sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Copa SMELJ de Ciclismo neste sábado


Velódromo



principal

  • miniatura
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude promove neste sábado (4) mais uma etapa da Copa SMELJ de Ciclismo, no Centro de Esporte e Lazer Velódromo, no Jardim Botânico. As inscrições são gratuitas e serão realizadas das 13 às 14 horas no local das provas. Não é preciso ter experiência em competições de ciclismo para participar, apenas disposição para pedalar e aprender.
As competições serão divididas nas categorias infantil; juvenil; júnior; elite e master, com provas de pista, estrada e mountain bike. Para as crianças, também haverá circuito com obstáculos. É permitida a utilização de qualquer modelo de bicicleta durante as competições e as provas serão organizadas de acordo com o número de inscrições.
No início de cada competição, os ciclistas poderão realizar voltas de aquecimento e receberão orientações em relação aos sistemas e formatos de cada prova. O principal objetivo da competição é estimular a prática do ciclismo e difundir as diferentes provas e modalidades deste esporte.
A expectativa é que aproximadamente 120 ciclistas participem das competições, que acontecerão das 14 às 17h. Todos os participantes receberão medalhas de participação.
Serviço
Copa SMELJ de Ciclismo
Data: 4 de agosto
Horário: 13h às 17h
Local: Velódromo de Curitiba - Av. Prof. Lothário Meissner, s/n° (dentro do Jardim Botânico, na parte superior).
Informações: 41 – 3218-2408
 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012





Espetáculo celebra centenário de Nelson Rodrigues


Portão Cultural


principal

O espetáculo “Buraco da Fechadura”, dirigido por Rafael Camargo, estreia nesta quarta-feira (1º) no auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural. A montagem resgata a obra do dramaturgo Nelson Rodrigues, no ano do centenário de seu nascimento.  O projeto é resultado da parceria entre as companhias Rumo e Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio. 
“Buraco da Fechadura” une fragmentos, diálogos e situações inusitadas compiladas de alguns contos da obra “A vida como ela é”: O monstro, A dama do lotação, Caça dotes, Missa de sangue, Veneno e Unidos na vida e na morte. A partir desses contos, o diretor paranaense desenha um olhar particular do universo de Nelson Rodrigues.
Limite, doença, paixão, força vital, sexo, culpa e medo. Na montagem, segundo o diretor, o humano e suas contradições convivem simultaneamente num caleidoscópio de experiências que traduzem o que somos capazes de ser, revelando o que não é permitido revelar. “Tomados por sentimentos potencialmente incontroláveis, em estado febril, os personagens assumem o papel de pessoas próximas. Somos nós mesmos em situações limite, socialmente repreensíveis”, explica. 
Compõem o elenco os atores Adriano Petermann, Diego Marchioro, Marcel Gritten, Martina Gallarza, Rosana Stavis e Pagu Leal. A peça ficará em cartaz até 26 de agosto.
Serviço:
Espetáculo “Buraco da Fechadura”, baseado em contos de Nelson Rodrigues, com direção de Rafael Camargo.Local: Auditório Antônio Carlos Kraide - Portão Cultural (Avenida República Argentina, 3430)
Data: de 1º a 26 de agosto de 2012. 
Horários: 17h e 20h (quartas-feiras), 20h (de quinta-feira a sábado) e 18h (domingos)
Ingressos: R$ 10, R$ 5 (meia-entrada) e 1 quilo de alimento não perecível (quarta-feira)
Classificação: 16 anos
Informações: (41) 3229 4458 e (41) 9876 3596

terça-feira, 31 de julho de 2012

Cidade tem 95 pontos de troca de lixo reciclável por alimento


Câmbio Verde




principal



O Câmbio Verde, que troca lixo reciclável por frutas e verduras frescas, conta com 95 pontos na cidade.  A cada mês, 260 toneladas de lixo reciclável são trocados por 80 toneladas de alimentos, beneficiando milhares de famílias.
Além de reforçar a alimentação saudável da população, o programa incentiva o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável. A gerente do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gisele dos Anjos Ribas, explica que os locais de troca são definidos de acordo com a solicitação das próprias comunidades e a renda média per capita da região.
Na prática - A cada 15 dias, o caminhão do Câmbio Verde realiza a troca do lixo coletado pelos moradores por frutas e verduras frescas e da época. Cada quatro quilos de lixo reciclável são revertidos em um quilo de alimento. Óleo de cozinha usado também pode ser trocado. Cada dois litros depositados em garrafa pet são trocados por um quilo de frutas e verduras.
Uma comissão da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento também participa da ação. Com o apoio de nutricionistas, a população é orientada sobre a melhor forma de utilizar os alimentos. O objetivo principal é promover a alimentação saudável entre a população

domingo, 29 de julho de 2012

Unidades de Saúde têm exames e vacinas contra hepatite


Hepatite


principal

  • miniatura
As 109 unidades básicas convencionais e de Saúde da Família de Curitiba, além do Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), estão aptos a aplicar a vacina contra a hepatite B – destinada à população com até 29 anos e segmentos expostos a risco de contaminação – e a fazer o encaminhamento descentralizado e gratuito dos exames para diagnóstico precoce das hepatites virais.
Essas doenças, lembradas em todo o mundo neste sábado (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, podem ter a transmissão e o agravamento interrompidos quando identificadas laboratorialmente e tratadas em ambulatórios especializados.

Para reforçar a mensagem, a Secretaria Municipal da Saúde aproveitou o evento comemorativo ao Dia do Caminhoneiro, realizado pela Viação Araucária nessa sexta feira (26), para vacinar os profissionais do setor que ainda não estavam protegidos contra a hepatite B.

Contra as outras hepatites não há vacina mas existem tratamentos específicos. Motoristas de caminhão fazem parte dos grupos priorizados pelo Ministério da Saúde para vacinação, independente de terem mais de 29 anos. São necessárias três doses para que o organismo fique protegido contra a doença.

Neste sábado, na Escola Municipal Durival de Brito, no Cajuru, servidores do órgão terão uma sala de vacinas durante a Feira do Trabalho e Emprego que acontecerá no local. A intenção é imunizar o público jovem que ainda não tomou a vacina, apesar de ela ser oferecida pela rede pública de saúde desde 1995. Naquele ano até 2000 o foco da vacinação eram as pessoas de risco. A partir de 2001 foi estendida à população até 20 anos e dez anos depois foi ampliada até a faixa 29 anos.

Em Curitiba são aplicadas na rede municipal de saúde cerca de 10,5 mil doses mensais de vacina contra a hepatite B e realizados perto de 3,7 mil exames mensais para diagnóstico de hepatite B e 1,1 mil para hepatite C. Os dois tipos são transmitidos pelo sangue e pelas secreções contaminadas, enquanto a hepatite A se relaciona à higiene deficiente. O consumo de água e alimentos contaminados e a má higiene pessoal são comportamentos facilitadores. 

Educação e Saúde - Além disso, são feitas ações permanentes de educação em saúde em escolas e na sala de espera das unidades de atendimento. O objetivo é alertar jovens e adultos sobre os meios de prevenção. Além de evitar ingerir água e alimentos contaminados e nadar em cursos de água, providências importantes para evitar a hepatite A, o público é orientado a usar preservativos (camisinhas) em todas as relações sexuais e a ter cuidado na hora de escolher o local onde fazer tatuagem e piercing, bem como manicure e pedicure. 

A preocupação é com o uso de itens descartáveis e com a higiene rigorosa daqueles que precisam ser reutilizados. Escolher somente estabelecimentos com licença sanitária, fornecida pela Secretaria Municipal da Saúde somente para os que estiverem em dia com a legislação sanitária é uma garantia. 

As hepatites são doenças graves que afetam o fígado e se desenvolvem sem que os portadores percebam, podendo evoluir para cirrose ou câncer de fígado. Desde 2003 o município confirmou 1.587 casos de hepatite A, 1.848 de hepatite B e 2.802 de hepatite C.