quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Oficinas mecânicas de Curitiba aderem à tecnologia


Atualmente a reparação de veículos exige gravadores de memória, processadores e scanners

BemParana

Mesa de trabalho da oficina Road Action, de Pinhais: mecânico moderno tem que dominar elétrica e eletrônica (foto: Divulgação)
Com a tecnologia embarcada nos veículos atualmente, como GPS, computador de bordo, câmera de ré e sistema de cancelamento de ruídos, apenas para citar alguns exemplos, as oficinas mecânicas também precisam se atualizar frente a esta nova realidade. Para acompanhar as constantes inovações, investimentos em qualificação e equipamentos fazem parte do mercado de reparação automotiva.
O empresário Celso Cordeiro, proprietário de uma oficina em Pinhais, realiza cursos de aperfeiçoamento e adquire equipamentos específicos — e normalmente não encontrados em uma oficina automotiva — para atender as necessidades dos clientes.

“Se o mecânico não se aperfeiçoa, vai trocar só pastilha, lona de freio e rolamento. E, dependendo do carro, nem isso vai conseguir, porque nos mais novos as pastilhas de freio têm que ser liberadas através de um scanner. Então, se não souber mexer, pode estragar o automóvel por não ter ferramentas”, diz.
Quem visita a oficina Road Action encontra uma série de utensílios utilizados para consertar notebooks e computadores, já que, segundo ele, os veículos se transformaram em uma espécie de internet automotiva. “Nos outros lugares, você vê macaco, jacaré, chaves. Aqui é diferente: temos itens como soldas para recuperar a placa do carro, gravadores de memória e processadores”. Com o valor agregado da mão-de-obra capacitada e de equipamentos modernos, o empresário afirma que pode até cobrar um pouco mais pelos serviços realizados.
Especialista em resolver problemas aparentemente sem solução, Celso repassa aos funcionários de sua empresa todos os conhecimentos que adquire, seja em aulas ou trocando informações com colegas do ramo por meio de um grupo criado no Skype. “Hoje, para ser mecânico, precisa entender de elétrica e eletrônica. Temos uma inovação diária muito grande, com transmissão de dados em alta velocidade e módulos se comunicando. Muita gente acha que conhece tudo isso, mas acaba danificando o veículo”, salienta.

Capacitação — Para quem busca formação profissional no setor industrial, uma boa opção é conferir a 6ª edição do Mundo Senai, que acontece esta semana nas unidades brasileiras da entidade. Nos dias 21 e 22, serão promovidas atividades como palestras, mostras tecnológicas, minicursos e orientação profissional.
No Paraná, empresários do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa), que possui cursos em parceria com o Senai, participarão do evento. Em Curitiba, a programação contará com café temático sobre logística reversa; exposição de carros antigos; exposição e montagem de carros de rally; e exposição de carros do Clube do Fiat 147 – ambas as atrações da área automotiva estarão concentradas no Senai Boqueirão.
Para consultar a programação completa, basta acessar: http://www.mundosenai. com.br/programacao.