sábado, 20 de julho de 2013

Audiência discute ação da PM do Rio no combate aos vândalos infiltrados nas manifestações


Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Os atos de vandalismo ocorridos durante as manifestações populares na capital fluminense foram discutidos durante audiência pública promovida hoje (19) pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro. “Se as organizações e jovens conseguem identificar as pessoas envolvidas em atos de vandalismo e roubo nas manifestações, porque os policiais não conseguem?” Esta pergunta foi repetida por várias pessoas na audiência.
O advogado Renato Teixeira de Sousa, um dos voluntários que atendem os manifestantes presos, declarou que observou nas ruas a organização de pequenos grupos que se destacam dos manifestantes, mas que nunca viu a polícia atuando para identificar os integrantes.
“Como que a polícia se comporta com relação a identificação das pessoas, tendo em vista que a gente consegue identificar claramente? Inclusive, no Leblon [na última quarta-feira], a gente viu que foi um grupo, em torno de 15 pessoas, que foi andando do Leblon até o lado da delegacia e foi ateando fogo a cada esquina, em uma coisa quase que orquestrada. O grupo se destacou demais da manifestação, e todo mundo percebeu que a polícia nem sequer chegou [até eles]”.
O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, considerou que o Estado Democrático de Direito tem sofrido graves violações com a atuação da polícia contra os manifestantes. Membro do Subcomitê de Prevenção da Tortura (SPT) das Nações Unidas, Margarida Pressburger, questionou porque a inteligência das forças de segurança não identifica o que chamou de “horda de vandalismo”. “Eu pergunto à polícia: de onde vem essa horda? Quem são? Por que estão lá? Quem os infiltrou ali? Porque eu tenho certeza que eles não são manifestantes”, disse.
A representante da Secretaria de Segurança (Seseg), Luciana Patrício, declarou que o comando das forças de segurança está discutindo a reconstrução das diretrizes de atuação da polícia diante dos recentes acontecimentos, mas não comentou a questão da identificação dos responsáveis pelo vandalismo.
“Estamos convencidos que é possível, sim, e não há opção contrária a oferecer segurança sem respeito absoluto aos direitos humanos. Em primeiro lugar, partimos de um ponto comum que essas manifestações são absolutamente legítimas, não é o que está em discussão. O que está em discussão também não é o uso da força, e sim o abuso. E também estamos de acordo. Estamos conversando cotidianamente com a polícia sobre como podemos encontrar uma resposta que não seja nem o excesso nem a omissão”, disse.
O coronel Robson Rodrigues da Silva, chefe do Estado-Maior Administrativo da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro, disse que o momento tem sido muito difícil de compreender, e que as manifestações pegam de surpresa vários setores da sociedade, inclusive a Polícia Militar.
“Reconhecemos que não é tão fácil, o movimento tem características muito diferentes das quais nós prevíamos, das quais nós estávamos acostumados a vivenciar em momentos de manifestação. Há muito tempo que nós não víamos movimento nem no tamanho nem na violência pontual da forma como tem surgido e também da forma como a polícia tem agido com maior contundência. Isso nos preocupa a todos, ninguém quer aqui valorizar esse tipo de procedimento”, declarou.
Ele reconheceu que o protocolo usado pela PM está “completamente inadequado” e ressaltou que a ação policial precisa ser trabalhada para que as prisões corretas possam ser feitas. Em nome da corporação, o coronel pediu desculpas por equívocos cometidos pelas forças policiais.

Inscrições para vídeos com melhores histórias do Brasil começam na segunda-feira


Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Com parceria do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, começam na próxima segunda-feira (22) as inscrições para a quinta edição do concurso nacional Revelando os Brasis, do Instituto Marlin Azul, que transforma em filmes as melhores histórias contadas por brasileiros. O Canal Futura e a TV Brasil são parceiros do projeto.
Moradores de qualquer cidade do país com até 20 mil habitantes, maiores de 18 anos, podem participar do concurso que, nas quatro edições anteriores, selecionou 160 histórias. Na edição deste ano há mais 30 histórias que serão transformadas em vídeos. As inscrições se estenderão até 30 de setembro.
A coordenadora do projeto e diretora do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindenberg, destacou hoje (19), em entrevista à Agência Brasil, que uma das principais características  do Revelando os Brasis é abranger pessoas de todas as regiões do país. “Basta morar em um município com até 20 mil habitantes. E o Brasil tem 4 mil municípios com essa população. Praticamente, é o Brasil das pequenas cidades, é todo o país, uma vez que temos 5.560 municípios e, desses, 4 mil têm até 20 mil moradores”.
Beatriz disse também que, apesar de selecionar um autor, o projeto beneficia a cidade que funciona como cenário da história que vai ser gravada. Dessa forma, trata-se de projeto que “inicia um processo de produção e de formação na área audiovisual, mas que ganha muitos desdobramentos”. Desde 2004, quando foi iniciado, o Instituto Marlin Azul vem acompanhando o que aconteceu com os autores das histórias escolhidas.
“E a gente vê desdobramentos em muitas direções. [Há] pessoas que seguiram estudando cinema, que aproveitaram essa experiência como professores, levando a linguagem do audiovisual como ferramenta para a sala de aula. [Houve] gente que criou cineclubes nas cidades, que virou mobilizador cultural e promoveu outros projetos culturais nessas pequenas cidades. É projeto de raiz no audiovisual, mas ele sacode as pessoas [em] suas capacidades e habilidades de expressão”, disse Beatriz Lindenberg. O projeto contribui ainda para a mobilização da comunidade. Para Beatriz, o Revelando os Brasis mostra a força que a cultura tem como instrumento de crescimento de uma cidade e de desenvolvimento cultural local.
A divulgação das histórias selecionadas é prevista para outubro. Seus autores participarão de oficina de cinema no Rio de Janeiro a partir de dezembro, onde aprenderão as etapas de um filme, incluindo elaboração de roteiro, direção, fotografia, câmera, produção. De volta às cidades de origem, os autores formarão suas equipes técnicas e artísticas e mobilizarão as comunidades para participar das filmagens. Nessa fase final, eles contarão com a colaboração de dois profissionais que vão operar os equipamentos e dar qualidade técnica ao vídeo. Eles servirão também como referência para os novos cineastas.
Os vídeos deverão ser finalizados em março, prevendo-se sua exibição em abril. Um caminhão montado com estrutura de cinema exibe os vídeos para os demais moradores da cidade, movimentando a cultura local.
O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis nos sites do Revelando os Brasis e do Ministério da Cultura. As histórias poderão ser enviadas também pelo correio. O regulamento permite a inscrição de histórias verdadeiras, baseadas em personagens, fatos históricos, tradições populares, ou histórias criadas por seus autores. Os vídeos terão duração de até 15 minutos e serão lançados em DVD, com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil. As obras participam também de festivais e mostras audiovisuais de âmbito local e nacional, informou o Instituto Marlin Azul.

Jornada de trabalho prolongada de motoristas duplica risco de acidentes de trânsito


Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Um motorista profissional que trabalha mais de 12 horas por dia dobra as chances de se envolver em um acidente. Acima de 14 horas de jornada de trabalho, o risco de acidente triplica, segundo o diretor do Centro de Estudos Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (Cemsa), Marco Túlio de Mello.
“A questão não está só relacionada ao tempo de descanso, mas principalmente a quanto é o tempo da jornada de trabalho, acima de 12 horas, não dá para ter hora extra, pois o risco aumenta. O que a gente mais observa é que o tempo de descanso de motoristas de ônibus às vezes não é adequado”, diz o especialista. Segundo ele, um motorista que fica mais de 19 horas acordado sente os mesmos efeitos de dirigir embriagado.
O especialista alerta que o sono inadequado também é um risco para os motoristas profissionais. Segundo ele, a maioria deles tem algum distúrbio do sono que contribui para que o descanso não seja de qualidade. “Quando o motorista não tem um sono eficiente, ou por distúrbio do sono ou porque dormiu pouco ou porque dormiu 'picado' e não consegue descansar durante o período todo, reflexo, atenção, concentração, processo decisório, maior sonolência [são comprometidos]”.
O professor considera que a Lei 12.619/2012, que estabelece regras de descanso para motoristas profissionais, exigindo por exemplo descanso mínimo de 11 horas por dia, contribui para melhorar as condições dos trabalhadores. Mas ele diz que ainda falta um trabalho de conscientização com os próprios motoristas para evitar jornadas de trabalho excessivas.
Já o diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) Dirceu Rodrigues Alves Jr considera a legislação “absurda”. Ele defende que o descanso do motorista deve ser maior do que prevê a lei e que o profissional não fique mais de seis horas por dia na direção do veículo para não comprometer funções importantes: atenção, concentração, agilidade mental, raciocínio, vigília, função motora, sensibilidade tátil, visão e audição.
“Sem esses fatores ele não consegue dirigir um veículo. E a fadiga e o sono interferem demais nesses fatores, que são os mais importantes para dirigir um veículo. E aí, a possibilidade de um acidente é iminente”, explica. Ele também orienta que a cada duas horas o motorista deve parar o carro por 15 minutos, descer do veículo, alongar as pernas, a coluna e fazer uma caminhada, para evitar o sono, a fadiga, lesões por esforço repetitivo e doenças circulatórias.
No caso de motoristas de ônibus, que na maioria das vezes alternam a direção com períodos de sono no próprio veículo, revezando com colegas, ele diz que esse descanso não é suficiente. “A possibilidade de acidente é iminente porque esse repouso não existe, ele tem a trepidação do veículo, o ruído, a cabine mal ventilada, está respirando poeira, diesel”.
Na última quarta-feira (17), o procurador do Trabalho Paulo Douglas Moraes encaminhou uma representação à Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região pedindo a investigação do descumprimento da lei que prevê o descanso de motoristas de ônibus em viagens interestaduais. Segundo ele, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vem autorizando viagens de modo reiterado com número de motoristas insuficiente para cumprir a Lei 12.619/2012.
A ANTT informou que ainda não teve conhecimento do teor da representação do MPT. A agência acrescentou que não compete à ANTT a fiscalização da observância da Lei nº 12.619/2012, no que se refere ao descanso dos motoristas.

Inmet prevê neve na Região Sul para domingo e segunda-feira


Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo instável na Região Sul neste fim de semana, com possibilidade de neve entre domingo (21) e segunda-feira (22) no planalto sul de Santa Catarina, no nordeste e no planalto do Rio Grande do Sul.
Segundo o meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo, a previsão de neve na Região Sul está ligada à massa de ar polar intensa que chegará nas próximas horas. A temperatura cairá a 0 grau Celsius (ºC) hoje na região. Amanhã, a temperatura vai a -1ºC. Segunda-feira, a temperatura chegará a -3ºC e, na terça-feira, a -6ºC.
De acordo com o Inmet, há previsão de geada na campanha e na fronteira oeste do Rio Grande do Sul ainda hoje. Entre hoje e amanhã, o tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Paraná e em Santa Catarina e parcialmente nublado com chuva no norte e nordeste do Rio Grande do Sul.

Manchetes dos principais jornais e capas de revistas semanais


Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: VERBA PÚBLICA – Salários dos prefeitos sofrem distorções por falta de padrão
Folha de Londrina: NOVA PRÉVIA – Depois de altas, inflação aparece sob controle
O Diário (Maringá): Parecer reduz dívida da prefeitura em R$ 300 milhões
Diário dos Campos: Otimismo dos empresários cai no segundo semestre
Jornal da Manhã: Balança comercial de Ponta Grossa tem superavit de R$ 887 milhões
Tribuna do Interior: Quadrilha explode banco de Iretama
O Paraná: Queda de 30% nas vendas revela desaquecimento da construção civil na região
Gazeta do Paraná: Vítimas do trânsito e da violência deixam leitos de UTI ainda mais escassos
Jornal Hoje: Cascavel é a 193ª mais violenta do País
Gazeta do Iguaçu: Promotor aciona mais dois vereadores e seis ex-vereadores
Diário do Noroeste: Empresários paranaenses estão otimistas
Tribuna de Cianorte: Sanepar investe R$ 490 mi em 249 obras pelo Estado
Tribuna do Norte: Preço do leite dispara e sobe 45%
Jornais de outros estados
Globo: Jornada mundial da juventude: Papa na rua muda trânsito e segurança na segunda
Folha: Papa decide desfilar em carro aberto em área de protestos
Estadão: Cabral culpa grupos internacionais por atos e recusa ajuda
Correio: Francisco vai para onde o povo está
Estado de Minas: Por que o pão de queijo é tão caro em Confins
Zero Hora: Retrato da carência: Saúde básica da Capital tem só
Capas de revistas:
CartaCapital: O papa renovador
Veja: Retrospectiva 2012 – O papa dos pobres
IstoÉ: O propinoduto do tucanato paulista
Época: 10 lições de vida do papa

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Inflação oficial recua na prévia de julho e fica em 0,07%



A taxa é inferior à de junho, 0,38%. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As principais contribuições para o recuo da inflação vieram dos grupos de despesas transportes (que passou de uma inflação de 0,1% na prévia de junho para uma queda de preços de 0,55% em julho) e alimentação, que ficou em 0,18%.

Era só o que faltava (veiculado nas redes sociais)


Dante Anzolini vai reger concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná




O maestro argentino Dante Anzolini será o regente da Orquestra Sinfônica do Paraná no concerto deste domingo (21) no Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), às 10h30, com participação dos solistas Paulo Torres (violino) e Jairo Chaves (viola). No programa “Concerto duplo para violino e viola em Si menor”, do compositor inglês Edward Benjamin Britten, e “Sinfonia Nº 1 em Ré Maior”, do austríaco Gustav Mahler. Ingressos: R$ 20, 00.

Dante Anzolini é conhecido como um grande defensor da música contemporânea. Toca vários instrumentos como piano, cravo, violino, viola, oboé e percussão, e seu nome é reconhecido em vários países por trabalhos realizados com diversas orquestras internacionais na Alemanha, Estados Unidos, Argentina e Itália. Em 2001 estreou no Carnegie Hall com a American Composers Orchestra. Regeu a ópera “Satyagraha” (Força da Verdade), de Philip Glass, no Metropolitan Opera de Nova York, que explora a vida de Mahatma Gandhi na África do Sul.

Anzolini é também compositor e arranjador de peças orquestrais. Possui amplo repertório que abrange desde o barroco até óperas românticas e peças sinfônicas dos séculos 20 e 21.

Paulo Torres é spalla (primeiro-violino, fica na primeira estante, à esquerda do maestro) da Orquestra Sinfônica do Paraná, maestro e professor de renome internacional e já realizou inúmeros concertos como solista e regente de orquestras nas Américas e na Europa, incluindo a Rússia e Itália. Em Curitiba atua como diretor musical e artístico da Orquestra de Câmara Brasileira (Universidade Católica do Paraná).

O solista Jairo Chaves exerce a função de primeiro-violista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.

Vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Concurso Jovens Solistas do Brasil em 1987 e 1988 e Prêmio Pró-arte em 1986 no Concurso Sul América (Rio de Janeiro), Chaves lançou seu primeiro CD com obras de Hindemith, Piazzolla e Guerra-Peixe e recentemente gravou a obra “Brasiliana” de Edino Krieger para viola e orquestra de cordas.

Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Data: 21 (domingo).

Horário: 10h30.

Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro – Curitiba – Paraná.

Ingressos: R$ 20,00. Desconto de 50% para o Cartão Teatro Guaíra. 

Ventos fortes, trovões e chuva a granel, nesta sexta, em Curitiba




Trovões com fortes rajadas de vento é o clima que se encontra em Curitiba, capital do Paraná, nesta sexta-feira. A frente fria, nunca muito bem-vinda,  já chegou ao Paraná. Nas regiões central, leste e norte do Estado pode chover forte durante o dia. A frente fria fica  durante o final de semana sobre o Paraná e mantém o tempo instável e com chuvas entre o sábado e o domingo. Vai até segunda. Na terça, frio, muito frio, com previsão de geada e até de neve...

CPLP quer aprofundar debate sobre segurança na internet



Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) quer aprofundar o debate sobre segurança de dados e preservação da privacidade dos cidadãos na internet. A iniciativa ocorre no momento em que o Brasil e vários países cobram dos Estados Unidos explicações sobre as denúncias de espionagem das agências norte-americanas a informações de cidadãos no ciberespaço e também na telefonia.
Uma das ideias é que no âmbito da CPLP sejam coordenadas ações em foros internações em favor da definição de regras claras para a governança e segurança cibernética. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e chanceleres dos demais sete países que compõem a comunidade analisaram a proposta ontem (18) durante a 18ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP. Na reunião, Patriota ressaltou a necessidade de respeito à soberania e à privacidade.
Patriota estava em Maputo, em Moçambique, onde ocorreu a reunião. A CPLP é formada pelo Brasil, por Portugal, Angola, Cabo Verde, a Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, além do Timor Leste. Os chanceleres debateram o tema "Os Novos Paradigmas e o Futuro da CPLP na Era da Globalização".
Porém, a questão da espionagem veio à tona no momento em que o ex-consultor norte-americano Edward Snowden denunciou a existência de um esquema de monitoramento, por agências dos Estados Unidos, a cidadãos do seu país e também no exterior. No caso do Brasil, o jornal O Globo, baseado em informações de Snowden, informou houve um escritório em Brasília para coordenar as ações.
O governo brasileiro pediu informações aos Estados Unidos sobre as denúncias. O embaixador norte-americano em Brasília, Thomas Shannon, foi chamado a prestar esclarecimentos e negou as informações, mas se comprometeu a analisar os dados por meio de uma comissão de peritos. Houve, ainda, denúncias envolvendo suspeitas de espionagem na Colômbia, Argentina, Venezuela e Bolívia, entre outros países latino-americanos.
Além disso, ontem durante a reunião da CPLP os chanceleres decidiram que será designado um representante especial da comunidade para acompanhar as eleições e a situação na Guiné-Bissau (África), país que foi alvo de um golpe de Estado em 2012 e, em novembro, escolherá novo presidente e parlamentares.
Nos 17 anos de existência, a CPLP intensificou a articulação política entre os países do bloco, o que resultou em ações concretas de cooperação em áreas como saúde pública, agricultura e formação profissional. O fluxo comercial do Brasil com os países da CPLP cresceu mais de cinco vezes de 1996 a 2012, passando de US$ 740 milhões a US$ 4 bilhões.

MP do Rio vai responsabilizar vândalos que atentam contra o Estado Democrático de Direito



Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O procurador-geral de Justiça do Rio, Marfan Vieira, condenou os atos de vandalismo cometidos na noite de quarta-feira passada (17), na zona sul da capital fluminense, por baderneiros infiltrados na manifestação perto do prédio onde mora o governador Sérgio Cabral, no Leblon. Ele disse que o Ministério Público (MP) vai responsabilizar todos os que se aproveitam de um ato legítimo para violar a ordem jurídica e atentar contra o Estado Democrático de Direito.
“Há uma distinção muita nítida entre os movimentos legítimos e democráticos que aconteceram neste país, a partir de junho, e a atuação isolada de grupos paramilitares, que se organizam por meio das redes sociais para realizar depredações e outros atos de vandalismo. O que se viu ontem foi um passeio pelo Código Penal, em que se percebia claramente a formação de quadrilha ou bando, crimes de dano ao patrimônio público e particular, furtos qualificados pelo arrombamento, além de delitos de incêndio, explosão e contra a incolumidade física dos policiais que faziam a segurança do local”, declarou.
Marfan Vieira disse, ainda, que agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MP foram designados para acompanhar o ato de ontem. Foram feitas gravações que deverão instruir as investigações a serem conduzidas em conjunto com a Polícia Civil. Também acompanharam o protesto, promotores de Justiça vinculados à Auditoria Militar e o assistente da Procuradoria-Geral de Justiça e coordenador de Direitos Humanos do MP, Márcio Mothé.
Está ocorrendo esta noite uma reunião no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça para balizar as medidas a serem adotadas pelo MP. Participam do encontro, coordenadores da área criminal e a promotora Patrícia Glioche, que acompanhará o inquérito aberto pela 14ª Delegacia Policial, no Leblon, para investigar as ações dos vândalos.

Apagão atinge São Paulo e cidades da região metropolitana na madrugada



Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Um apagão atingiu, nesta madrugada, dez bairros da capital paulista, além dos municípios de Osasco e Taboão da Serra, localizados na região metropolitana. A interrupção no fornecimento de energia ocorreu à 1h40 e o serviço foi reestabelecido uma hora depois.
Na capital, os bairros afetados foram Brasilândia, Cachoeirinha, Caxingui, Jaguaré, Morumbi, Rio Pequeno, Sumarezinho, Vila Anástacio, Vila Leopoldina e Vila Madalena.
Segundo a Eletropaulo, concessionária responsável pela distribuição de energia na capital, o problema ocorreu na Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista. A companhia informou que um problema em três transformadores 345/88 kV da Subestação Milton Fornasaro cortou o fornecimento de energia elétrica para a distribuidora local. As causas do desligamento ainda não foram identificadas pela companhia.

Ministra boliviana acusa oposição de usar vistoria a avião da FAB para gerar mal-estar com Brasil



Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A ministra da Comunicação da Bolívia, Amanda Dávila, disse que a oposição no país quer usar politicamente o fato de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), usado pelo ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, ter sido vistoriado por forças policiais bolivianas em 2011. Ela destacou que os oposicionistas querem “provocar um problema para gerar um escândalo” entre os governos do Brasil e da Bolívia.
Amanda Dávila disse que respondeu às questões encaminhadas por deputados da Convergência Nacional (CN), que faz oposição ao governo de Evo Morales. Os parlamentares divulgaram que o avião de Amorim foi vistoriado, no segundo semestre de 2011, em Al Alto.
No último dia 16, em Brasília, em nota, o Ministério da Defesa confirmou a informação. Segundo a Defesa, por intermédio da Embaixada do Brasil na Bolívia, o Ministério das Relações Exteriores reagiu, exigindo desculpas e o fim de procedimentos semelhantes. Segundo o ministério, a vistoria ocorreu quando Amorim e seus assessores estavam fora da aeronave.
Para a ministra boliviana, o incidente foi sem “nenhuma gravidade”. “Há uma má intenção [da oposição]”, ressaltou Amanda Dávila. Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia informou que militares fizeram buscas na aeronave brasileira porque houve denúncias de que havia drogas escondidas no avião. As autoridades bolivianas negam que o objetivo da ação tenha sido verificar se o senador de oposição Roger Pinto Molina estava na aeronave.
Pinto Molina está abrigado na Embaixada do Brasil na Bolívia há 13 meses e aguarda salvo-contudo para deixar a representação diplomática e asilar-se em território brasileiro. Mas as autoridades bolivianas recusam-se a emitir o documento, alegando que o parlamentar responde a processos judiciais no país.
*Com informações da ABI, agência pública de notícias da Bolívia

Comissão especial vai investigar ações de vandalismo durante as manifestações no Rio



Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Uma comissão especial, integrada por membros do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP) e das polícias Civil e Militar, vai investigar a atuação de grupos de vândalos durante as manifestações. O anúncio da criação da comissão foi feito, esta noite, na sede do MP, após reunião do procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, com representantes do governo do estado e da cúpula da Secretaria de Segurança Pública.
O grupo terá o poder de avocar todas as investigações sobre os atos de vandalismo ocorridos nas últimas manifestações. Ontem (17) e madrugada de hoje (18), um grupo de baderneiros aproveitou uma manifestação pacífica contra o governador Sérgio Cabral, para cometer ações de vandalismo contra lojas comerciais, agências bancárias, bancas de jornais, nos bairros do Leblon e de Ipanema. Eles também saquearam o comércio, destruíram caixas coletoras de lixo e atearam fogo a cones de sinalização e nos materiais retirados das lojas saqueadas.

O decreto criando a comissão será preparado amanhã (19), segundo o secretário da Casa Civil do governo fluminense, Regis Fichtner. Participaram também do encontro, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, e o comandante da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho.
De acordo com o procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, os promotores acompanharão o trabalho investigatório, apontando as diligências que julgarem necessárias, para posterior ingresso das ações penais que responsabilizarão em juízo os envolvidos em atos criminosos.

Ministério da Saúde muda regras do Mais Médicos


O ministério passará a exigir que os candidatos apresentem documento em que declarem que vão deixar vaga de residência médica ou do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) para atuar no Mais Médicos. Quem homologar a participação e não comparecer no início das atividades ou desistir nos primeiros seis meses será excluído do programa.

Manchetes dos jornais desta sexta-feira



Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: ENSINO SUPERIOR – Metade dos futuros docentes larga faculdade antes do fim
Bem Paraná: Preço da gasolina deve explodir nos próximos dias
Jornal Metro: Urbs quer estacionamento nos terminais de ônibus
Jornal de Londrina: Kireef chega aos 200 dias em momento “conflituoso”
Folha de Londrina: BOM MOMENTO – Alta de preços e safra puxam PIB agrícola
O Diário (Maringá): Sarandi é a segunda do PR em morte de jovens
Diário dos Campos: Homem efetua série de disparos no meio da multidão em PG
Jornal da Manhã: Prefeitura de Ponta Grossa projeta recuperar R$ 12 mi com o Profis
Tribuna do Interior: Dengue recua, mas alerta continua
O Paraná: Avaliação reprova um terço dos alunos do ensino público
Gazeta do Paraná: Prepare-se! Copom diz que a gasolina vai aumentar
Jornal Hoje: Conselho quer explicação sobre obra do zoológico
Gazeta do Iguaçu: Bispo registra queixa contra padres por invasão de e-mail pessoal
Diário do Noroeste: Suspeitos de tortura contra quatro jovens são detidos
Tribuna de Cianorte: Sericicultura do Paraná mostra fôlego em evento em Rondon
Umuarama Ilustrado: Sobem 16% casos de doenças do trabalho em Umuarama
Tribuna do Norte: Homicídios de jovens crescem 30% na região
Jornais de outros estados
Globo: Os estilhaços do Leblon: Ministério Público e polícias se unem contra vandalismo
folhaFolha: Auditoria aponta ganho indevido em rodovias
Estadão: Ibope: Lula supera Dilma em votos
Correio: Exército barrará mascarados em missa do papa
Valor: Arrecadação cai e governo estuda reduzir superavit
Estado de Minas: Taxistas recusam corridas curtas
Zero Hora: Segurança reforçada para visita do Papa

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Maioria dos deputados portugueses rejeita quinta moção de censura contra Passos Coelho



Gilberto Costa
Correspondente da Agência Brasil / EBC
Lisboa – Pela quinta vez em dois anos de mandato, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho derrotou a oposição em votação de moção de censura na Assembleia da República. A maioria dos deputados (do Partido Social Democrata e do Centro Democrático Social), que apoia o governo, rejeitou na tarde (hora de Portugal) de hoje (18) o pedido apresentado pelo Partido Ecologista, Os Verdes.
Além dos Verdes, votaram contra o governo as legendas de esquerda (Partido Comunista Português e Bloco de Esquerda) e o Partido Socialista (PS), de centro-esquerda.
Apesar de votar contra o governo, o PS negocia com as legendas do governo um pacto de “salvação nacional”, pedido pelo presidente da República Aníbal Cavaco Silva para interromper a crise política iniciada com os pedidos de demissão do ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas (demissionário).
Hoje à noite, a direção do Partido Socialista se reúne para tratar das negociações iniciadas no último domingo (14). O ex-presidente Mário Soares declarou ao jornal Público, de Lisboa, que a aliança entre socialistas e governistas é uma “miragem” e que uma eventual adesão criaria uma “cisão” dentro da legenda.
O secretário-geral do PS, António José Seguro, prefere não se manifestar sobre a tendência do partido, mas assinalou que “o que está em causa é a vida dos portugueses e o futuro do país”. Segundo ele, a situação do país é “demasiado grave”.

Surto de diarreia em Alagoas já vitimou 47 pessoas em 2013



Da Agência Brasil
Brasília – O surto de diarreia que atingiu o estado de Alagoas já contabiliza 47 mortes, desde o início do ano e mais de 70 mil casos registrados até hoje (18). São 25 municípios afetados pela bactériaEscherichia coli, encontrada pela Vigilância Sanitária em reservatórios de água, carros-pipas e em pacientes.
Em entrevista à Agência Brasil, a superintente de Vigilância Sanitária de Alagoas, Sandra Canuto, disse que o principal fator responsável é a estiagem no sertão e agreste do estado. “Com os reservatórios secos a população procurou outros sistemas de captação de água já contaminados por bactérias e vírus”.
“Encontramos a bactéria Escherichia coli e alguns vírus em sistemas de captação de água, rios e em carros-pipas”, disse a superintente. Segundo ela os “municípios afetados já estão sendo tratados, a chuva já chegou no estado, esperamos que as fontes de captação vão encher, e que o número de casos no estado diminuam”.
Sandra disse que o governo do estado em parceria com o Ministério da Saúde estão buscando soluções para diminuir os casos. “Estamos monitorando as águas, buscando soluções alternativas, verificando rios, distribuindo cloro para tratamento da água em reservatórios e carros-pipas e fazendo campanhas nas mídias para conscientização da população”.
A recomendação é que em casos de suspeita de desidratação o individuo procure a unidade de saúde mais próxima. “Em casos de desidratação, o paciente deve fazer uma hidratação imediata em unidades de saúde, os profissionais estão preparados para receber e atender esses casos, a ordem no estado é que todos sejam atendidos”.
Dos 102 municípios do estado, 25 estão passando pela epidemia e 46 estão em situação de risco.

Quase 75% dos estrangeiros são aprovados em exame de português



Quase 75% dos inscritos na primeira edição de 2013 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) foram aprovados, segundo balanço do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta quinta-feira (18), foram abertas as inscrições para a segunda edição do exame.

Justiça manda agricultores desocuparem prédio do Incra



A Justiça notificou represen- tantes da Federação dos Trabalha- dores da Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno para que desocupem o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Brasília. Os agricultores chegaram ao local na madrugada de ontem, quarta-feira.

PM do Rio tem dificuldade em lidar com protestos, diz Beltrame



"Trata-se de ações difíceis, complexas, que por vezes colocam a polícia entre a prevaricação e o abuso de autoridade. A solução é intermediária. O problema é que se busca essa solução em meio a um cenário de caos", diz o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame.

Governo se prepara para votações polêmicas no Congresso, diz Ideli



A Lei de Diretrizes Orçamen- tárias (LDO) está entre as preocupa- ções, já que no final do mês que vem o governo precisa enviar ao Congresso a proposta orçamentária. “É uma pena que o Congresso não tenha aprovado [a LDO], como a Constituição estabelece, antes de tirar recesso”, disse a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Esquema de segurança para visita do papa ao Rio terá 14 mil homens


Do total, 10,2 mil são militares das Forças Armadas. Os demais são policiais e agentes dos órgãos de segurança e ordem pública, como da Defesa Civil, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Todos estarão de prontidão para ações de defesa nacional e de segurança pública entre os dias 22 e 28 de julho.

 

ABPITV participa de debates sobre produções de animação no Anima Forum 2013



O Anima Forum, área dentro do Festival Internacional de Animação do Brasil - Anima Mundi - reservada aos profissionais do mercado e dedicada aos negócios, divulgou sua programação para a edição de 2013, que será realizada entre os dias 6 e 9 de agosto na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.


(Fonte DINO





O Anima Forum, área dentro do Festival Internacional de Animação do Brasil - Anima Mundi - reservada aos profissionais do mercado e dedicada aos negócios, divulgou sua programação para a edição de 2013, que será realizada entre os dias 6 e 9 de agosto na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. Painéis com palestrantes nacionais e internacionais, mesas de debates e rodadas de negócios compõem a programação do evento que é organizado com o apoio do programa internacional para promoção de conteúdo audiovisual independente Brazilian TV Producers (BTVP) – parceria da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Durante o evento, a ABPITV irá participar de três mesas de debate. No dia 6, o vice-presidente da entidade, Kiko Mistrorigo, toma parte na conferência “Animação - Indústria Criativa e Produção Cultural”. O objetivo é abordar a ambiguidade na produção de animação brasileira, que já se manifesta como indústria e, ao mesmo tempo, firma-se como uma expressão cultural em expansão nas diversas regiões do país.

Marco Altberg, presidente da ABPITV, estará, no dia 7, na mesa que irá apresentar os projetos de parceria entre Brasil e Alemanha. o debate será dividido em duas etapas. Na primeira serão conhecidas as possibilidades de coprodução e financiamento com produtoras e instituições alemãs. Na segunda parte serão apresentadas estas possibilidades pelo lado brasileiro. Alemanha é um dos mercados-alvo incluídos no ranqueamento realizado pelo Brazilian TV Producers emparceria com a Unidade de Inteligência da Apex-Brasil.

Como gerir um estúdio de animação será o objeto de análise da mesa da qual irá participar André Breitman, conselheiro da ABPITV. Como administrar questões fiscais, trabalhistas e tributárias dentro de um estúdio e quais são as soluções para esses problemas práticos dentro do ambiente criativo.

Oportunidade: Rodadas de Negócios
Além das palestras, o Anima Forum irá promover as Rodadas de Negócios, que são encontros diretos entre produtores nacionais e produtores e distribuidores internacionais, tendo em vista aquisições, produções ou coproduções. As produtoras associadas à ABPITV, LC Barreto, Split Filmes e Mixer, estão entre as empresas brasileiras que terão a oportunidade de receber os pitchings dos produtores inscritos para os encontros.

Confira a programação completa do Anima Forum: http://www.animamundi.com.br/pt/forum/anima-forum/programacao:743.html

Serviço:
Anima Forum
Data: 6 a 9 de agosto
Local: Fundição Progresso, Lapa, Rio de Janeiro (RJ)
Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)
O BTVP é o programa internacional da ABPITV, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil e SAv/MinC. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV)
A ABPITV reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias, e possui mais de 330 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, no Rio de Janeiro, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro; representar o setor em diversos fóruns de debates; incentivar a produção e novos modelos de negócio; analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações; oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.
- See more at: http://www.dino.com.br/releases/abpitv-participa-de-debates-sobre-producoes-de-animacao-no-anima-forum-2013-dino8907527131#sthash.sXa15dua.dpuf

Anatel quer criar cancelamento de contrato pela web



Nos casos de portabilidade, a regra continuará a mesma

 Agencia Estado
Quando o cliente quiser apenas cancelar a linha, a rescisão contratual poderá ser feita até via internet (foto: Reprodução)
Um ano depois de suspender as vendas de novas linhas de celular e internet móvel durante 11 dias para forçar as operadoras de telefonia a melhorar a qualidade de seus serviços, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer, agora, exigir a criação de um sistema de cancelamento automático dos contratos, sem a necessidade de falar com um atendente.

De acordo com o presidente do órgão, João Rezende, a agência pretende aprovar um novo regulamento de cobrança e atendimento em até 30 dias. Nos casos de portabilidade, a regra continuará a mesma. Quando o cliente quiser apenas cancelar a linha, a rescisão contratual poderá ser feita até via internet.

Com isso, os clientes vão se livrar das transferências entre setores de call center, sem precisar ouvir contrapropostas das operadoras. Em entrevista exclusiva ao jornal "O Estado de S.Paulo", Rezende afirmou que o número de reclamações caiu nos últimos 12 meses, mas reconheceu que a qualidade dos serviços e do atendimento ainda não é a ideal.

Por isso, o presidente garantiu que, além de manter a vigilância sobre a qualidade do serviço, o órgão quer atacar o problema da cobrança feita pelas operadoras, um dos principais focos de queixas dos clientes. "Achamos que as empresas ainda estão devendo ao usuário um melhor atendimento nos call centers", avaliou. O novo regulamento em estudo daria uma maior transparência às faturas.

Ator de '007' é encontrado morto no sul da Inglaterra


Segundo a 'Variety', corpo foi achado perto de penhasco na última sexta. Paul Bhattacharjee era procurado desde o dia 10 de julho, em Londres.

Paul Bhattacharjee, ator que participou do filme "007: Cassino Royale", foi encontrado morto na beira de um penhasco em Seaford, no sul da Inglaterra, na última sexta-feira (12). As informações são do site da revista "Variety".
De acordo com o site da revista "The Hollywood Reporter", a polícia londrina achou o corpo na sexta, porém, apenas nesta quarta (17) a Scotland Yard confirmou que era do ator. Os oficiais também afirmam que não há indícios de crime na morte.
O ator britânico estava desaparecido há uma semana, segundo informações da Scotland Yard. A polícia londrina, que abriu um inquérito para investigar o desaparecimento, havia afirmado que Bhattacharjee tinha sido visto pela última vez ao sair do teatro Royal Court, na Sloane Square, por volta das 18h do dia 10 de julho.
De acordo com o site, o ator estava de bom humor logo após participar de um ensaio com a companhia de teatro. "Ele foi embora na quarta em ótimo estado de espírito, mas não apareceu para ensaiar no dia seguinte", declarou uma porta-voz do Royal Court, em comunicado.
A Scotland Yard informou que o ator de 53 anos enviou uma mensagem para o celular de sua namorada por volta das 21h do dia 10, sendo esse seu último contato com alguém conhecido. Os policiais ainda descreveram o sumiço de Bhattacharjee como "totalmente atípico".
Nascido em Redbridge, nordeste de Londres, o ator fez sua última aparição no cinema em "O exótico hotel Marigold" (2011) e, na TV, participou das séries "The East Enders" e "MI-5". (G1/SP/Foto/divulgação/Royal Court Theatre).

Joaquim Barbosa suspende projeto que cria TRF no PR



    O pedido de paralisação da discussão da proposta no Congresso Nacional foi apresentada pela Associação Nacional dos Procuradores Federais.
    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, suspendeu, em caráter liminar, o projeto que cria quatro novos Tribunais Regionais Federais (TRFs) no Brasil, um deles no Paraná. O pedido de paralisação da discussão da proposta no Congresso Nacional foi apresentada pela Associação Nacional dos Procuradores Federais. Com isso, o projeto fica paralisadó até que o próprio Barbosa reveja a decisão ou o plenário do STF analise o processo. Além do Paraná, os estados da Bahia, Amazonas e Minas Gerais também passarão a ser sede dos tribunais que serão implantados.
    A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) foi distribuída para o ministro Luiz Fux, do STF. Mas, durante o recesso, ela foi repassada ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, que já havia se manifestado publicamente contrário à criação dos novos órgãos judiciários.
    Segundo informação divulgada pelo STF, a associação alega que a categoria que atuaria em quase 50% dos processos em tramitação na Justiça Federal, teria suas condições de trabalho afetadas. A entidade argumenta ainda que há vício de iniciativa na aprovação da proposta, apresentada pelo Parlamento. Segundo a associação, a medida está "no rol de matérias que são de iniciativa exclusiva do Judiciário".
    Segundo a entidade, os custos para instalação de novos tribunais impedirão aporte de recursos no sistema de Juizados Especiais Federais.
    Projeto de lei que regulamenta novos TRFs chegou à Câmara dos Deputados dia 8
    O Projeto de Lei (PL) de autoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que regulamenta a implantação dos quatro novos Tribunais Regionais Federais (TRFs) no país, sendo um deles no Paraná, foi apresentado à Câmara dos Deputados, em Brasília no último dia 8. A proposta serve para consolidar as regras da instalação dos novos órgãos representantes da 2ª instância da Justiça Federal, criados por meio de uma emenda constitucional promulgada no início de junho.
    Antes de chegar ao Plenário, ainda deve passar pelas comissões Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
    Antes de chegar à Câmara, o anteprojeto, que funciona como uma espécie de “rascunho” do PL, já tinha sido aprovado no Conselho da Justiça Federal (CJF) no dia 28 de junho. Depois, ainda foi submetido à aprovação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para então ser encaminhado já definido ao Poder Legislativo da União.
    Prós e contras - Defendidos por juízes e procuradores, os novos tribunais terão o objetivo de desafogar a Justiça Federal brasileira, principalmente o TRF da 1ª Região, então responsável por 13 estados e pelo Distrito Federal. No entanto, antes mesmo da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que previa a criação dos novos órgãos, o Conselho Nacional de Justiça já havia classificado como “frágil” o argumento da PEC 544 por meio de um estudo.
    A pesquisa afirma que há queda nos processos impetrados pela Justiça Federal e que a implantação de novos tribunais é “desnecessária”. Além da queda da demanda, a pesquisa sugere que as demais justificativas para a criação de tribunais foram superadas por aprimoramentos na gestão e pela informatização.
    A instalação de quatro novos tribunais regionais federais devem custar R$ 922 milhões por ano aos cofres públicos. A estimativa está na nota técnica Custo e Eficiência dos Novos Tribunais Regionais Federais: Uma Avaliação da Emenda Constitucional (EC) 73, lançada no dia 10 de junho pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O valor representaria um aumento de 59% nos custos da Justiça Federal de segunda instância. Somente no Paraná, o valor estimado da criação do novo tribunal custaria cerca de R$ 286,4 milhões por ano.(Gazeta do Povo com FolhaPress).