segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Outubro rosa será lançado na quarta-feira


Campanha visa o alerta e a prevenção da doença, o que mais atinge as mulheres no mundo

BemParana

Fachada do Shopping Curitiba em rosa, no ano passado: ação vai se repetir neste ano durante todo o mês (foto: Patrícia Lion) 
Depois do agosto azul, dedicado à saúde do homem, Curitiba agora se prepara para o outubro rosa, que marca os movimentos para lembrar a luta contra o câncer de mama. A Associação Comercial do Paraná (ACP), é uma das instituições que promovem ações no próximo mês. A abertura da Campanha Outubro Rosa 2014 da ACP será na quarta-feira, dia 1º de outubro, às 10 horas. nesta dia aina estão agendadas diversas atividades na Rua XV, em frente ao prédio da ACP.
O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira — excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma e da próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou no final do ano passado, que 2014 seriam 57 mil novos casos de câncer de mama no País.

Por isso o principal na campanha do Outubro Rosa é a prevenção. No caso do câncer de mama, quando detectado precocemente as chances de cura são quase de 100%. Ainda assim, é um cânceres que mais mata as mulheres no mundo. Para o Paraná o Inca estimou que em 2013 seriam registrados 3,1 mil novos casos. Em 2011, 804 mulheres morreram no Estado em decorrência da doença. Em 2012, foram 815 mortes.
Shoppings — O Outubro Rosa também será lembrado nos shoppings de Curitiba. O Shopping Curitiba, por exemplo, iluminará sua fachada externa de cor-de-rosa. A ação, que ocorre durante todo o mês de outubro. A iluminação é uma forma de conscientizar a população sobre a doença. Os funcionários do Shopping também usarão fitas cor-de-rosa nos uniformes para demonstrar apoio à essa importante causa.
No Pollo Shop, o Fashion Bazar do PolloShop terá mais uma novidade para este ano: o apoio à Campanha do Outubro Rosa. O shopping irá aproveitar a campanha do Fashion Bazar, que acontece entre os dias 1º e 5 de outubro, para entregar folhetos com dicas de prevenção aos clientes. A informação será divulgada também nas redes sociais, de forma a alcançar o máximo de mulheres possível.