terça-feira, 25 de novembro de 2014

Paraná tem 10% da frota nacional de carros elétricos


Ainda em quantidade discreta, projetos mostram que modelos economizam muito mais

BemParana

Elétrico R$ 5,01 - autonomia 200 km (foto: Franklin de Freitas)

Cada vez mais popular em países como a Dinamarca, os Estados Unidos e a Inglaterra, os veículos elétricos ainda não conseguiram “pegar” no Brasil. Segundo informações da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), existem hoje 3 mil carros elétricos ou híbridos no país, dos quais 320 estão no Paraná (10,6% do total). Levando-se em conta que a frota de veículos de combustão já passa de 35 milhões em toda o País e no Paraná chega a 6,2 milhões, os números de veículos elétricos ainda são bastante tímidos. O futuro, porém, se desenha de forma promissora.
Segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em 2009 existiam 99 veículos elétricos no Estado e outros sete híbridos. Em cinco anos, o número mais que dobrou — hoje são 182 carros elétricos e 138 híbridos, um crescimento de 204,7%. Em Curitiba, a preferência por veículos menos poluentes cresceu ainda mais. Em 2009, eram apenas seis veículos elétricos e um híbrido. Neste ano, já estão registrados 31 carros elétricos e 44 híbridos, um crescimento de 971,4%.
“Muitos estados já estão incentivando (a aquisição e uso de carros elétricos), dão subsídios, isenção de IPVA. Em São Paulo, por exemplo, veículos elétricos não participam do rodízio. Nós acreditamos que até 2020 os carros elétricos devem se tornar mais populares no país. Hoje são 3.000 veículos, mas nossa expectativa é que em seis anos esse número suba para 50.000 carros”, afirma Marisa Monteiro, consultora da ABVE.
Contudo, apesar do futuro promissor, comprar um carro elétrico hoje é quase que um “luxo”. É que esses veículos são mais caros do que os de combustão e a rede para recarga da bateria quase inexistente — segundo a ABVE, existem apenas 50 postos de atendimento em todo o Brasil. Para se ter uma noção, o Nissan Leaf, primeiro carro 100% elétrico produzido em larga escala, custa cerca de R$ 150 mil e roda apenas 199 quilômetros antes de precisar ser recarregado (a bateria leva quatro horas para ser totalmente recarregada). Com tais dificuldades, mesmo a economia do combustível não consegue tornar os veículos elétricos mais atraentes aos consumidores.
Vantagens 
As vantagens nos carros elétricos, contudo, são muito grandes. Além da questão ambiental, o custo para fazer um carro deste tipo rodar é bem mais baixo que a de outros combustíveis e, quando comparado à gasolina, a diferença chega seis vezes menos. Para rodar 100 quilômetros, por exemplo, um carro a gasolina vai gastar cerca de R$ 30. No mesmo trajeto, o custo do carro elétrico será de R$ 5.