sábado, 24 de agosto de 2013

EBC e emissora pública alemã estudam parceria de conteúdo


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a emissora pública alemã de TV e rádio, Deutsche Welle, estudam firmar uma parceria para troca de experiências, com a possibilidade de troca de conteúdos. Na tarde de ontem, o ministro da Cultura da Alemanha, Bernd Neumann, reuniu-se com o presidente da EBC, Nelson Breve. O ministro comprometeu-se a levar as discussões para o novo diretor da Deutsche Welle, que assume em setembro. Segundo ele, as conversas do ministério com a emissora alemã devem ocorrer até o início de 2014.
ABr220813MCA 8133Nelson Breve [esq.] e Bernd Neumann negociam parceria (Imagem: ABr)A Deutsche Welle oferece conteúdo em 30 idiomas, entre eles o português, nas plataformas de rádio, TV e internet. As conversas sobre uma parceria entre as empresas vêm ocorrendo há alguns anos, mas foram interrompidas por motivos internos de ambos os lados. Nesta quinta-feira, foram retomadas.
Na reunião, Breve e Neumann falaram sobre a comunicação pública em ambos os países e de que forma uma troca de experiências poderia beneficiar tanto a Alemanha quanto o Brasil. "Constatamos em conjunto que as conversas sobre uma cooperação mais estreita entre a Deutsche Welle e a EBC devem ser retomadas e há a possibilidade de aprendermos um com o outro, transmitir conhecimento e, com certeza, há a possibilidade de trocarmos conteúdos", disse Neumann.
O ministro disse também que a Alemanha tem muito interesse no Brasil. "A América é muito mais do que os Estados Unidos. A América Latina está em fase de ascensão e o Brasil, como o maior país da América do Sul, merece toda a nossa atenção".
Neumann está no Brasil devido às atividades do ano Alemanha + Brasil 2013-2014, lançado em maio. O objetivo é fortalecer as relações entre os países, por meio de diversas atividades. A programação abrange várias áreas, entre elas cultura, política, sociedade, ciência, economia e esporte. A programação vai até maio de 2014 em várias cidades brasileiras e alemãs.
Edição: Fábio Massalli

Proposta que regulamenta meios de comunicação é lançada na Câmara


     
A proposta de projeto de lei (PL) que regulamenta o funcionamento de meios de comunicação, conhecida como Lei da Mídia Democrática, foi lançada na sexta-feira, na Câmara dos Deputados pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). O texto, proposto por meio de iniciativa popular, terá de reunir cerca de 1,3 milhão de assinaturas para ser validado e tramitar no Congresso. Os nomes já começaram a ser colhidos.
De acordo com a proposta, caso chegue a entrar em vigor, fica proibida a concessão de meios de comunicação a pessoas com cargo eletivo – como deputados e senadores – e a grupos ligados a igrejas. Também é vedada a manutenção de mais de cinco canais de comunicação a uma mesma empresa.
O objetivo da medida é regulamentar artigos da Constituição que versam sobre comunicação. Caso o texto proposto seja aprovado, as novas normas valem para atuação de meios de comunicação social, não produzidos por usuários, em diversos meios – rádio e TV abertas, rádio e TV digitais e webTV.
Para a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), a proposta de iniciativa popular é o resultado de um amplo debate ao longo dos anos. “Esse PL vêm de encontro à legitimidade e à representatividade das forças mais comprometidas com uma reforma estrutural importante, que é a reforma dos meios de comunicação”, explicou a deputada. Para ela, o debate que será lançado à sociedade será o resultado mais importante da medida.
Além das limitações às concessões, a proposta proíbe o aluguel de espaços da grade de programação – o que ocorre com frequência, atualmente – e a transferência de licença.
O texto também regulamenta o que são os três sistemas de comunicação estabelecidos pela Constituição: o privado, o público e o estatal. O privado é o sistema de propriedade privada de natureza institucional e formato de gestão restritos; o público, que tem caráter público ou associativo, gerido de forma participativa, com a possibilidade de acesso dos cidadãos e estruturas submetidas a regras democráticas; e o estatal – responsável por transmitir os atos dos Três Poderes e de instituições vinculadas ao Estado.
Em relação ao conteúdo, a proposta propõe o controle dos conteúdos veiculados, por meio da participação popular em audiências públicas, do fomento à cultura e à diversidade e da criação do Conselho Nacional de Políticas de Comunicação (CNPC).
Esse conselho seria formado por representantes do Executivo, do Legislativo, do Ministério Público, de prestadores de serviço de comunicação eletrônica, de entidades de trabalhadores, da comunidade acadêmica, de instituições científicas, de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais.
Para a proposta virar projeto, devem ser reunidas assinaturas de 1% do eleitorado nacional, com o mínimo de 0,3% dos eleitores de cinco unidades da Federação. Dessa forma, por meio da iniciativa popular, o cidadão dá o seu aval ao projeto em questão, expressando diretamente a sua vontade, por meio da validação da assinatura com os respectivos números de título de eleitor, zonas e seções eleitorais. O texto está disponível, na íntegra, na página da campanha de coleta de assinaturas na internet.
“Regular não é censurar, é dar mais liberdade”, disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), sobre críticas de que a proposta é uma tentativa de censurar os meios de comunicação. “A concentração de mídia no país mostra que a dominação de classe é enorme. Criar o instrumental necessário para democratizar a comunicação é vital”, completou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).
0-movimentoA senadora Jandira Feghali e a deputada Luiza Erundina participaram do evento de lançamento
(Imagem: Antonio Cruz/ABr)

Manifestação contra a Veja tem exemplares da revista queimados, bombas de efeito moral e prisão


     
A sede da Editora Abril em São Paulo foi alvo do protesto realizado na noite dessa sexta-feira, 22. Manifestantes jogaram pedras contra o prédio da empresa. Durante o ato, alguns dos participantes queimaram exemplares da Veja e, de acordo com a Mídia Ninja, gritavam que a revista de maior circulação do grupo "manipula" informações.
Quando o grupo que se autodenomina Black Bloc chegou em frente à editora, localizada no distrito de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, e começou a depredar o prédio, a Polícia Militar agiu com uso de bombas de efeito moral. Segundo matéria da Agência Brasil assinada por Daniel Mello, policiais também foram alvos das pedras arremessadas por manifestantes.
O protesto contra a Veja foi motivado pela matéria que rendeu a capa da última edição da revista, que define o Black Bloc como "o bando dos caras tapadas" composto por pessoas que "saem às ruas para quebrar tudo". Na manifestação contra o veículo de comunicação, cinco agências bancárias foram depredadas, ocasionando a prisão de uma pessoa, que não teve a identidade divulgada, conforme noticiou o R7 em texto de Fernando Mellis.
 00-veja-queimada-protestoIntegrantes do Black Bloc queimam exemplar da Veja (Imagem: Mídia Ninja)
00-veja-exemplares-policia
Grupo não ficou satisfeito em queimar apenas uma revista (Imagem: Gabriela Batista/Mídia Ninja)
0-revista-veja-black-bloc
Manifestantes criticaram a forma com a qual a Veja definiu o Black Bloc (Imagem: Divulgação/Veja)

CONVITE: Seminário “34 anos da Lei de Anistia – Momento de Reflexão”


Convidamos a participar da Abertura do Seminário “34 anos da Lei de Anistia – Momento de Reflexão”, a realizar-se no dia 28 de agosto, às 10 horas, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
O Seminário é uma promoção conjunta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, da sua Subcomissão da Memória, Verdade e Justiça e da Comissão Especial – Leis de Anistia da Câmara dos Deputados
Contando com sua preciosa colaboração, encaminho anexa, para conhecimento de Vossa Excelência, a programação do Seminário.

Atenciosamente,

Senadora Ana Rita
Presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Deputado Chico Lopes

Presidente da Comissão Especial – Leis de Anistia da Câmara dos Deputados

SEMINÁRIO – 34 anos da Lei de Anistia – Momento de Reflexão
- Rememoração das Leis de Anistia e discussão sobre a interpretação autêntica do disposto no §1º do art. 1º da lei nº 6.683 de 28 de agosto de 1979 -

DATA: 28 DE AGOSTO DE 2013
LOCAL: Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

PROGRAMAÇÃO:

10 horas – Abertura

Mesa de Abertura:
¬ Senador Renan Calheiros – Presidente do Senado Federal
¬ Deputado Henrique Eduardo Alves – Presidente da Câmara dos Deputados
¬ José Eduardo Cardozo – Ministro da Justiça
¬ Maria do Rosário – Ministra-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
¬ Senadora Ana Rita – Presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal
¬ Senador João Capiberibe – Presidente da Subcomissão Memória, Verdade e Justiça da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa;
¬ Deputada Luiza Erundina – Autora do PL 573/2011 (que dá interpretação autêntica ao §1º do art. 1º da lei 6.683/79)
¬ Deputado Chico Lopes – Presidente da Comissão Especial – Leis de Anistia da Câmara dos Deputados
¬ Rosa Maria Cardoso da Cunha – Coordenadora da Comissão Nacional da Verdade
¬ José Wilson da Silva – Representante das Entidades de Anistiados e Anistiandos

11:30 horas - Primeira Mesa de Expositores

Tema: Nova Lei de Anistia – Um Imperativo de Justiça
Coordenação: Senadora Ana Rita e Senador João Capiberibe
Expositores:
¬ Jair Krischke – Presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.
¬ Paulo Sergio Pinheiro – Membro da Comissão Nacional da Memória e Verdade
¬ Marcus Vinicius Furtado - Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil
¬ Aurélio Rios – Procurador Federal da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão
¬ Deputada Federal Luiza Erundina

13:00 horas – Almoço
14:30 horas - Segunda Mesa de Expositores

Tema: Rememoração das Leis de Anistia
Coordenação:Deputado Arnaldo Faria de Sá e Deputado Chico Lopes
Expositores:
¬ Gilberto Carvalho – Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República
¬ Paulo Abrão – Presidente da Comissão de Anistia do Ministério Público
¬ Deputado Arnaldo Faria de Sá – Relator da Comissão Especial – Leis de Anistia da Câmara dos Deputados
¬ José Wilson da Silva – Representante dos Militares Cassados
¬ Abelardo Rosa dos Santos – Representante dos Petroleiros Cassados
¬ Américo Astuto – Representante dos Metalúrgicos Cassados
¬ Cristhian Barros – Representante dos Servidores dos Correios Cassados
¬ Alexandrina Cristein – Representante dos Servidores do Setor Privado

16:00 horas – Debates

17:00 horas - Encerramento

Vem aí: A 5ª edição do Barra Sustentável – Fazendo Acontecer


Notícias

imagem transparente

Barra Sustentavel 2013
Esta edição chama atenção para o crescimento sustentável da Zona Oeste. Na ocasião estarão presentes para palestrar: Lourdes Zunino e Gisela Santana, diretoras do Instituto Inverde, Marcos Sant’Anna, presidente do Instituto Terrazul, Paulo Senra, Gerente de Estratégia e Sustentabilidade da Light, o deputado Sirkis, que vai falar sobre como a população pode se defender, sistemas de governança efetivos para mitigar os problemas da região ligados a questões socioambientais,Tiago Mohamed, subprefeito da Barra da Tjuca e Jacarepaguá, entre outros.

image001
Em sua 5ª edição, o projeto  Barra Sustentável, vai apresentar projetos realizados por condomínios e instituições como modelos inspiradores para a região.



O evento terá início às 14h no Salão Atlântico do Hotel Sheraton Barra e o término está previsto para às 18h com um coquetel.
 

Barra Sustentável
Projeto que reúne lideranças comunitárias, empresariais, poder público e organizações de ensino em prol da qualidade de vida e crescimento sustentável da Barra da Tijuca e arredores. Criado em 2009, está na sua 4a. edição, com um calendário variado de eventos. Em 2012 irá construir o Pacto Local junto com as associações comunitárias.

Você ainda pode se inscrever, as inscrições são grátis:
Clique aqui  
 


Fonte: AIB News

Vaja Mais Melhor Idade será relançado em setembro, com descontos e condições especiais de parcelamento


imagem transparente

Campanha do Ministério do Turismo para o programa Viaja Mais Melhor Idade, em 2010

Os idosos com vontade de passear pelo Brasil podem ganhar um estímulo. O Viaja Mais Melhor Idade (VMMI), do Ministério do Turismo, será relançado no mês que vem, na Feira das Américas, em São Paulo. O programa oferece pacotes de viagens, passagens e hospedagem para destinos nacionais com desconto para aposentados ou pensionistas que tenham mais de 60 anos.

Uma das apostas no relançamento é a oferta de condições especiais de pagamento. O objetivo da iniciativa é oferecer taxas de juros inferiores a 1% ao mês e parcelamentos em até 48 vezes. Além disso, a proposta do governo é que os abatimentos cheguem a 20%. No entanto, os detalhes do funcionamento do VMMI ainda estão sendo acertados.

Para as empresas interessadas em participar, é preciso ter cadastro regular no Cadastur e oferecer benefícios exclusivos para o programa. Os parceiros terão acesso a linhas de crédito voltadas para o setor, como o Fungetur, da Caixa, e o BNDES ProCopa.

O VMMI funcionou entre 2007 e 2010, mas está inativo desde então. A soma de pacotes vendidos no período chegou a 210 mil. Na primeira edição, a comercialização se restringia a pacotes fechados e hospedagem.


Fonte: Extra - Online

Associação Paranaense de Imprensa: boletim informativo


1. NOTICIA BOA
- DO PARANÁ: O Ibama liberou a construção do novo portal marítimo paranaense, em Pontal do Sul, na dependência da licença ambiental estadual para a melhoria do acesso à área (construção de uma nova rodovia ou alargamento da atual estrada de ligação, a PR-412). Pontal terá inicialmente um terminal para operação de contêineres e se beneficia da profundidade do mar costeiro (20 metros), o que permite o carregamento de navios de grande escala, os chamados cargueiros transoceânicos. 
2. VETOS MANTIDOS
OS FATOS
O Governo Federal conseguiu manter os vetos sob exame do Congresso na sessão desta quarta-feira, envolvendo assuntos polêmicos e que causavam divisão na base de apoio. O mais importante, sob o ângulo federativo, era o que restringe à parcela da União a desoneração de tributos promovida pelo governo, assegurando os montantes correspondentes a estados e municípios. Também foram mantidos vetos ao projeto de lei do “ato médico”, ao que fixou desoneração da cesta básica e ao relativo a bolsas para os regimes educacionais do Prouni e Pronatec (MP 606).  
ANÁLISE (I)
A vitória governista foi comemorada porque nas últimas semanas, sob o impacto da queda de popularidade da presidente Dilma, diversas lideranças da bancada de apoio estavam manifestando distanciamento do Palácio do Planalto. Segundo a manifesta Ideli Salvatti, da pasta de relacionamento com o Congresso, a presidente ficou “muito satisfeita” com o resultado das votações, fruto de “um processo de muita articulação entre os Poderes”. A primeira vitória do governo foi a retirada de pauta dos “vetos bomba” – sobretudo o que anulou a derrubada da multa adicional de 10% do FGTS devido por empregadores na despedida de pessoal sem justa causa.  
ANÁLISE (II)
Na retirada dos impactos das desonerações federais nos repasses fixados pelos Fundos de Participação constitucionais de estados e municípios ficou nítida a inadequação do Senado aos princípios federativos do modelo republicano. Segundo consta do noticiário, vários senadores se rebelaram contra a conduta do presidente da Câmara – que parecia liderar o processo de rejeição do veto – e por isso se alinharam com o governo. Resultado: por falta de três votos (a maioria seriam 41 membros, votaram pela derrubada, 38) a matéria foi mantida. A propósito, na Alemanha não existe Senado: a segunda câmara parlamentar é formada por representantes diretos dos estados (laenders) que analisam cuidadosamente qualquer proposta com repercussão nas suas respectivas regiões – sem o que perdem o mandato.
3. PEDRAS NO CAMINHO
OS FATOS
Por outro lado, enquanto o Planalto festeja a melhoria nos índices de aceitação da presidente Dilma nas pesquisas de opinião, os concorrentes que se apresentam como alternativa ao ciclo petista amargam dificuldades:
Eduardo Campos assiste à multiplicação de denuncias sobre sua gestão em Pernambuco, a ex-ministra Marina Silva é bombardeada com ressalvas da Justiça Eleitoral para a validação das assinaturas de apoio à criação de seu partido “Rede” e o senador Aécio Neves vai tropeçando em cascas de banana lançadas pelo seu adversário interno do PSDB, o ex-candidato José Serra. Tudo a assinalar um cenário ainda nebuloso para a sucessão. 
ANÁLISE
Na seara do PSDB primeiro o ex-candidato Serra reclamou a realização de eleições primárias internas – prévias – para se acomodar à legenda partidária, deixando transparecer os inúmeros contatos com outros partidos para deixar o ninho dos “tucanos” e surgir como candidato alternativo. Aécio Neves, seu concorrente interno, aceitou o jogo das prévias – rejeitando as posições de caciques da legenda para os quais disputas internas preliminares acabariam criando turbulência desfavorável para a partida principal: a disputa das eleições propriamente ditas em 2014. Agora Serra vem com outra exigência: quer condições de igualdade para disputar, como condição prévia da prévia para entrar no jogo. A prenunciar uma briga de caciques que, no passado, já foi responsável por muita derrota.
4. NA ECONOMIA, CAUTELA
OS FATOS
A inflação cedeu no segundo trimestre, com a entrada do grosso da safra de alimentos e uma retração no consumo das famílias. Também o emprego se mantém estável, ao redor de 5,5% da população economicamente ativa, sustentado pelo setor de serviços e o vigor do agronegócio. Porém as flutuações do câmbio, com a cotação do dólar mudando de patamar para a faixa de 2,30 reais, ameaça injetar nova turbulência no cenário nacional. O Banco Central tentou conter a valorização da moeda americana com operações financeiras, de venda de contratos de dólar futuro, mas o mercado reclama a injeção de dinheiro em espécie – o que é possível devido ao elevado nível de reservas internacionais mantido pelo Brasil.
ANÁLISE
O problema é que os Estados Unidos ainda não se definiram quanto à retirada dos estímulos monetários que embasaram a recuperação de sua economia após a crise de 2008: mensalmente são injetados 85 bilhões de dólares no sistema econômico e o Banco Central dá sinais de que pode retirar tal apoio sistêmico, à medida que os indicadores de recuperação forem se consolidando. Mesmo antes de a medida ser executada os mercados mundiais de finanças passaram a enfrentar dificuldades, com os dólares retornando para casa e deixando balanços de pagamento em aberto para países com déficit externo elevado e com poucas reservas. Não é o caso do Brasil, porém o novo “tsunami” nos ameaça, agora com força.
MISCELANEA
A instabilidade política do Oriente Médio persistiu na semana, com o recrudescimento da guerra civil da Síria – onde surgiram denuncias de uso de armas quimicas pelas forças governistas – e da crise política do Egito, onde o vice-premier Moamed El Baradei renunciou após a sangrenta repressão aos fundamentais islâmicos por parte do novo governo apoiado pelos militares =/= No Reino Unido a detenção de um brasileiro vinculado ao caso da denuncia de espionagem internacional causou mal-estar na imprensa mundial e estremecimento nas relações com o Brasil.
MISCELANEA (II)
Uma liminar do Supremo Tribunal Federal, assinada pelo ministro Roberto Barroso, liberou o Governo do Paraná da obrigação de comprovar aplicações estaduais na área de saúde. Ainda pendente de outras comprovações de regularidade junto ao Tesouro Nacional, a medida pode injetar mais de R$ 1,8 bilhões no estado para obras e projetos prioritários.
MISCELANEA (III)
A ministra da Cultura, Martha Suplicy, chama atenção para o “recall” positivo que o Brasil terá com a realização da Copa de 2014. Mas em Curitiba a visita de uma delegação da FIFA dá a dimensão da polêmica representada pela realização dos Jogos: o estádio escolhido ficará ou não pronto a tempo de sediar algumas partidas do campeonato? =/= Projeto insólito do escritório Jaime Lerner, em exame pela Prefeitura, quer colocar um elevado sobre a linha férrea do Contorno Ferroviário de Curitiba, para uso de veículos leves sobre pneus. A matéria promete muito debate.


Rafael de Lala,
Presidente da API

Marina sai de cena, Serra entra



CartaCapital
Talvez o ex-governador deixe de ser tucano, já a candidatura da ex-ministra parece impossível

Parece definida a situação de Marina Silva em relação à eleição presidencial de 2014. Como não há mais tempo hábil para cumprir as exigências legais para a Rede Sustentabilidade formalizar o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral, ela não tem opção. Fica fora da competição ou, até o dia 4 de outubro, põe o pé no estribo do primeiro bonde que passar. No entanto, Marina tornou proibido falar em “plano B”.
Não há espaço para ela no PSOL. Não há como retornar ao PV, com o qual rompeu após disputar a eleição de 2010 e “arrancar” quase 20 milhões de votos. Talvez ela seja bem recebida no PPS, que tem como preferência, no entanto, a adesão de José Serra, caso ele decida dar adeus ao PSDB.
Sem Marina Silva no páreo, a situação, em tese, favorece Dilma, com a popularidade em recuperação. As precoces pesquisas indicam que, neste caso, se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno se os adversários fossem Aécio Neves e Eduardo Campos.
O quadro de candidatos ainda está tão indefinido quanto o da economia. Um fator predominante na eleição de 2014.
Para onde escoaria a votação de Marina, considerando que é um voto de forte conteúdo antipartidário? Ela reproduziria a decisão de não apoiar ninguém, como fez no segundo turno de 2010? Até quando ela vai evitar o jogo político? Talvez quando a bem-aventurada Marina entender, como já foi dito, que a política é uma atividade para pecadores.
Além de perder a corrida contra o tempo, Marina engasgou com as mais de 800 mil assinaturas coletadas em um ano. Era preciso, no entanto, certificar em cartório. Somente 250 mil foram reconhecidas oficialmente. A metade do que a legislação exige para a formação de partido. Esse número expressa o mínimo exigido pela legislação: 0,5% dos votos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados, não computados os brancos e nulos. Isso corresponde a exatamente 491.656 assinaturas certificadas em cartório de, pelo menos, nove estados.

Marina acusou a lentidão dos cartórios. Foi vítima da burocracia que, quando não falha, tarda. Em gesto de desespero, propôs ao TSE entregar mais de 600 mil sem conferência para obter, em confiança, o registro do partido. Ela pede o impossível: que o tribunal abra uma exceção.
Mas eis que, de São Paulo, chegaram notícias ruins. A Justiça Eleitoral identificou indícios de fraudes na coleta de assinaturas para a criação do partido. O Ministério Público Eleitoral e a polícia foram mobilizados em alguns municípios paulistas.
Somente o registro perante o TSE garante a participação no processo eleitoral. Marina não cumpriu as exigências preliminares para chegar a essa etapa que, em geral, consome cerca de 30 dias. Basta conferir o calendário. O tempo passou.
Dois pesos...
Ao contrário do que prega em alto e bom som das alturas da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa, pelo menos em duas ocasiões, reconheceu expressamente a chamada “natureza modificativa” dos embargos de
declaração.
Os exemplos ocorreram nos anos de 2011 e 2012. O primeiro é o Habeas Corpus 92.484 e o segundo, no Tribunal Pleno, é o recurso do Habeas Corpus 90.532.

...duas medidasCuriosamente, as decisões foram motivadas por pleitos do Ministério Público, de onde JB profissionalmente se origina.
O raciocínio do ministro parece seguir um processo seletivo: quando o pedido é da defesa, os contornos dos embargos são limitadíssimos. Quando o pedido parte da acusação, o Ministério Público, a capacidade infringente do embargo é admitida com generosidade.
“Psolitários”No PSOL, quem forçava a coligação com Marina Silva já está de malas prontas. É o caso, entre outros, dos vereadores Heloisa Helena (AL) e Jefferson Moura (RJ).
“Dialogar sim, coligar não”, reafirma o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
As oito teses que serão defendidas no congresso do partido, em dezembro, defendem candidatura própria.

Mau exemplo

Durante o recente encontro no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Rio, um médico, cirurgião torácico, deu exemplo de como é possível transportar doentes de UTI para outros locais. “Conseguimos transportar aquela ‘coisa negativa’ do Maranhão até o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, numa viagem de 3 mil quilômetros.”
O doente socorrido com sucesso, a “coisa negativa”, era o ex-presidente da República José Sarney, tomado por grave quadro de pneumonia.
Dedução livre: salvou o doente e matou a ética.

Andaço

Há uma queda geral na popularidade dos presidentes sul-americanos (quadro).
É o sintoma prático da contaminação da crise econômica mundial que ameaça a prosperidade e, preferencialmente, as políticas sociais aplicadas no continente nos últimos anos pelos governos progressistas.
O combate eleitoral, esquerda vs. direita, vai ser duro em toda parte. Mas o bem que foi feito não será desfeito facilmente pelos conservadores.
Pode ser elevado o custo da tentativa de retrocesso.

Brasil quer que Conselho de Segurança e emissário especial busquem o fim do impasse sírio com diálogo e conciliação



Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O governo do Brasil defende que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) atue no esforço de encerrar o impasse na Síria, que dura 29 meses e foi agravado com as denúncias de uso de armas químicas contra civis, matando 1.300 pessoas, inclusive crianças. Paralelamente, apoia o esforço do emissário especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e Liga Árabe à Síria, Lakhdar Brahimi, em busca do diálogo e da conciliação.
O subsecretário-geral de Política 3 do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, embaixador Paulo Cordeiro, disse à Agência Brasil que a situação é acompanhada atentamente pelas autoridades brasileiras, mas que é necessário ter prudência para buscar responsáveis sobre o eventual uso de armas químicas.
“Infelizmente é preciso esperar. As informações que vêm da Síria envolvem uma série de dificuldades. É necessário observar quem divulga os dados, de onde partem os números e buscar a comprovação, além, claro, de verificar responsabilidades”, ressaltou Cordeiro. “O Conselho de Segurança é a instância que pode, neste momento, adotar medidas em relação ao processo em curso.”
A maior parte das informações sobre as denúncias de uso de armas químicas, responsabilizando o governo do presidente Bashar Al Assad, é divulgada por organizações não governamentais. As principais são do Observatório Sírio de Direitos Humanos, cuja sede fica em Londres (Reino Unido), a Comissão Geral da Revolução Síria e o Exército Livre Sírio (ELS). Os três têm ligação com a oposição síria.
No último dia 22, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, defendeu que seja feita uma investigação independente sobre as denúncias de uso de armas químicas na Síria. “São extremamente preocupantes essas alegações de uso de armas químicas. A presidência do Conselho de Segurança [no momento com a Argentina] recomendou uma investigação independente, seja como for, a confirmação traz uma nova dimensão ainda mais preocupante e grave sobre a situação [na Síria]”, disse.
A missão de especialistas estrangeiros chegou à Síria na última semana. O trabalho é mantido sob sigilo, mas há relatos que os peritos têm dificuldades de acesso a vários locais, assim como de verificação das denúncias. Os especialistas estão no país para avaliação de três situações específicas, ocorridas ao longo dos conflitos, que levantam suspeitas sobre o uso de armas químicas.
O Conselho de Segurança da ONU se reuniu, extraordinariamente na semana passada, mas não conseguiu chegar a acordo para pedir formalmente uma investigação sobre o ataque químico denunciado na quarta-feira (21) pela oposição síria.
Desde o início dos confrontos na Síria, em março de 2011, morreram mais de 100 mil pessoas e aproximadamente 7 milhões de sírios precisam de ajuda humanitária de emergência, de acordo com o balanço da ONU. Os confrontos foram deflagrados pela disputa política entre a oposição e Assad, que é pressionado a deixar o poder, mas resiste em abrir mão do governo.

CNJ testa calculadora virtual para prescrição de penas



Da Agência Brasil
Brasília - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começa a testar nesta semana em seis estados uma ferramenta virtual chamada Calculadora de Prescrição da Pretensão Punitiva para ajudar juízes e servidores do judiciário a calcular quanto tempo falta para a prescrição da pena de um detento. Em algumas varas criminais e de execução penal o cálculo é feito manualmente.
De acordo com uma resolução do CNJ editada em julho de 2011, o prazo de prescrição precisa ser informado pelo magistrado em todo mandado de prisão emitido. O documento só tem validade enquanto a pena não prescreve. Segundo o conselho, a medida evita que presos cumpram pena maior do que a definida pelo juiz.

Com a ferramenta, o juiz ou funcionário pode inserir informações do preso, como tipo de regime de prisão, data da prisão definitiva e obter o cálculo da prescrição. A calculadora foi desenvolvida por meio de parceria entre o CNJ e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e será testada nos estados do Maranhão, Pará, Tocantins, de São Paulo, do Espírito Santo e de Santa Catarina.

Dólar cede 3,23% e tem a maior queda diária em dois anos



Depois de nove pregões seguidos de altas, o dólar fechou o segundo dia em baixa. Na quinta-feira (22), ele caiu 0,78% com a forte venda do Banco Central (BC) no mercado livre de câmbio, e nesta sexta-feira (23) deu continuidade ao processo de desvalorização, registrando queda de 3,23%, cotada a R$ 2,353 para venda.

PGR determina arquivamento de processo contra Adams



A Procura- doria-Geral da República (PGR) arquivou o processo para apurar a participação do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, nos fatos investigados pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. O arquivamento, divulgado nesta sexta-feira (23), foi assinado no dia 22 de julho pelo então procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Nível de endividamento das famílias brasileiras bate recorde



O Banco Central (BC) informou que 44,82% das famílias brasileiras tinham dívida no sistema bancário em junho. O percentual é o sexto recorde mensal seguido. O nível de endividamento mais do que dobrou em oito anos. Quando a série histórica foi iniciada, em janeiro de 2005, o patamar de endividamento era 18,39%.

Até domingo, 644 médicos estrangeiros chegam ao Brasil



Os profissionais vão trabalhar em regiões pobres do país, como parte do Programa Mais Médicos. Eles começaram a chegar a oito capitais nesta sexta-feira (23). Na capital federal, quatro médicos desembarcaram no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, onde foram recebidos pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Manchetes dos jornais e capas das principais revistas deste sábado



Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: TRÂNSITO – Custo faz Curitiba desistir de comprar novos radares
Folha de Londrina: Parcela do 13º de aposentados injeta R$ 709 mi no Paraná
O Diário (Maringá): UEM é estadual que mais produz artigos científicos
Diário dos Campos: Polícia apreende R$ 240 mil em crack e prende seis suspeitos
Jornal da Manhã: Polícia prende traficantes com 6 quilos de crack em Ponta Grossa
Tribuna do Interior: Sábado é o dia D para a prevenção infantil
O Paraná: PARAGUAI – Dólar alto provoca queda nas vendas e desemprego
Gazeta do Paraná: Saúde: informatização atrasou e Cascavel nem aparece na lista
Jornal Hoje: Avicultura estimula vendas
e exportações crescem 5%
Gazeta do Iguaçu: Crise do dólar em Ciudad del Este já reflete na economia de Foz
Diário do Noroeste: Justiça destrava R$ 3,2 bilhões ao Paraná
Tribuna de Cianorte: Municípios da 13ª Regional já receberam R$ 14 mi desde 2011
Umuarama Ilustrado: Incêndio consome casa em bairro de Umuarama
Tribuna do Norte: Abertura de empresas cresce 10% na região
Jornais de outros estados
Globo: Desembarque e suspeitas – Médicos chegam sob proteção especial de Exército e PF
estadaoFolha: Após plano do BC, dólar tem a maior queda desde 2011
Estadão: Sudeste puxa melhora da aprovação do governo Dilma
Correio: Cubano ganhará menos e não terá direito a asilo
Estado de Minas: Prefeitos frustrados
Zero Hora: Parque da Expointer terá agroshopping e um hotel
Capas de revistas:
CartaCapital: Síria – Horror e mistério
Veja: O real cai das nuvens
IstoÉ: Como nasce a inteligência
Época: O real cai
na real Como a disparada do dólar afeta o Brasil – e o seu bolso

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Pesquisa Ibope aponta aprovação de 38% do governo Dilma, diz jornal


Do site G1


Pesquisa foi divulgada nesta sexta pelo site de 'O Estado de S. Paulo'.
Levantamento ouviu 2.002 pessoas em 143 cidades entre os dias 15 e 19.

Do G1, em São Paulo

Arte Pesquisa Ibope Aprovação Governo Dilma 38% ago2013 (Foto: Arte/G1)
A aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) alcançou 38%, segundo pesquisa Ibope realizada em parceria com "O Estado de S. Paulo" e concluída na segunda-feira (19), segundo informou nesta sexta-feira (23) o site do jornal.
O percentual de 38% corresponde ao dos entrevistados que consideram o governo "ótimo/bom". Antes, a aprovação dogoverno estava em 31%, de acordo com uma pesquisa do instituto divulgada em 25 de julho.
De acordo com o site, o percentual de entrevistados que avaliam o governo como "ruim" ou "péssimo" caiu de 31% para 24% e o percentual de "regular" permaneceu em 37% – 1% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 15 e 19 de agosto, em 143 municípios de todas as regiões. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo o site do jornal, a recuperação da aprovação do governo Dilma foi registrada principalmente nos estados do Sul, onde a taxa de aprovação cresceu 12 pontos, e no Sudeste, onde o aumento foi de 11 pontos.
.

Hospital da Cruz Vermelha está atendendo os servidores públicos



Os servidores do Poder Executivo do Paraná que trabalham em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral estão sendo atendidos, desde o dia 20, pelo Hospital da Cruz Vermelha, o novo prestador de serviço do Sistema de Assistência à Saúde (SAS). Os contatos para informações e marcação de consultas podem ser feitos pelos telefones 0800 41 3738 e 3222-5958. 

O ambulatório para atendimento exclusivo aos servidores – Unidade de Especialidades Médicas - está instalado na Avenida Vicente Machado, 1239, próximo ao Cruz Vermelha. O atendimento de emergência é feito no prédio da Rua Capitão Souza Franco, 50, ambos no Bairro Batel.

Para melhor atender os servidores, o Cruz Vermelha firmou parceria com o Hospital de Olhos (Rua Alameda Presidente Taunay, 483, Bairro Batel - 3310-4100 e 3310-4200), Hospital Menino Deus (Avenida Visconde de Guarapuava, 355, Bairro Alto da XV - 3302-2600) e Hospital Psiquiátrico Porto Seguro (Rua Brigadeiro Franco, 3900, Bairro Rebouças - 3019-1234). Outros hospitais e clínicas estão sendo credenciados.

www.video.pr.gov.br/

Dólar opera em forte baixa nesta sexta-feira



Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A estratégia do Banco Central (BC), de adotar leilões diários no mercado de câmbio para oferecer liquidez ao mercado, freou o ímpeto dos investidores, que vinham comprando dólares nos últimos dias. Pelo segundo dia consecutivo, a cotação da moeda americana está em queda. Depois de cair 0,78% ontem (22), o dólar registrava, às 15h30 de hoje (23), queda de 2,37%, cotada a R$ 2,368.
A inversão na cotação cambial deu-se depois que o dólar chegou a R$ 2,45 na última quarta-feira (21), o que levou o Banco Central a anunciar a venda de US$ 4 bilhões, ontem (22), em operações com compromisso de recompra futura. A tática deu certo e, com o mercado mais irrigado de dólares, o BC reforçou a estratégia ao anunciar, depois do fechamento do mercado, que leiloará mais US$ 60 milhões das reservas internacionais até o fim do ano.
A ideia é continuar com os leilões diários de US$ 500 milhões em swaps cambiais (venda de dólares no mercado futuro) de segunda a quinta-feira e, às sextas-feiras, oferecer US$ 1 bilhão em leilões de venda direta, com recompra futura. O primeiro deles foi feito hoje, reforçando a oferta da véspera. O BC não informou, porém, quanto conseguiu vender nos dois dias. Isso só será conhecido quarta-feira (28), dia em que o BC costuma divulgar o fluxo cambial até o encerramento da semana anterior.

Pré-teste do Revalida é adiado e ainda não tem data definida




O pré-teste do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), que seria feito no próximo domingo (25) por estudantes brasileiros do sexto ano de medicina, foi adiado e está ainda sem data definida. O motivo é a baixa adesão. Segundo o Inep, 2.353 concluintes do curso se candidataram, mas apenas 505 confirmaram a participação.

Hoje tem protesto do ‘Black Bloc’ em Curitiba; quem tem medo?


do blog do esmael É bom frisar que a velha mídia foi a principal entusiasta dos 'Black Bloc' no auge das manifestações de junho. Quando era contra Dilma, os barões da imprensa deram todo apoio; quando o feitiço virou contra o feiticeiro, ou seja, contra a mídia, eles agora demonizam o movimento.

Daqui a pouco, a partir das 18 horas, na Praça Rui Barbosa, grupos anarquistas se reúnem para mais um protesto em Curitiba. O movimento chamou a atenção do país nesses últimos dias em virtude das táticas que utiliza nas manifestações: rostos cobertos com máscaras e roupas escuras. 

Pesquisas mostram que tarifas bancárias podem pesar no bolso do consumidor


imagem transparente

Nesta semana dois levantamentos mostram que as tarifas cobradas pelos bancos podem trazem prejuízo ao consumidor, caso ele não pesquise antes de contratar um pacote ou abra mão de utilizar o rol de serviços gratuitos.
O Procon-SP constatou diferença de até 433% para o serviço "pagamento contas" (pagamento de contas utilizando a função crédito do cartão). O menor valor praticado foi de R$ 3,00 pelo Banco do Brasil e o maior, de R$ 16,00 pelo Santander.
O órgão também analisou os quatro Pacotes Padronizados pelo Banco Central do Brasil - três deles entraram em vigor em julho (veja mais aqui). Na analise entre os bancos, a maior diferença foi encontrada no "Pacote Padronizado I". O menor valor cobrado por ele é de R$ 9,50 na Caixa Econômica Federal, enquanto que no HSBC o mesmo pacote custa R$13,50, uma diferença de 42,11%.
A pesquisa, feita com o objetivo de verificar a evolução das tarifas bancárias e de comparar os valores praticados entre os bancos, analisou e comparou as tabelas de serviços prioritários e de pacotes padronizados, de sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Safra e Santander. As tabelas foram coletadas no sites dos bancos em 10/7.  Veja a pesquisa completa no site do Procon-SP.
Já o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) constatou aumento de 83% das tarifas avulsas nos últimos cinco anos. A entidade avaliou as tarifas cobradas pelos seis maiores bancos do País, com mais de um milhão de clientes, que juntos respondem por cerca de 70% das operações de crédito no Brasil (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander). Veja mais aqui .
Esses levantamentos reforçam a necessidade de o consumidor pensar bem antes de escolher um pacote de tarifas, lembrando que existe a possibilidade do uso dos Serviços Essenciais Gratuitos, que dá ao  cliente bancário a possibilidade de movimentar a conta gratuitamente, desde que respeitando os limites de cada serviço, que são:
fornecimento de cartão com função débito;

fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto ou cartão danificado;

realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;

realização de até duas transferências, por mês, de recursos entre contas na própria instituição;

fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento;

realização de consultas mediante utilização da internet;

fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;
compensação de cheques;

fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários para a utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas; e prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.


Fonte: Procon SP