sábado, 18 de maio de 2013

Redes sociais articulam financiamento de novos projetos por meio do crowdfunding



Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Que tal começar um negócio contando com as ideias e a colaboração financeira de várias pessoas por meio de uma articulação via redes sociais? Essa é a ideia do crowdfunding, que tem como base a contribuição tanto de ideias quanto de recursos financeiros para viabilizar projetos que, de outro modo, provavelmente não se efetivariam.
O nome em inglês para essa espécie de “vaquinha virtual” significa financiamento (funding) por intermédio da coletividade (crowd), ou seja, é um financiamento coletivo para novas ideias. Para discutir a ferramenta, Brasília está sediando até hoje (18) o Crowdfunding Festival, com palestras e workshopsque pretendem orientar os interessados em atuar na área.
O evento apresenta técnicas e metodologias para ensinar a captação financeira por meio de colaboração coletiva, com apresentação de pessoas que já tiveram sucesso com esse tipo de arrecadação, nas áreas de edição de livros, de informática e música, entre outras. No evento ainda estão previstos shows no final do dia. A programação completa está disponível na página do festival:http://crowdfundingfestival.com.br/site/.

Forças Armadas iniciam operação ao longo de toda fronteira brasileira



Da Agência Brasil
Brasília – O Ministério da Defesa informou hoje (18), em nota, que as Forças Armadas iniciaram nesta manhã a Operação Ágata 7 em toda extensão da fronteira brasileira com dez países sul-americanos. Ao todo 25 mil militares e agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e de agências governamentais participam desta edição, considerada pelo ministério, a maior mobilização realizada pelo governo brasileiro no combate aos ilícitos entre o Oiapoque (AP) e o Chuí (RS).
De acordo com o Ministério da Defesa, antes de a operação ser deflagrada, “o governo manteve contatos com os países vizinhos para o repasse de informações sobre o emprego do aparato militar”.
A Ágata integra o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) sob a coordenação do Ministério da Defesa e comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). A execução cabe à Marinha, ao Exército e à Força Aérea Brasileira (FAB).
Ainda segundo a Defesa, durante a mobilização militares estarão atentos aos principais crimes transfronteiriços como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais.
Ao longo de toda a fronteira terrestre, as tropas contarão com os centros montados nos Comandos Militares da Amazônia (CMA), em Manaus; do Oeste (CMO), em Campo Grande; e do Sul (CMS), em Porto Alegre.
Em quase dois anos já foram realizadas seis edições da Operação Ágata em uma faixa de fronteira que compreende 27% do território nacional onde estão 710 municípios, sendo 122 cidades limítrofes e 588 não limítrofes.
A fronteira tem 16.886 quilômetros de extensão, sendo 7.363 quilômetros de linha seca e 9.523 quilômetros de rio, lagos e canais. São 23.415 quilômetros de rodovias federais. Os estados de fronteira são: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os países vizinhos são: Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru, Paraguai, Argentina e Uruguai.

PSDB elege senador Aécio Neves novo presidente do partido


Da Agência Brasil
Brasília – Lideranças, militantes e parlamentares do PSDB aclamaram hoje (18) o senador Aécio Neves (MG) como o novo presidente nacional do partido. O senador foi eleito com mais de 97% dos votos dos delegados tucanos.
Entre os líderes presentes na Convenção Nacional do PSDB estavam o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ex-governador José Serra.
Em seu discurso, o senador disse que é hora de construir uma nova trajetória para o PSDB e para o país. “A nossa história vai recomeçar e só terá êxito se devolvermos ao Brasil uma administração séria, responsável e eficiente”, afirmou.
Aécio Neves ressaltou a importância da união das frentes do partido, conclamando a militância a percorrer a estrada.
“Assumo um partido unido como nunca. Essa unidade responde pelo nome do companheiro Sérgio Guerra”, reconheceu.
A nova Comissão Executiva Nacional terá como secretário-geral o deputado federal Mendes Thame (SP), e como vice-presidentes Alberto Goldman (SP), os senadores Alvaro Dias (PR), Cássio Cunha Lima (PB) e Cyro Miranda (GO), o deputado federal Bruno Araújo (PE) e o ex-senador Tasso Jereissati (CE).

Virada Cultural agita São Paulo com mais de 900 atrações



Quatro milhões de pessoas deverão acompanhar a nona edição do evento,  neste final de semana, na cidade de São Paulo. Espetáculos de teatro, cinema, música, circo, dança, exposições e literatura estão programados para se sucederem durante as 24 horas de duração.

Presidenta inaugura Estádio Mané Garrincha



O estádio, que foi inaugurado com pontapé inicial de Dilma Rousseff, é mais um que fica pronto para os jogos da Copa das Confederações, em junho, e da Copa do Mundo de 2014. O Mané Garrincha foi entregue com obras ainda por terminar, como o local de estacionamento.

Ibedec alerta para alguns cuidados na compra da casa própria



Daniel Lima e Kelly Oliveira
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - Os interessados em comprar imóveis durante o Feirão Caixa da Casa Própria devem negociar bem os preços e tomar alguns cuidados. O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) tem cartilha específica sobre construtoras e compra da casa própria. O instituto também divulgou uma série de dicas para as pessoas que irão ao feirão em busca do sonho da casa própria. Uma delas é pesquisar o preço de um imóvel no mesmo prédio antes de ir ao feirão, por exemplo. Outra dica é verificar o valor de imóveis com as mesmas características e as taxas de outros bancos.
Um problema que o interessado deve evitar é comprar o imóvel ocupado. O Ibedec aconselha que o negócio não seja fechado nessas condições. Caso o imóvel não esteja vazio, o conselho é procurar o atual ocupante do imóvel para verificar se existe a possibilidade de deixar o local. Caso o ocupante não queira deixar o imóvel espontaneamente, o instituto lembra que o processo de retirada judicial demora. Existem ainda os custos judiciais para acionar a Justiça.
Se o comprador conheceu o imóvel apenas por meio de fotos, a sugestão é guardar todos os panfletos e publicações. Segundo o Ibedec, para a Justiça é importante guardar tudo que possa ser usado como prova, inclusive o que for prometido pelo vendedor, inclusive prazos, taxas de juros, metragem do imóvel e outras despesas.
O 9º Feirão Caixa da Casa Própria termina domingo (18) em Brasília, Curitiba, Uberlândia (MG), no Rio de Janeiro e em Salvador. Somente em Brasília, serão oferecidos mais de 10.400 imóveis. Em todas as 13 cidades que vão sediar a feira, a previsão é que o número de imóveis oferecidos ao longo dos quatro fins de semana de realização do evento seja superior a 400 mil.
A última edição registrou um público de 404 mil visitantes, com volume de mais de R$ 12 bilhões em negócios assinados e encaminhados.
De 24 e 26 de maio, a feira será realizada em Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis. Por último, de 14 a 16 de junho, Belém, Campinas e Recife vão promover o feirão.
O banco garante aos interessados cobrar a primeira parcela do imóvel só em janeiro de 2014, se o contrato for assinado durante o feirão e só vale para recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
No feirão, além dos técnicos da Caixa, o mutuário poderá encontrar representantes da construção civil, imobiliárias e cartórios, se quiser fechar o negócio. No ano passado, informou a CEF, mais de 36 mil pessoas visitaram o feirão, em Brasília, quando foram assinados e encaminhados 4.139 negócios, o equivalente a mais de R$ 938 milhões.

Falta de planejamento pode estragar o sonho da casa própria



Segundo especialistas, na empolgação de assinar o contrato, muitos consumidores esquecem detalhes que podem virar dor de cabeça e até forçar a devolução do imóvel. Os compradores devem estar cientes, por exemplo, do risco de a instituição bancária não liberar o financiamento ou de o valor sofrer alteração e ficar acima da capacidade de pagamento. Além disso, precisam levar em conta que terão gastos com taxas cartoriais e bancárias, mudança e mobília.

Richa discute empregos e investimentos na Croácia

O avanço da economia paranaense e a criação de empregos no Estado foram os principais assuntos do encontro que o governador Beto Richa teve com a vice-ministra da Economia da Croácia, Jelena Zrinski, e técnicos do ministério. Richa destacou a forte expansão de empregos no interior do Estado, que ficou com mais de 60% das 214 mil novas vagas criadas no Estado nos últimos dois anos. O emprego industrial, que cresce há 18 meses consecutivos no Estado, tem 90% das novas vagas no interior. 

Gleisi Hoffmann


A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) transformou em palanque político um evento organizado ontem pelo Palácio do Planalto no Paraná, onde ela pretende concorrer ao governo pelo PT em 2014.
Gleisi fez o último discurso na abertura do encontro, em Pinhais (região metropolitana de Curitiba), que contou com 3.000 pessoas, sendo 322 dos 399 prefeitos paranaenses — os demais enviaram representantes.

Curitiba sob o comando petista



"O mundo é das louras"; o fato de Mirian exercer a interinidade ajuda a projetar o PT e o nome de Gleisi na capital; Fruet fez importante gesto rumo à aliança e 2014 (Jader Rocha).
Mirian ao lado da Ministra Gleisi
A cidade de Curitiba amanheceu neste sábado (18) sob o comando petista. É a primeira vez que um mulher (e PT) assume a prefeitura que a capital dos paranaenses.  A advogada Mirian Gonçalves, do PT, é a prefeita interina. Ela ficará 10 dias no posto. 

Leia as manchetes dos jornais deste sábado e as capas das revistas semanais


Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Ideli confirma vetos de Dilma a artigos da MP dos Portos
Folha de Londrina: Denúncias de abusos contra crianças aumentam 47% no Paraná
O Diário (Maringá): Saúde terá R$ 5,3 milhões para tentar vencer o crack
Diário dos Campos: PG recebe R$ 6,5 mi para programa ‘Crack’
Jornal da Manhã: Ponta Grossa terá R$ 6,3 miilhões para combater ao crack
Tribuna do Interior: Violência sexual contra crianças e adolescentes aumenta em Campo Mourão
O Paraná: FPM maior vai reforçar o caixa das prefeituras
Jornal Hoje: Ladrões fazem arrastão
Diário do Noroeste: Um em cada 17,8 moradores da região Noroeste teve dengue em 2013
Tribuna de Cianorte: Infraestrutura: PR busca R$ 9,3 bi
Umuarama Ilustrado: Umuarama ganha simpatia das franquias gastronômicas
Tribuna do Norte: Mãe é indiciada por assassinato da filha
Jornais de outros estados
Globo: Modernização dos portos: Governo desengavetou projetos para aprovar MP
Folha: Brasil perde com queda de preços das exportações
Estadão: Aécio prepara ‘caravana’ pelo País e terá superexposição
cartaCorreio: Adoção bate recorde e muda de perfil no DF
Estado de Minas: Justiça no trânsito em marcha lenta
Zero Hora: Adulteração do leite soma 14 pessoas denunciadas
Capas de revistas:
CartaCapital: Um dia na vida de um professor
Veja: Câncer de mama – A escolha de Angelina
IstoÉ: Provas da chantagem boliviana
Época: Foi a decisão certa? A influência de Angelina Jolie


sexta-feira, 17 de maio de 2013

A POLÊMICA TAXA DE SEGUROS


Economia cresce acima do esperado


:

Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado espécie de sinalizador do PIB, avançou 0,72% em março ante fevereiro, fechando o primeiro trimestre com alta de 1,05% ante o período anterior; analistas esperavam alta mensal de 0,70% em março, de acordo com a mediana de 24 projeções.

COMEÇA ISENÇÃO DE VISTO PARA O MÉXICO


:

REFUGIADOS SÍRIOS SUPERAM 1,5 MILHÃO, ESTIMA ONU


Azevêdo: maior desafio na OMC é destravar Doha



Valter Campanato/ABr: Brasília – O novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo, concede primeira entrevista no Brasil após ser eleito para o cargoEmbaixador brasileiro Roberto Azevêdo, primeiro latino-americano eleito para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), disse que seu maior desafio será destravar a Rodada Doha, negociação entre os países-membros do órgão para diminuir as barreiras comerciais; "Aproximadamente 20% das medidas protecionistas introduzidas a partir de 2008 já foram retiradas. Mas isso significa que 80% ainda estão lá", disse o diretor-geral eleito, em entrevista à imprensa no Itamaraty

LULA NA ARGENTINA: "FALTA DECISÃO POLÍTICA NO MUNDO"


247

Ricardo Stuckert:
Ex-presidente recebe, de uma vez só, oito títulos doutor honoris causa de universidades do país vizinho; em discurso de agradecimento no Senado argentino, Lula ironizou o fracasso das políticas econômicas de austeridade na Europa e Estados Unidos; "Os que hoje estão em crise sabiam resolver todos os problemas do meu país", disse; para ele, é preciso governar com claros compromissos de classe; "Um dos grandes problemas que vivemos hoje é a falta de decisão política, porque faltam líderes políticos", analisou, sinalizado uma saída: "Deem menos dinheiro para salvar os bancos e mais para salvar vidas humanas.

LEWANDOWSKI X GILMAR: AULA DE DEMOCRACIA


A PREFEITOS, VARGAS: “VOU DERROTAR ÁLVARO DIAS”


247

:
Vice-presidente da Câmara apresentou o cenário para 2014 e a perspectiva de disputar o Senado Federal ao lado da ministra Gleisi Hoffmann, que concorrerá ao governo do Estado; "Eu vou derrotar o Álvaro Dias", declarou o deputado federal pelo PT do Paraná a uma plateia com 45 prefeitos, 22 vice-prefeitos e dezenas de vereadores de todas as regiões do Estado; para Vargas, o senador do PSDB "tem sido portador apenas de más notícias".

MARINA: FUI VÍTIMA DE “MANCHETE ENCOMENDADA”


Leia as manchetes dos jornais desta sexta-feira



Jornais do Paraná
Gazeta do Povo: Após batalha, Congresso aprova a MP dos Portos
Jornal do Estado: Paraná é o 6º estado do país em número de internautas, diz IBGE
Jornal de Londrina: Londrina entra em Rede de Urgência para sair da UTI
Folha de Londrina: ENSINO SUPERIOR – Estado lidera ranking de ‘forasteiros’
O Diário (Maringá): Construção civil bate recorde no quadrimestre
Diário dos Campos: UTFPR quer aproximação com o setor empresarial
Jornal da Manhã: Marcelo vai à Europa atrás de investimentos para Ponta Grossa
Tribuna do Interior: Sanepar inaugura obra e anuncia mais R$ 5,5 mi em investimentos
O Paraná: Se ritmo atual persistir, duplicação da 277 só ficará pronta em 2070
Jornal Hoje: Edgar mantém aperto financeiro
até junho
Gazeta do Iguaçu: Prefeitura vai intensificar ritmo de obras em toda a cidade
Diário do Noroeste: Continua impasse sobre abertura dos supermercados aos domingos
Tribuna de Cianorte: Combate a abuso sexual vai às escolas e ruas de Cianorte
Umuarama Ilustrado: A “criatividade” dos motoristas contra o estacionamento pago
Tribuna do Norte: Acidente com ônibus de estudantes deixa 2 mortos
Jornais de outros estados
zhGlobo: Modernização dos portos – Vencidos pelo cansaço
Folha: Após concessões, governo aprova reforma dos portos
Estadão: Senado aprova MP dos Portos e Dilma estuda veto a 5 pontos
Correio: MP dos Portos passa no Senado e no STF
Valor: Tombini indica aperto e juro futuro ultrapassa 8%
Estado de Minas: Por que não na minha rua?
Zero Hora: MP dos Portos só é aprovada depois de 50 horas de embate

Repasses do Governo do Estado aos municípios chegam a R$ 1,5 bilhão



O Governo do Estado está destinando, desde 2011, cerca de R$ 1,5 bilhão para os 399 municípios paranaenses em repasses a fundo perdido, convênios e financiamentos. A maior parte é para infraestrutura básica e social, em pavimentação de estradas rurais, para o transporte escolar, para aquisição de calcário destinado agricultores familiares e ações de apoio a pequenos produtores rurais. 

Neste ano, o governador Beto Richa lançou dois grandes programas, que somam R$ 282 milhões, a fundo perdido, para os municípios. Um deles é o Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), que destina R$ 150 milhões a municípios com até 50 mil habitantes investirem em projetos prioritários e definidos pela população. O outro é o “Caminho das Pedras”, de pavimentação de estradas rurais. O programa irá gerar seis mil empregos no interior. 

O repasse do governo para o transporte escolar, que foi de R$ 3 milhões em 2010, passou a R$ 58 milhões em 2011 e para R$ 80 milhões em 2012 e mais R$ 80 milhões estão sendo repassados neste ano. No total, são R$ 218 milhões. Além disso, são repassados anualmente, desde 2011, R$ 72 milhões para pagamento de pessoal das APAES. 

Na área da agricultura, os recursos para as prefeituras adquirirem calcário destinado a agricultores familiares chegam a R$ 44,9 milhões. Mais R$ 33,3 milhões já foram repassados para diversas ações de apoio ao pequeno produtor, como em assentamentos, proteção de fontes, aquisição de sementes e readequação de estradas rurais. 

DESENVOLVIMENTO URBANO - A determinação do Governo do Paraná em levar o desenvolvimento para todo o Estado fez com que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) liberasse, em 2011 e 2012, por meio do Paranacidade e em parceria com outras secretarias, mais de R$ 500 milhões para obras de infraestrutura nos municípios. 

Os recursos são repassados em diversas modalidades – fundo perdido, financiamentos e convênios para aquisição de equipamentos. É um dos maiores volumes de recursos da história. Pelo planejamento do quadriênio, os valores serão duplicados, fechando em 2014 com a destinação de R$ 1 bilhão em obras.