sábado, 22 de fevereiro de 2014

Governo venezuelano cria comando antigolpe para enfrentar protestos


Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição: Davi Oliveira
De acordo com balanço divulgado ontem (21), pelo menos oito pessoas morreram e 137 ficaram feridas nos protestos das duas últimas semanas na Venezuela. Com a continuidade das manifestações, o governo criou um comando nacional antigolpe que será liderado pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello. A função é detectar planos e conspirações, supostamente organizados pelos partidos opositores no país.
Protestos Venezuela
Protestos na Venezuela já fizeram oito mortos e 137 feridosReprodução de TV/Telesur
"Estamos enfrentando um golpe de Estado na Venezuela, mas a Revolução Bolivariana vai triunfar pelo caminho da Constituição, das leis, e haverá paz na Venezuela”, disse Maduro.
Uma das medidas do governo é militarizar áreas com maiores conflitos. A primeira região foi o estado de Táchira, onde foi decretado estado de exceção.
Os confrontos continuam e jovens manifestantes reagem à presença do Exército com barricadas, bloqueio de vias e queima de pneus e lixo. Até tanques do Exército foram atingidos por coquetéis-molotovs. O governo ameaça estender o estado de exceção a outras regiões, conforme julgue necessário.
A oposição convocou para este sábado mais uma manifestação, exigindo o desarmamento de grupos paramilitares, supostamente apoiadores do governo. Do lado do governo, haverá uma marcha de mulheres chavistas.
Da prisão de Ramo Verde, onde está detido, o líder opositor Leopoldo López envia mensagens aos seus seguidores por meio da esposa, Lilian Tintori. Ontem (20), ela divulgou trechos de uma carta enviado por López aos seus seguidores no Twitter: “Estou bem, eu peço a vocês que não desistam, eu não desistirei”.
O governo de Nicolás Maduro informou que, em breve, levará outros líderes opositores à prisão e que enfrentará, na Justiça, "os que conspiram contra a democracia".

Governistas e oposicionistas divergem em avaliação sobre cortes no Orçamento


Da Agência Brasil

O anúncio dos cortes no Orçamento, feito  pelo Ministério do Planejamento, foi recebido como um “desrespeito à peça orçamentária” por oposionistas e como um “esforço para manter o equilíbrio das contas públicas” pelos governistas no Congresso. O contingenciamento, no entanto, já era esperado por ambos.
Para a ex-ministra da Casa Civil, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o anúncio do corte de R$ 44 bilhões foi “positivo” e mostra o empenho do governo em manter a relação entre sua dívida e o produto interno bruto do país em equilíbrio. Para ela, o esforço para economizar mais não afetará programas importantes, em especial na área social, e trará mais investimentos para o país. “Isso é importante porque mostra o resgate de credibilidade que o Brasil está tendo nos seus investimentos. Pela primeira vez no curto prazo já registramos mais entrada de dólares que saída”, disse Gleisi.
Sobre a revisão do crescimento econômico para 2,5%, também apresentada pelo governo, a senadora disse que foi uma “adequação da realidade” ao contexto global. “Não podemos esquecer que estamos inseridos em uma economia global. O Brasil não tem governabilidade de pressupostos econômicos sozinho. A economia no mundo não está crescendo em proporções grandes. Obviamente que o Brasil segue isso. Acho que foi importante o governo apresentar esses números adequados à realidade, mostrar que está fazendo esforço, mas que vai continuar com o compromisso com o povo brasileiro de manter investimentos e programas sociais”, disse a ex-ministra.
Nesse contexto, Gleisi criticou o relatório divulgado pelo Banco Central dos Estados Unidos (Fed) que coloca o Brasil em segundo lugar na lista de países mais vulneráveis economicamente. Segundo ela, o relatórios não é claro quanto à metodologia adotada e foi produzido por um organismo que não é isento. “Não pode uma instituição que é representativa apenas de um país fazer uma avaliação dessa. O Fed é parte interessada. Nós estamos competindo com a China, com os Estados Unidos e com outros países e o Fed representa os Estados Unidos”, alegou Gleisi. Ela pretende negociar com a bancada governista a aprovação de uma nota de censura ao Banco Central americano pelo relatório.
Para o oposicionista Álvaro Dias (PSDB-PR), no entanto, o governo brasileiro já criou o hábito de produzir peças orçamentárias com as quais ele sabe que não poderá cumprir. “É um vídeo tape que repete a estratégia de todos os anos. Uma demonstração de que o governo não tem capacidade de planejar, não tem visão de futuro, não prevê acontecimentos, elabora mal o Orçamento, negocia mal, faz do governo uma peça de retórica. Não há respeito com as normas estabelecidas na peça orçamentária. O contingenciamento é brutal todos os anos, mesmo sem setores essenciais como em segurança pública, em que R$ 3 bilhões não foram aplicados no ano passado”, acusou.
Na opinião de Dias, a incoerência entre o Orçamento que é aprovado pelo Congresso e o que é executado posteriormente gera “falsas expectativas” nos setores interessados em receber investimentos. “O governo elabora mal e negocia mal com o Congresso. É evidente que os parlamentares aproveitam para inflar o Orçamento, gerando falsa expectativa em determinados setores da administração pública. Vendem a falsa ilusão de que investimentos serão feitos e depois eles acabam se frustrando”, disse Dias.

Diretor de Inteligência da PF assume comando da Secretaria de Segurança do Paraná


Da Redação

novosecretario
Foto: Divulgação
O diretor de Inteligência do Departamento de Polícia Federal, José Alberto de Freitas Iegas, deve ser o novo secretário de Segurança Pública do Paraná. O governador Beto Richa anunciou nesta semana, ( dia 19), no Palácio Iguaçu.
O novo secretário disse que a determinação do governador é dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado na segurança pública para reduzir ainda mais os índices de criminalidade. “É um desafio que assumo com responsabilidade e confiança. Conto com o apoio dos policiais paranaenses para fazer um bom trabalho”, afirmou Iégas.
Nascido em Presidente Prudente (SP), Iégas ingressou na Polícia Federal em 1996. Durante esse tempo, ocupou importantes cargos no Paraná. Foi delegado de Cascavel, Guarapuava, Londrina e Foz do Iguaçu e superintendente da Polícia Federal no Estado. Atualmente, exercia o cargo de diretor de inteligência em Brasília. Ele é formado em direito e pós-graduado em Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia.

Presidente do STF determina prisão de Roberto Jefferson, o delator do Mensalão



Da Agência Brasil


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou ontem a prisão do presidente licenciado do PTB e ex-deputado federal Roberto Jefferson, condenado a sete anos e 14 dias de prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Jefferson deverá cumprir a condenação em um presídio do Rio de Janeiro.
roberto-jefferson
Foto: Agência Brasil
Barbosa rejeitou pedido de defesa de Jefferson, feito no final do ano passado, para que o condenado cumprisse prisão domiciliar devido ao seu estado de saúde. Em 2012, o ex-parlamentar fez uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas.
De acordo com os advogados, o sistema penitenciário não tem condições de garantir o tratamento médico de Jefferson. Para justificar o pedido de prisão domiciliar, a defesa anexou aos documentos enviados ao STF a dieta que ele deve seguir. A dieta prescrita pelos médicos e nutrólogos (especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar) inclui, no café da manhã, banana com canela, geleia real e pão preto. No almoço, o prato deve ser ter salada, arroz integral, carne ou salmão defumado e, no jantar, sopa de legumes.
Contrariando a posição da defesa, após perícia médica feita a pedido do ministro Joaquim Barbosa, os médicos do Instituto Nacional do Cancer (Inca) concluíram, em dezembro do ano passado, que o estado de saúde de Jefferson não indica necessidade de cumprimento da pena em casa ou no hospital. Segundo os médicos, o ex-deputado deve usar regularmente medicamentos e seguir dieta prescrita por nutricionista.
A Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio de Janeiro, responsável por efetivar o cumprimento da condenação, também informou ao Supremo que o sistema carcerário do estado pode cumprir as recomendações médicas sugeridas pela junta médica. Após a manifestação da VEP, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também emitiu parecer contra o pedido de prisão domiciliar.

Hemepar disponibiliza 200 novos cadastros para doação de medula óssea


Da Agência Estadual de Notícias

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) deverá incluir neste sábado (22) cerca de 200 novos cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea(Redome). A inclusão dos novos cadastros especialmente neste final de semana se deve a grande mobilização pelas redes sociais. “Reforçamos a equipe de triagem e de coleta de material para podermos atender com qualidade a todos os voluntários”, explica o diretor do Hemepar, Paulo Hastchbach.
hemepar-210214-bandab
(Foto: Divulgação/ AEN)
O Redome tem hoje cerca de 3,2 milhões de brasileiros cadastrados. Destes, 400 mil são voluntários paranaenses. É através do cadastro feito no banco de sangue que a pessoa pode ser chamada para doar medula óssea. A chance de encontrar uma medula compatível através do cadastro é, em média, de uma em cem mil cadastradas. Por semana são incluídos no cadastro nacional de medula óssea cerca de 600 voluntários em todos os bancos de sangue do Paraná.
Para ser incluído no cadastro, o voluntário que tiver entre 18 e 54 anos de idade e estiver em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante) pode procurar um banco de sangue. O voluntário deve manter o cadastro atualizado para facilitar a comunicação em caso de compatibilidade.
No Hemepar, o cadastro pode ser feito junto com a doação de sangue, pois para a inclusão também é necessária a retirada de 5 a 10 ml de sangue. “Aproveitamos a disponibilidade do doador voluntário de sangue e ofereceremos a inclusão no cadastro de medula óssea, pois assim aperfeiçoamos o processo”, ressalta o diretor.
O sangue coletado para o cadastro de medula óssea passa por testes de laboratório que identificam as características genéticas que poderão influenciar no transplante. Além dos dados pessoais do voluntário, os dados genéticos são incluídos no cadastro do doador.
A partir do cadastro é possível identificar se existem doadores compatíveis com o doente. “Se houver a compatibilidade inicial, o possível doador será chamado para novos exames e para o transplante propriamente dito”, explica o diretor.
Sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas. A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, sob anestesia, e se recompõe em apenas 15 dias.
Como é feito o cadastro?
- Para o cadastro será retirada uma pequena quantidade de sangue (5 a 10 ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.
- O sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA) – um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante.
- Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.
- Os resultados são confidenciais e servem apenas para os fins do REDOME.
Como é feita a doação?
- Os dados do cadastro serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
- Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.
- A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas.
- Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.
- Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Contribuinte poderá recuperar arquivo enviado para a Receita


Da Agência Brasil

Novidade na declaração do Imposto de Renda de 2014 é que o contribuinte poderárecuperar o arquivo enviado para a Receita Federal por meio de dispositivos móveis: estes ficarão disponíveis em nuvem [em computadores que não são do usuário, mas localizado no Serviço Federal de Processamento de Dados Serviço - Serpro], até que o contribuinte finalize a declaração.
O contribuinte poderá preencher e não enviar até obter todos os dados disponíveis. É importante destacar que as fontes pagadoras têm até o dia 28 de fevereiro para fornecer todas as informações para o contribuinte sob pena de multa.
“O contribuinte poderá preencher a declaração em trânsito no aeroporto, na praia ou na piscina e, depois, confirmar os dados”, disse Carlos Roberto Occaso, subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal.
Outra novidade é que o contribuinte transferir informações de arquivos eletrônicos das fontes pagadoras e dos planos de saúde para a declaração sem a necessidade da digitação dos dados. “Isso evitará erros no preenchimento da declaração”, disse Occaso.
No ano passado, 7 milhões de contribuintes usaram dispositivos móveis para enviar a declaração, informou o Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. Segundo ele, 90% dos contribuintes podem fazer a declaração através desses aplicativos.
“Vocês podem divulgar bastante para ajudar as pessoas a aderir a essas plataformas móveis. As restrições são muito pequenas agora.”, disse o Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. Para utilizar os aplicativos para dispositivos móveis [tablets e smartphones] para sistemas operacionais Android e iOS (Apple).
Hoje, a Receita Federal publicou no Diário Oficial da União a instrução normativa que estabelece as regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014, que começa no dia 6 de março. O prazo final será o dia 30 de abril em 2014. A multa mínima para quem não entregar no prazo é R$ 165,00.

Força de segurança combate vandalismo a equipamentos públicos em Curitiba


Da SMCS

Um grupo de trabalho formado pela Prefeitura de Curitiba, Urbs, Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar foi montado  ontem(21) para coibir o vandalismo e depredação em estações tubo, terminais de ônibus e painéis de informação.
vandalismo-210214-bandab
(Foto: Reprodução/ URBS)
O relatório do Centro Operacional de Controle indica que houve, em um período de um ano, 41 furtos de câmeras, painéis com placa de led, cabos e conectores; 24 atos de vandalismo (pichações, quebra de policarbonato; quatro furtos de swicht (gateway para a rede de longa distância (WAN) ou Internet corporativa); e 162 vandalismo em ônibus, catracas, estações tubo e vidros. As ocorrências acarretaram em um prejuízo de R$ 1,1 milhão aos cofres do Município.
“Antes de serem furtadas ou danificadas, as câmeras registraram jovens e adultos quebrando e vandalizando equipamentos públicos, às vezes pelo simples fato de destruir”, disse o secretário do Governo Municipal, Ricardo Mc Donald.
Esta foi a primeira reunião do grupo, que pretende monitorar e coibir o vandalismo em equipamentos do transporte coletivo e outros equipamentos municipais. As ações previstas vão desde a conscientização de crianças e jovens nas escolas, até a responsabilização dos identificados.
As imagens captadas pelas câmeras instaladas pela Urbs em terminais e estações tubo foram entregues para as polícias Civil e Militar e estão no site da Prefeitura. A intenção é identificar os vândalos. Denúncias e informações podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal. “Assim como as câmeras servem para proporcionar maior segurança aos usuários do transporte coletivo, também estão sendo utilizadas para identificar destruições ao patrimônio público”, explicou o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior. “É a área operacional da Urbs colaborando com o setor de segurança da cidade. Precisamos identificar os vândalos para punir e evitar novos ataques. Nosso objetivo é preservar os equipamentos públicos e a tranqüilidade do usuário do transporte coletivo”, disse Gregório.
Para o diretor da Guarda Municipal, Inspetor Carlos Frederico de Carvalho, combater o vandalismo é evitar vários outros crimes. “Quando uma câmera no interior do tubo ou terminal de ônibus é roubada ou danificada, precisamos fazer um raio x da situação e quais as ocorrências no entorno foram registradas nas horas sequentes. Só assim saberemos se foi um vandalismo puro ou simples ou se é obra de gangues para evitar o flagrante”, afirmou.
O Tenente Marcelo Miguel, do 12º Batalhão da Polícia Militar, disse que as imagens captadas pelas câmeras de segurança da Urbs são agressivas. “São jovens e adultos que invadem, deixam a população insegura e destroem. É preciso combater esse vandalismo, identificando e prendendo os autores”, esclareceu.
Também participaram da reunião o coordenador do Centro de Controle Operacional da Urbs Julio Panicio e o gestor da área de Tecnologia de Transporte Elcio Karas.

Manchetes dos jornais e capas das revistas deste sábado


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Curitibanos apoiam protestos, mas têm medo de ir às ruas
Folha de Londrina: IPTU na Palhano é 61% mais barato que na Saul Elkind
O Diário (Maringá): Número de roubos ao comércio sobe 69% na região
Jornal da Manhã: PG entra na onda dos manifestos violentos
Tribuna do Interior: Copel intensifica autuações em casos de furto de energia
O Paraná: Caminhoneiros se dizem abandonados pelo governo
Gazeta do Paraná: Cascavel tem nova arma para ‘socorrer’ os ‘viciados’
Jornal Hoje: Três serão denunciados à polícia pela cpi da saúde
Gazeta do Iguaçu: Diretoria do Condefoz é reeleita e faz balanço positivo de 2013
Diário do Noroeste: Paranavaí teve saldo negativo na geração de empregos formais
Tribuna de Cianorte: Governo recupera mais de 1,5 mi km de estradas no Noroeste
Umuarama Ilustrado: Serviços de telefonia e internet terão cancelamento automático
Tribuna do Norte: Só metade das câmeras monitora apucarana
Jornais de outros estados
1405330Globo: Barbosa manda prender delator do mensalão
Folha: STF manda prender Roberto Jefferson, delator do mensalão
Estadão: Roberto Jefferson, delator do mensalão, vai para a prisão em regime semiaberto
Correio: Ano de Copa, eleições e, acredite, mais impostos
Estado de Minas: Montanhas de entulho
Zero Hora: Supremo determina cadeia para o delator do mensalão
Capas de revistas:
CartaCapital: O Chavismo sob pressão
Veja: Sorria: bons empregos à frente
IstoÉ: Virada contra a diabetes
Época: Seu trabalho tem futuro?

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"Pânico” é condenado pela Justiça por satirizar Glória Perez


MSN

A 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ordenou que o programa “Pânico na Band” retire do ar todo o material que possa conter menção à personagem Glória Fezes. Interpretada por Márvio Lúcio, o Carioca, a caricatura da autora Glória Perez não poderá mais aparecer no site da atração ou mesmo nas redes sociais. A multa em caso de descumprimento da ordem é de R$ 5 mil, segundo o jornal “Folha de S.Paulo”.

Mudança em estilo de vida pode prevenir aborto natural, diz pesquisa



Mais de um quarto dos abortos espontâneos ocorridos pela primeira vez poderia ser prevenido por uma combinação de mudanças no estilo de vida, sugere uma pesquisa realizada na Dinamarca.
aborto-evitar-200214-bandab
(Foto: Divulgação/ BBC)
Os cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, constataram que mulheres a partir de 30 anos que consumiam álcool com frequência e trabalhavam à noite durante a gravidez tinham maiores chances de sofrer abortos espontâneos.
O estudo, que analisou 91.247 mulheres, disse ainda que levantar mais de 20 kg por dia durante a gestação e estar abaixo ou acima do peso ideal também aumenta o risco de aborto espontâneo.

Inmetro lança novo Selo Ruído para liquidificador, secador e aspirador

Agência Brasil


A partir de hoje, liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó deverão ser fabricados e importados com o novo Selo Ruído do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O objetivo é diminuir o excesso de ruído emitido pelos eletrodomésticos e estimular a indústria a fabricar aparelhos mais silenciosos.
O novo selo colorido, que terá a marca do Inmetro e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vai classificar os decibéis de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso) e deverá estar colado na embalagem para informar ao consumidor a potência sonora do produto. O selo indica de forma simples o nível de ruído para que o consumidor possa escolher os aparelhos mais silenciosos.
O chefe substituto da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Leonardo Rocha, explica que esta é uma nova maneira de apresentar o selo, que já existe e indica apenas o número de decibéis emitidos, o que não é muito bem compreendido pelos consumidores.
“É uma nova forma de apresentar de modo mais didático e útil a informação para o consumidor, que poderá fazer uma compra mais consciente. A ideia também é incentivar a indústria a produzir aparelhos mais silenciosos sem que percam a potência”, disse Rocha.
Segundo o instituto, os aparelhos estão atualmente dentro dos níveis aceitáveis de barulho e não fazem mal à saúde. A nova medida visa a trazer mais conforto ao cidadão.
O Inmetro vai fiscalizar os fabricantes e as importações, impedindo a entrada de mercadorias irregulares no país. A empresa que descumprir a regra será punida por meio de multa e apreensão da mercadoria. Em breve, os produtos com o novo selo chegarão às lojas. O estoque antigo poderá ser mantido no mercado até agosto de 2016.
A servidora pública Paula Praxedes, de 49 anos, e sua mãe, Sônia Praxedes, de 78, aprovam a nova regra, já que o atual modelo dificulta a compreensão. Perguntada se entendia o que significa, por exemplo, 80 decibéis indicado em um selo, Sônia disse que “não dá para ter noção [se é muito ou pouco barulhento]. “O selo com as cores vai simplificar”, completou. Para Paula, o barulho dos liquidificadores e aspiradores incomoda muito: “A indústria vai ter de se adaptar, produzindo aparelhos mais silenciosos para diminuir a poluição sonora”.
Nos próximos dois anos, o Inmetro, em parceria com o Ibama, vai estudar a implantação da classificação sonora para máquinas de lavar e aparelhos de ar condicionado.
O instituto destaca que o consumidor tem importante papel nas regulamentações, enviando sugestões e relatos, por meio da Ouvidoria (0800 285 1818) ou do site do Inmetro, quando estiver incomodado com o ruído ou com a segurança de qualquer produto.

Janeiro registra desemprego de 4,8%, menor taxa do mês na série histórica


Da Agência do Brasil

O mês de janeiro deste ano registrou uma taxa de desemprego de 4,8%. O dado da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) foi divulgado hoje  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
desemprego-200214-bandab
(Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
Esta é a menor taxa para um mês de janeiro da série histórica da PME, iniciada em março de 2002. Em janeiro de 2013, o desemprego havia ficado em 5,4%. Já em dezembro de 2013, a taxa havia sido de 4,3%.
O número de desocupados (1,2 milhão de pessoas) é 9,6% maior do que dezembro, mas 12,6% menor do que o observado em janeiro do ano passado. Já a população ocupada (23,1 milhões) caiu 0,9% em relação a dezembro e manteve-se estável na comparação com janeiro de 2013.
O número de trabalhadores com carteira assinada ficou em 11,8 milhões, ou seja, estável em relação a dezembro e janeiro de 2013. A PME é realizada em seis regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre.

Texto final sobre manifestações proíbe uso de máscara


Da Agência Brasil

O deputado Efraim Filho (DEM-PB) concluiu hoje o texto que reunirá pontos previstos em oito projetos que tramitam no Congresso Nacional sobre protestos e manifestações públicasno país. Efraim Filho, que é o relator da matéria, manteve, no texto, a proibição do uso de máscaras ou qualquer objeto que dificulte a identificação de pessoas, como já previa o Projeto de Lei 5.964/13.
proibe-mascara-200214-bandab
(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
Pelo substitutivo de Efraim, que ainda não foi protocolado na Câmara, qualquer cidadão suspeito de cometer crime, prejudicar outras pessoas ou o patrimônio público e portar arma será abordado por agentes de segurança pública.
Os policiais podem exigir a identificação e a entrega de armas, incluindo substância inflamável ou explosiva e qualquer outro objeto que possa representar risco. A restrição em relação ao uso de máscaras só não é aplicada, pelo substitutivo, às pessoas que participam de festejos e eventos culturais, representações artísticas, profissionais e eventos esportivos.
As pessoas que, por condições de saúde, precisarem proteger o rosto também não estarão submetidas às regras, que ainda serão analisadas pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. Nesses casos, é preciso ter uma prescrição medica que confirme a necessidade do uso de uma máscara em local público.
Se for aprovada pelo colegiado, a matéria ainda precisa do aval da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de ir ao plenário.

Trabalhadora de Curitiba consegue na justiça correção do FGTS pela inflação


Da Redação/BandaB

Uma trabalhadora de Curitiba obteve, na Justiça, o direito de ter a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela inflação. A sentença é da titular do Juizado Federal de Curitiba, Sílvia Regina Salau Brollo.
Segundo a advogada da causa, Aparecida Ingrácio, a Caixa Econômica Federal foi obrigada a corrigir pela inflação o Fundo de Garantia pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do trabalhador. A diferença representou mais de 80% de seu saldo de FGTS.
De acordo com a advogada, os saldos do FGTS são corrigidos pela TR (taxa referencial) acrescidos de 3% anualmente. Porém, desde 1999 esta correção estaria defasada em relação à inflação, o que significa que quem possui saldo de FGTS está perdendo poder de compra devido à elevação de preços.
Qualquer trabalhador que possuiu carteira assinada entre 1999 e 2014 pode entrar com esta ação. Até agora mais 30 mil processos já foram movidos contra a Caixa. Para entrar com esta ação é necessário procurar um advogado.

Anatel aprova cancelamento automático e dá prazo mínimo para crédito de pré-pago

Redação com Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem (20) a determinação de que o cliente não precisará mais passar por um atendente para fazer o cancelamento de serviços de telefonia, banda larga ou TV por assinatura. Ele poderá realizá-lo de forma eletrônica, por telefone, internet ou terminais de autoatendimento.
A agência também estabelece um período mínimode validade para os créditos pré-pagos de 30 dias. Algumas operadoras chegam a estabelecer prazo de apenas cinco dias para o uso dos créditos, o que prejudica os consumidores, entendeu a Anatel.
As medidas fazem parte de um novo e amplo regulamento que detalha direitos e garantias dos consumidores e deverá ser seguido por todas as empresas do setor. A maioria das medidas, como a do cancelamento automático, deverá entrar em vigor em 4 meses, a partir da data de publicação. Se as regras forem publicadas neste mês, valerão a partir de junho.
Entenda o que muda:
Cancelamento automático
Ficará mais simples para o consumidor cancelar um serviço de telecomunicações. Mesmo sem falar com um atendente da operadora, ele poderá cancelar seu serviço por meio da internet ou simplesmente digitando uma opção no menu na central de atendimento telefônico da prestadora. O cancelamento automático deverá ser processado pela operadora em, no máximo, dois dias úteis. O cancelamento também pode ser efetuado por meio de atendente, se o cliente assim desejar. Prazo para implementação da medida: 120 dias após a publicação do Regulamento.
Call center: se ligação cair, operadora deve retornar para o consumidor
A prestadora será obrigada a retornar a ligação para o consumidor caso a mesma sofra descontinuidade durante o atendimento no seu call center. Caso não consiga retomar contato, a operadora deve mandar mensagem de texto com número de protocolo. Essa conversa deve ser gravada, a exemplo dos demais diálogos entre a central de atendimento da prestadora e o usuário, e deve ser armazenada por seis meses. O consumidor tem direito a cópia dessas gravações. Prazo para implementação: 120 dias após a publicação do Regulamento.
Facilidade para contestar cobranças
Sempre que o consumidor questionar o valor ou o motivo de uma cobrança, a empresa terá 30 dias para lhe dar uma resposta. Se não responder neste prazo, a prestadora deve automaticamente corrigir a fatura (caso ela ainda não tenha sido paga) ou devolver em dobro o valor questionado (caso a fatura já tenha sido paga). O consumidor pode questionar faturas com até três anos de emissão. Prazo para implementação: 120 dias após a publicação do Regulamento.
Validade mínima de 30 dias para crédito de celular pré-pago
Todas as recargas de telefonia celular na modalidade de pré-pago terão validade mínima de 30 dias. Atualmente, são oferecidos créditos com períodos de validade inferior, o que confunde o consumidor. As operadoras deverão ainda oferecer duas outras opções de prazo de validade de créditos, de 90 e 180 dias. Estas opções devem estar disponíveis tanto nas lojas próprias como em estabelecimentos que estão eletronicamente ligados à rede da operadora (supermercados, por exemplo). O usuário também deverá ser avisado pela prestadora sempre que seus créditos estiverem na iminência de expirar. Os pré-pagos representam 78% da base de acessos móveis do País. Prazo para implementação: 120 dias após a publicação do Regulamento.
Promoções passam a valer para todos: novos e antigos assinantes
Atualmente, muitas operadoras fazem ofertas promocionais (com preços mais baixos, ou mesmo com algumas gratuidades) para captar novos assinantes, mas não oferecem as mesmas condições para aqueles que já assinam os seus serviços. Com o novo regulamento, qualquer um – assinante ou não – tem direito a aderir a qualquer promoção que for anunciada pela operadora, na área geográfica da oferta. Caso já seja cliente, o interessado em mudar de plano precisa ficar atento sobre eventual multa decorrente da fidelização do seu plano atual. Prazo para implementação: 120 dias a contar da publicação do Regulamento.
Mais transparência na oferta dos serviços
Antes de formalizar a contratação de qualquer serviço, as operadoras deverão apresentar ao potencial cliente, de forma clara e organizada, um sumário com as informações sobre a oferta. As empresas devem informar, por exemplo, se o valor inicial é ou não uma promoção – e, caso seja promoção, até quando ela vale e qual será o valor do serviço quando ela terminar. Também devem deixar claros, entre outros pontos, os seguintes: quanto tempo demora até a instalação do serviço; o que está incluído nas franquias e o que está fora delas, e; quais velocidades mínima e média garantidas para conexão, no caso de internet. Prazo para implementação: 120 dias após a publicação do Regulamento.
Contrato, faturas antigas e históricos de consumo poderão ser baixados da Internet
Com o uso de senha individual, os consumidores terão acesso via internet às informações mais importantes sobre sua relação com a operadora, entre elas: o contrato em vigor; as faturas e os relatórios detalhados de consumo dos últimos seis meses; um sumário que, de forma simples, informe para o consumidor quais são as características do contrato: qual é a franquia a que ele tem direito, o que entra e o que não entra na franquia, qual é o valor de cada item contratado etc. O usuário tem direito a acessar suas informações até seis meses depois de eventual rescisão do contrato. Prazo para implementação: 12 meses após a publicação do Regulamento.
Site de operadora permitirá acesso a protocolos e gravações do atendimento
Pela internet, o consumidor também terá acesso ao histórico de todas as demandas (reclamações, pedidos de informação, solicitações, etc) que fez à operadora, por qualquer meio, nos últimos seis meses. Também será possível solicitar a cópia das gravações de atendimentos realizados por meio de central telefônica. O acesso às informações também deverá ser permitido até seis meses após eventual rescisão. Prazo para implementação: 12 meses após a publicação do Regulamento.
Mais facilidade na comparação de preços
A Anatel quer facilitar a tarefa de comparação de preços e ofertas para o consumidor. Para tanto, o regulamento prevê que todas as operadoras, de todos os serviços, deverão disponibilizar, em forma padronizada, os preços que estão sendo praticados para cada serviço, bem como as condições de oferta. Prazo para implementação: 12 meses após a publicação do Regulamento.
Fim da cobrança antecipada
Hoje, algumas operadoras fazem a cobrança da assinatura dos serviços antes de eles serem utilizados pelos consumidores. Por exemplo: no começo de fevereiro, já é feita a cobrança dos serviços que serão prestados até o final deste mesmo mês. Nesses casos, se o consumidor cancelar o serviço no meio de um mês que ele já pagou, tem que esperar até receber de volta os valores já pagos. Com o novo regulamento, a cobrança só poderá ser feita após a fruição dos serviços. Assim, se o cliente quiser cancelar o serviço no meio do mês, pagará em sua próxima fatura apenas o valor proporcional ao período em que efetivamente usou o serviço. Prazo para implementação: 120 dias após a publicação do Regulamento.
Unificação de atendimento no caso de combos
Com o novo regulamento, os consumidores de pacotes combo (que unem telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura, por exemplo) poderão resolver assuntos relativos a qualquer um dos serviços entrando em contato com uma única central de atendimento telefônico. Prazo para implementação: 18 meses após a publicação do Regulamento.

Manchetes desta sexta

Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: TJ suspende redução da tarifa técnica do transporte na capital
capamedia_20140221Bem Paraná: TC confirma, porém Justiça suspende tarifa de ônibus menor
Jornal Metro: TJ manda ex-deputado Carli Filho a júri popular
Folha de Londrina: Dilma ‘enxuga’ R$ 44 bi do orçamento
O Diário (Maringá): Ferrovia Norte-Sul vai passar por Maringá
Diário dos Campos: Cargill irá processar 500 mil toneladas de milho por ano
Jornal da Manhã: Grupo é preso em PG com 24 quilos de crack
Tribuna do Interior: Maior oferta de maconha faz crescer número de apreensões
O Paraná: Governo anuncia corte de R$ 44 bi em investimentos
Jornal Hoje: Falhas obrigam a interrupção da cobrança em parquímetros
Gazeta do Iguaçu: Prefeitura leva asfalto a 36 bairros da cidade
Diário do Noroeste: Quadrilha articulou esquema do mensalão, afirma Janot
Tribuna de Cianorte: CBF divulga tabela da série C sem a presença do Cianorte
Umuarama Ilustrado: Serviços de telefonia e internet terão cancelamento automático
Tribuna do Norte: Região se destaca na criação de empregos
Jornais de outros estados
Globo: Ucrânia sofre sanções após massacre nas ruas
Folha: À beira de guerra civil, Ucrânia enfrenta dia mais sangrento
Estadão: Consumidor poderá cancelar serviços sem passar por atendente
Correio: Da loucura que mata…
Valor: Novas medidas poderão completar o ajuste fiscal
Estado de Minas: Caça aos boateiros
Zero Hora: Em busca de credibilidade: Planalto corta R$ 44 bilhões

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Arena: prazo final é 15 de maio


Redação/BandaB

A CAP S/A divulgou várias fotos da Arena do Atlético-PR, hoje. As fotos mostram o gramado colocado, a colocação das banheiras nos vestiários, a iluminação do campo, o sistema de irrigação funcionando, a colocação de parte das cadeiras, entre outras.
A Arena estará pronta dia 30 de abril para o Atlético. Desta data até o dia 15 de maio, prazo final da entrega dado pela Fifa, serão colocadas as instalações temporárias que existirá somente nos quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 Curitiba. Essas instalações irão custar R$ 35 milhões e serão pagas pela prefeitura.
“A questão fundamental nesse final é com relação à estrutura elétrica. As estações já começaram a ser implantadas na última sexta-feira”, disse o prefeito Gustavo Fruet, na última terça-feira (18). “Há ainda a aquisição em um equipamento de iluminação artificial que vem da Holanda, que eu não sabia. É para que não haja prejuízo no tipo de gramado que foi plantado. Mas é um investimento menor dessa fase”, completou.
Independente dessas pendências, o prefeito curitibano garante não ter grandes preocupações para a conclusão das obras pelo acompanhamento que está sendo feito por meio de relatórios diários. Além de um outro fator. “Há a garantia que não haverá interrupção no fluxo de caixa. Com a liberação do segundo financiamento, o Atlético conseguiu retomar o ritmo de obras e avançar na coordenação delas”, afirmou.
Daqui para frente, são três meses fundamentais para a realização da Copa do Mundo na Arena da Baixada. A entrega tem que acontecer até o dia 15 de maio para que os eventos-teste possam ser realizados e os quatro jogos previstos para o estádio sejam confirmados. São eles Irã x Nigéria (16/6), Honduras x Equador (20/6), Austrália x Espanha (23/6) e Argélia x Rússia (26/6)
Fotos: Mauricio Mano / Atlético Paranaense



Compartilhe: