quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Curitiba recebe título de Cidade do Design


A partir de agora a cidade faz parte da lista Unesco Creative Cities Network

Redação Bem Paraná, com assessoria

Curitiba agora é Cidade do Design, ao lado de Buenos Aires, Berlim, Montreal, Kobe, Nagoya, Shengzen, Shanghai, Seul, Saint-etiénne, Bilbao, Graz e Pequim. O título faz parte da Unesco Creative Cities Network, que contempla as mais variadas áreas, como gastronomia, música e literatura. O anúncio foi feita nesta segunda-feira, 1º de dezembro, e foi fruto de um grupo que se uniu para movimentar a candidatura da cidade.
O projeto da Unesco é uma plataforma global que une cidades que utilizam a economia criativa, para que surjam novas oportunidade de cooperação e parceria. O título traz reconhecimento para a cidade, provando que ela tem potencial no desenvolvimento do design com destaque nacional e internacional.
O grupo Curitiba Cidade do Design, que é responsável pela conquista, é formado por Bruno Volpi, Thiago Alves, Juliana Mayumi Ogawa, Sergio Pires, Daniele Moraes, Luisiana Paganelli e José Merege, com o apoio de associações como a ADP, IPPUC, ABEDESIGN, Centro Brasil Design, ADG Brasil e ProDesign>PR e também do Ministério das Relações Exteriores, responsável por validar a candidatura em nível nacional.
A ideia surgiu em 2012, com as primeiras mobilizações em prol da candidatura. “Em janeiro de 2014 foi publicada uma chamada pública e em março enviamos o projeto de candidatura de Curitiba”, conta a designer Juliana Mayumi Ogawa. A partir de agora, iniciativa pública, privada e sociedade civil podem dar os próximos passos, especialmente em relação ao compartilhamento de conhecimentos e experiências com outros grupos culturais.
O Centro Brasil Design foi um dos apoiadores da candidatura e para Letícia Castro, diretora executiva do CBD, a rede formada pelas cidades criativas ajuda a buscar uma melhora contínua. “O design pode ser uma ferramenta fundamental na busca por um desenvolvimento sustentável das cidades, que têm hoje grandes desafios pela frente”, destaca.
Para ela, os profissionais de design da capital paranaense ganham mais visibilidade com o título. “O retorno midiático pode ser diretamente proporcional à geração de trabalhos e demandas, bem como estar em um ambiente propício a criatividade permite a geração de resultados ainda maiores. A cidade está cada vez mais comprometida em promover o design e garantir a existência de um ambiente culturalmente rico, fomentando a inovação e a criatividade”, completa.