sábado, 25 de agosto de 2012

Consumidor terá 0800 para tirar dúvidas sobre planos de saúde


Serviço lançado pela APM atenderá reclamações de todo o Brasil, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira
 
 Os consumidores agora podem contar com um canal de atendimento para tirar dúvidas sobre planos de saúde. O 0800 200 4200, serviço lançado pela APM –  (Associação Paulista de Medicina) atenderá reclamações de todo o Brasil, oferecendo esclarecimento e apontando encaminhamentos para a garantia dos direitos dos usuários.
O atendimento será por telefone e, em caso de necessidade de retorno, a resposta será dada por e-mail, no prazo de 72 horas.
O serviço de orientação, que funcionará das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira, foi criado em resposta aos principais problemas detectados pela pesquisa Datafolha, encomendada pela APM, sobre o atendimento dos planos de saúde aos pacientes, no estado de São Paulo.
As queixas recorrentes no levantamento foram dificuldades para a marcação de consultas e realização de exames e procedimentos de maior custo, falhas importantes no atendimento em pronto-socorro, as consequências do descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios, entre outros pontos.
Problemas no atendimentoA pesquisa APM-Datafolha apontou índice de 72% de usuários com problemas quando buscaram atendimento em pronto-socorro, justamente quando a pessoa mais necessita de agilidade e solução. Os resultados apontaram que 8 em cada 10 dos que utilizaram os serviços tiveram algum problema (77%).
No caso das consultas, as principais queixas são de demora na marcação e de médico que não atende mais pelo convênio.
Em exames diagnósticos, as queixas recorrentes referem se ao longo prazo para marcação de exames e procedimentos e poucas opções de laboratórios credenciados.
Quanto a pronto-socorro foram encontrados problemas de lotação na sala de espera (67%); demora para atendimento (51%); longo prazo para realização de exames (12%); locais inadequados para medicação (12%); negativa de atendimento (5%); demora ou negativa na transferência para leito hospitalar (4%).
O índice de usuários com problemas foi de 64% para consultas e 40% em exames diagnósticos. O estudo teve uma amostra de 804 entrevistas com clientes de planos de saúde, com 18 anos ou mais, distribuídas pelo estado de São Paulo.


Fonte: Infomoney

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dicas de bons livros, você tem o repique aqui também

Tudo o que Ela Sempre Quis - Barbara Freethy
Tudo o Que Ela Sempre Quis

TítuloTudo o Que Ela Sempre Quis 
Titulo OriginalAll She Ever Wanted
AutorBarbara Freethy
EditoraNovo Conceito
Número de Paginas:320

A busca por um terrível segredo pode não ser a melhor opção

Ela era a melhor amiga deles, ou assim eles pensavam — até anos mais tarde, quando seus segredos os levam a uma perigosa busca pela verdade sobre quem ela realmente fora... e por que morrera... Dez anos atrás, em uma festa louca, a linda e estonteante Emily caminhava para sua morte, deixando seus três melhores amigos e suas "irmãs" — Natalie, Laura e Madison — devastados. Nenhum deles esquecera aquela noite — ou o papel que cada um teve na morte de Emily, a culpa que os persegue e a perda que ainda sofrem. 

Agora, um escritor desconhecido entra na lista dos livros mais vendidos com um romance similar à história deles.

Quem é ele? Como ele sabe os detalhes íntimos de suas vidas? E por que ele está acusando um deles como assassino? Quando eles começam a desvendar a verdade sobre a amiga em comum, irão redescobrir um amor que ela perdeu há muito tempo e descobrir segredos que vão mudar sua vida para sempre...
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O livro Tudo que ela sempre quis da autora Barbara Freethy lançado pela Novo Conceito foi mais um livro que entrou na categoria relembrar é viver para mim, pois me fez lembrar muito o estilo de filme do tipo "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado", lembra com o Freddie Prize Jr. e com a Jeniffer Love Hewitt? Pois é foi esse tipo de filme que passou pela minha cabeça e eu realmente adorei ter a oportunidade de ler um livro desse tipo.

Há dez anos atrás quatro amigas, conhecidas como as Quatro Fantásticas, estavam em um momento único na vida e eram inseparáveis, até que uma tragédia ocorre e uma delas, durante uma festa, acaba morrendo o que deixa as outras três devastadas e faz com que cada uma delas tomem um caminho diferente, pois Emily era uma moça animada e cheia de vida e que em momento estava presente e no outro havia partido deixando um vazio na vida de cada uma das amigas.

Natalie, Laura e Madison seguiram suas vidas e cada uma alcançou a vida que queria, Natalie se tornou médica, Madison se tornou relações publicas e Laura se casou com o amor de sua vida. Após tanto tempo certos segredos aparecem na forma de um livro, um autor misterioso publicou uma ficção com uma história tão similar a história que elas vivenciaram, que de ficção não parece ter muito. Mas o mistério é: quem é esse autor? Como ele sabia de certos detalhes? E porque ele dá a entender que foi uma das meninas que matou a Emily? E o que realmente aconteceu naquela noite?

"- Não confio em nada do que ela diz. Deveríamos ficar longe dela. Traz más noticias."
- página 91 -

Os personagens são aos poucos introduzidos na história e são muitos, mas cada um tem uma ligação com Emily e com a fatídica noite, e com o grande sucesso que a obra faz as amigas se reencontram e se juntam para descobrir como ele sabe sobre tantos detalhes de suas vidas. E não é apenas o livro que as fazem lembrar de um fato tao trágico, mas está afetando também suas vidas de tal forma que uma delas pode até acabar presa.

Uma história muito intrigante sobre a amizade e como certos segredos devem permanecer sendo segredos, e de certos casos inacabados podem ter sim um fim diferente, que as vezes dar uma segunda chance pode valer a pena e acima de tudo em quem depositar sua confiança, pois nem sempre aquela pessoa pode ser o que você pensa que é.

A cada virar de página, novas pistas vão aparecendo e as suspeitas aumentando, até que chega um momento que você não sabe mais o que é certo ou errado, quem é culpado e quem é inocente, fatos que nos fazem duvidar até mesmo se quem achamos que era o culpado é realmente culpado de alguma coisa.

Com uma escrita despretensiosa mas muito fluida, a autora, consegue manter a atenção do leitor presa a cada parte do livro e não despregar o olho até a solução do mistério, que confesso não esperava que fosse feita daquela forma. Mas se você assim como eu adora um mistério sem nada que estrague o suspense ao decorrer da narrativa, Tudo o que ela sempre quis é uma boa pedida. Recomendo.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O planeta está esquentando, e o risco de catástrofes naturais, aumentando. E o que você tem a ver com isso?



Preservação do Meio AmbientePreservação do Meio Ambiente
Dicas para o Meio Ambiente

O planeta está esquentando, e o risco de catástrofes naturais, aumentando.  E o que você tem a ver com isso? Tudo.  A queima de combustíveis fósseis e a produção desenfreada de lixo -duas das principais causas do aquecimento global- estão diretamente relacionadas ao estilo de vida urbano, consumidor e predador da natureza que os humanos vêm adotando de modo cada vez mais acelerado. Dá para mudar? Dá. Até mesmo na vida cotidiana, vivendo em cidade grande, morando em apartamento, trabalhando em prédio fechado com ar-condicionado e tendo carro. Aqui vão dicas simples para cuidar melhor da Terra e reduzir o impacto da nossa passagem por aqui. Para construir um planeta menos arriscado onde viverão seus netos e os netos dos seus netos. Para ser sustentável no dia-a-dia. É claro que não é tudo. Há ameaças maiores. Somos moradores do país que concentra um terço das florestas mundiais e que ainda as desmata. Temos a maior biodiversidade do planeta e poucos governantes atentos a isso. "Embora possamos dar várias contribuições individuais, lamento dizer que, a menos que os brasileiros assumam a liderança em cobrar o fim dos desmatamentos e das queimadas de suas florestas, os esforços cotidianos significam pouco", comenta o ecólogo norte-americano Douglas Trent. As ações individuais, embora louváveis, não são suficientes, concorda Miriam Duailibi, coordenadora-geral do Instituto Ecoar. 
Para ela, é preciso pressionar empresas e governos para que se Comprometam a adotar soluções sustentáveis. "As pessoas têm que agir como indivíduos ,mas também como comunidade, eleitores, investidores e consumidores." Ainda que sigamos todas as sugestões, será pouco. Estará apenas plantada a semente de uma nova relação com o planeta. Levará tempo para que brote, vingue e floresça. Mas, no futuro, os herdeiros da nossa espécie agradecerão pelos frutos desse gesto.

EM CASA

Economize água
Diminua o tempo dos banhos, feche a torneira enquanto escova os dentes, use regador em vez de mangueira, varra a calçada em vez de lavá-la. De acordo com dados do International Hydrological Programme da Unesco, 97,5% da água do planeta é salgada. A água doce só representa 2,5% e está, em sua maior parte, nas calotas polares. Apenas 0,3% encontram-se acessível em lagos, rios e lençóis subterrâneos. Com a poluição dessas fontes, a escassez de água no planeta é uma preocupação mundial

Separe o lixo
Mesmo que a sua cidade não ofereça serviços de coleta seletiva, separe o lixo em casa e descubra para onde você pode levar material reciclável como vidro, plástico, metal e papel. Tenha especial cautela com lixos poluentes como lâmpadas com mercúrio, pilhas ou baterias usadas, que não podem ser misturados ao lixo comum. O mau gerenciamento dos resíduos da atividade humana é uma das causas diretas do aquecimento global.

DesplugueEmbora seja menos impactante do que a queima de combustível fóssil, o modo de produção da energia hidrelétrica (foto cachoeira) largamente usado pelo Brasil também é desfavorável à natureza. Tire os eletrodomésticos da tomada enquanto estão desligados e evite deixar equipamentos no modo "standby", que ainda significa consumo. Prefira eletrodomésticos economizadores de energia.

Certifique-se da madeira
Na hora de comprar móveis de madeira, procure saber de onde vem a matéria-prima. Prefira móveis certificados (selo FSC) e oriundos de florestas de manejo sustentável. Dessa forma, você age diretamente contra o desmatamento e pela preservação das florestas brasileiras.

Tenha plantas
Nos jardins, nos quintais, nas sacadas, na calçada, na sala do apartamento, no hall do prédio. Plantas significam mais qualidade no ar e menos poluição. Podem ainda significar alimentos frescos para quem 
mantém pequenas hortas em casa.


NO MERCADO


DesembaleEvite o excesso de embalagens. A energia usada para fabricar uma única lata de refrigerante é a mesma que a sua televisão utiliza se passar 172 horas ligadas. O queijo fatiado, por exemplo, não precisa de bandeja de isopor nem de filme plástico. E, afinal, para que usar uma sacola de plástico para cada três produtos? Para pequenas compras, por exemplo, você pode levar sua sacola de casa.

Use retornáveis
Não compre descartáveis. De copos e pratos a garrafas, dê preferência aos itens cujo fabricante já prevê a reutilização. Volte a usar garrafas retornáveis de cerveja.

Prefira produtos locais
Prove os alimentos produzidos na sua região e dê preferência a eles. Além de mais frescos (o que é melhor para a sua saúde) significam um modo de produção menos impactante, e menos emissão de gases no processo de transporte.

Consuma menosRepense seu calendário de compras e evite comprar alimentos que estragam rápido - isso significa mais idas ao supermercado, mais queima de combustível fóssil e mais consumo irracional. Antes de comprar qualquer coisa, pergunte-se se você realmente precisa daquilo. Não compre o que não é necessário e cuide do que vai fazer com o lixo da sua compra.


NO ESCRITÓRIO

Imprima menos
Antes de ativar a impressora, pense se é estritamente necessário imprimir os e-mails que recebe. Seja rígido na seleção e só imprima o que for indispensável. Para imprimir um e-mail você utiliza energia elétrica e matéria-prima oriunda das árvores.

Reutilize papéis
Toda folha de papel tem dois lados, mas muitas vezes esquecemos-nos disso. Reutilize folhas de papel. Faça blocos de nota com papéis usados ou mande folhas de volta para a impressora para imprimir no verso materiais só de leitura.

Compartilhe material
Construa uma caixa comum de materiais como canetas, lápis clipes, post-its. Ali podem estar os materiais que não são pessoais. Isso evita que cada pessoa compre uma nova caneta a cada vez que não conseguir encontrar a sua.

Seja seletivo no material
Papel reciclado, lápis de madeira certificada, canetas com componentes não-poluentes. Já existem muitas opções de material de escritório que são produzidas pensando na redução do impacto ambiental.

Não ignore o verão
No verão, vá trabalhar de roupas leves e defenda isso na empresa em que trabalha. Se o seu cargo é de chefia, libere os subordinados de usar ternos e trajes formais calorentos diariamente nessa época do ano. Assim, o ar-condicionado poderá funcionar em menor potência, economizando energia e esquentando menos o mundo lá fora.


NOS DESLOCAMENTOS

Caminhe e pedale
Nos horários de congestionamento, dependendo da distância a ser percorrida, chega-se mais rápido a pé do que de carro. A bicicleta é uma alternativa de transporte veloz e que não polui. Além disso, as duas alternativas de deslocamento fazem bem à saúde.

Compartilhe caronas
A queima de combustível fóssil é uma das principais causas do aquecimento global. Descubra quem vive na sua região, dê e pegue caronas. Evite andar sozinho de carro, é injusto quando se considera o impacto do seu "conforto" para o planeta.

Use transportes coletivos
Em São Paulo, os deslocamentos de metrô ou via corredores de ônibus podem ser mais velozes do que em carros particulares. Deixe o carro na garagem e use a rede de transporte coletivo da sua cidade. Além de economizar combustível e estacionamento, você ainda estará pressionando governos a aperfeiçoarem essa alternativa.


NA RUA
Veja onde joga o lixo
Não jogue lixo no chão. O escoamento da água nos centros urbanos é complicado principalmente pelo lixo que obstrui as canaletas. Essa é uma das causas das enchentes e dos deslizamentos, além de estimular e proliferação de ratos, baratas e doenças.

Deixe terra à vista
Pavimentar todo o solo não é bom. Ao construir sua calçada, por exemplo, você pode optar por materiais que permitem que a água o atravesse. Pontos de terra sem pavimento significam que o solo pode respirar. Chão todo pavimentado é como pele humana coberta de substância extremamente gordurosa e com todos os seus poros obstruídos.


NA NATUREZA

Integre-se ao ecossistema local
No sítio ou na propriedade rural, evite desmatamentos e queimadas. Preserve matas ciliares (que beiram fontes d'água), elas têm um papel muito importante na manutenção da biodiversidade. Plante sementes nativas. Mantenha ou reconstrua o ecossistema local e posicione-se como parte dele.

Plante árvores
O jargão continua valendo: plante uma árvore. Some a ele a oposição à derrubada das que existem ao seu redor, seja no seu quintal ou na calçada do seu prédio.


NO MAR
Troque motor por vento
Nas diversões de verão, toque o jet sky e o passeio de lancha por um passeio de jangada, de caiaque, e Wind surf, de kitesurf. A dica é trocar o óleo, que ameaça a biodiversidade marinha, por vento.

Não deixe lixo praia
Uma sacola de plástico ou uma lata de refrigerante leva mais de cem anos para se decompor no fundo do mar. Uma garrafa de vidro, um milhão de anos. Desconhece-se o tempo necessário para que uma bóia de borracha se decomponha. Mais do que as florestas, o ar vem do mar. As maiores fontes de oxigênio e outros componentes importantes para o ar do planeta são os oceanos.

FONTES
"CARTA DAS RESPONSABILIDADES - VAMOS CUIDAR DO BRASIL", escrita por crianças brasileiras durante 2ª
Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente; 
DOUGLAS TRENT, ecólogo pela Kansas University (EUA); 
ECOLATINA; GLEN STRACHAN, GILLIAN SYMONS, ROS WADE, tutores e alunos do Educational for Sustainability
Programme da London South Bank University (Inglaterra); 
RACHEL TRAJBER, coordenadora-geral de educação ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação; 
RAQUEL BIDERMAN, advogada do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP


fonte: www.ecolmeia.com/ecologia

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Brasil aprova droga para endometriose



Vantagem do novo medicamento é que ele pode ser ingerido, em vez de injetado, e seu uso pode ser contínuo.
Calcula-se que 6 milhões de mulheres sofram com o problema; quase metade delas corre risco de infertilidade

CLÁUDIA COLLUCCI

DE SÃO PAULO

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a venda no país do primeiro remédio específico para tratar a dor da endometriose, doença que afeta o endométrio (membrana interna do útero) e atinge 6 milhões de brasileiras.
Segundo os médicos, a principal vantagem do novo medicamento (Allurene) é o uso prolongado e por via oral.
Antes, o único tratamento aprovado para a doença eram drogas que interrompem o funcionamento dos ovários, causado uma menopausa temporária (análogos do GNRH). São administradas por injeção ou aerossol nasal.
O problema é que elas não podem ser usadas por mais de seis meses porque tiram o cálcio dos ossos, levando à perda óssea (osteoporose).
Outra opção (off label, ou seja, usada sem indicação oficial para esse fim) é o DIU Mirena, que bloqueia a menstruação e inibe o crescimento do endométrio. Mas muitas mulheres não se sentem confortáveis com ele.
Para o ginecologista da Unicamp Carlos Alberto Petta, o Allurene não é a droga definitiva para tratar endometriose, mas é a única novidade nos últimos anos.
Estudos clínicos demonstraram que o remédio alivia, principalmente, as dores menstruais e as que surgem durante relação sexual.
Petta afirma, porém, que ainda não foram estudados os efeitos do remédio em grupos específicos de mulheres com endometriose, como aquelas em que a doença já se instalou no intestino ou na parede externa dos ovários (endometrioma).
AÇÃO DO REMÉDIO
O remédio é um repositor hormonal que inibe a produção do estrógeno no endométrio- o estrógeno é que alimenta a doença.
Segundo o ginecologista Maurício Simões Abrão, professor da USP, o medicamento pode causar alteração do sangramento menstrual.
Outros efeitos colaterais são dores de cabeça, desconforto nos seios e depressão.
O preço da droga, em torno de R$ 170 (para cada caixa com 28 comprimidos de 2 mg), é um outro fator limitante para mulheres com poder aquisitivo menor.
Petta e Abrão também alertam que ainda não há cura para a doença e que o tratamento deve ser adaptado para cada paciente. "Não existe uma única abordagem ideal", diz Petta.
Estudos demonstram que quase metade das mulheres com endometriose pode sofrer de infertilidade.
O diagnóstico costuma ser tardio. A mulher leva, em média, sete anos entre o início dos sintomas e a detecção e tratamento da doença.
DEMORA
Entre as mais jovens (abaixo dos 20 anos), o tempo é ainda maior: 12 anos.
"A demora do diagnóstico está claramente associada ao avanço da doença", diz Abrão. Falta de informação e acesso aos serviços de saúde são as principais motivos.
Segundo Abrão, o Ministério da Saúde estuda montar um programa com capacitação de médicos do SUS para um diagnóstico mais rápido e eficaz da doença. Hoje, o tratamento está disponível, principalmente,em centros médicos ligados às universidades públicas.
fonte -  Folha de São Paulo

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Seis milhões de brasileiras têm endometriose mas não conhecem o problema



A endometriose é responsável por 40% dos casos de infertilidade no país, mas apenas um terço das brasileiras associa a doença à dificuldade de engravidar, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva. O levantamento, feito com cinco mil mulheres com mais de 18 anos no país, revelou ainda que 88% não sabem como tratar o problema e que 55% não sabem sequer o que é a doença.
A doença é caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – em outros órgãos, como trompas, ovários, intestinos e bexiga. A endometriose lidera as causas de infertilidade entre mulheres acima dos 25 anos, sendo possível que aproximadamente de 30% a 40% das mulheres inférteis tenham algum grau de endometriose. A doença tem tratamento, mas não tem cura e costuma regredir na menopausa, segundo ginecologistas.
Os sintomas da endometriose podem variar de acordo com cada pessoa. Cólicas menstruais intensas e dores durante a menstruação, ao urinar, evacuar e também durante as relações sexuais. O sangramento menstrual costuma ser intenso ou irregular. Hoje, cerca de seis milhões de brasileiras têm a doença, sendo que até 50% delas podem ficar inférteis. O diagnóstico costuma ocorrer por volta dos 30 anos.
No entanto, o tempo entre o surgimento dos sintomas até a descoberta da doença costuma levar sete anos, alerta o ginecologista Maurício Abrão, presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE) e professor da Faculdade de Medicina da Usp.
— Em pessoas mais jovens, este tempo pode chegar a 12 anos — diz Abrão.
A pesquisa ouviu mulheres em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza, Curitiba e Salvador. Outros aspectos sobre a percepção da mulher brasileira para um problema comum e sério diz respeito à forma de tratar: 88% delas desconhecem as opções de tratamento para a doença.
Hoje, a cirurgia costuma ser frequente em mulheres que sofrem com este mal. Porém, segundo o ginecologista Carlos Alberto Petta, professor da Unicamp, diretor do Centro de Reprodução Humana Sírio-Libanês e membro da Fundação Mundial de Pesquisas em Endometriose, há casos em que a paciente é submetida a três e até oito intervenções cirúrgicas.
A Anvisa aprovou um novo medicamento oral para tratar a dor pélvica associada à endometriose, à base de um prgestenio (composto sintético com efeito similar ao da progesterona) chamado dienogeste, que suprime os efeitos do hormônio estradiol no endométrio.
— O limite de uso é se ocorrer alguma contra-indicação. É praticamento uso contínuo. Nota-se uma redução da dor do primeiro para o segundo mês. No sexto mês de tratamento, geralmente tem a observação real do benefício do tratamento — explica o ginecologista Carlos Alberto Petta.
Antes, lembra o médico, existiram outros tratamentos, mas com efeitos colaterais indesejáveis, como ganho de peso, perda de massa óssea e até sintomas de menopausa.
— Os próprios médicos começaram a mudar as formas de tratar e indicavam uso contínuo de pílula. Porém, ela não impedia que a doença progredisse. Quando existe a infertilidade, não adianta um tratamento clínico. Se ela tem endometriose e infertilidade, a conduta correta são cirurgia ou tratamentos como inseminação artificial e fertilização in vitro. Não se prescreve medicamento —explica Petta.
— O tratamento medicamentoso é para dor. Mas ela pode interromper o tratamento medicamentoso da endometriose e engravidar cerca de dois meses após suspender o uso, se não for infértil — esclarece o médico alemão Thomas Faustman, chefe da área global para assuntos da mulher da Bayer, em Berlim.
— É importante as mulheres conhecerem mais sobre os sintomas da endometriose, em vez de apenas ficarem pensando que a dor pélvica é ‘normal’. Elas precisam saber que a dor da endometriose é real e pode ser tratada — reforça Abrão.
De acordo com a ONU (Organizações das Nações Unidas), a endometriose afeta 176 milhões de mulheres no mundo. Na pesquisa (mesmo as mulheres que não conheciam a doença), quando perguntadas sobre os tipos de tratamento, as entrevistadas responderam: cirurgia por laparoscopia (25%), uso de antinflamatórios (24%), cirurgia para a retirada dos ovários (20%), uso de anticoncepcionais (14%), uso de DIU hormonal (12%) e laqueadura (5%).
Os orgasmos são menos frequentes em mulheres com endometriose, afirma Francisco Carmona, membro da Sociedade Europeia de Ginecologia Endoscópica e chefe do serfviço de ginecologia do Hospital de Barcelona, na Espanha.
— Infelizmente, falta investigação sobre como o tratamento interfere na vida sexual das mulheres — diz Carmona.
O diretor médico da Huntington Medicina Reprodutiva, Márcio Coslovsky, lembra que há mulheres com a doença que engravidam normalmente.
— Outras podem ter dificuldade, com diferentes graus de intensidade. Há tratamentos que solucionam o problema tranqüiliza o especialista.


Fonte: Extra On Line

domingo, 19 de agosto de 2012

DISQUE GUARDA MUNICIPAL 153


Defesa Social

DISQUE 153
A  Secretaria da Defesa Social, nos Assuntos de Segurança Pública de Curitiba  implementou o telefone 153 - DISQUE GUARDA MUNICIPAL, tendo como objetivo ampliar ainda mais a segurança da população.
O número 153 pode ser acionado 24 horas por dia.
Assim, situações de defesa civil em âmbito municipal, podem ser comunicados agora com mais agilidade.

EXEMPLOS
1-Queda de árvores de domínio público
Se a árvore que caiu ou ameaça cair estiver na rua, parque ou logradouro;
2-Enchentes
Enchentes motivados por bueiros entupidos, ou valetas a céu aberto;
3-Vazamentos de produtos inflamáveis
Se próximo de sua casa existe um comércio que estoca botijões de gás irregularmente, e isto está provocando vazamento do produto, se existe um posto de gasolina e o cheiro de combustível está no ar;
4-Bueiros entupidos
Não está chovendo mas  percebe - se que o bueiro da sua rua está entupido, entre em contato com a regional do seu bairro, antes que chova e provoque enchentes.
5-Riscos de desabamentos
Se você percebeu que um imóvel está com rachaduras, infiltrações ou inclinado e que corre riscos de desabar a qualquer momento.
6-Destelhamentos
A sua casa foi destelhada pelo vento, entre em contato, que a Defesa Civil/Guarda Municipal fornecerá lonas para cobrir a sua residência
7-Deslizamentos
No caso de deslizamento de terras;
8-Proliferação de roedores
Se próximo de sua casa existe terreno baldio, ou qualquer outra coisa que provoque a proliferação de roedores e outros;

Se algum destes casos acima acontecer:
Guarda Municipal - 153
CINE Bombeiros - 190
Defesa Civil - 199