sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

29 empresas são notificadas a esclarecerem sobre programas de fidelidade


As empresas têm prazo de dez dias para esclarecer os procedimentos adotados em relação aos consumidores
 
 O Ministério da Justiça, por meio da Senacon/MJ (Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça), notificou 29 empresas para prestarem esclarecimentos sobre seus programas de recompensa e fidelidade.
As empresas envolvidas são Azul, Avianca, Banco do Brasil, Carrefour, Dotz , Drogasil, Esso, Extra, Farmácia PagueMenos,  Farmácia Rosário, Gol, HSBC, Insinuante, Ipiranga, Itaú Unibanco, Livraria Cultura, Livraria Leitura, Livraria Saraiva, Magazine Luiza, Marisa, Multiplus, Pão de Açúcar, Petrobras, PontoFrio, Riachuelo, Ricardo Eletro, Santander, TAM e WalMart.
Notificação
Por conta de reclamações de consumidores, a Secretaria pretende avaliar o funcionamento dos programas de fidelidade e as regras adotadas pelas empresas, questionando a forma que o consumidor tem acesso ao saldo de pontuação, quais são as limitações e restrições para a utilização da pontuação adquirida, como os consumidores são informados sobre alterações nos programas e os dados solicitados para a criação do cadastro.

As empresas têm prazo de dez dias, a partir do recebimento da notificação, para esclarecer os procedimentos adotados em relação aos consumidores.
Empresas
O Carrefour, Gol, HSBC, Livraria Cultura, Magazine Luiza, Petrobras, PontoFrio, Ricardo Eletro, Santander e TAM informaram que ainda não receberam a notificação, mas que responderão as perguntas dentro do prazo.

A Azul, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Pão de Açúcar informaram que agem de forma transparente com os seus clientes e que disponibilizam diversos canais para informações.
O Grupo Pão de Açúcar, responsável pelo Extra, afirmou que a rede não possui programa de fidelidade ou recompensa.
Já as empresas Avianca, Insinuante, Ipiranga, Livraria Saraiva, Marisa, Riachuelo e WalMart não comentaram sobre o assunto. A Dotz, Drogasil, Esso, Farmácia PagueFácil, Farmácia Rosário, Livraria Leitura e Multiplus não foram encontradas.


Fonte: Infomoney

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Anvisa publica lista de produtos suspensos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na quarta-feira (19/12), no Diário Oficial da União (DOU),  suspensões e interdições cautelares de produtos com irregularidades.
 
A interdição cautelar é uma medida válida por 90 dias após a publicação no Diário Oficial. Durante esse tempo, os lotes interditados não podem ser comercializados e nem consumidos.
As pessoas que já tiverem adquirido algum dos lotes ou produtos suspensos ou interditados devem interromper o uso.
 
Veja, na tabela abaixo, as medidas publicadas no Diário Oficial:
 
Medida Produto Empresa Motivo
Suspensão da fabricação, divulgação, comércio e uso RE N ° 5.404 em todo o país Carboxide Plus Digital Control ® Carboxiterapia
L.C Equipamentos, Medicina & Estetica O produto não possui registro sanitário e a empresa não tem Autorização de Funcionamento concedida pela Anvisa.
Suspensão da fabricação, divulgação, comércio e uso RE N° 5.405 em todo o país Solução de Cloreto de Sódio 0,9%.
 
LBS Laborasa Indústria Farmacêutica LTDA. O produto não possui registro sanitário na Agência.
Suspensão da fabricação, divulgação, comércio e uso RE N° 5.406 em todo o país Todos os lotes dos produtos Sonda Uretral Deskart Injet e Sonda para Aspiração Traqueal Deskat Injet Deskart Injet Indú stria CirugicaLTDA ME Os produtos não possuem registro válido na Anvisa.

Suspensão da fabricação, distribuição divulgação, comércio e uso RE N° 5.407 em todo o país. 
 
Todos os produtos

World Fix Indústria Comércio de  Produtos
Ortopédicos LTDA-ME
A empresa não cumpre as normas de Boas Práticas de Fabricação de Produtos Médicos.
Apreensão e inutilização RE N° 5.408 em todo o país.

Cosmético Smart Progressive Instituto de Beleza Josiane LTDA-ME O produto não possui registro junto à Anvisa.
 
Suspensão da distribuição, comércio e uso RE N° 5.409 em todo o país.

Termobag (Bolsa para água quente)

Macrimed Comercial Ltda O produto não possui registro/cadastramento concedido pela Agência.

Interdição cautelar  RE N° 5.411  Lote 122401, do Creme Alisante - Salon Line Professional Devintex Cosméticos LTDA Produto com suspeita de desvio de qualidade. 
Suspensão da distribuição, comércio e uso RE N° 5.412 em todo o país  Piolhex Auzenete Penhade Carvalho Cosméticos-ME A empresa não possui Autorização de Funcionamento nesta Agência. 
Suspensão da distribuição e comercialização RE N° 5.413 em todo o país. Pigmentos para maquiagem definitiva Magcolor Pigmentos

Mag Estética Indústria e Comércio LTDA ME O Produto não possui registro junto à Anvisa 
Interdição cautelar RE N° 5.415
 
Lote 779411 do medicamento Castanha da Índia Herbarium 100mg (Aesculus hippocastanum), comprimidos revestidos, (fabricado em 01/11 e com validade. em 01/2013) Herbarium Laboratório Botânico Ltda Produto com suspeita de desvio de qualidade. 
Suspensão da distribuição, comércio e uso RE N° 5.416 em todo o país

Albendal 400mg comprimidos (Albendazol 400mg), Lote 1-0009/11, data de fabricação 04/2011, data de validade 04/2013 Pharmascience Laboratórios LTDA O produto apresenta desvio de qualidade quanto ao aspecto e dissolução. 
Interdição cautelar RE N° 5.417 Gel Modelador Capilar Fixação Forte Vitacapili Muriel do Brasil - Indústria de Cosméticos LTDA Produto com suspeita de desvio de qualidade.
Suspensão da fabricação, divulgação, comércio e uso N° 5.418 em todo o país Microcânulas, modelos comerciais. 30x0,5mm, 30x0,6mm, 30x0,7mm, 25x0,8mm; 40x0,8mm; 40x0,9mm; 50x0,8mm; 50x0,9mm; 50x1,0mm; 70x0,9mm; 70x1,0mm; 70x1,2mm; 80x1,2mm; 100x2,1mm; 50x0,8mm de Nácul; 50x1,0mm de Nácul; 70x1,0mm de Nácul; 50x0,9mm de Nácul; 25x0,8mm Duplo Furo; 40x0,8mm Duplo Furo; 40x0,9mm Duplo Furo; 50x0,8mm Duplo Furo; 50x0,9mm Duplo Furo; 50x1,0mm Duplo Furo; 70x0,9mm Duplo Furo; 70x1,0mm Duplo Furo; 70x1,2mm Duplo Furo; 80x1,2mm Duplo Furo; 100x2,1mm Duplo Furo descartáveis Biomedical Comércio Indústria Importação e Exportação de Produtos Biomédicos LTDA Por fabricar em local sem alvará sanitário e sem autorização de funcionamento na Anvisa.
Suspensão da distribuição, comércio e uso RE N° 5.419 em todo o país Craniótomo Drill Pneumático, nº de série 0095. Macom Instrumental Cirúrgico Indústria Ltda O produto não corresponde às especificações originais do registro aprovadas pela Anvisa.


Fonte: Anvisa

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Para emagrecer, o melhor é praticar somente exercícios aeróbicos


Segundo estudo, atividades como corrida são mais eficazes na perda de peso do que a musculação sozinha ou a combinação dos dois tipos de exercício

Para conseguir emagrecer, uma pessoa que está acima do peso talvez deva deixar de lado a musculação e dedicar-se somente à prática de atividades aeróbicas, como caminhada, corrida e natação. Ao menos é o que concluiu um novo estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Após avaliar um grupo de indivíduos obesos ou com sobrepeso, os pesquisadores mostraram que praticar exercícios aeróbicos é melhor para perder peso e gordura em comparação com treinos de resistência ou treinos que combinem os dois tipos de atividade. As conclusões estão presentes na edição desta semana do periódico Journal of Applied Physiology.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Effects of aerobic and/or resistance training on body mass and fat mass in overweight or obese adults

Onde foi divulgada: periódico Journal of Applied Physiology

Quem fez: Leslie Willis, Cris Slentz, Lori Bateman, Tamlyn Shields, Lucy Piner, Connie Bales, Joseph Houmard e William Kraus

Instituição: Universidade de Duke, Estados Unidos

Dados de amostragem: 119 adultos com obesidade ou sobrepeso

Resultado: Treinos apenas aeróbicos, como caminhar ou correr, emagrecem mais do que atividades de resistência ou treinos que combinem os dois tipos de exercício
De acordo com os autores dessa pesquisa, sabe-se que as atividades aeróbicas são eficazes na perda de peso. Por outro lado, novos estudos vêm sugerindo que os exercícios de resistência, que promovem o ganho de massa muscular, podem, além de outros benefícios, como a melhora dos níveis de glicose e colesterol no sangue, levar ao emagrecimento. No entanto, não estava claro qual é a atividade que surte o melhor efeito em relação à perda de peso.
Para encontrar uma resposta, os pesquisadores analisaram 119 adultos obesos ou com sobrepeso. Eles foram designados a um dos três tipos de treinamento estipulados pelo estudo: o treino de resistência (musculação três vezes por semana, ou 180 minutos semanais da atividade); o treino aeróbico (12 quilômetros de caminhada ou corrida por semana, cerca de 130 minutos da atividade por semana); e o treino combinado (musculação três vezes por semana mais 12 quilômetros de caminhada ou corrida semanais).
Comparação — De acordo com os resultados, enquanto os participantes dos grupos do treino aeróbico e do treino combinado emagreceram, grande parte daqueles que apenas realizaram exercícios de musculação ganharam peso. Isso, ocorreu devido ao ganho de massa corporal magra, segundo os autores. O treino que combinou atividades de resistência e aeróbicas ajudou os participantes a perderem peso, gordura corporal e circunferência abdominal quase na mesma intensidade que o treino aeróbico o fez. No entanto, o treino combinado exigiu o dobro de tempo de exercícios realizados, o que fez com que os pesquisadores concluíssem que as atividades aeróbicas são a opção mais eficaz na hora de emagrecer.
De acordo com os autores do estudo, é preciso lembrar que “nenhum tipo de exercício é benéfico para todos os problemas de saúde” e, portanto, é preciso identificar a necessidade de cada paciente para que um médico indique a melhor atividade para ele. No caso da pesquisa, ela mostra que exercícios aeróbicos são melhores para o emagrecimento, o que não quer dizer que treinos de resistência ou combinados não façam bem à saúde.


Fonte: Veja Online