhadas na Natureza. Esperamos a inscrição de cerca de 200 pessoas”, disse Soraia Queiroz Manoel, do Departamento do Meio Ambiente de Siqueira Campos.
Os caminhantes sairão do Santuário Bom Jesus. “No percurso de 10 quilômetros passaremos por estradas da Vila Rural, matas e propriedades da agricultura familiar do município. No final do trajeto, além do almoço rural, teremos shows com artistas locais”, explica Soraia.
Também no domingo, em Salgado Filho, acontecerá a 7ª Caminhada da Integração Ambiental. O Circuito do Vinho e do Queijo terá percurso de 8,5 quilômetros. O início do trajeto terá 1.000 metros de subida de morro. O restante do roteiro é considerado de dificuldade moderada, passando pela Cantina de Vinhos da família Dalle Laste. Durante o almoço rural, no final da caminhada, haverá sorteio de brindes para os caminhantes que concluírem o percurso.
As Caminhadas na Natureza no Paraná são uma ação do Governo do Estado, realizada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, através do Instituto Emater. O projeto tem ainda apoio das respectivas prefeituras das cidades onde acontecem, da organização não governamental Anda Brasil, do Grupo de Turismo e Produção Associada, e Turismo Rural na Agricultura Familiar – Rede Traf.
Serviço
8ª Caminhada Internacional na Natureza, em Balsa Nova
Circuito Luar do Purunã, com 10,1 quilômetros
Data: 22/03 (sábado)
Saída: 19h
Inscrições: a partir das 18h, na Escola Estadual Donozor Nunes Nogueira, em São Luiz do Purunã
Opções:
Jantar a partir das 20h30 (buffet de sopas ,com acompanhamentos e sobremesas).
Valor: R$ 25. Menores até 8 anos não pagam. Para menores de 9 a 12 anos, R$ 12,50, com reservas antecipada até 20/03 no endereço elianepresidenteapmf@gmail.com
Informações: (41) 3636-1354 ou (41) 3636-8037, ou no endereço eletrônico balsanova@emater.pr.gov.br
7ª Caminhada Internacional na Natureza, em Salgado Filho
Circuito do Vinho e do Queijo, com 8,5 quilômetros
Data: 23/03 (domingo)
Início: 8h, com exercícios de aquecimento e alongamento, no Bosque Municipal de Salgado Filho, Pavilhão dos Idosos
Opções
Almoço rural: será servido pela comunidade da Vila Rural (R$ 12 por pessoa).
Reservas: (46) 3564-1341 e (46) 8412-6302, com Rosane ou Cleoni, ou (46) 3564-1202 com Édina.
Cardápio: Carne de porco assado, galeto, arroz, pão, mandioca e salada
Informações: (46) 3564-1202, ou no endereço eletrônico secretariaed@hotmail.com; (46) 3564-1341, ou salgadofilho@emater.pr.gov.br
1ª Caminhada Internacional na Natureza, em Siqueira Campos
Circuito Bom Jesus, com percurso de 10 quilômetros
Data: 22/03 (sábado)
Opções
Café rural: a partir das 7h30 (R$ 7 por pessoa)
Almoço: a partir das 12h30 (R$ 13 por pessoa)
Início: 8h, com aquecimento e alongamento
Atrações: shows de artistas locais, das 11h às 15h
Informações: (43) 3571-4181, (43) 3571-1952, ou nos endereços eletrônicos meioambiente@siqueiracampos.pr.gov.br; siqueiracampos@emater.pr.gov.br.

Comissão divulga os primeiros 640 vencedores da licitação de novos táxis em Curitiba


da SMCS

comissao taxi
Foto: SMCS
A comissão de licitação do táxi concluiu  ontem (20) a análise de documentação dos concorrentes e habilitou 640 dos 750 primeiros classificados em janeiro pela proposta técnica. Com isso, uma vez encerrado – na próxima sexta-feira (28) – o prazo de recurso, os habilitados poderão ser chamados para cadastro, assinatura dos termos de autorização e apresentação do veículo na Urbs, podendo começar a trabalhar na sequência.
A ata com as decisões da comissão foi publicada na tarde desta quinta-feira (20) no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) e encaminhada para publicação no Diário Oficial do Município. Os envelopes de documentação foram aberto

Justiça manda UFPR demitir 916 funcionários do HC, mas reitor garante permanência

Da Redação/BandaB

A Justiça do Trabalho determinou durante a última semana que o Hospital de Clínicas (HC) exonere os 916 funcionários contratados pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), mas o reitor Zaki Akel Sobrinho afirmou no começo da tarde de ontem  que não fará isso. Segundo a nota divulgada pela UFPR, há anos o hospital enfrenta um problema crônico de falta de pessoal. “Atualmente, o hospital já possui um déficit que chega a aproximadamente 600 profissionais para colocar os 550 leitos ativos. Hoje, a instituição tem 2,9 mil funcionários e os funcionários da Funpar representa 1/3 do quadro do hospital”, afirma nota da universidade.
zaki-200314-bandab
Foto: UFPR
A decisão juiz Sandro Augusto de Souza concede um prazo de 90 dias para a demissão desses trabalhadores e a substituição por servidores devidamente concursados. Em caso de descumprimento da decisão, o HC e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão sujeitos a uma multa diária que varia de R$ 5 mil a R$ 150 mil.
Segundo a nota da UFPR, o diálogo foi o caminho escolhido para resolver o impasse. Em entrevista coletiva, o reitor Zaki Akel e o diretor do Hospital de Clínicas da UFPR, professor Flávio Daniel Tomasich explicaram as providências a serem tomadas.
Os dirigentes pretendem utilizar os 90 dias de prazo para negociar tanto com o Ministério Público do Trabalho quanto com o Ministério da Educação (MEC) em busca de uma solução definitiva para a questão, que se arrasta há quase três anos e meio. “Vamos continuar defendendo tanto os servidores da Funpar, que não podem viver com essa incerteza, quanto a excelência dos serviços prestados no HC, que são um direito da comunidade”, afirmou o reitor.
EBSERH
Mesmo diante dessa situação, o reitor afirmou que aderir à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) não é uma solução no momento. Apesar disso, ele destacou que acredita que, se houver flexibilidade para que a UFPR continue tendo autonomia na gestão de pessoal, ensino e pesquisa do HC, a negociação pode progredir. “Temos percebido algumas mudanças. Nos termos que nos foram apresentados há dois anos, a EBSERH foi rejeitado por unanimidade pelo nosso Conselho Universitário”, observou.
O reitor lembrou que uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, concedendo dois andares do HC para instalação da UPA Matriz, com utilização de mão-de-obra da prefeitura, vai liberar servidores da UFPR para outras unidades, permitindo a reabertura de 22 leitos do hospital e a transformação de seis leitos em UTT.
Sobre a greve dos servidores técnico-administrativos da UFPR, aprovada em assembleia do dia 17 de março e que iniciou nesta quinta-feira, tanto o reitor quanto o professor Tomasich informaram que só nos próximos dias poderão ter uma noção exata do grau de adesão e de como isso irá se refletir nos serviços da UFPR e do HC. Entretanto, ressaltaram que já entraram em contato com a diretoria do Sinditest para solicitar a manutenção do atendimento no hospital para evitar prejuízo à população. De qualquer forma, um plano de contingência já aprovado garante o atendimento nos serviços de emergência e crônicos, como transplantes e quimioterapia.

Manchetes dos jornais desta sexta

Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Maior hospital público do Paraná enfrenta a crise mais grave de sua história
Bem Paraná: Número de embriagados no trânsito despenca em Curitiba
Jornal Metro: Governo admite aumentar subsídio
Jornal de Londrina: Contrapartida deverá ser entregue junto com obra
Folha de Londrina: Lucro líquido da Sanepar cresce 20% em um ano
O Diário (Maringá): Partidos aliados se revoltam com deputado do PT
Diário dos Campos: Quebra na safra de soja na região pode chegar a 30%
Jornal da Manhã: Liminar suspende licitação e atrasa abertura da UPA
Tribuna do Interior: Dengue ameaça
O Paraná: Metade do Oeste ainda não tem rede de esgoto
Gazeta do Paraná: Em Cascavel, PM tem que economizar combustível
Jornal Hoje: Superlotação do HU é alvo de investigação
Gazeta do Iguaçu: Beto Richa abre Congresso de Esporte e Turismo em Foz
Diário do Noroeste: Brasil não pode aceitar o pessimismo, diz Dilma
Tribuna de Cianorte: Comércio abre feira Ponta de Estoque com boa expextativa
Umuarama Ilustrado: Suspeito de receber propina, policial paga fiança e é solto
capa_folha
Tribuna do Norte: Tratamento mental tem fila de espera de seis meses
Jornais de outros estados
Globo: Ex-diretor da Petrobras é preso com R$ 1,16 milhão
Folha: Operação da PF prende ex-diretor da Petrobras
Estadão: Ex-diretor da Petrobras preso ajudou a elaborar contrato de refinaria
Correio: Ser diferente é normal
Valor: Mercado entra na fase da especulação eleitoral
Estado de Minas: Menor agora rouba para se exibir
Zero Hora: 45 pardais e 20 câmeras em operação até junho

quinta-feira, 20 de março de 2014

Exercícios fisioterapêuticos podem evitar cirurgia em mulheres

Da SMCS


Um projeto-piloto com usuárias da Unidade de Saúde Sabará, na CIC, e que aguardavam encaminhamento para cirurgia ginecológica em função de problemas de incontinência urinária, mostrou que em boa parte dos casos é possível resolver o problema apenas com exercícios físicos.
Das 16 mulheres que começaram a frequentar o grupo de Tratamento Conservador da Incontinência Urinária com Exercícios Fisioterapêuticos, 12 delas (75% do total) obtiveram resultados positivos e não precisaram mais passar por uma intervenção cirúrgica. O sucesso foi tão grande que, nos próximos meses, o projeto será ampliado para outras unidades de saúde do Distrito Sanitário CIC.
fisioterapia-190314-bandab
(Foto: Everson Bressan/SMCS)
O trabalho começou a partir de uma análise epidemiológica das pacientes com indicação para cirurgia, feita pela enfermeira da US Sabará, Patrícia Moresco. Ao verificar o alto número de pedidos para cirurgia ginecológica na unidade (13 ao todo) e alguns outros relatos de pacientes com o mesmo problema, Patrícia e a fisioterapeuta do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf) do CIC, Helen Rejane Dorneles Rautmann, convidaram as pacientes para participar do grupo, que se reúne uma vez por semana para aprender e praticar exercícios específicos para fortalecer a região do períneo.
Eficácia
Ao todo, 23 mulheres foram convidadas e 16 iniciaram as atividades. Dessas, 12 relatam estar curadas ou com uma melhora significativa do problema, dispensando a cirurgia. Os outros quatro casos foram peculiares: uma paciente abandonou o tratamento, outra mudou de unidade e não foi possível fazer o monitoramento dos resultados, a terceira apresentou melhorias nos primeiros meses, mas os resultados foram alterados por causa dos efeitos colaterais de alguns medicamentos, e apenas uma paciente não percebeu nenhuma melhoria. “Foi o único caso que realmente precisava passar por cirurgia”, comentou a fisioterapeuta.
Helen disse que a incontinência urinária em mulheres é um evento bastante comum e, nem sempre, patológico. O trabalho em grupo acontece uma vez por semana, todas as terças-feiras, mas cada paciente precisa fazer a “lição de casa” para ver os resultados. No grupo, que lembra uma aula de ginástica, equipamentos como colchonete, bola e bastão são usados em exercícios para fortalecimento da região do períneo.
Além disso, também há uma análise dos hábitos alimentares da paciente. “Às vezes, é necessário modificar a dieta da paciente, nos casos em que ela apresenta constipação intestinal. A dificuldade para evacuar pode comprometer a musculatura da região e contribuir para piorar o quadro”, explicou.
Qualidade de vida
A vendedora Zenaide de Souza Conche, de 39 anos, sofria com as frequentes infecções na bexiga e a incontinência urinária há mais de 15 anos. Desde que aderiu ao tratamento, as infecções se tornaram raras e a incontinência reduziu muito. “Alguns ginecologistas diziam que era ‘bexiga caída’, aí eu fazia os exames e eles não acusavam nada físico”, relembrou.
Para Zenaide, exercícios como pular e correr eram descartados, devido à incontinência urinária. “Agora não deixo jamais de fazer os exercícios que aprendi no grupo. São ações simples, mas que dão um enorme resultado”, afirmou.
A dona de casa Nildemar Ferreira de Jesus Oliveira, de 55 anos, passava pelos mesmos constrangimentos relatados por Zenaide. Durante mais de cinco anos, sofria para fazer exercícios ou tossir, situação que a deixava constantemente tensa. “Era muito desconfortável. Aprendi os exercícios de fisioterapia e hoje faço em casa, rotineiramente. O que é para o nosso bem, a gente não esquece nunca”, disse.

Ciclista atingido por caminhonete é salvo por colchão em Foz


Da Catve.tv

O circuito de segurança de uma autoescola de Foz do Iguaçu flagrou uma cena inusitada na tarde de segunda-feira (17). O acidente aconteceu na Avenida Morenitas, no bairro Porto Meira.
ciclista-slavo-colchao-190314-bandab
(Foto: Reprodução)
Um ciclista foi atingido por uma caminhonete e, ao contrário do que se esperava, caiu em cima de um colchão, que se soltou do veículo. O ciclista não ficou ferido.
Para ver o vídeo e ler a reportagem completa, clique aqui.

Governo faz acordo sobre neutralidade da rede para aprovar marco civil


Da Agência Brasil

Mais de duas horas depois de reunidos com líderes partidários para negociar a aprovação doMarco Civil da Internet, os ministros José Eduardo Cardozo (do Ministério da Justiça) e Ideli Salvatti (da Secretaria de Relações Institucionais) reafirmaram ontem a posição do governo de que não haverá recuo na defesa da neutralidade de rede. Em outros pontos, no entanto, o governo atendeu aos pedidos dos parlamentares, sob o argumento de deixar o texto mais claro.
marco-civil-190314-bandab
(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
De qualquer maneira, o governo terá que esperar até terça-feira (25) pela votação da proposta, que, diferentemente do que queriam os ministros, não ocorrerá hoje. Além dos ajustes na redação do projeto, os líderes decidiram discutir por mais tempo a matéria. Com isto, o Planalto também ganha mais alguns dias para harmonizar a base aliada.
Com o acerto definido na reunião de hoje, o projeto será novamente alterado para incluir, na redação, por exemplo, que o decreto presidencial que vai regulamentar o princípio da neutralidade tratará apenas do que está previsto na lei e que, antes de ser publicado, passará pela análise do Comitê de Gestão da Internet (CGI) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“O fato de os órgãos que expressam a opinião da sociedade e a opinião técnica apresentarem avaliações e contribuições é positivo e dá mais transparência ao decreto”, avaliou Cardozo, acrescentando que a redação do projeto ainda será alterada para deixar claro que o decreto terá a finalidade exclusiva de executar o que está previsto na lei.
O princípio da neutralidade, um dos principais pontos discordantes do Marco Civil da Internet, se transformou no maior impedimento para que a matéria seja votada no plenário da Câmara. Como tramita em regime de urgência constitucional cujo prazo de votação se esgotou, enquanto seu processo legislativo não for concluído, nenhum outro projeto avança na Casa – o que tem ocorrido desde outubro do ano passado.
Pelo texto, o Executivo definiria por decreto as regras da neutralidade, depois que o projeto for aprovado. A previsão foi incluída pelo relator da matéria, Alessandro Molon (PT-RJ), a pedido do governo, como forma de garantir que nenhum usuário ficasse limitado ao acesso a alguns conteúdos por ter adquirido planos de conexão menos velozes ou mais baratos.
O problema é que, mesmo com mudanças na redação, partidos de oposição e o PMDB, um dos principais críticos do texto, também não pretendem recuar. O PMDB já tinha, inclusive, apresentado uma proposta, na semana passada, para se contrapor ao projeto de Molon, com apoio do DEM, que prevê a retirada da garantia de neutralidade.
“Defendemos que a neutralidade seja definida na lei e que não se dê esse cheque em branco para o Executivo [com a previsão de que o princípio seja definido por decreto presidencial]”, disse o líder do DEM, Mendonça Filho (PE). Segundo ele, se não houver mudanças em relação a esse ponto, o partido apresentará destaques específicos para que os detalhes sobre essa medida estejam incluídos no texto da lei.
Cunha ainda promete bater em outro ponto do projeto. O líder do PMDB quer mais clareza sobre o Artigo 20 da proposta, que assegura a liberdade de expressão e impede a censura na internet. Pelo texto, o provedor só poderá ser responsabilizado civilmente por danos causados por conteúdo publicado por terceiros após desobediência a ordem judicial para retirada da ofensa. Cunha disse que o artigo representa um retrocesso da lei.
O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), explicou que todos querem a liberdade na internet, mas também defendem a penalização pela publicação de conteúdos ilegais. O equilíbrio entre censura e liberdade nesse universo deve esquentar o debate que começa na tarde de hoje em plenário.

Urbs testa ônibus ‘superarticulado’ com capacidade para 230 passageiros


Da SMCS

Urbs iniciou ontem testes de desempenho operacional de um novo modelo de ônibus articulado, que se caracteriza pela existência de uma sanfona fazendo a articulação das carrocerias. O novo ônibus tem 23 metros de comprimento e capacidade para até 210 passageiros. Os articulados atualmente em operação na frota do transporte coletivo de Curitibatêm entre 18,7 e 20 metros de comprimento e capacidade para 160 e 180 passageiros respectivamente. Esse teste integra a procura de alternativas que permitam melhor custo-benefício ao sistema de transporte coletivo da cidade.
superarticulado-190314-bandab
(Foto: Everson Bressan/SMCS)
O ônibus – produzido pela Mercedes Benz com carroceria da Caio – foi testado por técnicos da Urbs em várias ruas da cidade, percorrendo avenidas de grande movimento, como Comendador Franco (Avenida das Torres), ruas de pouco tráfego e canaletas exclusivas do expresso. Das 9h ao meio dia, técnicos da Urbs fizeram um longo trajeto com o ônibus, passando pelos bairros Pinheirinho, Rebouças, Jardim Botânico, Prado Velho, Boqueirão e Portão.
Nas ruas, são testados além de desempenho, estabilidade, segurança, conforto para motoristas e passageiros e emissão de poluentes, a dirigibilidade e manobrabilidade (raio de giro) em diferentes situações, tanto em vias exclusivas e segregadas, como é o caso das canaletas, quanto em largas avenidas e em ruas mais estreitas. A princípio, o superarticulado pode ser utilizado em canaletas, por onde circulam os biarticulados (ônibus com duas sanfonas de articulação) e em vias compartilhadas com o restante do tráfego.
Os testes, que terão continuidade nesta quinta-feira (20) são parte do esforço da Prefeitura de reduzir a tarifa técnica, explica o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior. “Acreditamos que a concorrência é um instrumento poderoso para baixar custos, o que é uma determinação do prefeito Gustavo Fruet”. Se aprovado o novo ônibus poderá ser mais uma opção nas renovações de frota.
Por enquanto estão sendo verificados a capacidade e o custo operacional do novo ônibus. “O que se pretende, caso se comprove a viabilidade operacional, é buscar a melhor relação entre custo e benefício, para reduzir o custo e por consequência a tarifa técnica”, afirma Gregório. Tarifa técnica é valor repassado por passageiro às empresas de operadoras do transporte coletivo.
Os ônibus articulados foram desenvolvidos exclusivamente para Curitiba, na década de 70, modelo que evoluiu na sequência para os biarticulados, produzidos pela Volvo do Brasil. Nos últimos anos, outras empresas começaram a entrar nesse mercado, aquecido pelo crescimento do sistema BRT (Bus Rapid Transit), em diferentes partes do mundo.
Pioneira nesse sistema, Curitiba tem atualmente, na frota operante, 373 ônibus articulados distribuídos nos sistemas expresso, onde são 33 articulados e 160 biarticulados; Linha Direta, mais conhecidos como Ligeirinhos (65); Interbairros (101), Alimentadores (150) e Troncais, que fazem as linhas ponto a ponto sem passar por terminais (24).
No total, a frota operante da Rede Integrada de Transporte tem 1.940 ônibus que percorrem por dia 470 mil quilômetros em 21,7 mil viagens. Por dia, são 2,2 milhões de passageiros transportados de Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana.

Garis recebem nova proposta de reajuste e decidem hoje se encerram a greve ou não


Redação/BandaB

Os trabalhadores da limpeza pública de Curitiba vão decidir a partir das 8 horas desta quinta-feira (20) se aceitam a proposta feita pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). A reunião durou cerca de 7 horas e o reajuste apresentado para a categoria foi aceito pela Cavo, a empresa responsável, e também pela Prefeitura de Curitiba.
O reajuste apresentado é de 10% no salário e 15% no vale-alimentação de março a agosto. Esse reajuste sobe para 20% a partir de setembro, até fevereiro de 2015. Também, segundo a proposta do TRT, os trabalhadores terão abono salarial de R$ 300, em uma parcela, no mês de abril.
Essa proposta será analisada e votada pelos trabalhadores ainda hoje. Logo após, o sindicato que representa a categoria, o Siemaco, deve informar ao TRT se a proposta foi aceita ou não. Na reunião, as partes informaram que, caso os trabalhadores recusem a proposta, as negociações voltam ao patamar dos 7% de reajuste.
Efetivo
Durante a greve o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) também determinou que 40% dos caminhões de lixo circulem enquanto a greve dos funcionários da Cavo, empresa responsável pela limpeza em Curitiba, acontece. Essa determinação está sendo cumprida pelos trabalhadores após assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (19). Com isso, parte da coleta vem sendo feita em bairros da capital.
A decisão pela volta dos caminhões foi tomada pela desembargadora Ana Carolina Zaina, que justificou a medida pela atividade ser considerada essencial, portanto, de prestação de serviço indispensável ao atendimento.

Educadores dos CMEIs de Curitiba e prefeitura não chegam a acordo e greve é mantida


Da Redação/BandaB

sismuc
Foto: Divulgação Sismuc
Após nova rodada com a Prefeitura de Curitiba, os educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) decidiram manter a greve em assembleia realizada no final da tarde desta quarta-feira (19). Hoje, o Tribunal de Justiça do Paraná considerou a greve ilegal e determinou o retorno imediato ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 80 mil, mas o coordenador do Sindicato dos Servidores Municipais (Sismuc) afirmou em nota na tarde de hoje que se tiverem que bancar a multa, o sindicato arca com os custos.
O segundo dia da greve dos educadores atingiu 18% das unidades de Curitiba, informou a prefeitura. Segundo o levantamento, das 199 creches da capital, 164 estão funcionando de forma parcial ou integral e 35 ficaram fechadas. Dos 5 mil educadores, cerca de 2,2 mil estão parados e o funcionamento de 79% das unidades está sendo possível em razão do remanejamento de servidores.
Segundo o sindicato, o Departamento Jurídico da entidade vai avaliar os autos da multa e que hoje a prefeitura fez pedido para nova proposta em abril.

Manchetes dos jornais desta quinta


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Copa só “ocupou” 41% das vagas de hotéis de Curitiba até agora
Bem Paraná: Por que uma onda de greves ocorre agora?
capa_bemparana
Jornal Metro: Aprovado aumento do capital da Sanepar
Jornal de Londrina: Médicos do PSF ficam só 20% da jornada fora dos postos
Folha de Londrina: Paraná tem o segundo melhor saldo de empregos na indústria
O Diário (Maringá): Coleta e tratamento de lixo serão terceirizados
Diário dos Campos: “Solicitamos R$ 13 bilhões, mas foi repassado apenas 1,8 bi”
Jornal da Manhã: Impasse sobre zoneamento trava investimento em PG
Tribuna do Interior: Exemplo de solidariedade
O Paraná: Crueldade contra animais expõe a fragilidade da lei
Gazeta do Paraná: Paulo Bebber não renuncia e pede para ser investigado
Jornal Hoje: Corretor depõe e cassação de vereador é requerida
Gazeta do Iguaçu: Insegurança ronda pescadores na região
Diário do Noroeste: Em estudo formas de reforçar segurança na região do Terminal Rodoviário Urbano
Tribuna de Cianorte: Estados do Codesul cobram da União novo indexador para dívidas
Umuarama Ilustrado: Beto Richa cria hoje o 25º Batalhão da PM em Umuarama
Tribuna do Norte: Klabin inicia obras em Ortigueira
Jornais de outros estados
Globo: Uso da água do Paraíba por SP ameaça interior do Rio
Folha: Executivos refutam explicação de Dilma sobre a Petrobras
Estadão: Oposição tenta ajuda do PMDB na Câmara para criar CPI da Petrobrás
Correio: Críticas adiam decisão sobre o futuro de Brasília
Valor: Receita adia para outubro o temido eSocial
Estado de Minas: UFMG terá controle de entrada no câmpus
Zero Hora: Governo admite sinal amarelo para energia

quarta-feira, 19 de março de 2014

Renan diz que pretende colocar em votação PEC da Maioridade Penal


Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil Edição: Carolina Pimentel
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje  que pretende colocar, em breve, na pauta de votação da Casa a proposta de emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 anos para 16 anos em casos de crimes hediondos. O presidente deu a declaração após encontro com os pais da adolescente Yorraly Ferreira, de 14 anos, que morava no Distrito Federal e foi assassinada pelo namorado. O rapaz foi preso duas horas antes de completar 18 anos.

A proposta, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), foi rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, pela maioria governista. No entanto, ele apresentou recurso para que seja analisada no plenário do Senado. O texto da proposta estabelece que jovens maiores de 16 anos poderão cumprir penas equivalentes às dos adultos nos crimes de tortura, terrorismo, tráfico de drogas e os demais enquadrados como hediondos. A penalidade também poderá ser imposta em casos de lesão corporal grave ou roubo qualificado. Conforme a proposta, a punição só poderá ser pedida pelo Ministério Público. A decisão sobre esses casos também caberá a juízes da infância e da adolescência.
“Nós vamos conversar com os líderes e já assumimos o compromisso de pautar essa matéria. É evidente que é uma matéria complexa, mas será sobretudo a oportunidade para que cada um vote da maneira que ache que deve votar”, disse o presidente do Senado.
A mãe de Yorraly, Rosemary Dias da Silva, pediu que Renan Calheiros interceda para que ela seja recebida pela presidenta Dilma Rousseff. “Quero que a presidenta me ouça, porque ela é mãe como eu sou, e ajude a aprovar a redução da maioridade penal para que outras mães não passem pelo que eu estou passando”, disse ao sair do encontro.
Rosemary desmaiou e precisou ser atendida no serviço médico do Senado. Após se recuperar, ela disse que ficará acampada em frente ao Palácio do Planalto até ter um encontro com a presidenta Dilma.