sábado, 29 de setembro de 2012

Idosos podem comprar remédios de uso contínuo a partir de R$ 10


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Farmacêutica lança programa Melhor Idade que oferece descontos de até 40%.Para participar, basta ligar no Fale Pfizer (0800 16 7575) e fazer o cadastro gratuitamente.
 
A indústria farmacêutica Pfizer oferece descontos entre 30% e 40% em nove medicamentos de seu portfólio para quem aderir ao programa Melhor Idade, lançado esta semana. Pessoas acima de 55 anos de qualquer lugar do Brasil podem participar do programa, que contará com 9,8 mil pontos de venda no País.
O Dr. Eurico Correia, diretor médico da empresa, ressalta que os benefícios vão além da compra de remédios.
— A medida assegura que haverá acompanhamento profissional porque o paciente só poderá comprar os medicamentos com receita médica. Além disso, é uma forma de tornar o tratamento mais acessível.
O programa inclui medicamentos para tratar hipertensão, insuficiência cardíaca, dislipidemia, lesões e queimaduras, ansiedade, depressão, hiperplasia benigna da próstata e disfunção erétil. Segundo a Pfizer, o preço original destes medicamentos varia de R$ 16 a R$ 140. Com o desconto de 40% oferecido pelo programa, esses valores caem para R$ 10 a R$ 84.
Para participar, basta ligar no Fale Pfizer (0800 16 7575) e fazer o cadastro gratuitamente. Com a chegada do cartão, já é possível realizar a compra nas farmácias credenciadas.
Medicamentos que fazem parte do programa Melhor Idade:
- Citalor: para colesterol elevado
- Aldactone: para insuficiência cardíaca
- Norvasc: para hipertensão arterial
- Viagra: para disfunção erétil
- Carduran XL: para hiperplasia benigna
- Zoloft: para depressão
- Frontal e Lorax: para transtornos de ansiedade
- Fibrase: para lesões e queimaduras





Fonte: R7 Notícias

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Telefonia celular, cartão de crédito e banco comercial lideram ranking de queixas




Telefonia celular é responsável por mais de 78 mil atendimentos de Procons em todo o país. No período entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2012, foram registradas 861.218 demandas de consumo no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). As demandas se referem a todos os tipos de atendimentos realizados pelos Procons, como o Atendimento Preliminar e a Simples Consulta, até os processos administrativos instaurados, que na nomenclatura do Sindec são chamados de Reclamação.


Os principais assuntos demandados no período foram:
PosiçãoAssuntoTotalPercentual
Telefonia celular78.6049,13%
Cartão de crédito74.8898,70%
Banco comercial73.8198,57%
Telefonia fixa53.7906,25%
Financeira41.5194,82%
Aparelho celular38. 9664,52%
TV por assinatura29.9133,91%
Energia elétrica27.2133,47%
Microcomputador / Produtos de Informática25.0213,27%
10ºInternet (Serviços)16.7033,16%
Fonte: Senacon/Sindec
O Sindec, coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, integra hoje 24 Procons estaduais e mais de 146 Procons municipais. Como vários desses Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema opera em 396 unidades espalhadas por 214 cidades brasileiras. Esses Procons atendem a uma média mensal de 150 mil consumidores.
Principais Problemas em Telefonia Celular:

PosiçãoProblemasTotalPercentual
Cobrança indevida/abusiva e dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste43.22054,98%
Contrato – Rescisão/alteração unilateral8.87011,28%
Serviço não fornecido e vícios de qualidade5.4556,94%
Demais Problemas
21.05926,79%
Total
78.604100,00%
Fonte: Senacon/Sindec

Fornecedores mais Demandados em Telefonia Celular:

PosiçãoFornecedorTotalPercentual
CLARO26.37637,56%
VIVO10.67015,19%
TIM10.22114,55%
OI10.14014,44%
Fonte: Senacon/Sindec
Todas as demandas registradas pelos Procons no Sindec recebem uma classificação de Área, Assunto e Problema. O objetivo dessa classificação é permitir o agrupamento das demandas segundo alguns critérios, para auxiliar na análise e na leitura dos dados, tanto por parte dos órgãos do SNDC, dos órgãos de imprensa, como também por parte dos consumidores.
A classificação de Área é um agrupamento geral, que indica o setor econômico em que se insere a demanda do consumidor. No Sindec, a classificação de Área possui sete segmentos: Alimentos, Assuntos Financeiros, Habitação, Produtos, Saúde, Serviços Essenciais e Serviços Privados. O Sindec tem 238 categorias na classificação de Assunto e 254 na classificação de Problema.
Fonte: DPDC/MJ

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Veja quanto você tem que guardar para o futuro do seu filho


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Planejamento financeiro é um tema abstrato até a hora em que começa a fazer a diferença entre a conta corrente fechar o mês no azul ou no vermelho. E se organizar as finanças é difícil para uma pessoa ou para um casal, o que fazer quando chegam os filhos? Colocar os gastos futuros no papel, no entanto, pode representar a diferença entre pagar R$ 98,7 mensais, logo que seu filho nasce, por um intercâmbio que ele vai fazer aos 18 anos, ou desembolsar R$ 742,9 ao mês pelo mesmo curso, começando a pagar quando ele tiver 15.
Manter essa disciplina no dia a dia é difícil, reconhece Iglesias. “O ideal é estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazos e usar os instrumentos de investimento adequados para cada um deles”, afirma. Em termos gerais, é preciso manter uma reserva de emergência – para cobrir alguma eventualidade, como multa de trânsito ou reforma, uma para a aposentadoria e uma destinada a uma meta específica, como viagem.
Os recursos destinados ao futuro do filho se enquadrariam nessa última opção e poderiam incluir aplicações com uma dose de risco dependendo do prazo para o fim da meta. Já as reservas de emergência deveriam abranger de três a seis meses dos gastos da família e se concentrar em ativos líquidos, que possam ser resgatados com rapidez. “O ideal é investir em poupança, fundos DI e em outras opções de renda fixa”, explica Iglesias. Por outro lado, para a aposentadoria pode haver uma diversificação maior , com parte dos recursos investida no mercado acionário.


Fonte: Ig Notícias

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PROCON-PR multa Groupon em R$ 1.400.000,00


Notícias

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Em razão das reclamações contra a empresa, o PROCON-PR multou o site de compras coletivas Groupon em R$ 1.400.000,00.
Muitos consumidores têm procurado o órgão para reclamar sobre o não cumprimento dos contratos firmados com o site de compras coletivas e ainda quanto à dificuldade na solução dos problemas apresentados, pois nem o site nem os parceiros dão qualquer tipo de retorno para os usuários.

De acordo com Cila de Fátima Mendes dos Santos, responsável pela Divisão Jurídica do PROCON-PR, “a conduta da empresa contraria as disposições do Código de Defesa do Consumidor, por desrespeitar vários direitos previstos na Lei, entre os quais o cumprimento das ofertas realizadas pelos fornecedores”.

Nos primeiros oito meses de 2012, O PROCON-PR realizou 221 atendimentos de consumidores reclamando contra a empresa Groupon.


Fonte: Procon-PR

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Projeto de Lei prevê que consumidor limpe o nome do SPC e Serasa mais rápido



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 Prazo para que as empresas comuniquem ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa a correção de informações de consumidores pode ser reduzido de cinco para dois dias.
O projeto de lei 3996/12, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), permite que o consumidor que quitar suas dívidas possa retirar o mais rapidamente seu nome de órgão de restrição ao crédito.
Para o autor do projeto, o prazo atual de cinco dias pode impedir que negócios sejam realizados e que contratos viabilizados. “Tornar rápida e eficaz a retirada da inscrição nos órgãos de restrição ao crédito é tornar esse sistema menos vulnerável e mais confiável”, afirma.
Lei atualA medida altera o Código de Defesa do Consumidor, que garante ao consumidor o acesso às informações existentes sobre ele em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo e às suas respectivas fontes. Caso encontre qualquer inexatidão nesses dados, o consumidor pode exigir sua correção imediata, cabendo à empresa que mantém o cadastro comunicar a alteração a todos que o tiverem recebido em cinco dias úteis.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: O Dia on Line

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Anatel multa Oi no valor total de R$ 30 milhões por ter negado o acesso aos serviços de emergência


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Sanções derivaram de infrações ao regulamento do serviço de telefonia fixa e ao PGMU. Ainda cabem recursos na agência.

O conselho diretor da Anatel aprovou, no último dia 20, a aplicação de multas à Oi no valor total de R$ 30 milhões por infrações ao regulamento do serviço de telefonia fixa e ao Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), constatadas pela agência em 2007. Ainda cabem recursos administrativos às duas sanções.
A primeira multa, no valor de R$ 18,3 milhões, foi aplicada em razão de a operadora ter negado o acesso aos serviços de emergência e ao atendimento gratuito da própria prestadores a usuários inadimplentes ou com créditos esgotados, em Pernambuco. A Oi legou que as irregularidades decorreram de mudanças tecnológicas necessárias para implantação do serviço de portabilidade, mas não convenceu a área técnica da Anatel.
A outra sanção, estabelecida em R$ 11,7 milhões, foi aplicada por não instalação de acessos individuais e telefones públicos em localidades do Maranhão que atingiram 300 e 100 habitantes, respectivamente. Segundo o relator da matéria, conselheiro Rodrigo Zerbone, novamente a operadora não apresentou argumento capaz de mudar a decisão.


Fonte: Telesíntese

domingo, 23 de setembro de 2012

Anvisa suspende produtos irregulares


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A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (20/9), a suspensão da fabricação, divulgação, comércio e uso, em todo o país, de todos os saneantes fabricados pela empresa Hexa' Bril Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. Os produtos foram suspensos por não terem registro na Anvisa.
Também foi suspensa a fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o país, o medicamento Epinefrina 1 mg/ml solução injetável, identificado como Epinefrina ou como Hydren. O medicamento, fabricado pela empresa Hypofarma- Instituto de Hypodermia e Farmárcia Ltda, foi suspenso por não possuir registro válido na Anvisa.
Ainda foram suspensos, em todo o país, os produtos: Lafepe Vitamina C Comprimidos, Lafepe Vitamina C 100 mg/ml Solução  Injetável  Im/Iv Cx 100 Amp Vd Amb x 5 ml,Lafepe Polivitaminas Solução Oral Cx 50 Fr Vc Amb x 150 ml, Acido Ascorbico Comprimidos e Injetável, Lafepe Neomicina + Bacitracina 5mg/g +250 Ui/g Pom Derm CX 50 Bg Al x 10g, Ganciclovir 500 mg Po Liof Solução Injetável Cx 25 Fa Vd Inc + 25 Amp Dil x 10 ml, Lafepe Sulfato Ferroso 25 mg/ml Solução Oral Cx 50 Fr Vd Amb x 30 ml. Os produtos são fabricados pelo Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco- Lafepe, e foram suspensos por não possuir registro na Anvisa.
A suspensão é definitiva e tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o uso.
Recolhimento Voluntário
A empresa Fundação Oswaldo Cruz fará o recolhimento voluntário do lote 11070466 do medicamento Far-Manguinhos Vitamina A 200.000 Ui Cap Gel Mole Cx Fr Plas Opc x50. O recolhimento é necessário por desvio de rotulagem, e o medicamento não deve ser consumido ou comercializado.
Confira aqui as suspensões 


Fonte: ANVISA