sábado, 14 de julho de 2012

Ginástica Rítmica de Curitiba é destaque nacional


Referência no Esporte




principal



Entidade beneficiária da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte desde 2008, a Associação de Ginástica Rítmica (AGIR), de Curitiba, tem se tornado um dos principais destaques desta modalidade no país. A maior conquista aconteceu em 2011, quanto às atletas da entidade venceram o Campeonato Brasileiro de Conjuntos em três categorias diferentes: pré-infantil (9 e 10 anos); infantil (11 a 12 anos) e adulto (a partir de 16 anos).
“Os resultados de nossas atletas é reflexo do trabalho e dedicação delas no treinamento e também de apoios como a Lei de Incentivo ao Esporte, que nos ajudam a estruturar nossos serviços e representam um auxílio fundamental para as atletas participarem de competições de alto nível e continuarem a se desenvolver e aprimorar suas habilidades”, disse a técnica da AGIR, Márcia Naves.
Além do benefício da Lei de Incentivo ao Esporte, a AGIR atua como parceira da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude no desenvolvimento do Curitiba Olímpica, política pública de esporte implantada em 2011 que visa o desenvolvimento de novos atletas locais, desde a introdução à prática esportiva até treinos especializados para prepará-los para esportes de rendimento.
“Por meio de parcerias com as entidades, conseguimos expandir o trabalho de iniciação ao esporte em diferentes modalidades, bem como descobrir e encaminhar novos talentos para equipes de alto rendimento”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, que visitou nesta semana o treino das atletas da AGIR, que se preparam para disputar o Campeonato Brasileiro Infantil em Florianópolis no mês que vem.
Conquistas – Somado ao Campeonato Brasileiro de Conjuntos, as atletas da AGIR também conquistaram excelentes resultados nas mais variadas competições em 2012.
O principal destaque fica com a ginasta Barbara de Kássia Godoy Domingos, de 12 anos e atleta beneficiária de Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, que conquistou o primeiro lugar nas categorias individual mãos livres; individual arco; individual bola e individual na Copa Sulamericana de Clubes e foi vice-campeã na categoria Individual Geral no Campeonato Brasileiro Juvenil (12 a 15 anos).
“Participar de competições importantes como o Campeonato Brasileiro e a Copa Sulamericana de Clubes foi uma experiência maravilhosa. Conquistei excelentes resultados, aprendi muito e agora quero dar continuidade no treinamento para melhorar pequenas falhas e conquistar resultados ainda melhores”, disse Barbara de Kássia Godoy Domingos.
Durante os Jogos Escolares do Paraná 2012, disputado em junho no município de Francisco Beltrão, Bárbara conquistou o primeiro lugar na categoria Individual Geral e viu sua colega e também atleta beneficiária da Lei de Incentivo ao Esporte, Camila Rossi Godinho, de 12 anos, ficar em terceiro lugar na categoria.
“Fico muito feliz com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, que permite que a gente viaje e dispute mais campeonatos de alto nível. A cada competição, percebemos nossa evolução como atleta e começamos a conquistar melhores resultados”, disse Camila Rossi Godinho.
Na categoria Juvenil (13 a 15 anos) Curitiba também conseguiu importantes resultados. Durante o XV Torneio Nacional Juvenil, disputado em junho em João Pessoa (PB) a atleta beneficiária da Lei de Incentivo ao esporte Roberta Mainardes Pinheiro, de 14 anos, conquistou o segundo lugar na categoria Individual Geral – nível 1.
AGIR – Fundada em 2005, a Associação de Ginástica Rítmica atua em Curitiba no desenvolvimento de base para as atletas com idade entre 7 a 18 anos nas categorias Pré-Infantil; Infantil; Juvenil e Adulto. Atualmente com 32 atletas, a entidade tem como principal proposta estimular a prática e o desenvolvimento da ginástica rítmica desde a introdução ao esporte até a participação em campeonatos estaduais, nacionais e internacionais.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Animais do Zoo e Passeio têm atenção especial nos dias frios


Operação inverno


principal




Refeições mais calóricas e acesso a ambientes fechados e aquecidos são alguns dos cuidados especiais que os animais do Zoológico de Curitiba e do Passeio Público recebem nos dias mais frios do ano.
“Na dieta das aves e dos primatas, acrescentamos alimentos mais gordurosos e calóricos, como castanha, coco e mel”, explica a bióloga Maria Lúcia Faria Gomes, gerente técnica do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde atua há 24 anos.
Para reforçar a dieta, três vezes por semana nos dias de inverno, os primatas costumam receber papinhas que incluem banana e pão amassados, além de mel e leite. Além de aumentar a temperatura corporal, elas ajudam a reforçar a imunidade dos bichinhos.
Outro alimento que complementa a dieta de inverno de alguns animais, como os sagüis e os lagartos, são as larvas de tenébrio. “Elas são muito gordurosas, por isso são ideais para o cardápio dos dias frios”, diz Maria Lúcia.
Recinto indoor - As aves têm acesso ao recinto indoor, onde podem se proteger do vento, frio e chuva. São pequenos locais fechados, conjugados às gaiolas. “Antes desses espaços apropriados serem construídos, em 2009, no inverno cobríamos as jaulas com lonas, o que dava muito trabalho e tinha um resultado ruim”, informa.
Os primatas também têm direito de acesso a ambientes indoor, onde há aquecimento e comida. “O chimpanzé do zoológico ainda ganha um cobertor para se proteger do frio”, conta a bióloga.
No ambulatório dos animais, o ambiente é totalmente aquecido. Para o local são levados, além dos que precisam de cuidados médicos, os mais sensíveis aos dias frios, como pequenos jabutis e saguis. “Quando a temperatura atinge os 15 graus ou menos, já passamos a ter cuidados especiais com os animais mais vulneráveis”, diz Maria Lúcia.
Ela explica que no inverno os problemas respiratórios são mais comuns. Por isso, muitas vezes, os animais precisam utilizar o nebulizador, em sessões diárias de inalação. “Em casos mais raros, alguns chegam ao ambulatório com hipotermia”, conta a bióloga.
Pedras aquecidas – Mesmo os animais mais temidos recebem mimos especiais durante o inverno. No terrário, onde habitam dezenas de cobras, um aquecedor é ligado durante a noite.
Durante todo o dia, pedras aquecidas e lâmpadas infravermelhas garantem aos répteis uma temperatura constante que oscila entre 22 e 24 graus.
Zoológico de Curitiba - Com mais de 1,8 mil animais de 130 espécies - entre aves, peixes, mamíferos exóticos e nativos, primatas e répteis – o Zoológico de Curitiba é um dos maiores do Brasil, com 589 mil metros quadrados. 
A média de visitantes é de 650 mil por ano. Se forem consideradas as visitas de grupos escolares, cujas crianças não passam pelas roletas, este número se aproxima de um milhão de pessoas por ano.
Entre as principais atrações um leão, quatro leoas, dois ursos de óculos, um casal de girafas, três hipopótamos, três jacarés, um tigre de Bengala, uma onça pintada e um chimpanzé, além de onças pardas, macacos e aves.
Passeio Público - No mais antigo parque municipal de Curitiba, inaugurado em 1886, há 500 pequenos animais, de 120 espécies diferentes, entre mamíferos, aves, répteis e peixes. O Passeio Público ocupa uma área de quase 70 mil metros quadrados, com muitas ilhas e pontes, há diversas espécies nativas e exóticas. Entre as árvores estão carvalhos, ciprestes, paineiras, jacarandás, plátanos, ipês-amarelos, canelas e eucaliptos.
Uma das maiores atrações do parque é um terrário que abriga serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo. Também há um aquário, com variedades de peixes de rios e ornamentais da região amazônica e da África. No Passeio há ainda restaurante, play-ground, sanitários, pedalinmhos, pista para caminhadas, ciclovia, bicicletário e academia ao ar livre.
SERVIÇO
Zoológico
Horários de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.
Passeio PúblicoHorários de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 6 às 20 horas (o aquário e o terráreo abrem das 9 às 17 horas)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cohab convoca famílias para apartamentos no Campo de Santana


Habitação



principal

Famílias com renda entre R$ 1,6 mil e R$ 3,1 mil inscritas no cadastro da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) estão sendo convocadas para adquirir apartamentos no Residencial Cidade de Broni, conjunto de 512 unidades que será construído no bairro Campo de Santana. 

Nesta semana os convocados estão participando de reuniões informativas sobre o empreendimento e as condições de financiamento. A comercialização das unidades está sendo feita “na planta”, ou seja, antes do início das obras. Após a reunião, os interessados em adquirir um apartamento agendam a entrega da documentação que será encaminhada para a Caixa Econômica, para aprovação do financiamento.

A relação dos convocados está disponível nas agências de atendimento da Cohab e também no site da companhia no link http://www.cohabct.com.br/conteudo.aspx?conteudo=537. Quem perdeu a data da convocação ou não tomou conhecimento da mesma, será chamado nos próximos dias para uma nova rodada de reuniões. 

“As convocações da Cohab estão sendo feitas por meio do site para dar ampla publicidade ao processo de classificação das famílias inscritas para aquisição de imóveis. Com isso, o programa habitacional do município ganha mais transparência”, diz o presidente da Companhia e secretário municipal de Habitação, Ibson Campos.
Minha Casa, Minha Vida - As reuniões com as famílias convocadas estão ocorrendo desde terça-feira (10) e vão até sexta-feira (13), em dois horários, às 9 e às 15h30, na sede antiga da Cohab, na rua Vicente Machado, 1.456.

O empreendimento que está sendo comercializado está inserido no programa Minha Casa, Minha Vida e é resultado de parceria entre a Cohab e a Caixa Econômica Federal. A Companhia é responsável pela identificação e encaminhamento da demanda.
Estão sendo ofertados 150 apartamentos de dois quartos, uma vez que as demais unidades já foram comercializadas. O custo unitário dos imóveis é de R$ 85 mil. A aquisição pode ser financiada em até 360 meses e as famílias, de acordo com sua renda, podem ter subsídio de até R$ 17 mil. Na prática, este subsídio corresponde a um desconto no custo final.

A prestação média prevista para um financiamento em 25 anos ficará em torno de R$ 480, mas este valor poderá variar em função das características de cada contrato, considerando fatores como renda familiar, idade do titular do financiamento e prazo de pagamento.

As famílias incluídas nesta convocação estão inseridas na chamada faixa 2 do programa Minha Casa, Minha Vida, em que o principal critério para classificação é a ordem de inscrição no cadastro da Cohab. Elas se cadastraram para atendimento entre janeiro e março de 2011.

Durante a reunião de comercialização das unidades, os convocados recebem informações sobre o empreendimento, sobre o funcionamento do MCMV e as condições de financiamento.

Caso tenham interesse na aquisição dos imóveis, deverão agendar atendimento na sede da Cohab para encaminhar documentação à Caixa Econômica Federal, que é o agente financeiro do programa. A aprovação do financiamento é responsabilidade da Caixa.

Conforme normativa do governo federal, a chamada faixa 2 do programa Minha Casa, Minha Vida, alcança família com renda entre R$ 1, 6 mil e R$ 3,1 mil. Quem recebe menos de R$ 1,6 mil faz parte da faixa 1 do programa e está sujeito a uma sistemática diferente de convocação.

Neste caso, a ordem de inscrição não vale como critério para classificação, já que as normas do programa federal determinam que a definição das famílias deve ser por meio de sorteio, independente da ordem de inscrição. A relação dos participantes dos sorteios e a lista dos sorteados também estão sendo publicadas no site da Cohab.
Adeus aluguel -  O técnico em segurança do trabalho Emerson Luiz Ludovico, 37 anos, está prestes a realizar o sonho da casa própria. Ele e sua esposa Nádia de Araújo Ludovico, 38, participaram da reunião desta quarta-feira (11) e demonstraram interesse em adquirir uma unidade no residencial Cidade de Broni. “Queremos dar adeus ao aluguel, que é um dinheiro que vai e não volta mais”, destaca ela, que é operadora de telemarketing.
Atualmente o casal mora com as duas filhas em um apartamento alugado no bairro Novo Mundo. “Estamos felizes e esperançosos em poder conquistar um imóvel próprio. As condições são ótimas, o preço se encaixa em nosso orçamento, mas o principal é a certeza de que é um patrimônio que vamos deixar para nossas filhas”, diz Nádia.

Conseguir um imóvel próprio aos 22 anos é o sonho de qualquer jovem e está muito perto de acontecer para o mecânico Eduardo Chiquim. Ele mora com a mãe em uma casa no Campo Comprido e está ansioso pela conquista da independência. “Para mim vai ser ótimo, pois já está na hora de seguir meu próprio caminho. Achei o valor bem acessível”, disse ele, que pretende morar com a namorada Amanda Zarpelon, 16 anos. “É uma vitória conseguir um apartamento sendo tão novo”, comemora o mecânico.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Programa acelera a recuperação de idosos com atenção permanente


Saúde em Casa




principal


Portadora da Doença de Alzheimer, a dona de casa Maria Alice Moraes completa 86 anos nesta quarta-feira (11). Mesmo acamada, vai ter comemoração na casa onde ela mora com o neto Rogério Nicolini, a esposa dele, Sirlene, e os bisnetos Vinícius e Emanuele. É também em casa, rodeada dos familiares de várias gerações, que Maria Alice é atendida pela equipe do programa Saúde em Casa, da Secretaria Municipal da Saúde.
O Saúde em Casa tem contribuído para acelerar a recuperação dos pacientes idosos próximos da família e com observação permanente. O acompanhamento da evolução do estado de saúde daqueles que já tiveram alta do hospital ou mesmo de quem não teve necessidade de internação é a meta do programa, um diferencial do Hospital do Idoso Zilda Arns. O trabalho busca melhorar a eficiência dos cuidados que precisam e podem ser observados fora do hospital ou da unidade de saúde. Em Curitiba, são oito equipes multiprofissionais: seis delas com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e duas com nutricionistas, assistentes sociais e farmacêuticos. Pioneiro, o programa precedeu o Melhor em Casa – estratégia semelhante lançada pelo governo federal no final de 2011.

Desde que foi implantado, em abril deste ano, o programa Saúde em Casa atendeu a cerca de 250 idosos oriundos dos hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), dos Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs) e acompanhados pelas unidades básicas de atendimento. Pelo protocolo de atendimento, as visitas prosseguem por 30 dias, inclusive à noite e nos fins de semana, conforme a necessidade da paciente
 
“Fizemos um hospital de ponta para atender aos idosos que precisam de cuidados que só podem ser prestados durante o internamento, mas também garantimos excelência de atendimento para os que têm alta ou podem ser acompanhados na própria casa, em meio a parentes, dentro do ambiente em que estão familiarizados”, diz a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas. 


Atendimento - Depois de 19 dias internada no Hospital do Idoso, onde entrou em meados de junho e saiu na última sexta feira (6), a aniversariante Maria Alice continua acamada, mas já senta e levanta com a ajuda da fisioterapeuta Elaine Cristina da Luz e do auxiliar de enfermagem Anderson Tiago da Silva Santos. A dupla faz parte de uma das equipes coordenadas pelo enfermeiro intensivista Altair Damas Rossato, gerente do programa. 

São os primeiros movimentos de Maria Alice depois da pneumonia que a levou, inicialmente, ao Centro de Urgências Médicas (CMUM) Cajuru e agravou o seu estado de saúde. “Ela só não tem paciência quando vê muita gente em torno dela. Diz pra gente ir trabalhar, uma vez que nós podemos e ela não”, conta Sirlene, esposa do neto Rogério. 

Os exercícios propostos pela equipe têm função específica. “Nesse momento é muito importante o fortalecimento da mobilidade e da função pulmonar”, explica a médica geriatra Amanda Teixeira Ruela Oliveira, que ainda está conhecendo detalhes da vida da nova paciente. 

As palavras da médica são ouvidas com atenção por Izabel Cristina Moraes Conceição, de 59, uma das quatro filhas de Maria Alice. Consciente sobre a importância da participação da família nos cuidados com a paciente, Izabel deixou o trabalho de cozinheira em Apucarana, no norte do Paraná, para cuidar da mãe.

“Tudo o que eu puder fazer e aprender para ajudar na recuperação dela interessa. Como é quase certo que será na minha casa que ela vai ficar quando estiver melhor, preciso dominar cada detalhe porque eles não estarão em Apucarana”, resume, referindo-se aos profissionais de saúde do ADS, que só podem prestar atendimento aos pacientes do SUS em Curitiba. 

Vínculo forte - A cerca de 2 quilômetros da casa onde se hospeda Maria Alice vive Neusa Ferreira Luder, de 80 anos, acompanhada pela mesma equipe de atendimento domiciliar. Portadora de bronquite, artrose e hipertensão, em maio sofreu uma queda que lhe rendeu uma fratura no fêmur e outra no punho esquerdo.
O resultado foi um longo período de internação no Hospital Cajuru. Saiu de lá há cerca de três semanas, de cadeira de rodas - que ainda usa, apesar de o ortopedista já tê-la liberado para andar. 

“Ela estava na cozinha, de bengala, fez um movimento com o corpo e caiu. Agora está com medo de sentir dor e cair de novo”, acredita a filha Solange Elisabeth Luder, de 54 anos, que vive com a mãe, na mesma casa, desde que nasceu. “Por isso nosso desafio é fazer dona Neusa se mexer, caminhar, ganhar autoconfiança”, diz a doutora Amanda, que acompanha a idosa agora em dias alternados. 

Solange adianta outra meta. Cicatrizada a ferida nas costas causada pelos muitos dias na cama do hospital, conta a filha, quer ver a mãe se alimentando melhor. “Ela está recusando comida de panela e tem comido apenas coisas como iogurte e gelatina. Está bem mais magra”, diz referindo-se à mulher que, nas fotos dos porta-retratos e nas paredes da sala de visita, aparece como uma mulher cheinha desde a juventude.

O emagrecimento e a relutância em caminhar novamente não tiram o humor da idosa, que se alegra com a chegada da equipe, nem afetam sua memória. “Acho que também vou precisar de uma plástica pra ficar com uma cara melhor”, diz ela, que ralha de brincadeira com a filha quando ela lhe pergunta se nasceu em Rio Negro ou Mafra.  “Ela sabe que eu sou de Rio Negro. Está só me testando”, diz a idosa, que tem paixão pelas cadelinhas Nina, Leca e Paquita e, entre os profissionais de saúde que freqüentam sua casa, um carinho especial por Tiago, o técnico de enfermagem.

Assim como Tiago, as quatro colegas da equipe de suporte domiciliar estão tendo a primeira oportunidade profissional de prestar atendimento na fase aguda da manifestação de problemas de saúde de pacientes acamados. A maioria teve experiência inicial com serviço privado - normalmente acionado no agravamento de condições crônicas, quando o problema de saúde já está instalado.

Vantagens - A enfermeira Vanderlúcia Gonçalves de Oliveira resume as vantagens da forma de trabalho. “Logo que o paciente tem alta é o momento ideal de se trabalhar também com os familiares, que no começo normalmente têm medo de tudo: da nova condição do parente, de machucá-lo, de perdê-lo. Aos poucos, com o aprendizado resultante das nossas orientações, isso se transforma em força e confiança. É diferente de quando já existem rotinas de atendimento ao paciente, mesmo que elas sejam inadequadas”, diz.

Segundo Vanderlúcia, há casos em que o cuidador sofre mais que o paciente e demora a entender que, por causa do Alzheimer ou de um acidente vascular encefálico, que o parente não se movimentará, falará ou agirá como antes. Outros têm dificuldade de, nos primeiros dias depois da alta, prestar atendimentos simples ao idoso e ficam muito assustados. 
Foi o caso da mulher que, em estado de choque, assistia o marido sangrar pelo nariz no momento em que a equipe chegou para a visita de rotina.
“Demos banho no paciente, fizemos a barba e trocamos a roupa de cama com tranquilidade, Então ela foi percebendo que aquele sangramento era uma intercorrência pequena que ela poderia administrar perfeitamente. Foi aprendendo enquanto via a gente fazendo o que, da próxima vez, caberia a ela e aos demais familiares”, lembra. “Sem essa ajuda, essa e outras pessoas sofreriam muito mais e teriam poucas possibilidades de ser efetivamente úteis aos seus familiares”, completa.

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia / Seção Paraná, Débora Christina de Alcântara Lopes, a maior virtude do serviço de suporte domiciliar ao idoso criado em Curitiba reside na multidisciplinariedade. 
“O paciente precisa de cuidado, mas o familiar, o cuidador, precisa de orientação para saber como dar conta dessas atribuições. É aí que entram, além da figura do médico, profissionais como o fisioterapeuta e o nutricionista. É um serviço de ponta, de excelente qualidade e, acima de tudo, um grande avanço”, completa a especialista.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Começa o Festival de Férias com atividades para 20 mil crianças


Lazer e recreação



principal

Começou nesta segunda-feira (9) o Festival de Férias de Inverno 2012,  promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. O festival terá muita diversão e recreação para 20 mil crianças. Estão na programação atividades lúdicas, recreativas e de lazer para crianças entre 6 a 12 anos no período de 9 a 13 e de 16 a 20 de julho
“O Festival de Férias é uma excelente opção para as famílias levarem suas crianças durante o período de férias. A participação é gratuita e toda a programação do festival foi desenvolvida para promover atividades que estimulam a criatividade, o convívio social, a diversão e a cidadania”, diz o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
A previsão é que mais de 20 mil crianças participem do festival. Haverá atividades em 61 locais, como Centros de Esporte e Lazer e Associações de Moradores, nas nove Regionais da Prefeitura, facilitando o acesso da população (ver endereços abaixo).
Entre as atividades previstas estão brinquedos infláveis, cama elástica, jogos gigantes, tênis de mesa, desenhos, arremessos, pintura de rosto, perna de pau, esqui de grama, futebol de dedo, gincanas, entre outras. Durante o Festival de Férias também serão realizadas oficinas manuais, como de recortes e criação de brinquedos com objetos recicláveis.
A participação é gratuita e mais informações poderão ser obtidas nas gerências regionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e no Departamento de Lazer/SMELJ por meio dos telefones: (41) 3350-3717 e (41) 3350-3715.
Serviço:Festival de Férias de Inverno 
Data: 9 a 13 e 16 a 20 de julho
Horário: 14 às 17h
Entrada gratuita
Locais e endereços das atividades







 

REGIONAL BAIRRO NOVO – 3564-5853


09 a 13/07
CEL Ginásio Bairro Novo – tel. 32895907
Rua Ourizona 1681 – Sítio Cercado
09 a 11/07
CEL Xapinhal – tel 32981060
Rua Francisco Claudino Ferreira s/nº - Sítio Cercado
12 e 13/07
CEL Vila Tecnólogica – tel 35646533
Rua  Lupianópolis, 100 – Sítio Cercado
16/07
Vila Calixto

Rua Nicola Pelanda s/nº - Igreja São Sebastião
17/07
Madre Tereza
Rua Guaçuí, s/nº - Praça ao lado do CRAS Madre Tereza
18/07
Unidos do Umbará
Rua Cel. Guilherme Deodoro Buest, s/nº
19/07
Vila Coqueiros
Rua David Tows s/nº
20/07
Praça Maria da Luz T. C. de Andrade
Rua São José dos Pinhais, s/n ( Final da rua próximo a linha do trem)

 

REGIONAL BOA VISTA – 3313-5648


09 a 11/07
CEL Rua da Cidadania do Boa Vista – tel 33135644
Av. Paraná 3600 – Boa Vista
09 a 11/07
Centro Cultural da Vilinha do Bairro Alto – tel 33674218
Rua Arno Feliciano de Castilho 13271
12 e 13/07
Parque São Lourenço
Rua Mateus Leme
16 a 17/07
CEL Avelino Vieira – tel 33566217
Rua Guilherme Ihlenfeldt s/nº
19 e 20/07
Associação Jardim Califórnia
Rua Ewaldo Hauer 377

 

REGIONAL BOQUEIRÃO – 33135524


09 e 10/07
CEL Rua da Cidadania do Carmo – tel 33135522
AV. Marechal Floriano Peixoto, 8430
11/07
Praça Nelson Saternaski Monteiro
Rua1º de Maio com Rua José Osires Baglioli
12/07
Praça Alfredo Hauer
Rua Oliveira Viana, esq. com Rua Frei Henrique de Coimbra
13/07
Praça Recanto dos Eucaliptos
Rua Pastor Antônio Polito s/nº
16 e 17/07
CEL Praça Agostinho Legró
Rua Ten. Cel. Villigran Cabrita, esq. com Rua Pastor Carlos Frank
18/07
Praça das Esmeraldas
Rua Profª Julia Valery Legat   Neal com Rua Cel.  Rivadavia Pereira Moraes
19 e 20/07
Praça Menonitas
Rua Paulo Setubal s/nº

 

REGIONAL CAJURU – 3361-2329


09 e 10/07
Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas – tel 33612327
Rua Basílio França s/nº - Cajuru
11 a 13/07
OSSA -  Obra Social Santo Anibal
Rua Magnus Sondahl nº 234 – Uberaba
16/07
UEI  da Escola Municipal Linneu Ferreira do Amaral – tel 32672829
Rua Carlota Pereira Queiroz s/nº - Cajuru
17/07
UEI da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva
Rua Antônio Moreira Lopes nº1277 – Acrópole
18/07
UEI da Escola Municipal Dr. Guilherme Braga Sobrinho
Rua Amadeu Cipriano nº 312 – Uberaba
19/07
UEI da Escola Municipal João Macedo – tel 33663089
Rua Ulisses José Ribeiro nº 410 – Uberaba
20/07
UEI Santo Antônio – tel 33776038-32866366
Rua Augusto Zibarth nº 214 – Uberaba

 

 

REGIONAL CIC – 3212-1559


09 e 10/07
Centro de Assistência Social Divina Misericórdia
Rua Maria Rosa Guerreira do Constestado    37 – Sabará CIC
12 e 13/07
Associação Sagrada Família de Nazaré
Rua Ulisses Aurélio Visinoni nº 636 – Caiuá
16 e 17/07
Associação de Moradores das Moradias Zimbros
Rua Veronica Tribeck Moro nº 496 – Vila Zimbros
19 e 20/7 
Associação de Moradores Vitória Régia
Rua  Antonio Sebastião Gibran s/nº - Vitória Régia

REGIONAL MATRIZ – 33212707

09/07
Praça Osório – Centro
10/07
Praça 29 de Março
Rua  Martim Afonso – Centro
11/07
Praça do Japão
Av. Sete de Setembro s/nº - Batel
12/07
CEL Velódromo – tel .3218-2408
Rua. Dr. Jorge Meyer s/nº - Jardim Botânico
12/07
CAFI Ouvidor Pardinho – tel 33212752 - 33212702
Rua 24 de maio s/nº - Rebouças
13/07
Praça Rui Barbosa
Rua Dr. Pedrosa s/nº - Centro
16/07
Praça Osório – Centro
17/07
Praça 29 de Março
Rua Martim Afonso – Centro
18/07
Praça do Japão
Av. Sete de Setembro s/nº - Batel
19/07
CEL Velódromo – tel .3218-2408
Rua. Dr. Jorge Meyer s/nº - Jardim Botânico
19/07
CAFI Ouvidor Pardinho – tel 33212752 - 33212702
Rua 24 de maio s/nº - Rebouças
20/07
Praça Oswaldo  Cruz – tel 33212707
Rua Brigadeiro Franco s/nº - Centro

 

REGIONAL PINHEIRINHO – 33135427


09 e 10/07
Conjunto Residencial Vila Mariana
Estrada Delegado Bruno de Almeida nº 565
11 e 12/07
Associação de Moradores Dom Bosco
Rua Júlio Pereira Sobrinho nº 349
13/07
CEL Santa Rita – tel. 3396-5968
Rua Carlos Munhoz da Rocha 620 – Tatuquara
16 e 17/07
Associação de Moradores Vila Acordes
Rua Professor Júlio T. Guimarães nº 69
18 a 20/07
Associação de Moradores Vila Saquarema e Arco-Íris
Rua José Chami Sobrinho nº 104 – Conjunto Saquarema

 

REGIONAL PORTÃO – 33503980


09 e 10/07
Parque Cambuí
Rua Carlos Klemtz, próximo a  Rua da Cidadania da Fazendinha
11/07
Praça Luiz Fernando Mainardes
Rua Bico de Lacres com Av. Brasília – Conjunto Gralha Azul
12/07
Clube de Mães Colombo I e II
Cancha na Rua Luiz Cardoso
13/07
Ass. Moradores e Amigos do Parolin
Rua Profº Plácido e Silva 860 - Parolin
16/07
AMAFEMO
Rua Waldemar  Cavanha  660
17/07
CEL Arthur Bernardes – tel 32281610
Rua Pres. Arthur Bernardes s/nº
18 a 20/07
CEL da Rua da Cidadania da Fazendinha – tel 33503980
Rua Carlos Klemtz 1700 – ao lado do Terminal da Fazendinha

 

 

REGIONAL SANTA FELICIDADE – 3374-5004


09 a 13/07
CEL Rua da Cidadania de Santa Felicidade – tel 3374-5263
Rua Madre Cléia Merloni s/nº - Santa Felicidade
16/07
Praça Marco Aurélio Malucelli – Ass. Moradores do Conjunto Saturno
Rua Domingos Castelano s/nº - Orleans
17/07
Cancha de Areia do Jardim Santos Andrade – Ass. Moradores e Amigos Jd. Santos Andrade
Rua Mario Zanlorenzi s/nº - Campo Comprido
18/07
Cancha da Vila Maria – Ass. Comunitária União da Vila Maria e regiões
Rua Durval Pinto Cordeiro s/nº - São Bras
19/07
Cancha de Areia do Veneza – Ass. Moradores e Amigos do Conjunto Veneza
Rua Célia Cabral Salgueiro s/nº
20/07
Cancha do Barro Preto
Rua Walter Castro Velozo  s/nº– Jardim Gabineto