terça-feira, 30 de setembro de 2014

Jardim Botânico completa 23 anos com programação especial até sábado


Da SMCS


O Jardim Botânico completa 23 anos neste mês de outubro e para comemorar a data serão realizadas várias atividades, entre esta terça-feira (30) e sábado (04), como palestras, minicursos, exposições e lançamentos de livros.
Quem for ao Jardim Botânico neste sábado (04) pela manhã encontrará a trilha de preservação permanente, que normalmente é fechada, aberta ao público e com guias para acompanhar a visitação e participar de aulas de ioga e meditação. Dentro das comemorações haverá o plantio de 60 árvores de espécies variadas características da floresta com Araucária.
“O Jardim Botânico é uma área protegida, constituída por coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas e tem como finalidade principal o estudo, pesquisa e documentação da flora”, explica a diretora do departamento de produção vegetal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Érica Mielk.
Espaço público mais visitado da cidade, recebe, em média, um milhão de visitantes por ano. Além da estufa, que abriga espécies botânicas de referência nacional, o jardim tem um bosque de preservação permanente com araucárias centenárias, além do Jardim Demonstrativo de Plantas Nativas e o Jardim das Sensações. No Jardim Botânico também está localizado o Museu Botânico Municipal, que dispõe de espaço para exposições temporárias, auditório para eventos e realiza pesquisas em seu Herbário com biblioteca especializada para consulta no local.
Em junho deste ano, o local foi eleito pelo canal americano CNN para entrar em uma lista dos 20 mais belos do Brasil. “Contribui na preservação e conservação da natureza, para a educação ambiental, na formação de espaços representativos da flora brasileira e ainda oferece uma alternativa de lazer e turismo para a população”, diz Érica.
História
O Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter foi inaugurado em 5 de outubro de 1991. O nome oficial é uma homenagem à urbanista, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano de Curitiba.
Dos seus 178 mil metros quadrados, mais de 40% de sua área total corresponde a um Bosque de Preservação Permanente, conforme a Lei Municipal nº 62 de 1986, com nascentes formadoras dos lagos.
Com 458 metros quadrados, a estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abriga em seu interior exemplares vegetais característicos das regiões tropicais. Emoldura a estufa um imenso jardim em estilo francês com seus canteiros geométricos. Também fazem parte da paisagem chafarizes e a escultura intitulada “Amor Materno” do artista João Zaco.
O Jardim das Sensações inaugurado em 2008, tem por objetivo despertar, sem o uso da visão, os sentidos do olfato e do tato.
Situado no Jardim Botânico, o Museu Botânico Municipal recebe cientistas e pesquisadores de todo o mundo em um dos maiores herbários do Brasil, com o que há de mais representativo da flora paranaense e do mundo.
Veja o mapa do Jardim Botânico: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parques-e-bosques-croqui-jardim-botanico/286
· Área: 178.000 m2
· Localização: Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski
· Bairro: Jardim Botânico
· Ano de Implantação: 1991
· Acesso: Gratuito
· Fauna: Gambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, pequenos mamíferos, sapo, perereca, rã, bem-te-vi, João-de-barro, ananaí, sabiá-laranjeira, sabiá-cavaleiro, sanhaço, pomba asa-branca, chupim e gralha-picaça.
· Flora: Araucária, imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, pitangueira, bromélias e orquídeas.
· Equipamentos: Estufa, Espaço Cultural, Museu Botânico Municipal, bistrô, jardim em estilo francês, Jardim das Sensações, lagos, fontes, pista de caminhada, sanitários públicos, loja, equipamentos de ginástica e estacionamentos.