sábado, 21 de setembro de 2013

Greve: bancários fecham 6.145 agências em todo o País


Notícias

imagem transparente

Os bancários fecharam 6.145 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em todo o País nesta quinta-feira, primeiro dia de greve, segundo informações divulgadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Foram 1.013 unidade paralisadas a mais que no primeiro dia de greve no ano passado.
Os bancários, que têm data-base em setembro, reivindicam 11,93% de reajuste salarial ante uma oferta de 6,1% dos patrões. Eles querem também aumento na participação de lucros e outras melhorias econômicas.
A Federação Nacional de Bancos (Fenaban) não fez uma estimativa sobre a adesão à greve, mas lamentou, por meio de nota, a posição dos sindicatos em paralisar o serviço. "A Fenaban lamenta essa posição dos sindicatos, que causa transtorno à população, e reitera que a maioria das agências e todos os canais alternativos, físicos (autoatendimento, correspondentes) e eletrônicos, vão continuar funcionando normalmente. Os bancos respeitam o direito à greve, entretanto, farão tudo que for necessário e legalmente cabível para garantir o acesso da população e funcionários aos estabelecimentos bancários", informou a nota.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), algumas das operações bancárias, como o pagamento de contas, poderão ser feitas pelos clientes por meio de opções como os caixas eletrônicos, a internet banking, o aplicativo do banco no celular, as operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes bancários, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
São Paulo
Cerca de 18 mil bancários aderiram à greve em São Paulo, segundo balanço divulgado na tarde desta quinta-feira pelo sindicato que representa 142 mil trabalhadores em São Paulo, Osasco e Região. De acordo com os dados, 580 locais de trabalho, sendo nove centros administrativos, fecharam no primeiro dia de paralisação.
A próxima assembleia dos bancários está marcada para segunda-feira, na Quadra dos Bancários, na capital paulista, a partir das 17h. Uma passeata deve ocorrer no dia seguinte, na Avenida Paulista, a partir das 16h.
Rio de Janeiro
De acordo com um levantamento da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), cerca de mil agências, das regiões metropolitana, serrana, dos Lagos, norte e da Baixada Fluminense não abriram hoje.


Fonte: Terra

Mudanças climáticas parecem ter se amenizado em 15 anos, diz agência


imagem transparente

Cientistas prestes a divulgar um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas estão lutando para explicar por que as mudanças climáticas parecem ter diminuído de intensidade nos últimos 15 anos, mesmo com o aumento das emissões de gases de efeito estufa pelos países.
O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), que será realizado entre os dias 23 e 26 em Estocolmo, na Suécia, é o principal guia para os países determinarem a transferências de bilhões de dólares para energia renovável e investimentos em regiões costeiras e na agricultura.
Documentos vazados mostram, segundo a agência de notícias americana Associated Press, que há um desacordo generalizado entre os governos sobre como lidar com essas questões controversas.
Aquecimento x atividade humana – Apesar de o aquecimento global parecer ter amenizado, rascunhos a que a Reuters teve acesso apontam que é pelo menos 95% provável que a atividade humana – liderada pela queima de combustíveis fósseis – seja a principal causa de aquecimento desde os anos 1950.
Isso é mais do que os 90% registrados no último relatório do IPCC, divulgado em 2007, que os 66% de 2001 e os 50% de 1995. Isso reduz cada vez mais os argumentos de uma pequena minoria de cientistas que culpa as variações naturais do clima.
Isso muda o debate para a extensão dos aumentos de temperatura e para os prováveis impactos, desde aqueles quem podem ser gerenciados até os catastróficos. Os governos concordaram em trabalhar em um acordo internacional até o final de 2015 para controlar as emissões crescentes.
“Estamos um pouco mais certos de que a mudança climática… é largamente provocada pelo homem”, disse Reto Knutti, professor no Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique. “Temos menos certeza do que muitos esperariam sobre os impactos locais”.
Também se mostra mais difícil medir como o aquecimento afetaria a natureza, de plantações a cardumes de peixes, já que vai muito além da física, segundo ele. “Não se pode escrever uma equação para uma árvore”, disse.
O relatório do IPCC, o primeiro de três que serão lançados entre 2013 e 2014, enfrentará intensa análise, principalmente depois que o painel admitiu um erro no estudo de 2007, que previu erroneamente que todas as geleiras do Himalaia poderiam derreter até 2035.
A nova pesquisa vai declarar com maior confiança em relação à de 2007 que as crescentes emissões de gases do efeito estufa provocadas pelo homem já significam mais ondas de calor. Mas deve subestimar algumas descobertas de 2007, como a de que atividades humanas contribuíram para mais secas.
Quase 200 governos concordaram em tentar limitar o aquecimento global a 2° C acima da época pré-industrial, visto como um limiar para mudanças perigosas, incluindo mais secas, extinções, enchentes e elevação do mar, que poderia inundar áreas costeiras e ilhas.
O relatório também deve levantar a bandeira sobre um alto risco de que as temperaturas globais aumentem neste século acima desse nível, e dirá que provas do aumento dos níveis do mar agora são “inequívocas”. (Fonte: Globo Natureza)

Procon dá dicas de como pagar as contas com segurança durante a greve


imagem transparente

A partir desta quinta-feira (19), os bancários de todo o País entraram em greve por tempo indefinido. A adesão conta com funcionários tanto de instituições públicas como privadas.
A greve é prevista nas atividades de uma instituição financeira, ou seja, a categoria é respaldada pela lei em momentos como esse. Por isso é importante que o consumidor conheça os direitos e deveres próprios e também da categoria. Mesmo tendo o direito de paralisar as atividades, a instituição é responsável por possíveis prejuízos causados ao consumidor com a paralisação.
No entanto, isso não exime o consumidor de suas obrigações. O R7 procurou a assessora técnica do Procon-SP, Marta Aur, para informar como proceder com segurança nesses casos.
— A greve não afasta a obrigação de quitar os débitos em dia. Mas, as empresas devem fornecer outras formas de pagamento.
Para pagar as contas, as opções são: os caixas de autoatendimento, que vão continuar funcionando, o internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking) e correspondentes bancários como casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
Segundo a assessora técnica do Procon-SP, caso ocorra algum problema que impeça o cidadão de saldar suas contas, ele deve guardar todas as provas que comprovem as tentativas.
— Ir às ouvidorias, documentar os pedidos (enviar e-mail, por exemplo) abrir protocolos e guardar os números são formas de mostrar que ele buscou a instituição. Tendo como provar a intenção, os encargos não serão cobrados porque o consumidor não é responsável pela falha da instituição.
O Procon-SP alerta ainda para o risco de aceitar os pacotes bancários oferecidos durante o período de greve, já que os call-centers, responsáveis pelo oferecimento de serviços, não aderiram à paralisação.
— Isso é uma medida preventiva para todos os momentos, mas é importante reforçar em tempos de greve. O consumidor não deve adquirir nenhum pacote ou serviço bancário que venha a ser oferecido a ele sem estar ciente de todos os detalhes. Ele deve lembrar que os serviços essenciais são gratuitos, não é preciso adquirir nenhum pacote.


Fonte: R7

Embratur: transporte aéreo e preço de hospedagem são desafios para a Copa


imagem transparente

Em audiência, deputados manifestaram preocupação com a falta de profissionais que falam inglês.

Audiência pública sobre os planos e programas de incentivo e descobertas de novos talentos para as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Presidente da CTD, dep. Valadares Filho (PSB-SE)
Valadares Filho quer a redução das tarifas aéreas.
Apesar da avaliação positiva dos turistas que foram aos jogos da Copa das Confederações, em junho, o turismo no Brasil ainda é pouco competitivo, segundo avaliação do presidente da Embratur, Flávio Dino. Ele participou, nesta quarta-feira (18), de audiência pública na Câmara sobre o assunto.
Para Dino, é preciso aumentar a oferta de aviões no País, principalmente para voos regionais, e controlar os preços da hospedagem e da alimentação fora de casa para o êxito da Copa do Mundo de 2014. “Sem avião é impossível fazer a Copa com sucesso e garantir a continuidade do crescimento do turismo. Precisamos também tratar dos preços dos setores de alimentação e de hospedagem porque, por uma série de razões, há uma perigosa tendência cobrarem valores acima da média internacional", declarou.
Ele sugeriu ainda a desoneração tributária nos combustíveis para aviões e informou que a Embratur está fazendo uma parceria com os Procons das cidades-sede do evento esportivo para que façam a fiscalização dos preços cobrados por hotéis e restaurantes.
Balanço
O secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz, apresentou no debate promovido pela Comissão de Turismo e Desporto, pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) realizada com turistas brasileiros e estrangeiros que estiveram nos jogos da Copa das Confederações.
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Audiência Pública para discutir sobre o desempenho do Brasil no que diz respeito ao receptivo e atendimento aos turistas durante a realização da Copa das Confederações. Presidente da EMBRATUR, Flávio Dino
Flávio Dino: hotéis e restaurantes tender a cobrar preços acima da média internacional.
O levantamento aponta que 75,8% dos estrangeiros entrevistados disseram que voltariam para a Copa do Mundo. A maior parte do público também avaliou positivamente os serviços de táxi (88,3%), segurança pública (78,3%), transporte público (72,8%), limpeza pública (71,9%) e sinalização turística (70,2%) nas cidades-sede da Copa das Confederações.
Lummertz defendeu a necessidade de prefeitos, governadores e o próprio governo federal investirem mais em turismo, além da formalização de parcerias público-privadas (PPPs). “Precisamos criar plataformas de investimentos em Belém, Manaus, na costa catarinense, em alguns locais do Rio de Janeiro. Esses lugares podem funcionar como Cancun, Orlando ou Las Vegas, cada um com sua vocação”, exemplificou.
Inglês
Deputados da comissão manifestaram preocupação com a falta de profissionais do setor que falam inglês e com as tarifas cobradas por hotéis e companhias aéreas em voos domésticos. O presidente do colegiado, deputado Valadares Filho (PSB-SE), informou que está negociando formas de reduzir os preços das passagens aéreas com o Ministério da Aviação Civil.
Por sua vez, o deputado Vicente Candido (PT-SP) sugeriu que a sinalização das cidades-sede seja feita também em língua estrangeira, bem como os cardápios dos restaurantes. "Isso já facilitaria a acolhida ao turista estrangeiro", ressaltou.

Manchetes dos jornais e capas das revistas deste sábado



Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Dobra o número de imóveis para alugar em Curitiba
Folha de Londrina: Aeroporto deve ter ILS só em 2019
O Diário (Maringá): Comércio volta a contratar após três meses de retração
Diário dos Campos: Poluição e áreas de risco são agravantes na Vila Margarida
Jornal da Manhã: Multinacionais investirão mais de R$ 600 milhões em logística na região
Tribuna do Interior: Prefeita de Farol vai exonerar 85 cargos comissionados
O Paraná: Dnit garante que duplicação da BR-163 começa em 2014
Jornal Hoje: Geração de empregos formais cresceu 145%
Gazeta do Iguaçu: Reni sanciona lei que prorroga licença a maternidade de servidoras
Diário do Noroeste: Paranavaí terá atendimento ambulatorial para pacientes com câncer pelo SUS
Tribuna de Cianorte: Richa determina reajustes para o magistério na folha de setembro
Umuarama Ilustrado: Penitenciária de Cruzeiro do Oeste tem a primeira fuga
Tribuna do Norte: Richa libera reajuste a professores
Jornais de outros estados
Globo: Royalties de libra: Pré-sal deve dar R$ 6 bi ao Rio em quatro anos
Folha: Órgão médico recua e pede registro para estrangeiros
Estadão: Planalto demite assessor suspeito de integrar quadrilha
Correio: Quadrilha tinha tentáculos até no Planalto
Estado de Minas: Mensalão: MP não pedirá a prisão dos réus
Zero Hora: ANP prevê três consórcios no leilão inicial do pré-sal
Capas de revistas:
CartaCapital: MÍDIA X ESTADO DE DIREITO – Mensalão: o esforço vão dos inventores da opinião pública.
Veja: O STF aceitou dar o benefício de um segundo julgamento aos réus do mensalão. E eles voltaram a rir
IstoÉ: A nova batalha de Joaquim
Época: 800 inovações que mudaram o mundo

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Produtos chineses são mesmo de má qualidade?


imagem transparente

Escândalos sobre produtos chineses de qualidade questionável são comuns. Já houve problemas com leite do bebê envenenado, alimentos para animais contaminados e brinquedos perigosos da China. Dúvidas são levantadas sobre as normas de fabricação no país, que se tornou a fábrica de todos os tipos de produtos para o mundo.
Em defesa da China, era provavelmente inevitável que a produção crescesse tanto, assim como os problemas a ela associados, pelo menos no curto prazo. Da mesma forma, pode-se argumentar que a China está passando pelo mesmo ciclo de qualidade que ocorreu durante o desenvolvimento do Japão do pós-guerra ou na América do Norte durante o estouro de produção no final do século 19, mas em um ambiente com infinitamente mais escrutínio e crítico, dado o acesso à informação e ao conhecimento que temos hoje.
Não precisamos nem comentar que todos, tanto Japão quanto América do Norte aprenderam com seus erros e hoje são sinônimo de qualidade. Mas e a qualidade dos produtos chineses?
O aumento repentino da demanda mundial
O ano é 2001. Um crescente número de empresas ocidentais agora substituem fábricas na Europa e América, com relações de subcontratação na zona industrial emergente em torno de Guangzhou na China. Os problemas normais ao começar um negócio, tais como a obtenção de clientes ou o fornecimento de uma proposta de valor, assim como problemas burocráticos vão acontecendo.
Não só rapidamente, e aparentemente sem esforço, as empresas estrangeiras ficaram encantadas com o que encontraram na China. Fábricas faziam de tudo para agradar. Os preços são os ciclos de produção notoriamente baixos e curtos. Empresários retornaram de suas viagens iniciais para a China surpreendidos pela rapidez como as fábricas tornaram-se proficientes, além de perplexos com o quanto poderia ser feito tão bem, tão rápido, tão barato. O mundo se voltava para a China como fornecedor mundial de produtos. Dada a necessidade de atender à demanda mundial, problemas irão surgir em escala. Lembre-se: a China passava a atender o mundo inteiro.
A queda de qualidade dos produtos chineses
Com o tempo, passa a se trabalhar com um problema de queda de qualidade, já que as fábricas chinesas transformaram o que eram, de fato, os contratos baratos em relacionamentos lucrativos. O ciclo de produção visto se tornava o oposto do modelo teórico de melhoria contínua. Depois de resolver os problemas inicias e fazer produtos que as especificações internacionais pediam, a inovação dentro da fábrica se transformava em redução de custos, muitas vezes de maneiras que variavam de desagradável a perigoso. A embalagem é banalizada, formulações químicas alteradas, as normas sanitárias reduzidas, e assim por diante, uma série de degradações contínua de produtos.
Em mais um esforço para criar uma margem, aos clientes provenientes de países com forte proteção de propriedade intelectual e produtos inovadores são dados preços favoráveis ​​na fabricação, mas apenas porque a fábrica pode vender diretamente cópias baratas para os compradores em outros países onde as patentes e marcas comerciais são ignoradas. É uma espécie de “jeitinho brasileiro”.
Como o mundo se protege de produtos chineses ruins?
A primeira linha de defesa contra produtos comprometidos são os clientes da fábrica, os importadores. No momento em que eles começam a suspeitar da fabricação chinesa dos parceiros e querem descobrir o que pode estar se desdobrando é o momento em que se tornam particularmente ansiosos para encontrar informações. E a maioria deles são exigentes com o que é encontrado. Quando as suspeitas de qualidade se tornam realidade, muitas vezes eles ficam bem infelizes com os resultados, preocupados sobre como resolver algo caro e perturbador, ainda aterrorizados sobre serem cúmplices ao vender um produto perigoso. Isto é particularmente verdade se os problemas poderiam passar despercebido pelos clientes. Melhor, em certa medida, não saber ou fingirem que não sabem nada.
Ciente destas dinâmicas, os varejistas ocidentais usam cada vez mais laboratórios próprios para teste dos produtos chineses. Mas isso, também, é mais uma formalidade do que funcionalidade, já que os testes são pela sua própria natureza mais limitados do que as formas de burlá-los. O processo assemelha-se a busca por melhorias de desempenho utilizados pelos atletas, onde alguns são pegos, mas os mais inteligentes ficam à frente usando produtos que ainda não estão na lista de proibições, fugindo do antidoping.
Produtos chineses são mesmo de má qualidade?
Seria injusto, é claro, ver todas as empresas chinesas nessa luz. Algumas estão ganhando reconhecimento internacional pela qualidade, mas em contraste, por exemplo, no Japão ou na América do Norte, este reconhecimento tem um custo para as próprias empresas, pois é acompanhado por escrutínio impopular, críticas duras e exigências. Principalmente no ramo de roupas, há uma posição muito melhor para contornar controles ambientais e normas de segurança para produtos e trabalhadores.
A maneira óbvia de limpar essa bagunça é através da divulgação ampla, mas por quem? A imprensa chinesa às vezes é reveladora, mas normalmente controlada, como são os jornalistas estrangeiros. Muitos problemas de produção são bem conhecidos nos círculos de fabricação local, mas o “acordo de cavaleiros” é vigente, e não há recompensas na China para denúncias. A maioria das pessoas não sonharia em revelar o que vêem e muitos laboratórios protegem sua reputação por se esconder, ao invés de revelar, o que provam. Como resultado, a principal fonte de descoberta virá da pior maneira possível, por parte dos consumidores que compram produtos chineses, apenas para descobrir-se suas falhas.
E no Brasil?
No Brasil, mesmo produtos importador precisam passar pelos testes do INMETRO. Praticamente todos os produtos tem um tipo de teste padronizado por eles. Além disso, eletroeletrônicos, como exemplo, tem organizações nacionais para seu controle, tais como a Anatel, que aprova ou não celulares, tablets, modems, computadores e outros para a entrada e uso no Brasil. Tais produtos dificilmente tem qualidade ruim, mesmo tendo sido fabricados na China. Afinal, dificilmente você vê alguém falando mal de um iPhone ou um tênis de marca, sendo que ambos provavelmente tem um “Made In China” em suas etiquetas.
O que acontece para no nosso país os produtos chineses ganharem má fama é principalmente pela mania brasileira de produtos pelo menor preço, mesmo que sejam de má qualidade. Já foi assim com os produtos paraguaios, que eram sinônimo de má qualidade, e hoje é assim com os produtos chineses. Mas não os oficiais, mas sim, aqueles que você encontra em lojas e vendedores ambulantes de qualidade questionável.
Logicamente, a tendência dos produtos chineses, mesmo os desconhecidos, é evoluírem. Huawei, uma fabricante de celulares chineses, começou pequena e hoje já tem aparelhos de grande qualidade. Até a Sony e Nintendo fabricam seus famosos videogames lá.
O que acho melhor para terminar este artigo se define em uma pergunta: produtos chineses são realmente ruins ou é você que está comprando só estes produtos mais baratos? Dito isso, pense bem antes de sua próxima compra. Sua “economia” poderá sair caro.
Fonte: Palpite digital
Fonte: Produtos chineses são mesmo de má qualidade?
Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gestão

Horário de verão 2013/2014 começa no dia 20 de outubro


imagem transparente

Início do horário de verão 2013/2014:
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou o início do horário de verão para às 0 horas do dia 20 de outubro de 2013. Neste período, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm de adiantar os seus relógios em uma hora.
O estado da Bahia (que participou do horário de verão em 2012) não fará parte do programa este ano, conforme confirmou o governador baiano, Jaques Wagner.
Início do horário de verão 2013/2014
No dia 16 de fevereiro de 2014, os relógios serão atrasados em uma hora, com o fim do horário de verão.
Como ficam os estados:
Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma em relação ao horário da capital do país:
- 2h: os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília;
- 1h: os estados do Nordeste (inclusive Bahia), Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam com uma hora a menos do que o horário da capital federal;
0h: as regiões Sul e Sudeste, junto com os estados da Bahia e Goiás adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.
 


Fonte: EBC

Associação Paranaense de imprensa: Análise da Conjuntura


API - Associação Paranaense de Imprensa




SUMARIO:
STF reconhece embargos e abre novo julgamento no “Mensalão” =/= Banco Central americano adia retirada de estímulos monetários =/= Congresso mantém veto e prorroga imposto indireto do FGTS =/= Dilma adia visita de Estado aos EUA =/= Alemanha faz eleições legislativas =/= Deputados federais faltam a reunião para definir prioridades =/= Montadora retorna ao Paraná.

1. MENSALÃO: EMBARGOS ACEITOS
Com voto de desempate do ministro Celso de Mello o Supremo Tribunal Federal reconheceu a vigência do recurso chamado de “embargos infringentes”, que permite a revisão de decisão da Corte no caso de réus que tenham tido pelo menos quatro votos favoráveis. Essa decisão reabre o julgamento do processo nº 470 para denunciados como o ex-ministro José Dirceu e outros, transferindo a decisão final para 2014.
2. CONGRESSO MANTÉM VETO DO FGTS
Na área legislativa, o Congresso manteve o veto da presidente Dilma ao projeto que cancelava a multa adicional de 10% sobre a indenização do FGTS nas demissões imotivadas de trabalhadores. Essa decisão prorroga esse imposto indireto que, conforme projeto apresentado pelo Executivo, se destinará a financiar as aplicações subsidiadas do programa “Minha Casa”; mas na ponta das empresas significa um adicional da carga tributária. Mais impostos representam perda de competitividade da economia brasileira em relação aos demais países.
Em Curitiba, neste dia 21, haverá protestos dentro do “Feirão do Imposto” convocado para as 10 horas por várias entidades empresariais.
3. “FED” MANTÉM ESTÍMULOS
Nos Estados Unidos o Banco Central (Fed) decidiu adiar a retirada de estímulos monetários que injetam mensalmente o montante de 85 bilhões de dólares na economia. A decisão foi motivada pela avaliação que as atividades produtivas ainda não mostravam retomada, além da proximidade de mais um embate entre a Administração e o Congresso em torno da ampliação do teto da dívida pública.
Como os Estados Unidos possuem capacidade de emissão de moeda de reserva internacional, a medida – que já injetou três trilhões de dólares no mercado interno – pode se sustentar até o limite da confiança nessa arquitetura financeira insólita, logo copiada por outros emissores como o governo do Japão; mas vedada para países emissores de moeda sem curso internacional como os ditos emergentes (Brasil, Argentina, México).
4. ALEMANHA: ELEIÇÕES DECISIVAS
A Alemanha, considerada locomotiva da Europa, está entrando na fase da realização de eleições parlamentares, importantes porque seu regime político confere ao Parlamento que for escolhido a missão de eleger o Governo. A previsão é de vitoria da coligação conservadora liderada pela chanceler Angela Merkel, responsável pela condução segura do país em meio à turbulência da zona do euro.
Além da base cultural germânica – voltada para o trabalho com determinação – tal resultado é creditado ao modelo político, de voto distrital misto com disciplina partidária (cada eleitor tem direito a dois votos: no candidato de seu distrito de domicilio e numa lista partidária fechada; só elegem parlamentares os partidos que superarem a clausula de desempenho de obtenção de 5% dos votos gerais, etc).
Detalhe: na Alemanha funcionário público é servidor de Estado – seu representante perante a sociedade - e não tem direito de fazer greve...
5. DILMA ADIA VISITA DE ESTADO
Após o mal-estar provocado pela revelação das atividades de monitoramento de dados internos promovida por agencias do governo americano, a presidente da República decidiu adiar a visita de Estado aos Estados Unidos prevista para outro. Nota oficial divulgada por ambos os governos, assinala que a viagem foi adiada, não cancelada. Mas Dilma estará em Nova York na próxima semana – para abrir a assembléia anual das Nações Unidas.
6. DEPUTADOS FEDERAIS FALTAM
Convidados para uma reunião - convocada pelas principais entidades representativas através do Fórum Permanente “Paraná Futuro 10” -, membros da Bancada Federal pelo Paraná faltaram ao encontro, alegando outros compromissos mais urgentes. Foi na última segunda-feira, dia 16: só estiveram presentes o senador Sérgio Souza e (durante todo o evento) os deputados federais André Zacharow, Eduardo Sciarra e o coordenador da Bancada, Marcelo Almeida. Dos 33 senadores e deputados federais pelo Paraná, também passaram pelo recinto os parlamentares Zeca Dirceu, Leopoldo Meyer e Alex Canziani.
A reunião visava definir prioridades junto à União, principalmente investimentos ou licenças federais para obras de infra-estrutura.
7. NOTICIA BOA:
O Paraná, em compensação, ganhou boa notícia: a montadora alemã Audi (associada ao grupo Volkswagen/Porsche) confirmou reinstalação no estado, animada com as perspectivas do mercado brasileiro. O investimento será de 700 milhões de reais, para a produção de modelos como o A-3, que por ter tecnologia de motor turbinado rende mais e economiza combustível.
8. MISCELANEA
Avança a temporada pré-eleitoral para 2014:
- o PSB, liderado pelo governador pernambucano Eduardo Campos, colocou à disposição os cargos que ocupa no governo federal, reforçando intenção de concorrer à presidência da República;
- o senador Aécio Neves estrelou o programa de rádio e televisão do seu partido, o PSDB, visando pavimentar sua candidatura;
- Marina Silva, outra postulante, ainda não conseguiu registrar seu partido, a “Rede de Sustentabilidade”, faltando duas semanas para o prazo fatal.  
9. AGENDA:
- De 24 a 26 de setembro próximo, Semana de Historia aborda os 160 anos de criação do Paraná. Promoção conjunta da Academia Paranaense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico, com apoio do Governo Estadual; inscrições no IHGPR, fone 3224-0683, e-mail ihgpr1900@gmail.com.
- Em outubro, comemoração dos 25 anos da Constituição e dos 190 anos do constitucionalismo no Brasil.

Rafael de Lala,
Presidente da API, pela Coordenação do
Centro de Estudos Brasileiros do Paraná

Partido de Marina tem 20% das assinaturas necessárias para registro, diz Ministério Público Eleitoral



André Richter
Repórter da Agência Brasil
 
Brasília – Em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério Público Eleitoral disse hoje (20) que o partido Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva, tem apenas 20% das assinaturas necessárias para obter registro no tribunal. Para disputar as eleições do ano que vem, o partido precisa ser aprovado pelo TSE até o dia 5 de outubro.
No parecer, o vice-procurador eleitoral, Eugênio Aragão, afirma que a legenda da ex-senadora teve validadas 102 mil das 483 mil assinaturas de apoiadores em todo o país. “O partido cujo registro se pretende ainda não demonstrou o implemento do requisito de caráter nacional’, diz o vice-procurador.
Para obter registro, o partido precisa validar 483 mil assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. Também é exigido que as assinaturas tenham sido colhidas em pelo menos nove estados.
De acordo com a legislação, a Rede Sustentabilidade deve validar as assinaturas restantes até 5 de outubro, um ano antes do primeiro turno das próximas eleições. No entanto, a possiblidade de a ex-senadora ficar sem partido para disputar o pleito do ano que vem não compromete a participação da legenda em eleições futuras, ressalta Aragão.
“A diminuição que eventual e episódica não participação [da Rede Sustentabilidade] representa ao regime democrático constitucional é ínfima – se é que existe – comparada com o dano que causaria o deferimento definitivo para todos pleitos seguintes de registro de partido
sem efetivo âmbito nacional comprovado”, destaca o vice-procurador.
O pedido de registro do partido foi protocolado no dia 26 de agosto no TSE. Segundo Marina Silva, os cartórios eleitorais estão atrasando os procedimentos e anularam assinaturas sem justificativa.

DF sanciona lei que proíbe fabricação e comercialização de armas de brinquedo



Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As empresas do Distrito Federal flagradas fabricando ou comercializando armas de brinquedo poderão ter a licença de funcionamento cassada e ter que pagar multa de até R$ 100 mil. É o que prevê lei sancionada hoje (20) pelo governador Agnelo Queiroz.
Com a nova legislação, que será publicada no Diário Oficial na segunda-feira (23), o Distrito Federal passa a ser o primeiro ente da federação a proibir a fabricação e comercialização de armas de brinquedo.
Além das réplicas das armas de fogo, também passam a ser proibidas na capital do país brinquedos que disparem balas, bolinhas, espumas, luzes a laser, que produzam sons ou projetem qualquer substância que faça associação às armas de fogo.
Para Agnelo, a proibição pode afastar os jovens e adolescente do universo das armas. “Se nossas crianças são educadas na cultura de não violência, quando chegarem à adolescência e forem apresentadas às armas terão todo o conhecimento para evitá-las e isso é um exemplo que queremos levar para todo o Brasil", disse o governador.
A lei sancionada hoje também prevê ações educativas, com a Semana do Desarmamento Infantil, que ocorre em todo o DF, sempre na segunda semana de abril.

PF prende uma das maiores falsárias do Rio



Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Agentes da Polícia Federal no Rio de Janeiro prenderam hoje (20), em casa, na Ilha do Governador, uma das mais procuradas falsárias da capital fluminense, que estava foragida há vários anos da Justiça. A carioca de 33 anos foi presa em razão de mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio. Ela foi condenada a 14 anos, dois meses e 20 dias de reclusão e multa pela prática dos crimes de falsificação de dinheiro e documentos, em regime fechado.
Em dezembro de 2007, ela foi acusada de ter em casa, cédulas de reais falsas, dezenas de carteiras de identidade falsas, espelhos de carteiras de identidade em branco, documentos pessoais de terceiros destinados à falsificação, documentos bancários e pessoais particulares, cartões de crédito e certificados de licenciamento de veículos falsos.
A presa foi recolhida para o Complexo Penitenciário de Bangu, onde ficará à disposição da Justiça Federal.

Ex-companheiros de movimento estudantil lembram luta de Honestino Guimarães pela democracia



Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Durante a cerimônia que concedeu a anistia política ao líder estudantil, Honestino Guimarães, políticos, ex-companheiros de militância e líderes estudantis ressaltaram a personalidade democrática do ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), que desapareceu após ter sido preso por agentes da ditadura militar em outubro de 1973.
"O Honestino era uma liderança que se afirmou muito na política estudantil pela capacidade de tolerância, de ouvir e respeitar o outro. Essas características é que lhe valeram este respeito e a aceitação que ele tinha em todas as correntes políticas", disse o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller.
Speller foi contemporâneo de Honestino no movimento estudantil na Universidade de Brasília (UnB) e chegou a ser preso com ele pela atuação política. "Durante a ditadura, você vai ter uma figura carismática e que pregava o diálogo, que é próprio do regime democrático e chega a ser um contraponto dessas figuras que encontramos hoje e que têm o perfil contrário", disse Speller. "O exemplo de tolerância de Honestino mostra que temos um longo caminho a percorrer na consolidação da democracia", complementou.
"O dia de hoje é para a gente se orgulhar das lutas das gerações passadas que contribuíram para a gente ter um ambiente mais democrático atualmente. O exemplo do Honestino serve para a gente refletir sobre o aprofundamento da democracia no país e para repudiar os restos da ditadura que ainda se encontram, por exemplo, no Congresso", disse a atual presidenta da UNE, Vic Barros.
O desaparecimento de Honestino Guimarães foi o primeiro caso analisado pela Comissão da Verdade da UNE. "É fundamental o resgate da memória e da verdade. É fundamental apresentar ao povo brasileiro os acontecimentos daquela época", disse Vic Barros.
Honestino foi preso no Rio por agentes do Centro de Informações da Marinha (Cenimar), em outubro de 1973, quando desapareceu. Tinha 26 anos. Em junho, a entidade lançou a campanha "Onde está Honestino?" "Nós [estudantes] fazemos parte de uma geração que nasceu em um ambiente democrático e sem repressão, muitas vezes é difícil ter noção exata do que acontecia naquele período", ponderou. 
O ex-reitor da UnB e presidente da Comissão Anísio Teixeira da Memória e Verdade da instituição, Roberto Aguiar, lembrou que após o golpe militar, a universidade passou a sofrer fortes perseguições do regime, o que resultou no afastamento de mais de 200 docentes. Aguiar lembrou que o movimento estudantil liderado por Honestino, quando foi presidente da Federação dos Estudantes da UnB (Feub), buscava resgatar o projeto emancipador concebido para a universidade. "O Honestino e todos os que sofreram a opressão e repressão estão carentes de reconhecimento e de desculpas", disse.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, disse que a melhor maneira de homenagear o ex-estudante de geologia da UnB é continuar a luta democrática e defendeu a realização de uma reforma política com financiamento público das campanhas, para que o Brasil consiga a "anistia do voto". "Precisamos excluir as empresas deste financiamento, pois quem financia vai querer cobrar depois. Precisamos voltar a fazer política com ideias e não com grande recursos de dinheiro", defendeu.
O jornalista Jarbas Silva Marques, amigo de Honestino na UnB, viu o líder estudantil pela última vez no Rio de Janeiro, quando ele vivia na clandestinidade. Marques vai depor na Comissão da Verdade da UnB. Ele lembrou que o amigo era tranquilo e que sempre prezava o diálogo. "Era uma das figuras mais serenas que você encontrava sob aquelas condições de pressão, por isso o gesto de desaparecimento é imperdoável, "disse.
A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) disse que para avançar na democracia é preciso antes fazer o luto da ditadura e que o caso de Honestino serve para fazer esta reflexão. "Precisamos fazer este mergulho na história, quando o Brasil foi arrancado do povo brasileiro e fazer este luto, para identificar os pedaços da ditadura que permanecem hoje no nosso cotidiano", disse.

Ideli Salvatti exonera assessor envolvido na Operação Miqueias



A ministra da Secretaria de Relações Institu- cionais, Ideli Salvatti, exonerou o assessor da Subchefia de Assuntos Federativos Idaílson Vilas Boas Macedo, após notícias de que ele faria parte de esquema de lavagem de dinheiro descoberto pela Polícia Federal por meio da Operação Miqueias. A ministra determinou a abertura de sindicância para apurar as denúncias.

CFM autoriza registro provisório para estrangeiros do Mais Médicos



Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou hoje (20) que orientou os conselhos regionais a conceder os registros provisórios aos estrangeiros do Programa Mais Médicos. Os registros serão emitidos desde que a documentação de cada candidato esteja completa e sem inconsistências.
Em nota, o conselho explicou que a decisão foi tomada após entender que, em resposta à Justiça do Rio Grande do Sul, a Advocacia-Geral da União (AGU) reconheceu a necessidade de fornecer os dados dos profissionais e dos tutores para que os conselhos possam exercer a fiscalização.
O CFM quer que o Ministério da Saúde envie os nomes e locais de trabalho dos estrangeiros para que possa fiscalizar a atuação desses profissionais. De acordo com a nota, os conselhos regionais estabeleceram o prazo de 15 dias, a partir da entrega de cada registro provisório, para que recebam o endereço de trabalho e os nomes dos tutores e supervisores de cada um dos médicos inscritos.
Conselhos regionais de vários estados vinham entrando com ações na Justiça pelo direito de não conceder o registro, mas a AGU já havia obtido ganhos em alguns estados. No último dia 16, a AGU publicou parecer no Diário Oficial da União com o entendimento que os conselhos regionais de medicina não podem negar registro a profissionais que apresentem a documentação do Mais Médicos. 

Honestino Guimarães recebe hoje anistia política post mortem em cerimônia na UnB



Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Honestino Guimarães vai ser declarado hoje (20) anistiado político post mortem, em cerimônia na Universidade de Brasília (UnB), onde ele estudou geologia. Na solenidade, o secretário nacional de Justiça,  Paulo Abrão, lerá o pedido de desculpas oficial do governo brasileiro e declarará Honestino anistiado. Parentes, amigos e ex-companheiros de movimento estudantil de Honestino participam da solenidade, ao lado de professores e alunos da universidade.
"Homenagear Honestino Guimarães é um forma de, emblematicamente, oficializar o pedido de desculpa do Estado a sua família, gesto que o país, até o momento, não havia feito", disse, antes da cerimônia, o secretário Paulo Abrão (foto acima), que preside a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
Para Abrão, o gesto significa também o reconhecimento formal de Honestino como um dos protagonistas da história da resistência à ditadura militar. "Ele simboliza a forma pela qual os estudantes se engajaram contra a ditadura militar, mostrando que a nossa juventude sabe lutar contra a opressão. Ele serve de exemplo para que a juventude continue lutando pelos seus direitos", acrescentou.
Natural de Itaberaí, em Goiás, aos 17 anos, Honestino foi o primeiro colocado no vestibular da UnB para geologia, em 1965. Por seu envolvimento com a política estudantil, foi preso diversas vezes. Em agosto de 1967, preso pela quarta vez, foi eleito presidente da Federação dos Estudantes Universitários de Brasília. Em 26 de setembro de 1968, foi desligado da universidade como punição por ter liderado movimento pela expulsão de um falso professor da UnB, informante da ditadura. Naquele ano, casou-se com Isaura Botelho.
Em 1968, com a edição do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), que suspendeu várias garantias constitucionais, Honestino passou a viver na clandestinidade, com Isaura, em São Paulo. Em 1970, nasceu a filha do casal, Juliana. Quando o então presidente da UNE, Jean Marc van der Weid, foi preso, Honestino assumiu a presidência interina da entidade, permanecendo até 1971. No congresso da UNE naquele ano, foi eleito presidente. Coordenou encontros estudantis e lutou contra o regime militar até ser preso no Rio por agentes do Centro de Informações da Marinha (Ceninar), em outubro de 1973, quando desapareceu, após cinco anos de clandestinidade. Tinha 26 anos.
Juliana disse que a homenagem ao pai emociona, mas ressaltou que isso não basta. "Estamos atrás da verdade. Já se passaram 40 anos, e eu ainda não sei onde está meu pai. Não sabemos o que aconteceu no dia 10 de outubro, quando ele desapareceu. O ato é um pedacinho, temos muita coisa para buscar, [para ir] atrás da memória do que aconteceu. É uma coisa de respeito com ele e com todo mundo [que desapareceu]", desabafou Juliana Guimarães.
Com apenas 3 anos à época do desaparecimento, Juliana quase não conviveu com o pai e espera que as comissões Nacional da Verdade e Anísio Texeira de Memória e Verdade da UnB possam contribuir com a investigação sobre o paradeiro do corpo dele. Até hoje, não se conhece o local, nem as circunstâncias da morte ou mesmo o paradeiro dos restos mortais de Honestino. "As comissões estão aí para que se consigam as respostas. O paradeiro dele a gente ainda não sabe. É preciso descobrir o que aconteceu com todas as pessoas que sumiram e que ninguém dá uma resposta."
Na cerimônia, também estão sendo homenageados professores, funcionários e ex-alunos da UnB perseguidos pelo regime militar por suas posições políticas e pela defesa da democracia. Abrão deve entregar mais de 200 certificados de homenagem e anistia política, com pedido de desculpas oficial, aos parentes dessas pessoas. "Não se trata unicamente de conhecer a história, mas de reconhecer as violações de direitos humanos praticados pelo Estado, de reconhecer o legítimo direito de revolta dos que lutavam contra a ditadura", destacou Abrão.
Segundo o secretário nacional de Justiça, o ato servirá também para lembrar o projeto original da UnB desenhado por Darcy Ribeiro e por Anísio Teixeira. "Estamos resgatando as razões originais da fundação da UnB para que ela possa cumprir um papel democrático dentro da nossa sociedade, com profundo respeito à liberdade, aos direitos humanos e ao espírito crítico, que foi interrompido pela ditadura militar", afirmou.

Lobão: ausência de grandes empresas não vai comprometer sucesso do leilão do pré-sal



Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (20) que a ausência de grandes petroleiras no primeiro leilão do pré-sal, marcado para o dia 21 de outubro, não vai comprometer o sucesso da licitação. Ele convocou uma entrevista à imprensa para esclarecer que o governo está “plenamente convencido do sucesso do leilão”, que está assegurado pelo interesse demonstrado pelas empresas inscritas, entre elas algumas das maiores petroleiras do mundo, segundo ele. 
Ontem (19) a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou a lista com as 11 empresas que pagaram taxa de participação para a o primeiro leilão do pré-sal, referente ao Campo de Libra, na Bacia de Santos. A lista não inclui grandes empresas petrolíferas como Exxon, Chevron, British Petroleum (BP) e British Gas (BG).
Entre as empresas inscritas, três têm capital chinês: Cnooc International Limited (China), China National Petroleum Corporation (CNPC) e Repsol/Sinopec (Hispano-Chinesa). As demais são a Ecopetrol (Colômbia), Mitsui & CO (Japão), ONGC Videsh (Índia), Petrogal (Portugal), Petrobras, Petronas (Malásia), Shell (Anglo-Holandesa) e Total (Francesa). As empresas ainda terão que passar por um processo de habilitação para participar da licitação.
O ministro criticou o pessimismo de analistas em relação ao leilão, por causa da ausência de grandes empresas. Ele também disse que não se justifica a crítica ao fato de algumas das empresas que pretendem participar da licitação serem estatais. “Qual o mal nisso? A Petrobras é considerada estatal e é um orgulho brasileiro e uma grande petroleira nacional e com grande experiência em exploração em águas profundas”, disse.
Lobão esclareceu que, se houver apenas um consórcio apresentando propostas no dia 21 de outubro, o leilão não será comprometido. “Isso não mudaria nada, porque o bônus de assinatura e o mínimo de óleo que deverá ser destinado para a União teria que ser cumprido. Mas acreditamos que haverá mais de um consórcio, dois ou três”, disse o ministro.
A empresa vencedora será a que reverter o maior percentual do petróleo excedente à União. A Petrobras terá participação de no mínimo 30% no consórcio vencedor. A empresa que vencer o leilão terá que pagar um bônus de assinatura à União de R$ 15 bilhões.
Para o ministro, a ausência de empresas americanas na licitação do pré-sal não está relacionada às denúncias de espionagem envolvendo o governo dos Estados Unidos e a Petrobras. “As empresas que deixaram de participar tiveram as suas razões e eu não quero entrar na intimidade delas. As que estão inscritas são grandes empresas, são tranquilizadoras com a sua presença e elas darão sucesso a este que será um dos leilões mais importantes da história no mundo”, disse Lobão.
A área a ser licitada tem cerca de 1,5 mil quilômetros quadrados. O volume de petróleo recuperável deverá oscilar entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris.

Síria entrega primeira lista de armas químicas



Da Agência Lusa
Haia – A Síria entregou um primeiro documento sobre o seu programa de armas químicas, horas antes de terminar o prazo de uma semana estipulado no acordo EUA-Rússia, informou em comunicado a Organização para a Interdição de Armas Químicas (Oiac). Segundo o texto, o secretariado técnico da organização começou a analisar as informações prestadas pelo governo de Bashar Al Assad.
A Oiac adiou uma reunião do seu conselho executivo marcada para domingo (22), na qual seria discutido o desmantelamento do programa de armas químicas sírio. No fim de semana, os chefes das diplomacias dos Estados Unidos e da Rússia deram uma semana à Síria para entregar uma lista das armas químicas, prazo que termina sábado.
O plano russo-norte-americano prevê que as armas e instalações químicas do regime de Assad sejam destruídas até julho de 2014.

Começa leilão para venda de sucata de 17 aviões da Vasp


Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Começou hoje (20), pela internet, o leilão para a venda da sucata de 17 aviões da antiga Viação Aérea São Paulo (Vasp). As propostas poderão ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas até o dia 30, no site do leiloeiro Sérgio Freitas. Neste dia ocorrerá o fechamento do pregão, na Casa de Portugal, em São Paulo.
Serão leiloadas 448 toneladas de sucata, provenientes do desmonte de 16 Boeings e um Airbus A300. O material se encontra nos aeroportos de Guarulhos (quatro aeronaves) e Campinas (uma), no estado de São Paulo; Salvador (três); Brasília (três); Recife e Manaus (dois aviões cada); Galeão e Confins (uma aeronave cada).
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que todos os aviões são considerados sucata. O lance mínimo varia de R$ 12 mil a R$ 42 mil. “Eles têm a forma de um avião, mas não são mais considerados como tal”, disse hoje (20) à Agência Brasil o juiz Daniel Carnio Costa, titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central de São Paulo, responsável pelo processo de falência da Vasp. A avaliação dos bens para o leilão se baseou no custo do material reciclável. As empresas de material reciclável têm sido as maiores compradoras de bens de sucata da Vasp.
O juiz acrescentou que a maioria das aeronaves não foi desmontada. Isso só ocorreu no Aeroporto de Recife, que abrigava dois aviões da antiga companhia aérea. Outros aviões serão leiloados inteiros. Nesse caso se encontra uma aeronave que está no Aeroporto de Confins e apresenta uma característica diferenciada. Trata-se de um Boeing 737-200 PAX, prefixo PP-SMA, avaliado em R$ 18 mil. “É a primeira aeronave do modelo a voar no Brasil. Há um interesse histórico, de preservação da história da aviação nacional e da própria companhia, que foi muito importante para o país”, destacou o juiz.
Para o 727-200 houve manifestação de interesse por parte do Museu da TAM e de uma universidade de Minas Gerais, que pretende aproveitar a sucata para desenvolver um projeto cultural para crianças e adultos. Daniel Costa disse que a Justiça de São Paulo vai levar em consideração a destinação que será dada à aeronave mas, “o fator principal é a competição por preço. Porque todos os valores arrecadados com a sucata e os demais bens da Vasp são revertidos para o pagamento dos credores”.
Agora, terão prioridade no pagamento os trabalhadores que aguardam desde 2008 para receber, pelo menos, parte do que é devido. “Eles são os próximos da lista”. Costa disse que nessa etapa o pagamento é limitado a até 150 salários mínimos para cada trabalhador.
No ano passado, com os leilões efetuados, a 1ª Vara de Falências e Recuperações da Comarca de São Paulo conseguiu pagar a todos os cerca de mil credores extraconcursais, que englobam funcionários e fornecedores que tiveram vínculo com a empresa durante o período em que ela esteve em recuperação judicial, entre 2005 e 2008. As mil famílias receberam cerca de R$ 30 milhões.
A dívida da Vasp é estimada em R$ 5 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão em débitos trabalhistas. O juiz informou que o Aeroporto de Congonhas (SP) foi liberado da sucata de aeronaves da Vasp. Eram 12 aeronaves, das quais uma foi arrematada inteira, no ano passado, por um empresário de Araraquara, que nela montou um restaurante.
Outros leilões estão programados e incluem bens que estavam na sede da companhia, de interesse específico para colecionadores do ramo de aviação civil. “A gente não pode desperdiçar nem uma agulha. Não dá para desperdiçar nada porque, se a gente conseguir, com isso, pagar mais dez ou 20 famílias, já vale a pena. São 20 famílias a mais recebendo o que é devido. Essa é a nossa ideia”.

Longa pernambucano é escolhido para disputar indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro



Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil
 
 
Brasília – O longa-metragem O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, foi o filme brasileiro escolhido para concorrer a uma indicação ao Oscar 2014 de melhor filme estrangeiro. O anúncio foi feito hoje (20) pelo Ministério da Cultura, depois de seleção com 14 filmes nacionais.
O Som ao Redor é o primeiro longa-metragem do cineasta e crítico pernambucano Kleber Mendonça Filho, que dirigiu vários curtas. O filme foi incluído na lista dos dez melhores de 2012 do crítico A. O. Scott, do jornal americano The New York Times e recebeu prêmios em festivais de cinema de mais de 70 países.
O filme narra a reviravolta que ocorre em uma rua de um bairro classe média da zona sul do Recife depois da chegada de uma milícia que oferece segurança aos moradores. A personagem Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. O longa é uma reflexão sobre história, violência e barulho.
“A Comissão Especial de Seleção escolheu aquele que entendeu ser o mais representativo em termos de originalidade e expressão cinematográfica”, disse o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Leopoldo Nunes, integrante da comissão.
“Acho muito simbólico pela regionalidade. É um filme pernambucano, de um ator pernambucano de altíssima qualidade, com uma reputação cinematográfica [internacional] que poucos filmes na história no Brasil tiveram", destacou Nunes, lembrando que a obra recebeu críticas positivas em diversos 70 países. "O filme tem muitos predicados e muitas qualidades. Esses foram os critérios de  desempate e para chegarmos no consenso”, acrescentou Nunes.
Entre os filmes incluídos na seleção para a indicação à Academia Norte-americana de Artes e Ciências Cinematográfica estavam Cine HolliúdyColegasCoresElenaFaroeste CabocloGonzaga de Pai para Filho e Meu Pé de Laranja Lima.
Agora, o filme brasileiro será apresentado à academia norte-americana, que o analisará junto com os indicados por  mais de 70 países. Os cinco finalistas serão conhecidos no dia 16 de janeiro.

Governo revê estimativa de crescimento do PIB para 2,5%



Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil
 
Brasília – O Relatório de Receitas e Despesas do quarto bimestre, divulgado hoje (20) pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, prevê crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas de um país). O documento do terceiro bimestre previa crescimento de 3% para o PIB deste ano.
O relatório bimestral continua trabalhando com inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a 5,7% e taxa de câmbio média a R$ 2,09.
O relatório registra ainda aumento de R$ 4,7 bilhões nas receitas líquidas primárias com relação ao terceiro bimestre, em função da previsão de alta da arrecadação previdenciária, de receitas de concessões, do complemento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e outros.
Do lado das despesas, o documento registra acréscimo igual de R$ 4,7 bilhões. O volume é direcionado à Conta de Desenvolvimento Energético (R$ 1,9 bilhão), abono e seguro-desemprego (R$ 1,5 bilhão), créditos extraordinários (R$ 1,3 bilhão), subsídios (R$ 1 bilhão) e sentenças judiciais relativas a benefícios previdenciários (R$ 612 milhões). Há também cortes no valor de R$ 1,6 bilhão, incluindo redução de R$ 568,2 milhões na complementação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e corte de R$ 543,9 milhões nos gastos com pessoal, sentenças judiciais e anistiados.
O relatório de receitas e despesas é enviado ao Congresso Nacional a cada dois meses. O documento traz uma revisão das receitas e despesas previstas na Lei Orçamentária do exercício, prevendo novos cortes ou autorizando novas liberações nas despesas discricionárias.

Criação de empregos no país tem crescimento de 26,46% em agosto



Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Foram criados 127,6 mil postos de trabalho com carteira assinada em agosto deste ano, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado hoje (20) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Esse saldo representou uma melhora em relação a julho, quando foram registrados os piores índices para o mês desde 2003. Com relação a agosto de 2012, quando foram criados 100,9 mil postos, a performance representa crescimento de 26,46%.
O balanço de agosto foi resultado de 1.845.915 admissões e 1.718.267 demissões. No acumulado do ano, nos oito primeiros meses, foram gerados mais de 1 milhão de postos com carteira assinada.
De acordo com os dados do MTE, os setores com os melhores desempenhos em agosto foram serviços (com geração de 64,2 mil empregos), comércio (50 mil) e indústria de transformação (11,3 mil). Os setores com o desempenho mais fraco no mesmo período foram agricultura (-12 mil) e serviços industriais de utilidade pública (-448).
Segundo o ministério, o fechamento de postos na agricultura ocorreu devido a motivos sazonais, especialmente relacionados ao cultivo de café e de sementes em Minas Gerais, São Paulo e Goiás.
Regionalmente, o Sudeste registrou a maior quantidade de empregos gerados em agosto (com 51,1 mil), seguido pelo Nordeste (33,1 mil); pelo Sul (27,8 mil), pelo Centro-Oeste (9,2 mil) e pelo Norte (6,2 mil). Os estados com os melhores desempenhos foram São Paulo (39,5 mil), Paraná (12,2 mil) e Rio de Janeiro (10,1 mil). Os piores foram Minas Gerais (-1,7 mil) e Acre (-47).