quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Planeje bem o que vai fazer com o 13º salário

BemParana


Esta semana começa o pagamento da primeia parcela do 13º salário. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada no início de novembro, revelou que oito em cada dez brasileiros (82%) devem gastar boa parte do décimo terceiro salário em compras de Natal. O levantamento foi feito nas 27 capitais brasileiras. Mas a opção em presentear pode ser perigosa para a maioria dos brasileiros, como alerta o consultor em planejamento financeiro e professor da UniBrasil, Edson Stein.

“Quem tem dívidas deve utilizar o décimo terceiro para quitá-las, especialmente as do cartão de crédito e do cheque especial, que apresentam os maiores juros”, explica. Outra dica apontada pelo especialista é a negociação de débitos atrasados, que se torna muito mais fácil se o endividado está com o dinheiro em mãos. “Se mesmo assim, a pessoa optar por compras de Natal deve preferir comprar à vista e sempre pedir desconto. Faça valer seu poder de compra”, afirma o consultor.
O início do ano geralmente é cheio de gastos. Contas que podem ser previstas, como IPTU, IPVA, matrícula de filhos na escola, material escolar e matrícula em cursos técnicos ou cursos superiores devem ser colocados na ponta do lápis para que o décimo terceiro auxilie nesses gastos. Por isso essa época, de acordo com o Stein, pode ser uma boa oportunidade para organizar essas e outras despesas que surgirão ao longo do ano.