sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Zôo de Curitiba recebe três tigres a pedido do Ibama


   |  SMCS

Tigre chegou ao zoo de Curitiba na manhã desta quinta-feira (foto: Valquir Aureliano) 
tendendo a uma solicitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Zoológico de Curitiba recebeu, como fiel depositário, três dos sete tigres retirados de um criadouro particular localizado em Maringá.

Em Maringá, os animais não estavam em um local adequado, segundo exigências legais. Entre as irregularidades encontradas pelo Ibama estavam a transferência de animais sem autorização, exposição não permitida dos animais, falta de segurança nas instalações, e reprodução dos felinos sem autorização do órgão ambiental.

Além dos três felinos que seguiram para Curitiba, dois foram para Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná e os outros dois para Sapucaia (RS).

Os animais chegaram a Curitiba após seis horas de viagem e foram acomodados em recintos com área de 70 metros quadrados compostos por solário, piscina e manejo. O local atende as condições necessárias estabelecidas pelo Ibama, sendo duas vezes maior ao local onde estavam sendo criados anteriormente.

Dois felinos (um macho e uma fêmea) ficarão em definitivo em Curitiba. O outro macho, mais velho dos três, ficará sob os cuidados do Zôo até que o Ibama defina um local para o seu habitat.

O zoológico cumpre todos os requisitos de segurança. “Temos cerca de segurança com a distância de 1metro e meio entre elas e a parte superior também fechada, já que os felinos têm o hábito de escalar”, explica bióloga responsável pelo Zôo Tereza Cristina Castelano,.

O casal de tigres está em um espaço aberto para visitação e a equipe técnica avaliará durante o próximo final de semana o impacto que as visitas terão na adaptação dos animais. “Eles não estão acostumados com visitas. Se apresentarem grande agitação será necessário restringir as visitas neste recinto”, explica o veterinário Manoel Javouroski, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

O diretor do departamento de pesquisa e conservação de fauna da Secretaria, Alexander Biondo, lembra que o principal objetivo do zoológico é a conservação. “Temos como foco principal a educação ambiental. Recebemos em sua maioria, animais selvagens em risco, apreendidos, de comércio ilegal, atropelados ou que necessitem de cuidados médicos-veterinários, como estes tigres”, explica.

A transferência dos felinos teve a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, residentes de Medicina Veterinária do coletivo da Universidade Federal do Paraná, da Força Verde e do Ibama.