terça-feira, 30 de setembro de 2014

Greve de bancários deve crescer com os dias, mostra histórico


BemParana

Bancos ficaram movimentados, ontem, em Curitiba (foto: Franklin de Freitas) 
Os bancários rejeitaram na noite de ontem mais uma proposta de reajuste salarial e aprovaram para hoje o início de greve nacional por tempo indeterminado. A última paralisação dos bancários ocorreu entre setembro e outubro do ano passado e durou mais de 20 dias. No Paraná, o movimento costuma crescer conforme a greve se estenda. Na paralisação do ano passado, por exemplo, o pico de agências fechadas aconteceu no oitavo dia de greve.
Quando a greve de 2013 foi deflagrada, Curitiba e região tiveram 145 agências fechadas no primeiro dia. Uma semana depois eram 378 na Grande Curitiba e 812 em todo o Estado. Curitiba e região têm juntas 533 agências, sendo 396 só na Capital. A paralisação ainda duraria pelo menos mais uma semana.
Hoje, o Sindicato dos Bacários de Curitiba e Região, começam o dia percorrendo as agências e os centros administrativos, para convencer a categoria a aderir ao movimento nacional. O próprio sindicato reconhece que no primeiro dia a greve tem maior adesão na região central de Curitiba e nas principais cidades da RMC.
Mas, históricamente, a adesão aumenta conforme a greve se estende por mais tempo. No ano passado, mais de 15,5 mil bancários aderiram à greve em todo o Estado — mais de 50% do total de trabalhadores no Paraná, cerca de 31 mil.
Entre outras reivindicações, eles defendem um aumento de 12,5%, com ganho real de 5,8%. Para o cálculo da inflação foi utilizado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acumulou alta de 6,35% no período de 12 meses encerrado em agosto.

Contas

A orientação para os consumidores é que continuem pagando suas contas, o que pode ser feito pela internet, nos caixas eletrônicos, casas lotéricas, supermercados e agências dos Correios.

A greve é um risco previsto nas atividades de uma instituição financeira, mas se o consumidor tentou outras formas de pagamento e não obteve resultado não poderá arcar com eventuais prejuízos

O cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa

A Fenaban ainda esclareceu que apenas 10% das operações bancárias são feitas por meio das agências. A internet representa a maior parcela, com 41% das transações, seguida pelos caixas eletrônicos, com 23%, conforme números correspondentes a 2013