terça-feira, 23 de setembro de 2014

Quer colocar cerca elétrica na sua casa? Saiba que as regras mudaram


SMCS

SAMSUNG DIGITAL CAMERA
Regras para cerca elétrica mudaram em Curitiba
Um decreto, de número 705, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, estabelece nova regulamentação para a instalação de cercas eletrificadas em edifícios e residências de Curitiba. A principal modificação é a que torna obrigatória a apresentação de um projeto, assinado por um responsável técnico, para a obtenção da licença junto à Secretaria Municipal de Urbanismo.
De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, o decreto, que revoga o de número 1255, de 2005, tem como principais objetivos simplificar os procedimentos relacionados ao licenciamento de cercas energizadas no município. Ainda leva em consideração a necessidade de garantir a segurança adequada das propriedades e pessoas.
“O licenciamento, a partir de agora, só será dado mediante a apresentação um projeto assinado por engenheiro eletricista, ao qual caberá a responsabilidade pela execução e correto funcionamento das cercas energizadas”, diz Reginaldo Cordeiro.
O secretário ressalta que o decreto é mais moderno que anterior e torna mais segura a instalação destes equipamentos em imóveis da cidade.
O novo texto segue recomendações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA-PR e das Normas Técnicas da IEC (International Eletrotechnical Commission) e Normas Brasileiras vigentes e correlatas para a realização de projeto e execução de instalação de cercas energizadas.