terça-feira, 24 de dezembro de 2013

IMPRENSA BR VOLTA DIA 2 DE JANEIRO

ESTE BLOG ENTRA EM RECESSO A PARTIR DE HOJE  E  RETORNA NO DIA 2cDE JANEIRO, SE DEUS QUISER! OBRIGADO PELA AUDIÊNCIA!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CIA ajudou a matar "dúzias" de guerrilheiros, diz matéria do Washington Post


Agência americana teria fornecido informações essenciais para encontrar membros das Farc

  Agencia Estado

Reportagem especial do Washington Post publicada ontem diz que a CIA, serviço de espionagem dos EUA, participou das operações que mataram "pelo menos duas dúzias" de dirigentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), uma guerrilha de esquerda que atua desde 1964.

Segundo a reportagem, a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) também contribuiu para as ações bem sucedidas das Forças Armadas da Colômbia contra os guerrilheiros, com seus programas de grampeamento de telefones e de interceptação de comunicações via internet.

Os EUA também teriam dado à Colômbia equipamentos que tornam bombas comuns em armas "inteligentes", capazes de encontrar seus alvos mesmo em uma selva densa; a Força Aérea colombiana estaria lançando essas bombas a partir de aviões Super Tucano fornecidos pelo Brasil.

A reportagem do Post se baseia em mais de 30 entrevistas com funcionários norte-americanos e colombianos.

Dilma faz balanço otimista de 2013 em rede nacional nesta segunda


Dilma Rousseff fará seu último pronunciamento em rede nacional de rádio e TV hoje à noite. A presidente fará balanço otimista de 2013, apesar de terminar o ano com aprovação (41%) bem abaixo do pico de março (65%). Vai ressaltar o recorde da menor taxa de desemprego e os cinco pactos propostos após os protestos de junho.
Segundo auxiliares, orientada por pesquisas qualitativas, a petista irá falar do Mais Médicos, o programa mais popular criado em seu governo.
As informações são do Painel da Folha de São Paulo.

Governo resiste em aprovar lei contra terrorismo antes da Copa

Apesar da pressão internacional e do desejo dos órgãos de inteligência e investigação brasileiros, o governo resiste a aprovar uma legislação específica e reativa contra o terrorismo antes da Copa 2014. O maior obstáculo continua sendo o receio de, ao definir terrorismo, enquadrar movimentos sociais como organizações terroristas. A discussão se arrasta desde 2006, quando militares e espiões do Gabinete de Segurança Institucional elaboraram uma minuta de projeto antiterror.

Depois dos protestos de junho, aumentou ainda mais o temor de alas do governo de que uma nova legislação classifique como atos terroristas crimes como dano ao patrimônio, agressão e desacato.
Para o serviço secreto brasileiro, contudo, o ideal seria ter já para a Copa uma lei mais preventiva que reativa.
“Se eu tivesse que decidir, fosse um ato voluntário, acho que seria muito importante ter uma lei específica, porque é um fenômeno mundial”, afirma Wilson Trezza, chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
Trezza pondera que no Brasil é possível punir um ato terrorista com as leis atuais, mas observa que há países onde uma pessoa pode ser chamada a prestar esclarecimentos se comprar panelas e pregos.
O maior receio em relação à lei antiterrorismo dentro do governo ecoa de órgãos como o Ministério da Justiça –apesar de policiais federais, que são subordinados à pasta, já terem declarado mais de uma vez a necessidade de acelerar a tramitação dessa lei.
Copa_do_Mundo_2014
Se o governo tiver interesse, é possível aprovar no Congresso um projeto antes do mundial de futebol. Pelo menos 12 propostas específicas que tipificam terrorismo como crime tramitam na Câmara e no Senado.
A mais avançada delas já foi aprovada por uma comissão mista e basta passar pelos plenários das duas Casas para virar lei.
SEM PRAZO
Por ora, contudo, o governo parece não ter pressa e se mostra contemplado com mudanças legais recentes que redefiniram o conceito de organização criminosa e a regulação para infiltração policial.
“O que tem atualmente (de legislação) tem sido suficiente. O Brasil não tem tantas ameaças, e a própria definição é um obstáculo”, afirma Marivaldo Pereira, assessor de assuntos jurídicos do Ministério da Justiça.
Apesar de concordar que seria importante uma lei específica, ele admite haver divergências que dificultam dar celeridade à discussão.
Especialistas acreditam que o caminho para o consenso possa ser uma lei que defina apenas atos terroristas. “Se um integrante de um movimento como o dos sem-terra for enquadrado, o punido é ele, não o grupo”, diz o professor Marcus Reis, especialista no tema.
Há ainda a pressão internacional, em especial para punir lavagem de dinheiro e financiamento relacionados a atividades terroristas.
“O Brasil é signatário das resoluções da ONU, e elas definem que os países precisam internalizar na sua legislação esses aspectos de terrorismo e sua tipificação. É um compromisso internacional, agora não tem prazo para que isso aconteça”, observa o chefe da Abin.
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

Futebol de areia: Brasil vence Portugal e é campeão da Copa das Nações


Da Agência Brasil
Brasília - A Seleção Brasileira de Futebol de Areia derrotou ontem, no Recife, a seleção portuguesa por 7 a 4 e conquistou o tricampeonato da Copa das Nações. A seleção da Suíça ficou em terceiro lugar ao derrotar o Uruguai por 5 a 3.
O próximo desafio do time brasileiro, dirigido por Júnior Negrão, será na Copa América, entre os dias 3 e 5 de janeiro, também no Recife. 
O Brasil terá pela frente El Salvador, a Argentina e o México. Se vencer, conquista o décimo título no torneio.

São Paulo: motorista de ônibus que caiu em ribanceira é indiciado por homicídio culposo

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O motorista do ônibus que despencou em uma ribanceira na Régis Bittencourt, na madrugada de hoje (22), foi ouvido pelo delegado Renato Gonçalves Collete e liberado depois de fazer exames toxicológicos para apurar se estava alcoolizado ou sob efeito de alguma substância no momento do acidente. De acordo com o delegado, o motorista, que não teve o nome divulgado, foi indiciado por homicídio culposo.
Segundo o delegado, o motorista declarou que não percebeu nenhum obstáculo na via ou problemas no motor e que iria revesar a direção com outro condutor na próxima parada. O motorista colaborou com a polícia e prestou assistência no local do acidente. O delegado informou ainda que não há indícios de que o ônibus tenha batido ou brecado bruscamente na estrada, o que pode indicar que o motorista cochilou ao volante.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o veículo da Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha partiu de Curitiba para o Rio de Janeiro com 53 passageiros, sendo duas crianças, e o motorista. No total, 33 pessoas ficaram feridas e 14 morreram. Uma delas, a caminho do Hospital Central de Itapecerica da Serra.
Kelly Cristine Guimarães Ferreira, filha da vítima, contou que o marido da mãe, Regina Celia Nogueira Guimarães, 58 anos, sobreviveu e foi quem telefonou à família para avisar do acidente. Porémn, os filhos só souberam que a mãe havia morrido ao chegar ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra. “Ele contou que eles estavam dormindo e que o ônibus caiu na ribanceira e capotou várias vezes. Ele disse também que o resgate demorou 15 minutos para chegar e que eles deram preferência a ela por ela ser cardíaca, mas não adiantou. Achamos tudo muito estranho, mas não podemos afirmar nada”, disse ela.
A psicóloga Elisabete Souza Lima, que prestou depoimento na delegacia de Itapecerica da Serra, relatou que não sentiu freada brusca e que acordou com a sensação de que o veículo havia batido em alguma coisa mole, pois não ouviu barulho. “Em seguida, o ônibus começou a capotar. Tenho muita sorte de estar viva.”
Os corpos das 14 vítimas foram transferidos para o Instituto Médico-Legal (IML) Central, no centro da capital paulista, por determinação do governador Geraldo Alckmin, pois o IML da cidade de Itapecerica da Serra não dispõe do número de vagas necessárias. Quatro hospitais da região prestam atendimento aos feridos.
Para o Hospital Geral de Itapecerica da Serra, foram encaminhadas 12 vítimas, das quais uma é a que morreu enquanto era transportada. Mais duas pessoas já tiveram alta, e o restante permanece em observação. Uma das vítimas está instável desde a manhã.
No Hospital de Pirajuçara, deram entrada seis vítimas e todas continuam internadas. Uma delas, uma mulher cuja idade não foi informada, teve duas paradas cardíacas, foi reanimada e operada. Outra mulher teve o baço amputado e continua em observação.
Agência Brasil entrou em contato com a Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha, mas não obteve resposta até a publicação da matéria. A Secretaria de Segurança Pública informou que aguardará o Boletim de Ocorrência ficar pronto para se manifestar.

Água radioativa vaza na Central Nuclear de Fukushima


Da Agência Brasil*
Tóquio - A operadora da Central Nuclear de Fukushima, no Japão, informou que 1,8 tonelada de água radioativa vazou por meio de fendas nas barreiras em volta dos tanques de armazenamento do líquido contaminado.
Os vazamentos foram detectados na base das barreiras que fecham a zona dos tanques de armazenamento, explicou a Tokyo Electric Power (Tepco) em comunicado. A Tepco informou que a água contaminada que vazou de uma das zonas afetadas não atingiu o mar. A empresa investiga todos os vazamentos das zonas de contenção para apurar se a água radioativa chegou ao Oceano Pacífico.
As barreiras em volta das 23 zonas destinadas ao armazenamento têm 30 centímetros de altura e foram construídas para evitar que a água saia dos tanques, como ocorreu no verão passado, quando uma das áreas de contenção vazou cerca de 300 toneladas de água altamente radioativa.
Os contentores afetados foram construídos de maneira mais rápida e econômica para fazer face à crise nuclear e evitar a saída de água contaminada para o mar.
A água radioativa está armazenada em mais de mil contentores, depois de ser utilizada no arrefecimento dos reatores danificados e ficar contaminada ao entrar em contato com o núcleo parcialmente fundidos dos reatores.
Controlar os vazamentos dos contentores e do líquido contaminado que se acumula nos reatores danificados é o principal desafio dos 3.500 funcionários que trabalham em Fukushima, central que ficou danificada pelo terremoto e o tsunami de 11 de março de 2011 e que mantêm afastadas da região mais de 52 mil pessoas que viviam no local.

Prazo de adesão ao Brasil Alfabetizado começa hoje


Da Agência Brasil
Brasília – Começa hoje (23) o prazo para as secretarias de Educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios aderirem ao Programa Brasil Alfabetizado, edição de 2013-2014. As secretarias que aderiram ao programa no ano passado devem revalidar a adesão e fazer as atualizações necessárias ao novo ciclo. O prazo para adesão e revalidação é 60 dias.
O programa é voltado para jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos não alfabetizados. O objetivo é universalizar a alfabetização e abrir oportunidades de acesso à educação nos demais níveis – ensino fundamental, ensino médio e profissional e educação superior. O Brasil Alfabetizado oferece seis tipos de bolsas mensais aos alfabetizadores. Os valores variam de R$ 400 a R$ 800 e os cursos têm duração de seis a oito meses.
Entre as mudanças nesta edição do programa estão a adesão plurianual, renovada a cada três anos (até 2012, a adesão era anual); a dispensa de nova seleção para os voluntários selecionados por edital em edições anteriores que apresentem desempenho adequado (antes, a seleção anual era obrigatória); bolsa de R$ 800 paga a coordenador de cinco a nove turmas, desde que duas ou mais sejam de população carcerária ou de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas (a resolução do ano passado não fazia referência a turmas especiais).
Segundo o Ministério da Educação, no ano passado, 2.880 municípios aderiram ao Brasil Alfabetizado, com 384.725 matrículas, enquanto secretarias estaduais e o Distrito Federal matricularam 712.106 estudantes. Do total de jovens e adultos inscritos  (1.096.831), 4.048 cumpriam medidas socioeducativas, distribuídos em 332 turmas; e a população carcerária teve 5.721 alunos que formaram 545 turmas. No mesmo ano, o programa contou com 93.317 alfabetizadores, 795 deles intérpretes de Libras (língua brasileira de sinais, para surdos) e 17.069 coordenadores de turmas.

Supremo encerra ano com prisões do mensalão


André Richter
Repórter da Agência Brasil
Brasília – No ano em que a promulgação da Constituição Federal completou 25 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a prisão de pelo menos 18 réus, entre eles 17 condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. E o deputado federal licenciado Natan Donadon (sem partido-RO) tornou-se o primeiro parlamentar preso após a Constituição de 1988. Assim como no ano passado, as decisões referentes ao processo do mensalão tomaram conta do noticiário do Supremo em 2013.
No entanto, os trabalhos também foram marcados por decisões que confrontaram o Congresso Nacional, e polêmicas envolvendo o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa.
Em junho, o STF decretou a primeira prisão de um parlamentar. Após rejeitar o recurso do deputado Natan Donadon, a ministra Cármen Lúcia expediu o mandado de prisão e, dois dias depois, ele se entregou à Polícia Federal, em uma parada de ônibus de Brasília para evitar a imprensa. Donadon foi condenado a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha, por desviar R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia à época em que era diretor financeiro da Casa.
No dia 15 de novembro, seis anos após o recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República, o presidente do Supremo decretou a prisão dos primeiros condenados na Ação Penal 470. Após o anúncio da expedição do mandados de prisão, os condenados começaram a se apresentar a Polícia Federal e foram transferidos para a Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. Entre os  detentos estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT Jose Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, ex-deputados e ex-funcionários e ex-dirigentes do Banco Rural.
O primeiro encontro de Barbosa com representantes das associações de juízes, apos tomar posse, foi tenso. Em abril, durante audiência com o presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e com os dirigentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Barbosa disse que a expansão da Justiça Federal foi articulada “sorrateiramente”, “na surdina”.
Assim como no ano passado, durante as sessões de julgamento  do processo do mensalão, o presidente do STF voltou a discutir com o ministro Ricardo Lewandowski, revisor da ação. Em agosto, Barbosa discordou dos argumentos de Lewandowski, dizendo que o ministro queria rediscutir a condenação do ex-deputado Bispo Rodrigues, e o acusou de fazer chicana.
O Supremo também tomou decisões que não agradaram ao Congresso Nacional. Em pelo menos duas ocasiões, a Corte suspendeu decisões da Câmara dos Deputados e do Senado. A ministra Cármen Lúcia suspendeu parte da nova Lei dos Royalties do Petróleo, e o ministro Roberto Barroso suspendeu a decisão do plenário da Câmara que manteve o mandato de Natan Donadon, que deveria ter sido cassado automaticamente, conforme decisão da Corte.

Sobe para 16 o número de mortos em acidente na Regis Bittencourt


Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Mais duas mortes foram confirmadas no acidente com o ônibus que caiu de uma ribanceira na madrugada de domingo (22) na Rodovia Regis Bittencourt. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Valéria Santos Leite, de 44 anos, que constava no boletim de ocorrência como desconhecida foi identificada pelo filho, e Jucinéia Justino Leal, de 42 anos, morreu às 17h10 no Hospital Geral de Pirajussara.
Os nomes das outras vítimas são: Nelício Mário Engel, 52 anos, João Paulo Souza Lima, 23 anos, João Paulo Quintanilha Cordeiro, 19 anos, João da Silva Lima, 60 anos, Ademilde Guimarães Salles, 60 anos, Julio Cezar de Oliveira Salles, 65 anos, Justa Lindamir dos Anjos, 55 anos, Daniel Pinel de Souza, 60 anos, Maria Aparecida Alves da Silva, 59 anos, Erico Roberto Bittencourt, 30 anos, Iva Pereira da Silva, 40 anos, Gimena Aranda, 43 anos, Marcos de Oliveira da Silva, idade desconhecida, e Valéria Santos Leite, de 44 anos.
O ônibus da Viação Nossa Senhora da Penha viajava de Curitiba para o Rio de Janeiro, e perdeu o controle, por volta das 2h da manhã de domingo, na altura do quilômetro 300 da Rodovia Régis Bittencourt, na cidade de São Lourenço da Serra (SP). Entre os 55 ocupantes (contando com o motorista), 13 morreram na hora.
A empresa de ônibus divulgou nota solidarizando-se com os familiares e amigos das vítimas. A viação informou que disponibilizou acomodações em hotéis, despesas com deslocamentos aéreos e terrestres aos parentes dos passageiros internados, além de auxílios às vítimas que sobreviveram. A empresa também ofereceu um telefone de atendimento: 0800 646 2122.

Mais de 3 mil pessoas picadas por aranhas procuraram unidades de saúde de SP até setembro


Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Entre janeiro e setembro deste ano, 3.104 pessoas buscaram atendimento nas unidades de saúde da rede estadual paulista depois de serem vítimas de picada de aranha, segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No ano passado, o número de casos em igual período foi maior (3.628).
Os acidentes causados por aracnídeos representam 23% do total de casos envolvendo animais peçonhentos, que somaram 13.136. As regiões com mais ocorrências, de acordo com a Secretaria de Saúde, são as de Campinas (706), Sorocaba (247) e Taubaté (229).
A Vigilância Epidemiológica orienta, se for picada por uma aranha, a vítima deve lavar o local atingido. Em seguida, deve colocar compressas com água morna para amenizar a dor e depois procurar atendimento em uma unidade de saúde. Se for possível, o paciente deve levar a aranha para direcionar o melhor tratamento com antídoto.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, normalmente, os pacientes demoram a buscar atendimento. Há casos em que a vítima subestima a gravidade dos ataque por aranhas de pequeno tamanho. Quanto menor o tempo entre a picada e o diagnóstico, maiores as chances de boa resposta ao antiveneno.
Entre as recomendações para evitar o contato com aranhas estão manter jardins e quintais limpos, assim como a grama aparada; ter cuidado ao manusear folhagens; evitar o acúmulo de entulho, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas, além de folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras e outras) perto de paredes e muros das casas.
Outra orientação é sacudir roupas antes de vesti-las, mesmo que estejam dobradas e guardadas. O mesmo cuidado deve ser adotado com os sapatos. Outras recomendações importantes são: manter vedadas as soleiras das portas e janelas quando o dia começa a escurecer, já que as aranhas, na sua maioria, têm hábito noturno; afastar as camas das paredes e evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.
O lixo domiciliar também deve ser depositado em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar que entrem insetos, como baratas, que atraem as aranhas.

Handebol feminino vence a Sérvia e conquista título mundial inédito


A Seleção Brasileira Feminina de Handebol venceu o time da Sérvia, em Belgrado, capital do país, por 22 a 20, e conquistou a inédita medalha de ouro no Campeonato Mundial Feminino de Handebol. O time brasileiro terminou a competição invicto.

Receita reforça fiscalização em voos internacionais no fim de ano


O total de servidores do órgão nos aeroportos de Brasília, de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ) foi ampliado para lidar com o aumento do número de passageiros nesta época do ano. O maior reforço ocorrerá em Guarulhos, onde o número de fiscais vai passar de 55 para 120. Em Brasília, o total chegará a 26 e, no Galeão, a 88.

Manchetes dos jornais desta segunda


Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Paranaenses dão nota 5 aos deputados estaduais
Bem Paraná: Paraná é o campeão nacional em pontos críticos nas estradas
Jornal Metro: Na última hora curitibanos vão às compras de Natal
Jornal de Londrina: Metade dos londrinenses desaprova atual legislativo
Folha de Londrina: Erro põe em risco validade de concurso
Jornal Hoje: Serviços de saúde chegam com mais facilidade à prisão
Gazeta do Iguaçu: Pesquisa mostra intenção de votos dos paranaenses
Jornais de outros estados
Globo: Plano de saneamento de metas inatingíveis
Folha: Base de Alckmin na Assembleia trava apuração de cartel
Estadão: CGU apura desvio de uso de máquinas doadas a prefeituras
Correio: Vergonha na política
Valor: Dinheiro do compulsório não foi para infraestrutura
Estado de Minas: À sombra do dragão
Zero Hora: As primeiras horas

domingo, 22 de dezembro de 2013

Reino Unido, Estados Unidos e Líbia querem saber detalhes do atentado de Lockerbie

21/12/2013 - 18h05
Da Agência Lusa
Brasília – O Reino Unido, os Estados Unidos e a Líbia emitiram hoje declaração conjunta pelo 25º aniversário do atentado de Lockerbie que matou 270 pessoas. No documento, representantes dos três países disseram: “Queremos que todos os responsáveis por esse ato terrorista extremamente cruel sejam julgados”.
No dia 21 de dezembro de 1988, Boeing 747 da companhia norte-americana Pan Am explodiu 38 minutos depois de decolar do aeroporto londrino de Heathrow, sobre Lockerbie (Escócia). O destino do avião era Nova York. Todos os passageiros - a maioria americanos - e a tripulação morreram, assim como 11 habitantes de Lockerbie.
"Queremos entender por que é que foi cometido", disseram representantes do governo de Londres, Washington e Trípoli através de um comunicado comum. Os três países informaram que vão se empenhar em cooperar “para revelar todos os fatos” desse caso, dar todas as condições aos investigadores britânicos e americanos na Líbia e partilhar toda a informação, documentos e acesso a testemunhas.
No Reino Unido, foram realizadas cerimônias religiosas para lembrar do dia. Em 2003, o regime líbio de Muammar Kadafi reconheceu formalmente a responsabilidade pelo atentado e pagou US$ 2,7 bilhões às famílias das vítimas. O único condenado, Abdel Basset Al Megrahi, morreu em maio de 2012 na Líbia depois de ter sido libertado três anos antes, na Escócia, por motivos de saúde.
Após a queda de Kadhafi, em 2011, o gabinete do procurador escocês pediu formalmente às novas autoridades líbias ajuda na investigação e aos Estados Unidos o acesso aos elementos do caso. Por sua vez, as novas autoridades líbias manifestaram vontade de saber a verdade sobre o ataque. Investigadores americanos e escoceses, desde então, visitam a Líbia. 

Uso das reservas extrativistas divide opiniões de acrianos


Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil
Xapuri (AC) - Vinte e cinco anos depois do assassinato de Chico Mendes, as reservas extrativistas idealizadas por ele são um diferencial de áreas preservadas em meio a desmatamentos e longos pastos para a criação de gado. O modo de vida nesses locais não mudou muito: a simplicidade é a característica mais marcante.
Inspiradas no modelo das terras indígenas, que pertencem a União, as reservas extrativistas têm o objetivo de manter a floresta em pé extraindo dela produtos que possam ser comercializados, como o látex da seringueira, a castanha, o óleo de copaíba, o coco do babaçu e o açaí.
Chico Mendes não chegou a ver o sonho realizado, pois a primeira reserva só foi criada oficialmente em 1990. Com quase 1 milhão de hectares, a Reserva Chico Mendes, em Xapuri, foi a primeira das 12 existentes no Acre.
Nela, todos os dias, no início da manhã, Raimundo Mendes Barros, conhecido como Raimundão e primo de Chico Mendes, percorre as três estradas que possui no Seringal Floresta. Ele risca as 150 seringueiras e deixa os potes colher o leite. No fim da tarde, depois de cuidar da roça e dos animais, volta para recolher o látex.
Raimundão chega a tirar 10 quilos do produto por dia, que vende a quase R$ 8 para uma cooperativa. O destino do látex é a fábrica de preservativos Natex, instalada em Xapuri, que absorve praticamente toda a produção dos seringueiros. Além do látex, tem a castanha. “A castanha começa um preço e aí, na medida em que vão aparecendo outros mercados, vão colocando mais R$ 0,50, R$ 1 e ela vai subindo. Temos a expectativa que ela vá chegar a R$ 25, R$ 30 [a lata com 10 quilos]."
Em palestra no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), em maio de 1988, Chico Mendes explicou como seria o funcionamento das reservas. “Não queremos transformar a Amazônia em um santuário. O que não queremos é a Amazônia devastada”, defendeu na época. Chico Mendes tinha a convicção de que as reservas extrativistas tornariam a região economicamente viável.
“Temos certeza de que, com as reservas extrativistas, a Amazônia, no prazo de dez anos, se transformará em uma das regiões economicamente viáveis tanto para o Brasil como para o mundo porque nós temos muitas riquezas ali escondidas que até hoje não foram comercializadas”, disse aos estudantes da USP.  
Mais de duas décadas após sua morte, as certezas de Chico Mendes dividem opiniões no Acre. A prática do manejo florestal, com a retirada seletiva de árvores adultas, e o modelo adotado pelos sucessivos governos acrianos para explorar a produção extrativista são criticados pelo historiador e professor da Universidade Federal do Acre Gerson Albuquerque. Filho de seringueiros, ele acredita que o legado de Chico Mendes está sendo distorcido.
“A questão não é econômica. A viabilidade é cultural. Eles [os extrativistas] provaram várias vezes que dentro da floresta produzem viabilidade cultural, quer o mercado aceite ou recuse. Agora, a reserva extrativista provou, mais de uma vez, que é viável, desde que o estado não interfira, desde que o estado vá lá dizer o que pode ou não fazer”, ressaltou Gerson Albuquerque.
Ele acrescentou que o governo tente impor aos extrativistas o que deve e o que não deve ser cultivado. “Que o estado não vá lá dizer que se não produzirem a pimenta longa não terá recurso no banco. Se não produzirem pupunha não terão recursos. Se não retirarem a madeira não terão recursos. Quando o estado faz isso, os obriga a fazer concessões e aí buscar viabilidade econômica”, disse.
Já o secretário de Meio Ambiente do Acre, Edgar de Deus, defende o modelo e lembra que o mercado impõe regras e organização na oferta dos produtos, inclusive os retirados da floresta. Segundo ele, apesar do crescimento do rebanho bovino e do manejo florestal, o estado tem reduzido os índices de desmatamento.
“Lógico que quando a gente vai pensar em um processo de desenvolvimento lá para um reserva extrativista [é necessário considerar] que estamos em um mundo capitalista e não socialista, temos regras de mercado e temos que trabalhar nessa perspectiva. Tirar esse povo da miséria secular que ele vem vivendo”, frisou o secretário.
Edgar de Deus ponderou que o modo de vida dos extrativistas é respeitado quando o governo do Acre abre possibilidades de uso de recursos para a produção. “Mas temos que ter uma perspectiva de mercado. Quando se extrai a castanha, se extrai a borracha, produz uma camisinha, você está visualizando uma perspectiva de mercado sem, no entanto, perder o elo principal que é o [o aspecto] cultural dessas populações”, argumentou.
Edição: Marcos Chagas

SP: crianças em extrema pobreza terão prioridade de matrícula em creches


Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Crianças em situação de extrema pobreza terão prioridade de matrícula em creches na cidade de São Paulo a partir de 2014. A decisão publicada este mês no Diário Oficialda cidade vale para crianças até 3 anos de famílias que ganham até R$ 70 por mês, por pessoa, e constam no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social. 
A partir do ano que vem, no município de São Paulo, o atendimento se dará de modo a garantir que, a cada dez crianças chamadas para a matrícula, duas estejam nas condições de extrema pobreza e vulnerabilidade social. Depois disso, as matrículas seguirão a ordem de cadastro.
A decisão foi tomada porque a demanda por vagas é maior do que quantidade ofertada. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, em 2013, 213.867 crianças estavam matriculadas nas creches da cidade. Em 2014, 95 mil novas vagas deverão ser oferecidas. A fila de espera tem hoje 170 mil crianças. Dessas, 4,7 mil estão em situação de extrema pobreza.
A secretaria destaca que a decisão é no sentido de não apenas proporcionar o direito à Educação, mas dar prioridade àqueles que mais necessitam. “[Essas crianças] precisam de mais oportunidades e exigem um cuidado especial por parte do Poder Público. Desse modo, elas terão acesso mais rápido às creches da prefeitura de São Paulo", informa o órgão.
O critério, segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE), não fere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), segundo a qual o ensino é obrigatório dos 4 anos aos 17 anos. A oferta em creche fica a cargo dos municípios, responsáveis também por gerir as vagas.
A presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, diz que priorizar crianças em situação de vulnerabilidade não é novidade, é adotada, por exemplo em municípios como São Bernardo do Campo (SP) e Santo André (SP). A política, segundo ela, tenta garantir um direito que é para todos, “com uma prioridade maior a quem é mais vulnerável, que, às vezes, nem acesso a Justiça tem”. Ela acrescenta que a judicialização é uma preocupação. "Há muitas liminares obrigando as matrículas em creche. Ao mesmo tempo, há fragilidade no investimento.”
O problema das creches não está restrito a São Paulo. Em todo o país, 22,95% das crianças até os 4 anos de idade frequentavam creches em 2011, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Estimativa do Banco Mundial, apresentada em estudo do Movimento Todos pela Educação, mostra que, em 2011, a demanda não atendida chegava a 1,8 milhão de vagas em creches em todo o país.
A diretora-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, diz que o critério de preenchimento de vagas que passará a ser usado pela cidade é positivo. “É um direito que é de todos, mas se não há vagas e tem que começar por algum ponto, que se comece pelas crianças mais pobres, que não têm como arcar com escolas privadas.”

Acidente com ônibus deixa 14 mortos na Rodovia Régis Bittencourt

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Um acidente com um ônibus que seguia de Curitiba para o Rio de Janeiro deixou 14 mortos e 22 feridos, na Rodovia Régis Bittencourt, em São Paulo. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo da Viação Penha transportava 54 passageiros. O ônibus saiu da pista e caiu numa ribanceira de dez metros de altura. O acidente aconteceu na madrugada de hoje (22). As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
O boletim de ocorrência está sendo registrado na Delegacia de Itapecerica da Serra, embora o acidente tenha acontecido no trecho de São Lourenço da Serra. De acordo com a PRF, os feridos foram levados para três hospitais da região: Pronto-Socorro Municipal de Itapecerica da Serra, Hospital Geral de Itapecerica da Serra e Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra.

Especialistas alertam que mania de arrancar cabelo pode virar doença

Na maioria dos casos, as pessoas não percebem que têm o hábito.
Tricotilomania e tricotilofagia podem ser causadas por ansiedade.

Vanessa DuarteG1 Triângulo Mineiro

Pessoas que arrancam e comem cabelo Uberlândia (Foto: G1/G1)Primeiro passo para tratar as doenças é realizar o
diagnóstico (Foto: G1/G1)
“Ela não percebe, mas os outros percebem por você”. É assim que as doenças tricotilomania e tricotilofagia atingem as pessoas que, para controlarem a ansiedade e o nervosismo, arrancam o cabelo e em alguns casos comem os fios. Segundo especialistas, na maioria dos casos não existe consciência do que está sendo feito. Por isso, é necessário realizar um tratamento psicológico.
A tricotilomania, que é o hábito de arrancar o cabelo, e a tricotilofagia, que além de arrancar a pessoa come os fios, podem estar relacionadas a momentos de tensão, situações desagradáveis, ansiedade e até depressão. “O principal sintoma é a ansiedade. A tricotilomania fica mais grave quando ela vira tricotilofagia. Até então o problema era só associado a transtornos psicológicos”, explicou a psicóloga Sirlei Ribeiro Giannini.
O primeiro passo para tratar essas doenças é realizar o diagnóstico. De acordo com Sirlei, o tempo do tratamento depende do grau da doença e no caso de adultos é recomendado o uso de alguns medicamentos que controlam a ansiedade, juntamente com o tratamento psicoterapêutico. “É importante descobrir quais são os hábitos das pessoas, quando acontece isso e depois descobrir alguma forma de distrair as pessoas para elas fazerem outras tarefas”, afirmou.
Ainda segundo a psicóloga, essas doenças podem causar insegurança e desconforto, pois as pessoas sentem vergonha em admitir que arrancam e até comem fios de cabelo. Sirlei Ribeiro disse que o hábito pode ser passageiro, mas também pode causar sérios problemas. “As pesquisas indicam que atingem principalmente as adolescentes. Evitar as doenças é complicado. É preciso estar atento ao comportamento e ao estresse,  saber lidar com situações de ansiedade e não deixar que isso se torne um problema crônico”, alertou.
Uma secretaria de 25 anos, que não quis se identificar, contou que tem tricotilomania há dez anos. Ela começou a perceber o problema com 15 anos e quando passava a maior parte do tempo em casa, assistindo televisão. “É mais por causa do estresse e ansiedade. Minha mãe percebia que tinha muito cabelo na sala e perguntava o motivo e eu falava que era meu e que arranquei sem ver”, declarou.
Segundo a secretaria, ela não sente dor e só percebe que arranca os fios quando o braço começa a doer. Depois de procurar um médico, a jovem fez algumas consultas psicológicas e atualmente conta com a ajuda dos familiares e amigos. “Meu cabelo está crescendo ainda com o tratamento psicológico. Não uso nenhum medicamento. As pessoas que estão ao me redor que ficam me policiando para eu não arrancar cabelo”, informou.
Pessoas que arrancam e comem cabelo Uberlândia (Foto: G1/G1)Em alguns casos é necessário realizar tratamento dermatológico com uso de medicamentos (Foto: G1/G1)













A dermatologista Cíntia Cunha Cardoso informou que, geralmente, os fios arrancadas pelas pessoas que têm tricotilomania ou tricotilofagia nascem novamente. Porém, em alguns casos é necessário realizar um tratamento dermatológico. “O dermatologista vai passar medicamentos para o cabelo crescer mais rápido. Quando a pessoa desconfia que tem um transtorno, ela tem que procurar o dermatologista que vai diagnosticar se é a tricotilomania ou outras doenças que causam a queda de cabelo”, explicou.
De acordo com Cíntia, o cabelo nasce de um a dois centímetros por mês. Um tratamento dermatológico para os pacientes que arrancam os fios pode durar de quatro a seis meses. “Em seis meses conseguimos preencher bastante a área afetada. Existem alguns tipos de laser que ajudam na recuperação dos fios”, disse.
Um fio de cabelo vai enrolando com o outro e forma um bolo"
Silvio Capparelli
Na maioria das vezes, as pessoas arrancam fios de cabelo em apenas uma região do couro cabeludo, o que não leva a calvície precoce. A secretaria que tem tricotilomania, por exemplo, puxa os fios com a mão que mais utiliza. “Eu só arranco de um lado. Eu sou canhota e arranco do lado esquerdo”, contou.
Segundo a dermatologista, as doenças podem atingir crianças quando, por exemplo, os pais estão se divorciando. Ela disse ainda que no caso dos menores é necessário contar com a ajuda dos professores, já que eles podem arrancar e até comer o cabelo na escola. “No adulto ela é mais grave do que na criança, talvez porque o adulto carrega um estresse maior. Na criança ela pode sumir sozinha com o passar dos anos”, afirmou.
As pessoas que têm tricotilofagia, além de realizar tratamento com um psicólogo e um dermatologista, precisam procurar um gastroenterologista, pois a ingestão de fios de cabelo forma um bolo denominado tricobezoar. “Um fio de cabelo vai enrolando com o outro e forma um bolo. Esse tricobezoar impede que a pessoa coma direito, porque o espaço no estômago diminui. A pessoa não consegue comer, mas o apetite continua o mesmo. O cabelo ocupa espaço, por isso ela come menos”, explicou o gastroenterologista Silvio Demetrio Pavan Capparelli.
Em alguns casos, Capparelli explicou que é necessário abrir o estômago parar tirar o bolo de cabelo e em outros o tricobezoar pode ser removido no exame de endoscopia. “Quando a pessoa come muito cabelo ela fica desnutrida e nem sempre tem como tirar o cabelo por endoscopia. Quando forma um bolo muito grande não tem como tirá-lo naturalmente, sem cirurgia”, ressaltou
.

Manchetes dos jornais deste domingo


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Papai Noel da vida real
Jornal de Londrina: O futuro energético vem de cima
Folha de Londrina: Riscos de acidentes com animais peçonhentos aumentam no verão
O Diário (Maringá): Metade dos divórcios se dá em até dez anos
Diário dos Campos: Governo de Marcelo Rangel é aprovado por 58,1% dos ponta-grossenses
Jornal da Manhã: UPA, aeroporto, mercadão e aterro desafiam governo municipal de PG
Tribuna do Interior: Dor e revolta em protesto por assassinato de jovem
O Paraná: Famílias do Oeste poupam R$ 5 mi com Tarifa Social
Diário do Noroeste: Projeto permite apadrinhamento de crianças que moram no abrigo Anjo da Guarda
Umuarama Ilustrado: Carnês de IPTU chegam em janeiro com 6,4% de correção
Tribuna do Norte: Internet ainda é luxo na região
estadaoJornais de outros estados
Globo: Previdência de servidor tem rombo de R$ 78 bi
Folha: Congresso inerte é risco à democracia, diz ministro do STF
Estadão: Dirceu abriu empresa no Panamá no mesmo endereço de hotel
Correio: Brasil tem pior serviço público entre 30 países
Estado de Minas: Vai viajar? Cuidado
Zero Hora: O que ensina a turma 11F