quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Expresso completa 40 anos em Curitiba com projetos de expansão


Da SMCS
expressodentro
Expresso já circula em Curitiba há 40 anos (Foto: SMCS)

O ônibus Expresso chega aos 40 anos, completados nesta segunda-feira (22), com projetos que irão melhorar sua rede. Entre as novidades projetadas estão a integração dos corredores de transporte; a criação de espaços de convivência no trânsito e entre ônibus e pedestres no entorno de estações-tubo; e a implantação de vias calmas, com faixa segura para ciclistas, margeando as canaletas exclusivas do ônibus.
Previsto no PAC da Mobilidade 2 e em fase de estudo de viabilidade técnica pelo Ippuc, em parceria com a Urbs, um novo terminal, na área central, vai permitir a integração de todos os eixos de transporte. Atualmente, esta integração é feita na Estação Eufrásio Correia, entre as linhas Norte/Sul e Leste/Oeste. Pelo novo terminal, que vai substituir a Estação Eufrásio Correia, irão passar, além de ônibus dessas linhas, também os biarticulados – Expresso e Ligeirão – das linhas Boqueirão e Pinheirinho/Carlos Gomes.
A integração dos eixos vai trazer mais agilidade ao sistema e mais conforto aos usuários, que poderão trocar de biarticulado, de qualquer linha, no mesmo espaço. Ao contrário do que ocorre na maioria das cidades que contam com linhas de BRT (Bus Rapid Transit), o Expresso é um sistema integrado, o que significa que o BRT curitibano chega aos quatro cantos da cidade.
Leste/Oeste
O novo terminal, um investimento estimado em torno de R$ 30 milhões, também é parte importante de outro projeto, o do Ligeirão Leste/Oeste, em fase de avaliação pela Caixa Econômica Federal. O novo Ligeirão representará um investimento de R$ 194 milhões financiados pela Caixa e também terá parada no terminal central. Projetado para atender 80 mil passageiros por dia, o Ligeirão Leste/Oeste terá um trajeto 1,5 quilômetro maior do que o do Expresso Centenário/Campo Comprido, o que permitirá a ligação do chamado CIC Norte a Pinhais.
O Ligeirão Leste/Oeste vai inaugurar um novo conceito de corredor de transporte. As pistas de trânsito lento, que margeiam as canaletas, terão faixas elevadas formando um calçadão de espaço para o pedestre, que terá a prioridade, e também para o trânsito local, para quem mora ou trabalha na quadra.
Com sinalização diferenciada, os dois lados do calçadão serão integrados por faixas elevadas. As grades que ficam no entorno das estações darão lugar a arbustos, formando uma barreira verde que direcione o pedestre para os pontos de travessia segura. Iluminação, paisagismo, bancos, áreas de descanso e paraciclos completam o projeto que busca a convivência segura de ônibus, pedestre e trânsito.
Inter 2/BRT
Uma das principais linhas complementares ao sistema Expresso – o Ligeirinho Inter 2 – também faz parte do projeto voltado a garantir um salto de qualidade ao sistema implantado em 1974. O trajeto do Inter 2, que é circular, em uma extensão de 38 quilômetros, passando por 12 bairros, terá trechos em faixas exclusivas, agregando ao sistema mais uma característica de BRT.
O Ligeirinho Inter 2 é uma das 18 linhas do sistema Linha Direta, que opera com embarque e desembarque em nível e pagamento antecipado de passagem (nas estações tubo e terminais). Além disso, as paradas são a longa distância, uma a cada três quilômetros.
A requalificação do Inter 2 integra o projeto de melhoria da mobilidade com investimentos já garantidos pelo governo federal.
A primeira etapa da melhoria do Inter 2 prevê a reforma dos terminais Campina do Siqueira e Hauer; a implantação de binários formados pelas ruas Padre Germano Mayer/Camões, no Cristo Rei; e Olga Balster e Nivaldo Braga, no Cajuru; e a construção de uma trincheira na Avenida Nossa Senhora Aparecida, no cruzamento com as avenidas Arthur Bernardes/Mario Tourinho. No total, serão investidos nessa primeira etapa em torno de R$ 102 milhões.
Mais bicicleta
As obras de melhoria do transporte coletivo também trazem, agora, um novo item – espaço para bicicleta. O projeto do Ligeirão Leste/Oeste, por exemplo, prevê a implantação de bicicletários nas 32 estações tubo do trajeto e nos terminais Campo Comprido, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia e Vila Oficinas, além do Terminal CIC Norte, ainda em fase de estudos. Também o Terminal Hauer, que será reformado dentro do projeto de melhoria do Inter 2 vai ganhar bicicletário.
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