sábado, 12 de outubro de 2013

Ciclone com ventos de 200 km/h atinge a Índia



Da Agência Brasil*
Brasília - O Ciclone Phailin atingiu hoje (12) a costa oriental da Índia com ventos de 200 quilômetros por hora (km/h), segundo os serviços meteorológicos indianos. “O violento Ciclone Phailin começou a tocar a costa, perto da cidade de Goalpur”, disse o diretor-geral dos serviços meteorológicos indianos, Laxman Singh Rathore, em uma conferência de imprensa em Nova Delhi.
Mais cedo, 440 mil pessoas haviam sido retiradas da costa oriental do país devido à previsão de chegada do ciclone. As autoridades indianas preveem que a tempestade passe pelas costas dos estados indianos de Andhra Pradesh e Orissa, na Baía de Bengala. O serviço ferroviário na área foi suspenso, bem como os voos entre Bhubaneswar, capital de Orissa, e Visakhapatnam, em Andhra.
“Deslocamos 28 equipes de 40 pessoas em Orissa e 15 [equipes] em Andhra Pradesh. O ciclone passará sobretudo pelas áreas costeiras”, explicou uma fonte da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres da Índia (NDMA).
Cerca de 300 mil pessoas foram transportadas para lugares seguros na região de Orissa e 64 mil foram retiradas no estado de Andhra Pradesh. O Departamento Meteorológico da Índia prevê fortes chuvas nas próximas 48 horas com ventos que, no início serão, de 80 km/h, podendo alcançar 200 km/h durante a tempestade.
Um dos maiores ciclones da história indiana provocou a morte de cerca de 10 mil pessoas no estado de Orissa em 1999.

Cientistas ingleses descobrem substância que pode levar à cura de doenças como Alzheimer e Parkinson



Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Pesquisadores da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, descobriram a primeira substância química capaz de prevenir a morte do tecido cerebral em casos de doenças que causam degeneração dos neurônios, como Alzheimer, mal de Parkinson e doença de Huntington. Para a descoberta chegar aos pacientes, ainda é necessário que seja desenvolvido um medicamento com a substância.
Nos testes feitos com camundongos em laboratório, cientistas identificaram que a substância pode prevenir a morte das células cerebrais causada por doenças priônicas – que afetam as estruturas cerebrais ou outros tecidos neurais, que podem atingir o sistema nervoso tanto de humanos como de animais. A equipe do Conselho de Pesquisa Médica da Unidade de Toxicologia da universidade priorizou os mecanismos naturais de defesa formados em células cerebrais.
O estudo, publicado na revista científica Science Translational Medicine, aponta que o composto foi originalmente desenvolvido para uma finalidade diferente, mas foi capaz de entrar no cérebro a partir da corrente sanguínea e parar a doença. No entanto, a substância, além de proteger o cérebro, causou a perda de peso nos ratos com diabetes, devido a danos no pâncreas.
Os pesquisadores estudaram camundongos com doença de príon, porque esses ratos atualmente fornecem a melhor representação em animais de doenças neurodegenerativas humanas, em que o acúmulo de proteínas deformadas está relacionado com a morte das células cerebrais.
Segundo o líder da equipe, professor Giovanna Mallucci, o estudo anterior já previa que esse caminho poderia ser um alvo para a proteção das células do cérebro em doenças neurodegenerativas. O tratamento precisa ser aprimorado para ser usado em seres humanos.
"Ainda estamos muito longe de uma droga útil para seres humanos – este composto tem efeitos secundários graves. Mas [é importante] o fato de que nós estabelecemos que esta via pode ser manipulada para proteger contra a perda de células cerebrais. Em primeiro lugar, com ferramentas genéticas, e, agora, com um composto, significa que o desenvolvimento de tratamentos medicamentosos visando a esse caminho para príon e outras doenças neurodegenerativas é uma possibilidade real ", disse Giovanna Mallucci.

Catorze seleções já estão classificadas para a Copa de 2014



Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Depois de mais uma rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, ocorrida nessa sexta-feira (11), mais quatro seleções se classificaram para a competição, que ocorrerá em junho e julho do ano que vem no Brasil. Ao todo, 14 times, incluindo o do país-sede, estão classificados para o Mundial da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que oferece 32 vagas.
Na eliminatória europeia, a Bélgica, a Alemanha e a Suíça venceram jogos ontem e se uniram à Itália e à Holanda, que se classificaram em setembro. Restam à Europa oito vagas, sendo quatro destinadas aos primeiros colocados dos grupos F, G, H e I. Além disso, os oito melhores segundo colocado entre os nove grupos das eliminatórias disputarão a repescagem, de onde sairão mais quatro seleções.
No Grupo F, a Rússia lidera, mas Portugal, com três pontos a menos, ainda tem chances de alcançar a primeira colocação. No G, a Bósnia-Herzegóvina lidera com o mesmo número de pontos da Grécia. No H, a Inglaterra está na primeira colocação, à frente da Ucrânia por apenas um ponto. Já no Grupo I, o líder é a Espanha, três pontos à frente da França.
A última rodada está marcada para a próxima terça-feira (15). As repescagens europeias serão disputadas em jogos eliminatórios de ida e volta, em que os quatro vencedores se classificam. As partidas serão nos dias 15 e 19 de novembro.
Outro classificado ontem foi a Colômbia, que empatou com o Chile em casa e se uniu à Argentina, que se classificou em setembro. Três times ainda disputam as duas vagas restantes da América do Sul: Equador e Chile, com 25 pontos, e Uruguai, com 22. O quinto colocado disputará uma repescagem contra a Jordânia (quinta colocada na Ásia).
Na Confederação de Futebol das Américas do Norte e Central e do Caribe (Concacaf), apenas os Estados Unidos e a Costa Rica, que se classificaram em setembro, estão garantidos para a Copa no Brasil. Honduras venceu o jogo e conquistou 14 pontos. Mas a decisão da terceira vaga ficará para a última rodada, no dia 15, já que o México também venceu e está com 11 pontos.
O quarto colocado disputará uma repescagem contra a Nova Zelândia (vencedora da Oceania).  O Panamá, quinto colocado na Concacaf, com oito pontos, ainda tem chance de se classificar para a repescagem.
A Ásia já tinha definido quatro representantes no mundial. O Japão foi o primeiro a se classificar, no dia 4 de junho. Em 18 de junho, classificaram-se Austrália (que joga pela Ásia), o Irã e a Coreia do Sul. A Jordânia se classificou para a repescagem contra o quinto colocado da América do Sul depois de derrotar o Uzbequistão, em setembro.
Na África, os cinco classificados só serão conhecidos em novembro. Dez times se enfrentarão em jogos eliminatórios de ida e volta. Os cinco vencedores se classificam para a Copa de 2014. Os primeiros jogos serão disputados entre hoje (12) e terça-feira (15).
Hoje Burkina Faso joga contra a Argélia, enquanto Senegal enfrenta a Costa do Marfim. Amanhã (13), os jogos são Etiópia x Nigéria e Tunísia x Camarões. Na terça-feira, jogam Gana e o Egito. Os jogos decisivos serão realizados entre 16 e 19 de novembro.
As duas repescagens intercontinentais (Jordânia contra o quinto colocado da América do Sul e Nova Zelândia contra o quarto colocado da Concacaf) serão disputadas em jogos de ida e volta. O primeiro jogo será realizado nos dias 13 ou 14 de novembro. E o segundo jogo será no dia 20, decidindo as duas últimas vagas do mundial.
Veja os 14 classificados:
País-sede: Brasil
América do Sul: Argentina e Colômbia
Concacaf: Estados Unidos e Costa Rica
Ásia: Japão, Austrália, Irã e Coreia do Sul
Europa: Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha e Suíça

Ziraldo tem alta médica e deixa hospital na Alemanha



O escritor teve alta do hospital em que esteve internado por dois dias, em Frankfurt. Ele passou mal na última quinta-feira (10) e teve de ser internado. Ziraldo foi submetido a um cateterismo após ter sofrido um pequeno infarto.

Dilma faz balanço positivo do país após manifestações



A presidenta fez um balanço dos cinco pactos lançados após as manifes- tações ocorridas em várias cidades do país. Para a presidenta, “o copo está meio cheio, com viés de alta”. “Temos escutado e entendido as vozes das ruas e temos avançado. Para nós, há um resultado importante desse processo de pactuação”.

Dilma venceria Aécio e Campos no 1º turno, segundo Datafolha



Dilma teria 42% das intenções de voto, enquanto Aécio ficaria com 21% e Campos, 15%. Votos em branco, nulo ou nenhum totalizam 16% e outros 7% não sabem em quem votar

agência estado
A presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno se disputasse a eleição presidencial contra o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), segundo pesquisa do instituto Datafolha realizada ontem (11). Dilma teria 42% das intenções de voto, enquanto Aécio ficaria com 21% e Campos, 15%. Votos em branco, nulo ou nenhum totalizam 16% e outros 7% não sabem em quem votar.
A pesquisa é a primeira após a união da ex-senadora Marina Silva com Eduardo Campos. Foram feitas 2.517 entrevistas em 154 municípios, e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Foram testados quatro cenários para a eleição presidencial de 2014, alternando os nomes de Campos e Marina, pelo PSB, e os de Aécio e do ex-governador José Serra, pelo PSDB. De acordo com a pesquisa, publicada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo, nas outras três combinações, Dilma não teria índice suficiente para garantir a reeleição no primeiro turno.
A disputa seria mais acirrada é que inclui Marina e Serra. Nesse cenário, Dilma soma 37% dos votos, Marina, 28%, Serra, 20%, brancos, nulos e nenhum, 10%, e não sabem, 5%. Contra Serra e Campos, Dilma teria 40%, o tucano, 25%, o socialista, 15%, brancos, nulos e nenhum, 15%, e não sabem, 6%. No confronto envolvendo Marina e Aécio, a presidente teria 39%, a ex-senadora 29%, o senador, 17%, brancos, nulos e nenhum, 10%, e não sabem, 5%.
Ainda de acordo com o Datafolha, Dilma venceria todas as simulações de segundo turno. A vitória mais apertada seria contra Marina: 47% a 41%. No enfrentamento com Aécio Neves, a petista ganharia por 54% a 31%. Contra Serra, a presidente seria reeleita por 51% a 33%.
O maior índice de rejeição é ao nome de José Serra: 36% não votariam no ex-governador paulista. Dilma tem rejeição de 27%, Campos, 25%, Aécio, 24% e Marina, 17%.

Documentos ligam desaparecimentos ocorridos no Brasil e na Argentina durante a ditadura militar



Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O desaparecimento de dois estrangeiros e de um brasileiro no Rio de Janeiro, durante o a ditadura militar no Brasil, pode estar ligado ao sumiço de dois brasileiros na Argentina ocorrido poucos meses depois. Documentos mostrando essa ligação foram descobertos pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) e pela historiadora Janaina de Almeida Teles. O material foi apresentado na tarde de hoje (11) em uma audiência pública conjunta com a Comissão Estadual da Verdade de São Paulo, na Assembleia Legislativa paulista.
Em 21 de novembro de 1973, o francês Jean Henri Raya, que morava na Argentina, o brasileiro Caiupy Alves de Castro e o argentino Antonio Luciano Pregoni desapareceram no Rio de Janeiro.
Caiupy era um bancário aposentado e militante comunista que foi preso por um órgão de segurança do Rio de Janeiro na noite do dia 21 de novembro. Jean Henri nasceu na França, mas passou grande parte de sua vida na Argentina. Ele saiu de Buenos Aires com destino ao Brasil, de ônibus, no dia 14 de novembro de 1973, e ficou hospedado em um hotel em Copacabana. Seu paradeiro é desconhecido.
Em abril de 1974, a mulher de Jean Henri, Mabel Bernis, recebeu uma informação de que Henri fora sequestrado pelos órgãos de segurança no Rio de Janeiro, em razão dos frequentes contatos com exilados brasileiros em Buenos Aires. O argentino Antonio Luciano Pregoni fazia parte do Tupamaros, uma organização de guerrilha urbana do Uruguai. Ele teria chegado ao Brasil no mesmo ônibus em que veio Jean Henri.
As apurações da CNV, conduzidas pelo grupo de trabalho Operação Condor, coordenado por Rosa Cardoso, apontaram que os três desaparecimentos ocorridos, acredita-se, no mesmo dia, no Rio de Janeiro, podem estar ligados ao sumiço de Joaquim Pires Cerveira e João Batista Rita, sequestrados em Buenos Aires em dezembro do mesmo ano e vistos pela última vez em janeiro de 1974 no Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) da Rua Barão de Mesquita, na Tijuca.
O principal documento data de 14 de março de 1974 e foi encontrado pela comissão no Arquivo Nacional. No documento, consta que um agente do Centro de Informações do Exterior (Ciex), do Ministério das Relações Exteriores, chamado Alberto Conrado Avegno (que usava o codinome Altair) relata novidades recebidas de um outro informante.
“Esse documento, ou melhor, esse conjunto de documentos encontrados no Arquivo Nacional, confirma o que já tinha chegado ao conhecimento de grupos de direitos humanos do Brasil sobre uma ligação entre o desaparecimento de dois brasileiros sequestrados em Buenos Aires, em dezembro de 1973, e o desaparecimento de três argentinos ocorrido no Rio de Janeiro, ocorrido cerca de dez dias antes”, disse André Saboia Martins, secretário executivo da CNV.
O documento aponta que a argentina Alicia Eguren, poeta, escritora e militante da esquerda peronista, era o elo de ligação entre Joaquim Pires Cerveira, um militar brasileiro cassado em 1964, banido do Brasil em 1970 e exilado na Argentina desde agosto de 1973, e um grupo de jovens militantes de esquerda, entre eles Jean Raya e Antonio Luciano Pregoni. O documento informa ainda que Raya (cujo nome está erroneamente grafado como Juan Rays) viajou ao Brasil em novembro de 1973 para uma ação em conjunto com o grupo de Cerveira. “O major Cerveira era um militante antigo no Brasil e que estava banido porque tinha sido libertado em troca do embaixador alemão em 1970. O Brasil baniu essas 40 pessoas, que foram libertadas [em troca do embaixador], e ele [Cerveira] ficou no exterior, articulando novos grupos políticos, para tentar voltar ao Brasil e derrubar a ditadura”, disse a historiadora Janaina Teles.
Janaina explicou que o grupo de militantes, que saiu da Argentina, veio ao Brasil para tentar organizar um novo agrupamento político, inspirado na guerrilha cubana. “Eles vieram aqui para tentar fazer alguma ação, para sequestrar algum empresário ou figura importante, para conseguir um resgate em dinheiro e, com isso, voltar à Argentina e auxiliar na organização de um novo grupo político”, declarou.
“Aparece muito claro nesses documentos que eles tinham contato já há alguns anos e, pelo menos alguns meses antes desse desaparecimento, os documentos demonstram que esses brasileiros e esses argentinos vinham sendo vigiados pelos órgãos de segurança do Brasil e da Argentina”, completou o secretário executivo da CNV.
Segundo Saboia, esses documentos abrem “caminhos para o esclarecimento de um conjunto grande de casos”. Além disso, destacou, é possível estabelecer de forma mais precisa como ocorreu a aliança entre os órgãos de repressão dos países da América do Sul, tal como a Operação Condor, e o que foi “essa coordenação repressiva internacional”.
De acordo com Carlos Lafforgue, secretário executivo do Arquivo Nacional da Memória da Argentina e ex-militante, a ditadura militar nos países da América do Sul foi responsável pelo desaparecimento de 700 pessoas, ou seja, 700 casos “cruzados” de militantes políticos que desapareceram fora de seus países de origem. “Estamos investigando [cada um desses desaparecimentos cruzados]. E é assim que, a cada vez, conseguimos aprofundar um pouco mais. Mas existem alguns casos que nunca poderão ser investigados porque ‘sumiram’, quer dizer, os assassinos da Argentina, quando viram que era muito trabalhoso cavar e fazer valas, começaram a jogar gente no mar. E para nós foi algo terrível porque aí se perde toda a possibilidade [de se encontrar o corpo]”, disse.
Saboia informou que o grupo de trabalho Operação Condor, da CNV, tem trabalhado atualmente em 17 casos de desaparecidos políticos brasileiros ocorridos na Bolívia, no Chile e na Argentina e oito casos de estrangeiros desaparecidos no Brasil (sendo sete de argentinos e de um francês). “Mas é possível que existam mais casos”, ressaltou.
Para Janaina Teles, os documentos demonstram que a atuação do Brasil foi efetiva nessa relação de cooperação repressiva entre os países. “Nesse caso, por exemplo, a cooperação incluiu o Brasil, Uruguai, Chile e a Argentina. Essa cooperação era mais estreita e complexa do que a historiografia tem dito ultimamente”, disse.
Segundo Rosa Cardoso, a Operação Condor tem muita coisa a ser desvendada. “Isso é realmente um quebra-cabeça. Esse caso, por exemplo, expõe isso claramente. É um caso anterior ao golpe militar na Argentina, quando a Operação Condor não estava ainda legitimada ou criada legalmente. Mas a operação repressiva já existia. A reconstituição [desse caso] é uma tarefa muito complexa porque não se trata só de contar uma história, mas de fazer um inquérito, que ainda não é criminal, mas esperamos que isso se suceda depois da reinterpretação da Lei de Anistia”, declarou. Segundo ela, esse caso pode vir a ser investigado criminalmente pelo Ministério Público.
Para Mabel Raya, viúva de Jean Henri, que vive atualmente em Buenos Aires, a investigação brasileira sobre o caso, em conjunto com a Argentina, é um caminho para punir os responsáveis pelos crimes. “Não há desaparecidos, mas gente que foi assassinada. E é necessário se fazer justiça. Isso é que é importante para nós. Temos que aceitar que eles não vão aparecer, que foram assassinados e que há um culpado. Este é o começo na busca pela verdade e dos culpados”, disse.

Governo altera regra para concessão de seguro-desemprego



O trabalhador que pedir o benefício a partir da segunda vez, em um período de dez anos, terá que fazer curso com o mínimo de 160 horas para recebê-lo. Antes, o curso deveria ser feito a partir do terceiro pedido no prazo de dez anos. A alteração está no Decreto n° 8.118, publicado no Diário Oficial da União. O curso deve ser de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional.

Governo quer a libertação de brasileira presa na Rússia



O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, disse que o governo brasileiro quer a libertação, o mais rápido possível, de Ana Paula Maciel. Ela está presa na cidade de Murmansk, na Rússia, após ter participado de um protesto do grupo Greenpeace contra uma plataforma de petróleo no Ártico.

SP: bancários aceitam proposta de reajuste e encerram greve



Os bancários de São Paulo, Osasco e região decidiram, em assembleia, aceitar a proposta de reajuste salarial oferecida pelos bancos e encerrar a greve iniciada há 23 dias. A decisão vale para os trabalhadores dos bancos particulares, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A volta ao trabalho está programada para segunda-feira (14).

Governo aumenta para 25 anos prazo de arrendamento de portos



O prazo de concessão dos portos de Santos e do Pará poderá ser prorrogado por igual período. Inicialmente, o prazo para o arrendamento variava entre dez e 25 anos, de acordo com a área. Segundo o ministro da Secretaria Especial de Portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira, a mudança foi feita após consulta pública.

Rússia: vigilância sanitária libera compra de carne brasileira



O Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Fitossa- nitária da Rússia liberou a exportação, para o país, da carne bovina de seis frigoríficos brasileiros. O Ministério da Agricultura aguarda o comunicado oficial das autoridades russas para permitir o embarque da mercadoria.

Lewandowski: análise de embargos não passará de cinco sessões



“Como os temas são pontuais, penso que nós teremos um julgamento rápido. Todos já têm, creio eu, uma opinião formada sobre os tópicos”, disse o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao falar sobre o julgamento dos embargos infringentes, recurso concedido a condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Geração de empregos formais cai pela metade de 2011 para 2012



No ano passado, foram registrados cerca de 1,1 milhão de postos de trabalho – tanto em regime de carteira assinada quanto no serviço público. No ano anterior, foram aproximadamente 2,2 milhões. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais 2012, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Ziraldo é submetido a cateterismo na Alemanha



Ele está internado desde ontem,quando passou male teve que ser hospitalizado. Segundo Breno Lerner, representante da Editora Melhoramentos, que publica parte da obra de Ziraldo, o escritor passa bem e a previsão é que seja liberado neste sábado.

Manchetes dos jornais e capas das revistas deste sábado



Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Geração de empregos cai pela metade no país; Paraná só cria menos vagas que SP
Folha de Londrina: Paraná registra 2º maior saldo de empregos formais
O Diário (Maringá): Metade dos postos já foram assaltadas este ano
Diário dos Campos: Eleitores de PG colocam Richa e Dilma como favoritos à reeleição em 2014
Jornal da Manhã: Lago de Olarias receberá recursos de até R$ 30 milhões para conclusão
Tribuna do Interior: Após 22 dias em greve, bancários voltam ao trabalho
O Paraná: Aumento de quase 50% anima produtor de leite
Jornal Hoje: Rejeição familiar deixa 135 crianças na fila da adoção
Diário do Noroeste: Bancos de Paranavaí e região retomam atendimento a partir de segunda-feira
Tribuna de Cianorte: Indústrias investem R$ 8,9 bi
Umuarama Ilustrado: Enfim, vereadores prometem decidir futuro da Apa do Rio Piava
Tribuna do Norte: Araponguense paga maior imposto per capita da região
Jornais de outros estados
Globo: Exército de bandidos: Facção criminosa planejou assassinato de Alckmin
Folha: Contra Aécio e Campos Dilma venceria no 1º turno
Estadão: PCC tenta influenciar STF e planeja matar Alckmin
Correio: Pelo direito da criança a um mundo melhor
Estado de Minas: Fernando Sabino. A falta que ele nos faz
Zero Hora: Os desafios para o metrô da Capital se tornar realidade
Capas de revistas:
CartaCapital: Marina + Eduardo = ? “A candidatura do Eduardo está posta”
Veja: Malala – A menina sem medo
IstoÉ: “Agora é a nossa vez”
revistasÉpoca: Dois contra Dilma

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Pesquisa aponta que 71% dos paranaenses consideram preço do pedágio muito alto





O Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) encomendou uma pesquisa de opinião para ver a aceitação dos paranaenses da taxa de pedágio nas rodovias concessionadas. De acordo com o levantamento, feito pela Paraná Pesquisas entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro, 71% dos usuários consideram o valor do pedágio incompatível com a qualidade das estradas e 15% acreditam que o valor pago é justo. Os índices demonstram que o povo paranaense concorda com uma investigação aprofundada do pedágio, já que desaprova o valor praticado atualmente.
pedagio
(Foto: Reprodução)
Outros dados importantes da pesquisa são os que demonstram que 63% dos entrevistados preferiam que o governo do Estado cuidasse das rodovias, através de valores arrecadados de impostos cobrados. Sobre uma atitude do governo do Estado com relação ao pedágio, 78,3% querem que o governo negocie já um novo modelo de contrato de pedágio no Paraná e 13% acham prudente que o Estado espere o fim da vigência do atual contrato: 2021.
Para o presidente da FIEP, Edson Campagnolo, a pesquisa confirma o que a sociedade tem dito através da CPI DO PEDÁGIO: “o pedágio estabelecido atualmente não interessa a população paranaense”. Para o presidente da CPI do Pedágio, Nelson Luersen, os números não são surpreendentes. “Aonde vamos, aonde caminhamos, para onde deslocamos as audiências públicas, temos percebido o descontentamento geral da sociedade, dos transportadores de cargas, dos caminhoneiros, dos empresários e da sociedade civil. Ninguém concorda em ter tarifas de primeiro mundo, para rodovias que nem ao menos foram duplicadas. Muitas nem contam com acostamentos e terceiras vias. Isso sem falar da falta de passarelas”, destacou Luersen.
As audiências públicas já passaram por Jacarezinho, Paranaguá, Cascavel e Foz do Iguaçu. As próximas serão feitas em Londrina e Maringá, no dia 17 de Outubro.

María de Villota, ex-piloto de F1, é encontrada morta em hotel na Espanha


REUTERS/Sergio Perez/ArquivoREUTERS/Sergio Perez/Arquivo
Piloto participa de evento em outubro de 2012, meses após o acidente que culminou com a perda de um olho

María de Villota, ex-piloto de F1, é encontrada morta em hotel na Espanha

Ex-piloto de testes da categoria havia perdido um olho ao sofrer um grave acidente automobilístico enquanto fazia testes com um carro da escuderia Marussia, em 2012

Gazeta Maringá/Effe
A espanhola María de Villota, que foi piloto de testes da Fórmula 1, foi encontrada morta nesta sexta-feira (11) em um hotel de Sevilha, onde participaria de um ciclo de conferências, informaram fontes policiais que, em princípio, acreditam que a morte foi por causas naturais.
Fontes do serviço de emergências afirmaram que na manhã de hoje receberam um aviso do hotel para prestar socorro a uma mulher jovem.
Uma comissão judicial, agentes policiais de homicídios e da polícia científica foram até o local para investigar o ocorrido.
As equipes de emergência atenderam a piloto, mas não conseguiram reanimá-la.
María de Villota nasceu em Madri no dia 13 de janeiro de 1980. Em julho de 2012, sofreu um grave acidente automobilístico enquanto fazia testes com um carro da escuderia Marussia no aeroporto de Duxford, na Inglaterra. Devido aos graves ferimentos no acidente, María perdeu um olho.
Filha do também ex-piloto de Fórmula 1 Emilio de Villota, María estava em Sevilha para participar de uma conferência para jovens universitários.

Festival do Rio tem saldo positivo, apesar dos problemas causados pelas manifestações, diz diretora



Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A edição deste ano do Festival do Rio teve um saldo positivo, apesar das circunstâncias externas, como as mudanças na programação provocadas pelos confrontos entre manifestantes e a Polícia Militar, nas proximidades do Cine Odeon Petrobras, na Cinelândia, centro do Rio. A avaliação é da diretora de Comunicação e Marketing e integrante do Conselho Diretor do festival, Vilma Lustosa. “A gente teve que transferir sessões do Odeon para outros cinemas, mas o rápido entendimento do exibidor que nos acolheu e o processamento, nos ajudaram a não colocar em questão a programação do festival. Essa é a avaliação dos cineastas que eu ouvi”, disse.
Para Vilma Lustosa, este foi um ano atípico, mas nas outras partes do circuito, o evento foi bem recebido, registrou forte presença de público, teve seminários e debates que contaram com grandes apresentações e número significativo de visitantes. Outro destaque, na opinião dela, foi a inovação com a criação do RioMarket Jovem, que capacitou jovens de comunidades pobres do na área de audiovisual, com palestras e workshops no Armazém da Utopia, sede do festival, na zona portuária da cidade.
“Acho que o festival teve uma edição muito bem-sucedida. Houve turbulências extras que a gente não estava acostumada. A gente não vivia isso no Rio de Janeiro, mas por ele ter uma estrutura solidificada, ter o acolhimento do público, dos cineastas e do audiovisual como um todo, a gente conseguiu, nesta vibração, fazer as mudanças necessárias e ao mesmo tempo ainda sair com um saldo muito positivo”, analisou.
Vilma Lustosa lembrou que o público que não teve condição de assistir a alguns filmes das mostras ainda tem possibilidade de ver produções que serão exibidas na repescagem que começa após o fim do evento. “Isso é uma tradição no festival. A gente pega filmes de destaque e fazer sessões de repescagem durante uma semana, e elas começam amanhã (11). É mais uma chance para o público que não conseguiu ver algum o filme poder ir”, disse.
Para a diretora, a edição de 2013 tem ainda mais um fator positivo, fez a sessão de gala de encerramento ontem (9), com uma superprodução brasileira, o filme Serra Pelada, depois de ter feito a abertura do festival com a grande produção Amazônia-Planeta Verde. “Desta vez nós tivemos a sorte de abrir com Amazônia e encerrar com Serra Pelada, duas superproduções. Acho que Serra Pelada vai ter uma boa carreira, e nós tivemos muita sorte de contar com esse filme, em caráter inédito, na sessão de gala do encerramento [do festival]”, declarou.

Obama diz que teve "boa reunião" com republicanos, mas impasse continua


Da Agência Lusa
Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teve ontem, quinta-feira, “uma boa reunião” com os líderes republicanos da Câmara dos Representantes sobre o aumento do limite da dívida, mas não se pronunciou sobre a proposta da oposição, informou a Casa Branca.
“Depois de uma discussão sobre caminhos possíveis para avançar, não se tomou uma decisão específica. O presidente espera continuar a fazer progressos continuados com membros dos dois partidos”, acrescentou a Presidência norte-americana, em comunicado, ao final de uma reunião com negociadores republicanos.
Os líderes apresentaram um plano para elevar temporariamente, durante seis semanas, a partir de 17 de outubro, o limite da dívida, período durante o qual será negociada a reabertura dos serviços federais e a redução do déficit.

Bancários chegam a acordo com Fenaban e proposta será levada às assembleias



Da Agência Brasil
Brasília - Uma nova proposta, que eleva para 8% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste salarial, foi apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ao Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), na madrugada de hoje (11). A proposta, apresentada após o 22º dia de greve, será levada agora às assembleias para ser votada.
O comando de greve está orientando os sindicatos a promover assembleias até segunda-feira (14) e a aceitar a nova proposta, que inclui ainda reajuste de 8,5% do piso salarial (ganho real de 2,29%) e de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.
As negociações feitas ontem com a Fenaban durararam 16 horas. A compensação dos dias parados será feita de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro, com uma hora extra diária.

Prêmio Nobel da Paz é da Organização para a Proibição de Armas Químicas




Da Agência Brasil*
Brasília - O Prêmio Nobel da Paz foi concedido à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) pelo trabalho na eliminação dessas armas, anunciou hoje (11) o Comitê do Nobel na Noruega. A Opaq é sediada em Haia (Holanda).
Criada em 1977 pelos países países que já participavam da Convenção de Armas Químicas, a Opaq é uma organização internacional independente e trabalha em cooperação com as Nações Unidas. Todos os países participam da organização, com exceção de Angola, da Coreia do Norte, do Egito, da Somália e Síria. O brasileiro José Maurício Bustani foi dirigente da Opaq desde o ano da fundação até 2002.
De acordo com o comunicado oficial, "por meio da atribuição do prêmio, o comitê pretende contribuir para a eliminação das armas químicas" no mundo. "Os recentes acontecimentos na Síria, onde voltaram a ser usadas armas químicas, tornaram evidente a necessidade de aumentar os esforços para eliminar essas armas", afirmou Thorbjorn Jagland, secretário do Comitê do Nobel.
Na nota, a instituição lembra que o desarmamento era uma das principais preocupações do criador do prêmio, o químico e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) e que isso se refletiu na escolha de vários premiados.
Durante a 1ª Guerra Mundial, as armas químicas foram largamente usadas. A Convenção de Genebra de 1925 proibiu o uso, mas não a produção ou o armazenamento desse tipo de armamento. Na 2ª Guerra Mundial, as armas químicas foram a escolha de Adolf Hitler para os campos de extermínio.
Ao longo da história, essas armas têm sido usadas, em diferentes ocasiões, por Estados e terroristas. Em 1992-1993 foi definida uma convenção de proibição que incluiu a produção e o armazenamento. Ela  entrou em vigor em 1997. A Opaq tem, por meio de inspeções, da destruição de armas e de outros meios, procurado implementar a convenção, assinada por 189 países.
A guerra civil na Síria, onde os peritos estimam a existência de cerca de 1 mil toneladas de gás sarin e mostarda e outras armas químicas, veio reforçar a necessidade do trabalho de erradicação dessas armas. O conflito começou há dois anos e meio, depois de um protesto pacífico, reprimido de forma violenta, que se transformou em guerra civil para derrubar o regime de Bashar Al Assad. O conflito já deixou mais de 115 mil mortos e 6 milhões de refugiados, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas.
O Prêmio Nobel da Paz é o único atribuído fora de Estocolmo, de acordo com a decisão de Alfred Nobel, já que na época a Noruega integrava o Reino da Suécia.
A entrega do Nobel é feita em duas cerimônias paralelas no dia 10 de dezembro - uma em Oslo para o da Paz e em Estocolmo para os demais. O dia 10 de dezembro é aniversário da morte do criador do prêmio.

OMS quer eliminar até 2020 termômetros e outros aparelhos que contêm mercúrio


Da Agência Lusa
Genebra – A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez hoje (11) um apelo para a eliminação progressiva até 2020 dos termômetros e aparelhos de medição da tensão que contenham mercúrio, devido aos efeitos graves na saúde pública. Em comunicado divulgado em Genebra, na Suíça, a OMS diz que o apelo é feito em conjunto com a organização Health Care without Harm.
A operação, chamada Cuidados de Saúde sem Mercúrio até 2010, foi lançada para marcar a assinatura da Convenção de Minimatat sobre o Mercúrio nessa quinta-feira.
O mercúrio e os seus diferentes componentes são “uma preocupação para a saúde pública mundial e têm vários efeitos graves”, lembrou a OMS, citando uma série de problemas neurológicos, principalmente nos jovens. O mercúrio pode também ter efeitos nefastos nos rins e no sistema digestivo, acrescentou a organização.
A Convenção de Minimata autoriza a utilização de mercúrio nos termômetros apenas até o ano 2020, embora aceite algumas exceções até 2030, informou a OMS, acrescentando que as consequências do mercúrio para a saúde pública “são tão graves que tornam muito importante respeitar o prazo de 2020 fixado pela convenção”.
“A assinatura da Convenção de Minimata sobre o mercúrio é um grande passo para a proteção definitiva das consequências devastadoras do mercúrio para a saúde”, disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. Segundo ela, o mercúrio é uma das 10 substâncias químicas que mais preocupam em relação à saúde pública. A convenção orienta os países sobre as medidas que devem ser adotadas para eliminar as formas mais nocivas de utilização do produto.
A OMS pretende ainda eliminar progressivamente os desinfetantes e produtos cosméticos que clareiam a pele e que são feitos à base de mercúrio. Além disso, quer elaborar um conjunto de medidas para eliminar a utilização do metal nos tratamentos dentários.
A Convenção de Minamata foi assinada em Kumamoto (Japão) e ficará aberta para adesões até 9 de outubro do próximo ano.

Itamaraty quer solução rápida para o caso da brasileira presa na Rússia


Ana Cristina Campos
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Ministério das Relações Exteriores informou que continuará prestando toda a assistência à bióloga brasileira Ana Paula Maciel, acusada de pirataria depois de ser presa com mais 29 militantes da organização não governamental Greenpeace durante protesto contra a exploração de petróleo no Ártico. Em sua conta no Twitter, o Itamaraty disse que “não medirá esforços para buscar solução rápida para o caso.”
"O Itamaraty e a Embaixada do Brasil em Moscou acompanham o caso da ativista brasileira Ana Paula Maciel desde a sua prisão na Rússia. Como resultado das gestões da diplomacia brasileira, permitiu-se que Ana Paula telefonasse para sua família hoje [ontem, 10] de manhã", informou o ministério.
Ontem (10), a presidenta Dilma Rousseff solicitou ao ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, contato de alto nível (entre as cúpulas governamentais) com a Rússia para encontrar uma solução para o caso da brasileira.
“Determinei ao Ministério das Relações Exteriores que desse toda a assistência à brasileira Ana Paula Maciel, detida na Rússia durante protesto ambiental”, escreveu Dilma, em sua conta no Twitter. “Solicitei ao ministro Figueiredo contato de alto nível com o governo russo para encontrar solução para Ana Paula”, completou.
Ana Paula foi detida em Murmansk, no Norte da Rússia, no dia 18 de setembro. Os ativistas eram tripulantes do navio quebra-gelo Arctic Sunrise e estavam no local para protestar contra a estatal russa Gasprom. Os ativistas foram presos ao tentar escalar a plataforma Prirazlomnaya, que é a primeira em alto-mar na região e, segundo a organização, tem previsão para começar a operar no próximo ano.

Júri condena dois acusados da Chacina de Felisburgo


Da Agência Brasil
Brasília - O fazendeiro Adriano Chafik e Washington Agostinho da Silva foram condenados a 115 anos de prisão e a 97 anos e seis meses de prisão, respectivamente, pelos crimes de homicídio qualificado, lesão corporal, incêndio e formação de quadrilha. Eles respondem pela morte de cinco trabalhadores rurais e por lesões corporais de mais sete integrantes do acampamento Terra Prometida, na Fazenda Nova Alegria, em novembro de 2004, na cidade mineira de Felisburgo. O julgamento começou namanhã de ontem (10).
A sentença foi lida às 2h pelo juiz do 2º Tribunal do Júri da capital, Glauco Eduardo Soares Fernandes, que fixou as penas. Os réus foram absolvidos da acusação de tentativa de homicídio contra cinco das vítimas.
Os réus, porém, poderão recorrer em liberdade. O juiz Glauco Fernandes concedeu o direito, ao considerar que eles estão beneficiados por liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O promotor solicitou o recolhimento dos passaportes dos réus. O pedido será analisado até segunda-feira (14).

O julgamento dos quatro acusados foi desmembrado e o júri de Francisco Rodrigues de Oliveira e de Milton de Souza será no dia 23 de janeiro de 2014. Eles são acusados de homicídio qualificado, tentativa de homicídio e incêndio do acampamento dos sem-terra.

Mercado de trabalho mostra tendência de estabilidade, indica FGV



O Indicador Antecedente de Emprego ficou praticamente estável em setembro (variação de 0,1%), na comparação com o mês anterior. O índice busca antecipar tendências do mercado de trabalho para os próximos meses, com base em entrevistas com consumidores e empresários da indústria e do setor de serviços.

Manchetes dos jornais desta sexta-feira



Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Corte de cargos do governo vai para votação “no escuro”
Bem Paraná: Problema operacional causa falta de gás de cozinha em Curitiba
Jornal Metro: Comissão vai rediscutir arrendamentos no porto
Jornal de Londrina: Táxi passa a ser patrimônio familiar
Folha de Londrina: Falta de estrutura e servidores compromete atendimento de HUs
O Diário (Maringá): Licitação deserta adia serviços no Parque do Ingá
Diário dos Campos: Produção de leite aumenta 8% em Castro
Jornal da Manhã: Prefeitos da região anunciam cortes drásticos das despesas municipais
Tribuna do Interior: Rodovias terão 200 km de calçadas
O Paraná: Ministério Público Federa apura denúncia e Polícia Federal cobra explicações
Gazeta do Paraná: Semana foi de prejuízo para tráfico de drogas
Gazeta do Iguaçu: Foz terá novo shopping na Avenida das Cataratas
Diário do Noroeste: Prefeito e secretário da Saúde pedem mais comprometimento dos servidores
Tribuna de Cianorte: MP quer municípios mais atuantes contra a dengue na região
Umuarama Ilustrado: Greve dos bancários não acaba e comércio entra em desespero
correioTribuna do Norte: Apucarana ganha fábrica de aviões e escola de aviação
Jornais de outros estados
Globo: Contracheque vip: Congresso paga a 1.906 servidores supersalários
Folha: Lula orienta PT a isolar Campos nos Estados
Estadão: Megainvestigação mapeia PCC e 175 são denunciados
Correio: A cartada de Obama à beira do abismo
Valor: Novos controles afetam fornecedor da Petrobras
Estado de Minas: Procurador quer perda de mandato para troca de sigla
Zero Hora: Lagarta representa risco para lavouras no Estado

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

STF decide que aposentados podem ser reenquadrados



Mudança terá como parâmetro os critérios objetivos previstos na Lei estadual 13.666/2002

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, ontem (9), o direito de aposentados e pensionistas do Poder Executivo do Paraná de ser reenquadrados na carreira, tendo como parâmetro os critérios objetivos previstos na Lei estadual 13.666/2002: o tempo de serviço e a titulação, aferidos na data da aposentadoria. Os inativos ficarão excluídos, entretanto, da promoção em função da avaliação de desempenho, terceiro critério objetivo adotado pela mencionada lei para reenquadramento e consequente reajuste dos servidores em atividade.

A decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 606199, com repercussão geral reconhecida, mediante adoção do voto médio, já que cinco ministros – o relator, ministro Teori Zavascki, e os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski – votaram pelo provimento parcial do recurso e o ministro Marco Aurélio pelo desprovimento, ou seja, em decisão também favorável aos servidores. Foram vencidos os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, e Celso de Mello, que davam provimento ao recurso.
O caso
A origem do RE está em demanda de servidores inativos do Paraná que pleiteavam revisão dos benefícios pagos pela Paraná Previdência – Serviço Autônomo e pelo Estado do Paraná, acrescida da cobrança de valores em atraso, ao entendimento de que a Lei estadual 13.666/02, ao instituir quadro próprio de pessoal do Poder Executivo, alterou a denominação do cargo de motorista para agente de apoio, distribuído em 3 classes e 12 níveis salariais. Sustentavam que, com tal alteração, os autores da ação que foram aposentados no mais elevado patamar de suas carreiras, à época, foram reenquadrados em classe inferior da carreira de agente de apoio, e não no nível correspondente ao que ocupavam na época da aposentação.
Decisão de primeira instância julgou o pedido improcedente. Mas o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) deu provimento a apelação para reformar a sentença, decidindo por manter os servidores aposentados no patamar mais elevado da carreira, sob pena de, enquadrando-os em nível inferior ao anteriormente ocupado, violar-se a Constituição Federal (artigo 40, parágrafo 8º). Segundo o TJ, houve prejuízo concreto aos aposentados, na medida em que a alteração na classificação do quadro funcional, por meio da promoção vertical, teve por fim modificar o critério de remuneração, já que somente os servidores em atividade seriam beneficiados. Recursos contra essa decisão foram rejeitados, e o caso acabou na Suprema Corte.
Repercussão geral

Em junho de 2011, o Plenário Virtual do STF reconheceu a existência de repercussão geral da matéria, entendendo que a questão tratada no recurso ultrapassava os interesses subjetivos das partes, por ser relevante sob os pontos de vista econômico, político, social e jurídico.
Na decisão de hoje, o Plenário manteve a jurisprudência firmada em casos anteriores, no sentido de que não há direito adquirido a regime jurídico. Mas decidiu que, em virtude da particularidade da lei paranaense, deveria endossar parcialmente a decisão do TJ-PR.

O reenquadramento pela lei 13.666/2002 teria servido, segundo os servidores, como subterfúgio para não reajustar ou, até, para reduzir os vencimentos de aposentados e pensionistas. Já o governo estadual afirmava que os servidores inativos foram reenquadrados de forma correta, em razão de terem sido obedecidas às regras estabelecidas na nova legislação local.