domingo, 30 de novembro de 2014

PM lança operação na segunda, junto com comércio aberto até tarde


Da Redação Bem Paraná com assessoria

Policiamento fica mais intenso no Paraná a partir de segunda (foto: Cabo Daniel Meneghetti/PMPR)

A época de fim de ano concentra duas das festas mais tradicionais do calendário nacional: o Natal e o Ano Novo (Reveillon). Famílias inteiras aproveitam para realizar a compra de presentes para familiares e amigos, além de aproveitar o calor do verão para viajar e visitar os entes queridos. Atenta ao possível aumento de criminalidade e às necessidades da população paranaense no âmbito da segurança pública, a Polícia Militar do Paraná planejou e executará a “Operação Natal”, a partir das 14h da próxima segunda-feira (1º), de forma simultânea em todo o Paraná. Em Curitiba, o lançamento acontece na praça Rui Barbosa. Na segunda-feira também é o dia em que o comércio de rua começa a ficar aberto até as 22 horas nos dias de semana, abrindo também em horário estendido no sábado e domingo. Os shoppings começam a ficar abertos até mais tarde a partir do dia 6 de dezembro.
A operação da PM seguirá até a véspera de Natal (24) e durante este período todos os sete Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPMs), estabelecidos nas regiões do estado, por meio de seus Batalhões da PM (BPMs) e Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs), também integram a “Operação Natal”, além das unidades especializadas. O efetivo operacional e administrativo fará policiamento ostensivo, nos locais de maior aglomeração de pessoas e veículos, nas áreas centrais das cidades e centros comerciais, com o objetivo de reforçar o policiamento já existente e proporcionar segurança tanto para os consumidores como para os comerciantes.
Os policiais militares realizarão blitz de trânsito, abordagens e fiscalizações à pessoas e veículos, bem como atividades de busca de armas, drogas, foragidos da justiça e pessoas que possuam mandados de Busca e Apreensão ou de Prisão. Também será intensificado o policiamento motorizado e a pé, por meio das Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAMs), da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAMs), das Radiopatrulhas (RPAs), além do trabalho das Agências de Inteligência Local (ALI) das unidades e da Agência Central de Inteligência (ACI) das undiades.
“Todas as ações policiais visam permitir que o cidadão possa aproveitar o período festivo com tranquilidade e segurança que necessita. Por isso, os policiais militares estarão a postos para agir preventivamente e, caso necessário, aplicarão as técnicas policiais adequadas para reprimir qualquer ameaça à integridade e segurança da população paranaense. As pessoas, neste mês, recebem o 13º salário e circulam com mais dinheiro, por isso é preciso mais segurança”, disse o Subcomandante Geral da PM, coronel Péricles de Matos.
As unidades especializadas da Polícia Militar, que são elas: Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), antigo GRAER e Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC) também fazem parte dos esforços da “Operação Natal”. Também haverá apoio das Unidades de Policiamento Móveis (módulos móveis) das unidades de área que estabelecerão contato imediato com a população para fornecer orientações diversas e facilitar o atendimento nas situações.
Serviço: Polícia Militar lança “Operação Natal” em todo o Paraná
Data: 01/12/2014 (segunda-feira)
Hora: 14h
Local: Praça Rui Barbosa
Endereço: Praça Rui Barbosa – Centro de Curitiba/PR