terça-feira, 30 de setembro de 2014

No Paraná, 447 mil pessoas vivem em áreas com risco de desastres


Defesa Civil Estadual já mapeou 961 pontos no Estado consideradas de atenção para acidentes

BemParana

O Paraná está em alerta. Desde a última quarta-feira, as chuvas que atingem o Estado já deixaram prejuízos em 24 municípios, afetando 2.854 pessoas. E segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a situação pode piorar, já que o quadro meteorológico mostra-se favorável a enchentes e deslizamentos de terra. A situação é preocupante, especialmente tendo em vista que existem hoje, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, 961 áreas de atenção mapedas no Paraná com algum grau de risco para acidentes provocados pelas chuvas.

As áreas de atenção, segundo explica o coordenador da Defesa Civil Estadual, capitão Eduardo Gomes Pinheiro, não são necessariamente áreas de risco iminente, mas sim áreas no município que devem ter uma atenção especial quanto ao desenvolvimento das três ações globais de defesa civil antes dos desastres (prevenção, mitigação e preparação). Um trabalho de extrema importância, em especial em um estado como o Paraná. “Hoje, 447 mil paranaenses vivem nas áreas de atenção. São mais de 87.500 residências. E essas pessoas têm convivido com o reflexo de desastres, e o Paraná tem um histórico de desastres”, explica o capitão, ressaltando que do total de áreas de atenção, 496 são áreas propensas a alagamento, 195 para deslizamento e 270 para inundações.

Até aqui, apesar dos dias de muita chuva, não foram registrados casos mais graves como, por exemplo, o que aconteceu em junho deste ano, quando os temporais afetaram 828.730 pessoas em mais de 150 cidades, deixando quase 47 mil desalojados e 6,5 mil desabrigados. Entretanto, segundo alerta o Simepar, a situação pode se agravar nos próximos dias.
“Com a sequência de dias com chuva e consequente acumulados significativos de precipitação, o quadro meteorológico mostra-se favorável a enchentes e deslizamentos de terra no Paraná. Esta “onda” de instabilidade persiste até quarta-feira no Estado. A partir de quinta o tempo volta a ficar mais estável”, informou o instituto em seu site oficial.